SóProvas


ID
1017625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os métodos de planejamento familiar, tanto os voltados para a concepção de filhos quanto os voltados para a prevenção da gravidez, julgue os próximos itens.

Entre os efeitos colaterais da injeção hormonal como método contraceptivo, incluem-se: enjoo, vômitos, sangramento ou marca de sangue entre menstruações, ausência de menstruação, aumento de peso, dor de cabeça leve, dor nas mamas, tonteira e mudança de humor.

Alternativas
Comentários
  • As injeções anticoncepcionais agem impedindo a ovulação. Também atuam dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. Quando uma mulher começa a usar a injeção, seu organismo precisa de um tempo para se adaptar. A mulher pode apresentar enjoo, vômitos, sangramentos ou manchas de sangue entre as menstruações, falta da menstruação, aumento de peso, dor de cabeça leve, tonteira, dor nas mamas, mudanças de humor. Esses efeitos não são perigosos e, na maioria das vezes, desaparecem. Por isso, a mulher não deve interromper o uso da injeção. Se eles continuarem por mais de três meses, a mulher deve procurar o serviço de saúde.

    Resposta CERTO

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.