SóProvas



Questões de Planejamento Familiar


ID
60889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam de aspectos ligados à saúde da
mulher durante o período do climatério.

Podem ser utilizadas várias vias de administração de estrogênio para terapia de reposição, como a oral, a transdérmica, a percutânea, a nasal, a subcutânea ou a vaginal.

Alternativas
Comentários
  • Ao se optar pela TRH é importante discutir a via de administração do estrógeno: oral, transdérmica, nasal,na forma de adesivos ou gel,formas injetáveis....Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional pernambuco
  • Com relação à via de administração, os produtos para terapia de reposição hormonal TRH estão disponíveis tanto para administração oral quanto parenteral, sendo que a indicação das vias deve ser avaliada para cada usuária. A via oral é a mais difundida pela facilidade de administração, para a qual estão disponíveis combinações de hormônios nas formas farmacêuticas drágeas e comprimidos. A via parenteral também é utilizada, e é representada por adesivos liberadores de hormônios, também conhecida como via transdérmica. Pela via percutânea são administrados géis de hormônios e ainda as vias vaginal; nasal e intramuscular.

    Resposta CERTO

    Bibliografia Wender, Maria Celeste Osório; Pompei, Luciano de Melo; Fernandes, César Eduardo Consenso Brasileiro de Terapêutica Hormonal da Menopausa – Associação Brasileira de Climatério (SOBRAC) – São Paulo: Leitura Médica, 2014.
  • GABARITO DO PROFESSOR

    Com relação à via de administração, os produtos para terapia de reposição hormonal TRH estão disponíveis tanto para administração oral quanto parenteral, sendo que a indicação das vias deve ser avaliada para cada usuária. A via oral é a mais difundida pela facilidade de administração, para a qual estão disponíveis combinações de hormônios nas formas farmacêuticas drágeas e comprimidos. A via parenteral também é utilizada, e é representada por adesivos liberadores de hormônios, também conhecida como via transdérmica. Pela via percutânea são administrados géis de hormônios e ainda as vias vaginal; nasal e intramuscular.

    Resposta CERTO

    Bibliografia Wender, Maria Celeste Osório; Pompei, Luciano de Melo; Fernandes, César Eduardo Consenso Brasileiro de Terapêutica Hormonal da Menopausa – Associação Brasileira de Climatério (SOBRAC) – São Paulo: Leitura Médica, 2014.


ID
71347
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com a progressiva antecipação do início da puberdade e o consequente decréscimo na idade da menarca, a capa- cidade reprodutiva se instala mais cedo, com maior expo- sição à maternidade precoce, considerada pela OMS como aquela que ocorre antes dos 20 anos. De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, a gravidez na adolescência pode ser efetivamente prevenida por meio de

Alternativas

ID
121882
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Planejamento familiar é o direito que toda pessoa tem à informação, à assistência especializada e ao acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não ter filhos. O número, o espaçamento entre eles e a escolha do método anticoncepcional mais adequado são opções que toda mulher deve ter, na escolha de forma livre e por meio da informação, sem discriminação, coerção ou violência. (MS)

Os métodos anticoncepcionais recomendados pelo Ministério da Saúde, nas ações de educação em saúde e orientações no planejamento familiar são

Alternativas
Comentários
  • A questão não foi bem formulada! 

  • Me confundi toda, mal formulada mesmo.

  • A  questão não está mal formulada, é uma pegadinha. Na a,b e c não existe a exceção. A alternativa (e ) está totalmente incorreta.

  • ...Os métodos anticoncepcionais recomendados pelo Ministério da Saúde, nas ações de educação em saúde e orientações no planejamento familiar são...

    métodos cirúrgicos: laqueadura e vasectomia utilizados para a esterilização definitiva

     

    Oi?? Ta de sacanagem né? 

    Mesmo que as outras estejam erradas por causa da "exceção", essa daí nunca estaria certa 

     

  • Tá de sacanegom com os guerreiros! 

  • Sinceramente...!!!!!!!!!

  • Questão extremamente mal elaborada!
  • essa pergunta tá totalmente errada!!!

ID
188902
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma mulher de 43 anos, fumante, diabética e com hipertensão arterial procura o serviço de planejamento familiar para ser ajudada na escolha do método anti-concepcional. Nesta situação clínica, contra-indica-se

Alternativas
Comentários
  •  essa mulher já apresenta vários fatores de risco para Acidente Vascular Encefálico - AVE.

    Contra-indicados os hormônios, pois aumentariam ainda mais as chances de um AVE.

  • De acordo com o III Consenso Brasileiro de HIpertensão arterial, em mulheres com mais de 35 anos e fumantes irredutíveis, o anticoncepcional oral está contraindicado, devendo-se prescrever outros métodos contraceptivos.

ID
355504
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Juruti - PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Diafragma é um método contraceptivo de barreira, que se baseia na obstrução da passagem dos espermatozóides para o interior do útero, impossibilitando, assim, o seu encontro com o óvulo. Sobre esse método, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O diafrágma é um método de barreira utilizado para prevenir uma gravidez indesejada, mas não previne doenças sexualmente transmissíveis, pode ser utilizado minutos ou horas antes da ato sexual e para melhor eficácia não deve ser retirado de 6 a 8 horas após a última relação, a utilizaçlão de espemicida conjugado com o método torna mais efetivo a contracepção.
  • Observar o tempo mínimo de 6 horas após a relação e o máximo de 24 horas após a sua inserção para retirada diafragma.

    REFERÊNCIA: Assistência em Planejamento Familiar- http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0102assistencia1.pdf
  • O diafragma é um método anticoncepcional de uso feminino que consiste num anel flexível, coberto no centro com uma delgada membrana de látex ou silicone em forma de cúpula que se coloca na vagina cobrindo completamente o colo uterino e a parte superior da vagina, impedindo a penetração dos espermatozóides no útero e trompas. Assim como todos os métodos de barreira, tem a vantagem de não ocasionar alterações sistêmicas. Entretanto, o diafragma não protege contra a transmissão das DST/HIV, daí ser imprescindível associar o seu uso com o uso adequado e consistente do preservativo masculino. O diafragma pode ser colocado antes da relação sexual (minutos ou horas) ou utilizado de forma contínua. Nesta última modalidade, é aconselhável retirar o diafragma uma vez ao dia, lavá-lo (preferencialmente durante o banho, desde que este ocorra pelo menos 6 horas após o coito) e imediatamente recolocá-lo. Durante a menstruação, o diafragma deve ser retirado, evitando, assim, a possibilidade de acúmulo de sangue na vagina/útero reduzindo o risco de infecção genital. Para remover o diafragma deve ser observado o tempo mínimo de 6 a 8 horas após a relação e o máximo de 24 horas após a sua inserção.

    Resposta B

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Assistência em Planejamento Familiar: Manual Técnico/Secretaria de Políticas de Saúde, Área Técnica de Saúde da Mulher – 4a edição – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
  • Consiste em um capuz macio de látex ou de silicone côncavo, com borda flexível, que recobre o colo uterino. Impede a penetração dos espermatozóides no útero e tubas uterinas.

    - Diversos tamanhos (necessário medição por profissional treinado)

    - Durabilidade : aproximadamente dois a três anos


ID
365671
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FHEMIG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, ?[...] Fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício deste direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas?.

Considerando-se que os profissionais da saúde, especialmente da enfermagem, têm como papel a educação/orientação dos pacientes, analise as seguintes afirmativas relacionadas ao planejamento familiar e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Ter acesso ao planejamento familiar significa o direito à informação, à assistência especializada e ao acesso aos recursos que permitam optar livre e consciente- mente por ter ou não filhos, o número, o espaçamento entre eles e a escolha do método anticoncepcional mais adequado, sem coação.

( ) Dentre os métodos naturais para prevenção da gravidez aprovados pelo MS, podem-se citar: muco, tabela, espermaticida e dispositivo intrauterino (DIU)

( ) Dentre as contraindicações para o uso do diafragma, método de barreira, encontram-se as mulheres que nunca tiveram relações sexuais, que têm infecção urinária de repetição e que têm posição anormal do útero.

( ) As pílulas anticoncepcionais são comprimidos feitos com substâncias químicas diferentes dos hormônios encontrados no corpo da mulher e têm como ação impedir a migração do óvulo fecundado até o útero.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento familiar é direito de todo cidadão. Entende-se planejamento familiar como o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal. De acordo com os princípios do planejamento familiar ter acesso a esse serviço significa o direito à informação, à assistência especializada e ao acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não filhos, o número, o espaçamento entre eles e a escolha do método anticoncepcional mais adequado, sem coação. Ou seja, a primeira afirmativa é verdadeira.

    Os métodos anticoncepcionais comportamentais também conhecidos como métodos naturais de anticoncepção, ou, ainda, como métodos baseados no reconhecimento do período fértil, compõem um conjunto de procedimentos em que o casal se abstém do relacionamento durante o período em que pode ocorrer a fecundação, ou usa práticas em que o esperma não é depositado na vagina. Podem, portanto, serem divididos em dois grandes grupos: Abstenção periódica (tabelinha, muco, curvatura da temperatura basal, sintotérmico) e relações em que o esperma não é depositado na vagina (coito interrompido, sexo anal, sexo oral). Espermicida é um método químico e DIU é um método de barreira. Segunda afirmativa é falsa.

    O diafragma é uma capa flexível de borracha ou de silicone, com uma borda em forma de anel, que é colocada na vagina para cobrir o colo do útero. Evita a gravidez impedindo a entrada dos espermatozóides dentro do útero, ou seja, é um método de barreira. O Diafragma está contra-indicado quando existam fístulas, lacerações ou anomalias vaginais, posição anormal do útero, mulheres que nunca tiveram relações sexuais, se tiver alergia à borracha e sensibilidade a espermicidas, se for evidente a incapacidade de manusear e utilizar corretamente o dispositivo, além daquelas que têm infecções urinárias de repetição.

     As Pílulas anticoncepcionais são feitas com hormônios parecidos com aqueles produzidos pelos ovários da mulher, o estrogênio e a progesterona. São muito eficazes quando usadas corretamente. Agem impedindo a ovulação. Também atuam dificultando a passagem dos espermatozoides para o interior do útero. Ou seja, não impedem a migração do óvulo fecundado, mas sim, não permite a fecundação. A última afirmativa está errada.


    Resposta B


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.


    Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Assistência em Planejamento Familiar: Manual Técnico/Secretaria de Políticas de Saúde, Área Técnica de Saúde da Mulher – 4a edição – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9263.htm


ID
425497
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAU-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma mulher colocou o diafragma (método contraceptivo de barreira) às 06 horas e teve relação sexual às 08 horas. O horário mais próximo no qual o diafragma poderá ser retirado é:

Alternativas
Comentários
  •  O Diafragma deve ser retirado de 6 a  8 horas após relação Sexual

    Durabilidade: 2 a 3 anos

    Nao utilizar quando estiver menstruada

    Não ajustar ao utero antes de 12 semanas pós parto ou pós aborto;

    Introduzir o diafragma 2h antes da relação ou no momento da relação sexual.

  • Só pode ser retirado depois de 06 a 08 horas após a relação sexual

    pode permanecer no colo uterino até 24 horas.


ID
587539
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Programa de Saúde da Mulher, o anticoncepcional de emergência
I. pode ser também denominado minipílula (norestradiona 0,35 mg).
II. deve ser aplicado por via intramuscular trimestralmente.
III. não substitui outros métodos contraceptivos.
IV. deve ter uso iniciado em até cinco dias, após relação sexual desprotegida.
É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I - Pode ser chamada de pílula do dia seguinte e tem como base um estrogenio e não progesterona como a minipílula, portanto afirmativa errada.
    II - Deve ser usado por via oral o mais breve possível após uma relação desprotegida. A aplicação trimestral é uma anticoncepcção de agentes combinados.
    III - Substitui a falha de outros métodos de contracepção e não o método contraceptivo como tal, portanto seria a menos errada..
    IV- O ínicio é até 72 horas.
    Baseado na explanação anterior, não existe resposta correta para a questão.
  • Modo de uso – instruções às usuárias 

    A mulher deve tomar as pílulas de anticoncepção de emergência até cinco dias (120 horas) após a relação sexual desprotegida, mas, quanto mais precocemente se administra, maior a proteção.

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf  pg 242

  • Há duas formas atuais aceitáveis de oferecer a AE. A primeira, conhecida como regime ou método de Yuzpe, utiliza anticonceptivos hormonais orais combinados (AHOC) de uso rotineiro em planejamento familiar e conhecidos como “pílulas anticoncepcionais”. O Método de Yuzpe consiste na administração de pílulas anticoncepcionais combinadas, compostas de um estrogênio e um progestágeno sintéticos, administradas até cinco dias após a relação sexual desprotegida. 

    A segunda forma de realizar a AE é com o uso exclusivo de progestágeno, o levonorgestrel, na dose total de 1,5mg2 **. Nas apresentações comerciais com 0,75mg de levonorgestrel por comprimido, a AE pode ser feita com a administração de 1 comprimido de 0,75mg a cada 12 horas ou, preferentemente, com 2 comprimidos de 0,75mg juntos. Da mesma forma que o método de Yuzpe, o levonorgestrel pode ser utilizado até cinco dias da relação sexual desprotegida.
    REFERÊNCIA: 
    Ministério da Saúde- http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/anticoncepcao_emergencia_perguntas_respostas_2ed.pdf

ID
595990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à enfermagem na saúde da
mulher.

A amamentação contribui para o aumento do intervalo entre partos, previne a osteoporose nas mulheres e diminui a incidência de icterícia e alergias nas crianças.

Alternativas
Comentários
  • Para a mãe, a amamentação permite uma recuperação mais rápida da forma (em média a perda de 6 quilos); uma involução uterina mais precoce, redução da probabilidade de hemorragias pós-parto, do cancer da mama e ovários e previne a osteoporose.
  • ALGUMAS VANTAGENS DA AMAMENTAÇÃO
    Para a mulher:
    • Fortalece o vínculo afetivo;
    • Favorece a involução uterina e redução do risco de hemorragia;
    • Contribui para o retorno ao peso normal;
    • Contribui para o aumento do intervalo entre partos;
    • Previne osteoporose.
    Para a criança:
    • É um alimento completo, não necessitando de nenhum acréscimo até os seis meses de idade;
    • Facilita a eliminação de mecônio e diminui a incidência de icterícia;
    • Protege contra infecções;
    • Aumenta o vínculo afetivo;
    • Diminui as chances de desenvolvimento de alergias.
    Para a família e a sociedade:
    • É limpo, pronto e na temperatura adequada;
    • Diminui as internações e seus custos;
    • É gratuito.

ID
657520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos


 Julgue os Itens de 114 a 120

No Brasil, é possível a atuação de serviços suplementares aos de
saúde pública, podendo o cidadão contratar diretamente uma
operadora privada de serviços de saúde. Tendo em vista a
importância desse setor, a Lei n.º 9.656/1998 estabelece a
organização legal para a atuação de empresas que oferecem esses
serviços no país. Considerando essa lei, cada um dos itens que se
seguem apresenta uma situação hipotética, seguida de uma
assertiva a ser julgada.

Um casal que vem tentando a concepção de seu primeiro filho há mais de 5 anos, sem sucesso, tomou conhecimento de um novo método de inseminação artificial, disponível em uma clínica de reprodução humana no município em que o casal mora. Nessa situação, o casal não poderá recorrer ao seu plano de saúde privado para o custeio de tal tratamento, pois a operadora não está obrigada a oferecer tal serviço.

Alternativas
Comentários
  • Gente a operadora só pode oferta o serviço que está incluindo no plano , caso seja um serviço novo a operadora não cobre ! espero ter ajudado!

  • Plano de saúde privado não é obrigado a oferecer serviço de inseminação artificial.

ID
711739
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Planejamento Familiar é um conjunto de ações em que são oferecidos todos os recursos, tanto para auxiliar a ter filhos quanto para prevenir uma gravidez indesejada. Sobre esse recurso é correto afirmar que

Alternativas
Comentários

ID
711787
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O planejamento familiar é regulamentado no Brasil pela Lei 9263/93 e refere-se aos direitos reprodutivos através de ações da regulação da fecundidade. Entre os métodos anticoncepcionais abaixo, aquele que forma uma barreira física sobre o colo do útero chama-se:

Alternativas
Comentários
  • só um errinho: a lei é de 1996.


ID
725689
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma mulher, em tratamento quimioterápico após a retirada do quadrante da mama, deve ser orientada para

Alternativas
Comentários

ID
783187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da saúde reprodutiva e sexual humana.

Alternativas
Comentários
  • Após ocorrer a relação e o homem ejacular, a mulher deve esperar de 6 a 24 horas para retirar o diafragma, que deve ser lavado com sabão neutro, secado e guardado em recipiente próprio
  • As pílulas combinadas não devem ser utilizadas por quem está amamentando. Para a mulher que amamenta, a indicada é a pílula de progesterona de uso contínuo (28 comprimidos) que é tão eficiente quanto a pílula tradicional. A diferença é que ela só contém progestágeno, hormônio sintético semelhante à progesterona, enquanto a tradicional tem uma combinação de estrogênio e progesterona. E o estrogênio não é adequado para quem amamenta.

  • A mulher tem o direito, em toda a rede do SUS e conveniados, a realizar cirurgia para esterilização quando desejar, contanto que seja maior de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, e se em convivência conjugal, com o consentimento do marido. A esterilização também será possível quando houver risco de vida ou à saúde da mulher. 

    Lei nº 9.263, de 13 de novembro de 1996, Artigo 10, Parágrafos I e II.
  • Diafragma:

    colocação no ato ou até duas horas antes

    retirada 6-8h até 24h.


ID
826060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere a anticoncepção de emergência (AE), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Há duas formas de oferecer a contracepção de emergência, com pílula apenas de progestágeno (levonorgestrel) ou combinada, essa última é chamada de método Yuzpe. Esse método consiste na administracao de pilulas anticoncepcionais combinadas, compostas de um estrogênio e um progestágeno sintéticos, administradas até cinco dias após a relação sexual desprotegida. O método levonorgestrel é mais vantajoso que o de Yuzpe. Como não contém estrogênios, o método do levonorgestrel está isento de efeitos colaterais e contraindicações relativas a esses medicamentos. Com isso, a frequência e a intensidade dos efeitos secundários da AE são também sensivelmente reduzidas. Logo, o método mais indicado é o levogestrel e não o Yuzpe. O enfermeiro pode prescrever a AE em circunstancias especiais. A Lei número 7.498/86, que regulamenta o exercício da enfermagem, no artigo 11, item II, § 3o, assegura o direito ao enfermeiro de prescrever medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública, dentro de rotinas definidas e aprovadas pela instituição, e sob supervisão médica. Não existe qualquer sustentação científica para afirmar ou fazer suspeitar que a AE seja método que resulte em aborto, nem mesmo em percentual pequeno de casos. As pesquisas asseguram que os mecanismos de ação da AE evitam ou retardam a ovulação, ou impedem a migração sustentada dos espermatozóides. Não há encontro entre os gametas masculino e feminino. Assim sendo, não ocorre a fecundação. A contracepção de emergência pode ser prescrita pra adolescentes, não tem relação com imaturidade uterina, deve-se ficar atento para sempre incentivar o uso de preservativos para a prevenção contra DST/HIV. Estudos demonstram efeito anticonceptivo da AE no quarto e no quinto dia após a relação o sexual desprotegida, embora com taxas significativamente menores de eficácia. Portanto, o prazo para início da AE não deve ser limitado ao período de 72 horas, ampliando-se seu uso até o 5o dia da relação sexual. Resposta E. Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Anticoncepção de emergência: perguntas e respostas para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011.
  • RESPOSTA DO PROFESSOR.

     

     

    Há duas formas de oferecer a contracepção de emergência, com pílula apenas de progestágeno (levonorgestrel) ou combinada, essa última é chamada de método Yuzpe. Esse método consiste na administracao de pilulas anticoncepcionais combinadas, compostas de um estrogênio e um progestágeno sintéticos, administradas até cinco dias após a relação sexual desprotegida. O método levonorgestrel é mais vantajoso que o de Yuzpe. Como não contém estrogênios, o método do levonorgestrel está isento de efeitos colaterais e contraindicações relativas a esses medicamentos. Com isso, a frequência e a intensidade dos efeitos secundários da AE são também sensivelmente reduzidas. Logo, o método mais indicado é o levogestrel e não o Yuzpe. O enfermeiro pode prescrever a AE em circunstancias especiais. A Lei número 7.498/86, que regulamenta o exercício da enfermagem, no artigo 11, item II, § 3o, assegura o direito ao enfermeiro de prescrever medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública, dentro de rotinas definidas e aprovadas pela instituição, e sob supervisão médica. Não existe qualquer sustentação científica para afirmar ou fazer suspeitar que a AE seja método que resulte em aborto, nem mesmo em percentual pequeno de casos. As pesquisas asseguram que os mecanismos de ação da AE evitam ou retardam a ovulação, ou impedem a migração sustentada dos espermatozóides. Não há encontro entre os gametas masculino e feminino. Assim sendo, não ocorre a fecundação. A contracepção de emergência pode ser prescrita pra adolescentes, não tem relação com imaturidade uterina, deve-se ficar atento para sempre incentivar o uso de preservativos para a prevenção contra DST/HIV. Estudos demonstram efeito anticonceptivo da AE no quarto e no quinto dia após a relação o sexual desprotegida, embora com taxas significativamente menores de eficácia. Portanto, o prazo para início da AE não deve ser limitado ao período de 72 horas, ampliando-se seu uso até o 5o dia da relação sexual.

     

    Resposta E.

     

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Anticoncepção de emergência: perguntas e respostas para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011.


ID
1017622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os métodos de planejamento familiar, tanto os voltados para a concepção de filhos quanto os voltados para a prevenção da gravidez, julgue os próximos itens.

A reprodução assistida não se inclui na programação de planejamento familiar proposta pelo Ministério da Saúde.

Alternativas
Comentários
  • Reprodução Assistida é um conjunto de técnicas, utilizadas por médicos especializados, que tem como principal objetivo tentar viabilizar a gestação em mulheres com dificuldades de engravidar.

  • A Política Nacional de Atenção Integral em Reprodução Humana Assistida prevê o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da infertilidade.

    Esse serviço normalmente é oferecido em hospitais universitários e também em hospitais conveniados ao SUS. O Ministério da Saúde coordena as políticas de assistência à população e define suas diretrizes, mas são as secretarias estaduais e municipais os órgãos responsáveis por sua execução.

    Entre as instituições que oferecem o tratamento da infertilidade, estão:

    1- Centro de Reprodução Assistida do Hospital Regional da Asa Sul (HRAS), antigo HMIB, em Brasília, vinculado à Secretaria de Saúde do Distrito Federal;

    2- Centro de Referência em Saúde da Mulher, antigo Hospital Pérola Byington, em São Paulo, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo;

    3- Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIPE), em Recife, uma instituição filantrópica de caráter público;

    4- Hospital Universitário de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP);

    5- Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

    http://www.brasil.gov.br/saude/2011/09/planejamento-familiar

  • PLANEJAMENTO FAMILIAR ABORDA OS MEIOS E MÉTODOS DE CONTRACEPÇÃO E CONCEPÇÃO NOS CASOS DE INFERTILIDADE.


ID
1017625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os métodos de planejamento familiar, tanto os voltados para a concepção de filhos quanto os voltados para a prevenção da gravidez, julgue os próximos itens.

Entre os efeitos colaterais da injeção hormonal como método contraceptivo, incluem-se: enjoo, vômitos, sangramento ou marca de sangue entre menstruações, ausência de menstruação, aumento de peso, dor de cabeça leve, dor nas mamas, tonteira e mudança de humor.

Alternativas
Comentários
  • As injeções anticoncepcionais agem impedindo a ovulação. Também atuam dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. Quando uma mulher começa a usar a injeção, seu organismo precisa de um tempo para se adaptar. A mulher pode apresentar enjoo, vômitos, sangramentos ou manchas de sangue entre as menstruações, falta da menstruação, aumento de peso, dor de cabeça leve, tonteira, dor nas mamas, mudanças de humor. Esses efeitos não são perigosos e, na maioria das vezes, desaparecem. Por isso, a mulher não deve interromper o uso da injeção. Se eles continuarem por mais de três meses, a mulher deve procurar o serviço de saúde.

    Resposta CERTO

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

ID
1017628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os métodos de planejamento familiar, tanto os voltados para a concepção de filhos quanto os voltados para a prevenção da gravidez, julgue os próximos itens.

Segundo dados recentes publicados pelo Ministério da Saúde, o dispositivo intrauterino (DIU) não provoca aborto, porque atua antes da fecundação do óvulo, inativando ou matando os espermatozoides.

Alternativas
Comentários
  • • O  DIU exerce seu efeito contraceptivo de forma variada e interfere no processo reprodutivo antes mesmo do óvulo atingir a cavidade uterina.


    O DIU atua sobre os óvulos e espermatozóides de várias maneiras:


    1 - Estimula reação inflamatória no útero, por ser um corpo estranho. A concentração de diversos tipos de leucócitos, prostaglandinas e enzimas nos fluídos uterino e tubários aumentam consideravelmente, especialmente nos DIUs com cobre.

      2 - As alterações bioquímicas interferem no transporte dos espermatozóides no aparelho genital, bem como alteram os espermatozóides e óvulos impedindo a fecundação.

  • Segundo o Ministério da Saúde o dispositivo intra-uterino – DIU é um pequeno objeto de plástico, que pode ser recoberto por cobre ou conter hormônio, colocado no interior do útero para evitar a gravidez. O DIU não provoca aborto, porque atua antes da fecundação. O DIU recoberto com cobre age inativando ou matando os espermatozóides, impedindo o encontro dos espermatozóides com o óvulo. Existem diversos modelos de DIU. O mais usado é o “T” de cobre. Chama-se assim, porque tem a forma da letra T e é recoberto com fios de cobre.


    Resposta CERTO


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.


ID
1017631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os métodos de planejamento familiar, tanto os voltados para a concepção de filhos quanto os voltados para a prevenção da gravidez, julgue os próximos itens.

Usada como método contraceptivo masculino, a vasectomia é pouco frequente na população porque requer internação do paciente por 24 horas e afastamento das atividades laborais durante quatro dias.

Alternativas
Comentários
  • A vasectomia é uma cirurgia simples, segura e rápida, que se faz em homens que não desejam mais ter filhos. É um método anticoncepcional considerado permanente ou irreversível, porque, depois de feita a cirurgia, é muito difícil recuperar a capacidade de ter filhos. A vasectomia age impedindo que os espermatozóides se encontrem com o óvulo. Nessa cirurgia, os canais deferentes são cortados e amarrados, cauterizados, ou fechados com grampos.  O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico.

    Logo, a vasectomia é um procedimento frequente que não precisa de internação.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

  • A vasectomia é uma cirurgia simples, segura e rápida, que se faz em homens que não desejam mais ter filhos. É um método anticoncepcional considerado permanente ou irreversível, porque, depois de feita a cirurgia, é muito difícil recuperar a capacidade de ter filhos. A vasectomia age impedindo que os espermatozóides se encontrem com o óvulo. Nessa cirurgia, os canais deferentes são cortados e amarrados, cauterizados, ou fechados com grampos.  O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico.

    Logo, a vasectomia é um procedimento frequente que não precisa de internação.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

  • A vasectomia é uma cirurgia simples, segura e rápida, que se faz em homens que não desejam mais ter filhos. É um método anticoncepcional considerado permanente ou irreversível, porque, depois de feita a cirurgia, é muito difícil recuperar a capacidade de ter filhos. A vasectomia age impedindo que os espermatozóides se encontrem com o óvulo. Nessa cirurgia, os canais deferentes são cortados e amarrados, cauterizados, ou fechados com grampos. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico.

    Logo, a vasectomia é um procedimento frequente que não precisa de internação.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.


ID
1284019
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O método de contracepcão que oferece á mulher maior autonomia, garantindo sua proteção, independentemente do parceiro, é assegurado com o uso de:

Alternativas
Comentários
  • C, está correta, pois os outros métodos só são anticoncepcioanais e não protegem contra IST's.


ID
1301326
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante as ações educativas sobre planejamento familiar, uma trabalhadora faz a seguinte pergunta: “Qual o momento indicado para a colocação do DIU?”

A resposta correta do enfermeiro deverá ser:

Alternativas
Comentários
  • gabarito:

    - preferencialmente, durante a menstruação.

    Momento Adequado para a Colocação

    A mulher deve estar menstruada. A menstruação, além de ser uma garantia de que não está grávida, facilita a inserção, pois neste período o canal cervical está mais permeável. Após a inserção, a mulher é orientada a verificar a presença dos fios do DIU no canal vaginal .

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/profae/pae_cad8.pdf


  • A colocação do DIU é simples e rápida. Não é necessário anestesia.

    É realizada em consultório e para a inserção é utilizado técnica rigorosamente asséptica.

    A mulher deve estar menstruada. A menstruação, além de ser uma garantia de que não está grávida, facilita a inserção, pois neste período o canal cervical está mais permeável.

    Após a inserção, a mulher é orientada a verificar a presença dos fios do DIU no canal vaginal.

    Na primeira semana de uso do método, a mulher não deve ter relações sexuais. O Ministério da Saúde recomenda que após a inserção do DIU a mulher deva retornar ao serviço para revisões com a seguinte periodicidade: 1 semana, 1 mês, 3 meses, 6 meses e 12 meses. A partir daí, se tudo estiver bem, o acompanhamento será anual, com a realização do preventivo.

     

    Letra A

     

    Link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/profae/pae_cad8.pdf


ID
1339486
Banca
VUNESP
Órgão
IMESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o período da amamentação, é possível evitar uma nova gravidez com a combinação entre a prolactina e progesterona com uso de

Alternativas
Comentários
  • Iniciar até 06 semanas após o parto

  • A combinação dos métodos LAM + minipílula ou injetável trimestral é o indicado para lactantes e deve iniciar após 6 semanas do parto. Lactantes não devem usar anticoncepcionais hormonais combinados pois interferem na qualidade e quantidade do leite e podem afetar adversamente o bebê.

  • Os anitconcepcionais que poder ser usados durante a amamentação sao: Minipilula e injetavél trimestral. Lembrando que o início do uso deve ser 6 semanas após o parto.


ID
1345363
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São métodos contraceptivos comportamentais:

Alternativas
Comentários
  • 1 - TABELA DE OGINO-KNAUSS (Tabelinha)

    2 - MÉTODO DE BILLINGS OU DO MUCO CERVICAL 

    3 .1- MÉTODO DA TEMPERATURA BASAL 

    3.2 - MÉTODO SINTOTÉRMICO

  • Coito interrompido não é método! 

    O coito interrompido, apesar de ser muito usado, não deve ser estimulado como método anticoncepcional, porque é grande a possibilidade de falha, considerando que o líquido que sai pouco antes da ejaculação pode conter espermatozoides. Além disso, às vezes o homem não consegue interromper a relação antes da ejaculação. (BRasil, 2013)


ID
1345492
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anticoncepção hormonal de emergência (AE) está inserida no contexto da Rede Cegonha (Ministério da Saúde, 2011). Assinale a alternativa que contém um dos ítens do protocolo da AE.

Alternativas
Comentários
  • A) Para a dispensação da AE não será exigida a receita médica, podendo os enfermeiros disponibilizarem o medicamento na ausência do médico. VERDADEIRO

    B) Está contraindicado o uso da AE quando ocorrer esquecimento prolongado do anticonceptivo oral ou atraso do injetável. FALSO (Entre as principais indicações de AE, está relação sexual sem uso de método anticonceptivo, falha conhecida ou presumida do método em uso de rotina, uso inadequado do anticonceptivo e abuso sexual)

    C) Está indicado o uso da AE até no máximo 2 dias após a relação sexual. FALSO (A AE deve ser utilizada até 5 dias após a relação sexual desprotegida, mas, quanto mais precocemente for administrada, maior a proteção. O ideal é fazer o uso nas primeiras 72h) 

    D) Será disponibilizada a AE para todas as mulheres acima de 21 anos de idade que desejarem. FALSO (Também podem ser utilizados por adolescentes, sendo tão seguro e eficaz quanto em mulheres adultas)  

    E) O medicamento de escolha para a anticoncepção hormonal de emergência é o Etinilestradiol. FALSO (O mais indicado é o Levonorgestrel, pois estudos da OMS o apontam como mais eficaz)

  • Os AE devem ser usado até 5 dias após a relação desprotegida. Sendo melhor indicado os primeiros 3 dias.

    O AE mais indicados é levonegestrel, visto que este não atrapalha a ação dos antiretrovirais, nos casos de estrupo.


ID
1426342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de saúde reprodutiva da mulher, julgue o item seguinte.

Uma mulher que utiliza o anticoncepcional oral como método de contracepção deve ser orientada, caso se esqueça de tomar uma pílula, a tomá-la assim que se lembrar de fazê-lo e a continuar o uso do anticoncepcional como de costume.

Alternativas
Comentários
  • e tem que associar com uso de camizinha

  • As pílulas anticoncepcionais são feitas de hormônios parecidos com os hormônios produzidos pelos ovários da mulher o estrogênio e a progesterona. São muito eficazes quando usadas corretamente. Agem impedindo a ovulação. Também atuam dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. Existem diferentes tipos de pílulas, de acordo com os hormônios que elas contêm. Existem as pílulas combinadas (que contêm estrogênio + progesterona) e as minipílulas (que contêm só progesterona). A pílula deve ser tomada todos os dias, de preferência no mesmo horário. A eficácia das pílulas anticoncepcionais relaciona-se diretamente à sua forma de administração, ou seja, esquecimento na ingestão de comprimidos e irregularidades na posologia podem interferir. A orientação adequada é fundamental para que as mulheres usem a pílula corretamente. Se esquecer de tomar uma pílula, a mulher deve tomar a pílula esquecida imediatamente e a pílula regular no horário habitual. Tomar o restante regularmente, uma a cada dia.

    Resposta CERTO

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.
  • As pílulas anticoncepcionais são feitas de hormônios parecidos com os hormônios produzidos pelos ovários da mulher o estrogênio e a progesterona. São muito eficazes quando usadas corretamente. Agem impedindo a ovulação. Também atuam dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. Existem diferentes tipos de pílulas, de acordo com os hormônios que elas contêm.

     

    Existem as pílulas combinadas (que contêm estrogênio + progesterona) e as minipílulas (que contêm só progesterona). A pílula deve ser tomada todos os dias, de preferência no mesmo horário. A eficácia das pílulas anticoncepcionais relaciona-se diretamente à sua forma de administração, ou seja, esquecimento na ingestão de comprimidos e irregularidades na posologia podem interferir.

     

    A orientação adequada é fundamental para que as mulheres usem a pílula corretamente. Se esquecer de tomar uma pílula, a mulher deve tomar a pílula esquecida imediatamente e a pílula regular no horário habitual. Tomar o restante regularmente, uma a cada dia. 

     

     

     



    Resposta CERTO 

     

     



    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

  • As pílulas anticoncepcionais são feitas de hormônios parecidos com os hormônios produzidos pelos ovários da mulher o estrogênio e a progesterona. São muito eficazes quando usadas corretamente. Agem impedindo a ovulação. Também atuam dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. Existem diferentes tipos de pílulas, de acordo com os hormônios que elas contêm.


ID
1492828
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos princípios científicos nos quais se baseia a determinação do período fértil da mulher é:

Alternativas
Comentários
  • A - Sptz podem sobreviver até 5 dias, tendo uma média de 48 a 72h

    B - A ovulação ocorre na metade de um ciclo regular, portanto varia de acordo com a média do ciclo menstrual

    C - Prolactina é um hormônio secretado pela adeno-hipófise

    D - Somente os ciclos menstruais regulares podem determinar a identificação do período fértil

    E - GABARITO


ID
1518967
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto aos eventos do ciclo reprodutor feminino, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A fase folicular começa no primeiro dia da menstruação, ou seja, as alterações ovulatórias iniciam-se no primeiro dia do ciclo menstrual. No início desta fase, os hormônios estrogênio e progesterona estão baixos e o útero está menstruando, apesentando uma parede (endométrio) bem fina. O ovário nesta fase está em repouso. Neste momento, a glândula pituitária (hipófise), que se localiza no sistema nervoso central, começa a aumentar a produção de um hormônio chamado hormônio folículo estimulante (FSH), que como o próprio nome diz, estimula os folículos do ovário. Na presença do FSH, os folículos começam a se desenvolver, crescendo e amadurecendo. O pico de estrogênio ocorre 1 dia antes da ovulação. No momento de concentração máxima do estrogênio, outro hormônio da hipófise é liberado, o hormônio luteinizante (LH). Como a progesterona inibe o LH, se o óvulo não for fecundado, a queda do LH faz com que o corpo lúteo começa a involuir, o que por sua vez provoca a queda na produção de progesterona e estrogênio pelo mesmo. Sem esses hormônios a grossa parede do endométrio não mais se sustenta, seu suprimento de sangue é cortado, e ela acaba por desabar, caracterizando a menstruação e reiniciando o ciclo na fase folicular.

    Resposta B

    Bibliografia Sartori MGF. Saúde da Mulher - Série Bases da Medicina Integrada. Elsevier, 2013.

ID
1533112
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Pesquisas mostram que as adolescentes que engravidam são, em sua maioria, as que têm baixa autoestima, logo a gestação não deixa de ser uma forma de serem “vistas” pela sociedade e, por essas razões, a gravidez se torna desejável. É pelas mesmas razões que já não se utiliza a expressão “Gravidez Indesejada” e sim:

Alternativas

ID
1553734
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Relacione, no quadro a seguir, os métodos contraceptivos e as características descritas.

              Método contraceptivo                        Características
               Diafragma                               A.  Aumenta a eficácia se utilizado em conjunto com outros
                                                                     métodos contraceptivos.
               Geleia espermicida                B. Não é indicado para mulheres com múltiplos parceiros sexuais
                                                                     porque eleva o risco de doença inflamatória pélvica.
               DIU                                         C. Pode ser colocado na hora da relação sexual ou, no máximo,
                                                                     até duas horas antes e retirado de 6 a 8 horas após a última
                                                                     relação sexual.


Está correta a relação estabelecida entre


Alternativas
Comentários
  • letra A

     


ID
1555279
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a realização de uma atividade de grupo com gestantes, várias participantes relataram que vinham apresentando azia. Frente a essa situação, o técnico de enfermagem deve orientar as gestantes a

Alternativas

ID
1563607
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diafragma é um método vaginal de anticoncepção que consiste em um capuz macio de látex ou de silicone côncavo, com borda flexível, que recobre o colo uterino. Sobre o diafragma é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O diafragma apresenta tamanho variados e deve ser feito de acordo com a medicao por um profissional habilitado; a durabilidade e de aproximadamente de 03 anos guardados com higiene adequada e local apropriado, deve ser retirado apos 8 a 24 horas por relação sexual; e deve ser colocado logo antes da relação sexual.

  • Previne DST?? como assim?

  • Gente como assim previne algumas DST's? Alguém sabe de alguma bibliografia que fala sobre isso?

  • Resposta D Correta 

    Segundo a OMS, as pesquisas sugerem que o diafragma pode ajudar de alguma forma a proteger contra infecções do cérvix tais como gonorréia e clamídia. Alguns estudos também constataram que também pode ajudar a proteger contra a doença inflamatória pélvica e tricomoníase. Há estudos em andamento que buscam avaliar a proteção em relação ao HIV. Atualmente, somente os preservativos masculinos e femininos são recomendados como proteção contra o HIV e outras DSTs.

     

    Fonte:OMS, Organização Mundial da Saúde. Planejamento Familiar: um manual global para profissionais e serviços de saúde – orientações baseadas em evidência científica, elaboradas por meio de colaboração em âmbito mundial 2007. Disponível em:http://www.reprolatina.org.br/site/pdfs/HANDBOOK_PORT.pdf.

  • Realmente... A professora comeu bola nos comentários pois está no manual que protege contra algumas DSTs, sim!!

     

  • ESSE GABARITO ESTÁ EQUIVICADO E A BANCA LOUCA

  • Questão passível de anulação!

  • caderno atenção básica > saúde sexual e saúde reprodutiva nº26

    Pontos-chave

    • É um método controlado pela mulher.

    • Previne algumas DST e complicações por elas causadas, especialmente gonococos e clamídia.

    • Não protege contra HIV, HPV, herpes genital e tricomonas porque não recobre a parede vaginal e a vulva.

    • Previne a gravidez, se utilizado correta e consistentemente.


ID
1649383
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à saúde sexual e reprodutiva,

Alternativas
Comentários
  • letra A: Com relação às neoplasias, as pílulas podem diminuir a incidência de câncer de ovário, uma vez que determinam a inibição da ovulação, assim como reduzem o risco de carcinoma de endométrio em até 60%, em virtude do efeito protetor do progestogênio no endométrio.A maioria dos estudos, demonstra que os contraceptivos orais não guardam relação direta ou indireta com o aumento da incidência do carcinoma de mama.A respeito do câncer do colo uterino, os contraceptivos orais por serem muito eficazes em evitar a gestação, permitem que as mulheres apresentem fatores de risco como o início precoce da atividade sexual, freqüência elevada de coito em mulheres jovens e múltiplos parceiros. 

    letra b: O cancro moleúlcera mole venérea[1] ou cancroide é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela haemophilus ducrey. O cancro mole é uma úlcera dolorosa, com cerca de 3-50 milímetros, que sangra facilmente, ocorrendo na região genital. Os seus bordos (bordas) são irregulares, mas bem definidos contra a pele normal. A base apresenta um material amarelado-esverdeado purulento.

    Letra C:  Contra-indicações:

    a)Contra-indicações absolutas:
    - gravidez ou suspeita de gravidez;
    - infecção pélvica aguda ou subaguda;
    - más-formações uterinas tais como o útero bicorno ou didelfo;
    - presença ou suspeita de neoplasia uterina;
    - sangramento genital de etiologia desconhecida.

    b)Contra-indicações relativas:
    - cardiopatias valvulares;
    - afecções pélvicas de natureza inflamatória recorrente, história de aborto séptico ou endometrite pós-parto nos três primeiros meses antes da inserção;
    - anomalias da cavidade uterina, congênitas ou adquiridas, incompatíveis com a permanência do DIU contendo cobre;
    - estenose do canal cervical;
    - antecedente de gravidez ectópica;
    - hipermenorréia ou dismenorréia intensas;
    - cervicite aguda;
    - alterações de coagulação ou existência de algum tratamento com anticoagulantes;
    - nuliparidade;
    - alterações no metabolismo do cobre;
    - prolapso uterino ;
    - no período compreendido entre a 2a e o início da 7 a semana pós-parto;
    - anemias;
    - alergia ao cobre.

  • o herpes genital, a sífilis e a donovanose são doenças sexualmente transmissíveis caracterizadas pelo aparecimento de úlceras genitais, quando nos casos sintomáticos das doenças


ID
1673350
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um Programa de Saúde da Mulher, as orientações do Técnico de Enfermagem, quanto aos métodos contraceptivos incluem

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA - método Ogino Knaus é o da tabelinha

    b) considerar o uso do preservativo masculino ou feminino, quando associar o método do muco cervical.

    c) indicar a vasectomia e a ligadura de trompas, em homens e mulheres com capacidade civil plena, a partir de 25 anos de idade ou com pelo menos dois filho vivo.

    d) usar a pílula anticoncepcional de emergência, em até 5 dias após a relação sexual desprotegida.

    e) considerar o diafragma como método eficiente, quando retirado da vagina, em até 8 horas após a relação sexual.

  • Retira do Diafragma segundo Rômulo Passos:

    6-8h, até 24h.

    Coloca no ato ou 2h antes


ID
1679677
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É um sinal de presunção de gravidez:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    Complementando

     

     

    De acordo com o CAB nº 32 Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco.Brasília-DF.2012 e  Gestação de Alto Risco.Manuel Técnico.Brasília-DF.2010.

     

     

     

    Diagnóstico na gravidez

     

     

    Sinais de presunção de gravidez:

     

    � Atraso menstrual;

    � Manifestações clínicas (náuseas, vômitos, tonturas, salivação excessiva, mudança de apetite, aumento da frequência urinária e sonolência);

    � Modificações anatômicas (aumento do volume das mamas, hipersensibilidade nos mamilos, tubérculos de Montgomery, saída de colostro pelo mamilo, coloração violácea vulvar, cianose vaginal e cervical, aumento do volume abdominal).

     

     

    Sinais de probabilidade:

     

    � Amolecimento da cérvice uterina, com posterior aumento do seu volume;

    � Paredes vaginais aumentadas, com aumento da vascularização (pode-se observar pulsação da artéria vaginal nos fundos de sacos laterais);

    � Positividade da fração beta do HCG no soro materno a partir do oitavo ou nono dia após a fertilização.

     

     

    Sinais de certeza:

     

    � Presença dos batimentos cardíacos fetais (BCF), que são detectados pelo sonar a partir de 12 semanas e pelo Pinard a partir de 20 semanas;

    � Percepção dos movimentos fetais (de 18 a 20 semanas);

    � Ultrassonografia: o saco gestacional pode ser observado por via transvaginal com apenas 4 a 5 semanas gestacionais e a atividade cardíaca é a primeira manifestação do embrião com 6 semanas gestacionais.

  • Gabarito: Letra C.

     

     

    De acordo com o CAB nº 32 Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco.Brasília-DF.2012 e  Gestação de Alto Risco.Manuel Técnico.Brasília-DF.2010.

     

     

    a) Sinal de probabilidade: parede vaginal aumentada.

     

    b) Sinal de Certeza: batimento cardíaco fetal.

     

    c) Sinal de Presunção: atraso menstrual.

     

    d) Sinal de Certeza: movimento fetal.


ID
1679680
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a realização do Teste Imunológico de Gravidez (TIG) o técnico de enfermagem precisa orientar que a mulher deve ter o atraso menstrual, em dias, de no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 32 Pré-natal de Baixo Risco.Brasília – DF.2012

     

     

     

    Toda mulher da área de abrangência da unidade de saúde e com história de atraso menstrual de mais de 15 dias deverá ser orientada pela equipe de saúde a realizar o Teste Imunológico de Gravidez (TIG), que será solicitado pelo médico ou enfermeiro.

     

    Este teste é considerado o método mais sensível e confiável, embora seja também um teste caro [grau de recomendação D]. Alguns testes urinários têm baixa taxa de resultados falsos positivos, mas elevada taxa de resultados falsos negativos, o que pode atrasar o início do pré-natal.


ID
1786114
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que corresponde a um método anticoncepcional que não pode ser usado por mulheres que estão amamentando. 

Alternativas
Comentários
  • oral combinado.

  • As pílulas anticoncepcionais são feitas de hormônios parecidos com os hormônios produzidos pelos ovários da mulher o estrogênio e a progesterona. São muito eficazes quando usadas corretamente. Agem impedindo a ovulação. Também atuam dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. Existem diferentes tipos de pílulas, de acordo com os hormônios que elas contêm. Existem as pílulas combinadas (que contêm estrogênio + progesterona) e as minipílulas (que contêm só progesterona). As minipílulas são os únicos tipos de pílulas que podem ser usadas durante a amamentação. Nesse caso, o seu uso deve ser iniciado seis semanas após o parto. Logo, o anticoncepcional hormonal oral combinado não pode ser usado por mulheres que estão amamentando.

    Resposta D

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013
  • Nesse sentido, para mulheres em amamentação. O Ministério da Saúde oferece dois métodos contraceptivos, que podem ser introduzidos seis semanas após o parto: a minipílula (constituída por progestogênio isolado), administrada via oral; e a injeção trimestral. Ademais, a combinação entre a prolactina (hormônio que estimula a produção do leite materno), com a progesterona (hormônio que prepara organismo para a fecundação) cria a barreira que impede uma nova gravidez durante a amamentação. Para as mulheres que tiveram filhos, mas que por algum motivo não podem amamentar, a recomendação é que cerca de 40 dias após o parto seja introduzida a pílula anticoncepcional comum.


    FONTE : PROFº RÔMULO PASSOS

  • ANTICONCEPCIONAIS INJETÁVEIS COM PROGESTOGÊNIO +ESTROGÊNIOS - DE USO MENSAL NÃO SÃO INDICADOS PRA LACTANTES.

  • LETRA D

    Durante o período de amamentação, deve-se evitar utilizar anticoncepcionais hormonais combinados contendo estrógeno além da progesterona porque o componente estrogênico pode prejudicar a quantidade e qualidade do leite materno, ao suprimir a produção de prolactina, que é um hormônio responsável pela produção do leite.


ID
1796638
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Há vários tipos de métodos anticoncepcionais, cada um com suas vantagens e desvantagens. Qual das alternativas a seguir apresenta um método de barreira?

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkkkkkkkkkkkk Camisinha feminina !


  • Eu fico me perguntando, como o examinador consegue avaliar alguém com este tipo de questão?

     

  • kkkk meu Deus que questão é essa. Qual a contribuição com uma questão dessa.

ID
1796668
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para que a equipe de saúde possa conhecer as condições de vida das pessoas da sua área de abrangência e melhor planejar suas intervenções, é necessário realizar

Alternativas
Comentários
  • Analisando a questão:

    Para que a equipe de saúde da família possa vir a planejar suas intervenções no território e área de sua abrangência é necessário realizar o cadastramento familiar e mantê-lo atualizado como forma de conhecer e analisar a população alvo e sua situação de saúde, suas necessidades e demandas, suas vulnerabilidades e riscos sociais, suas condições de vida, de trabalho e sua realidade sociocultural. Somente conhecendo o objeto de intervenção será possível planejar algo que seja exequível e compatível com os anseios da população atendida.


    RESPOSTA: A
  • "As equipes de saúde deverão realizar o cadastramento das famílias através de visitas aos domicílios, segundo a definição da área territorial pré-estabelecida para a adscrição.

    Nesse processo serão identificados os componentes familiares, a morbidade referida, as condições de moradia, saneamento e condições ambientais das áreas onde essas famílias estão inseridas.

    Essa etapa inicia o vínculo da unidade de saúde/ equipe com a comunidade, a qual é informada da oferta de serviços disponíveis e dos locais, dentro do sistema de saúde, que prioritariamente deverão ser a sua referência. A partir da análise da situação de saúde local e de seus determinantes, os profissionais e gestores possuirão os dados iniciais necessários para o efetivo planejamento das ações a serem desenvolvidas.

    O cadastramento possibilitará que, além das demandas específicas do setor saúde, sejam identificados outros determinantes para o desencadeamento de ações das demais áreas da gestão municipal, visando contribuir para uma melhor qualidade de vida da população."


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd09_16.pdf


ID
1799923
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao planejamento reprodutivo é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Planejamento reprodutivo é um termo mais adequado que planejamento familiar e não deve ser usado como sinônimo de controle de natalidade.

    dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/cab26. pág. 58


  • Resposta Correta e a letra: e) os profissionais de saúde devem procurar compreender as expectativas das pessoas no que diz respeito à reprodução e ajudá-las a concretizarem essas expectativas, respeitando suas escolhas.

  • Planejamento reprodutivo é sinônimo de planejamento familiar. Controle de natalidade é vedado no Brasil

ID
1829614
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Logo após a ovulação, as células da granulosa, sob influência do LH, hipertrofiam-se acentuadamente e enchem a cavidade cística com conteúdo hemorrágico, transformando-a em estrutura granulosa, tingida por um pigmento amarelo denominado

Alternativas
Comentários
  • CORPO LÚTEO

  • Gabarito: Letra B.

     

    Complementando

     

     

     

    De acordo com o artigo Corpo lúteo cíclico e gestacional: revisão.2010

     

     

    O corpo lúteo é uma estrutura glandular transitória, que inicia seu desenvolvimento no ovário imediatamente após a ovulação, sob ação de um conjunto de fatores mitogênicos, angiogênicos e de crescimento, os quais agem sobre as células foliculares remanescentes determinando a luteinização.

     

    Por outro lado, a regressão do corpo lúteo depende de aumentos dos pulsos de PGF2α pelas células endometriais, e a transformação do corpo lúteo cíclico em gestacional depende de um ajuste entre a produção de substâncias luteotróficas e luteolíticas por início do processo de gestação.


ID
1829665
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à promoção dos direitos sexuais e reprodutivos da população LGBT, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Incorreta a alternativa E.

    Já existe sim implantado a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

  •  Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) instituida pela   tem por objetivo promover a saúde integral LGBT eliminando a discriminação e o preconceito institucional, bem como contribuindo para a redução das desigualdades e a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equitativo.

    São diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral LGBT I - respeito aos direitos humanos LGBT contribuindo para a eliminação do estigma e da discriminação decorrentes das homofobias, como a lesbofobia, gayfobia, bifobia, travestifobia e transfobia, consideradas na determinação social de sofrimento e de doença;

    II - contribuição para a promoção da cidadania e da inclusão da população LGBT por meio da articulação com as diversas políticas sociais, de educação, trabalho, segurança; III - inclusão da diversidade populacional nos processos de formulação, implementação de outras políticas e programas voltados para grupos específicos no SUS, envolvendo orientação sexual, identidade de gênero, ciclos de vida, raça-etnia e território; IV - eliminação das homofobias e demais formas de discriminação que geram a violência contra a população LGBT no âmbito do SUS, contribuindo para as mudanças na sociedade em geral; V - implementação de ações, serviços e procedimentos no SUS, com vistas ao alívio do sofrimento, dor e adoecimento relacionados aos aspectos de inadequação de identidade, corporal e psíquica relativos às pessoas transexuais e travestis; VI - difusão das informações pertinentes ao acesso, à qualidade da atenção e às ações para o enfrentamento da discriminação, em todos os níveis de gestão do SUS; VII - inclusão da temática da orientação sexual e identidade de gênero de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais nos processos de educação permanente desenvolvidos pelo SUS, incluindo os trabalhadores da saúde, os integrantes dos Conselhos de Saúde e as lideranças sociais; VIII - produção de conhecimentos científicos e tecnológicos visando à melhoria da condição de saúde da população LGBT; e IX - fortalecimento da representação do movimento social organizado da população LGBT nos Conselhos de Saúde, Conferências e demais instâncias de participação social.

  • Questão pra eliminar homofóbico!


ID
1829668
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a Anticoncepção de Emergência, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Anticoncepção ou contracepção de emergência consiste na utilização de pílulas contendo estrogênio e progestogênio ou apenas progestogênio depois de uma relação sexual desprotegida, para evitar gravidez. Deve ser usada somente como método de emergência, e não de forma regular, substituindo outro método anticoncepcional. O método também é conhecido como “pílula do dia seguinte” ou “pílula pós-coital”, que utiliza compostos hormonais concentrados e por curto período nos dias seguintes da relação sexual.

    Ainda é presente a ideia de que a pílula anticoncepcional de emergência – a pílula apenas de progestogênio (levonorgestrel) – seja abortiva, hipótese que não tem sido confirmada em vários estudos disponíveis. Não disponibilizar a anticoncepção de emergência fere os direitos sexuais e os direitos reprodutivos das pessoas e a Lei federal nº 9.263, que regulamenta o planejamento familiar.

    bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf. Caderno 26, pág. 240

  • Anticoncepção ou contracepção de emergência consiste na utilização de pílulas contendo estrogênio e progestogênio ou apenas progestogênio depois de uma relação sexual desprotegida, para evitar gravidez. Ela deve ser usada somente como método de emergência, e não de forma regular, substituindo outro método anticoncepcional. Ainda é presente a ideia de que a pílula anticoncepcional de emergência – a pílula apenas de progestogênio (levonorgestrel) – seja abortiva, hipótese que não tem sido confirmada em vários estudos disponíveis. Não disponibilizar a anticoncepção de emergência fere os direitos sexuais e os direitos reprodutivos das pessoas e a Lei federal nº 9.263, que regulamenta o planejamento familiar.

    Resposta E

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.
  • e) Não disponibilizar a anticoncepção de emergência fere os direitos sexuais e os direitos reprodutivos das pessoas e a Lei federal nº 9.263, que regulamenta o planejamento familiar.

  • Os AE são: Yuzpe com estrogênio e progestogênio.

    E o levonegestrel com progestagênio.

  • Os AE são: Yuzpe com estrogênio e progestogênio.

    E o levonegestrel com progestagênio.


ID
1835617
Banca
BIO-RIO
Órgão
Fundação Saúde
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Caderno de Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco (2012) são sinais de probabilidade da gravidez:

Alternativas
Comentários
  • A)GABARTO

    B) SINAIS DE PRESUNÇÃO DE GRAVIDEZ

    C) SINAIS DE PRESUNÇÃO DE GRAVIDEZ

    D)SINAIS DE CERTEZA DE GRAVIDEZ

     

  • E) TBM É SINAIS DE PROBABILIDADE PORÉM RETIRANDO CIANOSE.

  • Sinais de probabilidade da gravidez: paredes vaginais aumentadas, com aumento da vascularização( VULVAR: SINAL DE JACQUIMIER KLUGE- MUCOSA VAGINAL: SINAL DE CHADWICK) e pulsação da artéria vaginal nos fundos de sacos laterais(SINAL DE OSIANDER).


ID
1847224
Banca
BIO-RIO
Órgão
IABAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Avalie se a atenção em planejamento familiar contribui para a redução da morbimortalidade materna e infantil pelas seguintes razões:

I. Diminui o número de cesáreas realizadas para fazer a ligadura tubária.
II. Aumenta o número de ligaduras tubárias por falta de opção e de acesso a outros métodos anticoncepcional.
III. Aumenta o intervalo entre as gestações, contribuindo para diminuir a frequência de bebês de baixo peso e para que eles sejam adequadamente amamentados.
IV. Possibilita planejar a gravidez em mulheres adolescentes ou com patologias crônicas compensadas tais como: diabetes, cardiopatias, hipertensão, portadoras do HIV, entre outras.

Estão corretos apenas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADISSIMO. A OPÇÃO CORRETA É A LETRA ​C

    III. Aumenta o intervalo entre as gestações, contribuindo para diminuir a frequência de bebês de baixo peso e para que eles sejam adequadamente amamentados. 
    IV. Possibilita planejar a gravidez em mulheres adolescentes ou com patologias crônicas compensadas tais como: diabetes, cardiopatias, hipertensão, portadoras do HIV, entre outras.

  • I. Diminui o número de cesáreas realizadas para fazer a ligadura tubária. V

    II. Diminui o número de ligaduras tubárias por falta de opção e de acesso a outros métodos anticoncepcional. F

    III. Aumenta o intervalo entre as gestações, contribuindo para diminuir a frequência de bebês de baixo peso e para que eles sejam adequadamente amamentados. V

    IV. Possibilita planejar a gravidez em mulheres adolescentes ou com patologias crônicas DEScompensadas tais como: diabetes, cardiopatias, hipertensão, portadoras do HIV, entre outras. F

    QUESTÃO CORRETA: I e III GABARITO - letra E


ID
1856599
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao orientar sobre métodos contraceptivos para um grupo de jovens, o auxiliar de enfermagem explica que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.



    De acordo com o CAB nº 26 Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva.Brasília-DF.2013



    a) Errada.

    • Os métodos comportamentais (tabela, muco cervical, temperatura basal, sintotérmico, entre outros) são pouco recomendados para mulheres na pré-menopausa, pois a irregularidade menstrual é muito comum nessa fase.


    b) Errada.



    c) Errada.

    • O diafragma é um ótimo método para mulheres motivadas a usá-lo e bem orientadas. Assim como todos os métodos de barreira, tem a vantagem de não ocasionar alterações sistêmicas.

    Entretanto, o diafragma não protege contra a transmissão das DST/HIV, daí ser imprescindível associar o seu uso com o uso adequado e consistente do preservativo masculino. Em mulheres HIV-positivas, não deve ser utilizado associado ao espermicida.


    d) Correta.



    e) Errada.

    Critérios de elegibilidade médica para uso do dispositivo intrauterino – DIU de cobre

    • Idade de 20 anos ou mais.


ID
1871185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à assistência de enfermagem aplicada à saúde sexual e reprodutiva da mulher, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas:

    A) Basta usar o preservativo feminino ou masculino.

    B)O diafragma deve ser retirado 8 horas após o coito.

    C) GABARITO

    D) O preservativo feminino pode ser colocado até 8 horas antes da relação sexual.

    E) O método Yuzpe é utilizado em até 5 dias após a relação sexual desprotegida.

     

  • método de Yuzpe é um regime de contracepção de emergência em que são aplicados anticonceptivos hormonais via oral. Uma combinação de estrógeno e progesterona é administrada até, no máximo, cinco dias depois de ter ocorrido relação sexual desprotegida.

    O uso de levonorgestrel comparado a esse método possui algumas vantagens, pois não contém estrogênios, o que diminui os efeitos adversos.[1]

    Uma maior eficácia no tratamento é obtida quanto a combinação de drogas é aplicada nas primeiras 24 horas após a relação sexual desprotegida. Apesar disso, é possível que a gravidez seja evitada se o medicamento for aplicado até cinco dias após a relação. O método de Yuzpe consiste na aplicação de dois comprimidos com 1mg de levonorgestrel e 0,2mg de etinilestradiol (BRASIL, 2011), o que deve ser repetido após doze horas.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_de_Yuzpe#cite_note-4

  • O preservativo feminino não deve ser usado junto com o preservativo masculino porque o atrito aumenta o risco de rompimento, ou seja, deve escolher um ou outro. A alternativa A está errada.

    O diafragma é um método vaginal de anticoncepção que consiste em um capuz macio de látex ou de silicone côncavo, com borda flexível, que recobre o colo uterino. O diafragma pode ser colocado na hora da relação sexual ou, no máximo, duas horas antes. Só deve ser retirado de seis a oito horas após a última relação sexual. Portanto a alternativa B está incorreta.

    A afirmativa C está correta pois a anticoncepção de emergência não interfere no antirretrovirais.

    O preservativo  feminino pode ser colocado na vagina imediatamente antes da penetração ou até oito horas antes da relação sexual. Alternativa D esta errada.

    Os esquemas utilizados para anticoncepção de emergência são de pílulas combinadas de etinilestradiol e levonorgestrel (esquema de Yuzpe) ou pílulas contendo apenas levonorgestrel – pílula anticoncepcional de emergência (PAE). Qualquer um dos dois métodos devem ser administrados o quanto antes, pois quanto mais precoce mais eficaz.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes : norma técnica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 3. ed. atual. e ampl., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.



ID
1877197
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Feira Grande - AL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dados os itens sobre aconselhamento durante o planejamento familiar,

I. Identificação e acolhimento da demanda do indivíduo ou casal, entendida como suas necessidades, dúvidas, preocupações, medos e angústias entre outras, relacionadas às questões de planejamento familiar e prevenção das DST/AIDS.

II. Avaliação de risco individual ou do casal, para a infecção pelo HIV e outras DST.

III. Reconhecimento pelo profissional de que o sucesso a ser alcançado depende da ação conjunta dos interlocutores (profissional e indivíduo ou casal). verifica-se que está(ão) correto(s)

Alternativas

ID
1880764
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Parnarama - MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A regulamentação do planejamento familiar no Brasil, por meio da Lei n.º 9.263/96, foi conquista importante para mulheres e homens no que diz respeito à afirmação dos direitos reprodutivos. Porque a atenção em planejamento familiar contribui para a redução da morbimortalidade materna e infantil?

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A atenção em planejamento familiar contribui para a redução da morbimortalidade materna e infantil, pois:

    Diminui o número de gravidezes não desejadas e de abortamentos provocados;

    Diminui o número de cesáreas realizadas para fazer a ligadura tubária;

    • Diminui o número de ligaduras tubárias por falta de opção e acesso a outros métodos anticoncepcionais;

    Aumenta o intervalo interpartal, contribuindo para diminuir a freqüência de bebês de baixo peso e para que os bebês sejam adequadamente amamentados;

    • Possibilita a prevenção e/ou postergação de gravidez em mulheres adolescentes, ou com patologias crônicas, tais como diabetes, cardiopatias, hipertensão, portadoras do HIV, entre outras.


ID
1916140
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O planejamento familiar é parte integrante do conjunto de ações de atenção à mulher, ao homem ou ao casal, dentro de uma visão de atendimento global e integral à saúde. O planejamento familiar é direito de todo cidadão, observado o disposta Lei 9.263 de 12 de janeiro de 1996. De acordo com esta lei, somente é permitida a esterilização voluntária nas seguintes situações:

Alternativas
Comentários
  • Temos duas alternativas corretas nessa questão, conforme redação dada pelo art.10, II e § 5º do mesmo dispositivo legal.

    Trecho da Lei 9263/96 que trata do assunto... 

    Art. 10. Somente é permitida a esterilização voluntária nas seguintes situações: (Artigo vetado e mantido pelo Congresso Nacional - Mensagem nº 928, de 19.8.1997)

    I - em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce;

    II - risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos.

    § 1º É condição para que se realize a esterilização o registro de expressa manifestação da vontade em documento escrito e firmado, após a informação a respeito dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de sua reversão e opções de contracepção reversíveis existentes.

    § 2º É vedada a esterilização cirúrgica em mulher durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade, por cesarianas sucessivas anteriores.

    § 3º Não será considerada a manifestação de vontade, na forma do § 1º, expressa durante ocorrência de alterações na capacidade de discernimento por influência de álcool, drogas, estados emocionais alterados ou incapacidade mental temporária ou permanente.

    § 4º A esterilização cirúrgica como método contraceptivo somente será executada através da laqueadura tubária, vasectomia ou de outro método cientificamente aceito, sendo vedada através da histerectomia e ooforectomia.

    § 5º Na vigência de sociedade conjugal, a esterilização depende do consentimento expresso de ambos os cônjuges.

    § 6º A esterilização cirúrgica em pessoas absolutamente incapazes somente poderá ocorrer mediante autorização judicial, regulamentada na forma da Lei.

  • letra b

    só tem essa acertiva correta!

  • Jorge Junior, Não, alternativa B é a unica correta, se vc esta se referindo a alternativa D , não é necessário a assinatura do conjude já que apresenta RISCO a mulher ou ao futuro filho : )


ID
1944610
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Segundo Barros (2002), "o anticoncepcional injetável mensal, geralmente, é de hormônio ___________ e deverá ser aplicado iniciando-se a primeira injeção entre o e o dia do ciclo menstrual, e as aplicações subsequentes deverão ocorrer a cada _________ dias, com variação de ____________ dias, independentemente da menstruação".

Alternativas

ID
1945699
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde(MS), o planejamento familiar contribui para a reduação da morbimortalidade materna e infantil. Em relação às razões para esta redução é INCORRETO afirmar que esse planejamento

Alternativas

ID
1950334
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A escolha do método anticoncepcional durante a amamentação deve ser sempre personalizada. Analise as afirmativas a seguir com relação aos métodos anticoncepcionais durante esse período.

I - O DIU pode ser inserido imediatamente após o parto.

II - Os métodos comportamentais - tabelinha, muco cervical, entre outros - só poderão ser usados após a regularização do ciclo menstrual.

III- A minipílula pode ser utilizada, durante a amamentação, a partir de 6 semanas após o parto.

IV - A amamentação exclusiva pode ser utilizada como método anticoncepcional, mesmo com o retorno da menstruação durante esse período.

V - O anticoncepcional injetável trimestral não pode ser utilizado em lactantes, pois interfere na qualidade e na quantidade do leite materno.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito equivocado.

    I - O DIU pode ser inserido imediatamente após o parto.

    Não específica qual o DIU, se for o hormonal, só pode ser inserido depois de 6 semanas.


ID
1960483
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os anticoncepcionais orais apenas de progestogênio, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. São anticoncepcionais que contêm uma dose muito baixa de progestogênio.

II. São chamados de minipílulas, que contêm uma alta dosagem de progestogênio e uma pequena dosagem de estrogênio.

III. São anticoncepcionais mais apropriados para a mulher que amamenta. Entretanto, mulheres que não estão amamentando não podem usá-los.

IV. Algumas das formulações disponíveis no Brasil são: Noretisterona e Desogestrel.

Alternativas
Comentários
  • correta: Letra A

    As minipílulas não possuem estrogênio na sua composição e podem ser utilizadas por mulheres que amamentam ou não.

  • As frases I e IV estão corretas.


ID
1961332
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde (PAISM/MS), teve como ponto de partida o debate sobre a questão do planejamento familiar. Sobre o assunto, assinale a alternativa que corresponde à clientela prevista para acompanhamento no planejamento familiar.

Alternativas
Comentários
  • letra E

     

  • casais que não querem engravidar, mas também mulheres solteiras que tem parceiros e não querem engravidar : )

  • Objetivos específicos da PAISM/MS:

    Estimular a implantação e implementação da assistência em planejamento familiar, para homens e mulheres, adultos e adolescentes, no âmbito da atenção integral à saúde:

    – ampliar e qualificar a atenção ao planejamento familiar, incluindo a assistência à infertilidade;

    – garantir a oferta de métodos anticoncepcionais para a população em idade reprodutiva;

    – ampliar o acesso das mulheres às informações sobre as opções de métodos anticoncepcionais;

    – estimular a participação e inclusão de homens e adolescentes nas ações de planejamento familiar.


ID
1961335
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Lei do Planejamento Familiar de 1996 e as Portarias 144/97 e 48/99 do Ministério da Saúde normatizam procedimentos, permitindo que o Sistema Único de Saúde (SUS) os realize em acesso universal. Os critérios legais para a realização da esterilização cirúrgica pelo SUS são: possuir capacidade civil plena, ter filhos vivos ou uma idade mínima, independentemente do número de filhos. Assinale a alternativa que apresenta o número de filhos vivos e a idade mínima da mãe exigidos para a realização de esterilização cirúrgica. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com a Lei 9263 que dispõe sobre o planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providências.

     

     

    Art. 10. Somente é permitida a esterilização voluntária nas seguintes situações: (Artigo vetado e mantido pelo Congresso Nacional - Mensagem nº 928, de 19.8.1997)

     

            I - em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 25 anos de idade ou, pelo menos, com 2 filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce;

     

            II - risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado por 2 médicos.


ID
1978162
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A associação de progesterona ao estrogênio que compõe a pílula anticoncepcional visa

Alternativas

ID
1985821
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as condições para indicação, com eficácia, do método contraceptivo de lactação e amenorreia, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O bebê deverá estar sendo alimentado em seio materno de forma exclusiva, com frequência, dia e noite.

( ) A mulher deverá estar menstruada ou ter menstruado.

( ) O bebê deverá ter menos de 6 meses de idade.

Alternativas
Comentários
  • GAB correto D


ID
2121079
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Marque a alternativa que apresenta somente métodos contraceptivos hormonais.

Alternativas
Comentários
  • Anel vaginal e pílula anticoncepcional.


ID
2128363
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com NETTINA (2003), os profissionais de Enfermagem que trabalham com mulheres em ambientes ginecológicos ou em qualquer ambiente podem ser envolvidos no aconselhamento contraceptivo. A contracepção consiste na prevenção da fertilidade em base temporária. Assinale a opção que apresenta três métodos de barreira.

Alternativas
Comentários
  • Hormonais: orais,injetáveis,implantes subcutâneos e percutâneos.

    Barreira : feminino > capuz cervical,diafragma e espermaticida

                   masculino > preservativo masculino

    Intrauterinos: Medicados :DIU de cobre  e DIU com hormônio Levonorgestrel

                           Não Medicados

    Comportamentais ou Naturais : Tabela,Curva térmica basal ou de temperatura,Sintotérmico,Billings e coito interrompido.

    Definitivos : Ligadura tubária e Vasectomia 

        

      

     

  • Hormonais: orais,injetáveis,implantes subcutâneos e percutâneos.

    Barreira : feminino > capuz cervical,diafragma e espermaticida

            masculino > preservativo masculino

    Intrauterinos: Medicados :DIU de cobre e DIU com hormônio Levonorgestrel

                Não Medicados

    Comportamentais ou Naturais : Tabela,Curva térmica basal ou de temperatura,Sintotérmico,Billings e coito interrompido.

    Definitivos : Ligadura tubária e Vasectomia 


ID
2169649
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os anticoncepcionais hormonais orais, também chamados de pílulas anticoncepcionais, são esteroides utilizados isoladamente ou em associação com a finalidade básica de impedir a concepção. São instruções que os profissionais de saúde devem repassar às usuárias das pílulas anticoncepcionais:

Alternativas
Comentários
  • Letra B. 

     

  • o q impede a relaçao sexual no uso do anticosepcional mais diarreia?

  • Fiquei confusa com essa assertiva. Procede a Letra B?

  • Em caso de vômitos e/ou diarreia: vômitos dentro de uma hora após tomar a pílula, há o risco de não ter sido absorvida; por esse motivo, indica-se tomar outra pílula de outra cartela – para isso é importante fornecer à mulher pelo menos uma cartela extra para que ela tenha pílulas em número suficiente para tomar, se vomitar. Diarreia grave ou vômitos durante mais de 24 horas, continuar, se for possível, a tomar a pílula normalmente na sequência indicada na cartela; contudo deve usar camisinha ou evitar relações sexuais até que tenha tomado uma pílula por dia, durante sete dias seguidos, depois que a diarreia e os vômitos cessarem, pois, nessa situação, existe a possibilidade de não absorção dos esteroides da pílula, com consequente perda da ação anticonceptiva.

    CAB 26

  • pq vomitos/diarréia pode eliminar o anticoncepcional mais rápido do organismo, assim reduzindo sua eficácia


ID
2175187
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O conceito de saúde sexual e reprodutiva vem sendo discutido pelos movimentos feministas e de direitos humanos há várias décadas. O conceito de direitos reprodutivos e sexuais tem sua formulação inicial nas décadas de 80 e 90, no âmbito dos movimentos gay e lésbico europeus e norte-americanos, produzindo-se, em seguida, uma sinergia com os segmentos mundiais. As alternativas abaixo discutem alguns conceitos apresentados no caderno de atenção básica: saúde sexual e reprodutiva.
I. Entende-se que a saúde reprodutiva é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, em todos os aspectos relacionados com o sistema reprodutivo e as suas funções e processos, e não de mera ausência de doença ou enfermidade.
II. Relacionamentos igualitários entre homens e mulheres não existem, sempre vão ocorrer diferenças entre os sexos que podem ser justificadas pela biologia e pela cultura.
III. Os direitos humanos das mulheres incluem seu direito a ter controle e decidir livre e responsavelmente sobre questões relacionadas à sua sexualidade, incluindo a saúde sexual e reprodutiva, livre de coação, discriminação e violência.
IV. A saúde reprodutiva implica que a pessoa possa ter uma vida sexual segura e satisfatória, tendo autonomia para se reproduzir e a liberdade de decidir sobre quando e quantas vezes deve fazê- lo.
V. Nas questões referentes às relações sexuais e à reprodução, não requerem respeito mútuo, consentimento e divisão de responsabilidades sobre o comportamento sexual e suas consequências.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
2175235
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os métodos comportamentais anticoncepcionais, também conhecidos como métodos de abstinência periódica, ou métodos naturais, se baseiam em evitar as relações sexuais vaginais no período fértil do ciclo. São exemplos de métodos comportamentais:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

    De acordo com o CAB nº 26 SAÚDE SEXUAL E SAÚDE REPRODUTIVA Ministério da Saúde.Brasília – DF.2013.

     

     

    Os métodos comportamentais, também conhecidos como métodos de abstinência periódica ou de percepção da fertilidade ou métodos naturais, são técnicas para obter ou evitar a gravidez, mediante a identificação do período fértil da mulher.

     

    Exemplos:

    Tabela ou calendário ou ritmo
    • Muco cervical
    Temperatura corporal basal
    • Sintotérmico
    • Método dos dias fixos ou método do colar

     

  • COMPORTAMENTAIS:

    Ogino-Knaus (tabelinha)

    Temperatura Basal Corporal

    Billings (muco cervical)

    Sintotérmico (tabelinha + muco cervical + Temperatura Corporal)

    Coito Interrompido

    Método COlar


ID
2175238
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a pílula do dia seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

    De acordo com o CAB nº 3 Anticoncepção de Emergência_Perguntas e respostas para profissionais de saúde.Brasília-DF.2005

     

     

    A Anticoncepção de Emergência (AE) é um método anticonceptivo que pode evitar a gravidez após a relação sexual. O método, também conhecido por “pílula do dia seguinte”, utiliza compostos hormonais concentrados e por curto período de tempo, nos dias seguintes da relação sexual. Diferente de outros métodos anticonceptivos, a AE tem indicação reservada a situações especiais ou de exceção, com o objetivo de prevenir gravidez inoportuna ou indesejada.

  • COMENTÁRIOS:


    A anticoncepção ou contracepção de emergência consiste na utilização de pílulas contendo estrogênio e progestogênio ou apenas o progestogênio após uma relação sexual desprotegida. É importante mencionar que esse método de emergência não seja utilizado de forma regular, substituindo outro método anticoncepcional. A mulher deve tomar as pílulas de anticoncepção de emergência até cinco dias (120 horas) após a relação sexual desprotegida, mas, quanto mais precocemente se administra, maior a proteção.

    Existe atualmente dois esquemas sendo utilizados, vejamos:

     Esquema Yuzpe: utiliza anticoncepcionais hormonais orais combinados (etinilestradiol 0,2 mg e levonorgestrel 1 mg) divididos em duas doses iguais, com intervalo de 12 horas;

     Pílula anticoncepcional de emergência (PAE): contém apenas levonorgetrel (estudo da OMS aponta a PAE como método mais eficaz), observe o esquema: Comprimido 1,5 mg - dose é única; comprimido de 0,75 mg- duas doses com intervalo de 12 horas.

    Em se tratando de adolescentes, a anticoncepção oral de emergência é um método muito importante por se tratar de um grupo que tem maior risco de ter relações sexuais desprotegidas. Logo, é importante que os adolescentes conheçam esse método e saibam que deve ser usado em caráter de exceção, somente em situações emergenciais, e não como método anticoncepcional regular. Outro aspecto relevante a considerarmos é que a PAE não é abortiva. Esse fato é justificado pelo fato de que quando a pílula é tomada antes da ovulação, ela inibe ou atrasa a liberação do óvulo do ovário e ainda pode interferir na migração dos espermatozoides do colo uterino às trompas. Logo, não ocorre fecundação. Se a fecundação já ocorreu a PAE não impedirá e nem atrasará seu desenvolvimento, já que o levonorgestrel (progestogênio sintético) tem efeito protetor sobre a gravidez.


    FONTE: PROFº RÔMULO PASSOS

  • YUZPE:

    proges + estrog

    diminui a eficácia dos antirretrovirais

    2 doses 12/12h

    PAE:

    Proges

    NÃO ABORTIVO

    ATUA ANTES DE FECUNDAÇÃO

    dose única 1cp 1,5 mg

    2 doses 2cp 0,75 mg 12/12


ID
2245072
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos contraceptivos disponíveis, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários

ID
2271250
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual é o nome da Rede que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis?

Alternativas
Comentários
  • Rede Cegonha é uma estratégia lançada em 2011 pelo governo federal para proporcionar às mulheres saúde, qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida.


ID
2290102
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os adolescentes e os jovens têm direito de ter acesso a informações e à educação em saúde sexual e reprodutiva, e a meios e métodos que os auxiliem a evitar uma gravidez não planejada.


1. Os anticoncepcionais hormonais combinados, compostos de estrogênio e progestogênio, podem ser usados desde a menarca.

2. O DIU pode ser usado sem restrições desde a menarca, em jovens nulíparas.

3. A anticoncepção oral de emergência é um método muito importante para os adolescentes, devido ao maior risco de manter relações sexuais desprotegidas.

4. O diafragma é um método contraindicado para adolescentes, pois nessa fase é difícil determinar o tamanho.

5. Os métodos contraceptivos comportamentais são pouco recomendados para adolescentes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa. 2 - O DIU deve ser usado com cuidado e com acompanhamento rigoroso da menarca até os 19 anos de idade, em jovens nulíparas.

    Afirmativa 4. O diafragma é um método indicado para adolescentes motivadas a usá-lo e bem orientadas.

    Então Alternativas 1,3,5 corretas


ID
2315845
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos métodos contraceptivos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A Lei do Planejamento Familiar proíbe a realização da ligadura de trompas durante o período de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade. Esses momentos não são os mais adequados para a realização dessa cirurgia.

    A pílula anticoncepcional de emergência não deve ser usada como método anticoncepcional de rotina, ou seja, substituindo um outro método anticoncepcional. Deve ser usada apenas em CASOSEMERGENCIAIS PORQUEADOSEDEHORM¹NIO£GRANDE�

    Vasectomia
    É uma cirurgia simples, segura e rápida, que se faz em homens que não desejam mais ter filhos. É um método anticoncepcional considerado permanente ou irreversível, porque, depois de feita a cirurgia, é muito difícil recuperar a capacidade de ter filhos.

    A dupla proteção é dada pelo uso combinado da camisinha masculina ou feminina com outro método anticoncepcional, com a finalidade de promover, ao mesmo tempo, a prevenção da gravidez e a prevenção da contaminação pelo HIV/AIDS e por outras doenças sexualmente transmissíveis.

    O DIU não é indicado para as adolescentes que têm mais de um parceiro sexual ou cujos parceiros têm outros parceiros/parceiras e não usam camisinha em todas as relações sexuais, pois, nessas situações, existe risco maior de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

     

    Fonte: Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais


ID
2353339
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à Política de Atenção à Saúde da Mulher, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher-PNAISM Princípios e Diretrizes.Brasília-DF.2004

     

     

     

    a) Errado.

    Objetivos Gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher

     

    Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro.

     

    Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.

     

    Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde.

     

    b) Errado.

    obs: Nesse item ele classificou um objetivo geral em específico.

     

    Objetivos Específicos e Estratégias da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher

     

    Ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV e outras DST.

    Estimular a implantação e implementação da assistência em planejamento familiar, para homens e mulheres, adultos e adolescentes, no âmbito da atenção integral à saúde.

    Promover a atenção obstétrica e neonatal, qualificada e humanizada, incluindo a assistência ao abortamento em condições inseguras, para mulheres e adolescentes.

    Promover a atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual.

    Promover, conjuntamente com o PN-DST/AIDS, a prevenção e o controle das doenças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV/aids na população feminina.

    Reduzir a morbimortalidade por câncer na população feminina.

    Implantar um modelo de atenção à saúde mental das mulheres sob o enfoque de gênero.

    Implantar e implementar a atenção à saúde da mulher no climatério.

    Promover a atenção à saúde da mulher na terceira idade.

    Promover a atenção à saúde da mulher negra.

    Promover a atenção à saúde das trabalhadoras do campo e da cidade.

    Promover a atenção à saúde da mulher indígena.

    Promover a atenção à saúde das mulheres em situação de prisão, incluindo a promoção das ações de prevenção e controle de doen- ças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV/aids nessa população.

    Fortalecer a participação e o controle social na definição e implementação das políticas de atenção integral à saúde das mulheres.

     

    c) Correto.

    Objetivos Específicos e Estratégias da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher

     

    Promover a atenção obstétrica e neonatal, qualificada e humanizada, incluindo a assistência ao abortamento em condições inseguras, para mulheres e adolescentes.

     

    d) Errado.

    Objetivos Específicos e Estratégias da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher

     

    Promover a atenção à saúde da mulher negra.

    Promover a atenção à saúde das trabalhadoras do campo e da cidade.

  • Mano concurseiro o que seria de mim sem você? Seus comentários são bem melhores do que dos professores. Parabéns!!!

ID
2369092
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a anticoncepção na adolescência, é incorreto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com os Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais.MS.2009 

     

     

    ANTICONCEPÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

     

    De maneira geral, os adolescentes podem usar a maioria dos métodos anticoncepcionais disponíveis. No entanto, alguns métodos são mais adequados que outros nessa fase da vida.

     

    A camisinha masculina ou feminina deve ser usada em todas as relações sexuais, independentemente do uso de outro método anticoncepcional, pois a camisinha é o único método que oferece dupla proteção, ou seja, protege ao mesmo tempo das doenças sexualmente transmissíveis, aids e da gravidez não desejada.

     

    Os métodos da tabela, do muco cervical e da temperatura basal são pouco recomendados, porque exigem do adolescente disciplina e planejamento e as relações sexuais nessa fase, em geral, não são planejadas.

     

    A minipílula e a injeção trimestral não devem ser usadas antes dos 16 anos.

     

    O DIU pode ser usado pelas adolescentes, entretanto as que nunca tiveram filhos correm mais risco de expulsá-lo.

     

    O DIU não é indicado para as adolescentes que têm mais de um parceiro sexual ou cujos parceiros têm outros parceiros/parceiras e não usam camisinha em todas as relações sexuais, pois, nessas situações, existe risco maior de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

     

    A ligadura das trompas e a vasectomia não são indicadas para os(as) adolescentes.

  • A minipílula e a injeção trimestral não devem ser usadas antes dos 18 anos.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a anticoncepção na adolescência.


    A questão pede a alternativa incorreta.


    A) Incorreto. Os anticoncepcionais hormonais combinados, compostos de estrogênio e progestogênio (anticoncepcionais orais combinados, injetável mensal, adesivo anticoncepcional transdérmico e anel vaginal) podem ser usados na adolescência, pois, em geral, não há restrições ao uso. Alguns deles podem até ser interessante por não ter que ficar lembrando diariamente. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria “todos os adolescentes têm direito de obter informações adequadas sobre o uso de contraceptivos e preservativos e a escolherem o método que lhes é mais adequado".

    B)
    Correto. O diafragma é um método de barreira e ótimo para adolescentes motivadas a usá-lo desde que bem orientadas.

    C)
    Correto. O DIU deve ser usado com cuidado e com acompanhamento rigoroso da menarca até 19 anos de idade, em jovens nulíparas. Há preocupações pelo risco de expulsão e de infecções em mulheres muito jovens. Não podemos esquecer de orienta-las a usar preservativos concomitante para evitar infecções.

    D)
    Correto. Os métodos comportamentais (tabela, muco cervical, temperatura basal, entre outros) são pouco recomendados para adolescentes devido ao risco de falhas devido à possibilidade de ciclos anovulatórios. Porém elas tem, o direito de escolher essa possibilidade, sendo sempre orientadas da dupla proteção.

    E)
    Correto. Deve ser estimulado o uso da camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais, por ser o único método que protege contra as DST/HIV/Aids e demais infecções sexualmente transmissiveis.

    Resposta do Professor: A.

    Referencia: Sociedade Brasileira de Pediatria. Anticoncepção na Adolescência. Guia Prático de Atualização, 2018.  


  • letra A, os adolescentes podem sim utilizar os metodos de anticoncepção descritos na letra a .


ID
2460730
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos registros em saúde, é útil ter conhecimentos básicos de terminologias médicas, de modo a se evitar equívocos nas informações. O prefixo “A” usualmente significa “ausência” ou “perda”. Nesse sentido, o registro sobre uma situação de “amenorreia” significa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

    ALOPECIA= perda de cabelos.

     

    AFASIA= perda da palavra escrita, falada ou mímica, por lesão dos centros cerebrais.

     

    AMENORREIA = ausência de menstruação.

     

  • amenorreia = ausência de mesntruação

  • Para não assinantes resposta correta letra C


ID
2641534
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Rede Cegonha, instituída em 2011, visa constituir uma rede de cuidados que assegure à mulher “o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, e à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis” (BRASIL, 2011). Essa rede propõe a organização da atenção à saúde materna e infantil a partir de quatro componentes: pré-natal; parto e nascimento; puerpério e atenção integral à saúde da criança e

Alternativas
Comentários
  • Art. 6° A Rede Cegonha organiza-se a partir de quatro (4) Componentes, quais sejam:
    I - Pré-Natal
    II - Parto e Nascimento
    III - Puerpério e Atenção Integral à Saúde da Criança
    IV - Sistema Logístico: Transporte Sanitário e Regulação

  • Para que possam entender melhor cada componente, escolhi as principais características de cada um.

     

     

    I- Pré-natal:

     

    O primeiro componente inclui: a realização de pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) com captação precoce da gestante (o ideal era que a mulher fosse captada antes da gravidez, quando há o desejo de tentar engravidar, mas na maioria das vezes a captação só ocorre depois da descoberta da gravidez);

    Garante o acesso ao pré-natal de alto de risco quando necessário;

    Inclui a realização dos exames de pré-natal de risco habitual (gravidez normal) e de alto risco e o acesso aos resultados dos exames;

    Inclui: vinculação da gestante desde o pré-natal ao local em que será realizado o parto (para que ela conheça o ambiente e o processo que será feito no dia do parto, esse momento é muito importante para a gestante), também oferece às gestantes nos deslocamentos para as consultas de pré-natal e para o local em que será realizado o parto; e

    Abrange a implementação de estratégias de comunicação social e de programas educativos relacionados à saúde sexual e à saúde reprodutiva;

     

     

    II – Parto e Nascimento: 

     

    O segundo componente procura garantir a suficiência de leitos obstétricos e neonatais (UTI, UCI e Canguru) de acordo com as necessidades de cada região;

    Inclui práticas de atenção à saúde baseada em evidências científicas e a realização de acolhimento com classificação de risco nos serviços de atenção obstétrica e neonatal;e

    Garante o acompanhante durante o acolhimento e o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato (nem todas as grávidas tem conhecimento desse direito);

     

     

    III – Puerpério e atenção integral à saúde da criança: 

     

    O terceiro componente abrange a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável;

    O acompanhamento da puérpera e da criança na atenção básica com visita domiciliar na primeira semana após a realização do parto e nascimento (é um momento muito importante, algumas mulheres podem ter dificuldade na hora da amamentação, ou na hora de dar banho, por exemplo);

    Inclui a  busca ativa de crianças vulneráveis e a prevenção e tratamento das DST/HIV/Aids e Hepatites; e

    Promove a orientação e oferta de métodos contraceptivos.

     

     

    IV – Sistema Logístico- transporte e regulação:

     

    O quarto e último componente promove, nas situações de urgência, o acesso ao transporte seguro para as gestantes, as puérperas e os recém nascidos de alto risco, por meio do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Cegonha (as ambulâncias devem estar devidamente equipadas com incubadoras e ventiladores neonatais); e

    Inclui a implantação do modelo “Vaga Sempre”, com a elaboração e a implementação do plano de vinculação da gestante ao local de ocorrência do parto, a regulação de leitos obstétricos e neonatais, regulação de urgências e a regulação ambulatorial (consultas e exames)

  • essa professora deveria deixar de brincar com esse aplicativo, pois desvia a atencao do aluno toda hora ,

  • Segundo a Portaria 1459/11 a Rede Cegonha organiza-se a partir de quatro componentes:

    - Pré-Natal

    - Parto e Nascimento

    - Puerpério e Atenção Integral à Saúde da Criança

    - Sistema Logístico: Transporte Sanitário e Regulação

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1459_24_06_2011.html


  • sistema logístico, que diz respeito ao transporte sanitário e à regulação


ID
2641612
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entende-se por avaliação pré-concepcional a consulta que o casal faz antes de uma gravidez, objetivando identificar fatores de risco ou doenças que possam alterar a evolução normal de uma futura gestação. Essa consulta constitui-se como um instrumento importante na melhoria dos índices de morbidade e mortalidade materna e infantil porque, nela,

Alternativas
Comentários
  • 2º). A atenção em planejamento familiar contribui para a redução da morbimortalidade
    materna e infantil, pois:


    • Diminui o número de gestações não desejadas e de abortamentos provocados;


    • Diminui o número de cesáreas realizadas para fazer a ligadura tubária;


    • Diminui o número de ligaduras tubárias por falta de opção e de acesso a
    outros métodos anticoncepcionais;


    • Aumenta o intervalo entre as gestações, contribuindo para diminuir
    a freqüência de bebês de baixo peso e para que os bebês sejam
    adequadamente amamentados;


    • Possibilita a prevenção e/ou postergação de gravidez em mulheres
    adolescentes ou com patologias crônicas, tais como diabetes, cardiopatias,
    hipertensão, portadoras do HIV, entre outras.
    É importante, também, a avaliação pré-concepcional do parceiro, incluindo a
    testagem para sífilis e HIV/Aids.


    A avaliação pré-concepcional tem-se mostrado altamente eficaz quando existem
    doenças crônicas, tais como:


    • Diabetes mellitus: o controle estrito da glicemia prévio à gestação e
    durante esta, tanto no diabetes pré-gravídico como no gestacional, bem
    como a substituição do hipoglicemiante oral por insulina, associado ao
    acompanhamento nutricional e dietético, têm reduzido significativamente
    o risco de macrossomia e malformação fetal, de abortamentos e mortes
    perinatais. Um controle mais adequado do diabetes durante a gestação,
    comprovadamente, leva a melhores resultados maternos e perinatais;


    • Hipertensão arterial crônica: a adequação de drogas, o acompanhamento
    nutricional e dietético e a avaliação do comprometimento cardíaco e renal são
    medidas importantes para se estabelecer prognóstico em gestação futura;


    • Epilepsia: a orientação, conjunta com neurologista, para o uso de
    monoterapia e de droga com menor potencial teratogênico, por exemplo, a
    carbamazepina, tem mostrado melhores resultados perinatais. A orientação
    para o uso de ácido fólico prévio à concepção também tem-se correlacionado
    à redução no risco de malformação fetal, porque, nesse grupo de mulheres,
    a terapia medicamentosa aumenta o consumo de folato;


    • Infecções pelo HIV: o controle pré-concepcional no casal portador do HIV
    pressupõe a recuperação dos níveis de linfócitos T-CD4+ (parâmetro de
    avaliação de imunidade) e a redução da carga viral de HIV circulante para
    níveis indetectáveis. Esses cuidados, acrescidos das técnicas de assistência
    preconizadas para a concepção em casais HIV+ (soroconcordantes ou
    sorodiscordantes) e das ações para a prevenção vertical durante toda a
    gravidez, no parto e no pós-parto, incluindo o uso de anti-retrovirais na
    gestação, uso de AZT no parto e para o recém-nascido exposto e a inibição
    da lactação, permitem circunstâncias de risco reduzido para a mulher e
    para a criança;


    • Além de outras situações, como anemias, carcinomas de colo uterino e
    de mama.

     

    http://enfermeiropsf.blogspot.com.br/2009/09/avaliacao-pre-concepcional.html

  • Administração preventiva de ácido fólico no período pré-gestacional, para a prevenção de defeitos congênitos do tubo neural, especialmente nas mulheres com antecedentes desse tipo de malformações (5mg, VO/dia, durante 60 a 90 dias antes da concepção);

  • incentiva-se a prevenção da gravidez indesejada ou de risco, do HIV, da sífilis e das demais infecções sexualmente transmissíveis no planejamento familiar.

  • Entende-se por avaliação pré-concepcional a consulta que o casal faz antes de uma gravidez, objetivando identificar fatores de risco ou doenças que possam alterar a evolução normal de uma futura gestação.

    A atenção em planejamento familiar contribui para a redução da morbimortalidade materna e infantil na medida em que:

    - diminui o número de gestações não desejadas e de abortamentos provocados; o diminui o número de cesáreas realizadas para fazer a ligadura tubária;

    - diminui o número de ligaduras tubárias por falta de opção e de acesso a outros métodos anticoncepcionais;

    - aumenta o intervalo entre as gestações, contribuindo para diminuir a frequência de bebês de baixo peso e para que eles sejam adequadamente amamentados;

    - possibilita planejar a gravidez em mulheres adolescentes ou com patologias crônicas descompensadas, tais como: diabetes, cardiopatias, hipertensão, portadoras do HIV, entre outras.

    Gabarito do Professor: Letra A

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.


  • Entende-se por avaliação pré-concepcional a consulta que o casal faz antes de uma gravidez, objetivando identificar fatores de risco ou doenças que possam alterar a evolução normal de uma futura gestação.

    A atenção em planejamento familiar contribui para a redução da morbimortalidade materna e infantil na medida em que: 

    - diminui o número de gestações não desejadas e de abortamentos provocados; o diminui o número de cesáreas realizadas para fazer a ligadura tubária; 

    - diminui o número de ligaduras tubárias por falta de opção e de acesso a outros métodos anticoncepcionais; 

    - aumenta o intervalo entre as gestações, contribuindo para diminuir a frequência de bebês de baixo peso e para que eles sejam adequadamente amamentados; 

    - possibilita planejar a gravidez em mulheres adolescentes ou com patologias crônicas descompensadas, tais como: diabetes, cardiopatias, hipertensão, portadoras do HIV, entre outras.

    Gabarito do Professor: Letra A

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.

     

  • Administração preventiva de ácido fólico no período pré-gestacional, para a prevenção de defeitos congênitos do tubo neuralespecialmente nas mulheres com antecedentes desse tipo de malformações (5mg, VO/dia, durante 60 a 90 dias antes da concepção);


ID
2709850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de recomendações de acolhimento em ginecologia e obstetrícia no âmbito do SUS, julgue o item a seguir.


Inclui-se na estratégia Rede Cegonha do SUS a atenção a crianças de até vinte e quatro meses de idade.

Alternativas
Comentários
  • 1.4. Garantia da atenção à saúde das CRIANÇAS de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade...
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre acolhimento em ginecologia e obstetrícia no âmbito do SUS.

    A Rede Cegonha instituída pela PORTARIA Nº 1.459, DE 24 DE JUNHO DE 2011, consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis. É objetivo da Rede Cegonha fomentar a implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses;


    Resposta do Professor: Certo.


ID
2709856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de recomendações de acolhimento em ginecologia e obstetrícia no âmbito do SUS, julgue o item a seguir.


Uma recomendação para o acolhimento da usuária e de seus familiares na porta de entrada de um hospital geral dotado de maternidade é que se construa um fluxo de entrada dirigido especificamente para a maternidade.

Alternativas
Comentários
  • Em obstetrícia, o acolhimento na porta de entrada dos hospitais e das maternidades assume peculiaridades próprias às necessidades e demandas relacionadas ao processo gravídico. O processo de Acolhimento e Classificação de Risco é uma ação de caráter interdisciplinar e envolve diferentes profissionais. Nas maternidades inseridas em hospitais gerais, recomenda-se a construção de um fluxo de entrada específico para a maternidade. 

     

    Gabarito do Professor: CERTO 

     

    Bibliografia 
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Manual de acolhimento e classificação de risco em obstetrícia / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017. 


ID
2709940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A atenção em saúde reprodutiva é uma ação básica de saúde e deve levar em consideração o contexto de vida de cada pessoa, e o direito de todos poderem tomar decisões sobre a reprodução sem discriminação, coerção ou violência. Considerando esse assunto, julgue o próximo item, relativo ao planejamento reprodutivo.


O termo planejamento reprodutivo pode ser substituído pela expressão controle de natalidade, uma vez que ambos preveem o respeito e a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

Alternativas
Comentários
  • COMPLEMENTO.

    PLANEJAMENTO FAMILIAR Segundo a Lei do Planejamento Familiar (Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996), pessoas com mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos, ou naqueles casos em que há risco de vida para a mulher ou para o futuro bebê, podem usar os métodos contraceptivos definitivos, como a ligadura das trompas de falópio para as mulheres, ou a vasectomia nos homens. Os dois procedimentos impedem que os espermatozóides atinjam o óvulo. É necessário aguardar 60 dias entre a manifestação da vontade de fazer a cirurgia e sua execução. Por serem métodos de difícil reversão são chamados de definitivos. Em resumo, quem pode usar os métodos contraceptivos definitivos, como a ligadura das trompas de falópio para as mulheres, ou a vasectomia nos homens?


    pessoas com mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos; naqueles casos em que há risco de vida para a mulher ou para o futuro bebê;


    FONTE: PROFº RÔMULO PASSOS

  • Controle de natalidade é proibido no Brasil pois fere os princípios constitucionais. As pessoas podem ter quantos filhos desejarem, mas é dever do estado prover meios de prevenção, caso a pessoa queira.

  • PLANEJAMENTO REPRODUTIVO = PLANEJAMENTO FAMILIAR

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre planejamento reprodutivo.

    O termo planejamento reprodutivo está relacionado à possibilidade de decidir quando e como ter filhos, no momento em que o casal entender como oportuno, de forma a proporcionar respeito às necessidades individuais, oferecendo inclusive, oportunidades seguras de prevenção.

    Não pode ser substituído pela expressão controle de natalidade, pois essa não prevê o respeito e a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, pois é a oferta do estado a obrigação em número máximo e mínimo de filhos, assim como a impossibilidade de decidir o momento oportuno.

    Resposta do Professor: Errado.



ID
2709943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A atenção em saúde reprodutiva é uma ação básica de saúde e deve levar em consideração o contexto de vida de cada pessoa, e o direito de todos poderem tomar decisões sobre a reprodução sem discriminação, coerção ou violência. Considerando esse assunto, julgue o próximo item, relativo ao planejamento reprodutivo.


O DIU de cobre pode ser inserido até 48 h após o parto ou após a quarta semana pós-parto. Segundo o disposto nas resoluções do Conselho Federal de Enfermagem, o enfermeiro, após treinamento específico, estará apto a realizar a consulta clínica, prescrever e inserir o DIU.

Alternativas
Comentários
  • PARECER Nº 17/2010/ COFEN/ CTLN

    III – CONCLUSÃO

    18. Diante do exposto, conclui-se que inexiste impedimento legal para que o Enfermeiro realize consulta clínica, prescrição de medicamentos e solicitação de exames complementares e de rotina para atender à ampliação da oferta do DIU às usuárias do Sistema Único de Saúde, objetivo proposto pela Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, Dra. Thereza de Lamare Franco Netto.

    19. Ressalte-se, no entanto, que devem ser acatadas as sugestões deste opinativo no sentido de que os Enfermeiros somente assumam tais responsabilidades após treinamento, e cumprindo o disposto na Resolução Cofen nº 358/2009.

    É o Parecer, salvo melhor juízo.

    Brasília, 11 de novembro de 2010

     

    http://www.cofen.gov.br/parecer-n-172010-cofen-ctln_6148.html

  • Essa questão ficou c/ o gabarito errado, pois a Enfermeira(o) como já respondido pelo post anterior dos colegas pode sim solicitar exames;prescrição;complementos de exames de rotina...mais daí a fazer a inserção do DIU ainda é procedimento médico.

  • A inserção do DIU com cobre no pós-parto pode ser a qualquer momento até completar 48 horas, mas, de forma prioritária, a inserção deve ser imediata (até 10 minutos pós-dequitação), pois a taxa de expulsão é menor. Após o período de 48 horas, deve-se esperar de quatro a seis semanas para realizar a inserção. 

    Segundo o parecer Cofen 17/2010 a inserção do DIU é procedimento invasivo e complexo, realizado no âmbito da consulta clínica, da qual podem decorrer solicitação de exames complementares e prescrição medicamentosa. O Enfermeiro está apto a realizar consulta clínica, e a prescrever e inserir o DIU, como ações intra consulta.  

    Gabarito do Professor: CERTO 

    Bibliografia 

     
    http://www.cofen.gov.br/parecer-n-172010-cofen-ctln_6148.html 

     
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual Técnico para Profissionais de Saúde : DIU com Cobre TCu 380A / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. 


  • Questão deveria ser anulada, visto que a inserção do DIU é um procedimento médico, não do enfermeiro.

  • Questão desatualizada.

  • Veto à inserção do DIU por enfermeiros afeta planejamento familiar no Brasil

    05/02/2020

    O  se manifestaram contra a portaria do Ministério da Saúde, que veta aos enfermeiros o direito de inserir o DIU. A suspensão não encontra amparo em diretrizes técnicas e impõe uma restrição aos direitos reprodutivos das mulheres brasileiras, especialmente da população que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).

    A , no dia 22 de janeiro, que reverta a revogação da nota técnica que concede aos enfermeiros realizarem o procedimento de inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU), no prazo de 15 dias.

    O , professor titular de ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, afirmou em artigo na Folha de S. Paulo, que o veto à inserção do DIU por enfermeiros é ato elitista. Para ele, o profissional de Enfermagem pode e deve cumprir um papel importante no acesso ao planejamento familiar, uma prioridade no Brasil.

    fonte:http://www.cofen.gov.br/veto-a-insercao-do-diu-por-enfermeiros-e-destaque-de-boletim_76983.html

  • Enfermeiros podem sim inserir e retirar DIU desde que sejam capacitados e que tenha um protocolo institucional que os respaldem.

    Confira na matéria do COREN DF, atualizada.

    link: https://www.coren-df.gov.br/site/ enfermeiros-capacitados-podem-inserir-o-diu/

  • 526/2020 Portaria de procedimentos do SUS

    procedimento número: 03.01.04.014/~1

    fala da inserção do DIO

    trazendo os enfermeiros e médicos aptos para realizar esse procedimento na rede do SUS

    Indicar, Inserir e Retirar o DIO

    Capacitados


ID
2709946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A atenção em saúde reprodutiva é uma ação básica de saúde e deve levar em consideração o contexto de vida de cada pessoa, e o direito de todos poderem tomar decisões sobre a reprodução sem discriminação, coerção ou violência. Considerando esse assunto, julgue o próximo item, relativo ao planejamento reprodutivo.


O uso de anticoncepcional injetável trimestral pode ser iniciado a qualquer momento no pós-parto, desde que a mulher não esteja grávida e esteja amamentando de forma exclusiva ou parcialmente e que a menstruação não tenha retornado. No caso da opção por essa forma de contracepção, é recomendado o uso de algum método contraceptivo de apoio por sete dias.

Alternativas
Comentários
  • Não seria 6 semanas após o parto amamentando ou não?

  • Após 6 semanas do parto.

  • A usuária pode iniciar o anticoncepcional injetável (AI) trimestral a qualquer momento se houver certeza razoável de que não está grávida.

    O pós parto

    - Amamentando de forma exclusiva ou quase ou parcialmente para AI trimestral: se não houve retorno da menstruação, iniciar a qualquer momento se há certeza razoável de que não está grávida. Método de apoio por 7 dias.

    - Após aborto (espontâneo ou não): imediatamente. Se mais que sete dias, iniciar desde que haja certeza razoável de que não está grávida (método de apoio por sete dias)

    - Não amamentando: se menos de quatro semanas, iniciar a qualquer momento (sem necessidade de método de apoio); se mais que quatro semanas do parto, iniciar a qualquer momento desde que com certeza razoável de que não está grávida. Se a menstruação tiver retornado, começar tal como mulheres que apresentam ciclos menstruais.

    Gabarito do Professor: CERTO


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica : Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.


  • COMPLEMENTO.



    Nesse sentido, para mulheres em amamentação , o Ministério da Saúde oferece dois métodos contraceptivos, que podem ser introduzidos seis semanas após o parto: a minipílula (constituída por progestogênio isolado), administrada via oral; e a injeção trimestral. Ademais, a combinação entre a prolactina (hormônio que estimula a produção do leite materno), com a progesterona (hormônio que prepara organismo para a fecundação) cria a barreira que impede uma nova gravidez durante a amamentação. Para as mulheres que tiveram filhos, mas que por algum motivo não podem amamentar, a recomendação é que cerca de 40 dias após o parto seja introduzida a pílula anticoncepcional comum.



    FONTE: PROFº RÔMULO PASSOS

  • NÃO ENTENDI :(

  • Coloquei errada devido a questao em falar que pode ser iniciada a qualquer momento e no manuais falam para iniciar 6 semanas apos

  • Também coloquei errado, pq deveria ter após 6 semanas após o parto

  • O anticoncepcional hormonal oral só de progesterona (minipílula) pode ser utilizado pela mulher que está amamentando. O seu uso deve ser iniciado após 6 semanas do parto.

    O anticoncepcional injetável trimestral – acetato de medroxiprogesterona, 150mg/ml – pode ser utilizado pela mulher que está amamentando. O seu uso deve ser iniciado após 6 semanas do parto.

    O anticoncepcional hormonal oral combinado e o injetável mensal não devem ser utilizados em lactantes, pois interferem na qualidade e na quantidade do leite materno e podem afetar adversamente a saúde do bebê.

    Os métodos comportamentais – tabelinha, muco cervical, entre outros – só poderão ser usados após a regularização do ciclo menstrual.

    FONTE:CAB 32 - http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pd

  • A usuária pode iniciar o anticoncepcional injetável (AI) trimestral a qualquer momento se houver certeza razoável de que não está grávida.

    O pós parto

    - Amamentando de forma exclusiva ou quase ou parcialmente para AI trimestral: se não houve retorno da menstruação, iniciar a qualquer momento se há certeza razoável de que não está grávida. Método de apoio por 7 dias.

    - Após aborto (espontâneo ou não): imediatamente. Se mais que sete dias, iniciar desde que haja certeza razoável de que não está grávida (método de apoio por sete dias)

    - Não amamentando: se menos de quatro semanas, iniciar a qualquer momento (sem necessidade de método de apoio); se mais que quatro semanas do parto, iniciar a qualquer momento desde que com certeza razoável de que não está grávida. Se a menstruação tiver retornado, começar tal como mulheres que apresentam ciclos menstruais.

    Gabarito do Professor: CERTO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica : Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.

  • A importância de se atentar às literaturas. Também errei a questão por não conhecer esse outro protocolo.

  • Deve-se iniciar após 6 semanas do parto. Há preocupações teórica sobre a exposição do.neonato a hormônio esteróidais nas premeiras 6 semanas de vida.

    Cad. 26

    Obs. Se ñ for.para confiar nas orientações do MS, fica complicado!

    Gabarito: errado

  • Caderno 32, 2012 - Atenção ao pré - natal de baixo risco recomenda 6 semanas pós parto.

    Caberia aí ver o edital do concurso e então recorrer, mas é fod* você não saber qual orientação seguir.

  • O Uso do do anticoncepcional trimestral só é indicado após 6 semanas após o parto.

  • questão mal formulada. apos parto o diu pode ser colodao até 48h ou após 4 semanas!!!!


ID
2709949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A atenção em saúde reprodutiva é uma ação básica de saúde e deve levar em consideração o contexto de vida de cada pessoa, e o direito de todos poderem tomar decisões sobre a reprodução sem discriminação, coerção ou violência. Considerando esse assunto, julgue o próximo item, relativo ao planejamento reprodutivo.


O anticoncepcional oral combinado não deve ser indicado para mulheres infectadas com o HIV que tenham AIDS ou estejam em terapia antirretroviral.

Alternativas
Comentários
  • "Os anticoncepcionais hormonais estão entre os contraceptivos mais eficazes e não interferem na resposta imunológica (avaliada pela contagem de células CD4+) e virológica (avaliada pela carga viral) à TARV (terapias anti-retrovirais), mas, por compartilhar vias metabólicas com os ARVs, há dúvidas quanto à possível interação medicamentosa."

    "Não é possível, baseando-se em evidências, elaborar recomendações para contracepção hormonal de mulheres portadoras do HIV sob TARV. Os infectologistas e os ginecologistas que dão assistência a essas mulheres devem estar atentos às interações potenciais que possam representar aumento de efeitos adversos, individualizando a orientação sobre os esteróides contraceptivos, suas doses e vias de administração, de acordo com a TARV em uso."

     

    http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v28n11/a08v2811.pdf

     

    Pode, mas depende!? kkkk

  • ERRADO

    Com relação aos anticoncepcionais hormonais, as mulheres com HIV, com Aids, em uso ou não de terapia antirretroviral (ARV), podem usar os anticoncepcionais hormonais.

    É importante observar que os medicamentos antirretrovirais (ARV) tanto podem diminuir quanto aumentar a biodisponibilidade dos hormônios esteroides dos anticoncepcionais hormonais.

    Os dados disponíveis são limitados e algumas informações sugerem que as potenciais interações medicamentosas entre muitos ARV, particularmente alguns inibidores de transcriptase reversa não nucleosídio (ITRNN) e inibidores de protease (IP) e os anticoncepcionais hormonais, podem alterar a segurança e eficácia tanto dos anticoncepcionais hormonais quanto dos ARV.

    Caso uma mulher esteja tomando terapia antirretroviral, a condição de Aids com terapia ARV está classificada na Categoria 2 dos critérios médicos de elegibilidade para métodos anticoncepcionais da OMS (na Categoria 2, estão enquadradas situações nas quais as vantagens de usar o método geralmente superam os riscos comprovados ou teóricos que seu uso poderia acarretar). Sugere-se ainda que, em caso de opção por um anticoncepcional oral combinado, deve-se usar formulação que contenha um mínimo de 0,03 mg de etinilestradiol (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, 2004, 2008; AMARAL; VISCOLA; BAHAMONDES, 2006)

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf - PÁGINA 129

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre atenção em saúde reprodutiva e o planejamento.

    Não há nenhuma contra indicação ao uso de anticoncepcional oral combinado ou outros anticoncepcionais para mulheres infectadas com o HIV que tenham AIDS ou estejam em terapia antirretroviral.

    Resposta do Professor: Errado.


ID
2770384
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A orientação para uso de métodos anticoncepcionais no pós-parto deve considerar se vai ser ou não estabelecida a amamentação exclusiva com leite materno, pois alguns métodos anticoncepcionais interferem na amamentação (BRASIL, 2013). Para colocar em prática o método da lactação e amenorreia (LAM), o Ministério da Saúde (2013) impõe três condições relativas à segurança para o uso desse método. Entre essas condições, o Ministério da Saúde orienta que

Alternativas
Comentários
  • o Anticoncepcional hormonal oral combinado e o injetável mensal não devem ser utilizados em lactentes, pois interferem na qualidade e quantidade do leite materno e podem afetar adversamente a saúde do bebê.


    A puérpera precisa utilizar os métodos comportamentais após o estabelecimento dos ciclos menstruais regulares.

  •  Combinado - Os anticoncepcionais injetáveis combinados contêm uma associação de estrogênio e progestogênio, para uso parenteral (I.M), mensal.

    Nesse sentido, para mulheres em amamentação , o Ministério da Saúde oferece dois métodos contraceptivos, que podem ser introduzidos seis semanas após o parto: a minipílula (constituída por progestogênio isolado), administrada via oral; e a injeção trimestral.

    Ademais, a combinação entre a prolactina (hormônio que estimula a produção do leite materno), com a progesterona (hormônio que prepara organismo para a fecundação) cria a barreira que impede uma nova gravidez durante a amamentação. Para as mulheres que tiveram filhos, mas que por algum motivo não podem amamentar, a recomendação é que cerca de 40 dias após o parto seja introduzida a pílula anticoncepcional comum. 



    FONTE: PROFº RÔMULO PASSOS

  • Gabarito C


    http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v4n2/21002.pdf

  • Gabarito C


    http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v4n2/21002.pdf

  • A mulher disposta a realizar amamentação exclusiva pode optar pelo LAM isoladamente como método anticoncepcional, ou pela associação do LAM com algum outro método anticoncepcional que não interfira na amamentação.

    O método da lactação e amenorreia (LAM) impõe três condições. Todas as três devem ser cumpridas (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE; JOHNS HOPKINS; AGÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL DOS ESTADOS UNIDOS, 2007):

    • Que a menstruação da mãe não tenha retornado.

    • Que o bebê esteja sendo alimentado no peito de forma integral e que seja amamentado com frequência, dia e noite.

    • Que o bebê tenha menos de seis meses de idade.

    Quando o efeito inibidor da fertilidade produzido pelo LAM deixa de ser eficiente (quando a mulher volta a menstruar, quando o bebê começa a receber outros alimentos, além do leite materno, e também quando completar seis meses) ou quando a mulher deseja utilizar outro método anticoncepcional associado ao LAM, é preciso escolher um método anticoncepcional que não interfira na amamentação. Nesses casos, deve-se primeiro considerar os métodos não hormonais, como o DIU e os métodos de barreira.

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf - PÁGINA 123

  • A mulher disposta a realizar amamentação exclusiva pode optar pelo LAM isoladamente como método anticoncepcional, ou pela associação do LAM com algum outro método anticoncepcional que não interfira na amamentação.

    O método da lactação e amenorreia (LAM) impõe três condições. Todas as três devem ser cumpridas (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE; JOHNS HOPKINS; AGÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL DOS ESTADOS UNIDOS, 2007):

    • Que a menstruação da mãe não tenha retornado.

    • Que o bebê esteja sendo alimentado no peito de forma integral e que seja amamentado com frequência, dia e noite.

    • Que o bebê tenha menos de seis meses de idade.

    Quando o efeito inibidor da fertilidade produzido pelo LAM deixa de ser eficiente (quando a mulher volta a menstruar, quando o bebê começa a receber outros alimentos, além do leite materno, e também quando completar seis meses) ou quando a mulher deseja utilizar outro método anticoncepcional associado ao LAM, é preciso escolher um método anticoncepcional que não interfira na amamentação. Nesses casos, deve-se primeiro considerar os métodos não hormonais, como o DIU e os métodos de barreira.

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf - PÁGINA 123


ID
2774899
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Anticoncepção de Emergência (AE) pode ajudar a prevenir os abortos provocados, na medida em que previne gestações indesejadas, que decorram de relações sexuais sem proteção anticoncepcional. Sobre a utilização desses hormônios, analise as afirmativas abaixo:

I. A AE produz efeitos sobre o endométrio, modificando sua receptividade, alterando as condições para a implantação do blastocisto.
II. Mulheres e adolescentes podem usar a AE com segurança, mesmo aquelas com contraindicação aos anticoncepcionais hormonais orais.
III. Se a mulher que utilizou o AE apresentar vômitos, e esses ocorrerem nas primeiras uma a duas horas após a administração do hormônio, recomenda-se que a dose seja repetida. Caso o vômito ocorra novamente, dentro do mesmo prazo, recomenda-se a administração da AE por via vaginal.
IV. O estado atual dos conhecimentos sobre a AE não permite determinar que o uso repetitivo de levonorgestrel na contracepção de emergência diminua a sua eficácia.

Estão CORRETAS apenas

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIOS:

    A anticoncepção ou contracepção de emergência consiste na utilização de pílulas contendo estrogênio e progestogênio ou apenas o progestogênio após uma relação sexual desprotegida. É importante mencionar que esse método de emergência não seja utilizado de forma regular, substituindo outro método anticoncepcional. A mulher deve tomar as pílulas de anticoncepção de emergência até cinco dias (120 horas) após a relação sexual desprotegida, mas, quanto mais precocemente se administra, maior a proteção. Existe atualmente dois esquemas sendo utilizados, vejamos:

     Esquema Yuzpe: utiliza anticoncepcionais hormonais orais combinados (etinilestradiol 0,2 mg e levonorgestrel 1 mg) divididos em duas doses iguais, com intervalo de 12 horas;

     Pílula anticoncepcional de emergência (PAE): contém apenas levonorgetrel (estudo da OMS aponta a PAE como método mais eficaz), observe o esquema: Comprimido 1,5 mg - dose é única; comprimido de 0,75 mg- duas doses com intervalo de 12 horas. Em se tratando de adolescentes, a anticoncepção oral de emergência é um método muito importante por se tratar de um grupo que tem maior risco de ter relações sexuais desprotegidas. Logo, é importante que os adolescentes conheçam esse método e saibam que deve ser usado em caráter de exceção, somente em situações emergenciais, e não como método anticoncepcional regular. Outro aspecto relevante a considerarmos é que a PAE não é abortiva. Esse fato é justificado pelo fato de que quando a pílula é tomada antes da ovulação, ela inibe ou atrasa a liberação do óvulo do ovário e ainda pode interferir na migração dos espermatozoides do colo uterino às trompas. Logo, não ocorre fecundação. Se a fecundação já ocorreu a PAE não impedirá e nem atrasará seu desenvolvimento, já que o levonorgestrel (progestogênio sintético) tem efeito protetor sobre a gravidez.


    FONTE: PROFº RÔMULO PASSOS

  • III. Se a mulher que utilizou o AE apresentar vômitos, e esses ocorrerem nas primeiras uma a duas horas após a administração do hormônio, recomenda-se que a dose seja repetida. Caso o vômito ocorra novamente, dentro do mesmo prazo, recomenda-se a administração da AE por via vaginal...alguém explica isso ???


ID
2774935
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde para qualificar a atenção às mulheres adultas, jovens e adolescentes, bem como às crianças, ampliando o acesso, fortalecendo o trabalho em rede e mudando as práticas de cuidado. Essa estratégia tem como diretrizes

Alternativas
Comentários
  • Art. 4° A Rede Cegonha deve ser organizada de maneira a possibilitar o provimento contínuo de ações de atenção à saúde materna e infantil para a população de determinado território, mediante a articulação dos distintos pontos de atenção à saúde, do sistema de apoio, do sistema logístico e da governança da rede de atenção à saúde em consonância com a Portaria nº 4.279/GM/MS, de 2010, a partir das seguintes diretrizes:


    I - garantia do acolhimento com avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade, ampliação do acesso e melhoria da qualidade do pré-natal;


    II - garantia de vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro; (ALTERNATIVA B)


    III -garantia das boas práticas e segurança na atenção ao parto e nascimento;


    IV - garantia da atenção à saúde das crianças de zero a vinte e quatro meses com qualidade e resolutividade; (ALTERNATIVA D)


    V -garantia de acesso às ações do planejamento reprodutivo. (ALTERNATIVA E)



    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1459_24_06_2011_comp.html



  • Tem duas respostas corretas


ID
2819584
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto ao planejamento familiar, a Lei no 9.263/1996 diz que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. Corrigindo as demais:


    a) §4º A esterilização cirúrgica como método contraceptivo somente será executada através da laqueadura tubária, vasectomia ou de outro método aceito, sendo VEDADO histerectomia e ooforectomia.


    b) Art.11.Toda esterilização cirúrgica será objeto de notificação compulsória à direção do SUS. Art.16.Se o médico deixar de notificar à autoridade sanitária as esterilizações cirúrgicas que realizar: detenção de 6 meses a 2 anos, e multa.


    d) Art.6oAs ações de PF serão exercidas por instituições públicas e privadas, filantrópicas ou não através dos mecanismos de fiscalização estabelecidos pela lei e pelas instâncias gestoras do SUS. 

    PU.Compete à direção nacionaldo SUS definir as regras geraisde planejamento familiar.


    e) Art.7o.É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros nas ações e pesquisas de planejamento familiar, desde que autorizada, fiscalizada e controlada por órgão do SUS.





    FONTE: LEI 9.263/1996 PLANEJAMENTO FAMILIAR.


  • Gabarito: letra c

    Complementando...

    LEI Nº 9.263, DE 12 DE JANEIRO DE 1996

    Regula o § 7º do art. 226 da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providências.

    Art. 3º O planejamento familiar é parte integrante do conjunto de ações de atenção à mulher, ao homem ou ao casal, dentro de uma visão de atendimento global e integral à saúde.       

    Parágrafo único - As instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde, em todos os seus níveis, na prestação das ações previstas no caput, obrigam-se a garantir, em toda a sua rede de serviços, no que respeita a atenção à mulher, ao homem ou ao casal, programa de atenção integral à saúde, em todos os seus ciclos vitais, que inclua, como atividades básicas, entre outras:

    I - a assistência à concepção e contracepção;

    II - o atendimento pré-natal;

    III - a assistência ao parto, ao puerpério e ao neonato;

    IV - o controle das doenças sexualmente transmissíveis;

    V - o controle e a prevenção dos cânceres cérvico-uterino, de mama, de próstata e de pênis.  (Redação dada pela Lei nº 13.045, de 2014)


ID
2819596
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Rede de cuidados que visa a assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.
A definição apresentada refere-se à Rede

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

    O que é a Rede Cegonha?

    É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. 

    Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional. 

    Quais são os componentes da Rede Cegonha?

    São quatro os componentes da Rede Cegonha: 

    I - Pré-natal; 

    II - Parto e nascimento; 

    III - Puerpério e atenção integral à saúde da criança; e 

    IV - Sistema logístico (transporte sanitário e regulação). 


    Referência:

    http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_redecegonha.php


ID
2819722
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diafragma é um método anticoncepcional de barreira formado por uma capa flexível de borracha ou de silicone, com uma borda em forma de anel, que é colocada na vagina para cobrir o colo do útero e impedir a entrada dos espermatozóides para dentro do úter o. Em relação ao diafragma, analise as afirmativas abaixo.


I Os diafragmas são fabricados em tamanho único devido à elasticidade da vagina permitir sua adequação ao colo do útero.

II Uma das vantagens do diafragma é que ele pode ser utilizado durante o período menstrual, pois retém o sangramento devido a sua forma côncava.

III O diafragma deve ser colocado em todas as relações sexuais, antes de qualquer contato entre o pênis e a vagina, minutos ou horas antes da relação sexual.

IV O diafragma só deve ser retirado de seis a oito horas após a última relação sexual, que é o tempo suficiente para que os espermatozóides que ficaram na vagina morram.


De acordo com orientações do Ministério da Saúde (2009), estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • IV- cabe recurso, espermatozoide fica vivo por até 48h. se for para tirar o diafragma após 8 horas é melhor nem usar rsrs.

  • O tempo indicado para retirada do diafragma é de 6 - 8 horas após relação sexual e não deve permanecer por mais de 24 horas com a finalidade de evitar efeitos colaterais.


    Não deve ser utilizado durante a menstruação.

  • COMPLEMENTANDO......


    COMENTÁRIOS:

    Dos métodos contraceptivos mencionados nas alternativas o que é considerado pouco seguro é o DIAFRAGMA.

    O diafragma em uso rotineiro, não consistente, é considerado pouco eficaz, apresentando uma taxa de gravidez de 20 para cada 100 mulheres, no primeiro ano de uso. É importante mencionar que a eficácia dos método contraceptivos depende do uso de forma correta, todas as vezes em que a mulher tenha relação sexual.


    FONTE: PROFº RÔMULO PASSOS

  • REQUER RECURSO

    POIS O ESPERMATOZOIDE VIVE DE 2 A 3 DIAS PODENDO SOBREVIVER ATÉ 7 DIAS.

    O DIAFRAGMA SE USADO COM E SEM ESPERMATICIDA, SE TIRAR NO MINIMO 8 HORAS AINDA TEM CHANCE DE TER ESPERMATOZOIDES VIVOS.

  • 6-8h Tempo suficiente para que os espermatozoides morram????????Os espermatozoides mais poderosos sobrevivem até cinco dias, mas a média de sobrevivência é de 48 a 72 horas depois da ejaculação.

  • O pH vaginal é ácido e que os espermatozoides não conseguem sobreviver neste pH. Por outro lado, o líquido seminal, inicialmente “coagulado”, é lentamente diluído pela acidez vaginal e seus componentes alcalinos funcionam como um tampão. Ao líquido seminal se associa a ação alcalinizante (básica, oposto de ácido) das secreções vaginais que surgem durante a excitação sexual, bloqueando a acidez vaginal em segundos e mantendo o pH adequado à sobrevida espermática por entre 6 e 16 horas. Esse tempo é mais que suficiente para que os espermatozoides possam penetrar pelo cérvix através do muco cervical, escapando da ação deletéria dos íons hidrogênio

  • o diafragma deve ser colocado imediatamente antes ou 2h antes!

  • Diafragma: NÃO USAR NO PERÍODO MENSTRUAL / COLOCAR: no ato ou 2h antes / RETIRAR: 6 a 8h - máx 24h

ID
2820985
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma adolescente, juntamente com o namorado, também adolescente, procurou a enfermeira da unidade básica de saúde por estar suspeitando de uma gravidez indesejada. Após confirmação da gravidez, a enfermeira acolheu a adolescente no programa de pré-natal onde ofereceu uma assistência qualificada, com abordagem diferenciada, relacionada ao maior número de consultas, à adaptação da prescrição (linguagem de fácil compreensão), ao ganho ponderal e às questões éticas, legais e hábitos de vida (BRASIL, 2016). A adolescente foi acompanhada pela equipe da unidade de saúde até o parto. A criança nasceu a termo e, ainda na maternidade, a puérpera recebeu informações sobre a amamentação e sobre o retorno seguro à atividade sexual. No segundo dia de puerpério, ela recebeu alta e retornou para sua casa juntamente com o bebê.

Em se tratando de uma adolescente, para o retorno seguro à atividade sexual, a enfermeira da unidade de saúde reforçou as orientações sobre o uso de preservativo associado a outro método contraceptivo, disponibilizando-os e considerando como primeira ordem para escolha, segundo o Ministério da Saúde (2015), o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D



    Recomenda-se o DIU de cobre pois não libera hormônios (o DIU de Mirena libera e é mais caro) o que poderia ser prejudicial para a adolescente.

  • Gabarito: letra d

    • Para o retorno seguro à atividade sexual, é importante que ainda na maternidade a equipe oriente para a dupla proteção (o preservativo associado a outro método contraceptivo) disponibilizando-os, considerando a seguinte ordem para escolha:

    ○ 1) DIU (cobre) – dependendo da aceitação da adolescente e de suas condições clínicas;

    ○ 2) hormonal oral, minipílula, nas lactantes: noretisterona 0,35mg;

    ○ 3) hormonal oral combinado – se não lactante;

    ○ 4) hormonal injetável trimestral (AMP 150ml) – como método de exceção, na impossibilidade do uso dos anteriores.


    Referência:

    Cuidando de Adolescentes : orientações básicas para a saúde sexual e a saúde reprodutiva [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção em Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.

  • COMENTÁRIOS:

    Vejamos abaixo o momento mais apropriado para iniciar o uso do DISPOSITIVO INTRAUTERINO (DIU):

    1) Mulher menstruando regularmente:

     O DIU pode ser inserido a qualquer momento durante o ciclo menstrual, desde que haja certeza de que a mulher não esteja grávida, que não tenha malformação uterina e não existam sinais de infecção;

     O DIU deve ser inserido, preferencialmente, durante a menstruação, pois tem algumas vantagens: se o sangramento é menstrual, a possibilidade de gravidez fica descartada; a inserção é mais fácil pela dilatação do canal cervical; qualquer sangramento causado pela inserção não incomodará tanto a mulher; a inserção pode causar menos dor.

    2) Após o parto:

     O DIU pode ser inserido durante a permanência no hospital. O momento mais indicado é logo após a expulsão da placenta. Porém pode ser inserido a qualquer momento dentro de 48 horas após o parto, embora a taxa de expulsão, nesses casos, seja em torno de 20%. Passado esse período, deve-se aguardar, pelo menos, quatro semanas.

    3) Após aborto espontâneo ou induzido:

     Imediatamente, se não houver infecção, embora a taxa de expulsão seja de 25%;

     Se houver infecção, tratar e orientar para a escolha de outro método eficaz. O DIU pode ser inserido após três meses, se não houver mais infecção e a mulher não estiver grávida



    FONTE: PROFº ROMULO PASSOS

  • As mini pilulas tbm são indicadas para gestantes, por só conterem progesterona

  • Geralmente a primeira escolha será um método NÃO HORMONAL

  • O DIU é de primeira escolha devido a faixa etária da puérpera. Anticoncepcionais com progestina são indicados para lactantes no entanto contraindicados para adolescentes devido a quantidade elevada de hormônios, sendo NESTE CASO o dispositivo intrauterino o método mais viável.


ID
2903353
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder à questão, considere o relato a seguir.


O enfermeiro observou que O.O., 32 anos, sexo feminino, casada, procurava o ambulatório com frequência, em busca de medicação para alívio de cólicas menstruais. Ao conversar com a funcionária, foi informado que, após a suspensão do uso de anticoncepcional oral, seus ciclos menstruais passaram a ter a duração de 25 dias e que suas menstruações, com duração de 6 a 8 dias, vinham acompanhadas por cólicas intensas, que algumas vezes a levavam a faltar ao serviço. Relatou ainda que sentia desconforto e, eventualmente, dores na região pélvica. O.O. mostrou-se preocupada, porque, apesar de ter suspendido o uso de anticoncepcionais há cerca de um ano, ainda não havia conseguido engravidar, mas não havia procurado o médico, pois achava isso natural.


Frente a essa situação, o enfermeiro deve

Alternativas
Comentários
  • O principal sintoma é

    A dor geralmente varia de intensidade durante o , ficando mais forte antes e durante os períodos menstruais. As irregularidades menstruais, como sangramento menstrual intenso e manchas antes da menstruação podem ser observadas. O tecido endometrial ectópico reage aos mesmos hormônios – estrogênio e progesterona (produzidos pelos ovários) – assim como o tecido endometrial normal no útero. Consequentemente, o tecido ectópico pode sangrar durante a menstruação e muitas vezes provocar cólicas e dor.

    A gravidade dos sintomas da endometriose não depende da quantidade de tecido endometrial ectópico. Algumas mulheres com alto volume de tecido ectópico não apresentam os sintomas. Outras, até mesmo com uma pequena quantidade, sentem dores incapacitantes. Em muitas mulheres, a endometriose não causa dor até anos depois de a doença ter começado a se desenvolver. Para algumas mulheres, a relação sexual tende a ser dolorosa, antes ou durante a menstruação.

    Os sintomas também variam dependendo do local onde o tecido endometrial se encontra. Possíveis sintomas de acordo com a localização:

    O tecido endometrial ectópico e seu sangramento podem irritar os tecidos próximos a ele. Como resultado, pode haver a formação de tecidos cicatriciais, às vezes na forma de faixas de tecido fibroso (adesões) entre as estruturas abdominais. O tecido endometrial ectópico e as adesões podem interferir no funcionamento dos órgãos. Raramente, as aderências chegam a bloquear o intestino.

    A endometriose severa pode causar infertilidade, quando os blocos de tecido ectópico bloqueiam a passagem do óvulo do ovário para o útero. A endometriose leve também pode causar infertilidade, mas ainda não se sabe ao certo como isso acontece.

    Durante a gravidez, a endometriose pode ficar temporária ou, às vezes, permanentemente inativa (entrar em remissão). A endometriose tende a ficar inativa após a menopausa, já que tanto a concentração de estrogênio como de progesterona diminuem.

  •  

    De Acordo com: Biblioteca Virtual de Saúde.

     

    ENDOMETRIOSE

     

    Sintomas



    - dor em forma de cólica durante o período menstrual que pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;


    - dor durante as relações sexuais;


    - dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;


    - dificuldade de engravidar. A infertilidade está presente em cerca de 40% das mulheres com endometriose.

  • QUESTÃO :

    Ciclos menstruais passaram a ter a duração de : 25 dias e que suas MENSTRUAÇÕES : duração de 6 a 8 dias, vinham acompanhadas por cólicas intensas .

    Relatou ainda que sentia desconforto e, eventualmente : dores na região pélvica.

    Frente a essa situação,ENFERMEIRO DEVE :

    GABARITO :

    A ) ORIENTAR e ENCAMINHAR O.O. AO MÉDICO GINECOLOGISTA para : AVALIAR e TRATAR , uma vez que a funcionária apresenta sinais e sintomas sugestivos de um quadro de : ENDOMETRIOSE .

    OBSERVAÇÃO :

    E ) Orientar O.O. sobre a importância e necessidade de avaliação médica e encaminhá-la ao ginecologista, pois apresenta sinais e sintomas compatíveis com um quadro de : MIOMA UTERINO : ESSA ALTERNATIVA é ERRADA .

    ARGUMENTAÇÃO :

    MIOMA UTERINO :

    CONSULTAR COM MÉDICO GINECOLOGISTA IMEDIATO : Se caso tiver sangramento vaginal grave ou dor pélvica aguda que vem de repente .

    MIOMA UTERINO SÃO FREQUENTEMENTE ENCONTRADOS POR ACASO DURANTE EXAME GINECOLÓGICO DE ROTINA .

    Médico ginecologista pode sentir irregularidades na forma do útero, o que sugere a presença de miomas.

    TESTES para detectar miomas :

    Ultrassonografia transvaginal

    Hemograma completo e outros exames de sangue, para investigar a causa dos sangramentos .

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre planejamento familiar e saúde da mulher.
    Para o caso de O.O., 32 anos, casada, que relata suspensão do uso de anticoncepcional oral há cerca de um ano e ainda não havia conseguido engravidar, presença de ciclos regulares com cólicas intensas e fluxo aumentado (6 a 8 dias), desconforto e, eventualmente, dores na região pélvica é necessário que o enfermeiro oriente e encaminhe O.O. ao médico ginecologista para avaliação e tratamento, uma vez que a funcionária apresenta sinais e sintomas sugestivos de um quadro de endometriose (Letra A). 
    B) Incorreto. O enfermeiro não pode prescrever anti-inflamatórios para suprimir a dismenorreia. Além disso, como é um quadro clássico de sintomas de endometriose, o estimulo a prática de atividade física não levará ao alívio dos sintomas.
    C) Incorreto. A demora para engravidar é considerada normal até dois anos após a suspensão do uso de anticoncepcionais orais. Mas o quadro de dores intensas não é normal e por isso O.O. deve procurar o ginecologista para avaliação e tratamento.
    D) Incorreto. A ingestão de alimentos ricos em vitaminas A, E e D não causará alívio dos sintomas apresentados. O uso de compressas quentes no abdome para alívio da dor pélvica, quando houver, é um cuidado de enfermagem importante para o caso.
    E) Incorreto. Se O.O. estivesse apresentando sangramento menstrual pesado, períodos menstruais prolongados (mais de 7 dias), sangramentos mensais atípicos, às vezes com coágulos, pressão ou dor pélvica, micção frequente, dificuldade esvaziar a bexiga, constipação intestinal e dor durante as relações sexuais apresentaria sinais e sintomas compatíveis com um quadro de mioma uterino.


    Resposta do Professor: A.


ID
2954677
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As mulheres em idade fértil devem ser orientadas a evitar a gravidez no período de trinta dias após receber a vacina:

Alternativas
Comentários
  • gabarito C

    tríplice viral

  • A vacina tríplice viral não é realizada durante a gestação devido ao risco teórico de vacinas de vírus vivos sobre a embriogênese, embora nenhum estudo tenha demonstrado esse risco. Nenhuma malformação da rubéola congênita foi observada em mulheres vacinadas logo antes da gravidez ou inadvertidamente vacinadas na gestação. Similarmente, não há nenhum efeito adverso atribuído à vacina contra o sarampo após a vacinação na gestação. Recomenda-se evitar a gravidez durante um mês, ou seja, 30 dias após a vacinação e durante a gestação apenas por precaução, para evitar um possível fator de confusão entre a vacinação e possíveis complicações da gestação por outras causas não associadas à vacina, incluindo aborto espontâneo e malformação congênita no recém-nascido.

  • As mulheres em idade fértil devem ser orientadas a evitar a gravidez no período de trinta dias após receber a vacina tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo)


ID
2973295
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Pilõezinhos - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Cada casal deve gozar de plena liberdade para planejar o tipo de família que deseja construir, inclusive no que diz respeito ao número de filhos.


Indique o método contraceptivo natural conhecido como tabela.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    MÉTODO OGINO-KNAUS (Ritmo, Calendário ou Tabelinha) 

    Este método baseia-se no fato de que a duração da segunda fase do ciclo menstrual (pós-ovulatório) é relativamente constante, com a ovulação ocorrendo entre 11 a 16 dias antes do início da próxima menstruação. O cálculo do período fértil da mulher é feito mediante a análise de seu padrão menstrual prévio, durante 6 (seis) a 12 (doze) meses. A mulher que quiser usar este método deve ser orientada para registrar, durante pelo menos 6 meses, o primeiro dia de cada menstruação.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0102assistencia1.pdf


ID
2997820
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pelo óbito de 274 mil mulheres por ano (WHO, 2008). Na análise regional no Brasil, o câncer do colo do útero destaca-se como o primeiro mais incidente na Região Norte, com 24 casos por 100 mil mulheres. Considerando a magnitude da doença e a importância de seu rastreamento, analise as afirmativas seguintes:


I. O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual.

II. Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.

III. A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus humano (HPV). Assim, mullheres que fizeram uso das vacinas antiHPV não necessitam da prevenção secundária por meio do rastreamento, pois as vacinas oferecem proteção para 100% dos casos de câncer do colo do útero causados por outros tipos virais oncogênicos.

IV. O técnico em enfermagem pode realizar coleta de exame citopatológico, observadas as disposições legais da profissão, participando ainda do gerenciamento dos insumos necessários para a adequada realização do exame citopatológico.


Das afirmativas anteriores:

Alternativas
Comentários
  •  

    PARECER DE RELATOR N° 190/2015

    COLETA DE MATERIAL PARA REALIZAÇÃO DE EXAME PAPANICOLAU PELA ENFERMAGEM.

     

    O Parecer Coren-SC N° 01 6/CT/2007 em sua fundamentação assegura que o exame Papanicolau é amplamente usado na prevenção do câncer de colo uterino, e consiste na coleta de material cervicovaginal (células oriundas da ectocévice e endocérvice) com o objetivo de identificar alterações celulares que precedem e/ou caracterizam o processo neoplásico, além de permitir a identificação da microflora vaginal. Refere ainda que, a competência legal não é suficiente para o profissional de Enfermagem realizar o referido procedimento. É preciso que ele tenha também a competência técnica adquirida por meio de estudos e treinamentos específicos. E diante do exposto conclui que: que os profissionais de Enfermagem (Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem) estão legalmente habilitados para coletar material para realizar o exame de Papanicolau; que além da competência Legal, os profissionais de Enfermagem somente podem realizar o procedimento se estiverem tecnicamente capacitados, que a realização da coleta de material para o referido exame deve constar de protocolo/ norma de cada instituição de saúde que defina, além de outros aspectos, a quem compete realizar o procedimento; e que os técnicos e auxiliares de enfennagem somente podem realizar a coleta de material para o exame de Papanicolau sob orientação e supervisão de Enfermeiro.

     

    http://www.cofen.gov.br/parecer-de-relator-n-1902015_48415.html

  • o gabarito da questão esta errada , MARLLOS PIRES?

    pq existe um parecer do COFEN dizendo que é privativo do enfermeiro

  • Normatiza a execução, pelo Enfermeiro, da coleta de material para colpocitologia oncótica pelo método de Papanicolaou

    O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, e pelo Regimento da Autarquia, aprovado pela Resolução Cofen nº 242, de 31 de agosto de 2000;

    CONSIDERANDO o Artigo 11, inciso I, alínea ” m “, da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, segundo o qual o Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe, privativamente, a execução de cuidados de enfermagem de maior complexidade

    técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas;

    CONSIDERANDO a magnitude epidemiológica, econômica e social do câncer do colo do útero, e a Portaria GM/MS nº 2.439, de 8 de dezembro de 2005, que institui a Política Nacional de Atenção Oncológica;

    CONSIDERANDO a coleta de material para colpocitologia oncótica pelo método de Papanicolaou como um procedimento complexo, que demanda competência técnica e científica em sua execução;

    CONSIDERANDO a Resolução Cofen nº 358, de 15 de outubro de 2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos e privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem; e

    CONSIDERANDO tudo o mais que consta nos autos do PAD/Cofen nº 680/2010 e a deliberação do Plenário em sua 404ª Reunião Ordinária,

    RESOLVE:

    Art. 1º No âmbito da equipe de Enfermagem, a coleta de material para colpocitologia oncótica pelo método de Papanicolaou é privativa do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.

    Parágrafo único: O Enfermeiro deverá estar dotado dos conhecimentos, competâncias e habilidades que garantam rigor técnico-científico ao procedimento, atentando para a capacitação contínua necessária à sua realização.

    Art. 2º O procedimento a que se refere o artigo anterior deve ser executado no contexto da Consulta de Enfermagem, atendendo-se os princípios da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher e determinações da Resolução Cofen nº 358/2009.

    Art.3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

    MANOEL CARLOS NERI DA SILVA – Presidente

    GELSON LUIZ DE ALBUQUERQUE – Primeiro Secretário

    Publicada no DOU nº 140, pág. 229 – seção 1.


ID
2998429
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os métodos de planejamento reprodutivo, tanto os voltados para a concepção de filhos quanto os voltados para a prevenção da gravidez, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O dispositivo intrauterino (DIU) de cobre não provoca aborto, porque atua antes da fecundação do óvulo, inativando ou matando os espermatozoides.

  • DIU e espermicida não são métodos naturais. Letra A está ERRADA.

  • Porque a c está errada?

  • Considerando os métodos de planejamento reprodutivo, tanto os voltados para a concepção de filhos quanto os voltados para a prevenção da gravidez

    Ana é só observar o enunciado ele pediu um método voltado para as duas coisas no enunciado.

    Se a fecundação já ocorreu a PAE NÃO IMPEDIRA E NEM ATRASARÁ SEU DESENVOLVIMENTO


ID
3066151
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Atuação dos profissionais de saúde, no que se refere ao planejamento familiar, deve estar pautada no pressuposto básico de que todas as pessoas têm o direito à livre escolha dos padrões de reprodução que lhes convenham como indivíduos ou casais" (BRASIL, 1987).

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual do coordenador de grupos de planejamento familiar, Brasília, Centro de Documentação, 1987.

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir sobre a atuação dos profissionais de saúde quanto aos direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais, julgue os itens:

I- Fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas.
II- O Planejamento Familiar deve ser tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos, tendo, portanto, como principal objetivo garantir às mulheres e aos homens um direito básico de cidadania, previsto na Constituição Brasileira: o direito de ter ou não filhos/as.
III- Os métodos comportamentais de planejamento familiar são técnicas para obter ou evitar a gravidez mediante a auto-observação de sinais e sintomas que ocorrem no organismo feminino ao longo do ciclo menstrual.
IV- Baseando-se na identificação do período fértil da mulher, o casal pode concentrar as relações sexuais nesta fase, caso deseje obter uma gravidez, ou abster-se de ter relações sexuais, caso deseje espaçar ou evitar a gravidez.

Alternativas
Comentários
  • As proposições I, II, III e IV estão corretas.


ID
3071713
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A regulamentação do planejamento familiar no brasil, por meio da lei nº 9.263/96, foi uma conquista importante para mulheres e homens no que diz respeito à afirmação dos direitos reprodutivos. Assinale a alternativa que traz a definição de planejamento familiar proposto na referida lei.

Alternativas
Comentários
  • pro·le

    substantivo feminino

    1. Descendência, filhos.

    2. [Figurado]  Sucessão.

    "prole", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,  [consultado em 13-12-2019].

  • O planejamento familiar é entendido como o conjunto de ações de regulação da fecundidade, de forma que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.


ID
3105652
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

C.D., sexo feminino, 16 anos de idade, procura a UBS para saber o que é dupla proteção para relações sexuais. A resposta correta a essa dúvida é o uso de

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

  • A dupla proteção é dada pelo uso combinado da camisinha masculina ou feminina com outro método anticoncepcional, com a finalidade de promover, ao mesmo tempo, a prevenção da gravidez e a prevenção da contaminação pelo HIV/AIDS e por outras doenças sexualmente transmissíveis.

    A camisinha masculina ou feminina são os únicos métodos que protegem da contaminação pelo HIV/AIDS e por outras doenças sexualmente transmissíveis, ao mesmo tempo em que protegem da gravidez.

    As pessoas, quando usam um método anticoncepcional, sentem-se protegidas da gravidez. No entanto, muitas vezes, não lembram que as relações sexuais podem trazer o risco de infecção pelo HIV/AIDS e por outras doenças sexualmente transmissíveis, descuidando-se da dupla proteção.

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/direitos_sexuais_reprodutivos_metodos_anticoncepcionais.pdf

  • Ridículo!

  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3109285
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à coleta de material para a realização do exame de Papanicolaou, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O exame pode ser feito em gestantes até o 7º mês, porém coleta-se apenas o material da ectocévice.

  • Gabarito - B

    - o exame não deve ser feito no período menstrual, devendo-se aguardar o quinto dia após o término da menstruação para a coleta de material.

  • Para coleta de material na endocérvice, utiliza-se a escova endocervical, movimento de rotação 360º

    Evitar o USG vaginal nas 48 h antes da coleta, devido ao conteudo do gel utilizado no exame para introduzir o transdutor, podendo ocorrer alteração na leitura do exame


ID
3109288
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao atuar em grupos educativos sobre planejamento familiar, o enfermeiro deve esclarecer que, devido ao fato de que os riscos possíveis e comprovados superam os benefícios do método anticoncepcional, está contraindicado para mulher, com idade maior ou igual a 35 anos e fumante, o uso de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

    - anticoncepcionais injetáveis combinados mensais/ injeção mensal e anticoncepcionais orais combinados de baixa dosagem.

  • De acordo com os critérios da OMS, para a escolha do método contraceptivo, o uso de anticoncepcionais hormonais combinados(oral ou injetável) em mulheres fumantes não é recomendado qd a mulher possui 35 anos ou mais.


ID
3141421
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao desenvolver atividades com grupos de planejamento familiar, o enfermeiro deve esclarecer que, comparada à laqueadura tubária, a vasectomia

Alternativas
Comentários
  • Ocorre ligadura dos ductos deferentes, torna-se necessario o de condons ou outro método anticoncepcional eficaz durante as primeiras 20 ejaculações ou por três meses após o procedimento. Indica-se a realização de espermograma após 3 meses para avaliar efetividade cirúrgica.


ID
3158869
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao participar junto à equipe de saúde de atividades educativas sobre planejamento familiar, o técnico de enfermagem deve esclarecer que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - A

    a - a mulher que utiliza a pílula combinada (anticoncepcional hormonal oral combinado) como método anticoncepcional deve informar o seu uso sempre que for a qualquer consulta, mesmo que isso não lhe seja perguntado.

    b -  a laqueadura tubária e a vasectomia são os únicos métodos anticoncepcionais totalmente eficazes.

    É um dos métodos mais eficazes mas apresenta um pequeno risco de falha: Ocorre menos de 1 gravidez por 100 mulheres no primeiro ano após a realização do procedimento de esterilização (5 por 1.000). Isto significa que 995 de cada 1.000 mulheres que confiam na esterilização feminina não engravidarão. A eficácia varia ligeiramente dependendo da forma como as trompas foram bloqueadas, mas as taxas de gravidez são baixas para todas as técnicas. Uma das técnicas mais eficazes é a de cortar e amarrar as pontas cortadas das trompas de falópio após o parto.OMS 2007.

    A eficácia da vasectomia é alta, utilizando-se a técnica mais moderna sem bisturi, a taxa de falha é de 0,1 a 0,15%. Na laqueadura tubária a taxa de falha é de 0,5%.

    c - o uso conjunto da camisinha feminina com a camisinha masculina promove, ao mesmo tempo, a prevenção da gravidez e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV/Aids.

    São de látex, por isso não podem ser utilizados juntos, há atrito causando rompimento dos mesmos.

    Preservativos Femininos - Protegem contra: Riscos de gravidez DSTs, inclusive o HIV 

    Preservativos Masculinos - Ajudam a proteger contra: Riscos de gravidez DSTs, inclusive o HIV Pode ajudar a proteger contra: Problemas causados por DSTs: − Doença inflamatória pélvica recorrente e dor pélvica crônica; − Câncer cervical; − Infertilidade (masculina e feminina)

     

    d - o uso do dispositivo intrauterino (DIU) é contraindicado para mulheres que apresentam varizes de membros inferiores.

    Contraindicações relativas à inserção do DIU:

    e - os métodos de barreira são eficazes, tanto como método contraceptivo quanto como medida de proteção contra as infecções sexualmente transmissíveis.

    São métodos que colocam obstáculos mecânicos ou químicos à penetração dos espermatozóides no canal cervical. Os métodos de barreira disponíveis em nosso meio são: preservativos (condons ou camisinhas), masculinos e femininos; diafragma; e os espermaticidas químicos.

     

    Diafragma - Para maior eficácia do método, antes da introdução, colocar, na parte côncava, creme espermaticida. Entretanto, essa associação limita-se às mulheres com baixo risco para o HIV e outras DST.

    Obs.: O uso frequente de espermaticida causa irritação, fissuras e microfissuras na mucosa vaginal e cervical (efeito dose-tempo dependente), aumentando o risco de infecção pelo HIV e outras DST.

  • Quando se fala em barreira se pensa apenas em preservativo (condom), mas existem outros:

    I - Diafragma

    II - DIU


ID
3170077
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A regulamentação do planejamento familiar no Brasil, através da Lei n.º 9.263/1996, foi uma conquista importante para mulheres e homens no que diz respeito à afirmação dos direitos reprodutivos. A atenção em planejamento familiar contribui para a redução da morbimortalidade materna e infantil na medida em que

Alternativas
Comentários
  • DIMINUI O NÚMERO DE GESTAÇÕES NÃO DESEJADAS E DE ABORTAMENTOS PROVOCADOS.


ID
3200293
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O tecido epitelial compõe-se quase exclusivamente de células e tem a função de cobrir superfícies.

II. O preservativo masculino deve ser armazenado em local quente, observando-se a integridade da embalagem, independentemente do prazo de validade.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3223396
Banca
MDS
Órgão
Prefeitura de Bom Repouso - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante uma consulta de enfermagem no qual uma mulher procurou o serviço de planejamento familiar, foi detectado que a mesma possuía um diagnóstico de hipertensão arterial e trombose venosa, além do uso de tabaco.
Para garantir o melhor método anticoncepcional, contraindica-se:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • Resposta D.

    Mulheres que fumam e usam anticoncepcional hormonal combinado têm um maior risco de ter problemas vasculares, como acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e trombose venosa profunda, devido a alterações significativas no sistema de coagulação (1)

    Fonte: Ministério da Saúde.

  • Lembrando que TVP é uma contraindicação absoluta, e tabagismo é relativo.