SóProvas


ID
1018105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental iniciará atendimento a uma a criança de dez anos de idade, abusada sexualmente desde os dois anos de idade pelo padrasto, alcoolista e usuário de drogas ilícitas. Em diversas ocasiões, quando contrariado pela menina, o padrasto tornou-se também violento, espancando-a a ponto de deixar-lhe hematomas pelo corpo. Na escola, a menina é agressiva, apresenta dificuldades de aprendizagem e, nos intervalos das aulas, passa mais tempo sozinha que com os colegas. A professora relatou ter encontrado a criança se masturbando no banheiro do colégio por mais de duas vezes.

A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Para o padrasto, o tratamento focado na dependência química é o mais indicado para interromper a sequência de abusos que acontecem porque a intoxicação alcoólica embota o discernimento e favorece comportamentos abusivos.

Alternativas
Comentários
  • Em diversas ocasiões, quando contrariado pela menina, o padrasto tornou-se também violento, espancando-a a ponto de deixar-lhe hematomas pelo corpo.  caso deve ser notificado e levado ao conselho tutelar. O padrasto deve ser responsabilizado criminalmente. 

     

  • É uma das várias coisas que podem e devem ser feitas.

    Sem contar que só esse tratamento por si só, não se garante que irá atenuar o abuso.

  • O mais indicado para ocorrer a interrupção da sequência de abusos é a separação do convívio entre a criança e o abusador. O tratamento é secundário a isso na proteção da criança e não garante a interrupção do abuso