SóProvas


ID
1018135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um senhor de 72 anos de idade se queixa de visão e audição menos acuradas e de lapsos de memória, que considera incômodos, embora não tenham consequências importantes. Ele refere a preocupação com a possibilidade de se tornar dependente dos filhos ou de cuidadores caso venha a desenvolver uma doença degenerativa que lhe comprometa as funções cognitivas, incapacidade de reconhecer os familiares e de realizar os autocuidados de vida diária.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens de 85 a 90.

Uma forma de preservar a saúde cognitiva do paciente é retirar dele o máximo de responsabilidades que impliquem o uso da memória e de leitura para que os órgãos e células nervosas envolvidas nessas atividades sejam preservados e permaneçam funcionais por mais tempo.

Alternativas
Comentários
  • Que horror!

    É exatamente o contrário. Pesquisas apontam que o maior uso do cérebro em leituras e atividades que o estimulam são fatores de proteção para doenças neurovegetativas. No minimo, a maior estimulação do cérebro, acarreta em adiamento do aparecimento da doença e em progressão mais lenta da mesma.