SóProvas



Questões de Psicologia do Desenvolvimento


ID
45175
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo, o período pré-operacional é esperado

Alternativas
Comentários
  • Para Piaget a construção da inteligência dá-se em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras, é o “construtivismo sequencial”. Os períodos em que se dá o desenvolvimento motor, verbal e mental, são denominados: 1)Período Sensório-Motor - do nascimento aos 2 anos, aproximadamente. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. É uma inteligência iminentemente prática. 2)Período Simbólico - dos 2 anos aos 4 anos, aproximadamente. Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc.. Podendo criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico. 3)Período Intuitivo - dos 4 anos aos 7 anos, aproximadamente. Neste período já existe um desejo de explicação dos fenômenos. É a “idade dos porquês”, pois o indíviduo pergunta o tempo todo. 4)Período Operatório Concreto - dos 7 anos aos 11 anos, aproximadamente. É o período em que o indivíduo consolida as conservações de número, substância, volume e peso. Já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho (grandeza), incluindo conjuntos, organizando então o mundo de forma lógica ou operatória. 5)Período Operatório Abstrato - dos 11 anos em diante. É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático. É quando o indivíduo está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro.
  • O estágio pré-operacional, que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anos em média.Nesse período, as características observáveis mais importantes são:inteligência simbólica; o pensamento egocênctrico, intuitivo e mágico; a centralização (apenas um aspecto de determinada situação é considerado); a confusão entre aparência e realidade; ausência da noção de reversibilidade; o raciocínio transdutivo (aplicação de uma mesma explicação a situações parecidas); a característica do animismo (vida a seres inanimados).
  • b)

    dos 2 aos 7 anos, em que o indivíduo inicia a capacidade de representar uma coisa por outra, ou seja, formar esquemas simbólicos.

  • Alternativa B melhor descreve o estágio pré -operacional!!

  • Sensório Motor 0-2 anos

    Pré Operatório 2-7 anos

    Operatório Concreto 7-11

    Operatório Formal + 11

  • Para Piaget a construção da inteligência dá-se em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras, é o “construtivismo sequencial”. Os períodos em que se dá o desenvolvimento motor, verbal e mental, são denominados estágios de desenvolvimento

    Estádio da inteligência sensório-motora - 0 a 2 anos: os esquemas sensório-motores são as primeiras formas de pensamento e expressão; são padrões de comportamento que podem ser aplicados a diferentes objetos em diferentes contextos, possibilitando ao ser humano organizar a sua experiência na construção do mundo: objeto, espaço, causalidade e tempo.

    Estádio pré-operatório ou simbólico - 2 a 6-7 anos: a criança realiza a transição entre a inteligência propriamente sensório-motora e a inteligência representativa. Seria a representação simbólica. A criança não pensa, no sentido estrito desse termo. O mundo para ela não se organiza em categorias lógicas gerais, mas distribui-se em elementos particulares, individuais, em relação com sua experiência pessoal. O egocentrismo é a principal forma assumida pelo pensamento da criança. A capacidade de representação vai possibilitar o desenvolvimento da função simbólica: a linguagem, a imitação diferida, a imagem mental, o desenho, o jogo simbólico. Para Piaget a passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa se realiza pela imitação. Imitar significa reproduzir um modelo.

    Estádio operatório concreto - 7 a 11-12 anos: a atividade cognitiva da criança torna-se operatória, com a aquisição da reversibilidade lógica. A reversibilidade seria a capacidade de se representar uma ação e a ação inversa ou recíproca que a anula. Tanto as operações como as estruturas que se constroem até aproximadamente os 11 anos, são de natureza concreta; permanecem ligadas indissoluvelmente à ação da criança sobre os objetos.

    Estádio das operações formais - 11 a 15-16 anos: as operações se desligam progressivamente do plano da manipulação concreta. O adolescente tem acesso a um raciocínio hipotético-dedutivo. Agora, poderá chegar a conclusões a partir de hipóteses, sem ter necessidade de observação e manipulação reais. As estruturas operatórias formais são o ponto de partida das estruturas lógico-matemáticas da lógica e da matemática.


ID
65524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Paulo, com 16 anos de idade, foi levado ao psicólogo
por sua mãe, separada, com outro filho de 10 anos de idade. Na
escola, Paulo foi motivo de observação de alguns professores
diante de seus comportamentos de isolamento, seu jeito triste,
sempre em um canto, esquivando-se de qualquer tentativa de
aproximação por parte de colegas ou professores. Para a mãe,
essa passividade estava em contraponto com a rebeldia que
apresentava em casa, com o que já não sabe como agir, por
exemplo, quando ele se recusa a ir para a escola, chegando a
agredi-la, dizendo ter medo das pessoas. Para a mãe, Paulo
sempre foi uma criança tímida e agressiva em casa, e no início da
adolescência parece ter ficado pior, mais fechado ainda,
preferindo ficar em seu quarto, saindo de casa apenas para a
escola. Ela também não o via com amigos.

Acerca do psicodiagnóstico, examinando a problemática do caso
hipotético acima em função das questões psicodinâmicas da fase
da adolescência, julgue os itens que se seguem.

No primeiro passo do psicodiagnóstico de Paulo, em que se deve levantar os motivos da consulta, pode-se definir como hipótese inicial que sua problemática justifica-se pelo enfrentamento das questões sintônicas relativas à fase da adolescência e que, provavelmente, isso deve se agravar pela dificuldade da mãe em manejar suas reações.

Alternativas
Comentários
  • Errado Creio que o erro da questão está na ordem da frase, já que para a mãe, Paulosempre foi uma criança tímida e agressiva em casa, e no início daadolescência parece ter ficado pior.Corrigindo a frase: "...sua problemática justifica-se pela dificuldade da mãe em manejar suas reações e que, provavelmente, isso deve se agravar pelo enfrentamento das questões sintônicas relativas à fase da adolescência." Alguém emcontrou algum outro erro?
  • Acredito que o erro esteja em afirmar que poderia deduzir essa hipótese em uma primeira sessão, pois o primeiro passo do psicodiagnóstico é fazer anamnese. Portanto, em uma primeira sessão de psicodiagnóstico o terapeuta deve levantar dados, como: "Informações básicas: nome, sexo, idade, profissão. Queixa e duração: o que trouxe a pessoa à consulta, há quanto tempo isso a aflige, evolução ao longo do tempo, fatores de piora e melhora, o que busca no tratamento. Dados biográficos de interesse: local de nascimento; gestação, parto e amamentação; histórico relacional (amigos e amores); origem do nome próprio, histórico profissional. Família: ordem de nascimento, relação com pais e irmãos (preferências, rivalidades, elementos que marcaram positiva e negativamente), situação na infância e atual, quem foram as pessoas importantes (mãe, pai, irmãos, avós, tios, outros). Tratamentos: doenças importantes atuais e passadas; tratamentos realizados: intervenções corporais (RPG, eutonia, rolfing etc.), uso de drogas, internações, psicoterapias, medicamentos, cirurgias." (disponível no site: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1782579-roteiro-anamnese/)FASES DO PSICODIAGNÓSTICO:Fase 1: Anamnese. Fase 2: Aplicação de testes. Fase 3: Uma ou duas sessões de ludodiagnóstico. Fase 4: Entrevista devolutiva, em que se comunicam os resultados obtidos e, se for necessário, é feita a indicação de tratamento, que pode incluir encaminhamento ao neurologista, serviços de fonoaudiologia, psicoterapia, reforço escolar, etc. (Disponível no site: http://www.mariuzapregnolato.com.br/?cont=area_atuacao_psicodiagnostico)
  • Acho que na verdade, a hipótese inicial seria de que o garoto sofria de um transtorno de personalidade, como por exemplo, o de esquiva, e isso se agravou na adolescência. Enfrentamento das questões sintônicas relativas à fase da adolescência na verdade, viria de forma secundária, como agravamento de um problema anterior
  • Acredito que poderíamos levantar como hipótese inicial a questão do "bullying" na escola, do que Paulo se esquiva, do que ele tem medo... enfim, não ficou claro na questão o problema relacionado à fase da adolescência, ficou mais evidente algum problema com a escola, fato que nem querer ir à escola Paulo quer.
  • "... pode-se definir como hipótese inicial que sua problemática justifica-se pelo enfrentamento das questões DISTÔNICAS relativas à fase da adolescência..."

    Erick Erikson em sua Teoria Psicossocial propõe oito estágios no desenvolvimento humano, desde o nascimento até a morte. Cada estágio tem uma crise que tanto pode ser um momento de oportunidade para o desenvolvimento, quanto de regressividade, dependendo da sua resolução entre as forças distônicas e sintônicas de cada estágio. Assim, o mesmo autor diz que, quando há uma resolução positiva da crise, emerge uma potencialidade que passa a fazer parte da vida da pessoa, e, da mesma forma, quando não há resolução da crise, emerge uma patologia que também passa a fazer parte da vida da pessoa.

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:q-gmmBEH_44J:pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php%3Fscript%3Dsci_arttext%26pid%3DS1982-12472008000100003%26lng%3Dpt%26nrm%3Diso+sint%C3%B4nicas&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  • A questão coloca como se o problema de Paulo fosse justificado com a chegada da adolescência, quando sabemos que este problema já existia anteriormente e que foi agravado agora. 
  • Acredito que o problema está na afirmação PROVAVELMENTE. As hipóteses diagnósticas podem ser feitas, várias delas, e desde o primeiro contato com o paciente, cabendo na sequência do processo, o aprofundamento na compreensão dos sintomas, do histórico da doença e evoluindo em direção a definição da melhor hipótese diagnóstica.

  • A questão coloca como se o problema de Paulo fosse justificado com a chegada da adolescência, quando sabemos que este problema já existia anteriormente e que foi agravado agora.(Como colocou muito bem a colega abaixo)  Além disso, não podemos julgar a mãe e culpa-la como a questão colocou (isso deve se agravar pela dificuldade da mãe em manejar suas reações.)

    Por todos esses aspectos, questão errada..


ID
65527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Paulo, com 16 anos de idade, foi levado ao psicólogo
por sua mãe, separada, com outro filho de 10 anos de idade. Na
escola, Paulo foi motivo de observação de alguns professores
diante de seus comportamentos de isolamento, seu jeito triste,
sempre em um canto, esquivando-se de qualquer tentativa de
aproximação por parte de colegas ou professores. Para a mãe,
essa passividade estava em contraponto com a rebeldia que
apresentava em casa, com o que já não sabe como agir, por
exemplo, quando ele se recusa a ir para a escola, chegando a
agredi-la, dizendo ter medo das pessoas. Para a mãe, Paulo
sempre foi uma criança tímida e agressiva em casa, e no início da
adolescência parece ter ficado pior, mais fechado ainda,
preferindo ficar em seu quarto, saindo de casa apenas para a
escola. Ela também não o via com amigos.

Acerca do psicodiagnóstico, examinando a problemática do caso
hipotético acima em função das questões psicodinâmicas da fase
da adolescência, julgue os itens que se seguem.

Na situação considerada, deve-se proceder, sucessivamente, ao levantamento quantitativo e qualitativo dos dados e à seleção dos instrumentos de exame psicológico para abordar a problemática de Paulo, que é advinda da confrontação com as questões psicodinâmicas da fase e se complica pelo sintoma de inibição típico da adolescência.

Alternativas
Comentários
  • Não se pode afirmar que a problemática de Paulo é advinda da confrontação com as questões psicodinâmicas da fase e se complica pelo sintoma de inibição típico da adolescência. Somente depois do levantamento quantitativo e qualitativo dos dados (anamnese) que o psicólogo poderá levantar as hipóteses iniciais para a sua confirmação nos testes psicológicos.
  • A inibição não é um sintoma típico da adolescência.  Também sua problemática não é advinda das questões psicodinâmicas da fase, tendo em vista que Paulo já apresentava estes comportamentos na infância. 
  • A questão afirma: "deve-se proceder, sucessivamente, ao levantamento quantitativo e qualitativo dos dados e à seleção dos instrumentos de exame psicológico", mas a ordem correta é inversa.

  • A problemática de Paulo não advém da confrontação com as questões psicodinâmicas da fase. Ele apresenta uma intensidade maior de sintomas com a chegada da fase, mas não é a adolescencia que o confronta, são as normas sociais interpostas que o confrontam e o apontam como diferente desde a infância. 


ID
65530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Paulo, com 16 anos de idade, foi levado ao psicólogo
por sua mãe, separada, com outro filho de 10 anos de idade. Na
escola, Paulo foi motivo de observação de alguns professores
diante de seus comportamentos de isolamento, seu jeito triste,
sempre em um canto, esquivando-se de qualquer tentativa de
aproximação por parte de colegas ou professores. Para a mãe,
essa passividade estava em contraponto com a rebeldia que
apresentava em casa, com o que já não sabe como agir, por
exemplo, quando ele se recusa a ir para a escola, chegando a
agredi-la, dizendo ter medo das pessoas. Para a mãe, Paulo
sempre foi uma criança tímida e agressiva em casa, e no início da
adolescência parece ter ficado pior, mais fechado ainda,
preferindo ficar em seu quarto, saindo de casa apenas para a
escola. Ela também não o via com amigos.

Acerca do psicodiagnóstico, examinando a problemática do caso
hipotético acima em função das questões psicodinâmicas da fase
da adolescência, julgue os itens que se seguem.

Na fase de integração dos dados, pode-se inferir que os problemas de Paulo não parecem estar circunscritos à fase da adolescência, sendo necessário buscar elucidar a origem de sua timidez e do comportamento agressivo em fases anteriores que possam ter vinculação causal com os conflitos e medos atuais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo!

    Paulo tem problemática enraizada na infância.


ID
65533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Paulo, com 16 anos de idade, foi levado ao psicólogo
por sua mãe, separada, com outro filho de 10 anos de idade. Na
escola, Paulo foi motivo de observação de alguns professores
diante de seus comportamentos de isolamento, seu jeito triste,
sempre em um canto, esquivando-se de qualquer tentativa de
aproximação por parte de colegas ou professores. Para a mãe,
essa passividade estava em contraponto com a rebeldia que
apresentava em casa, com o que já não sabe como agir, por
exemplo, quando ele se recusa a ir para a escola, chegando a
agredi-la, dizendo ter medo das pessoas. Para a mãe, Paulo
sempre foi uma criança tímida e agressiva em casa, e no início da
adolescência parece ter ficado pior, mais fechado ainda,
preferindo ficar em seu quarto, saindo de casa apenas para a
escola. Ela também não o via com amigos.

Acerca do psicodiagnóstico, examinando a problemática do caso
hipotético acima em função das questões psicodinâmicas da fase
da adolescência, julgue os itens que se seguem.

Na formulação de inferências pela integração dos dados, tem-se que a agressividade, a timidez e a desconfiança em relação aos que se aproximam de Paulo são vulnerabilidades típicas da adolescência, constituindo apenas uma fase crítica a ser atravessada.

Alternativas
Comentários
  • Não podemos afirmar que "...constituindo APENAS uma fase crítica a ser atravessada."

ID
78742
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sob a perspectiva dinâmica, a fixação não é apenas uma suspensão do desenvolvimento num estágio infantil. Demonstra que o indivíduo, num período qualquer de seu desenvolvimento afetivo,

Alternativas
Comentários
  • O termo fixação foi designado para descrever um estado em que a parte da libido permanece investida em uma das fases psicossexuais, devido a uma frustração na fase atual ou satisfação excessiva na fase anterior.

    Fonte: Apostila Educa Psi
  • Fiquei entre a reposta A e D, porém ao ler com cuidado percebi que " satisfações imaginárias" estava errado. As outras questões são descartáveis do ponto devista do termo fixação.

  • Freud usa o termo fixação para descrever o que ocorre quando uma pessoa não progride normalmente de uma fase para outra, mas permanece muito envolvida em uma fase particular. Uma pessoa fixada em uma determinada fase preferirá satisfazer suas necessidades de forma mais simples ou infantil, ao invés dos modos mais adultos que resultariam de um desenvolvimento normal.

  • Não são satisfações imaginárias....corrindo a letra D, as satisfações que se busca  são reais. Ex: fixação na fase oral, tendência ao cigarro. 

  • Fixação é o estado no qual uma parte da libido permanece investida em uma das fases psicossexuais devido à frustração ou satisfação excessiva.

  • Fixação

    --> estado no qual uma parte da libido permanece investida em uma das fases psicossexuais devido à frustração ou satisfação excessiva

    -->  o indivíduo, num período qualquer de seu desenvolvimento afetivo, não pode satisfazer necessidades normais e essenciais e que continua a buscar, ao longo de toda sua existência, o prazer derivado da satisfação daquelas necessidades.


ID
100066
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik H. Erikson, que abrange todo o curso de vida (desde o nascimento até a velhice), cada estágio da vida apresenta uma tarefa ou um desafio principal relacionado ao "eu" e aos outros, e com o qual as pessoas devem lidar de algu- ma maneira. O desafio do primeiro estágio é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa e 1º Estágio - Confiança básica x desconfiança básica2º Estágio – Autonomia x vergonha e dúvida3º Estágio – Iniciativa x culpa4º Estágio – Indústria (destreza ou habilidade) x inferioridade5º Estágio – Identidade x confusão de identidade6º Estágio – Intimidade x isolamento7º Estágio – Produtividade x estagnação8º Estágio – Integridade x desesperança
  • Lembre-se: O bebê necessita de apoio e dos cuidados parentais para poder adquirir CONFIANÇA nessas figuras. Quando obtiver sucesso nessa tarefa, terá CONFIANÇA de que mesmo com a ausência dos pais, eles retornarão. 

  • Estágios: (aspectos positivos x negativos e idade)

    1º Período do bebê - confiança x desconfiança - 0 a 18 meses;

    2º Infância inicial - autonomia x dúvida - 18m a 3 anos;

    3º Idade de brincar - iniciativa x culpa - 3 a 5 anos;

    4º Idade escolar - diligência x inferioriade - 06 a 11 anos;

    5º Adolescência - Identidade x confusão - 12 a 18 anos;

    6º Idade jovem adulta - intimidade x isolamento - 18 a 35 anos;

    7º Idade adulta - generalidade x estagnação - 35 a 55 anos;

    8º Maturidade/velhice - Integridade x desespero - acima dos 55.

    Amigos, bons estudos!!!
  • a) Errada. Em nenhum estágio existe a diligência. A inferioridade aparece no 4º estágio (idade escolar) em que o conflito se dá pela competênciaXinferioridade

    b) Errada. Essa é a 3ª fase (idade do brincar)

    c) Errada. Essa é a 5ª fase (adolescência)

    d) Errada. Essa é a 2ª fase (infâcia inicial)

    e) Correta. Essa é a primeira fase (período de bebê)

  • Cuidado com as traduções! :)

    Diligência é sinônimo de competência:

    • Interesse ou cuidado aplicado na execução de uma tarefa; zelo.

    • Urgência ou presteza em fazer alguma coisa.

     


ID
119797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de psicopatologia.

A anorexia mental tem grande prevalência em adolescentes e relaciona-se ao impasse de tornar-se adulto. Os adolescentes encontram, no emagrecimento provocado, satisfação da necessidade de controle e prazer narcísico advindo da manipulação do corpo, além do sentimento de poder e da negação da gravidade da situação.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    O Manual afirma que mais de 90% dos casos de anorexia ocorrem em mulheres jovens.

    Com relação à anorexia nervosa, abordam que a grande dificuldade enfrentada é a forma “egossintônica do transtorno”, ou seja, o paciente não acha seu comportamento alimentar estranho e nem anormal, o que leva, desde o início, a um vínculo terapêutico difícil e, até mesmo impossível. O paciente não apresenta uma demanda para tratamento.

    Fonte: http://psicopatologiafundamental.org/disserta/disserta_ana_cecilia.pdf

  • Certo


    A anorexia nervosa ocorre frequentemente na adolescência, na faixa etária entre 13 e 17 anos. Inicialmente ocorre uma dieta restritiva e persistente, que costuma ter como fator desencadeante algum evento significativo como perdas, separações, mudança ou pressão social. Então a pessoal passa a viver exclusivamente em função da dieta, do peso e da forma corporal (através da magreza ou evitação da gordura), como forma de resolver conflitos psicossociais. O padrão cognitivo característico das pacientes anoréxicas é o de um pensamento dicotômico, com estilo de pensamento do tipo "tudo ou nada", que não se restringe apenas as questões relacionadas ao peso.


    NUNES, M. A; APODINÁCIO, J.C. Transtornos Alimentares e Obesidade. Artmed.

  • A resposta é ERRADO. O nome técnico correto é anorexia NERVOSA e NÃO MENTAL.
  • Para mim esta questão está errada! O termo correto descrito no CID e no DSM é ANOREXIA NERVOSA e é ele que deve prevalecer.
  • A anorexia mental é um tipo de desordem alimentar de natureza psicológica que implica numa severa restrição de alimentos com a justificativa irracional de emagrecer, mesmo numa pessoa já anormalmente magra. Às vezes se associam outras providências com a mesma finalidade irrazoável: provocar vômitos, exagerar em exercícios, tomar pílulas para reduzir o apetite, usar diuréticos, laxantes ou enemas.

    http://www.abc.med.br/p/psicologia..47.psiquiatria/298480/anorexia+mental+o+que+e+quais+sao+as+causas.htm

  • Pegando o conceito de anorexia mental + sintoma descritos na alterativa + alguns conceitos da psicanálise. Da pra pensar que numa equipe multiprofissional um psicólogo de orientação psicanalítica poderia ter esse olhar como "pano" de fundo para construir seu olhar sobre as possíbilidades de intervenção. Acho que foi essa a lógica da questão.

  • Algumas anorexias mentais tendem a ser de curta duração, enquanto outras podem ser crônicas. Cerca de metade delas se cura completamente. Da outra metade, parte se torna crônica e parte se alterna com outros distúrbios alimentares. 
    Po tem que ser médico agora pra resolver essas questões pô.         Indignação


  • A Anorexia e o Narcisismo:

    "A anorexia apresenta um movimento paradoxal frente a esta relação indiscriminada com o outro, pois ao mesmo tempo em que há a busca de uma singularidade e diferenciação através do não comer, esta busca está fixada a um corpo infantil, expressão da incapacidade do sujeito de assumir as transformações próprias da puberdade e, conseqüentemente, a possibilidade de ter acesso à independência e à autonomia (Herscovici & Bay, 1997).

    Ao buscar um corpo deserogenizado está também implicada uma recusa de se tornar mulher. Estabelecendo um modo de relação com os objetos, sob essa modalidade dominantemente narcísica, a aproximação, na adolescência, via identificação com a figura materna, não conduz à possibilidade de se tornar como a mãe, mas sim de substituí-la, de ocupar o seu lugar. Assim, o sujeito apela ao seu próprio corpo, na tentativa de lidar com aquilo que é da ordem do insuportável: a anoréxica fecha a boca como um protesto a este outro invasor, transgressor de limites."


    Fonte: http://www.ufrgs.br/psicopatologia/wiki/index.php/Anorexia_e_Narcisismo


  • A anorexia mental tem grande prevalência em adolescentes e relaciona-se ao impasse de tornar-se adulto. Medo de tornar-se adulto, esta e novidade.


ID
165904
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria das fases de desenvolvimento da criança, de Piaget, serve de base e pode auxiliar os psicólogos organizacionais. Assinale a alternativa que apresenta situações em que essa teoria pode ser utilizada.

Alternativas
Comentários
  • A letra B é  a única opção que visa uma melhora na empresa, as outras visam benefício aos filhos. 

  • Acredito que a palavra chave tenha sido...Problemas de aprendizagem.

    Acertei por causa dessa palavra-chave!

  • a) Errada. Nada a ver, aliás com possíveis contribuições do Piaget, especialmente pela expressão "tomada de decisão"

    b) Correta. O foco da teoria de Piaget é a aprendizagem. Logo, sua abordagem pode contribuir para qualquer ambiente de aprendizagem, independente de ser escolar e da idade ou posição dos indivíduos.

    c) Errada. Não cabe na teoria do Piaget.

    d) Errada. O foco seria problemas de aprendizagem, não problemas de saúde.


ID
165964
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com os mecanismos relativos aos fatores de desenvolvimento humano, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
165976
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as fases do desenvolvimento humano e os fatores psicológicos do desenvolvimento, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: c) No Construtivismo, o período da criança entre 02 a 07 anos caracteriza-se como estágio pré-operacional.

    Piaget usou o termo construtivismo ( " o pai do construtivismo foi Piaget) como uma capacidade que o sujeito tem de aprender e interpretar o mundo, através das suas estruturas cognitivas.Observe que, para o construtivismo piagetiano, o sujeito não nasce com essas estrututas cognitivas ( ele não é inatista), mas as forma graças a sua experiência com o meio. Estágio objetivo-simbólico ou período pré- operatório ou período pré-operacional ( primeira infância 2 a 7 anos)

  • os estudos de Piaget são considerados CONSTRUTIVISTAS e faz para da linha de pensamento EPISTEMOLOGIA-GENÈTICA .


ID
165997
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que expressa a CORRETA descrição da etapa e das características do desenvolvimento humano.

Alternativas
Comentários
  • Estágio sensorio-motor (0 a 2 anos de idade)
    Estágio pré-operacional (2 a 6 anos de idade)
    Estágio das operações concretas (7 aos 11 anos de idade)
    Estágio das operações formais (12 anos de idade em diante)

ID
166798
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As etapas evolutivas na formação da personalidade da criança não são estanques e nem de uma progressão absolutamente linear - antes, elas se transformam, superpõem e interagem permanentemente entre si. Os diferentes momentos evolutivos deixam impressos no psiquismo aquilo que Freud denominou de pontos de fixação, em direção aos quais eventualmente qualquer sujeito pode fazer um movimento de regressão. Os pontos de fixação formariam-se a partir de uma exagerada

Alternativas
Comentários
  • Fixação

    Os pontos de fixação formariam-se a partir de uma exagerada gratificação ou frustração de uma determinada zona erógena.


ID
187495
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a teoria da aprendizagem social, as pessoas desenvolvem expectativas quanto à sua capacidade para se comportar de determinada maneira e à probabilidade de que tal comportamento resulte em

Alternativas
Comentários
  • A teoria da aprendizagem social de Bandura, realça a importância da observação e da modelagem dos comportamentos, atitudes e respostas emocionais dos outros. Bandura considera que o indivíduo é capaz de aprender comportamentos através da observação do comportamento de outras pessoas e das suas consequências, o que se designa por aprendizagem vicariante.

    A teoria da aprendizagem social sustenta que a maioria das pessoas aprende comportamentos observando os outros e modelando os comportamentos
    percebidos como eficazes, também afirma que as pessoas podem reforçar ou punir seus próprios comportamentos, ou seja, podem engajar-se no auto-reforço. Eventos de auto-reforço acontecem quando recompensas palpáveis encontram-se disponíveis para uso imediato, as pessoas negam a si mesmas o acesso a essas recompensas, e apenas se permitem recebê-las depois de alcançar metas difíceis auto-impostas.

     item E


ID
187531
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a teoria das trocas sociais, reconhecimento é qualquer satisfação originada de

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha...


ID
205063
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das principais contribuições às teorias do desenvolvimento infantil é oriunda dos trabalhos de Jean Piaget.

Em relação às suas ideias e conceitos, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Piaget era construtivista, huum entao a A já está errada, apesar da C estar mais errada ainda!!! Então...

  • A alternativa B também está errada. O estágio das operações concretas, acontece aproximadamente dos 07 aos 12 anos. Na idade colocada estaria entre o 2º e o 3º estágio, e muito mais no 2º (Pré operacional - que vai dos 02 aos 7 anos)
  • A alternativa A não está errada não! Piaget seguia a linha interacionista, também podendo ser chamado de construtivista ou cognitivista. O interacionismo considera que os elementos biológicos e sociais exercem influência mútua e não podem ser dissociados.
  • B e C estão erradas, por isso anulou.

    B - o estágio de operações concretas vai de 7 a 11 anos

    C - sobre o desenvolvimento da moral, Piaget propôs 3 estágios: anomia, heteronomia e autonomia.


    "O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo"




ID
205066
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a alguns problemas característicos da infância e da adolescência, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Iniciação sexual precoce em populações com baixo nível de renda, não é algo novo. Na verdade, relativamente a gravidez na adolescência nunca foi tão bem controlada e prevenida como atualmente e a tendência está sendo melhorar. Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=33728&janela=1
  • po eu errei essa de bobeira fiquei achando que era a A. por conta de não lembrar dos critérios de classifica. como o vômito é da anorexia e nao só da bulimia. não percebe a correlação tendenciosa com a pobreza. Po acho que fica a dica de aprendizado: as fica em dúvida por nao lembrar uma informação e fica preso so olhando para a alternativa e esqueci de olhar com calma todas as outras e encontrar correlações sem sentido. Por isso, nas que fico com dúvida, tento pensar bastante antes de responder. Quando faço isso e não sai respondendo costumo acertar boa quantidade. e num concurso isso pode fazer a diferença entre acertar umas quatro questões.rsrsrs


ID
213730
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Piaget, o juízo moral, assim como o desenvolvimento, é permeado por fases distintas e diretamente ligado ao modo pelo qual o sujeito relaciona-se com as outras pessoas. Na heteronomia, que vai dos 6 até 10/11 anos de idade, a criança internaliza as regras, toma consciência delas, pois já pode separar físico de psíquico. A isso, Piaget denomina realismo moral. Assinale a alternativa que apresenta exemplo de realismo moral.

Alternativas
Comentários
  • Realismo moral - Heteronomia
    Há apenas o respeito à autoridadeNão há consciência, nem reflexão, apenas obediência
    certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta. Um homem pobre que roubou um remédio da farmácia para salvar a vida de sua esposa está tão errado quanto um outro que assassinou a esposa, seguindo o raciocínio heteronômico. 
    A responsabilidade pelos atos é avaliada de acordo com as consequências objetivas das ações e não pelas intenções. O indivíduo obedece às normas por medo da punição. Na ausência da autoridade ocorre a desordem, a indisciplina. 

    Relativismo moral - Autonomia
    Legitimação das regras. Aqui o indivíduo adquire a consciência moral, possui princípios éticos e morais. Na moralidade autônoma, o indivíduo adquire a consciência moral. Os deveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e significação. Possui princípios éticos e morais. Na ausência da autoridade continua o mesmo. É responsávelautodisciplinado e justo. A responsabilidade pelos atos é proporcional à intenção e não apenas pelas conseqüências do ato. 
    O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do desenvolvimento da moral.

    http://psicfadeup.blogspot.com.br/2011/07/desenvolvimento-moral-piaget.html
  • Então o castigo é necessário?

  • Segundo a teoria comportamental castigo não facilita criação de novos comportamentos, mas é promotora da ausência do comportamento indesejado quando se está na eminencia do castigo. 

  • Nessa fase, não há consciência moral, tampouco reflexão. Há apenas a obediência à autoridade (em geral, a figura dos pais). Atenção às consequências e não às intenções.


ID
213748
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria de desenvolvimento infantil de Vygotsky dá destaque ao papel da linguagem. Para esse autor, a linguagem tem papel relevante no desenvolvimento do sujeito, pois é o sistema simbólico básico. Assinale a alternativa que apresenta duas funções da linguagem, conforme Vygotsky.

Alternativas
Comentários
  •  

    A principal função da linguagem, de acordo com Vygotsky, é a de intercâmbio social: é para se comunicar com seus semelhantes que o homem cria e utiliza os sistemas de linguagem. Tal intercambio necessita, para que seja possível uma comunicação mais sofisticada, da segunda função da linguagem: o pensamento generalizante. Este consiste nos signos, os quais simplificam e generalizam a experiência vivida, o que permite que ela seja transmitida a outros. 
  • Complementando a resposta do colega:

    Vygotsky sustenta que a linguagem ao tornar-se racional, propicia o surgimento das duas funções básicas da linguagem. A Teoria Vigotskiana defende que estas funções são: a principal de intercâmbio social, isto é, o sistema de linguagem é criado para que ocorra comunicação entre os semelhantes e, a segunda de pensamento generalizado, ou seja, é a linguagem que ordena e nomeia o real – é através desta função que a linguagem torna-se um instrumento do pensamento. Em síntese, Vygotsky explicita que: "O pensamento verbal [...] é determinado por um processo histórico-cultural e tem propriedades e leis específicas que não podem ser encontradas nas formas naturais de pensamento e fala. [...]. Espera-se apenas que, neste nível, 
    o desenvolvimento do comportamento seja regido essencialmente pelas leis gerais da evolução histórica da sociedade humana (VYGOTSKY, 2003a, p. 63)".

    fonte: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2009/GT.3_GT.4/2_Andr%C3%A9ia%20Kelly%20Ara%C3%BAjo%20da%20Silva.pdf
  • Sobre Pensamento e linguagem Marta Kohl coloca duas funções principais:

    1ª função principal - Intercâmbio Social -  para se comunicar com seus semelhantes o homem cria e utiliza os sistemas de linguagem. Este intercâmbio necessita , para que seja possível uma comunicação mais sofisticada, da segunda função da linguagem.

    2ª função da linguagem - pensamento generalizante - consiste em signos, os quais simplificam e generalizam a experiência vivida, permitindo sua transmissão. 
  • Vygotsky não fala também de uma função intrapessoal da linguagem? Sobre a fala social ser internalizada e ser constitutiva do pensamento? Isso me deixou em dúvida em relação a alternativa c.

  • a) Errada, pois são conceitos da teoria de Piaget.

    b) Errada, pois pensamento egocêntrico é de Piaget e fala generalizante não existe. O certo seria pensamento generalizante.

    c) Errada, pois fala individual não é uma função da linguagem descrita por Vygostsky.

    d) Correta. 

    Intercâmbio social se refere ao objetivo da comunicação em si. Por ex. o choro do bebê.

    Pensamento generalizante é quando a língua agrega o pensamento, permitindo a abstração.

    e) Errada, pois pensamento egocêntrico é conceito Piagetiano

  • Linguagem - veículo central do processo de internalização da cultura. Ferramenta cultural criadora do sujeito. É através da  linguagem que o homem se apropria da experiência acumulada pela espécie humana no decorrer da história. INTERCÂMBIO SOCIAL

    Linguagem - Amplia o universo do indivíduo, uma vez que o liberta do mundo perceptual imediato. Analisa objetos, abstraindo e generalizando suas características, assim como induzindo-os em um sistema de relações com outros objetos. PENSAMENTO GENERALIZANTE

     


ID
229159
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo, a criança em idade escolar entre 7 a 12 anos apresenta um declínio do egocentrismo intelectual e um crescente incremento do pensamento lógico, encontrando-se no período

Alternativas
Comentários
  • 3)       Os estágios do desenvolvimento humano

    Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento (Furtado, op.cit.). São eles:

    ·         1º período: Sensório-motor              (0 a 2 anos)

    ·         2º período: Pré-operatório                (2 a 7 anos)

    ·         3º período: Operações concretas     (7 a 11 ou 12 anos)

    ·         4º período: Operações formais         (11 ou 12 anos em diante)



    Período das operações concretas (7 a 11, 12 anos): neste período o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes  (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente (Rappaport, op.cit.). Um outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência sensório-motor (se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física).

     Contudo, embora a criança consiga raciocinar de forma coerente, tanto os esquemas conceituais como as ações executadas mentalmente se referem, nesta fase, a objetos ou situações passíveis de serem manipuladas ou imaginadas de forma concreta. Além disso, conforme pontua La Taille (1992:17) se no período pré-operatório a criança ainda não havia adquirido a capacidade de reversibilidade, i.e., "a capacidade de pensar simultaneamente o estado inicial e o estado final de alguma transformação efetuada sobre os objetos (por exemplo, a ausência de conservação da quantidade quando se transvaza o conteúdo de um copo A para outro B, de diâmetro menor)", tal reversibilidade será construída ao longo dos estágios operatório concreto e formal.

    http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm

  • No gabarito a resposta d) é a correta. Operações infomais?! Isso está realmente correto?
  • A RESPOSTA CERTA É A LETRA "A".

    o gabarito está errado!

  • A resposta correta é "letra D - das operações concretas". A letra A estaria correta se fosse a partir dos 12 anos. Cuidado pessoal!

  • O gabarito está certo sim! A letra D é a resposta correta. Todos os artigos científicos que tratam desse assunto são unanimes: Estágio das operações concretas vai dos 7 aos 11/12 anos.  

  • De acordo com Piaget:

    - 1º período: Sensório-motor  (0 a 2 anos)

    - 2º período: Pré-operatório  (2 a 7 anos)

    - 3º período: Operações concretas  (7 a 11 ou 12 anos)

    - 4º período: Operações formais  (11 ou 12 anos em diante)

  • a) Errada. Operações formais aparecem na adolescência. Tem como característica a descentralização da perspectiva egocêntrica, lógica dedutiva, solução sistemática e metódica de problemas, imaginação de consequências futuras para ações presentes, capacidade de previsão, não só de constatação.

    b) Errada. Período sensório-motor é a primeira fase de desenvolvimento (0-2 anos). Nesse momento, a aprendizagem ocorre por ensaio, erro e experimentação. Observa-se ausência de relações causais e planejamento; ausência de símbolos; incapacidade de manipular as imagens mentais.

    c) Errada. Essa fase ocorre entre 2 e 6 anos, aproximadamente. Começa a capacidade de simbolizar, mas há ausência de concervação, alto egocentrismo, ausência do princípio de inclusão de classes.

    d) Correta. Nessa fase observa-se a elaboração de regras e estratégias para compreender o mundo; reversibilidade; operações matemáticas; ordenação seriada; capacidade de investigar hipóteses; lógica indutiva.

    e) Errada. Esse conceito nem existe na teoria de Piaget.

  • Estágios do desenvolvimento - Piaget

    --> 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos) - Nesse momento, a aprendizagem ocorre por ensaio, erro e experimentação. Observa-se ausência de relações causais e planejamento; ausência de símbolos; incapacidade de manipular as imagens mentais.

    --> 2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos) - Começa a capacidade de simbolizar, mas há ausência de conservação, alto egocentrismo, ausência do princípio de inclusão de classes.

    --> 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)- Nessa fase observa-se a elaboração de regras e estratégias para compreender o mundo; reversibilidade; operações matemáticas; ordenação seriada; capacidade de investigar hipóteses; lógica indutiva.  Declínio do egocentrismo intelectual e um crescente incremento do pensamento lógico

    --> 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante) - Tem como característica a descentralização da perspectiva egocêntrica, lógica dedutiva, solução sistemática e metódica de problemas, imaginação de consequências futuras para ações presentes, capacidade de previsão, não só de constatação.

  • A resposta é a letra D

    O objetivo dos comentário é auxiliar, não confundir


ID
229162
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No pensamento freudiano são apresentadas algumas etapas de desenvolvimento. A que marca um intervalo na evolução da sexualidade, observando-se, deste ponto de vista, uma diminuição das atividades sexuais, a dessexualização das relações de objeto e dos sentimentos (especialmente a predominância de ternura sobre os desejos sexuais), o aparecimento de sentimentos como o pudor ou a repugnância e de aspirações morais e estéticas, corresponde

Alternativas
Comentários
  • Letra (E)

    Fase oral (0 a 2 anos) - a zona de erotização é a boca e o prazer ainda está ligado à ingestão de alimentos e à excitação da mucosa dos lábios e da cavidade bucal. Objetivo sexual consiste na incorporação do objeto (3).

    Fase anal (entre 2 a 4 anos aproximadamente) - a zona de erotização é o ânus e o modo de relação do objeto é de "ativo" e "passivo", intimamente ligado ao controle dos esfíncteres (anal e uretral). Este controle é uma nova fonte de prazer.

    Acontece entre 2 e 5 anos o complexo de édipo, e é em torno dele que ocorre a estruturação da personalidade do indivíduo. No complexo de Édipo, a mãe é o objeto de desejo do menino e o pai (ou a figura masculina que represente o pai) é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado. Ele procura então assemelhar-se ao pai para "ter" a mãe, escolhendo-o como modelo de comportamento, passando a internalizar as regras e as normas sociais representadas e impostas pela autoridade paterna. Posteriormente por medo do pai, "desiste" da mãe, isto é, a mãe é "trocada" pela riqueza do mundo social e cultural e o garoto pode, então, participar do mundo social, pois tem suas regras básicas internalizadas através da identificação com o pai. Este processo também ocorre com as meninas, sendo invertidas as figuras de desejo e de identificação. Freud fala em Édipo feminino (2).

    Fase fálica - a zona de erotização é o órgão sexual. Apresenta um objeto sexual e alguma convergência dos impulsos sexuais sobre esse objeto. Assinala o ponto culminante e o declínio do complexo de Édipo pela ameaça de castração. No caso do menino, a fase fálica se caracteriza por um interessse narcísico que ele tem pelo próprio pênis em contraposição à descoberta da ausência de pênis na menina. É essa diferença que vai marcar a oposição fálico-castrado que substitui, nessa fase, o par atividade-passividade da fase anal. Na menina esta constatação determina o surgimento da "inveja do pênis" e o conseqüente ressentimento para com a mãe "porque esta não lhe deu um pênis, o que será compensado com o desejo de Ter um filho. (3)

    Em seguida vem um período de latência, que se prolonga até a puberdade e se caracteriza por uma diminuição das atividades sexuais, como um intervalo.

    Fase Genital - E, finalmente, na adolescência é atingida a última fase quando o objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo ao indivíduo - o outro. Neste momento meninos e meninas estão conscientes de suas identidades sexuais distintas e começam a buscar formas de satisfazer suas necessidades eróticas e interpessoais. (1)

  • Uma observação: 

    Diminuição das Atividades sexuais... doeu! Inaceitável confundir sexualidade com ato sexual, na minha opnião erro grave da banca!

  • Fases, segundo Freud:

     

    - Oral - 0 aos 18 meses;
    - Anal - 18m aos 03 anos;

    - Fálica - 03 aos 06 anos;
    - Latência - 06 aos 12 anos (início da Puberdade);
    - Genital - 12 em diante.

  • a) Errada. Na fase genital ocorre a retomada de impulsos sexuais, mas para pessoas fora do grupo familiar. Observa-se a crise pela perda da identidade infantil e dos pais da infância; desenvolvimento da identidade adulta e identificação extraparental.

    b) Errada. A fase anal ocorre comcomitante ao treino dos hábitos de higiente. A criança precisa aprender a adiar o prazer, quando os pais tentam regular a hora e o local para a defecação. Ocorre a descoberta do controle sobre algo e pode optar por agir ou não de acordo com a demanda dos pais.

    c) Errada. Na fase fálica há um interesse considerável em manipular e explorar os genitais. Também é nessa fase que se desenvolve o complexo de édipo e de castração, que são determinantes para a formação da personalidade do indivíduo.

    d) Errada. Na fase oral, a boca é a principal zona erógena. O prazer é obtido com a sucção. O id predomina. A mãe é o objeto principal da libido. Termina no mometo do desmame.

    e) Correta. A latência é o deslocamento da libido da sexualidade para atividades socialmente aceitas. 

  • Latência

    --> dessexualização das relações de objeto e dos sentimentos (especialmente a predominância de ternura sobre os desejos sexuais)

    --> aparecimento de sentimentos como o pudor ou a repugnância e de aspirações morais e estéticas

    -->deslocamento da libido da sexualidade para atividades socialmente aceitas


ID
313840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

Crianças muito pequenas carecem da capacidade de entender a existência de algo que não esteja presente em seu campo de visão.

Alternativas

ID
313843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

A psicologia do desenvolvimento restringe seus estudos aos processos de mudança no comportamento humano no decorrer da infância e da adolescência.

Alternativas
Comentários
  • A psicologia do desenvolvimento se caracteriza como um ramo que tem a finalidade de estudar a interação dos processos físicos e psicológicos e às etapas de crescimento, a partir da concepção até ao final da vida de um sujeito. 

  • Infância, adolescência, idade adulta e velhice

  • O objeto de estudo da psicologia do desenvolvimento é o ciclo vital, que compreende desde o momento da concepção até a morte.

  • gabarito ERRADO.

    A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CONTEMPLA TODO O CICLO VITAL, COMPREENDENDO TODAS AS ETAPAS INCLUSIVE A VELHICE.

  • A psicologia do desenvolvimento restringe seus estudos aos processos de mudança no comportamento humano no decorrer da infância e da adolescência.


ID
313846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

O modelo sequencial de pesquisa em desenvolvimento humano combina características de estudos longitudinais e de corte transversal.

Alternativas
Comentários
  • Métodos sequenciais Uma forma de evitar as deficiências dos métodos transversal e longitudinal é usar uma metodologia sequencial.

     

     


ID
313849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

Segundo os estudos do desenvolvimento humano, o ambiente tem mais influência no desenvolvimento de um indivíduo do que a hereditariedade.

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia me  indicar um referêncial teórico?

  • Questão mais doida. A que estudos do desenvolvimento a banca se refere?

  • huahuahua falta um teórico ai..mas respondi baseada que ambas se completam.

  • Rodeval SOUSA depende da teoria embasada e do teórico em análise, por isso a questão está incorreta! referencial teórico é sempre bom saber o que cada um falava sobre, Vygotsky, Piaget...depende do que seu edital pedir =)

  • Creio que maior parte dos teóricos que escrevem sobre desenvolvimento preferem não estabelecer uma hierarquia entre socialmente ou geneticamente determinado. Isso torna a questão incorreta. ( Psicologia Evolutiva - Palacios)

  • A resposta correta é que o ambiente possui maior influência segundo os estudos sobre a Psicologia do Desenvolvimento, mas na alternativa a correta afirma que a hereditariedade possui maior influência. Esquisito isso. 

  • Geralmente, questões muito abrangentes, tipo: todos, a maioria, em geral; são difíceis de serem classificadas como falsas ou verdadeiras, irão depender da contextualização.No caso, da questão em tela, irá depender de quais são os fatos comparados.Por exemplo,traços mais complexos relacionados com a saúde, a inteligência e a personalidade estão sujeitos tanto a forças hereditárias quanto ambientais (PAPALIA & OLDS, 2006).Atualmente, a maioria dos psicólogos do desenvolvimento vê o relacionamento entre os fatores ambientais e genéticos como interligados.


    Fonte: 
    http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/27318/influencias-da-hereditariedade-e-o-ambiente-para-o-individuo#ixzz43uWzg6Z0

  • Acho que a afirmativa está errada justamente porque não seria possível estabelecer essa hierarquia de forma "absoluta", sem um referencial teórico específico

  • É consensual que o desenvolvemento humano é influenciado tanto por fatores genéticos e hereditários, quanto por fatores ambientais.

  • GABARITO: ERRADO.

    Não existe uma hierarquia na qual se afirme categoricamente se o ambiente influencia mais do que a hereditariedade. Na verdade, os dois fatores influenciam muito, mas na maioria das literaturas não há uma sobreposição de um pelo outro.


ID
313891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao processo de envelhecimento e às doenças
degenerativas, julgue os próximos itens.

A saúde do idoso tem sido abordada de acordo com a capacidade funcional do idoso de determinar e executar seus próprios desígnios.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo!

    Apesar de que, acabei julgando que os modelos de saúde ainda não se adequassem a esta noção tendo em vista essa referência:

    "Assim, o conceito clássico de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra-se inadequado para descrever o universo de saúde dos idosos, já que a ausência de doenças é privilégio de poucos, e o completo bem-estar pode ser atingido por muitos, independentemente da presença ou não de doenças.

    Na verdade, o que está em jogo na velhice é a autonomia, ou seja, a capacidade de determinar e executar seus próprios desígnios. Qualquer pessoa que chegue aos oitenta anos capaz de gerir sua própria vida e determinar quando, onde e como se darão suas as atividades de lazer, convívio social e trabalho (produção em algum nível) certamente será considerada uma pessoa saudável."


ID
313894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao processo de envelhecimento e às doenças
degenerativas, julgue os próximos itens.

Uma das motivações para a psicologia estudar o envelhecimento foi identificar de que maneira as experiências do desenvolvimento, ocorridas na infância e na adolescência, poderiam influenciar a velhice.

Alternativas
Comentários
  • Contextualizando...

    Psicologia do Desenvolvimento

     

       Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual. Afetivo-emocional e intelectual desde o nascimento até a idade adulta.

     

      O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando Alguma dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. 

     

       Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. A carga genética estabelece o potencial do indivíduo que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra. 

     

    http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/psicologia-do-desenvolvimento.htm


ID
313897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao processo de envelhecimento e às doenças
degenerativas, julgue os próximos itens.

A conciliação entre desenvolvimento e envelhecimento não é possível, pois envelhecer representa perdas gradativas das capacidades físicas e psíquicas do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A velhice também é uma fase de desenvolvimento humano.

  • O Envelhecimento é uma Fase do Desenvolvimento do Ciclo Vital.

  • o ENVELHECIMENTO faz parte do DESENVOLVIMENTO.

    O envelhecimento, inclusive, é a fase anterior à morte.


ID
317032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante
recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em
miniatura e participava integralmente das atividades relativas à
vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o
aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do
desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a
compreensão particularizada da infância e seus processos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue
os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

Os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento podem auxiliar o educador a escolher metodologias e programas de ensino adequados a cada faixa etária.

Alternativas

ID
317035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante
recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em
miniatura e participava integralmente das atividades relativas à
vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o
aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do
desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a
compreensão particularizada da infância e seus processos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue
os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

A psicologia do desenvolvimento surgiu como campo de estudo científico no final do século XX.

Alternativas
Comentários
  • Surge como campo de estudo científico no final do século XIX

  • questao de mera atenção. Gente, final do século XX é  1999/2000. Grande parte dos teóricos já tinha morrido nessa época...


  • O período formativo (1882-1912)

    O estabelecimento da data de nascimento da psicologia do desenvolvimento é motivo de alguma controvérsia. Em 1882, Preyers (1841-1897) publicou o livro “The mind of the child” que segundo Cairns (1983) impulsionou as pesquisas na área de desenvolvimento. 


    Fonte:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2005000200003

  • Gente, 33% das pessoas errando uma questão dessa, acredito que seja por desatenção mesmo. 

  • "Somente no século XIX as bases para a fase experimental na psicologia do desenvolvimento são lançadas por Darwin, Hall e outros, com o uso da observação controlada e o método de questionário, análise e interpretação estatística" (http://producao.virtual.ufpb.br/books/edusantana/fundamentos-psicologicos-da-educacao-livro/livro/livro.chunked/ch03s02.html)

  • Josy Barros, adorei sua colocação... kkkkkkkkk

    não precisa nem entender de Psicologia para acertar essa... é só uma questão de lógica mesmo.


ID
317038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante
recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em
miniatura e participava integralmente das atividades relativas à
vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o
aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do
desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a
compreensão particularizada da infância e seus processos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue
os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

Erik Erikson, assim como outros estudiosos desse campo, considera que o desenvolvimento psicológico tem início na concepção e termina com a morte do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • http://books.google.com.br/books?id=iHYYyG0-a8IC&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

  • Erikson não fala do desenvolvimento a partir do nascimento, sendo a primeira fase dos 0 aos 18 meses de vida???

  • pois é, Márcia, pensei a mesma coisa... acabei colocando certo, mas essa ideia de início na concepção, me deixou na dúvida!

  • Gente, concepção não é nascimento no sentido de parto.Concepção é, também, o estágio de vida intrauterino.Há muitas teorias que falam da constituição psíquica do feto, além do mais a questão deixa bem claro que fala do desenvolvimento com marcos iniciais da vida biológica e psíquica como um todo(nascimento-morte).Tlavez algumas pessoas confundiram com os estágios psicossocias de Erik.


  • Cleber,

     

    foi a priemria coisa que pensei e errei a questão :(

  • Não confundir concepção de desenvolvimento humano com fases psicossociais

  • Desenvolvimento - durante toda a vida.

    Crescimento - maturação biológica

    Distintos, mas inseparáveis.

  • Que outros autores trabalham com uma perspectiva de desenvolvimento ao longo de toda a vida?


ID
317041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante
recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em
miniatura e participava integralmente das atividades relativas à
vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o
aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do
desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a
compreensão particularizada da infância e seus processos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue
os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

O campo teórico da psicologia do desenvolvimento estuda os processos psicológicos, objetivando encontrar soluções para os transtornos do desenvolvimento humano.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pra comentar?

  • Acredito que o erro está em colocar como objetivo da psicologia do desenvolvimento humano encontrar soluções para os transtornos do desenvolvimento humano. Essas soluções, a meu ver, estão relacionadas mais a tratamentos preventivos, modelos psicoterápicos e/ou psiquiátricos.

    A psicologia do desenvolvimento é uma área que:

    1. estuda a interação dos processos físicos e psicológicos e as etapas de

    crescimento, a partir da concepção até ao final da vida de um sujeito.

    2. traz uma compreensão sobre as transformações psicológicas que

    ocorrem no decorrer do tempo

    3. cria modelos para explicar mudanças que ocorrem na vida do

    sujeito e de que modo podem ser compreendidas e descritas essas

    mudanças.

    4. busca definir cientificamente padrões de mudanças progressivas

    psicológicas que ocorrem nos seres humanos com a idade. Para isso,

    examina as mudanças através de uma ampla variedade de tópicos,

    incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas,

    entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da

    moral e formação da identidade.

    Fonte: Curso Psicologia Nova.

  • Acredito que se busque compreender, não solucionar.


ID
406330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a psicopatologia, julgue os itens seguintes.

O traumatismo produzido pelas falhas das funções parentais na criança é fator determinante — porém não exclusivo — na sua estruturação psíquica.

Alternativas
Comentários
  • caso não houvesse a frase " porém não exclusivo", a questão estaria incorreta.


ID
406333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a psicopatologia, julgue os itens seguintes.

Mães psicóticas transmitem aos filhos necessariamente uma estrutura psíquica psicótica.

Alternativas
Comentários
  • Mães psicóticas transmitem aos filhos necessariamente uma estrutura psíquica psicótica. ERRADA

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
406390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens
seguintes.

Para os behavioristas, a criança só desenvolve seu conhecimento linguístico por meio de estímulo-resposta, imitação e reforço, aprendendo a falar por conseguir memorizar as palavras ou frases da língua. Para os empiristas, a linguagem é uma convenção social, e a criança não faz parte ativa do processo de aquisição, aprendendo por memorização, razão pela qual o adulto desempenha um papel preponderante para torná-la um falante competente.

Alternativas
Comentários
  • O pensamento empirista foi à base para as duas primeiras teorias em aquisição. A mente não era considerada fundamental para justificar o processo de aquisição, importava somente que o conhecimento humano era produzido a partir de suas experiências com o mundo através de estímulos e respostas. Nessa perspectiva, nasce a teoria Behaviorista pressupondo que a criança desenvolve seu mundo ou conhecimento lingüístico através de estímulo-resposta ( E - R ) imitação e reforço. B. F. Skinner fundamenta sua teoria com base nos reforços que a criança sofre que podem ser esforços positivos ou negativos. De acordo com esses reforços a criança manteria ou eliminaria algum tipo de comportamento referente à linguagem e isso a ajudaria a construir, a desenvolver e aprender uma determinada língua.

    O Behaviorismo, porém, não levou em conta a criatividade que a criança possui, por exemplo, quando ela profere certas construções que não foram ensinadas previamente a ela. A criatividade, portanto, seria alvo de vários estudos posteriores.

    Outra teoria com base na proposta empirista é o conexionismo ou associacionismo. Essa teoria admite que o cérebro e suas reses neurais são responsáveis pelo aprendizado imediato no mesmo instante que ocorre a experiência. Essa teoria baseia-se na interação entre o organismo e o ambiente, porém, não explica com coerência a rapidez com que a criança aprende uma língua.


  • "O behaviorismo baseia-se fundamentalmente no estudo do comportamento a partir da observação e experiência sensorial, pois bem, para esses estudiosos a linguagem é aprendida através da observação e, acima de tudo, por estímulo e resposta. O reforço também tem um papel importante na aquisição da linguagem, uma vez que possibilita a memorização das palavras e construções gramaticais. 

    Esta teoria surgiu da especulação de como qualquer criança aprende a falar e interagir, a qualquer momento e, em qualquer língua. As explicações behavioristas e empiristas foram satisfatórias na época em que a teoria de aquisição de linguagem foi lançada, durante os anos 50, tempo o qual a psicologia comportamentalista estava em alta. Consolidando então um sistema de ensino que via a criança como uma “tábula rasa”, acreditando que toda a forma de aprendizagem ocorre através das experiências empíricas,  memorização  e repetição exaustiva, unindo esses pressupostos com as contribuições de Skinner, onde é preciso que ocorra também o reforço positivo  e negativo. 

    O empirismo vê a linguagem como uma convenção social, por isso, a criança é passiva diante do processo de aquisição de linguagem, para tanto, é crucial a existência de estímulos e reforços externos, já que a linguagem se desenvolve por respostas condicionadas e memorização.  A teoria behaviorista de aquisição da linguagem foi muito contestada, até que, na metade do século XX, Noam Chomsky derrubou essas teses e lançou o inatismo – o qual explica as capacidades criativas da criança no processo de aquisição da linguagem, como  a repetição de palavras que nunca ouviu, por exemplo “sabo”.  Os estudos a cerca da linguagem não param por aí, mas é importante salientar que as técnicas para a aprendizagem, tanto para a comunicação como para outros conteúdos, ainda seguem os padrões behavioristas, onde a memorização e o estímulo são essenciais para tais aquisições, não auto-suficientes como propostas no século XX, mas influenciando o desenvolvimento melhor ou pior desta, transformando ou mantendo determinada realidade, inclusive a linguística.  O behaviorismo possibilitou que novas teorias sobre o mundo psicológico e comportamental fossem desenvolvidas, contudo, esta vertente trouxe á luz como o ambiente é construtor de nossas vidas, revolucionando o mundo das ciências sociais e da comunicação." 


  • A criança faz parte sim da apredizagem segundo os behavioristas. Segundo Skinner, o comportamento opera no ambiente, ou seja, produz consequências que influenciam o próprio comportamento. Então, a aprendizagem segundo os empiristas é uma via de mão dupla, uma interação com o ambiente.

  • No início da questão já dá pra ver um erro... a imitação é algo defendido genuinamente pelo movimento construtivista, e não o behaviorista, que no máximo defende a tese da repetição...


ID
406468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da assistência a idosos e
adolescentes.

Para o bem-estar do idoso que vem perdendo habilidades e competências, seu cuidador deve ser treinado para fazer com que ele continue a desempenhar aquelas atividades para as quais ainda é capaz, mesmo que seja sob supervisão e mesmo que ele demonstre preferência por receber os cuidados em vez de realizar ele próprio a atividade.

Alternativas

ID
406471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da assistência a idosos e
adolescentes.

É importante promover a relação interpessoal de qualidade entre idosos, porque a morte de seus pares em consequência da idade implica tanto o luto quanto o isolamento social, ambos facilitadores da desesperança, da depressão e, por consequência, do suicídio.

Alternativas

ID
406474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da assistência a idosos e
adolescentes.

A ideação suicida entre adolescentes é mais frequente que o ato em si ou que as tentativas de suicídio. Por isso, a ideação suicida na adolescência só merece especial atenção quando ocorre simultânea à gravidez, quando o risco de uma tentativa é substancialmente maior.

Alternativas

ID
406663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

A teoria construtivista defendida por Piaget teve grande impacto tanto na Europa como nos Estados Unidos da América (EUA). Segundo essa teoria, o conhecimento não é adquirido apenas pelo impacto do ambiente externo, mas também pela ação do próprio sujeito epistêmico.

Alternativas
Comentários
  • Na teoria de Piaget, o sujeito é ativo em relação ao conhecimento, ele constrói o conhecimento a partir de esquemas cognitivos já existentes, por isso o termo "construtivismo" e não, somente, pelo inpacto do estímulos externos. O sujeito espistêmico, resumidamente, é o sujeito que, por meio de processos mentais/cognitivos constrói sua realidade. As "coisas reais" passam pelo crivo de sua percepção.

    Keep on... 


ID
406666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Para Vygotsky, o ensino escolar orienta e organiza os processos internos do desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • A resposta está correta, pois partimos do princípio que a criança na escola, passa pelos fases: zona de desenvolvimento proximal e zona de desenvolvimento real, logo vivencia o processo de desenvolvimento.

  • Vygotsky salientava a relevância da educação, envolvendo o papel da escola e a importância do conhecimento sistematizado. Demonstra como ocorre o aprendizado ressaltando que a criança primeiro aprende para depois se desenvolver. Ela constrói seu desenvolvimento sendo um sujeito ativo em sua construção, apresenta a importância da imitação nas brincadeiras para o desenvolvimento de valores e como o professor deve agir perante tudo isso.

  • Essa questão é muito parecida com esta, de 2006, banca IPAD

    Q464612 - Considerando a teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:

    E) A aprendizagem escolar orienta e estimula processos de desenvolvimento nos indivíduos.


ID
406669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Piaget reconhece a influência da afetividade nas estruturas mentais.

Alternativas
Comentários
  • "Em Piaget, a afetividade é elemento presente no desenvolvimento das estruturas mentais, principalmente quando se remete ao desenvolvimento moral, no qual a cognição (razão) e o afeto serão elementos centrais nesse processo que resulta em comportamentos cotidianos. La Taille descreve bem essa premissa piagetiana ao afirmar:

    Quando se trata de analisar o domínio dos afetos, nada parece haver de muito misterioso: a afetividade é comumente interpretada como uma ‘energia', portanto, como alvo que impulsiona as ações. Vale dizer que existe algum interesse, algum móvel que motiva a ação. O desenvolvimento da inteligência permite, sem dúvida, que a motivação possa ser despertada por um número cada vez maior de objetos ou situações. Todavia, ao longo desse desenvolvimento, o princípio básico permanece o mesmo: a afetividade é a mola propulsora das ações, e a razão está a seu serviço (1992, p. 65)

    O indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo. Não é possível adquirir um novo conhecimento sem que o organismo tenha conhecimento anterior (estrutura) para poder assimilá-lo e transformá-lo. O processo de assimilação caracteriza a integração de afeto e a cognição, pois as experiências de aprendizagem adquirem um sentido pessoal para o sujeito que aprende e se desenvolve."

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100007

     


ID
406672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Para a psicanálise, o indivíduo deve ser capaz de mobilizar seus recursos conscientes e inconscientes para compreender ou para resolver uma situação problema. Isso significa que o ato inteligente depende de todo o conjunto de aprendizagens do indivíduo, das suas experiências guardadas na memória inconsciente e, sobretudo, da capacidade de estabelecer laços e fazer escolhas.

Alternativas
Comentários
  • memória inconsciente ? achava que o material inconsciente não era acessado...

  • Questão truncada....aleguem teria um referencial compativel com a sustentação da questão?

     

  • Em “Recordar, Repetir e Elaborar (1914), Freud fala sobre as novas recomendações sobre a técnica da psicanálise. Aponta as diferenças das técnicas utilizadas quando iniciou seu trabalho com Breuer, por meio do método catártico em que se fazia o uso da hipnose para trazer à tona o momento em que os sintomas se formavam, e assim reproduzir os processos mentais com o objetivo de direcionar as descargas para a atividade consciente, recordar e ab-reagir com o auxílio do médico.

    Para o autor, é comum quando o paciente fala sobre as coisas esquecidas acrescentar que ele sabe das mesmas, só não estavam pensando nelas, ou seja, para ele não estavam conscientes. O “esquecer” torna-se restrito quando se avalia o verdadeiro valor das lembranças encobridoras que para Freud geralmente se acham presentes, cita a amnésia infantil que é contrabalanceada por essas lembranças encobridoras. Acrescenta que cabe ao analista extraí-las por meio da análise.

    Entretanto em alguns casos, Freud fala que o paciente ao invés de recordar o que esqueceu e foi reprimido ele expressa os fatos por meio da atuação (acting-out), explicitado pelo autor no caso Dora. O paciente repete não como lembrança e sim como atuação, porém ele repete esses fatos sem saber que está repetindo. E quanto maior a resistência maior ainda será a atuação. O paciente repete também todos os seus sintomas no decorrer do tratamento.

    Fonte:  © Psicologado.com.br

  • Resolver problema remete ao processo secundário. Estudem processo secundário x processo primário em psicanálise.

    No processo secundário se adia o prazer ligando-se as representações que não escoam livremente. É o que está em jogo em uma ação específica.

    O processo secundário é uma capacidade, ou um esforço atravessado pelo processo primário ( inconsciente).

  • "Em termos psicanalíticos, considera-se que o indivíduo deve ser capaz de mobilizar seus recursos conscientes e inconscientes para compreender ou para resolver uma situação-problema. Isso significa dizer que o ato inteligente depende, também, de todo o conjunto de aprendizagens do indivíduo, das suas experiências guardadas na memória inconsciente e, sobretudo, da capacidade de estabelecer laços e fazer escolhas."

    Ribeiro, Maviane Vieira Machado, & Neves, Marisa Maria Brito da Justa. (2006). A educação e a psicanálise: um encontro possível. Psicologia: teoria e prática8(2), 112-122. Recuperado em 02 de feveiro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872006000200008&lng=pt&tlng=pt.


ID
406675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

A emoção é o sistema de atividade que corresponde a situações reais e é entendida como uma reação postural na exteriorização da afetividade, sendo o elemento que estabelece o vínculo entre homem e meio.

Alternativas

ID
406681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Segundo Vygotsky, apenas a construção do eu não é mediada pelos processos sociais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Para Vygostsky tudo está relacionado aos processos sociais e a interação entre os indivíduos. O Eu, principalmente, é contruído a partir dessas relações (homem+sociedade).

  • Para Vygostky os processos sociais auxiliam no desenvolvimento do sujeito e de sua aprendizagem.


ID
406687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Segundo a teoria de Wallon, os estágios de desenvolvimento se imbricam, interpenetram-se de maneira complexa, descontinuada, pontuada pelas crises, pelos conflitos e mutações. A passagem de um estágio a outro representa um remanejo, uma transformação brusca que implica conflitos entre o antigo e o novo tipo de atividade.

Alternativas
Comentários
  • gab: certo

    Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam. No primeiro ano de vida, a função que predomina é a afetividade. O bebê a usa para se expressar e interagir com as pessoas, que reagem a essas manifestações e intermediam a relação dele com o ambiente. Depois, na etapa sensório-motora e projetiva, a inteligência prepondera. É o momento em que a criança começa a andar, falar e manipular objetos e está voltada para o exterior, ou seja, para o conhecimento. Essas mudanças não significam, no entanto, que uma das funções desaparece. Como explica Izabel Galvão no livro Henri Wallon: Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil, "apesar de alternarem a dominância, afetividade e cognição não são funções exteriores uma à outra. Ao reaparecer como atividade predominante, uma incorpora as conquistas da anterior"

    fonte: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/conceito-afetividade-henri-wallon-645917.shtml

  • Para Wallon, o desenvolvimento é movido por conflitos e as etapas não são bem delimitadas, mas constantes e pode haver regressão. É natural, para o autor, que nesse processo ocorram rupturas, retrocessos e reviravoltas. Mesmo que resultem em retornos geram evolução. 

    Gabarito CERTO


ID
406690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Para Piaget, os quatro processos que caracterizam a revolução intelectual do período sensório-motor são: o esquema prático do objeto, a evolução do espaço prático, a causalidade e a objetivação das séries temporais.

Alternativas

ID
406735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grande
importância para a atuação do psicólogo escolar que atua na
educação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Segundo autores do desenvolvimento humano, as pequenas perdas que acontecem na idade adulta em relação à memória são facilmente compensadas pelo uso de outras estratégias cognitivas. De fato, a memória sensorial e a memória de curto prazo não sofrem mudanças significativas na idade adulta.

Alternativas
Comentários
  • Resumindo, a memória sensorial não sofre diferenças significativas associadas à idade. A informação armazenada na memória a curto prazo pode ser dividida por dois tipos de memória, a memória primária, que sofre diferenças modestas com a idade, e a memória de trabalho, esta sim, negativamente afectada pela idade.

    http://repositorio.ismt.pt/bitstream/123456789/261/7/G-%20Introdu%C3%A7%C3%A3o.pdf


ID
406738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grande
importância para a atuação do psicólogo escolar que atua na
educação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A capacidade de armazenamento (um dos processos que intervém na memorização) pode ser tão boa nas pessoas de 80 anos de idade, como nos indivíduos jovens.

Alternativas
Comentários
  • Não é a quantidade de neurônios que determina a capacidade de memória, mas sim o número de conexões sinápticas e o tamanho das ramificações dendríticas dos neurônios, cujo o desenvolvimento depende diretamente dos estímulos que o cérebro recebe. Assim como o corpo precisa de exercícios para ficar mais forte e ágil, o cérebro também necessita de excercício, como, jogar xadrez, ler, fazer palavra cruzadada e etc. Dessa forma, conclui-se que não é a idade, mas a quantidade de estímulos que se dá ao cérebro.

     

    http://www.unesp.br/proex/informativo/edicao10jun2002/materias/memoria.htm

     

    Pouco a pouco...

  • Autores de referência?



ID
406741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grande
importância para a atuação do psicólogo escolar que atua na
educação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Os psicólogos estão cada vez mais convencidos de que o mais importante na determinação do nível de competência cognitiva das pessoas mais velhas não é tanto a idade em si, mas uma série de fatores de natureza diversa como: estado de saúde, nível educativo e cultural, experiência profissional e tônus vital da pessoa.

Alternativas

ID
406744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grande
importância para a atuação do psicólogo escolar que atua na
educação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Considerando-se a necessidade atual dos adultos em continuar aprendendo — tanto dentro como fora da escola e dentro e fora do local de trabalho —, a natureza particular da aprendizagem do adulto e seus atributos de desenvolvimento não podem ser ignorados.

Alternativas

ID
406747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grande
importância para a atuação do psicólogo escolar que atua na
educação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Os processos de desenvolvimento adulto, possibilitados pelo acesso à educação superior, constituem-se em um amplo campo de atuação do psicólogo escolar.

Alternativas

ID
470224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Maria, juntamente com seu marido, procura um
psicólogo para solicitar ajuda para o filho adolescente de 16 anos
de idade, com quem diz, de forma angustiada, não saber mais o
que fazer. Após várias tantas tentativas de aproximação, ele
encontra-se oscilando entre atitudes de indiferença e atitudes de
muita agressividade, tomado pelo ódio de si e de todos,
indisposto a falar com quem quer que seja.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir,
acerca de intervenções psicoterápicas.

A agressividade excessiva denuncia uma revolta diante das perdas sofridas pelo adolescente, como o papel e o corpo de criança, além dos pais da infância.

Alternativas
Comentários
  • É uma questão bem difícil, pois ela se pauta na formulação de uma resposta pronta sobre a adolescência. 

  • Essa questão caberia recurso na minha opinião...

  • Gabarito: certo!

    "Para vivenciar todas essas mudanças, o adolescente passa por momentos de experimentações e perdas, de modo a reformular os conceitos que tem a respeito de si mesmo e do mundo. Segundo Erikson, a busca da identidade adulta é a principal tarefa da adolescência e, para que isto aconteça, é necessário que o jovem vivencie três grandes perdas:

    Luto pela perda do corpo infantil - O corpo se modifica, independente de sua vontade, o que causa grande desconforto, mais facilmente percebido nas fases iniciais da adolescência.

    Luto pela perda da identidade infantil - A sociedade e o próprio indivíduo passam a exigir um comportamento diferente daquele mostrado até o momento, com responsabilidades e deveres.

    Luto pela perda dos pais da infância - Os pais deixam de ser vistos como ídolos infalíveis e passam a ser vistos como humanos, tão frágeis e capazes de errar como qualquer outro.


ID
481915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito da personalidade e de seus
transtornos.

De acordo com a teoria freudiana, o caráter se desenvolve durante a fase oral, o que torna quase impossível um trabalho preventivo no desenvolvimento da personalidade.

Alternativas
Comentários
  • Carater = Fização em fase.

    Carater anal (fixação na fase anal)

  • Para Freud a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase por volta dos 5 anos de idade. Após a fase oral (0 a 1 ano), fase anal (1 a 3 anos) e no momento da fase fálica (3 a 6 anos).


ID
527491
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na Teoria dos Sistemas Ecológicos de Bronfenbrenner, o conceito de cronossistema:

Alternativas

ID
527494
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Como é conhecida a teoria de John Bowlby sobre desenvolvimento infantil que sofre bastante influência da psicanálise de Freud?

Alternativas

ID
527497
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação às principais teorias do desenvolvimento humano e suas crenças básicas, associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta:

TEORIAS 

1. Teoria psicossocial de Erikson.

2. Teoria da aprendizagem social de Bandura.

3. Teoria dos estágios cognitivos de Piaget.

4. Teoria do apego de Bowlby

5. Teoria sociocultural de Vygotsky.

6. Teoria Psicanalítica


CRENÇAS BÁSICAS

( )Os seres humanos têm os mecanismos adaptativos de base biológica e evolutiva para sobreviver.

( )As crianças aprendem no contexto social observando e imitando modelos.

( )O contexto sociocultural de uma criança tem impacto importante no seu desenvolvimento.

( )A personalidade sofre influência da sociedade e se desenvolve por meio de uma série de crises.

( )O indivíduo é um iniciador ativo do seu processo desenvolvimental. 

Alternativas

ID
527500
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na pesquisa de Granzyna Kochanska (1997) sobre temperamento e internalização moral, as crianças de temperamento medroso demonstram adquirir uma consciência internalizada forte quando seus pais:

Alternativas

ID
527503
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre os estágios do desenvolvimento da inteligência na criança, segundo Jean Piaget, colocando entre parênteses a letra “V” , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( )No período sensório-motor as estruturas mentais das crianças restringem-se ao domínio dos objetos concretos.

( )No período pré-operatório a criança aprende a dominar o pensamento lógico.

( )No período operatório-concreto a criança inicia o desenvolvimento da linguagem, os sentimentos interpessoais e as relações sociais.

( )No período operatório formal desenvolve-se o pensamento abstrato.

( )No período pré-operatório formal a criança aprende a dominar as classes, relações e números, e raciocina sobre eles. 

Alternativas

ID
527512
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A etapa que antecede a morte, que faz referência à redução da capacidade intelectual e a certas alterações da personalidade é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: e) descida terminal.


ID
635251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das contribuições da psicologia do desenvolvimento para a intervenção psicológica com o bebê e com a criança pequena, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Prosódia: parte da gramática tradicional que se dedica às características da emissão dos sons da fala, como o acento e a entoação. 


ID
693880
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
JUCEPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Piaget, o período em que as propriedades dos objetos animados são atribuídas aos inanimados, denomina-se de

Alternativas
Comentários
  •  b)Pré-operacional.

  • Pré operacional de 2 a 7 anos.

  • É a própria característica do brincar, adquirda no período pré-operatório


ID
697069
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Erik H. Erikson apontou que a busca pela identidade, na adolescência, passa por uma crise normativa, propôs um diagrama epigenético, apresentando um quadro em que são anunciados os conflitos ou crises que caracterizam cada uma das etapas do desenvolvimento humano e preocupou-se em evitar os frequentes estigmas em torno das turbulências juvenis, legitimados sobre a forma de diagnósticos definitivos, inscrevendo a crise adolescente não só como própria ao processo de desenvolvimento da identidade, como condição necessária para tanto, chamando este momento de

Alternativas
Comentários
  • Outro dos conceitos eriksonianos importantes é o de moratória psicossocial. Esta moratória é "um compasso de espera nos compromissos adultos". É um período de pausa necessária a muitos jovens, de procura de alternativas e de experimentação dos papéis, que vai permitir um trabalho de elaboração interna. Antecipa-se o futuro, exploram-se alternativas, experimenta-se, dá-se tempo…

    As moratórias são caracterizadas pelas necessidades pessoais, mas também por exigências socioculturais e institucionais. "Cada sociedade e cada cultura institucionalizam uma certa moratória para a maioria dos seus jovens."

    Fonte: 
    http://psicologiasocialfluporto.blogspot.com.br/2007/11/sobre-moratria-psicossocial.html
  • A) INCORRETA. Espaço potencial (ou transicional) é um conceito de Winnicott que refere-se ao território intermediário entre o mundo interno e externo, que potencializa o desenvolvimento criativo e cultural da criança.

     

    B) CORRETA. Para Erikson, o adolescente passa por uma espécie de pausa antes de se tornar adulto para que se experimente em diversos papeis e explore diversas alternativas. Isso permite uma melhor elaboração interna.

     

    C) INCORRETA. Fenômeno transicional (ou objeto transicional) é outro conceito de Winnicott que está relacionado ao objeto utilizado pela criança como auxílio para lidar com o mundo externo (ex. cobertor, travesseiro, bichinho de pelúcia...)

     

    D) INCORRETA. Processo transferencial é um conceito da psicanálise em que a libido é transferida do ego para o mundo externo.

     

    E) INCORRETA. Acredito que a assertiva esteja relacionada ao conceito de "período crítico", que muitos desenvolvimentistas entendem como o período (curto, geralmente) de tempo em que algum aspecto biológico (crescimento e maturação) é afetado de forma irreversível. Bowlby também fala sobre o conceito, mas relacionando-o com o período sensível para a formação da personalidade (de seis meses a dois ou três anos).


ID
729148
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a concepção piagetiana, o pensamento da criança que se encontra no período pré-operacional caracteriza-se por ser

Alternativas
Comentários
  • A fase pré-operacional é aquela que Piaget caracteriza como a do desenvolvimento simbólico. Contudo, é preciso atentar-se ao que a questão requer (que é uma avaliação quanto ao pensamento da criança na fase pré-operacional) e lembrar-se que Piaget fala que ante "os pensamentos sustentados por conceitos e as ações interiorizadas diz-se que a criança pré-operacional é de um pensamento egocêntrico".
  • O pensamento egocêntrico é uma das características mais marcantes da fase pré-operacional.

    Alternativa E


ID
729151
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jean Piaget apontou que o ingresso da criança no universo moral se dá pela aprendizagem de diversos deveres a ela impostos pelos pais e adultos em geral (ex: não mentir, não pegar as coisas dos outros, não falar palavrão) e que a criança aceita regras morais provavelmente também quando já aceita como inquestionáveis

Alternativas

ID
734998
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erikson, os indivíduos passam por sucessivas crises de desenvolvimento em que se opõem conflitos básicos. Os conflitos vivenciados pelos adolescentes correspondem à seguinte etapa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b) identidade x confusão de identidade = Neste estágio, os indivíduos percebem novas potencialidades cognitivas, exploram e ensaiam estatutos e papéis sociais, devido a sociedade fornecer este espaço de experimentação aos adolescentes. Aqui ocorre a moratória psicossocial. Essa moratória, conceito fundamental dessa fase, reflete um período de pausa necessária a muitos jovens, de procura de alternativas e de experimentação de papéis, que vai permitir um trabalho de significação interna. 

     


ID
735001
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo segue as seguintes etapas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:   c)período sensório-motor, período pré-operatório, período das operações concretas, período das operações formais;


ID
735016
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A contribuição de Vigotsky ao estudo do desenvolvimento infantil cresceu nos últimos anos. Em relação ao tema é correto afirmar que:

Alternativas

ID
735034
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Freud, a sexualidade humana tem um desenvolvimento progressivo desde a primeira infância. Em relação ao tema NÃO está correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c)a etapa anal inclui não pulsões de prazer


ID
735040
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Estudos experimentais permitem dizer que os bebês recém-nascidos apresentam competências logo ao nascer.
Avalie as afirmativas abaixo e assinale a que NÃO está correta:

Alternativas

ID
735052
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Teoria do Ciclo Vital de Erikson, a crise que corresponde à terceira idade implica na oposição:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:   d) integridade x desespero = Nesta fase, que costuma ocorrer após os 60 anos, o indivíduo atinge o ápice do seu desenvolvimento psicossocial e propicia uma comprensão e o julgamento do passado vivido. É uma fase de análise retrospectiva do que foi feito, avalia-se sucessos e fracassos. Quando se conclui que a vida possuiu um balanço positivo, ( integridade), o indivíduo está pronto para aceitar a sua idade e suas consequências. Quando o indivíduo julga que a sua vida foi mal sucedida ( desespero), sentem que é demasiado tarde para se reconciliarem consigo mesmo e corrigir os erros anteriores. 


ID
735055
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Teoria Piagetiana, o início da representação simbólica se dá no período:

Alternativas

ID
737647
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas acerca das principais incapacitações mentais que acometem o idoso, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A demência acomete predominantemente as pessoas da terceira idade.
( ) A demência é um sintoma e pode ser ocasionada por uma variada gama de condições.
( ) Idosos que apresentam problemas progressivos com a memória e solução de problemas, estão sofrendo de Mal de Alzheimer.
( ) A autópsia é a única forma conclusiva de diagnosticar a doença de Alzheimer.
( ) Os estágios iniciais de Alzheimer costumam se dar abruptamente, com perdas de memória seletiva e desorientação em locais familiares.

Alternativas

ID
737650
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Chomsky, a linha de demarcação entre a espécie humana e as demais espécies animais estabelece-se mediante a:

Alternativas

ID
737653
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as características da criança de 6 anos, analise as afirmativas abaixo e em seguida selecione aquela (s) que reflete (m) o pensamento de Gesell.

I. A perseverança constitui parte integrante deste nível de maturidade.
II. Quase podemos dizer que esta é a idade da borracha, pois apaga muitas vezes seguidas os traços do lápis.
III. O sono raras vezes é perturbado por pesadelos.
IV. E nesta idade que a criança começa a interessar-se pela maneira como um bebê começa a existir.
V. A distinção entre o meu e o seu é quase tão difícil de fazer como era quando tinha dois anos e meio.

Alternativas

ID
737656
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Piaget aponta que entre os dois e sete anos existe uma inteligência prática, constatando efetivamente que a (o):

Alternativas

ID
737659
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tomando como referência o desenvolvimento normal do controle de atenção (VEGA, 1988), a partir de que idade ocorre uma mudança notável no controle interno da atenção, onde a criança é capaz de desenvolver estratégias para atender seletivamente os estímulos que considera relevantes para a solução de problemas?

Alternativas

ID
737665
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas acerca do desenvolvimento e alteração da personalidade ao longo dos ciclos vitais, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

( ) a criança inicia a vida com certas qualidades, padrões de resposta e estilos de interação considerados inatos.
( ) é na fase pré-escolar que a criança aprende sobre o papel sexual apropriado ao seu gênero.
( ) segundo a psicanálise, a personalidade possui uma estrutura que se desenvolve com o tempo.
( ) certos aspectos da personalidade são altamente inconsistentes durante a vida adulta, tais como a extroversão e a abertura à experiência.
( ) Erikson afirmava que a tarefa de alcançar a integridade do Ego começa na terceira idade.

Alternativas

ID
737671
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conceito de Bowlby para as representgão mentais do Self e do "Outro ", associados à emoção, que se desenvolvem durante os primeiros anos de vida, chama-se:

Alternativas

ID
737674
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O resultado positivo do estágio psicossocial do desenvolvimento de Erikson integridade X desespero, leva à (ao):

Alternativas

ID
740317
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A afirmativa que não representa uma característica fundamental da adolescência em relação ao reforço necessário ao ego, nas interações grupais, nesse período, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra "A"

    As atuações do grupo representam as figuras parentais não representam uma característica fundamental da adolescência em relação ao reforço necessário ao ego, nas interações grupais, nesse período.

    Todas as demais afirmativas representam a característica fundamental da adolescência em relação ao reforço necessário ao ego.

  • alternativa d - considero errada por ter uma palavra escrita errada: "concentar" - valeria recurso.

  •  e) O adolescente terá condutas cada vez mais depressivas.

    Muito taxativa essa afirmação, creio que não é possível fazermos tal generalização, pois cada sujeito tem suas particularidas.

  • Essa alternativa E é absurda!


ID
751516
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Erik H. Erikson, no livro "Teorias da Personalidade" (2000) , em sua teoria psicossocial do desenvolvimento, descreve oito estágios de desenvolvimento que não seguem um esquema cronológico rígido. O estágio epigenético descrito pelo autor, em que a criança precisa controlar sua imaginação exuberante e dedicar-se à educação formal, que coincide com o período de latência de Freud, é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: e) diligência versus inferioridade.

    Idade                                               Erikson psicossocial                                                    Freud psicossexual

    0 a 18 meses                            Confiança vs. Desconfiança                                                        Oral

    18 meses aos 3 anos                Autonomia vs. Vergonha                                                              Anal

    3 aos 6 anos                             Iniciativa vs. Culpa                                                                      Fálica

    6 anos até a puberdade          Diligência vs. Inferioridade                                                    Latência

    12 a 18                                    Identidade vs. Confusão de papéis                                            Genital

    18 a 30                                   Intimidade vs. Isolamento                                                            Genital

    30 a 60                                   Generatividade vs. auto-absorção                                               Genital 


ID
751546
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Helen Bee, no livro "O Ciclo Vital" (1997), afirma que as novas habilidades que encontramos por volta dos 5, 6, ou 7 anos já estão sendo construídas nas pequenas mudanças já vistas no pré-escolar, embora na perspectiva de Piaget ocorra um grande salto para frente, quando a criança descobre ou elabora um conjunto de "regras" ou "estratégias" gerais para o exame do mundo e sua interação com ele. Esse novo conjunto de habilidades Piaget denomina de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:  d)operações concretas = (7 a 11 ou 12 anos) É o primeiro dos estágios formais, a criança começa a construir conceitos através de estruturas lógicas, consolida os princípios da conservação da quantidade e da reversabilidade. Realiza as primeiras operações lógicas e constrói o conceito de número. Seu pensamento apesar de lógico, ainda está preso aos conceitos concretos, não fazendo ainda abstrações. Além disso, começa a considerar pontos de vistas diferentes. O nível do pensamento da criança já permite que ela estabeleça corretamente as relações de causa e efeito e de meio e fim, sequencie ideias ou eventos, trabalhe com ideias sob dois pontos de vista simultaneamente e forme o conceito de número ( no início do período, sua noção de número está vinculada a uma correspondência com o objeto concreto. 


ID
751564
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As unidades funcionais do cérebro estão organizadas de forma hierárquica. A teoria do desenvolvimento neurológico sequen- cial leva em conta as modificações anatômicas, funcionais e as habilidades intelectuais de adaptação da criança.
De acordo com Lygia OhlWeiler, no livro "Transtornos da Aprendizagem - Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar" (2006), assinale a opção correta em relação às etapas do desenvolvimento neurológico.

Alternativas

ID
751579
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Helen Bee, no livro "O Ciclo Vital" (1997) , assinale a opção correta em relação ao desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência.

Alternativas

ID
773131
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FCM-UPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o que Solis-Ponton (2004) define como parentalidade, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
774022
Banca
ASPERHS
Órgão
Prefeitura de Catende - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Especial atenção deve ser dada as seguintes situações, que favorecem o desenvolvimento do quadro depressivo em idosos que são, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • 6 meses, após alteração da Lei das Eleições em 2017.


ID
786115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No intuito de lidar de maneira saudável com o processo de envelhecimento, o idoso deve

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D- relacionar-se com outras pessoas e manter vínculos afetivos para que se sinta atendido e acolhido em suas dificuldades.


ID
787714
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo piagetiano do desenvolvimento humano propõe períodos que são caracterizados pelo aparecimento de novas qualidades do pensamento, interferindo no desenvolvimento global. O período de operações concretas se dá dos

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me ajudar? Não entendi porque o B está certo uma vez que dos 7 aos 12 anos é operatório concreto e não operatório formal (construção lógica):

    A teoria de Piaget sobre Estágios de Desenvolvimento

    Período Sensório-Motor (do nascimento aos 2 anos) - A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo....

    Período Simbólico (dos 2 anos aos 4 anos) - Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc.. Podendo criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico...

    Período Intuitivo (dos 4 anos aos 7 anos) - Neste período já existe um desejo de explicação dos fenômenos. É a “idade dos porquês”, pois o indíviduo pergunta o tempo todo. Distingue a fantasia do real, podendo dramatizar a fantasia sem que acredite nela...

    Estágio operatório-concreto (dos 7 aos 10/11 anos) - a criança começa É o período em que o indivíduo consolida as conservações de número, substância, volume e peso. Já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho (grandeza), incluindo conjuntos, organizando então o mundo de forma lógica ou operatória...

    Estágio operatório-formal (dos 11 em diante) - É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático. É quando o indivíduo está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro...

  • Acredito que a  cosntrução da lógica nesse caso, nao tem relação a capacidade de resolver problemas a respeito das soluções possíveis entre eventos, como se dá no estágio de operações formais. Isso requer o desenvolvimento do raciocinio abstrato.Quando Piaget fala no estágio de  operações concretas, creio que vem a definir a capacidade de organizar e assimilar as informações atraves do mecanismo de acomodação. É o primeiro dos estágios formais, onde a criança começa a construir conceitos e através de estruturas lógicas consolida a noção da reversibilidade e da quantidade. Já é capaz de operar logicamente e "construir" o conceito de número.Ainda não é capaz de fazer abstraçoes, apesar de seu pensamento lógico( talvez aí se situe a confusao...)No proximo estágio. o pensamento lógico-matemático iniciado no estágio anterior, irá se consolidar. Espero ter ajudado ;)


  • Como colocaste em teu comentário, amiga. Ele já organiza o mundo de forma lógica. É o início de uma construção lógica, mas não se trata de plenamente efetivado. O que só vai ocorrer mais tarde após os 10 anos de idade no período das operações formais, onde aí sim o raciocínio hipotético e lógico é uma característica primordial.

  • LETRA B

    Os estágios do desenvolvimento humano

    Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento (Furtado, op.cit.). São eles:

    ·1º período: Sensório-motor  (0 a 2 anos)

    ·2º período: Pré-operatório  (2 a 7 anos)

    ·3º período: Operações concretas  (7 a 11 ou 12 anos)

    ·4º período: Operações formais  (11 ou 12 anos em diante)


    (a) Período Sensório-motor (0 a 2 anos): o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos (como a sucção, o movimento dos olhos, por exemplo).


    (b) Período pré-operatório (2 a 7 anos): a emergência da linguagem.Na linha piagetiana, desse modo, a linguagem é considerada como uma condição necessária mas não suficiente ao desenvolvimento.


    (c) Período das operações concretas (7 a 11, 12 anos): capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes  (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente (Rappaport, op.cit.). Um outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência sensório-motor (se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física).


    (d) Período das operações formais (12 anos em diante): nesta fase a criança, ampliando as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal. Com isso, conforme aponta Rappaport (op.cit.:74) a criança adquire "capacidade de criticar os sistemas sociais e propor novos códigos de conduta: discute valores morais de seus pais e constrói os seus próprios (adquirindo, portanto, autonomia)".

  • Operações Concretas (7 a 12 anos)- o pensamento aparece, raciocínio lógico. Fase de tentativa e erro.


ID
802240
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria proposta por Cumming e Henry que sustenta que o envelhecimento bem sucedido é caracterizado pelo afastamento mútuo entre o idoso e a sociedade, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • teoria do desencargo [ou teoria do desengajamento]: Teoria do envelhecimento, proposta por Cumming e Henry, que sustenta que o envelhecimento bem-sucedido caracteriza-se pelo mútuo afastamento entre o idoso e a sociedade
    Fonte: Desenvolvimento Humano - Papalia.


ID
802243
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Elkind, um observador que existe somente na cabeça do adolescente e que está tão preocupado com os pensamentos e ações do adolescente quanto ele próprio, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • audiência imaginária (ou público imaginário): Elkind chama essa autoconsciência de público imaginário, um "observador" mentalmente criado que está tão preocupado com os pensamentos e com o comportamento de um jovem quanto ele mesmo.
    Fonte: Desenvolvimento Humano - Papalia


ID
802246
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos ajustes à terceira idade, descrito por Peck, no qual as pessoas superam a preocupação consigo mesmas e aceitam a morte, concentrando-se em contribuições de valor social duradouro, denomina-se:

Alternativas

ID
802255
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conjunto de normas ou expectativas culturais para épocas da vida nas quais certos eventos importantes, como o casamento, ter filhos, trabalho e aposentadoria devem ocorrer, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • relógio social: Conjunto de normas ou de expectativas culturais para os momentos da vida em que certos eventos importantes, como casar-se, ter filhos, começar a trabalhar e aposentar-se, devem ocorrer.
    Fonte: Desenvolvimento Humano - Papalia


ID
802258
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Piaget, o quarto e último estágio principal do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, quando o sujeito consegue manipular e organizar idéias e objetos, é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c) Operações formais


ID
802261
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Piaget, a incapacidade de uma criança de transferir aprendizagem sobre um tipo de conservação para outros tipos, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Decalagem horizontal. 


ID
802264
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No período compreendido entre o 4º e o 8º mês de vida, as condutas sociais das crianças tornam-se mais complexas e específicas. Provavelmente, Bruner foi quem melhor estudou tal período, centrando-se especialmente na análise das rotinas lúdicas que ele chamou de:

Alternativas
Comentários
  • Carai Brunão kkkkk


ID
802267
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para caracterizar uma forma intermediária entre o pensamento simbólico discutido por Freud e a forma de pensamento socializado e lógico, próprio do adulto, Piaget inicialmente falou de pensamento:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Piaget, o pensamento humano se divide em tres etapas:

    - Autistíco

    -Egocêntrico

    - Orientado.


ID
802273
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um fator de indubitável importância na evolução da capacidade linguística é a linguagem social. Este fator é denominado de:

Alternativas

ID
802282
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Piaget, sobre o pensamento da criança, a característica mais geral pela qual a lógica inicial da criança difere da do adulto (com uma defasagem entre suas manifestações na ação e depois na linguagem) é a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) irreversibilidade


ID
826717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando os diversos fatores associados ao abuso de drogas na adolescência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar ou indicar alguma bibliografia para esta questão?
  • Grande parte da literatura afirma que a família é um ponto importante tanto para a prevenção quanto para o tratamento do uso abusivo de drogas.

    Sobre família entende-se que os seus membros podem ser tanto os pais ou apenas um deles, irmãos, avós, ou até mesmo parentes distantes. O que deve prevalecer entre esses membros é uma relacionamento saudável, baseado em confiança e oportunidades, onde o adolescente possa restabelecer laços afetivos.

    A letra E está errada porque não se pode generalizar e dizer que todo adolescente que usa drogas pertence a uma família desestruturada. Nesse cenário de drogas podemos encontrar diversas situações.

  • O Laranjeiras é muito bom, Briza!

  • VAMOS LÁ!

     

     

    A) CERTA - "De modo geral, é na adolescência que os jovens experimentam ou entram em contato com o álcool e outras drogas. É um

                        período de muitas transformações e convida os cônjuges e pais a uma reorganização de seus papéis, funções e estabelecimentos

                        de novas regras e limites. São necessárias adaptações, na organização familiar, para preparar o adolescente para a

                        vida adulta" (SPOTH; REDMOND, 1994 apud Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Mód. 7, 2017, p. 80);

     

    B) ERRADA - Tratam-se de fatores indicativos;

     

    C) ERRADA - A responsabilidades devem ser vistas em termos de grupo familiar. Ou seja, para efeito de engajamento da efetiva participação da

                        família em questões de prevenção e tratamento, as responsabilidades devem compartilhadas;

     

    D) ERRADA - Idem;

     

    E) ERRADA - Não necessariamente.

     

     

    GABARITO: LETRA "A".

     

    Abçs.


ID
826738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É fato comprovado que a maioria dos adolescentes

Alternativas
Comentários
  • Encontrei nesta dissertação algo próximo da resposta

    .https://www.uva.br/mestrado/dissertacoes_psicanalise/Adolescencia_Escolha_Alzira_Guedine.pdf

    "         A prática clínica em consultório e em instituições de educação onde atuei, me fizeram deparar com uma grande instabilidade do adolescente para sustentar as variadas metas apresentadas em seu discurso; mesmo quando parecia que algum desejo já havia sido pressentido, a escolha não se sustentava. Relativamente a este movimento, constatei uma certa leviandade ao 14 assumirem uma escolha amparada em modelos identificatórios dos “ídolos sociais” atuais: “Quero ser jogador de futebol, jogar fora do Brasil”; “Quero ser político, ganhar dinheiro fácil”; “Quero me casar com um homem rico e curtir a vida” eram algumas das respostas oferecidas à pergunta sobre o que projetavam para seu futuro. Esta constatação me causava inquietação e curiosidade para compreender o que se passava no interior desses jovens e tornou-se a questão desta pesquisa".

  • A teoria e a prática psicanalítica apontam que as características psíquicas de cada indivíduo são fortemente determinadas pelos modelos de identificação a que tem acesso. Este mecanismo é especialmente intenso na infância e na adolescência, períodos em que a personalidade está em franca formação. É quando o indivíduo está mais suscetível à influência externa, particularmente daquelas figuras a quem atribui alguma importância e de quem assimila, consciente ou inconscientemente, certas características.