SóProvas


ID
1018642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere ao modelo IS/LM, julgue os próximos itens.

Na situação de armadilha da liquidez, o Banco Central do Brasil perde sua capacidade de estímulo à economia por meio do canal dos juros, permanecendo, contudo, capaz de influenciar a economia pelo canal monetário

Alternativas
Comentários
  • Na economia monetária, uma armadilha de liquidez (liquidity trap) ocorre quando a taxa de juro nominal se aproxima de zero ou o atinge e a autoridade monetária se vê impedida de estimular a economia usando os instrumentos tradicionais da política monetária. Nestas circunstâncias, as pessoas não esperam grandes retornos dos investimentos físicos ou financeiros e mantêm os seus activos em depósitos bancários de curto prazo em vez de fazer investimentos de longo prazo. Isto torna uma recessão ainda mais severa podendo contribuir para um clima de deflação.

    Em circunstâncias normais a autoridade monetária (normalmente um banco central ou ministério das finanças) pode estimular a economia reduzindo a taxa diretora ou aumentando a base monetária. Qualquer das duas medidas deve aumentar os empréstimos e financiamentos, o consumo e o investimento fixo. Quando a taxa de juro relevante se aproxima de zero ou o atinge, a autoridade monetária não pode proceder a reduções adicionais nas taxas de juro para estimular a economia (dado que as taxas de juro nominais não podem descer abaixo de zero). Portanto, perde a capacidade de influenciar a economia através do canal taxa de juro.

    A autoridade monetária pode aumentar a quantidade de dinheiro em circulação na economia, mas os métodos tradicionais de política monetária não injetam dinheiro novo diretamente na economia. Ao invés, a nova liquidez criada tem de ser injetada na economia real através de intermediários financeiros tais como os bancos. Num ambiente em armadilha de liquidez, os bancos evitam atribuir empréstimos e a nova liquidez criada pelo banco central fica assim presa por detrás de financiadores relutantes.

    A teoria da armadilha de liquidez aplica-se à política monetária em períodos de depressão não-inflaccionária. A teoria não se aplica a políticas fiscais que possam estimular a economia.

  • Acredito que o gabarito esteja errado. Tirado do forum concurseiros


    Argumento do recurso:
    Em uma situação de armadilha de liquidez (liquidity trap) tem-se que a demanda por moeda é perfeitamente elástica à taxa de juros, isto é, a curva LM (Liquidy Money) é horizontal. Nessa situação, o Banco Central perde sua capacidade de estímulo à economia via canal monetário. Isso acontence porque a política monetária, em uma situação de armadilha de liquidez, é inócua para afetar as variáveis reais.

    Referências:
    Carvalho et al. (2007). Economia Monetária e Financeira: Teoria e Política. Ed. Campus/Elsevier. 
    Minsky, H.P. (1986). Stabilizing an Unstable Economy. New Heaven: Yale University Press.
    Blanchard, O. (2007). Macreoconomia, 4ª Edição. Ed. Pearson. 
    Sachs, J.D. e Larrain F. (2000). Macroeconomia em uma Economia Global. Ed.Makron Books.
  • Questão correta! + moeda aumenta expectativa de inflação, baixando juros reais e aumentando investimentos
  • Concordo com o comentário do colega "apg-bh" e discordo do gabarito inicialmente apresentado como "errado". 
    Em uma situação de armadilha de liquidez, a taxa de juros é tão baixa que as pessoas já retém bastante moeda, e por mais moeda que seja despejada na economia os investimentos e o consumo não se alteram (ambiente de recessão). Assim, a política monetária é ineficaz.
    O que funciona nesse caso é a política fiscal (gastos do governo/tributos), que é plenamente eficaz. Um aumento nos gastos do governo, por exemplo, deslocam a curva IS para a direita, causando aumento integral na renda. 
  • Comentário do professor Heber Carvalho:

    Na armadilha da liquidez, atingimos o limite mínimo da taxa de juros.
    Políticas monetárias expansionistas simplesmente não farão a LM ir para baixo, indicando que o BACEN perde sua capacidade de estímulo à
    economia por meio do canal dos juros, perdendo também sua capacidade de influenciar a economia pelo canal monetário.
    Na armadilha da liquidez, a política monetária é ineficaz.
    Gabarito: Errado

  • Errado!

    Na armadilha da liquidez, a LM é 100% horizontal. Neste caso, a política monetária perde sua eficácia, pois as pessoas já tem liquidez demais (moeda demais) em suas mãos. Ou seja, o Banco Central não consegue influenciar a economia pelo canal monetário, justamente porque a política monetária perdeu a eficácia.

    Resposta: E

  • Gabarito controverso

    REESCRITA CORRETA: Na situação de armadilha da liquidez, o Banco Central do Brasil perde sua capacidade de estímulo à economia por meio do canal dos juros, permanecendo, contudo, capaz de influenciar a economia pelo canal FISCAL.

    "Quando a taxa nominal de juros é igual a zero, a economia cai em uma 'armadilha da liquidez'. 0 Banco Central pode aumentar a 'liquidez' — isto é, aumentar a oferta de moeda. Mas essa ‘liquidez’ cai em uma 'armadilha'. A moeda adicional é prontamente retida pelos investidores a uma taxa de juros inalterada—a saber, zero. Se, a essa taxa nominal de juros zero, a demanda por bens ainda for banca demais, então não haverá nada mais que uma política monetária possa fazer para aumentar o produto."

    Fonte: Macroeconomia / Olivier Blanchard; - 4º Ed. p.443