SóProvas



Questões de Sistema Monetário


ID
8893
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Suponha:
c = papel moeda em poder do público/M1
d = 1 - c
R = encaixes totais dos bancos comerciais / depósitos a vista
M1 = meios de pagamentos
B = base monetária
M1 = m.B
c = d

Considere que no período 1 o valor para R foi de 0,5 enquanto que no período 2 esse valor passou para 0,6. Considerando que não houve variações nos outros coeficientes de comportamento, pode-se afirmar que o valor de m apresentou, entre os períodos 1 e 2:

Alternativas
Comentários
  • Fórmula do multiplicador: m=1/(1-d(1-R))
    Valor de d: c+d=1 ==> c=d = 0,5
    Período 1 (R=0,5): m=1/(1-0,5(1-0,5)) = 1,333
    Período 2 (R=0,6): m=1/(1-0,5(1-0,6)) = 1,250 (houve queda)
    Queda = (1,333 - 1,250)/1,333 = 6,250%

    Quanto maiores os encaixes bancários, portanto R maior, menos recursos disponíveis os bancos têm para emprestar, o que reduzirá a expansão da moeda escritural (menor m).
  • Questão mal formulada, não está dito que c = d = 0,5, o impacto da variação das reservas sobre o m depende de d, quanto maior d maior o impacto. Mal feita a questão!

  • Colega Fabio Henrique, não há nada de mal feito na questão. É sabido que c + d = 1 (apesar da questão não ter informado é um conceito que precisamos saber), logo se c = d ambos só podem valer 0,5 cada.


ID
8896
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere:
Md = demanda por moeda
P = nível geral de preços
Y = renda agregada
r = taxa de juros


Considere ainda:
Demanda real por moeda: Md/P = 0,3.Y – 20.r
Relação IS: Y = 650 – 1.000.r
Renda real de pleno emprego = 600


Considerando todas essas informações e supondo
ainda que o nível geral de preços seja igual a 1, pode-se
afi rmar que a oferta real de moeda no equilíbrio de pleno
emprego é igual a

Alternativas
Comentários
  • Se a renda real for igual a 600. Esta relação é dada pela curva IS e pela equação Y = 650 – 1.000.r
    600 = 650 – 1000.r => r= (650 - 600)/1000 => r = 0,05
    Então
    Md/P = 0,3.Y – 20.r
    Md = 0,3 x 600 – 20 x 0,05 => r = 180 – 1 = 179
  • Equilíbrio da Economia: Cruzamento das curvas IS e LMLM: Md/P = 0,3.Y – 20.r => r = (1/20).(0,3Y - Md/P)IS: Y = 650 – 1.000.r => r = (1/1000).(650 - Y)IS = LM(1/20).(0,3Y - Md/P) = (1/1000).(650 - Y)Como P = 1 e Y = 600(1/20).(0,3{600} - Md/{1}) = (1/1000).(650 - {600})(1/20).(180 - Md) = (1/1000).(50)180 - Md = 20{(1/1000).(50)}180 - Md = 20(50/1000)180 - Md = 1Md = 179 => Alternativa E

ID
23449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 consagra dispositivos importantes para a atuação do Banco Central do Brasil (BACEN), como o do exercício exclusivo da competência para emitir moeda em nome da União. A política econômica, que abrange a política monetária, tem relevância na atuação do BACEN. Relativamente às políticas econômica e monetária, julgue os itens seguintes.

Entre os instrumentos disponíveis para a execução da política monetária, destacam-se as operações de mercado aberto, por sua maior versatilidade em acomodar as variações diárias de liquidez.

Alternativas
Comentários
  • São as chamadas de open market,operações de um dia útil.
  • Os instrumentos classicos de política monetaria são três: redesconto de liquidez, recolhimento compulsório e operações de mercado aberto.As operações de mercado aberto permitem a regulação diária da oferta monetária e da taxa de juros, gerando liquidez aos títulos negociados.Consiste na compra e venda de títulos públicos por parte do Bacen.
  • Dos instrumentos disponíveis para a execução da política monetária, o mais intensamente utilizado refere-se às operações de mercado aberto, por sua maior versatilidade em acomodar as variações diárias da liquidez.fonte: http://www.global21.com.br/governoentidades/orgao.asp?cod=4Essas operações são realizadas através da compra e venda final (operações definitivas)e da compra e venda com compromisso (operações compromissadas. Títulos públicos são utilizados para essa finalidade.fonte: http://www.bcb.gov.br/Pre/bcUniversidade/Palestras/BC%20e%20Universidade%2011-11-2005.pdf
  • CertoPara fazer política monetária, o governo dispõe de cinco instrumentos básicos:Emissão de papel-moeda Depósito compulsório (percentual sobre os depósitos que os bancos comerciais devem reter junto ao Banco Central) Compra e venda de títulos da dívida pública Redescontos (Empréstimos do Banco Central aos bancos comerciais) Regulamentação sobre crédito e taxas de juros. Pelo Banco Central existem três instrumentos pelos quais realiza política monetária: open market ( mercado aberto ), depósito compulsório e taxa de redesconto. Quando o governo deseja expandir o crescimento econômico, pode realizar um deles ou todos simultaneamente. Uma prática comum é combinar tais políticas monetárias com políticas fiscais, aumentando seus gastos.
  • OPEN MARKET - Meio mais ágil para se fazer Politica Monetária!!
  • ( RESPOSTA CERTA ) 
    Existem 3 tipos de instrumentos classicos da politica monetária:

    1 - Recolhimento COmpulsorio
    2 - Open MArket
    3 - Redesconto

    Não classico - Credito Seletivo

    Definição de Open Market -> A possibilidade de MANIPULAÇÃO das taxas de juros de CURTO PRAZO e o CONTROLE DIARIO da oferta de moeda são feitos da utilização de operações de mercado aberto.

    Não tem como eXplicar muito, apenas comparar a definição com a questão. 
  • O que é operação de mercado aberto ou Open Market?

    O Banco Central utiliza esse instrumento para reduzir ou aumentar a liquidez da economia. Aumentar ou diminuir

    a taxa de juros.

    Como funciona?

    O Bacen, através dos delears, compra ou vende títulos públicos, com isso, ele injeta ou retira dinheiro da economia. 

  • As operações de mercado aberto são operações que o Bacen compra títulos ou vende títulos, visando harmonizar a liquidez da economia. Quando o Bacen compra títulos, ele tira o título de circulação do mercado temporariamente e entrega o dinheiro (aumento da moeda em circulação). Quando ele vende esses títulos, o Bacen entrega o título e recebe o dinheiro (diminuição da moeda em circulação).

  • Também conhecido como Open Market (Mercado Aberto), as operações com títulos públicos é mais um dos instrumentos disponíveis de Política Monetária. Este instrumento, considerado um dos mais eficazes, consegue equilibrar a oferta de moeda e regular a taxa de juros em curto prazo.

    A compra e venda dos títulos públicos se dá pelo Banco Central. De acordo com a necessidade de expandir ou reter a circulação de moedas do mercado, as autoridades monetárias competentes resgatam ou vendem esses títulos.

    Se existe a necessidade de diminuir a taxa de juros e aumentar a circulação de moedas, o Banco Central compra (resgata) títulos públicos que estejam em circulação.

    Se a necessidade for inversa, ou seja, aumentar a taxa de juros e diminuir a circulação de moedas, o Banco Central vende (oferta) os títulos disponíveis.

    Portanto, os títulos públicos são considerados ativos de renda fixa, tornando-se uma boa opção de investimento para a sociedade.

    Outra finalidade dos títulos públicos é a de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como financiar atividades do Governo Federal, como por exemplo, Educação, Saúde e Infra-estrutura.




  • O Banco Central de um país é a instituição financeira governamental que ... de reservas no sistema bancário são as operações de compras ou vendas no mercado aberto de títulos da dívida do governo, as chamadas operações de open market


ID
23455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 consagra dispositivos importantes para a atuação do Banco Central do Brasil (BACEN), como o do exercício exclusivo da competência para emitir moeda em nome da União. A política econômica, que abrange a política monetária, tem relevância na atuação do BACEN. Relativamente às políticas econômica e monetária, julgue os itens seguintes.

O controle do papel-moeda emitido e o das reservas bancárias, que juntos formam o passivo monetário do BACEN ou a base monetária, implicam o controle dos meios de pagamento mais básicos no país, que são o papel-moeda em poder do público e os depósitos à vista nas instituições financeiras.

Alternativas
Comentários
  • M1 = Papel moeda e Depósito a vista (ativos que apresentam grande liquidez)
  • O papel moeda em poder do público + o depósito à vista formam o M1, que é o meio de pagamento mais básico da economia, inclusive é o que tem maior liquidez.
  • Assertiva Certa.

    Os meios de pagamentos podem ser divididos em:

    M1: Papel-moeda e depósitos à vista

    M2: Depósitos a prazo(CDB/RDB) e Poupança

    M3: Títulos públicos(Compromissados) e privados

    M4: Títulos públicos federais, municipais e estaduais.

  • Assertiva Certa.

    Os meios de pagamentos podem ser divididos em:

    M1: Papel-moeda e depósitos à vista

    M2: Depósitos a prazo(CDB/RDB) e Poupança

    M3: Títulos públicos(Compromissados) e privados

    M4: Títulos públicos federais, municipais e estaduais.


  • estamos aqui pra estudar ou pra fazer propaganda e falar besteira????

    isso atrapalha muito quem está realmente querendo aprender!!!!

  • III - Conceitos anteriores

    M1 = papel moeda em poder do público + depósitos à vista

    M2 = M1 + depósitos especiais remunerados + quotas de fundos de renda fixa de curto prazo

    + títulos públicos de alta liquidez

    M3 = M2 + depósitos de poupança

    M4 = M3 + títulos emitidos por instituições financeiras

    IV - Conceitos atuais

    Meios de Pagamento Restritos:

    M1 = papel moeda em poder do público + depósitos à vista

    Meios de Pagamento Ampliados:

    M2 = M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por

    instituições depositárias

    M3 = M2 + quotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas registradas no Selic5

    Poupança financeira:

    M4 = M3 + títulos públicos de alta liquidez

  • cabe ao BACEN controlar e emitir papel moeda(emissão através do BB)


ID
23461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 consagra dispositivos importantes para a atuação do Banco Central do Brasil (BACEN), como o do exercício exclusivo da competência para emitir moeda em nome da União. A política econômica, que abrange a política monetária, tem relevância na atuação do BACEN. Relativamente às políticas econômica e monetária, julgue os itens seguintes.

O BACEN detém poderes para criar ou destruir reservas bancárias em curtíssimo prazo.

Alternativas
Comentários
  • Comprando ou vendendo títulos públicos, o BACEN regula, em curtíssimo prazo, a disponibilidade monetária do mercado.
  • A assertiva esta CORRETA. Mecanismo das Reservas Bancárias: As operações realizadas por qualquer agente econômico com uma instituição financeira utilizam papel-moeda, cheques ou outras formas modernas de transferência eletrônica de fundos. A cada operação, a conta de depósitos dos agentes econômicos na instituição se modifica. Assim como as pessoas físicas, jurídicas ou governos mantêm depósitos à vista numa instituição financeira, os bancos, de forma equivalente, têm uma conta-corrente no Banco Central, através da qual recebem créditos e débitos das demais instituições financeiras, do Tesouro Nacional e do próprio Banco Central. O ajuste diário da liquidez é realizado através das operações compromissadas, com várias intervenções do BACEN. O processo pode ser assim descrito: Antes de o mercado começar a operar, o BACEN estima se há excesso de reservas no sistema bancário ou deficiência de reservas. Essa estimativa é obtida através de consultas a diversas fontes, entre as quais os dealers, referentes a operações que afetam as reservas bancárias. O BACEN, assim, atua diariamente no mercado de reservas bancárias, no sentido de ajustar a liquidez do sistema bancário. Como resultado, se, por ex., o Tesouro Nacional realiza despesas, ou se o BACEN liquida operações de compra de moeda estrangeira, surge à necessidade de compensar a expansão do nível de reservas bancárias, tomando os recursos excedentes. Essa operação se materializa pela venda de títulos que podem ser recomprados, nos moldes utilizados por todo banco central do mundo que execute operações de mercado aberto. Da mesma forma, quando ocorre escassez momentânea de reservas, causada por uma arrecadação significativa de impostos federais ou por conta da liquidação da venda de câmbio pelo Banco Central, a mesa de operações realiza operações de compra de títulos que podem ser revendidos no dia seguinte.Fonte:http://www.artigonal.com/financas-artigos/administracao-bancaria-e-as-funcoes-do-banco-central-662762.
  • Acredito que o 2º comentário acima do meu está incorreto ou incompleto.

    -> Art. 34. O Banco Central do Brasil não emitirá títulos da dívida pública a partir de dois anos após a publicação desta Lei Complementar.

  • O Bacen opera com as reservas bancárias, mas chegar a destruí-las está correta essa afirmação?

  • Correta,


    Pois é o Bacen que realiza a politica monetaria em curtissimo prazo e influencia a quantidade de moeda e reservas bancarias no dia-a-dia. Dessa forma ele determina o aumento - criando - ou a redução - destruindo - as reservas bancarias.

  • Sim, pelo famoso OPEN MARKET

     

    O Banco Central de um país é a instituição financeira governamental que ... de reservas no sistema bancário são as operações de compras ou vendas no mercado aberto de títulos da dívida do governo, as chamadas operações de open market


ID
28765
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Quando o Banco Central deseja baratear os empréstimos e possibilitar maior desenvolvimento empresarial, ele irá adotar uma Política Monetária Expansiva, valendo-se de medidas como a

Alternativas
Comentários
  • Política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros).
  • Política Monetária Restritiva - Recolher mais compulsório, sobe taxa de juros, emite títulos;Política Monetária Expansiva - O oposto do acima;
  • política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos: - Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo. - Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez. - Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.
  • a, b, c, d = medidas contracionistas.
    e = medida expansionista.

  • Eu fiz esse concurso em 2008, fui aprovado, mas não classificado. Refazendo a prova hoje, vejo o quando o nível não foi alto em relação às provas de hoje. Se na época eu tivesse a noção sobre como estudar pra concursos assim como tenho hoje, eu estaria dentro COM CERTEZA.

  • GAB: LETRA E

    Complementando! 

    Fonte: Klaus Nery

    Chamamos de política monetária o conjunto de ferramentas que o governo tem através de suas autoridades monetárias e são utilizadas com a finalidade de equilibrar o sistema econômico.

    As principais ferramentas de política monetária são:

    • Recolhimento compulsório (realizado pelo BACEN);
    • Redesconto bancários (também realizado pelo BACEN);
    • Open Market (compra e venda de títulos públicos);
    • Alteração na taxa Básica de Juros (definida pelo COPOM);

    Para resolver a questão, é bom ter em mente: política contracionista (contrai = tira o dinheiro da economia); expansionista (expande os meios monetários = injeta dinheiro na economia).

    ===

    A - venda de títulos públicos.

    • ERRADA.

    • Quando o Banco Central vende títulos, ele está colocando esses títulos para os investidores, e ficando com o dinheiro deles.

    • Como ele está tirando o dinheiro da economia, essa é uma medida contracionista.

    ===

    B - elevação da taxa de juros.

    • ERRADA.

    • Ao elevar os juros, o Banco Central incentiva a quem tem dinheiro a deixar aplicado ao invés de gastar, uma vez que estarão ganhando mais nas aplicações com a taxa de juros maior.

    • Como isso ocasiona menos dinheiro na economia, é uma medida contracionista.

    ===

    C - elevação do recolhimento compulsório.

    • ERRADA.

    • Empréstimo compulsório é o dinheiro que os bancos são obrigados a deixar depositado no Banco Central, para garantir que o sistema não está muito alavancado.

    • Como ao elevar esses empréstimos, 'sobra' menos dinheiro pros bancos emprestarem, ocasiona menos dinheiro em circulação, sendo uma medida contracionista.

    ===

    D - redução das linhas de crédito.

    • ERRADA.

    • Ao limitar as linhas de crédito, o Banco Central diminui o dinheiro disponível na economia.

    • Logo, é uma medida contracionista.

    ===

    E - redução das taxas de juros.

    • CERTA.
    • As taxas de juros mais baixas estimulam o consumo, pois os investidores recebem menos pelas aplicações e os tomadores têm linhas de crédito mais baratas.

    • Com dinheiro mais barato, ele fica mais abundante, sendo essa uma medida expansionista.


ID
36991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos a regimes cambiais.

Em regime de câmbio fixo, o mercado define o valor da taxa de câmbio, e a autoridade monetária determina o nível das reservas internacionais do país.

Alternativas
Comentários
  • No regime de câmbio fixo, a taxa é definida pela autoridade monetária. O mercado a defina somente no regime de câmbio FLEXÍVEL. Questão ERRADA. Nos dois casos, o nível das reservas internacionais é definido pela autoridade monetária.
  • Errado. No regime de câmbio fixo, é a autoridade monetária de define a taxa de câmbio. Nesse contexto, o governo sempre buscará ajustar o estoque de moeda para garantir a paridade fixa, o que tem o condão de inviabilizar uma política monetária ativa, pois há perda de independência monetária. 

  • Errado

    Regime de câmbio fixo: a taxa de câmbio é determinada pelo governo e o Banco Central atua comprando e vendendo moeda estrangeira, até que essa taxa seja alcançada.


ID
36994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos a regimes cambiais.

Em regime de câmbio fixo, a autoridade monetária tem poder limitado na determinação da política monetária.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explica essa?
  • Cambio fixo, o valor da moeda é definido pela autoridade monetaria.

    Caso o governo deseje uma politica monetaria contracionista, por exemplo, os juros irão aumentar;
    com o aumento dos juros, o país irá ser mais atrativo para o capital internacional;
    aumenta a entrada de K internacional, forçando uma valorização da moeda local;
    como o cambio é fixo, não pode haver variação no valor da moeda nacional;
    a autoridade monetaria é obrigada, então, a comprar a moeda internacional para aumentar a quantidade de moeda local, forçando assim sua desvalorização com o aumento da base monetaria;
    com essa aumento na quantidade de moeda local, os juros tendem a diminuir.
    (o contrario, caso a quantidade de moeda local for pouca, o juros serão maiores, justamente, para atrair essa pouca moeda).

    Assim, no cambio fixo politicas monetarias são ineficientes, assim como, no cambio flutuante a politica fiscal é ineficiente.
  •  Ao adotar a política de câmbio fixo o governo determina um valor fixo, não deixando flutuante onde impera a lei do mercado. O que no meu ponto de vista é uma das medidas de atuação da política monetária.
  •  Só acho que no comentário anterior ao meu, que está corretíssimo, está explicando a consequência. Acho que a questão está no mínimo estranha.
  • Um macete :

    Câmbio vel ( Flutuante ) : Maior eficácia da política Monetária

    Câmbio Fixo : Menor eficácia da política Monetária

  • Pode ajudar a entender a respeito:

    ....uma taxa de câmbio fixa pode ser cara de manter. Pense o seguinte: o que acontece no mundo exterior impacta na economia interna de um país.

    Quando o câmbio fixo é definido, significa que, aconteça o que acontecer, o governo precisa manterá a paridade que estabeleceu. Para manter o valor, o governo precisará gastar dinheiro de suas reservas, tornando a economia do país mais sensível às ameaças externas.

    https://andrebona.com.br/regime-cambial-diferencas-entre-cambio-fixo-banda-cambial-e-cambio-flutuante/

    Bons estudos.


ID
47551
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere os seguintes coeficientes de comportamento monetário:

M1 = meios de pagamentos
c = (papel-moeda em poder do público/M1)
d = (depósitos a vista nos bancos comerciais/M1)
R = (encaixes totais dos bancos comerciais/depósitos a vista nos bancos comerciais)

Considerando que c = d/3 e R = 0,3, o valor do multiplicador da base monetária será de, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • multiplicador = 1/(1-d(1-R))c + d = 1, entao d = 0,75multiplicador = 1/(1-0,75(1-0,3) = 2,105
  • c = d/3

    c + d = 1

    d/3 + d = 1

    4/3d = 1

    d = 3/4 = 0,75

     

    m = 1 / (1 – d (1 – r))

    m = 1 / (1 – 0,75 (1 – 0,3))

    m = 2,1053 (GABARITO)


ID
47554
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos conceitos relacionados a uma economia monetária, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) Os bancos, ao aumentarem o depósito voluntário, aumentam os ET e o R, menos moeda circulando e consequentemente reduzindo o multiplicador.b) O aumento do compulsório aumenta os ET e o R, mas não altera c=PMPP/M1 e nem d=DVBC/M1.c) Criação de moeda se dá quando o setor bancário adquiri bens e serviços do setor não bancário e paga em moeda corrente.d) Os bancos comerciais, sendo do setor bancário, têm a capacidade de criar e destruir a moeda, alterando o R e d e consequentemente o multiplicador monetário "independente" das intenções do Bacen. "Independente" acho que ficou um pouco estranho, uma vez que Bacen pode utilizar dos instrumentos de política monetária para alterar o multiplicador.e) Quanto mais papel moeda em poder do público menos dinheiro nos bancos e consequentemente menor será a sua capacidade de criação de moeda, ou seja, menor o multiplicador monetário.multiplicador m = 1 / 1-d(1-R)c = (PMPP/M1) d = (DVBC/M1) R = (ET/DVBC)M1 = meios de pagamentosPMPP = Papel moeda em poder do públicoDVBC = Depósito a vista nos bancos comerciaisET = Encaixes Totais mantidos pelos bancos na Autoridade Monetária Depósitos Compulsórios + Depósitos Voluntários
  • Explicação sem o uso de fórmulas:

    a)Verdade. Se os bancos pretenderem guardar ou não mais dinheiro para si, diminui ou sobra mais dinheiro para poder emprestar para a população, alterando assim a base monetária

    b)Os coeficientes "c" e "d" não dependem do banco central. Dependem sim é do comporatamento da população. Ela é que decide se vai consumir ( c ) ou se irá poupar e depositar ( d ) o seu dinheiro no banco. Por isso errada

    c)Sim, está troacndo servicos por dinheiro, logo aumentando a base monetária

    d)Sim, pois vimos que o "c" e o "d" tbm influenciam e não dependem do banco central

    e)cERTO. É só pensar, quanto mais dinheiro estiver na mão do pública, menos dinheiro os bancos terão para poder emprestar. Isso quer dizer que a base menetária irá dimiuir. Isso só ocorre se o multiplicador da base monetária diminuir

ID
47824
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A definição de meios de pagamento corresponde ao conjunto de ativos utilizados para liquidar transações. Com o avanço do sistema financeiro e do processo de inovações fi nanceiras, desenvolveram-se novas medidas de meios de pagamento. Identifi que, entre os agregados monetários abaixo mencionados, aquele que sofre todo impacto da infl ação (monetização ou desmonetização).

Alternativas
Comentários
  • (D) M1: corresponde ao papel-moeda em poder do público + os depósitos à vista, ou seja, não são remunerados e, portanto, recebem todo o impacto da inflação.Todos os demais "Ms" contêm M1, mas também possuem depósitos remunerados, ou seja, eles tb são impactados pela inflação, mas de uma forma relativamente menor.Meios de Pagamento Restritos:M1 = papel moeda em poder do público + depósitos à vistaMeios de Pagamento Ampliados:M2 =M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias;M3 = M2 + quotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas registradas no SelicPoupança financeira:M4 = M3 + títulos públicos de alta liquidez

ID
76753
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Entre as várias ações do Banco Central que resultam numa política monetária expansionista, NÃO se encontra a

Alternativas
Comentários
  • a) compra de moeda estrangeira no mercado cambial = ao comprar moeda estrangeira, dólar por exemplo, o BC aumenta a quantidade quantidade de dinheiro em circulação (Politica Monetaria Expansionista). b) compra de títulos federais no mercado aberto = através da compra e da venda de títulos públicos, o Banco Central afeta diretamente a quantidade de dinheiro em circulação. Ao comprar títulos do público, o banco central promove política monetária expansionista, pois entrega dinheiro em troca dos títulos. (Politica Monetaria Expansionista) RESPOSTA CORRETA c) venda de títulos federais no mercado aberto = para enxugar a liquidez do sistema, o banco central pode vender títulos de sua carteira própria, entregando papéis e recebendo dinheiro, que é tirado de circulação, ou seja, NÃO É POLÍTICA MONETÁRIA EXPANSIONISTA. d) redução do percentual de recolhimento compulsório dos bancos ao Banco Central = parte dos depósitos efetuados pelos clientes deve ser recolhido ao Banco Central, compulsoriamente. Esse instrumento tem o objetivo de diminuir o poder que os bancos comerciais possuem de multiplicar o dinheiro em circulação através dos empréstimos, possibilitando ao Banco Central manter o controle da quantidade de dinheiro em circulação. Ao diminuir esse porcentual, o BC aumenta a quantidade de dinheiro em circulação (Politica Monetaria expansionista). e) redução da taxa de juros dos empréstimos de liquidez do Banco Central aos bancos = na teoria, a taxa de juros tem efeito direto sobre a poupança, influenciando a remuneração do capital, e sobre os investimentos, influenciando o custo do capital. Assim, ao reduzir a taxa de juros, ira estimular o consumo e os investimentos (Politica Monetária Expansionista
  • Política MonetáriaContracionista: retira R$ do mercado; retira liquidez do mercado.Expansionista: coloca R$ no mercado; aumenta a liquidez do mercado.A) compra moeda estrangeira e paga em R$, ou seja, aumenta a liquidez (aumenta a quantidade de R$) no mercado.(B) compra títulos de portadores e paga em R$, coloca liquidez no mercado.(C) ao vender títulos, os compradores estarão pagando em R$ e, assim, o BC estará enxugando a liquidez do mercado (ao retirar $ de circulação) => POLÍTICA MONETÁRIA CONTRACIONÍSTA(D) ao reduzir o % de recolhimento compulsório, o BC fará com que os bancos tenham mais R$ em caixa para emprestar, ou seja, aumenta a liquidez do mercado.(E) ao reduzir a taxa de juros do redesconto, o BC estimulará os bancos a pegarem empréstimos com ele para poderem repassar R$ aos seus clientes e, assim, aumentará a liquidez do mercado.
  • a) compra de moeda estrangeira no mercado cambial.
    Ø  Se o BC compra moeda estrangeira, está vendendo moeda local, aumentando a base monetária => PME!

    b) compra de títulos federais no mercado aberto.
    Ø  Se o BC compra títulos no mercado aberto, está pagando com moeda local, aumentando a base monetária => PME!

    c) venda de títulos federais no mercado aberto(Gabarito)
    Ø  Se o BC vende títulos no mercado aberto, está destruindo moeda, pois entrega um título, e recolhe moeda local, diminuindo a base monetária => PM CONTRACIONISTA!

    d) redução do percentual de recolhimento compulsório dos bancos ao Banco Central.
    Ø  Se o BC reduz o percentual do recolhimento compulsório, faz com que os bancos disponibilizem mais moeda para empréstimos, aumentando a base monetária => PME!

    e) redução da taxa de juros dos empréstimos de liquidez do Banco Central aos bancos.
    Ø  Se o BC reduz a taxa de juros dos empréstimos de liquidez, isto faz com que os bancos se sintam mais à vontade para disponibilizar mais moeda para empréstimos, pois valerá a pena recorrer ao socorro do BC, emprestador de última instância, pagando juros menores, e se beneficiando do spread bancário. Isto aumentará a base monetária => PME!
  • A questão quer saber quais das alternativas não apresenta uma política monetária de expansão da base monetária (aumento do dinheiro em circulação).

    a) Errado. Se o BACEN compra moeda estrangeira, ele aumenta a moeda local. Dessa forma, expande a base monetária. Futuramente, abordaremos mais profundamente o mercado cambial.

    b) Errado. Ao comprar títulos, o BACEN os recolhe e retorna dinheiro aos detentores para que ele circule na economia. Portanto, expande a base monetária.

    c) Certo. Vendendo títulos, o BACEN entrega o título e ‘pega’ o dinheiro, o retirando de circulação.

    d) Errado. Reduzindo o recolhimento compulsório, o BACEN aumenta a disposição de dinheiro que os bancos podem emprestar. Logo, aumenta a base monetária.

    e) Errado. Reduzir os juros incentiva que os bancos peguem emprestado e concedam mais crédito às pessoas. Assim, aumenta a base monetária.

    Resposta: C


ID
77038
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em uma economia aberta, com taxa de câmbio flexível, o Banco Central muda sua política monetária comprando títulos públicos do setor privado. Como resultado dessa política, pode-se antecipar que, no curto prazo,

I - tanto os investimentos quanto o consumo correntes serão estimulados, porquanto os gastos presentes se tornaram mais baratos que os gastos futuros;

II - pode ocorrer uma saída de capital para o exterior, causando uma desvalorização da moeda local, a qual deverá estimular a demanda agregada pelo aumento das exportações líquidas;

III - os preços dos ativos serão pressionados para cima (ações, habitações, etc.), o que estimulará a demanda agregada.

Como resultado dessa nova política monetária, não antecipada pelos agentes econômicos, pode-se afirmar que é(são) correta(s) as proposição(ões)

Alternativas
Comentários
  • I-Quando o BACEN comprar títulos no mercado privado ele joga mais dinheiro na economia, aumentando a base monetária e estimulando a inflação o que torna a moeda menos valorizada.

    II-Quando aumenta a inflação, em uma economia com a taxa de câmbio flutuante, cãmbio desvaloriza o que é menos atrativo ao capital externo, mas isto permiti o aumento das exportações.

    III- o nome disto é inflação, pressionar os preços para cima e estímulo à demanda agragada já que haverá um aumento da base monetária.

  • III - os preços dos ativos serão pressionados para cima (ações, habitações, etc.), o que estimulará a demanda agregada.

    Quer dizer que inflação está associada ao aumento do consumo?! Dessa eu não sabia.

  • Layson,

    O aumento da demanda agregada fica mais evidente na análise gráfica da IS-LM após a política monetária expansionista (compra de títulos públicos do setor privado). A curva LM se desloca para a direita, aumentando a Renda/Demanda Agregada/Produto...

  • A III inverte a causalidade. É o estímulo ao consumo que eleva os preços, não a elevação de preços que estimula o consumo.


ID
83929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos conceitos básicos da macroeconomia e da
economia monetária, julgue os itens que se seguem.

Aumentos nos coeficientes de encaixe compulsório, por interferirem diretament e n o nível de reservas bancárias, reduzem o efeito mult i plicador e, conseqüentemente, a liquidez da economia.

Alternativas
Comentários
  • por favor, alguém!!??
  • Para mim esta questão está correta.
    Se os bancos ficam com menos dinheiro para emprestar, o efeito multiplicador diminui.
  • Desconsiderem o gabarito daqui!
    É só conferir no site do CESPE, o gabarito oficial está como CORRETO!
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi corrigido para "C"

    Bons estudos!
  • O aumento do coeficiente de encaixe compulsório significa que os bancos devem aumentar a taxa de depósitos no Banco Central. Reduz-se assim a possibilidade de crédito ao consumidor e a quantidade de moeda disponível para saque. Reduz-se, portanto, a liquidez da economia.
  • Para quem não está entendendo o assunto, no link tem uma explicação ótima:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Dep%C3%B3sito_compuls%C3%B3rio

    A
    bs
  • M=B.m 

    m= (1-d*(1-e))^-1, onde d = DV/M1 e e=E/DV

    Ou seja: o multiplicador bancário é inversamente proporcional à quantidade de depósitos à vista em relação a M1 (moeda em poder do público e depósitos à vista) e aos encaixes compulsórios.

    Assim, quanto maior o compulsório, menor o multiplicador bancário.

ID
83932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação aos conceitos básicos da macroeconomia e da
economia monetária, julgue os itens que se seguem.

Taxas de juros mais elevadas aumentam o custo de oportunidade de detenção da moeda e, portanto, contribuem para se expandir a demanda de moeda.

Alternativas
Comentários
  • O aumento do custo de oportunidade de detenção da moeda reduz a demanda de moeda, pois as pessoas irão preferir manter o dinheiro aplicado a taxas de juros altas para poder consumir mais no futuro.

  • Segundo Keynes, é justamente o contrário, porquanto é melhor entesourar moeda com a expectativa da elevação da taxa de juros.
  • + juros : - moeda 

     

    mais interessante emprestar dinheiro (investir), o que reduz a quantidade de papel moeda na mão da rapaziada 

  • Errado.

    Com os juros mais altos, aumenta o custo de oportunidade de se reter moeda. Quando o juros é 1%, quase não há perda em se deixar o dinheiro no colchão.

    Quando os juros sobem para 50%, há muito custo, perco muito rendimento

    Porém, quando os juros sobem SE CONTRAI a demanda por moeda.


ID
85033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional (CMN), instituído pela Lei nº
4.595/1964, é um órgão normativo, responsável pelas políticas e
diretrizes monetárias para a economia do país. No que concerne
ao CMN, julgue os itens seguintes.

O CMN é o órgão formulador da política da moeda e do crédito, devendo atuar até mesmo no sentido de promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade não são competências, são objetivos. Só um detalhe.
  • É responsabilidade do CMN a formulação da política da moeda e do crédito, com o objetivo de alcançar a estabilidade da moeda e do desenvolvimento econômico e social do País.

  • QUESTÃO CORRETA

    Dentre os objetivos do CMN estão eles:

    Adaptar o volume dos meios de pagamento;

    Regular o valor interno e externo da moeda;

    Propiciar o aperfeiçoamento  das instituições e dos instrumentos financeiros;

    Zelar pela liquidez e solvência das I.F;

    Coordenar as politicas de credito, monetária, fiscal e da dívida pública tanto interna como externa.

     

    * Pequeno Bizú: estudar focando as palavras iniciais dos objetivos, assim não irá mais confundir quais as competências com os objetivos.

     

    Fiquem com Deus, tenham fé e esforço galera!

  • Poderemos resumir as competências do CMN no mnemônimo:

    Coordenar as políticas: monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e das dívidas públicas interna e externa;

    Orientar as instituições financeiras no tocante as aplicações de recursos;

    Manter o zelo pela liquidez e solvência das IF's;

    Propiciar o aperfeiçoamento das IF's e dos instrumentos financeiros;

    Regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos;

    Adaptar o volume dos meios de pagamento as reais necessidades da economia nacional.

  • Fui na onda do COPOM!

  • Pessoal toma cuidado ....estou vendo o pessoal se CONFUNDIR entre as COMPETÊNCIAS  E  OS  OBJETIVOS DO CMN !!

    Essa questão trata de um OBJETIVO (art 3º inciso V) 


  • É o que diz a Lei 4.595/64:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;

    Resposta: Certo


ID
85039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional (CMN), instituído pela Lei nº
4.595/1964, é um órgão normativo, responsável pelas políticas e
diretrizes monetárias para a economia do país. No que concerne
ao CMN, julgue os itens seguintes.

As funções do CMN incluem: adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia e regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.595/64Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;
  • GABARITO: CERTO

    CMN - Objetivos
     
    1 - Adaptar o volume dos meios de pagamentos às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;
     
    2- Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenônimos conjunturais;
     
    3 - Regular o valor externo da moeda e o equilibrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;
     
    4 - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas, tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;
     
    5 - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;
     
    6 - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
     
    7 - Coordenar as políticas monetárias, de crédito, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.
  • Dentre as principais competências da CMN, estão:

    Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

    Regular o valor interno e externo da moeda.

  • Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

     I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

      II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

      III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;


     

  • Mas objetivo e função são duas coisas diferentes. Os citados são objetivos, as funções são outras. A questão não deveria ter sido errada?

  • Errei a questão , entendia que o Bacen era responsável em carácter extraordinário pela execução e normatização dos meios de pagamentos. 

  • Esta questão citou os três objetivos do CMN que foram recentemente revogados pela lei complementar 179/2021:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    I - Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

    III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;

    Resposta: Errado (ATUALIZADA). Na época da elaboração da questão, o gabarito seria Certo, mas com a atualização da Lei 4.595/64 pela LC 179/2021, o gabarito hoje seria diferente.

  • GAB: CERTO - DESATUALIZADA

    Esse objetivo era do CMN na LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964, porém foi revogado pela lei complementar 179/21

    Hoje os objetivos do CMN são:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    • IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;
    • V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;
    • VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
    • VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.

    ====

    I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;    (Revogado Pela Lei Complementar nº 179, de 2021)

    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;   (Revogado Pela Lei Complementar nº 179, de 2021)

    III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;    (Revogado Pela Lei Complementar nº 179, de 2021)    

  • Isso mesmo, Gustavo!

    Para fixar:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;

    V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;

    VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

    VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4595.htm

  • Precisam atualizar o sistema, o gabarito hoje é errado.

  • questão desatualizada

    os objetivos do CMN são orientar, propiciar, zelar e coordenar

  • Resposta: Errado (ATUALIZADA). Na época da elaboração da questão, o gabarito seria Certo, mas com a atualização da Lei 4.595/64 pela LC 179/2021, o gabarito hoje seria diferente pois já não compete ao CMN regular o valor interno e externo e nem Adaptar o volume dos meios de pagamento às necessidades da economia;

  • Esta questão citou os três objetivos do CMN que foram recentemente revogados pela lei complementar 179/2021:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    I - Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

    III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;

    Resposta: Errado (ATUALIZADA). Na época da elaboração da questão, o gabarito seria Certo, mas com a atualização da Lei 4.595/64 pela LC 179/2021, o gabarito hoje seria diferente.

    By: Prof.: Betão


ID
87055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A análise macroeconômica - incluindo-se aí a mensuração dos
grandes agregados - é fundamental à compreensão do
funcionamento das economias de mercado. Acerca desse assunto,
julgue os itens subseqüentes.

A tendência recente à redução dos juros no Brasil, ao diminuir o custo de oportunidade de detenção da moeda, contribui para expandir a demanda desse ativo.

Alternativas
Comentários
  • Reter moeda tem um custo, por ser um ativo não remunerado, seu custo de detenção é a oportunidade que ela estaria tendo de render juros, caso estivesse depositada. À medida que a taxa de juros cai, esse custo diminui, pois se antes, o custo de reter $100 com uma taxa de juros de 5% era $5, quando a taxa cair para 1%, esse custo cairá para $1. E se a moeda não está no banco, ela está no seu bolso, então, a queda da demanda por depósitos resultará num aumento na demanda pela posse de moeda.Questão CORRETA
  • QUESTÃO CERTA.

     

      A redução dos juros, ceteris paribus, aumenta a propensão a investir, contribuindo assim, para expandir a demanda por moeda na economia.

  • N]ao há dúvida que a questão está correta em relação as consequências da diminuição de juros.
    Porém a questão é de 2003, quando o governo Lula iniciou sua gestão não havia uma tendência queda de juros.
  • É muita picaretagem o tal de sistema de juros......... kkkkkkkkkkk

    Questão correta¹
  • A tendência recente à redução dos juros no Brasil, ao diminuir o custo de oportunidade de detenção da moeda, contribui para expandir a demanda desse ativo.

    - juros = oportunidades mais vantajosas de se ter o dinheiro em mãos (não poupado)
    Logo, o custo de oportunidade de você ter esse dinheiro em mãos é baixo (pouco juros) o que faz com que os agentes econômicos aumentem a demanda por moeda.


ID
87058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A análise macroeconômica - incluindo-se aí a mensuração dos
grandes agregados - é fundamental à compreensão do
funcionamento das economias de mercado. Acerca desse assunto,
julgue os itens subseqüentes.

O crescimento da oferta monetária, decorrente de políticas monetárias expansionistas, será tanto maior quanto menor for a razão reserva/depósito.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CERTA.

     

     Quando menor for a razão/depositos mais moeda poderá ser multiplicada na economia. Desta forma, maior será a tendência de crescimento na oferta monetária.

     

  • Exato, pois quanto menor a reserva, maior serão os empréstimos bancários a partir dos depósitos, implicando maior multiplicador da moeda.
  • CORRETO

    Uma menor razão R/DV representa uma diminuição das reservas ou um aumento nos depósitos a vista, logo o efeito é um elevação no volume de empréstimos concedidos.

    Matematicamente:

    Sabendo que as reservas é percentual dos DV, temos: R = r. DV

    -> R/DV = r.DV/DV = r

    Conclusão: dada as variáveis do multiplicador monetário ( 1/ (c+r.d) ), um menor r representa um maior multiplicador. 

  • Gabarito: Certo

     

    A razão reserva/depósito define a fração de encaixe. Como o multiplicador bancário da moeda é tanto maior quanto menor for o encaixe mantido, a diminuição da razão em questão provoca, por definição, crescimento da oferta monetária.

     

    Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/176659/mod_resource/content/1/listaa.pdf


ID
87928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A economia monetária analisa a oferta e a demanda de moeda, fundamentais para o estudo de importantes variáveis macroeconômicas, tais como taxa de juro e inflação. Com base nessa teoria, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: D

    (A) FALSO. O M2 é constituído pelo M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições. As quotas de fundos de renda fixa integram o M3.

    (B) FALSO. Não dá para calcular. Há duas fórmulas para se calcular o multiplicador monetário. Nas duas fórmulas, é preciso conhecer a relação entre os encaixes bancários e os depósitos à vista nos bancos comerciais. O que se forneceu na questão foi a relação reservas/depósitos que é diferente da relação encaixes/depósitos. Os encaixes correspondem à soma entre os encaixes em moeda corrente mais as reservas bancárias. Se o enunciado tivesse dito que os encaixes em moeda corrente eram iguais a zero, então poder-se-ia calcular o multiplicador que teria valor exatamente igual a 3,67 .

    (C) FALSO. Para Keynes, as pessoas demandavam moeda por 3 motivos diferentes: transação, precaução e especulação. O problema da questão está no fato de que cartões de crédito e de débito são conceitos diferentes. O cartão de débito (função similar ao cheque) permite acesso ao saldo de conta corrente do usuário, enquanto que o cartão de crédito é, na realidade, dinheiro que se toma emprestado para fazer compras. O uso de cartões de crédito, por exemplo, pode alterar a demanda por moeda, ao contrário do que o item afirma, porque pode reduzir a quantidade de moeda que as pessoas precisam portar.

    CONTINUA


  • (D) VERDADEIRO. Partindo do pressuposto de que a afirmação acerca dos valores da redução da taxa de redesconto pelo FED está certa - seria muito improvável que alguém tenha memorizado esse valor antes de realizar a prova - a consequência do que se afirma está correta, pois a diminuição da taxa de redesconto é uma das maneiras utilizadas para se elevar a oferta monetária, reduzindo o custo de crédito e estimulando a economia, quando a política monetária é efetiva para tal.

    ‎(E) FALSO. A hipótese clássica é a constância da velocidade de circulação da moeda.
  • Tipos de Moeda
    M1= PMPP + DV ou Papel Moeda em Poder Público + Depósito a Vista (cheque e cartão de débito).
    PMPP= PMC - Caixa dos Bancos Comerciais
    PMC= Pme - Caixa do Bacen ou Papel Moeda Emitido + o que não está em circulação.
    M2= M1+ Depósito a Curto  Prazo
    M3= M2 + Depósito a Longo Prazo ---> Ex: renda fixa
  • Sobre a alternativa (B):

    O Multiplicador Monetário K = 1 / (1 - d (1 - r) )
    d --> Depósitos a Vista / M1 = DV / M1
    r --> Reservas Totais / Depósitos a Vista = R / DV

    O item informa que:
    Reservas / Depósitos = 0.2
    Papel-Moeda / Depósitos = 0.1 = PM / DV

    Temos que M1 = PM + DV

    Daí, d = DV / ( PM + DV )  -------->   d = 1 / [ (PM / DV) + 1 ]  ------>   d = 1  / 1.1  = 0.909
    Como r é dado na questão, temos:

    K = 1 / [ 1 - 0.91 * ( 1 - 0.2 ) ]
    K = 3.67


    Será que fui pego por alguma incoerência? Mas para mim o item estaria correto.
    Qual será o erro?



  • UM ADENDO AO COMENTÁRIO DO ITEM B

    Baseado no livro "Como passar em concursos de diplomacia", da editora Foco Jurídico, página 429, o item B estaria errado pelo seguinte motivo:

    "O problema é que a questão não nos diz se os depósitos são à vista ou se incluem os depósitos a prazo, de forma que não sabemos se se trata de M1 ou M2."

    A resposta do livro, a meu ver, está corretíssima. O examinador não especifica se o depósito é à vista. Uma vez que o depósito à vista é utilizado na fórmula do multiplicador bancário, o item estaria errado por não especificá-lo. Ainda que eu acredite que meu comentário ao item B também seja válido, o mencionado livro responde de modo mais pertinente o problema; desse modo, pediria aos usuários do Questões de Concursos que desconsiderem o meu comentário ao item B, e levem em conta o que foi dito neste adendo.
  • Rafael, o erro da letra "b", é que a banca oferece a razão papel-moeda/depósitos, mas, na fórmula do multiplicador bancário, "d" é a razão depósitos/papel-moeda. Logo, a banca INVERTEU a razão.

  • Atenção: desconsiderem o comentário da Cibele, porquanto ele está duplamente errado: "Rafael, o erro da letra "b", é que a banca oferece a razão papel-moeda/depósitos, mas, na fórmula do multiplicador bancário, "d" é a razãodepósitos/papel-moeda. Logo, a banca INVERTEU a razão."

       (erro 1) "d" é a razão entre "depósitos à vista" e "meios de pagamento", e não o que Cibele afirmou
       (erro 2) mesmo que a banca tivesse fornecido a razão papel-moeda/depósitos e você quisesse utilizar depósitos/papel-moeda, bastaria inverter o valor (1/x) para obter o valor que você queria; note que não é o caso;

    Dica: quando a banca não fornecer exatamente a relação que você precisa, você pode utilizar duas formas básicas para obter a relação que deseja:      (a)  BM (base monetária) = PMPP + ET (encaixes totais)        (b)  MP (meios de pagamento, M1) = PMPP + DV (depósitos à vista)    
    Por exemplo, se a questão fornece o dado PMPP/DV, mas o que precisamos é DV/MP, utilize a fórmula (b) acima para obter o que precisa.


  • C) e E) 

    Velocidade da moeda: é a frequência média em que a unidade monetária é gasta num certo período de tempo, isto é, a quantidade de "giros" que ela dá durante um período determinado, criando renda. No curto prazo a velocidade da moeda é constante, tal que, a equação quantitativa expressa a relação de proporcionalidade entre o estoque da moeda e o nível de preço, porque o produto também é constante.

    Na teoria clássica, a velocidade da moeda é considerada relativamente estável ou constante a curto prazo, já que depende de alguns parâmetros que se modificam lentamente, tais como hábitos da coletividade (quanto maior a utilização de cheques e cartões de crédito, menor a necessidade de reter moeda) e o grau de verticalização da economia (por exemplo, quando a Ford comprou a Philco, diminuiu sua necessidade de manter moeda em caixa, dado que as operações entre Ford e Philco passaram a ser meramente contábeis, no âmbito do próprio grupo).

  • A questão não informa se os depósitos são à vista ou se incluem os depósitos à prazo. Desse modo, não dá para saber se o item está falando do M1 ou M2. Caso fossem depósitos à vista, o item estaria correto, pois: m = PMPPDV+ 1PMPPDV + RDV

    Substituindo R/DV por 0,2 e PMPP/DV por 0,1, temos 3,67 como o valor do multiplicador.


ID
109357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O CMN é o órgão responsável pela definição das normas do
SFN. Segundo a Lei n.º 4.595/1964, constitui objetivo do CMN

zelar pela liquidez e insolvência das instituições do SFN.

Alternativas
Comentários
  • Caroline, a CMN não zela pela liquidez e INSOLVÊNCIA das instituições, e sim pela SOLVÊNCIA. Fique atenta =D
  • LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964.Capítulo IIDo Conselho Monetário NacionalArt. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará: I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento; II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais; III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira; IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional; V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos; VI - Zelar pela liquidez e SOLVÊNCIA das instituições financeiras; VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.
  • errei por falta de atenção,obrigada pela dica...
  • LEMBRETE:

    Solvência em economia é o estado do devedor que possui seu ativo maior do que o passivo.

    Capacidade de cumprir os compromissos com os recursos que constituem seu patrimônio ou seu ativo.

  • Zelar pela liquidez (o banco deve possuir dinheiro em caixa) e solvencia (o ativo deve ser maior que o passivo)

    Necessariamente, o banco deve apresentar os dois requisitos
  • GABARITO: ERRADO

    CMN - Objetivos
     
    1 - Adaptar o volume dos meios de pagamentos às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;
     
    2- Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenônimos conjunturais;
     
    3 - Regular o valor externo da moeda e o equilibrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;
     
    4 - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas, tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;
     
    5 - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;
     
    6 - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
     
    7 - Coordenar as políticas monetárias, de crédito, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.
     
  • Essa questão tinha certeza de 100%, mas errei, não prestei atençãoa na palavra



    insolvência, é o correto é          Solvência



    Portanto, quando o CESPE colocar uma questão que parece fácil, leia com bastante atenção.



    Abraços e bons Estudos.
  • Zela pela solvência...Não pode Zelar pelo o que ainda não aconteceu.
  • zelar pela liquidez e solvência das instituições do SFN.
    Essa seria a afirmação correta.
  • zelar pela liquidez e solvencia do SFN
  •  VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
  • INsolvencia, NUNCA! incoerente

  • Não basta decorar a lei, tem que entendê-la:


    solvência: Pagar, dar uma solução.


    insolvência: Aquele que não pode pagar uma dívida contraída...

    Insolvência é a negação de solvência!!! Logo, se está liquidando, está trabalhando pela solvência!! Se é pra ferrar, ferra de vez!


    Bons estudos!

  • A questão estaria certa se não fosse a pegadinha com a palavra "in"solvência.

    O CESPE é cruel!  
  • Como disse um outro colega...

    Cai cai balão, cai cai balão.. aqui na minha mão!

    Zela pela liquidez e solvência das instituições do SFN.

    É isso! Bons estudos pessoal!



ID
109360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O CMN é o órgão responsável pela definição das normas do
SFN. Segundo a Lei n.º 4.595/1964, constitui objetivo do CMN

regular os valores internos da moeda, prevenindo ou corrigindo surtos de inflação ou deflação.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964.Capítulo IIDo Conselho Monetário NacionalArt. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:(...)II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;
  • GABARITO: CERTO

    CMN - Objetivos
     
    1 - Adaptar o volume dos meios de pagamentos às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;
     
    2- Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenônimos conjunturais;
     
    3 - Regular o valor externo da moeda e o equilibrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;
     
    4 - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas, tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;
     
    5 - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;
     
    6 - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
     
    7 - Coordenar as políticas monetárias, de crédito, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.
  • Atenção :

    • Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;
    • Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira
  • caberia recurso.

    compete ao CMN Regular o valor interno e externo da moeda

  • Marcelo, para o CESPE quando a questao está incompleta, nao significa que está errada. Portanto, questao certa.

    Sei que faltou mencionar valor externo, mas o cespe considera como certa mesmo faltando essa parte.

  • Á época da questão, estava CORRETA. Atualmente esse foi um dos objetivos que foram Revogados pela Lei Complementar nº 179/2021

  • conforme a lei complemente 179/2021, esse objetivo deixou de ser do CMN

    a lei não diz de quem será.....acredita-se que será do bacen, mas isso não está na lei


ID
117460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A macroeconomia analisa o comportamento dos grandes
agregados econômicos. Considerando essa teoria, julgue os itens
que se seguem.

Para determinado estoque de base monetária, se um aumento da taxa de redesconto elevar a proporção de reservas, então ocorrerá uma expansão da oferta de moeda.

Alternativas
Comentários
  • Redesconto: é um dos instrumentos de política monetária utilizado pelo Banco Central para regular o sistema de liquidez do sistema bancário. Ë utilizado quando os bancos comerciais necessitam de reforço caixa ou ficam a descoberto na compensação de cheque.Se o BC elevar a tx de redesconto, os bancos serão mais cautelosos na concessão de empréstimos pois o "custo de oportunidade" de ficarem a descoberto (aumento na inadimplência de seus clientes) e terem que recorrer ao redesconto aumenta. Assim, levará a um aumento na proporção de reservas mantidas pelos bancos (até aqui, certo). Porém, ao aumentarem suas reservas, os bancos estarão ENXUGANDO a liquidez do mercado (empréstimos que estejam vencendo não serão renovados), o que REDUZ a oferta de moeda.Questão ERRADA>>>>>> Como ela ficaria correta "Para determinado estoque de base monetária, se um aumento da taxa de redesconto elevar a proporção de reservas, então ocorrerá uma expansão redução da oferta de moeda."
  • O multiplicador monetário é dado por:

    m=1/[1-d(1-r)]

    d= Dépositos à Vista/M1

    r= Reservas

    Sendo assim, o aumento das reservas leva a um aumento do denominador e, ceteris paribus, uma redução do multiplicador monetário.

    A questão está errada, pois haverá redução da oferta de moeda.
  • A maior taxa de redesconto faz com que o Bacen cobre mais pelo empréstimo concedido aos bancos comerciais. Estes, por sua vez, aumentarão suas taxas de juros, já que terão menos dinheiro disponível do Bacen. Esse aumento de juros diminui a possibilidade de crédito à população, o que diminuirá o consumo e, além disso, fará com que as pessoas deixem seu dinheiro no banco, pois o rendimento vindo da taxa de juros elevada será maior. Com tudo isso ocorrendo, percebe-se que haverá maior concentração de moeda nos bancos (proporção de reservas) e, consequentemente, menor oferta de moeda à população, reduzindo sua liquidez no mercado. Essas são características de política monetária restritiva. 

  • FALSO.
    O aumento da taxa de redesconto REDUZ  a oferta monetária! (pois estimula a manutenção de reservas). 

    ==> Lembrando que TAXA DE REDESCONTO é a taxa de juros que o Bacen cobra em seus empréstimos aos bancos comerciais. 

    ==> Se a taxa cobrada pelo BACEN for baixa (em relação à taxa de juros de mercado), os bancos comerciais têm forte estímulo a emprestar o máximo possível. 

    ==> O mesmo acontece se a taxa de redesconto for ALTA, pois assim reduz a oferta monetária, pois estimula a manutenção de reserva por parte dos bancos.

    ==> Só lembrando que TAXA DE REDESCONTO é um dos instrumentos de controle monetário do Banco Central. Alias, os instrumentos de controle monetário são:

    i. reservas compulsórias;

    ii. empréstimos de liquidez e taxa de redesconto;

    iii. operações de mercado aberto.

    Fonte: Gremaud


ID
117463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A macroeconomia analisa o comportamento dos grandes
agregados econômicos. Considerando essa teoria, julgue os itens
que se seguem.

A disseminação de cartões de crédito, ao permitir que as pessoas façam seus pagamentos de uma só vez, contribui para reduzir a demanda de moeda por motivos transacionais.

Alternativas
Comentários
  • A demanda por moeda de fato se reduz, pois o meio de pagamento mudou de papel moeda como conhecemos para cartão de crédito.
  • A questão é que a demanda por moeda para transações se reduz, já que o pagamento pode ser realizado somente no próximo mês. Sendo assim, as pessoas podem transferir seus recursos de depósitos à vista nos bancos para depósitos à prazo, como a poupança, fazendo com se reduza o M1.

    A questão está correta.
  • Não concordo muito. A quantidade de moeda a ser utilizada será a mesma, apenas numa data fixa. No longo prazo, os fluxos de caixa serão mensais, ou seja, todo o mês haverá busca por moeda...

  • Meu deus. Questão ridícula. Não é porque mudou de dinheiro "vivo" pra moeda digital que houve diminuição da demanda.

    Quando o Banco Central lançou o PIX foi uma politica monetária contracionista então? Que vergonha dessa banca... Tomara que o examinador que fez essa questão já tenha aposentado.

  • Cuidado pessoal.

    Muitos comentários equivocados.

    (uma sugestão àqueles que não são da área: se não tiverem certeza, não comentem, pois isso só atrapalha)

    A disseminação de cartões de crédito, ao permitir que as pessoas façam seus pagamentos de uma só vez, contribui para reduzir a demanda de moeda por motivos transacionais.

    CERTO - O uso de cartões de crédito é um sinal de DESENVOLVIMENTO do sistema bancário, pela substituição dos meios de pagamentos (SAMPAIO, 2018, p. 646), que facilita a conversão das aplicações em moeda. Isso aumenta a velocidade moeda (V), pois mais transações são possíveis de serem realizadas com tais substitutos, o que reduz a demanda por moeda (M). Todo esse raciocínio é embasado tanto na fórmula da TQM (clássica) como na de Keynes (ambas abaixo):

    M = (1/V) . P . Y. (TQM: formulação clássica)

    M = (1/V) . Y - n . i (Keynes)

    Quanto maior V, menor M.

    GABARITO: certíssimo.

    Bons estudos!


ID
123718
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere a seguinte afirmação:

"Uma política monetária _________________ tende a provocar a ______________ na 'taxa de juros' da economia. O Banco Central pode implantar tal política __________________ os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais ou ___________________ a base monetária."

Completam corretamente a expressão acima:

Alternativas
Comentários
  • Questão baseada no modelo IS x LM.

    a) correta

    b)contracionista causa aumento da taxa de juros, logo errada

    c)só o ultimo item está errado. para ser expansionista tem que expandir a base monetária

    d)Ultimo item errado. para ser contracionista tem que diminuir a base monetária

    e)mesmo da letra b)

ID
131584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à política monetária.

I O BACEN, ao efetuar o recolhimento compulsório sobre os depósitos e outros recursos de terceiros, tem como objetivo reduzir a capacidade de criação de moeda pelas instituições financeiras que captam depósitos.

II A execução da política monetária consiste em adequar o volume dos meios de pagamentos à efetiva necessidade dos agentes econômicos, mediante a utilização de determinados instrumentos de política monetária.

III O BACEN, ao vender títulos às instituições financeiras, aumenta a liquidez no mercado.

IV As operações de mercado aberto (open market) consistem na atuação do BACEN para aumentar ou diminuir a liquidez na economia, mediante a compra ou a venda de títulos.

V Os instrumentos clássicos de política monetária são as operações de redesconto ou de assistência de liquidez, o recolhimento compulsório e as operações de mercado aberto (open market).

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • A alternativa III está incorreta pois quando o Bacen vende títulos às instituições financeiras ele retira dinheiro do mercado e com isso ele DIMINUI a liquidez.Abraço,
  • A única opção ERRADA é a de nº III, pois ao vender títulos às instituições financeiras em vez de aunentar, DIMINUI-SE a liquidez do mercado. Lembre-se para tanto que qdo se vende títulos, a instituições compram pagando em dinheiro consequentemente tirando moeda do mercado e diminuindo a liquidez.
  • Quando o BACEN emite títulos, os quais são comprados pelos bancos, acaba diminuindo o dinheiro em circulação, obrigando aos bancos a aumentarem a taxa de juros de seus empréstimos, ou seja, para tomar um empréstimo no banco fica mais caro, justamente porque o banco tem menos dinheiro para emprestar agora, ou seja, o juro é o preço do dinheiro, quanto você vai pagar para tê-lo, a partir do momento que o dinheiro fica mais caro, menos líquido ele está.
  • O item 'III' esta errado, pois tal atuação do BACEN reduz a liquidez, ok.Que tal uma visão rápida:Aumenta a liquidez no mercado(aumenta a oferta de dinheiro)- BACEN compra títulos- BACEN reduz o compulsório- BACEN emite dinheiroReduz a liquidez no mercado(diminui a oferta de dinheiro)- basta inverter o raciocínioBons estudos.
  • Além dos comentários dos colegas, cabe destacar a desatenção do examinador no item I. Os bancos não criam moeda, apenas a base monetária (multipicador bancário)

  • Fazendo uma ressalva ao colega que diz que os bancos não podem criar moeda... Os bancos podem sim criar moeda escritural, desde que operem com depósito à vista, o item I quando trata em falar que o BACEN recolhe o depósito compulsório na intenção de enxugar a moeda em circulação, impedindo a criação por parte das instituições financeiras, que necessariamente são criadoras de moedas escriturais, isto é um instrumento de política monetária, portanto o item I está correto.

  • I - Recolhimento Compulsório: tira parte do dinheiro que foi captado para q esse não seja emprestado. Ou seja reduz a criação de moeda.

    II - Quantidade de dinheiro em circulação do mercado: Tem muito - o BACEN tira vendendo Título Público - Tem pouco: O BACEN coloca dinheiro comprando esses títulos.

    III - Quando eu compro algo fico sem dinheiro. Então, quando vende Títulos as IF ele tira dinheiro do mercado, pois os bancos terão menos para emprestar, assim diminui a liquidez. 
     
    IV - Open Market: Tirar e colocar dinheiro na economia atraves dos Titulos Publicos Federais.

    V - Instrumentos de politica monetária: Deposito Compulsório, Redesconto e Open Market - Dessa forma o governo controla a quantidade de dinheiro em circulação
  • Todos os itens estão corretos, exceto o III

    III O BACEN, ao vender títulos às instituições financeiras, aumenta a liquidez no mercado. 

    O correto seria o oposto. Ao vender, o Bacen diminui a liquidez no mercado!
  • No item I,  esta certo, pois .....

    Moeda escritural é o nome que se dá ao uso dos depósitos bancários usados como meio de pagamento.

    A partir do século XIX começaram a surgir os serviços de compensação bancária e de transferências (diretas ou através de cheques) entre contas correntes dos depositantes. Com isso os depósitos a vista passaram a ter valor de moeda, chamada de moeda escritural.

    A moeda escritural cumpre satisfatoriamente o papel de meio de troca, diferenciando-se do papel-moeda apenas por não ter curso forçado, sendo portanto uma moeda fiduciária, pois seu valor é devido apenas à confiança depositada no seu banco emissor.

    Seu principal meio de movimentação hoje em dia são os cheques e os cartões eletrônicos. No Brasil, outras formas de movimentação da moeda escritural incluem as transferências de crédito, as transferências eletrônicas disponíveis ou TED, os Documentos de Crédito ou DOCs e os boletos de cobrança, mais conhecidos como pagamentos com código de barra.

    Parabéns aos colegas por estarem estudando, e assim que vamos ajudando uns aos outros, força no BB...e apertam a minha estrelinha  :-)
  • Todos os item estão correto, exceto o item III o BACEN não emite titulos, quem emitir e o tesouro nacional.
  • Então: quando está sobrando dinheiro na economia, o BACEN vende títulos de dívida, que são pedaços de papel, e recebe dinheiro, o qual sai de circulação; quando está faltando dinheiro na economia, o BACEN compra títulos de dívida e entrega dinheiro, o qual passa a circular na economia. Essas operações são chamadas de operações de mercado aberto.
    „« Tendencia Inflacionária => Venda de Titulos Publicos => Redução da Liquidez
    „« Tendencia Deflacionária => Compra de Titulos Publicos => Aumento da Liquidez
  • Então, vamos lá: O recolhimento compulsório é o ato exercido por parte do Bancen de recolher parte do dinheiro gerado por depósitos a vista para evitar   que tal quantidade seja emprestada. Assim ele controla o fluxo de recursos (dinheiro) nas IFs. Com menos dinheiro, os bancos irão gerar menos moedas escriturais (ou moeda bancária). Assim, o item I está correto.
    O item II está simplesmente correto por conceito

    O item III está errado pois o BANCEN diminui a liquidez no mercado com a venda de títulos às IFs, pois isso diminui o dinheiro disponível no mercado.

    O resto tá fácil, não há o que comentar. 
    Questão média
  • Pessoal, somente para completar:

    Redesconto:

    Instrumento de política monetária utilizado pelo 
    BACEN (Banco Central) para regular o sistema de liquidez do sistema bancário. É utilizado quando os bancos comerciais, apesar de todas as suas previsões de caixa, necessitam de reforço de caixa ou ficam a descoberto na compensação de cheque. Nestes casos o banco emite uma nota promissória a favor do BACEN (Banco Central) e recebe um crédito em sua conta de depósito no Banco do Brasil.

  • aê galera, item correto: C

    O item III está errado: quando o bacen vende títulos público, ele DIMINUI a liquidez da economia, ou seja, tira dinheiro do mercado circulante.

    Essa é a famosa política monetária restritiva.

    O preço dos produtos, empréstimos e outras coisas aumenta e a inflação diminui, porque não há mt dinheiro em circulação.





  • Comentário Objetivo:

    Tendência Inflacionária => Venda de Títulos Públicos => Redução da Liquidez

    Tendência Deflacionária => Compra de Títulos Públicos => Aumento da Liquidez

     
  • Vi esse comentário em outra questão , que ajudou a resolver esta questão :


    Tendência INFLACIONÁRIA - VENDA de Títulos Públicos - DIMINUÍ a Liquidez


    Tendência DEFLACIONÁRIA -COMPRA de Títulos Públicos - AUMENTO da Liquidez

    Então se a taxa de câmbio estiver subindo , é porque há tendência de inflação , e o Bacen poderá intervir VENDENDO moeda estrangeira, do contrário , se a taxa de câmbio estivesse caindo , haveria tendência de deflação ... 

  • O BACEN, ao efetuar o recolhimento compulsório sobre os depósitos e outros recursos de terceiros, tem como objetivo reduzir a capacidade de criação de moeda pelas instituições financeiras que captam depósitos.

    I - Comentário: Essa e fácil de identificar, observem que recolhimento e depósitos esta ligado a reduzir, redução ou diminuir. (Certo)

    A execução da política monetária consiste em adequar o volume dos meios de pagamentos à efetiva necessidade dos agentes econômicos, mediante a utilização de determinados instrumentos de política monetária

    II - Comentário: política monetária = open-market, Redesconto ou depósito compulsório. (Certo)

    O BACEN, ao vender títulos às instituições financeiras, aumenta a liquidez no mercado. 

    III - Comentário: Na verdade diminui, isso porque quando o BACEN esta vendendo Títulos Públicos; automaticamente esta retirando dinheiro das instituições financeiras. (Errado)

    As operações de mercado aberto (open market) consistem na atuação do BACEN para aumentar ou diminuir a liquidez na economia, mediante a compra ou a venda de títulos. 

    IV - Comentário: open-market que e igual à Política Monetária, que significa aumento ou diminuição dos meios circulantes (Dinheiro). (Certo).

    Os instrumentos clássicos de política monetária são as operações de redesconto ou de assistência de liquidez, o recolhimento compulsório e as operações de mercado aberto (open market). 

    V - Comentário: Novamente, políticas monetárias que esta totalmente ligado ao Banco Central. Vejam no Segundo Comentário.

  • III O BACEN, ao vender títulos às instituições financeiras, aumenta a liquidez no mercado.

    Nesse caso o erro é a palavra "aumenta", pois se ele vende títulos, ele recolhe dinheiro do mercado; e recolhendo diminui a liquidez no mercado.

  • Errei a questão, pois, "capacidade de criação de moeda", eu segui a premissa de quem CRIA MOEDA é o BACEN.

    I O BACEN, ao efetuar o recolhimento compulsório sobre os depósitos e outros recursos de terceiros, tem como objetivo reduzir a capacidade de criação de moeda pelas instituições financeiras que captam depósitos. 


  • Se o Bacen vende= diminuir

    Se o Bacen compra=aumentar

    Uma analogia ao estoque de uma loja, quanto mais ela vende, mais diminui, quanto mais ela compra mais aumenta seu estoque.

  • Fale 1000 vezes vende - diminui 

     Fale 1000 vezes compra - aumenta

    Aí decora rs ;) 

  • muito boa a dica, Mariana

  • O concurseiro não tem que ter somente inteligência e boa memória, tem que ser esperto também.

    Logo de cara vi que a III era ERRADA! A unica alternativa que não a tinha era a C.

    Sem pensar muito e ganhando tempo.


  • Quando o Bacen vende títulos públicos, então ele tira dinheiro do mercado e diminui a liquidez, quando quer aumentar a liquidez e injetar dinheiro número mercado , é como se falasse -"quem quer dinheiro  eu estou comprando títulos públicos.


  • Érica Soares, cuide nas informações que posta aqui !

    O gabarito correto é a alternativa: C

  • Compra > Aumenta

    Vende > Diminui 

  • Item III:

     

    O BC, ao vender títulos às instituições financeiras, diminui a liquidez no mercado.

  • Vamos por cada um:

    I – Certo. Raciocina comigo, aluno. Quando o banco te empresta o dinheiro depositado, o dinheiro da pessoa que depositou fica indisponível até que você pague de volta? Não mesmo. Portanto, quando o banco empresta, ele está criando moeda escritural. O recolhimento compulsório reduz os depósitos em disposição para empréstimos e a capacidade de criação de moeda.

    II – Certo. Dessa forma, equilibra-se o mercado evitando surtos inflacionários e deflacionários.

    III – Errado. Vendendo títulos, o BACEN “pega” o dinheiro e deixa guardado. Assim, diminui o consumo.

    IV – Certo. Open Market é isso mesmo: compra e venda de títulos públicos como instrumento de política monetária.

    V – Certo. São alguns dos principais instrumentos de política monetária.

    Resposta: C


ID
131587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As operações de mercado aberto constituem o mais ágil instrumento de política monetária utilizado pelo BACEN, pois permitem o imediato e permanente ajuste da liquidez monetária e do custo primário do dinheiro na economia. A respeito dessas operações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Dealer = Operador de mercadoSão instituições credenciadas pelo Banco Central a participar dos leilões informais de câmbio e títulos públicos. Os dealers são escolhidos dentre os bancos mais ativos no mercado. Eles têm a responsabilidade de informar os demais bancos sobre o leilão informal. Bancos que falham com essa obrigação são descredenciados pelo Banco Central. Fonte: http://www.igf.com.br/aprende/verbetes/ver_Resp.aspx?id=2169
  • Resposta letra b)Comentando a letra e ) Sobre GO AROUND :É um leilão informal ou secundário de títulos públicos. Descreve o processo pelo qual a mesa de negociação do BACEN pede que seus dealers (bancos autorizados a agir em seu nome) obtenham cotações de compra e venda. Pode haver aviso desses leilões por telefone do BACEN para os bancos ou, mais freqüentemente, pela rede de computadores do BACEN.
  • as opções A e C estão ERRADAS, pois o conceito e o conteúdo de que tratam são relativas às "Operações Compromissadas" que são aquelas realizadas no Mercado de Balcão das instituições do SFN ,em que o vendedor assume o compromisso de de recomprar os títulos por ele vendidos em data pré-fixada e tbém mediante o pagto. de juros pré-fixados, e o comprador em contrapartida deve assumir o compromisso irreversível de revender o título na data de vencimento do compromisso revenda pelo preço fixado.opção E - Errada pois "Go Around" é um leilão informal ou secundário de títulos públicos. Descreve o processo pelo qual a mesa de negociação do BACEN pede que seus dealers (bancos autorizados a agir em seu nome) obtenham cotações de compra e venda. Portanto não participam as pessoas físicas e jurídicas não financeiras.
  • Ótimos comentários abaixo. Está faltando apenas comentário da alternativa 'd'.Que tal uma breve visão:a) errada.Para ficar correta, basta trocar "Operação final" por "Operações compromissadas"b) correta.ótimo momento para memorizar o conceito de dealersc) errada.Para ficar correta, basta trocar "Operações compromissadas" por "Operação final"d) errada.Para ficar correta, basta retirar as palavras "e privados"e) errada.Para ficar correta, basta trocar "as pessoas físicas e jurídicas não financeiras, além dos" por "os"Bons estudos.
  • É bom termos vários conceitos sobre o assunto, entao vai la mais um......

    Os dealers são instituições financeiras credenciadas pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil com o objetivo de promover o desenvolvimento dos mercados primário e secundário de títulos públicos. Os dealers são direcionados tanto para as emissões primárias de títulos públicos federais como para a negociação no mercado secundário desses títulos. Atualmente, há 12 dealers, dos quais dez são bancos e dois são corretoras ou distribuidoras independentes.


    Fonte: 
    http://www.stn.fazenda.gov.br/divida_publica/op_mercado_nacional.asp

  • Realmente os comentários do Walter Prestes são extremamente pertinentes e suscintos. Obrigado a este colega e aos demais também.
  • a) Operação compromissada ocorre quando o vendedor do título assume o compromisso de recomprá-lo, enquanto o adquirente assume o compromisso de revendê-lo.

     

    c) Operação final ocorre quando o título é adquirido sem assunção de qualquer compromisso de revendê-lo no futuro, passando a compor a carteira da instituição adquirente de forma definitiva.

     

    d) As operações de mercado aberto são realizadas com os títulos públicos (e não privados) existentes na carteira do BACEN, por meio de operações compromissadas ou finais.

     

    e) Nos leilões informais (go around), participam apenas os dealers.

  • Operações de mercado aberto: também conhecida como open market. Por meio desse instrumento, o Bacen regula o fluxo de moeda via compra e venda dos títulos públicos federais - chamados de títulos da dívida pública. Fluxo de moeda é o movimento de entrada e saída de moeda de um mercado. É um instrumento bastante versátil por acomodar as variações diárias de liquidez. Operações de open market são realizadas no"mercado secundário"



ID
131590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens abaixo, relativos às políticas da área econômica.

I Os objetivos principais da política econômica são promover o desenvolvimento e o crescimento econômico; garantir o pleno emprego e sua estabilidade; equilibrar o volume financeiro das transações econômicas com o exterior; garantir a estabilidade dos preços e o controle da inflação; e promover a distribuição da riqueza e das rendas, com vistas a reduzir as desigualdades sociais e propiciar melhor condição econômica para mais pessoas.

II A política monetária pode ser definida como o controle da oferta de moeda e a definição a taxa de juros para garantir o nível adequado de liquidez em cada momento econômico.

III A política monetária tem como objetivo aumentar a arrecadação de tributos junto à sociedade para fazer frente às despesas governamentais.

IV A política fiscal trata das receitas e despesas do governo e tem como objetivo adequar as despesas efetuadas pelo governo ao volume de receitas arrecadadas.

V A política cambial visa manter o equilíbrio das relações externas, via balanço de pagamentos, com as necessidades internas da economia, e a paridade da moeda do país em relação às moedas estrangeiras.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • O Item III esta incorreto pois diz que:A política monetária tem como objetivo aumentar a arrecadação de tributos junto à sociedade para fazer frente às despesas governamentais.É a Política Fiscal que faz isso através do aumento ou diminuição dos tributos arrecados, como exemplo a baixa do IPI durante a crise para os produtos "linha branca e para os automóveis.
  • Nesta mesma prova, o CESPE cobrou o mesmo conhecimento.A questão é bem simples.Basta lembrar que a política monetária não tem relação com tributos, ok.Alternativa "III" errada.Bons estudos.
  • Essa questão é uma daquelas bem simples de se resolver pois basta saber que a III está errada que você já mata a questão.
  • Política econômica:

    1- Política Fiscal: gastos públicos e arrecadações de impostos, etc;
    2- Política Monetaria: moeda nacional e títulos públicos;
    3- Política Cambial: moeda estrangeira
    4- Política Creditícia: concessão de créditos;

    única errada: ÍTEM III; pois não é a política monetária e sim a política econõmica ou fiscal.
  • III- Está relacionada à política fiscal que é o nome dado às ações do governo destinadas a ajustar seus níveis de gastos, assim monitorando e influenciando a economia de um país. Basicamente, a forma de articular uma política fiscal dá-se através da efetiva arrecadação de impostos, aplicando seus recursos da forma mais racional e eficaz possível
  • Item III:

     

    A política fiscal tem como objetivo aumentar a arrecadação de tributos junto à sociedade para fazer frente às despesas governamentais.

  • Na teoria tudo é muito lindo! Na pratica, aff!


ID
149164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A ação do governo na economia contribui para elevar a eficiência
dos mercados privados. Por essa razão, a análise econômica do
setor público, que trata das atribuições do Estado nas economias
de mercado e de suas formas de financiamento, constitui um
importante ferramental para o entendimento do papel do governo
nessas economias. Com relação a esse tópico, julgue os itens
seguintes.

Durante as hiperinflações, se a redução da demanda de encaixes monetários for superior ao crescimento da oferta monetária, então ocorrerá redução da receita de senhoriagem.

Alternativas
Comentários
  • Senhoriagem, (em inglês, seigniorage, seignorage, ou seigneurage), é areceita líquida que resulta da emissão de moeda. Na emissão de moeda física, a senhoriagem resulta da diferença entre o valor nominal de uma moeda e o custo de produzi-la, distribuí-la e retirá-la de circulação. Na emissão denotas bancárias a senhoriagem resulta da diferença entre o juro que remunera os instrumentos adquiridos em troca das notas bancárias e o custo de produzir e distribuir essas notas.[1] A senhoriagem é uma importante fonte de receitas para alguns bancos nacionais. Na macroeconomia, a senhoriagem é também designada imposto da inflação, porque o governo pode pagar serviços emitindo moeda em vez de cobrar impostos; o imposto da inflação é pago pelos detentores dessa moeda[2], o que resulta da desvalorização da moeda que detêm, através da inflação, devido à oferta de moeda adicional


    A senhoriagem pode ser vista como uma forma de imposto cobrado aos detentores da moeda e, assim, como uma redistribuição dos recursos reais para o emitente. A expansão da oferta de moedacausa inflação. Isto significa que a riqueza real das pessoas que detêm moeda ou depósitos diminui e a riqueza do emitente da moeda aumenta. Isto é uma redistribuição de riqueza das pessoas para o emitente de nova moeda (o banco central) muito semelhante a um imposto.

    Esta é uma razão apresentada para defender a criação dos bancos centrais independentes modernos, cujo suposto objectivo primário é assegurar o valor da moeda controlando a expansão monetária e limitando a inflação. Independência do governo é necessária para atingir este objectivo — é sabido na literatura económica que os governos enfrentam um conflito de interesses nesta área.


    (http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Senhoriagem)
  • Senhoriagem - emitir moeda para pagamento de dívida. Isso PODE gerar inflação. Ex: Delfim Neto emitiu moeda e não gerou inflação. Vai gerar inflação se o país tiver em pleno emprego dos recursos (capital e trabalho).

    Críticas são bem vindas.

    Bons estudos.
  • A questão não possui a melhor formulação, como é de praxe nas provas do cespe, mas vamos por partes.
    O primeiro comentário deu as definições, então não me prenderei a elas. Vejamos a questão:
    1) Redução da demanda de encaixes monetários = diminuição na entrada de moeda.
    2) Crescimento da oferta monetária = aumento da saída de moeda.
    Resultado: Haverá redução das receitas de senhoriagem, pois os fluxos de saída superam os de entrada, inviabilizando os ganhos de senhoriagem.

ID
150640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da compreensão dos fenômenos macroeconômicos nas economias modernas, julgue os itens que se seguem.

Um dos instrumentos de política monetária que podem ser utilizados em situações de grave crise de crédito, como a que tem sido observada nos últimos meses em todo o mundo, consiste no redesconto de títulos dos bancos comerciais a uma taxa prefixada, embora as instituições financeiras somente utilizem esse tipo de operação como último recurso.

Alternativas
Comentários
  • Para mim a questão foi mal formulada, pois para enfrentar um contexto de "crise de crédito" os Bancos Centrais devem DIMINUIR a taxa da redesconto, aumentando assim os recursos dos bancos privados disponíveis para empréstimo. A questão fala em "TAXA PREFIXADA", mas a prefixação não é o ponto principal da política monetária, mas sim se a taxa foi prefixada ACIMA ou ABAIXO de determinado patamar, gerando dúvida na interpretação da questão.

    Enfim, para acertar essa questão temos que adivinhar se a taxa foi prefixada para cima ou para baixo - no caso, examinador conisderou que a prefixação diminuia a taxa de redesconto, o que nem sempre é verdadeiro.


    Taxa de redesconto

    A taxa de redesconto é a taxa de juros cobrada pelo Banco Central nos empréstimos aos bancos comerciais. Muitas vezes os bancos comerciais necessitam de empréstimos de curto prazo para cumprir alguns compromissos que, por falta de liquidez no período, não teriam como cumprir. O Banco Central funciona como uma espécie de emprestador de última instância para os bancos comerciais.

    Quando o intuito do Banco Central é injetar dinheiro no mercado, ou seja expandir a base monetária, ele abaixa a taxa de redesconto. Os bancos comerciais se sentirão mais estimulados a pegar mais empréstimos com o Banco Central e com isso, irão reservar uma parte maior de seus recursos para empréstimos e reservarão uma menor parte para as necessidades de curto prazo. Como conseqüência, o crédito disponível aumenta, a base monetária também, e a economia é aquecida.

    Quando o Banco Central aumenta a taxa de redesconto, os bancos comerciais irão reservar uma maior parte de seus recursos para o cumprimento de suas necessidades de curto prazo e diminuirão o montante reservado aos empréstimos. Com isso, a base monetária se contrai e a economia desacelera.

    Fonte: http://www.barrichelo.com.br/biblioteca/economia/basemonet.asp

  • Acho que a questão aqui não está falando em "manipular a taxa de redesconto" e sim "executar operações de redesconto"

    Operações que os bancos não executariam em condições normais podem ser executadas em épocas de crises para dar um boost no caixa dos bancos.

    A taxa ser prefixada acho que só quer dizer que a taxa é combinada com os bancos antes da operação e não depende de futuras variações da taxa de juros, fazendo assim com que o risco da operação para os bancos seja menor
  • Concordo com a aline...

  • Gabarito: CERTO

    Pela visão Keynesiana, em situação de crise, o governo deve injetar dinheiro na economia. 

    O Banco Central funciona como uma espécie de emprestador de última instância para os bancos comerciais.


ID
152803
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As variações na demanda especulativa por moeda decorrem do(a):

Alternativas
Comentários
  • A taxa de juros nominal (i)  é inversamente proporcional a demanda por moedas (M/P) .  

  • O racional é o seguinte:

    Os agentes demandam moeda ou títulos.

    Se houver expectativa de subida de juros (ou seja se os títulos pagarem juros, ou mais juros), haverá demanda por moeda para fazer aquisição desses títulos.

    Por outro lado se há expectativa que os juros irão cair, haverá demanda por títulos que pagem mais juros.

    Essa é a relação!

    abs

    boa sorte!

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    variação  na  demanda  por  moeda  com  fins  especulativos  varia  conforme  a  expectativa  em relação ao comportamento futuro das taxas de juros. A regra é a seguinte: os agentes escolhem entre moeda ou títulos menos líquidos que pagam juros. 

    Se os agentes acreditarem que a taxa vai subir no futuro próximo, irão demandar mais moeda para usar quando as taxas subirem. Por outro lado, se houver expectativa de que as taxas vão cair,  as  pessoas  irão  aproveitar  comprando  títulos  que  paguem  juros  e,  consequentemente, renunciarão a moeda.


ID
152821
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A senhoragem é(são) a(os)

Alternativas
Comentários
  • Senhoriagem, (em inglês, seigniorage, seignorage, ou seigneurage), é a receita líquida que resulta da emissão de moeda. Na emissão de moeda física, a senhoriagem resulta da diferença entre o valor nominal de uma moeda e o custo de produzi-la, distribuí-la e retirá-la de circulação.

    fonte: http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Senhoriagem

ID
158131
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é um órgão cuja competência inclui o(a)

Alternativas
Comentários
  •  O Conselho Monetário Nacional é órgão máximo de todo o sistema financeiro. Dentre as suas atribuições destacam-se:

    • autorização da emissão de papel-moeda
    • fixação dos coeficientes de encaixes obrigatórios sobre os depósitos à vista e a prazo
    • regulamentação das operações de redesconto
    • estabelecimento de diretrizes ao Banco Central para operações com títulos públicos
    • aprovação do orçamento monetário elaborado pelo Banco Central  
  • Resposta: E

    Ao CMN compete:

    • Autorizar a emissão de papel moeda
    • Fixar diretrizes e normas da política cambial, inclusive quanto a compra e venda de ouro e quaisquer operações da moeda estrangeira
    • Regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras
    • Disciplinar os instrumentos de política monetária e cambial
  • Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

            I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

            II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

            III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;

            IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;

            V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;

            VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

            VII - Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.


ID
162643
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise:

I. Em uma economia aberta com perfeita mobilidade de capitais e taxas de câmbio flexíveis, a política monetária expansiva é um instrumento eficiente no curto prazo para diminuição da taxa de desemprego.
II. Em um sistema de taxas de câmbio fixas, a desvalorização da moeda nacional tenderá a aumentar as importações e diminuir as exportações de bens e serviços.
III. O resgate de títulos públicos em operações de mercado aberto é um dos instrumentos que podem ser utilizados pela autoridade monetária para reduzir os meios de pagamento da economia.
IV. O saldo da balança comercial de um país é função decrescente da renda nacional e função crescente da renda do resto do mundo.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Em uma economia aberta com perfeita mobilidade de capitais e taxas de câmbio flexíveis, a política monetária expansiva é um instrumento eficiente no curto prazo para diminuição da taxa de desemprego. 

    Verdadeira. Uma política monetária expansionista tem o efeito de aumentar a renda e reduzir as taxas de juros, sendo um eficiente instrumento de combate ao desemprego. A sequência é a seguinte: uma expansão da oferta de moeda provoca uma redução na taxa de juros, o que estimula o investimento privado; isso significa aumento da demanda agregada, estimulando assim o setor produtivo. Como consequência, a renda se eleva, e a política monetária consegue, nessa situação, alcançar o seu objetivo. A política monetária restritiva ou contracionista age no sentido oposto: reduz a oferta de moeda, o que leva a um aumento da taxa de juros, inibindo os investimentos, e desse modo reduzindo também a demanda agregada, e por fim a renda.
    Fonte: Economia para concursos - Professor Carlos Ramos - www.cursoparaconcursos.com.br

    II. Em um sistema de taxas de câmbio fixas, a desvalorização da moeda nacional tenderá a aumentar as importações e diminuir as exportações de bens e serviços.

    Errada. Eu acredito que o erro desta assertiva esteja no tipo de taxa de câmbio mencionada, que, ao invés de fixa deveria ser flutuante Agradeço se alguém que tiver um conhecimento maior sobre o assunto  puder comentá-la com mais detalhes.

  • (...) continuação

    III. O resgate de títulos públicos em operações de mercado aberto é um dos instrumentos que podem ser utilizados pela autoridade monetária para reduzir os meios de pagamento da economia.

    Errada. O resgate de títulos públicos AUMENTA os meios de pagamento da economia. De modo geral o open market é operado por intermédio da compra e venda de títulos da dívida pública, de emissão do Tesouro Nacional. Quando as autoridades monetárias desejam expandir a oferta de moeda, realizam grandes operações de RESGATE (COMPRA) dos títulos da dívida pública em circulação; com isso, injetam no mercado moeda com alto poder de expansão, o que resulta na queda da taxa de juros.
    Contrariamente, quando as autoridades monetárias desejam o efeito oposto, EMITEM e colocam em circulação grandes volumes de títulos da dívida pública, retirando do sistema monetário, na proporção dos títulos adquiridos pelos bancos ou pelo público, moeda que se encontrava em circulação, com isso torna-se menor a oferta monetária.

    Fonte: Economia para concursos - Professor Carlos Ramos - www.cursoparaconcursos.com.br

    IV. O saldo da balança comercial de um país é função decrescente da renda nacional e função crescente da renda do resto do mundo.
    Correta. Se alguém puder comentar esse item! Não sei explicar por que está correta.


  • Com relação ao item III:

    Se a renda nacional cresce, cresce  junto o consumo, que pode ser no mercado interno e por meio de importações (se crescem as importações o saldo da balança comercial diminui) por tanto, cresce a renda nacional, aumenta o consumo (interno e por meio de importações), cai o saldo da balança comercial.

    Se a renda do resto do mundo cresce, cresce junto o consumo (interno para cada país e por meio de importações), o que elevará nossas exportações, aumentando o saldo da balança comercial.

    Espero ter sido claro...

  • Adriane, comentando o item IV: O saldo da balança comercial de um país é função decrescente da renda nacional e função crescente da renda do resto do mundo:

    Verdadeira afirmativa, pois:

    1) quanto maior for a renda do resto do mundo isso favorecerá as exportações, aumentando o saldo da balança comercial interna;
    2) se a renda nacional aumentar, aumentarão as importações e consequentemente aumentará o saldo negativo em nossa balança comercial;
  • I. Em uma economia aberta com perfeita mobilidade de capitais e taxas de câmbio flexíveis, a política monetária expansiva é um instrumento eficiente no curto prazo para diminuição da taxa de desemprego. Dada a estrutura macroeconômica vigente quase de maneira global desde a segunda metade do século XX, a curva de Phillips relaciona inversamente a inflação e o desemprego, logo, expandindo a base monetária, contrai-se o desemprego. Cabem outras explicações aqui também. Mais uma:

    II. Em um sistema de taxas de câmbio fixas, a desvalorização da moeda nacional tenderá a aumentar as importações e diminuir as exportações de bens e serviços. Se compro 10 laranjas por 1 BR$, e de repente compro 10 laranjas por 10 BR$, o aumento de riqueza é meramente nominal, isto é, o dinheiro circula com mesmo valor real de antes. Sendo a taxa nacional de câmbio fixa, não significa que o estrangeiro usará a mesma taxa. No exemplo, se 1BR$ era 1 EX$ e passou a 10BR$ por 1 EX$, o estrangeiro quererá comprar mais aqui, pois seu poder aquisitivo se elevou. Aumentar-se-ão as exportações e, em sentido inverso, diminuirão as importações.

    III. O resgate de títulos públicos em operações de mercado aberto é um dos instrumentos que podem ser utilizados pela autoridade monetária para reduzir os meios de pagamento da economia. Se o Banco Central resgata os títulos, os títulos são pagos com dinheiro e voltam os "papéis" de títulos com os dizeres "dívida pública". Os meios de pagamento, como o dinheiro circulante, aumenta com tal prática.

    IV. O saldo da balança comercial de um país é função decrescente da renda nacional e função crescente da renda do resto do mundo. Justificativa da primeira: "se a renda nacional aumentar, aumentarão as importações e consequentemente aumentará o saldo negativo em nossa balança comercial". Há inúmeros casos históricos de balança comercial positiva e aumento da renda nacional. Acho controversa a justificativa da segunda: "quanto maior for a renda do resto do mundo, mais favorável serão as exportações, aumentando o saldo da balança comercial interna". Ora, pode ser que não haja muita exportação num país, mesmo que o resto do mundo esteja bem rico.

    Comentem abaixo qualquer erro ou discordância.

    "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX


ID
162691
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Se o Banco Central do Brasil pretende aumentar os meios de pagamento com o objetivo de diminuir a taxa de juros e estimular a atividade econômica, um dos instrumentos de política monetária que pode ser utilizado é

Alternativas
Comentários
  • Modelo IS LM

    Para fazer o que o enunciado pede a curva LM tem que ser deslocada para a direita, assim:

    a)errada, posi desloca LM para a esquerda

    b)Não sei justificar....deixa para outra pessoa

    c)certa. pois isso desloca a curva de LM para a direita

    d)Há a troca de ouro MONETÁRIO e MOEDA, ou seja, LM não sai do lugar

    e)LM vai para a esquerda
  • Saindo do conceito de IS/LM.. o que o Bacen quer? Quer Aumentar M1 (meios de pagamento), diminuir os juros cobrados pelos bancos e com isto aumentar o PIB.

    a) Aumento do redesconto faz os juros crescerem.

    b) Diminuir a taxa de câmbio significaria sacrificar os produtores nacionais, logo o PIB não cresceria.

    c) CORRETO. Pois quanto menos caro custar o dinheiro para o banco menos caro vai custar o dinheiro para o público, que tomará mais empréstimos, terá mais M1 e com isso aumentará o PIB.

    d) Ouro Monetário?

    e) Vender títulos a dívida só vai retirar grana do mercado (M1).


    Bons estudos, pissual.
  • política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:

     

    Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.

     

    Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.

     

    Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.


ID
162694
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

É uma causa de redução do multiplicador da base monetária:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão pode ser feita de duas formas. Uma pela aplicação da fórmula do multiplicador da base monetária e pela forma intuitiva.

    Por fórmula:

    k = 1 / [ 1 - d(1-r)]  e lembrando que c + d = 1

    Para que o K diminua, umas das combinações possíveis é a diminuição de "d". Com isso "c" aumenta. E o aumento de "c" é justamente o citado pelo item a).

    Forma intuitiva.

    Se eu aumentar a quantidade de moeda na mão da população,  os bancos ficarão com pouco dinheiro para poder efetuar empréstimos e investimentos. Assim, já que os bancos não poderão fazer isso, não irão "criar" moeda. Consequentemente haverá a diminuição de meios de pagamento, o que é causado pela redução do multiplicador da base monetária.

ID
162706
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

É atribuição do COPOM (Comitê de Política Monetária) definir

Alternativas
Comentários
  • O Copom foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. A criação do Comitê buscou proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisório, a exemplo do que já era adotado pelo Federal Open Market Committee (FOMC) do Banco Central dos Estados Unidos e pelo Central Bank Council, do Banco Central da Alemanha. Em junho de 1998, o Banco da Inglaterra também instituiu o seu Monetary Policy Committee (MPC), assim como o Banco Central Europeu, desde a criação da moeda única em janeiro de 1999. Atualmente, uma vasta gama de autoridades monetárias em todo o mundo adota prática semelhante, facilitando o processo decisório, a transparência e a comunicação com o público em geral.

    Formalmente, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o 'Relatório de Inflação'". A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê. Se for o caso, o Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar, na direção do viés, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.

    fonte: http://www.bcb.gov.br/?COPOMHIST
  • Alternativa "C", caso alguém não tenha conseguido identificar na resposta da colega acima.
  • LETRA C

    a taxa selic e viés(prorogativa da qual é dada ao Bacen/)

  • LETRA C

    a taxa selic e viés que  é prorogativa da qual é ao presidente do  Bacen(um dos mebros do COPOM) para altera a a meta da taxa selic

  • pra quem sempre fica na dúvida, lembrar que:

    COPOM ---- taxa de JUROS

    obs: 

    INFLAÇÃO <---> aperta nos nossos bolsos, né? ----> PREÇO

    Você não vê notícia no Jornal Nacional que o COPOM definiu os "PREÇOS"! ... já pensou na doidera que seria isso?! 

    Assim fica fácil lembrar a associação! Espero ter ajudado!

    bons estudos!

  • Questão desatualizada !

  • ATUALIZANDO!!

    O objetivo do COPOM éDIA

    Definir a meta da Taxa Selic;

    Implementar a Política Monetária;

    Analisar o 'Relatório de Inflação'.


ID
164173
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Comitê de Política Monetária ? COPOM tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • O Comitê de Política Monetária (Copom) é um órgão criado pelo Banco Central em 20 de junho de 1996, por meio da circular 2.698, e tem como objetivo estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa básica de juros. Ainda, tem a competência específica de manipular a liquidez econômica, por meio dos instrumentos de política monetária.Fonte: Wikipédia
  • Resposta Correta: letra B

    O COPOM  foi instituído com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir as taxas de juros. A taxa de juros é definida como a meta para ataxa SELIC a vigorar no período entre reuniões do COPOM e, se for o caso, o seu viés (tendência).

  • Entendo as explicações acima. porém implementar é diferente de estabelecer. Implementar é colocar em prática, enquanto que estabelecer é apenas definar.
  • Pq a letra 'a' está errada, amigos??
    Obrigado
  • A letra " A" está incorreta porque o Copom não tem por OBJETIVO promover debates, as decisões sobre política monetária são tomadas pelos ministros da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão e o presidente do Banco Central do Brasil.
  • Ela não promove debates. Os membros do comitê definem entre si.
  • Valeu , amigos, pelos esclarecimentos.
    Obrigado
  • Formalmente, os objetivos do Copom são:
    • implementar a política monetária;
    • definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés;
    • e analisar o 'Relatório de Inflação.
      A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia)

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?COPOMHIST
    acesso em 31/01/2012
  • O Comitê de Política Monetária – COPOM foi instituído em junho de 1996 com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros. Prática semelhante é adotada por várias autoridades monetárias ao redor do mundo, proporcionando maior transparência facilidade na comunicação com o público em geral.
    A partir de junho de 1999, com a publicação do Decreto 3.088 (listado abaixo), foi adotado o regime de “metas para a inflação”. Essas metas são
    estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e cabe ao Banco Central do Brasil fazer cumprir a meta exigida. Caso isso não ocorra, o  Presidente do Banco Central deverá divulgar Carta Aberta ao Ministro da Fazenda expondo os motivos do descumprimento, as providências tomadas e a determinação de prazo para que a inflação retorne para a meta. As metas e os intervalos de tolerância a serem adotados serão definidos até o dia 30 de junho de cada segundo ano imediatamente anterior. E o índice de inflação utilizado é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. Será considerada cumprida a meta se a inflação medida se situar dentro do intervalo de tolerância. É interessante que o Banco Central tente “acertar” o centro da meta de inflação.
    As reuniões ordinárias do
    COPOM que eram mensais desde o ano de 2000, passaram a partir de 2006 a ocorrerem, em média, a cada 45 dias,
    totalizando 8 reuniões por ano. Essas reuniões são divididas em duas sessões: a primeira ocorrendo nas terças-feiras e a segunda às quartas-feiras.Na reunião da terça-feira, além dos Diretores e Presidente do Banco Central, também participam alguns Chefes de Departamento, além de Consultores, do Assessor de Imprensa e do Secretário-Executivo da instituição. Nesse primeiro dia é apresentada uma análise da conjuntura macroeconômica e expectativas gerais para a inflação.Na reunião de quarta-feira, participam os membros do COPOM (Diretores e Presidente do BACEN) e o Chefe do DEPEP (Departamento de Estudos e Pesquisas). Apenas os Diretores e o Presidente possuem direito a voto na definição da taxa de juros. Inicialmente, os Diretores de Política Econômica e Política Monetária apresentam as suas alternativas para a taxa SELIC e fazem recomendações de Política Monetária. Posteriormente, os demais membros fazem suas ponderações e, se necessário, recomendações.
    Ao final, procede-se à votação das propostas. As atas da reunião, tanto em português quanto em inglês, são divulgadas na quinta-feira da semana seguinte a cada reunião, dentro do prazo regulamentar de seis dias úteis. Ressalta-se que há uma defasagem na publicação da ata em inglês, em geral, de cerca de 24  horas.
  •                      COPOM - COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA

    Formalmente, os objetivos do COPOM são "implentar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação" A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação  e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê. Se for o caso, o Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco  Central para alterar, na direção do viés, a meta para a Taxa  Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.
  • RESPONDENDO A PERGUNTA DO COLEGA SOBRE DÚVIDA DA ALTERNATIVA A.....E RETIFICANDO AS RESPOSTAS DE QUE "ELES DECIDEM ENTRE SI" :

    PORQUE NÃO EXSITEM DEBATES?PRIMEIRO PORQUE SE ELES EXISTISSEM, NUNCA SE CHEGARIA EM UM CONSENSO E AO INVÉS DE DUAS REUNIÕES, SERIAM 200!

    Ainda mais objetiva: Porque são dois dias de reunião? Porque no primeiro são apresentados todos os números da economia do país naquele período, ou seja, em termos mais chulos, qual é a atual situação do Brasil em números.Diante do exposto, já se sabe se a taxa deve aumentar ou diminuir, o que precisa ser votado é o valor exato dessa alteração!
  • O COPOM é um órgão do Bacen formado por diretores do Bacen.
  • Pessoal, por favor, me tirem uma dúvida: o colega Raylan diz que é competência do COPOM estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa básica de juros, porém, a competência de estabelecer diretrizes de tais políticas não é uma competência do CMN?! Há alguma diferença ou conflito? Desde já, obrigado!

  • Olá Júnior, é o seguinte pelo livro Sistema Financeiro e Bancário diz o seguinte:

    O Copom foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros. Desde 1996, o Regulamento do Copom sofreu uma série de alterações no que se refere ao seu objetivo, periodicidade das reuniões, composição e atribuições e competências de seus integrantes. Destaca-se a adoção, pelo Decreto no 3.088 em 21 de junho de 1999, da sistemática de “metas para a inflação” como diretriz de política monetária. Desde então, as decisões do Copom passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional. Segundo o mesmo Decreto, se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do Banco Central divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem 

    como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.

    Formalmente, os objetivos do Copom são “implementar apolítica monetária, definir a 

    meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação”.


  • O CMN determina a meta de inflação, o Bacen faz isto acontecer por meio do COPOM que é responsável por fixar a meta da taxa de juros SELIC.

  • Vamos analisar as opções:

    A) Promover debates acerca da política monetária até que se alcance consenso sobre a taxa de juros de curto prazo a ser divulgada em ata.

    Ainda que fosse possível ficar em dúvida sobre o fato de que “promover debates” não é um objetivo do Copom, a decisão sobre a taxa de juros é tomada por maioria simples, não havendo necessidade de consenso.

    B) Definir a meta da Taxa Selic e divulgar o Relatório de Inflação.

    Correto. São as competências definidas pela circular Bacen nº 3.868/2017, que regulamenta o funcionamento do Copom.

    C) Reunir periodicamente os ministros da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão e o presidente do Banco Central do Brasil.

    São membros do Copom apenas o Presidente e os Diretores do Banco Central.

    D) Coletar as projeções das instituições financeiras para a taxa de inflação.

    Não é atribuição do Copom. A coleta de projeções das instituições financeiras é realizada através do Sistema de Expectativas de Mercado, atualmente sob administração do Departamento de Estatísticas do BC (Dstat).

    E) Divulgar mensalmente as taxas de juros de curto e longo prazos praticadas no mercado financeiro.

    Também não é uma atribuição do Copom.

    GABARITO: B

  • ATUALIZANDO!!

    O objetivo do COPOM éDIA

    Definir a meta da Taxa Selic; SEM O VIÉS!

    Implementar a Política Monetária;

    Analisar o 'Relatório de Inflação'.


ID
169924
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando a definição de meios de pagamentos adotada no Brasil, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • citação do Professor Sergio Ricardo de Brito Gadelha

    Solução: a resposta é a letra “e” por se tratar do conceito de M4. Os meios de
    pagamentos, conceito M1, é o agregado monetário de maior liquidez, conforme estudado
    no tópico 4.21. Os meios de pagamentos, conceito M1, é o agregado monetário de maior
    liquidez, conforme estudado no tópico 4.21. Trata-se da soma do papel-moeda em poder
    do público mais os depósitos à vista nos bancos comerciais. Por outro lado, de acordo
    com nota metodológica disponível no sitio eletrônico do Banco Central do Brasil2, os
    novos conceitos de meios de pagamento ampliados representam mudança de critério de
    ordenamento de seus componentes, que deixaram de seguir o grau de liquidez, passando
    a definir os agregados por seus sistemas emissores. Nesse sentido, o M1 é gerado pelas
    instituições emissoras de haveres estritamente monetários, o M2 corresponde ao M1 e às
    demais emissões de alta liquidez realizadas primariamente no mercado interno por
    instituições depositárias - as que realizam multiplicação de crédito. O M3, por sua vez, é
    composto pelo M2 e captações internas por intermédio dos fundos de renda fixa e das
    carteiras de títulos registrados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). O
    M4 engloba o M3 e os títulos públicos de alta liquidez.
    Em resumo:
    M2 = M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos
    por instituições depositárias.
    M3 = M2 + quotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas registradas no
    Selic
    M4 = M3 + títulos públicos de alta liquidez

    A citação acima foi retirada do endereço eletrônico

    http://srbgadelha.files.wordpress.com/2008/06/goes-gadelha_insercao-vol-i1.pdf
  • Os meios de pagamento seguem uma lógica muito simples: vão dos mais líquidos aos menos líquidos.

    M1= Papel moeda em poder do público + depósitos à vista

    M2= M1 + Depósitos Especiais Remunerados + Depósitos de Poupança + Títulos emitidos por instituições depositárias

    M3= M2 + Quotas de fundos de renda fixa + Operações Compromissadas

    M4= M3 + Títulos Públicos de Alta Liquidez

    Você se pergunta: Mas porque os Títulos Públicos de Alta Liquidez, se são de alta liquidez, estão na parte menos líquida dos meios de pagamento?

    Essa é uma grande pegadinha!!! Esses títulos são títulos muito antigos e podres!!! Não valem quase nada e ninguém quer tê-los, portanto constituem o item de mais baixa liquidez dos meios de pagamento...

    Portanto, a resposta certa é a LETRA E.Grande abraço e bons estudos!!!
  • Pessoal,  vejam  esse link do BACEN que trata do assunto, a questão é praticamente uma cópia deste texto.

    http://www.bcb.gov.br/pec/sdds/port/ctasanal_setbanc_p.htm 

    Meios de Pagamentos

    Incluem-se nos Agregados Monetários - Meios de Pagamentos: M1, M2, M3 e M4. São adotados conceitos/definições internacionalmente aceitos e fundamentados na Teoria Econômica. Os detentores dos meios de pagamentos no sentido amplo compõem-se do setor não-financeiro da economia e das instituições financeiras que não emitem instrumentos considerados como moeda. Vale salientar a existência de particularidades na abrangência, mensuração e convenções contábeis de cada uma das variáveis que compõem cada tipo de agregado, as quais são discutidas nos itens a seguir. Sob o aspecto de ordenamento de seus componentes, definem-se os agregados por seus sistemas emissores.

    • O M1 compreende os passivos de liquidez imediata. É composto pelo Papel-moeda em Poder do Público (PMPP) e pelos Depósitos à Vista (DV). O PMPP é o resultado da diferença entre o Papel-moeda Emitido pelo Banco Central do Brasil e as disponibilidades de "caixa" do sistema bancário. Os DV são aqueles captados pelos bancos com carteira comercial e transacionáveis por cheques ou meios eletrônicos. Portanto, as instituições emissoras incluem os bancos comerciais, os bancos múltiplos e as caixas econômicas. Neste segmento, não são incluídas as cooperativas de crédito, em razão da insignificância de seus depósitos, como também pela dificuldade de obtenção global dos dados diários e mesmo de balancetes mensais. Os depósitos do setor público estão incluídos nos depósitos à vista, com exceção dos recursos do Tesouro Nacional, depositados no Banco do Brasil.

    • O M2 engloba, além do M1, os depósitos para investimento e as emissões de alta liquidez realizadas primariamente no mercado interno por instituições depositárias - as que realizam multiplicação de crédito.

    • O M3 inclui o M2 mais as captações internas por intermédio dos fundos de investimento classificados como depositários e a posição líquida de títulos registrados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), decorrente de financiamento em operações compromissadas.

    • O M4 engloba o M3 e os títulos públicos de alta liquidez.


ID
180712
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere a oferta de moeda dada pelo agregado monetário M1. Constitui operação que ocasiona "destruição" de moeda

Alternativas
Comentários
  • Sai de M1 e entra em M2 :

    PMPP = papel moeda em poder do público
    DV = depósitos à vista



     
  • O comentário acima tem um equívoco ou foi mal explicado.

    Tanto PMPP quanto DV (depósito a vista) fazem parte do M1 (o meio de pgto mais líquido da economia)

    A poupança faz parte do M3 (meio de pagto com menor liquidez)...

    Então há destruição de moeda ou de liquidez na economia. Pq trocou-se o meio de pgto mais líquido pelo de menor liquidez.
  • Explicando as alternativas:
    • a) Criação de moeda - sai de "quase moedas" (M4) e entra em "liquidez imediata" (M0, M1).
    • b) Criação de moeda - sai de "quase moedas" (M2) e entra em "liquidez imediata" (M0, M1).
    • c) Não há destruição e nem criação de moeda - sai "liquidez imediata" (M1) e entra liquidez imediata" (M0).
    • d)  Não há destruição e nem criação de moeda - sai "liquidez imediata" (M0) e entra liquidez imediata" (M1).
    • e) CORRETA - Destruição de moeda - sai de "liquidez imediata" (M1) e entra em "quase moedas" (M2).
  • Obrigado. Vamos que vamos. Começo a minha jornada de estudos nessa bela noite aqui em Goiânia. Vamos que Vamos Deus no COMANDO e rumo à Posse!!!
  • Rumo à Posse:)

ID
188545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca dos agregados monetários e das contas do sistema monetário.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão está classificada como dificil porque acredito que há duas alternativas corretas.

    Vamos analisar:
    • a) Conceito de M3 = M2 (PMPP + Dep a vista + titulos federais) + poupança.
    • b) m = M/B, sendo M = PMPP + Dep a vista. Se aumenta o numerador, logo irá aumentar o resultado! Acredito que está alternativa esteja correta. Alguem poderia confirmar?
    • c) Usou várias informações para confundir. Basta resolver a euqação.
    • M = PM + Dep a vista.
    • M = 10 + 0,8M, logo M = 50
    • d) Se aumentar o encaixe reduz o multiplicador.
    • e) Esta ocorrendo destruição de moeda.
  • Anderson, a alternativa b não está correta. Quanto mais as pessoas retêm o dinheiro (PMPP), menor é o multiplicador monetário. Ou, quanto mais as pessoas depositam o dinheiro, maior é o multiplicador monetário. Não é difícil verificar isso. Se todas as pessoas retivessem 100% do dinheiro em papel moeda, os bancos não receberiam nenhum depósito à vista, o que tornaria o multiplicador igual a 1, o menor valor possível.

    Se você preferir verificar pela fórmula, você tem que
    m = 1 / (1 - d * (1 - r))

    Quanto maior d (proporção entre depósito à vista e meios de pagamento), maior será m (multiplicador monetário). Se d for zero, m será 1.
  • a) Errada. M2 = M1 + Déposito de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias (ex.: letra de cambio, letras hipotecárias).

    b) Errada. Maior MPP/DV significa que há mais moeda em poder do público (MPP), o que acarreta uma diminuição do valor do Multiplicador monetário. Dica, o multiplicar monetário resulta dos Depósitos à Vista, pois é com o valor que é depositado no banco que eles emprestam aos agentes econômicos, reintroduzindo na economia parte da quantia depositada. 

    c) Correta. DV/M = d = 80% ou 0,8, sabendo que Papel Moeda em Circulação (PPC) = Moeda em poder do Público (MPP) e que estoque monetário = M1. 

    MPP = R$ 10 bi

    c= MPP/M1 -> c = 1 - d = 1 - 0,8 = 0,2

    M1 = 10 / 0,2 = R$ 50Bi

    d) Errado. Aumento das reservas bancárias significa que os bancos estão emprestando menos, o que resulta em diminuição do multiplicador monetário.

    e) Errado. Nessa operação cambial o Banco recebe reais do exportador e dar divisas estrangeiras em contrapartida, desta forma a instituição bancária está retirando moeda de circulação (diminuindo MPP), reduzindo moeda de circulação

  • acho que essa questão está mal formulada, PMC não é igual a PMPP, mas sim PMPP+encaixes bancários, e RB=Encaixes + reservas voluntárias e compulsórias, r1+r2+r3, pra mim a conta não fecha, nem se for considerado r1 = 7,5%.

  • a) E. Isso está descrevendo o agregado monetário M2.
    M3 = M2 + quotas de fundo de renda fixa + operações compromissadas e registradas no sistema SELIC.
    b) E. O multiplicador monetário depende de c,r,d em que:
     c-> coeficiente do público; porcentagem dos meios de pagamento com dinheiro 'vivo' do 'público'. Quanto maior c, menor K (multiplicador
    monetário). Somente por essa análise, o item já está incorreto.
    c) C. 
    d) Aumento dos encaixes (R) sobre aumento dos depósitos à vista (DV) E. O multiplicador monetário depende de c,r,d em que:
    r -> porcentagem dos depósito à vista na forma de encaixes bancários. Quanto maior r, menor K (multiplicador monetário)
    e) E. Para haver criação ou destruição dos meios de pagamento deve:
     1 - Envolver transação entre o Setor Bancário e Setor Não Bancário.
    A questão tem isso: banco (Setor Bancário) e exportador (Setor Não Bancário).
     2 - Envolver troca de haveres: haver monetário e haver não monetário.
    A questão tem somente haver monetário (o banco vendendo cambiais para o exportador). 


ID
188554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da política monetária.

Alternativas
Comentários
  • "Para que determinada operação dê origem a uma variação nos meios de pagamento, deve haver uma transação entre o setor monetário e o setor não monetário da economia (público). Isto elimina as operações interbancárias e aquelas levadas a efeito envolvendo apenas elementos do setor não-bancário como, por exemplo, um aumento das aplicações do público em certificados de depósito a prazo emitidos por bancos múltiplos sem carteira de depósitos à vista." (Simonsen M. H. e Cysne)

    Gaba: a)
  • Alguém pode explicar pq a c está errada?

    Tks e bons estudos!
  • O Brasil adotou regime de câmbio flutuante. Assim, o Banco Central não realiza operações diretas no mercado cambial (intervenção no câmbio), mas opera indiretamente, através de compra ou venda de moeda estrangeira, para que o câmbio se aprecie ou se deprecie, conforme o caso. Por isso, a alternativa C está errada.
    Espero ter ajudado!
  • A questão C:

    erro:  operações no mercado cambial

    sabe por que?

    pq o BACEN executa a politica monetária INDIRETAMENTE  através:

    - da alteração das reservas compulsórias( é quando o BACEN estabelece que o bradesco deixe maior ou menor quantidade de dinheiro retido em uma reserva compulsoria no proprio BACEN.)

    - operaçoes no mercado aberto( é a venda ou compra de títulos pelo BACEN)

    - alteraçoes na taxa de redesconto( os bradesco, bancos do brasil, por exemplo, precisam pegar emprestimo com o BACEM. o BACEN pode aumentar ou diminuir a tax de redesconto, que é o juros do emprestimo).

  • A questão C:

    erro:  operações no mercado cambial

    sabe por que?

    pq o BACEN executa a politica monetária INDIRETAMENTE  através:

    - da alteração das reservas compulsórias( é quando o BACEN estabelece que o bradesco deixe maior ou menor quantidade de dinheiro retido em uma reserva compulsoria no proprio BACEN.)

    - operaçoes no mercado aberto( é a venda ou compra de títulos pelo BACEN)

    - alteraçoes na taxa de redesconto( os bradesco, bancos do brasil, por exemplo, precisam pegar emprestimo com o BACEM. o BACEN pode aumentar ou diminuir a tax de redesconto, que é o juros do emprestimo).

  • A C está errada devido aquele 'mais comumente utlizidado'. Ela trata sim de políticas monetárias, mas intervir no open market é o instrumento mais comum. É nele que é determinada a taxa Selic, principal instrumento para controlar a liquidez monetária.

  • Não entendi o erro da C ainda. Alterando o câmbio, o Bacen pode alterar o volume de moeda nacional que ele entrega ao exportador, que recebe em moeda estrangeira e faz a conversão junto ao Bacen. Não é isso?

     


ID
191239
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em um certo país, devido às mudanças nos hábitos das pessoas, ocorre o uso crescente dos cartões de crédito para fazer pagamentos. Tal prática tende a reduzir o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A demanda por moeda varia conforme as 3 variáveis  a seguir:
     

    Transação: compra de bens e serviços. Essa demanda de moeda para transação será em função direta da renda (y) à diretamente proporcional.

    Precaução: necessidade de reserva para contingências. Ela será em função direta da renda (y).

    Especulação (ou portfólio): é em função inversa da taxa de juros (i). Ex: mercado de títulos públicos ou privados (debêntures).
     

    A demanda por moeda surge de um trade-off entre o custo de oportunidade de manter a moeda e a liquidez que a moeda oferece. O custo de oportunidade de manter a moeda depende da taxa de juros de curto prazo, e não da taxa de juros de longo prazo.


    Traduzindo: o uso de cartao de crédito estabelece que o uso da moeda tem sido utilizada na modalidade especulação, a qual é inversamente proporcional às modalidades precaução e transação, as quais pressupõem liquidez.

    bons estudos

  • A explicação do colega Renato está equivocada, salvo melhor juízo.

    O uso de cartões de crédito é um sinal de DESENVOLVIMENTO do sistema bancário, pela substituição dos meios de pagamentos (SAMPAIO, 2018, p. 646), que facilita a conversão das aplicações em moeda.

    Isso aumenta a velocidade moeda, pois mais transações são possíveis de serem realizadas com tais substitutos, o que reduz a demanda por moeda, pois M = (1/V) . P . Y.

    Quanto maior V, menor M.

    GABARITO: D

    Bons estudos!


ID
191449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Quanto ao regime de política monetária no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  Correta é a opção D.
    Opção A: incorreta. Na década de 90 o controle da expansão da base monetária era um dos instrumentos de política monetária.
    Opção B: incorreta. Em nenhum lugar está dito que estes ministros podem participar.
    Opção C: incorreta. O descumprimento da meta da inflação acarreta uma carta aberta ao Ministro da Fazenda, por parte do Presidente do BACEN, explicando o motivo do não atingimento da meta.
    Opção E: incorreta. O principal instrumento de política monetária é o open-market.

    Fonte:http://www.cursoaprovacao.com.br/cms/artigo.php?cod=34256985

  • A - No regime monetário atual, com o objetivo de atingir a meta de inflação fixada pelo CMN, o BACEN efetua controle da expansão    redução   da base monetária, mediante o emprego dos instrumentos de política monetária.

    Numa economia com inflação, os preços estão altos. É preciso que a demanda por produtos/serviços diminua. O Bacen faz a redução de base monetária no mercado de forma que a pouca demanda da população (sem R$) abaixe os preços.
  • Esse índice adotado seria o INPC?
  • O referido índice é o IPCA do IBGE.
  •  A questão possui duas alternativas corretas.

    Alternativa publicada como certo no gabarito oficial: Para fins de estabelecimento das metas de inflação, o índice de preços adotado no Brasil é, segundo norma editada pelo CMN, o índice de preços ao consumidor amplo, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

     

    Outra alternativa Correta: No regime monetário atual, com o objetivo de atingir a meta de inflação fixada pelo CMN, o BACEN efetua controle da expansão da base monetária, mediante o emprego dos instrumentos de política monetária.

    Argumentos:

    Segundo Amaury Gremaund, Marco Vasconcellos, Rudnei Junior em Economia Brasileira Contemporânea, 6° edição (2005), página 236 e 498

    “ O Banco Central é o órgão responsável pela condução da política monetária, mediante a utilização dos instrumentos disponíveis para controlar a oferta de moeda no país”

    “ Com a doção do sistema de câmbio flutuante e perda da âncora cambial como referencial de preços, o Banco Central passou a adotar, a partir de Julho de 1999, o sistema de Metas de Inflação como regra para política monetária. De acordo com ele, a função básica do Banco Central e da política monetária é o cumprimento da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional…”

    Segundo Sachs – Larrain em Macroeconomia (2004), página 637:

    Depois de definidas as metas macroeconômicas, a autoridade deve especificar os instrumentosdisponíveis para ajudar a economia a tingi-las. Em geral, há dois instrumentos de política: os da política fiscal e os da política monetária.

    Segundo Gilson Oliveira e Marcelo Pacheco em Mercado Financeiro (2006), página 37:

    “O sistema de metas de inflação representa a adoção, pela autoridade monetária, de uma meta explícita para a inflação no país, para um período que geralmente é de um ano, podendo ter ou não uma “faixa de tolerância” em torno desta meta. Com essa medida, o Bacen anuncia formalmente que utilizará todos os instrumentos de política monetária disponível para atingir a meta”

    Segundo Eduardo Fortuna (2008) 17° Edição, página 54 e 58

    “Política Monetária pode ser definida com o controle a oferta da moeda e das taxas de juros de curto prazo que garanta a liquidez ideal de cada momento econômico.”

    “A partir do segundo semestre de 1999, a política monetária passou a ser subordinada ao conceito deInflation targetting ou Meta de Inflação”

    ….

    “Assim, por lei, o BC tem a obrigação de usar todos os meios necessários de política monetária para obtenção destas metas.”

  • Oi Ana Paula, também fiquei nessa dúvida.

    Acredito que o que faz dela incorreta é a frase EFETUA CONTROLE

    "Um regime de câmbio fixo consiste justamente na disciplina que este regime impõe na condução da política econômica, pois o banco central não pode controlar a taxa de juros nem tampouco financiar déficit público através da emissão de moeda."

    Alguem pode esclarecer melhor essa dúvida?

    Fonte
  • corrigindo a letra a: através da política fiscal e monetária são adotadas medidas restritivas ou expansivas da economia.

    cmn fixa a meta da inflação, bcb  implementa o cumprimento da meta, copom fixa a meta da taxa de juros de cuto prazo - tx selic
  • Acredito que o erro da letra a é quando informa 'No regime monetário atual' , sendo que o correto é que já é adotado desde o regime anterior.
  • Também conhecido como Open Market (Mercado Aberto)(considerado o instrumento mais eficaz), as operações com títulos públicos é mais um dos instrumentos disponíveis de Política Monetária. Este instrumento, considerado um dos mais eficazes, consegue equilibrar a oferta de moeda e regular a taxa de juros em curto prazo.

    A compra e venda dos títulos públicos se dá pelo Banco Central. De acordo com a necessidade de expandir ou reter a circulação de moedas do mercado, as autoridades monetárias competentes resgatam ou vendem esses títulos.

    Se existe a necessidade de diminuir a taxa de juros e aumentar a circulação de moedas, o Banco Central compra (resgata) títulos públicos que estejam em circulação.

    Se a necessidade for inversa, ou seja, aumentar a taxa de juros e diminuir a circulação de moedas, o Banco Central vende (oferta) os títulos disponíveis.

    Portanto, os títulos públicos são considerados ativos de renda fixa, tornando-se uma boa opção de investimento para a sociedade.

    Outra finalidade dos títulos públicos é a de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como financiar atividades do Governo Federal, como por exemplo, Educação, Saúde e Infra-estrutura.


     

  • O erro da letra A é o fato de o BC atingir a meta de inflação através da taxa de juros fixada pelo COPOM. Sendo que taxa de juros não é instrumento de politica monetaria ( Open Market, redesconto, compulsório). Questão complicada, se bate o olho na pressa marca a letra A e vai embora....

  • A - Quem fixa metas de inflação não é o CMN pois é um orgão normatizador e não executor.

    B - Composição errada

    C - Descumprimento da meta não acarreta desoneração do presidente, mas o mesmo deve informar o motivo pelo qual a mesma não foi atingida.

    D - Correta - Através de meios estatísticos é possível estimar oferta e demanda - IPCA

    E - Open market - Compra e venda de títulos públicos onde o Bacen obriga tanto a compra quanto a venda dos mesmos. 

  • Magno Netto: O CMN é quem fixa a meta para a Inflação. Não saia por aí escrevendo o que não sabe, pois isso prejudica os que estudam por aqui. Veja um exemplo:

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/06/cmn-mantem-meta-de-inflacao-em-45-para-o-ano-de-2015.html

  • Taxa Selic definida pelo Copom, isto é,  o Copom define a taxa de juros ou Selic-Meta,

    Metas de Inflação é definda pela CMN.


  • A meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional tem de ser cumprida pelo Banco Central. Quando isso não ocorre, a autoridade monetária precisa informar, por carta, ao Ministério da Fazenda, os motivos do não cumprimento

  • a) No regime monetário atual, com o objetivo de atingir a meta de inflação fixada pelo CMN, o BACEN efetua controle da expansão da base monetária, mediante o emprego dos instrumentos de política monetária.

    Analisando bem a questão, percebi que o erro está quando ela restringe apenas no combate à EXPANSÃO DA BASE MONETÁRIA. Pois o contrário também pode ser feito, o controle da redução da base monetária.

    Apenas eu penso assim?


  • a) No regime monetário atual, com o objetivo de atingir a meta de inflação fixada pelo CMN, o BACEN efetua controle da expansão ou redução da base monetária, mediante o emprego dos instrumentos de política monetária.

     

    b) Os ministros da Fazenda e do Planejamento não participam das reuniões do COPOM.

     

    c) O descumprimento da meta de inflação acarreta carta aberta do presidente do BACEN para o ministro da Fazenda explicando os motivos do descumprimento da meta.

     

    e) O principal instrumento de política monetária são as operações de mercado aberto (open market).

  • Na alternativa A, o erro acontece porque quem tem o objetivo de cumprir a meta da inflação é o COPOM e não o BACEN.

  • Com base no Decreto 3088/99:

      Art. 1o Fica estabelecida, como diretriz para fixação do regime de política monetária, a sistemática de "metas para a inflação".

      § 1o As metas são representadas por variações anuais de índice de preços de ampla divulgação

     § 2o As metas e os respectivos intervalos de tolerância serão fixados pelo Conselho Monetário Nacional - CMN, mediante proposta do Ministro de Estado da Fazenda,

    Art. 2o Ao Banco Central do Brasil - BACEN - compete executar as políticas necessárias para cumprimento das metas fixadas.

     Art. 3o O índice de preços a ser adotado para os fins previstos neste Decreto será escolhido pelo CMN, mediante proposta do Ministro de Estado da Fazenda.

     Art. 4o Considera-se que a meta foi cumprida quando a variação acumulada da inflação - medida pelo índice de preços referido no artigo anterior, relativa ao período de janeiro a dezembro de cada ano calendário - situar-se na faixa do seu respectivo intervalo de tolerância.

      Parágrafo único. Caso a meta não seja cumprida, o Presidente do Banco Central do Brasil divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que deverá conter:

      I - descrição detalhada das causas do descumprimento;

      II - providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos; e

      III - o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.


    BONS ESTUDOS!

  • Ainda não consegui encontrar o erro na alternativa A por que de fato o bacen é quem usa de de instrumentos de política monetária como REDESCONTO,OPEN MARKET.

  • MEU DEUS QUANTA CONFUSÃO, vocês estão confundindo tudo.

    veja bem o ERRO da letra A: No regime monetário atual, com o objetivo de atingir a meta de inflação fixada pelo CMN, o BACEN efetua controle da expansão da base monetária, mediante o emprego dos instrumentos de política monetária. 

    O objetivo do BACEN é estar dentro da meta de inflação, para isso ele pode efetuar o controla de EXPANSÃO da base monetária ou RETRAÇÃO. Se a inflação está acima da meta, o BACEN deve adotar medidas contracionistas (para reduzir os meios de pagamento e consequentemente reduzir a inflacão), se a inflação está abaixo da meta (não é o caso) aí sim o BACEN deveria tomar medidas para a EXPANSÃO da base monetária.

    OBS.:

    Expandir a base monetária = aumentar os meios de pagamento

    Contrair a base monetária = reduzir os meios de pagamento

    Meios de pagamento = Papel moeda em poder do público + depósito à vista 

    O examinador poderia usar como sinônimo de meios de pagamento, a palavra liquidez. Os meios de pagamento têm alta liquidez.

    Open market, redesconto, compulsório são INSTRUMENTOS para contrair ou expandir a base monetária. Por exemplo, se o BACEN quer reduzir a base monetária ele aumenta o compulsório, aumenta o redesconto e vende título. Se ele quer expandir a base, ele diminui o redesconto, diminui o compulsório e compra os títulos. 


    A título de curiosidade, as metas de inflação atualmente são de 4,5% podendo variar 2 pontos percentuais (2,5% a 6,5% está dentro da meta) e o IPCA nos últimos anos tem ficado no limite da meta, 6,5%. Portanto, atualmente o BACEN tem que tomar medidas para contrair a base monetária.

  • Quem estabelece as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros é o Copom(Comitê de Política Monetária do Bacen), que foi instituído em 20 de junho de 1996. O Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar a meta para a taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.


  • Quem estabelece as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros é o Copom(Comitê de Política Monetária do Bacen), que foi instituído em 20 de junho de 1996. O Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar a meta para a taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.


  • Pedro, penso que embora a alternativa "A" não esteja totalmente correta em razão de não estar completa, ela também não está errada. É MUITO questionável. Acaba se tornando mais uma questão de português do que legislação. Claro que é muito confortável e tentador querermos encontrar uma justificativa depois de sabermos o gabarito. Não que isto sirva de algo, mas tenho mestrado em macroeconomia e para mim a alternativa fez todo o sentido. Muitas questões em muitos concursos sofrem deste mesmo problema, isto é, ora está incompleta e é dada como correta, ora incompleta e incorreta. Se você tem o controle sobre algo, algumas pessoas podem interpretar que pode aumentar ou diminuir isso à sua vontade, enquanto outras não. Em minha humilde opinião, a Cespe forçou a barra nessa.

  • Para mim a letra A também está correta, pois o Bacen tem de cumprim a meta de inflação. E seu principal instrumento para isso é a Selic.

     

  • PQP!! O qc não tem prof de conhecimentos bancários!! .. aff


ID
203524
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre a teoria quantitativa da moeda (TQM), é verdadeiro afirmar:

Alternativas
Comentários
  • POSTULADOS BÁSICOS DA TQM 

    1 – Proporcionalidade entre moeda e preços: Devido a independência das 

    variáveis T e V em relação a quantidade de moeda, o nivel de preços varia 

    proporcionalmente a M. 

    2 – Direção da causalidade entre moeda e preços: O processo de causação vai de 

    M para P, e não o contrário (como querem alguns críticos). 

    3 - Efeitos transitórios de curto prazo: Apesar da suposta independência entre 

    T e M, admite-se que haja efeitos transitórios mediante os quais a moeda estimula 

    o volume de transações. 

    4 - Neutralidade da moeda a longo prazo: A longo prazo a quantidade de moeda 

    afeta apenas o nível de preço. Portanto, não afeta T de forma permanente. 

    4.4 - Dicotomização da economia: Pela TQM as variáveis nominais (M e P) não 

    afetam a variáveis reais T e Y). Essa separação é chamada dicotomia clássica.


  • A TQM resulta do pensamento clássico, que previa uma economia de pleno emprego (no caso Q é fixo), com perfeita flexibilidade dos preços e com velocidade da moeda (V) constante. Desta forma, pela igualdade M.V = P.Q, qualquer variação em M seria compensada por variações de mesma magnitude em P, não tendo nenhum efeito sobre o nível de atividade economica.


ID
203737
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à presença da moeda no sistema econômico, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) as instituições bancárias também são capazes

    b) funções da moeda: meio de troca, reserva de valor e unidade de conta

    c) Se o BACEN aumenta o compulsório, os bancos terão menos recursos para emprestar, diminuindo a oferta monetária e aumentando os juros

    d) quanto maior os juros, menor a demanda por moeda e vice-versa

    e) uma expansão monetária pode gerar inflação (aumento dos preços) caso a economia esteja com os recursos plenamente empregados
  • Ficar atento que bancos COMERCIAIS é que também podem criar/destruir moeda.

    Não confundir Funções da moeda(reserva de valor/meio de troca/unidade de conta) com Motivos de Demanda(Transação/Precaução e Especulação).

  • Questão passível de anulação. A meu ver tanto a C) quanto a D) estão corretas. De fato há uma relação direta entre demanda por moeda e taxa de juros. É um relação inversa, mas nem por isso deixa de ser direta.

  • Gabarito C

    a) Emissao de moeda é competencia exclusiva da Uniao, exercida pelo BACEN (Art. 164, CF). Já a criaçao de moeda é conceito mais amplo (Criaçao de M1 - haveres monetários - Depósitos à vista + Papel Moeda em poder do público) e é competencia compartilhada pelo BACEN e Bancos Comerciais.

    b) sao as funçoes da moeda já comentadas. Além das transaçoes, há outras duas - reserva de valor e unidade de conta.

    c) Trata-se da política monetária pela qual o BACEN regula a oferta de moeda em circulaçao na economia, intervindo, indiretamente na taxa de juros. (ver comentário do Daniel)

    d) A relaçao é inversa. É a demanda especulativa pela moeda. Juros altos diminuem a circulaçao de moeda - é mais atrativo aplicar o capital em vez de investi-lo (imobilizá-lo) ou transioná-lo, por ex.  

    "A elevação da taxa real de juros, por sua vez, pode levar à diminuição de investimentos pelas empresas e à diminuição de consumo por parte das famílias – o que, por sua vez, tende a reduzir a demanda por bens e serviços da economia, contribuindo para a redução da inflação."

    https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/transmissaopoliticamonetaria (acessado em 20/07/2021)

    e) As variáveis disponibilidade de moeda e inflaçao têm uma relaçao intrínseca. Ou seja, é através da oferta de moeda na economia que o BACEN pode interferir no índice de preço. Por ex, numa política monetária expansionista, o BACEN aumenta (expande) a oferta de moeda, assim conseguir diminuir o preço do dinheiro (juros), já que há maior disponibilidade. Ao contrário, com a moeda mais escassa (contracionismo monetário), o preço do dinheiro aumenta. Assim, em hipótese nenhuma o efeito da oferta sobre os níveis de preço é neutra.


ID
206020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à macroeconomia, julgue os itens de 34 a 36.

Um ativo que tem a função de meio de troca transfere o poder de compra para o futuro.

Alternativas
Comentários
  • Funcões da Moeda: 

    • Meio de troca: A moeda é o instrumento intermediário de aceitação geral, para ser recebido em contrapartida da cessão de um bem e entregue na aquisição de outro bem (troca indireta em vez de troca direta). Isto significa que a moeda serve para solver débitos e é um meio de pagamento geral.
    • Unidade de conta: Permite contabilizar ou exprimir numericamente os ativos e os passivos, os haveres e as dívidas.
    • Reserva de valor: A moeda pode ser utilizada para acumulação de poder aquisitivo, a usar no futuro. Assim, tem subjacente o pressuposto de que um encaixe monetário pode ser utilizado no futuro. 
  • Um ativo que possua a função de RESERVA DE VALOR transfere o poder de compra para o futuro. Um ativo que tem a função de meio de troca possui liquidez elevada. Questão errada.

  • Assertiva errada, pois num ambiente de hiperinflação, a moeda que exerce trocas no dia de hoje perde seu poder de compra no futuro se for entesourada.


ID
206023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à macroeconomia, julgue os itens de 34 a 36.

Uma autoridade monetária que tenha R$ 100,00 em depósitos à vista nos bancos comerciais de seu país e que exija 10% de reservas compulsórias terá R$ 1.000,00 como oferta total de moeda nacional nessa economia.

Alternativas
Comentários
  • M = B x m

    M = Total de moeda
    B = depósito Inicial
    m = multiplicador monetário

    B = 100,00

    R = Taxa de Reserva

    m = 1 / R, onde R =  1/10.

    Assim, m = 1 / 1/10 = 10.

    Logo, M = 100 x 10 = R$ 1.000,00 
  • super mal feita essa questão, transações entre autoridade monetária e bancos comerciais não afetam a oferta da moeda, só entre bancos comerciais e publico em geral, além do que a questão não menciona o tanto de moeda em poder do público nem quanto de reservas voluntárias e encaixes possuem o banco, essa cespe.....

  • Acredito que o examinor considerou d=1, ou seja, como se não houvesse papel moeda em poder do público. 

    Achei incompleto o enunciado, tendo em vista que essa é uma informação que não devemos supor.


ID
206044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Não há arbitragem entre as moedas dos países A, B e C, caso a relação entre as moedas dos países A e B seja 3A/1B, a relação entre as moedas dos países A e C seja 2A/1C e, consequentemente, a relação entre as moedas dos países B e C seja 1B/1C.

Alternativas
Comentários
  • 3A = B => A = B/3
    2A = C => A = C/2
    B/3 = C/2 => 2B = 3C (a relação entre as moedas dos países B e C não é 1B/1C).
  • Se há arbitragem então qualquer zé ruela pode pegar uma moeda de C e trocar por uma de B, com ela pegar 3 de A, usar 2 dessas moedas de A para pegar uma de C e repetir o processo indefinidamente, acumulando diversas moedas de A em cada etapa e no final das contas ficar rico, e trocar pela moeda que bem quiser, pode até jogar fora, não tem problema, mas segundo a CESPE não, arbitragem pra eles é outra coisa. Essa é a quarta ou quinta questão idiota da CESPE que eu erro e culpo eles, nem fiz o tal do concurso, banca LIXO!!!!!!


ID
219277
Banca
FCC
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à oferta e demanda de moeda, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Quando o governo compra títulos públicos ele paga em moeda o que faz com que se aumente os meios de pagamento.
  • a) A venda de títulos públicos em operações de mercado aberto reduz a oferta de moeda na economia.

    b) A demanda de moeda é função DEcrescente da taxa de juros de mercado.

    c) A oferta de moeda de uma economia corresponde à soma do papel-moeda emitido com os depósitos à vista do público nos bancos comerciais.  ( Essa é somente a base monetária. Faltou citar o multiplicador da base monetária. Só depois de multiplicado é que temos a oferta de moeda)

    d) O aumento da taxa de redesconto do Banco Central tende a DIMINUIR a oferta monetária da economia.

    e) A demanda de moeda DEPENDE do nível de renda da economia.
  • A)correta, quando se vende títulos públicos, se retira dinheiro ou liquidez, desaquecendo a economia; comparação, pessoa comum faz uma poupança ou um CDB num banco retem dinheiro e ganha juros; já com o governo, ele se torna o banco e algum invetidor compra um título público e ganha a juros do governo, é quase como uma poupança pública

    B)errada, demanda de moeda é função decrescente da taxa de juros, relação inversa DEMANDA DE MOEDA E TAXA DE JUROS quanto maior a demanda de moeda menor será taxa de juros, associa-se demanda de moeda por entesouramento, guardar poupar dinheiro,menos investimento e mais poupança, isso acarreta redução da taxa de juros, lógica de equilíbrio, juros altos= +poupança pois maior lucro= +demanda por moeda, o que vai gerar diminuição da taxa de juros.

    C)erraada,

    D)erra, aumento da taxa de redesconto diminui oferta monetária.

    E)errda, é muito dependente da renda da economia, pois se a economia está aquecida e for confiável haverá menos demanda por moeda, se for pouco confiável ou desaquecida haverá mais demanda de moeda, logo que as pessoa vão fazer mais poupanças e entesourar mais dinheiro.

     


ID
221164
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As moedas-mercadoria, usadas como intermediárias de troca nas economias de mercado, são constituídas de substâncias que devem ter certas características físicas ou químicas, dentre as quais NÃO figura a

Alternativas
Comentários
  • Poisé, a única coisa que a moeda não é FLEXÍVEL!
  • então, ela é divisível? como?
  • Divisibilidade – não se trata de divisão física da moeda, trata-se da divisão centesimal, centavos, no caso do nosso Real.
    Transferibilidade– a moeda passa, transfere-se de um possuidor a outro, de mão em mão.
    Homogeneidade– é necessário que unidades monetárias com mesmo valor sejam iguais, homogêneas.
    Transportabilidade– é uma qualidade essencial da moeda, a facilidade de transporte e manejo de grandes somas representadas por algumas cédulas, diferentemente do passado, quando o peso dos metais e as moedas-mercadorias dificultavam o transporte e o manuseio, o que demonstra a evolução da moeda.
    Indestrutibilidadee inalterabilidade – a moeda deve ser durável; à medida que circula de mão em mão, ela não deve facilmente se dilacerar, rasgar. A inalterabilidade, além disso, dificulta a falsificação, o crime de moeda falsa.

    fonte: http://abusosdosbancos.com.br/lertexto.php?edi=1

ID
228004
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Constituem políticas monetárias contracionistas:

Alternativas
Comentários
  • a) Correta. Aumento na taxa de redesconto ( os bancos pagam mais para terem "dinheiro do governo", deste modo vão te que cobrar mais caro nos empréstimos para os particulares = Menos dinheiro na "rua")  = Política Monetária Contracionista; aumento das reservas compulsórias ( os bancos são obrigados a deixarem mais dinheiro dos depósitos no "caixa do banco central", ocasionando assim menos dinheiro circulante na economia) = Política Monetária Contracionista;

    b) Errada. Diminuição na taxa de redesconto e compra de títulos no mercado aberto = Politicas Monetárias Expansionistas;

    c) Errada. Diminuição na taxa de redesconto = Politica Monetária Expansionista; Venda de títulos no mercado aberto = Política Monetária Contracionista;

    d) Errada. diminuição dos impostos = Política Fiscal Expansionista;  Aumento das reservas compulsórias= PM Contracionista;

    e)Errada. 
    diminuição dos impostos = Política Fiscal Expansionista; diminuição das reservas compulsórias= PM Expansionista.
  • Memorizando:

    PME-CRR
    Política Monetária Expansionista-Compra títulos+Reduz tx redesconto+Reduz reservas compulsórias

    PMC-VAA
    Política Monetária Contracionista-Venda Títulos+Aumenta tx redesconto+Aumenta reservas compulsórias


ID
228280
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Reduz o multiplicador da base monetária

Alternativas
Comentários
  • Estudamos em economia que se o Bacen quiser fazer uma política monetária contracionista, ou seja, diminuir a oferta de moeda na economia ou destruir sua liquidez, ele pode usar como polítca o aumento dos depósitos compulsórios pelos bancos comerciais. Com isso os bancos comerciais terão menos ativo líquido para emprestar, isso restringirá o crédito, e como consequencia, reduzirá o multiplicador da base monetária. 
  • A letra A tbm pode ser provada pelo uso da equação do multiplicador monetério m = 1 /  1-d(1-R).

    A letra A diz que o valor de R está aumentando. Com isso, o valor de m diminui.

ID
228283
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A demanda de moeda é função decrescente

Alternativas
Comentários
  • Estudamos na Economia Monetária a relação inversamente proporcional entre demanda de moeda e taxa nominal de juros. Pois se houver um aumento na tx nominal de juros os agentes economicos tendem a abrir mão de demandar moeda e trocam estes por títulos, pois estes trazem maiores rendimentos com os juros.
  • Demanda de Moeda não é inversamente proporcional à Oferta Monetária?
  • Em Economia Monetária a oferta de moeda é uma variável exógena, ou seja, quem determina a oferta de moeda é a autoridade monetária.
    A demanda de moeda depende da renda e da taxa de juros. Diretamente proporcional a renda e inversamente proporcional à taxa de juros.
  • Olá! O que pegou para mim foram os juros nominais. Se fossem reais, não tenho dúvidas, a demanda por moeda é inversamente proporcional. Se aumentam juros nominais, é possível que os reais não subam (se o aumento for menor que o da inflação), neste caso acho que a demanda não cairia.

    Devo estar errado, ou o gabarito seria "A". Se alguém souber porque, por favor mande um recado quando comentar.
    Bons estudos!
  • A demanda por moedas é inversamente proporcional à taxa nominal de juros(i). 

    A taxa de juros real (r) representa a variação do poder aquisitivo da moeda em relação a taxa de inflação(pi) onde r = i - pi.
    Se ocorre aumento da demanda por moedas( M/P)^d , então há redução da taxa nominal de juros i.
    Ref: Manual de Macroeconomia - Lopes / Vasconcelos
  • De fato questão passível de anulação. O correto mesmo seria taxa de juros real.

    No entanto, por eliminação é a única alternativa plausível;

    A) é CRESCENTE em relação a renda, e não decrescente.

    B) Mesmo que acima

    C) Quanto menores os encaixes maior a velocidade de circulaçao da moeda, quanto maior a velocidade menor a demana por moeda (aversão a liquidez). Logo, de novo, encaixes é um função crescente da demanda por moeda.

    D) Demanda por moeda é independente da oferta.

    E) O mais correto seria taxa de juros real. No entanto, por eliminação, essa é a única alternativa que poderia ser marcada.


ID
231721
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

É uma transação econômica que tem como consequência uma elevação dos meios de pagamento (medido no conceito M1) de um país:

Alternativas
Comentários
  • Os meios de pagamento são:

    Meios de Pagamento Restritos:

    M1 = papel moeda em poder do público + depósitos à vista

    Meios de Pagamento Ampliados:

    M2 =M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias;

    M3 = M2 + quotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas registradas no Selic

    Poupança financeira:

    M4 = M3 + títulos públicos de alta liquidez

    Dessa forma, para aumentar o M1 através de uma transação, seria necessário a transferência de algum outro meio de pagamento. Assim, o banco desconta duplicatas (M2), consequentemente aumentando o seu conceito M1.

  • Alguém poderia explicar porque não poderia ser a letra E?
  • MARCELO,

    Conforme a excelente explanação do colega,  M1 = papel moeda em poder do público + depósitos à vista.

    O banco vendendo um imóvel ao público:
    - Havendo pagamento em dinheiro, o papel moeda em poder do público irá para depósitos à vista do vendedor, em outras palavras, sairá do poder do público. Se o destino for para depósitos à vista, não haverá diminuição ou elevação dos meios de pagamento. O que invalida a resposta.
    - Havendo destinação diversa de depósito à vista, haverá diminuição de M1, o que também invalida a resposta.
    • Questão tratando sobre criação e destruição de meios de pagamento.
    • a) Não há criação e nem destruição de meios de pagamento.
    • b) Criação de meio de pagamento - ALTERNATIVA CORRETA.
    • c) Destruição de meio de pagamento.
    • d) Não há criação e nem destruição de meios de pagamento.
    • e) Destruição de meio de pagamento

ID
272755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sabendo que a moeda consiste em algo aceito pela coletividade para
desempenhar funções de meio de troca, unidade de conta e reserva
de valor, julgue os itens que se seguem.

Considere que, em uma economia, o público mantenha dois terços dos seus meios de pagamento como depósitos a vista nos bancos comerciais e os bancos mantenham a relação entre encaixe total e depósitos igual a um terço. Nessa situação, uma unidade monetária a mais de operações ativas das autoridades monetárias dará origem a 1,8 a mais de meios de pagamento.

Alternativas
Comentários
  • Basta aplicar o multiplicador monetário.

    m = 1/[1-d(1-r)]

    d=2/3

    r=1/3

    Substituindo:

    m=9/5=1,8

    Resposta: Correta!
  • CORRETO.

    - O público mantém 2/3 dos meios de pagamento como DV. Isto quer dizer que DV/M1 = 2/3.

    - Os bancos mantém relação de encaixes totais/depósitos de 1/3. Isto quer dizer que Reservas/DV =1/3.


    Temos então:

    d = DV/M1 = 2/3

    r = Reservas /DV = 1/3


    Utilizamos a fórmula do multiplicador bancário

    m = 1 / (1-d).(1-r)

    m= 9/5 = 1,8 


ID
272758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sabendo que a moeda consiste em algo aceito pela coletividade para
desempenhar funções de meio de troca, unidade de conta e reserva
de valor, julgue os itens que se seguem.

Considere que, em uma economia, o público mantenha 80% de seus meios de pagamento como depósitos a vista nos bancos comerciais e 20%, sob a forma de papel-moeda; e os bancos comerciais mantenham 7% dos seus depósitos sob a forma de encaixes em moeda corrente. Nessa situação, para cada unidade monetária de papel-moeda em circulação, haverá 0,256 unidade monetária de meios de pagamento.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver esta questão, deve-se levar em consideração as fórmulas para PMC e MP:

    PMC = PMPP + CxBCOM

    Sendo:
    PMC = Papel-moeda em circulação
    PMPPP = Papel-moeda em poder do público
    CxBCOM = Caixa dos bancos comerciais

    MP = PMPP + DVBC

    Sendo:
    MP = Meios de pagamento
    PMPP = Papel-moeda em poder do público
    DVBC = Depósitos a vista nos bancos comerciais

    PMPP= 0,2
    DVBC= 0,8
    CxBCOM= 0,056 (OU SEJA 7% DE 0,8)

    PMC = 0,2 + 0,056 => 0,256
    MP = 0,2 + 0,8 => 1

    Então, nessa situação, para cada 0,256 unidade de papel-moeda em circulação, haverá 1 unidade monetária de meios de pagamento, e por isso a resposta é errada.
  • Analisando o calculo do colega acima, imagino que houve um equivoco:

    se ele calcula 7% de 0,8 que são os depositos a vista retidos pelo BC, o que sobra está livre para circulação, então:

    0,2                                                            + (0,8 - 0,056)                                                                                     = 0,2+ 0,744= 0,54
    papel moeda em poder do publico   + depositos a vista menos o percentual destinado a encaixe = 0,54


    Pelo menos foi assim que eu raciocinei...
    Abs

  • Mas a distribuição descrita já não leva o multiplicador a ser maior do que 1, o que torna a questão errada?

  • Aplicação da fórmula do multiplicador monetário:

    m =     1     

         1 - d (1 - R)

    d = taxa DVBC - depósitos à vista nos bancos comerciais

    R= taxa ET - encaixes totais

    m = 1 / (0,20 x 0,93) = 0,186

  • Eu interpretei da seguinte forma:

    DV = 0,8

    PP = 0,2

    R/DV = 0,07  = r

    PP/DV = 0,2/0,8 = 0,16 = c

    m = 1+c / c+r = 1+0,16 / 0,16+0,07 = 5,04

    R: ERRADO

     

    Me corrijam se eu estiver errada. 

     

  • Ana Paula, não precisa fazer PP/DV. O enunciado já nos deu que o "d" é 0,8 (80%). O "d" é o percentual dos depósitos bancários em relação aos meios de pagamentos (DV/MP), o que a questão já nos informou.

    Assim, temos:
    d = 0,8 (80%)
    c = 0,2 (20%)
    r = 0,07 (7%)

    Aplicando na fórmula de multiplicador monetário: m = 1 / 1-d(1-r)
    m = 1 / 1 - 0,8(1-0,07)
    m = 1 / 1 - 0,8(0,93)
    m = 1 / 1 - 0,744
    m = 1 / 0,256
    m = 3,9... (vai dar uns quebrados, mas nem precisa ir além disso)

    Ou seja, a cada unidade monetária multiplica-se cerca de 3,9 vezes como meio de pagamentos. É o mesmo valor encontrado no cálculo do Luciano, apenas complementei com a divisão final da fórmula do multiplicador.


ID
272764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sabendo que a moeda consiste em algo aceito pela coletividade para
desempenhar funções de meio de troca, unidade de conta e reserva
de valor, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, a criação de meios de pagamento pode ser realizada exclusivamente pelo Banco Central do Brasil e pelos bancos comerciais, tais como o Banco do Brasil S.A., a Caixa Econômica Federal, as associações de poupança e empréstimo, as financeiras e as sociedades de crédito imobiliário.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    A criação de meios de pagamento não é exclusiva do BC e dos bancos comerciais. Ex: a União paga seus funcionários, sacando depósitos nas autoridades monetárias.

    Fonte: Silvério das neves " introdução à economia".
  • O processo de criação e de destruição de meios de pagamentos decorre de operações realizadas entre a rede bancária e o público, com ou sem interveniência governamental.
    Há criação de meios de pagamento quando a instituição financeira bancária entrega haveres monetários ao público e, em troca, recebe haveres não-monetários. Exemplo: desconto de uma duplicata.
  • Segundo Simonsen & Cisne no livro Macroeconomia, 4a edição, editora Atlas na página 6, a criação de meios de pagamento só pode ser realizada pelo Banco Central, que tem o poder legal de emitir papel-moeda e pelos bancos comerciais. Esse conjunto, BACEN + Bancos Comerciais denomina-se Sistema Monetário. Todas as demais instituições financeiras que não o BACEN e os Bancos comerciais fazem parte do Sistema Financeiro Não Monetário. Na página 39 do mesmo livro, os autores ilustram em um quadro as Instituições no Sistema Financeiro Não Monetário. Entre elas estão as Sociedades de crédito, financiamento e investimento, as Sociedades de crédito imobiliário e as Associações de poupança e empréstimo. Por essa razão, a assertiva está errada.

ID
310846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca do modelo IS-LM , julgue o item seguinte.

A política monetária torna-se mais eficaz à medida que a elasticidade da demanda de moeda em relação à taxa de juros aumenta, pois se eleva a propensão para a manutenção de encaixes monetários com fins especulativos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Quanto maior for a elasticidade da demanda de moeda em relação à taxa de juros, mais horizontal será a curva LM. Quanto mais mais horizonal a curva LM menos eficaz será a Política monetária para aumentar o produto.


ID
310900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de moeda e inflação, julgue o próximo item.

Caso a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros seja infinita, um aumento da renda somente será alcançado por meio de uma política fiscal expansionista.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    É o caso da Armadilha de Liquidez. Nesse trecho a curva LM é horizontal, infinitamente elástica em relação aos juros. Devido ao alto grau de liquidez, a política monetária não é eficaz para aumentar o produto.


ID
310903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de moeda e inflação, julgue os próximos itens.

De acordo com a teoria da preferência pela liquidez, a taxa de juros se ajusta para equilibrar a oferta e a demanda por moeda.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A Taxa de Juros tem o poder de equilibrar a oferta e a demanda de moeda.

    Taxas de Juros altas servem para restringir a demanda por moeda, pois as pessoas irão demandar mais títulos ao invés de manter sua liquidez alta. Taxas de Juros mais baixas fazem o contrário: as pessoas irão demandar menos títulos e irão preferir aumentar sua liquidez. 

    A Oferta de Moeda é uma variável exógena definida pela autoridade monetária.


ID
310912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de moeda e inflação, julgue o próximo item.

De acordo com a teoria quantitativa da moeda, a quantidade de moeda disponível determina o nível de preços e a taxa de crescimento da quantidade de moeda disponível determina a taxa de inflação, independentemente de a velocidade de circulação da moeda ser estável ou não.

Alternativas
Comentários
  • Não depende TAMBÉM da velocidade da circulação?

  • A quantidade de moeda não afeta a produção de uma economia (y) de forma permanente – ou seja, um aumento da quantidade de moeda pode gerar um aumento da produção real no curto prazo, mas esse efeito não é permanente. Supondo uma política monetária expansionista e uma velocidade-renda da moeda constante a curto prazo, o efeito de um aumento da oferta de moeda sobre a inflação dependerá de a economia estar ou não com recursos desempregados. Se a economia estiver com recursos plenamente empregados, o aumento de M provocará apenas um aumento no nível geral de preços (já que V é constante e Y é constante em pleno emprego, para que a equação MV=PY valha, um aumento em M só pode alterar P).
  • No meu entendimento a teoria quantitativa da moeda (clássica) considera sim a estabilidade da velocidade.

     

    Segundo VASCONCELLOS (2001, p. 299), "na teoria clássica, V (velocidade de circulação da moeda) é considerado relativamente estável ou constante a curto prazo, já que depende de alguns parâmetros que se modificam lentamente, tais como hábitos da coletividade (quanto maior a utilização de cheques e cartões de crédito, menor a necessidade de reter moeda) e o grau de verticalização da economia (por exemplo, quando a Ford comprou a Philco, diminuiu sua necessidade de manter moeda em caixa, dado que as operações entre Ford e Philco passaram a ser meramente contábeis, no âmbito do próprio grupo). Por raciocínio análogo, a terceirização também afeta a velocidade da moeda."

     

    Alguem pode contribuir?

     

     

     

     

  • Apesar da contribuição do colega, o que deixa dúvida é a questão da estabilidade da velocidade da moeda: "independentemente de a velocidade de circulação da moeda ser estável ou não", esse trecho contaria o que afirma Manual da USP de macroeconomia (VASCONCELLOS).


ID
310915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de moeda e inflação, julgue o próximo item.

Sempre que a propensão marginal a consumir for inferior à unidade, o efeito multiplicador dos gastos do governo sobre a demanda agregada será negativo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Se PMgC = 0,8

    K = 5


ID
334951
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com a teoria quantitativa da moeda, uma elevação da quantidade de moeda somente

Alternativas
Comentários
  • Letra d) eleva o produto nominal.

    A Teoria Quantitativa da Moeda argumenta que o nível dos preços é determinado pela quantidade de moeda na economia e pela velocidade de circulação da moeda.

    Dentro desta teoria a moeda é como se fosse um véu que envolve a economia, sem no entando produzir efeitos reais na alocação de recursos. A moeda é meramente um meio de troca e um aumento na sua oferta teria como único efeito a produção de inflação, isto é, aumento nominal de preços ou elevação do produto nominal.
  • Matematicamente, a teoria se resume na seguinte equação:

    M*V = P*Yr = Yn

    M = Oferta da moeda
    V = Velocidade da Moeda
    P = Nível geral de preços ( serve para medr a infla;ção)
    Yr = Total real da transações ocorridas na economia, vulgo produção
    Yn = Yr / P = Total nominal da produção

    Assim, se vc eleva V, o Yn aumenta mantendo M CTE.

    E para complementar, a teoria pelo professor Heber Carvalho do Ponto:

    O principal pressuposto da TQM é de que uma elevação da quantidade de moeda somente faz com que o nível de preços aumente. Ou seja, segundo a TQM, a elevação da quantidade de moeda não tem o efeito de aumentar o emprego ou a produção da economia.
     
    Nesse sentido, o aumento da quantidade de moeda terá somente o efeito de aumentar o produto nominal, não alterando o produto real (lembre-se de que o produto real não leva em conta o aumento do índice de preços, apenas o produto nominal. Assim, aumentos de preços não alteram o produto real, mas apenas o produto nominal).
  • TQM (teoria quantitativa da moeda) diz:

    M x V = P x Y

    Sendo V e Y constantes, ou seja, não mudam, temos: M = P
    Logo: se a quantidade de moeda aumenta, então, o nível de preços tb aumentará para manter a igualdade. 

    Vale lembrar a diferença entre "nominal" e "real":

    nominal = é a taxa "mentirosa" = analisa variações no PREÇO e QUANTIDADE

    X

    real = é a taxa que analisa variações apenas na QUANTIDADE. (obs: não leva em consideração variações nos preços)
    Portanto, letra D.
    bons estudos!
  • A TQM é a teoria utilizada pelos economistas clássicos e neoclássicos para explicar a razão que medidas de expansão monetárias, por parte dos bancos centrais, são inócuas para estimular a economia. Dessa forma, não há crescimento real do produto, isto é, traduzido em aumento no número de bens e serviços, mas apenas crescimento nominal, como a inflação, que é o aumento do nível geral de preços. 


ID
334972
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito do multiplicador bancário, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Nao entendi a resposta.

    Pra mim, fracao de reserva e razao de reserva sao sinonimos, ou seja o MUltiplicador de moedas diminui com aumento da fracao de reservas, ja que um eh  reciproco do outro.

    Alguem comenta?
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!

ID
336478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito das funções da moeda, da política monetária e das teorias da inflação.

Alternativas
Comentários
  • a) - errada - as operações de mercado aberto são um meio de influência na quantidade dos meios de pagamento (moeda tipo 01);

     

    b) - errada - a moeda tem 03 funções: meio de troca, unidade de conta e reserva de valor;
     

    c) - errada - segundo Keynes, as pessoas retém moeda por 03 motivos: motivo de transação, motivo de precaução e motivo de especulação;
     

    d) - errada - a política monetária tem outros meios, como alterar a taxa de redesconto e o depósito compulsório (não estou seguro de que é esse o erro nesta alternativa);
     

    e) - correta - consumo gera inflação, mas não sei explicar o porquê de estar correta.

     

  • Questão estranha dms


ID
336562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao papel desempenhado pelas agências de fomento no desenvolvimento econômico, assinale a opção correta. Considere que a sigla BNDES, sempre que empregada, se refere a Banco Nacional de Desenvolvimento.

Alternativas

ID
458221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes
agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa
teoria, julgue itens que se seguem.

A decisão recente do Bancen de reduzir a alíquota dos depósitos compulsórios sobre os depósitos à vista contribui para elevar a oferta de moeda.

Alternativas
Comentários
  • Se o Bacen diminui  a TAXA DE RECOLHIMENTOO COMPUSÓRIO, ou seja, o percentual dos depositos à vista feitos nos bancos comerciais que é COMPUSORIAMENTE recolhido junto ao BACEN, entao os bancos comercias poderao emprestar mais porque sobra mais dinheiro, injetando mais liquidez na economia , assim aumenta a oferta de moeda por estar ocasionando a chamada EXPANSÃO MONETARIA.
  • Política Monetária Expansionista

ID
458224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes
agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa
teoria, julgue itens que se seguem.

Se, em razão da recessão mundial, as famílias decidirem elevar seus depósitos de poupança para se precaverem das incertezas geradas pela crise, ocorrerá um aumento dos agregados monetários M2 e M3.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Meios de Pagamentos

    Incluem-se nos Agregados Monetários - Meios de Pagamentos: M1, M2, M3 e M4. São adotados conceitos/definições internacionalmente aceitos e fundamentados na Teoria Econômica. Os detentores dos meios de pagamentos no sentido amplo compõem-se do setor não-financeiro da economia e das instituições financeiras que não emitem instrumentos considerados como moeda. Vale salientar a existência de particularidades na abrangência, mensuração e convenções contábeis de cada uma das variáveis que compõem cada tipo de agregado, as quais são discutidas nos itens a seguir. Sob o aspecto de ordenamento de seus componentes, definem-se os agregados por seus sistemas emissores.

    • O M1 compreende os passivos de liquidez imediata. É composto pelo Papel-moeda em Poder do Público (PMPP) e pelos Depósitos à Vista (DV). O PMPP é o resultado da diferença entre o Papel-moeda Emitido pelo Banco Central do Brasil e as disponibilidades de "caixa" do sistema bancário. Os DV são aqueles captados pelos bancos com carteira comercial e transacionáveis por cheques ou meios eletrônicos. Portanto, as instituições emissoras incluem os bancos comerciais, os bancos múltiplos e as caixas econômicas. Neste segmento, não são incluídas as cooperativas de crédito, em razão da insignificância de seus depósitos, como também pela dificuldade de obtenção global dos dados diários e mesmo de balancetes mensais. Os depósitos do setor público estão incluídos nos depósitos à vista, com exceção dos recursos do Tesouro Nacional, depositados no Banco do Brasil.

    • O M2 engloba, além do M1, os depósitos para investimento e as emissões de alta liquidez realizadas primariamente no mercado interno por instituições depositárias - as que realizam multiplicação de crédito.

    • O M3 inclui o M2 mais as captações internas por intermédio dos fundos de investimento classificados como depositários e a posição líquida de títulos registrados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), decorrente de financiamento em operações compromissadas.

    • O M4 engloba o M3 e os títulos públicos de alta liquidez.

    Observe-se que, dentre os títulos federais, apenas os registrados no Selic são considerados nos meios de pagamento. Apesar da alta liquidez dos instrumentos de captação do Tesouro Nacional, entendeu-se que o reconhecimento de tais emissões como quase-moeda nos conceitos de meios de pagamento deva ser o mais restrito possível, dado que aquele Órgão não integra o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

    http://www.bcb.gov.br/pec/sdds/port/ctasanal_setbanc_p.htm

  • http://www.bcb.gov.br/ftp/infecon/NM-MeiosPagAmplp.pdf :

    III - Conceitos anteriores M1 = papel moeda em poder do público + depósitos à vista M2 = M1 + depósitos especiais remunerados + quotas de fundos de renda fixa de curto prazo + títulos públicos de alta liquidez M3 = M2 + depósitos de poupança M4 = M3 + títulos emitidos por instituições financeiras
    IV - Conceitos atuais Meios de Pagamento Restritos: M1 = papel moeda em poder do público + depósitos à vista Meios de Pagamento Ampliados: M2 = M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias M3 = M2 + quotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas registradas no Selic5 Poupança financeira: M4 = M3 + títulos públicos de alta liquidez

    Levando em conta que nos conceitos atuais M2 incluí depósitos de poupança e M3 incluí M2 não vejo como a questão estar errada.
  • O gabarito final para esta questão divulgado pelo Cespe é CERTO. Para verificar, questão 73 em http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2008/MTE2008/arquivos/MTE08_002_3.pdf e o gabarito definitivo em http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2008/MTE2008/arquivos/MTE08_Gab_Definitivo_002_3.pdf.
  • Errei a questão, pois ao meu ver também ocorrerá um aumento de M4. 

    Pois M3, inclui M2.
    E M4, inclui M3, que por sua vez inclui M2.

    Se alguém souber explicar e puder enviar um recadinho na minha página, agradeço.



     
     
  • Sabryna, quando o CESPE diz que M2 e M3 aumentarão, ele não está dizendo que M4 não aumentará.
    Ele só não está falando nada a respeito do M4; por isso o item está correto.
  • Impossível dizer.

    Ao transferir $1000 da minha conta corrente para poupança, não há aumento nem diminuição de M2 ou M3. Se eu vendo ações para investir em poupança, alguém me pagou estas ações em papel moeda, logo, não houve aumento nem diminuição de M2 ou M3. Contudo, ao transferir fundos de conta corrente para poupança, devido ao multiplicador monetário, haverá uma diminuição em M1 maior que $1000. Logo, uma diminuição em M1 e em M3. Tal contração dos meios de pagamento é coerente com uma crise mundial. Expansão dos meios de pagamento como consequência de uma crise não faz sentido econômico.

    A questão deveria ter sido anulada.
  • M2 = M1 + Depositos a Prazo + Títulos públicos em poder do público

    M3 = M2 + Poupança

    Fonte: Banco Central

     

    Desde quando elevar depósitos de poupança aumenta o volume de M2?

    Pelo contrário, eventuais saques de depósitos à vista com esse objetivo provocaria reduções de M1 e, consequentemente, de M2.

     

    No meu entendimento a questão está ERRADA.

     

     

     

  • a questão eh complexa e a resposta foi sem fundamento

    se o aumento na poupança vier de M1, nada acontece com M2 e M3 - ja q eles ja possuem M1

    se o aumento vier de M4 aí sim aumenta M2 e M3

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Amanda Aires

    Correto! M1 é a forma mais líquida dos meios de pagamento, representando liquidez à vista. O aumento da poupança ocorrido em épocas de incerteza elevam M2 e M3, meios de pagamento a prazo.  

    ===

    TOME NOTA (!)

    Em que pese à relevância da liquidez na caracterização dos agregados monetários, atualmente  o Banco Central define os agregados monetários de acordo com o sistema emissor

    • OBS.: Esta é uma modificação recente promovida pelo BACEN e tem sido muito cobrada pelo CESPE. Portanto, atenção: antes a definição era realizada pelo grau de liquidez do meio de pagamento; no momento, são definidos de acordo com a instituição emissora

    M1 = Também conhecido como meio de pagamento restrito, M1 é gerado pelas instituições emissoras de haveres estritamente monetários. Abrange o papel moeda em poder do público + depósitos à vista 

    M2 = Também conhecido como meio de pagamento ampliado, corresponde ao M1 e às demais emissões de alta liquidez realizadas primariamente no mercado interno por instituições depositárias - as que realizam multiplicação de crédito (veremos adiante este conceito com mais detalhes). Abrange  M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias 

    M3 = Também conhecido como meio de pagamento ampliado, é composto por M2 e pelas captações internas por intermédio dos fundos de renda fixa e das carteiras de títulos registrados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC). Contém M2 + quotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas registradas no SELIC. 

    M4 = Também conhecido como poupança financeira, engloba o M3 e os títulos públicos de alta liquidez. Agrega, portanto, M3 + títulos públicos de alta liquidez.


ID
463636
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao Sistema Financeiro Nacional e à natureza das instituições financeiras, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Questão sinistra............lá vai a definição da letra B:
    Sociedade Seguradora =   Instituição do Sistema Nacional  de Seguros Privados e Previdencia Complementar
    Soc de Fomento Comercial =   Instituição prestadora de serivço financeira não regulamentado

     
  • Eu  Confundi                                 os conceitos de instituição não financeira com  o conceito de instituição financeira não bancária....

     Instituições Não-Financeiras São aquelas que se enquadram no Sistema Financeiro Nacional, porém comobjetivo comercial e sem produçãode moeda.Como exemplo, Assaf Neto (2006, p. 55) fala sobre as sociedades de fomentocomercial (factoring ). Estas são empresas comerciais (não-financeiras) que operampor meio de aquisições de duplicatas ou cheques de forma similar a uma operaçãode desconto bancário. A diferença fundamental é que o risco do título negociadopassa a ser de exclusiva competência da empresa de factoring , eximindo a empresacliente das responsabilidades de recebimento. Para isso, cobram juros, repassandoà empresa-cliente os resultados líquidos no ato da operação.

    Instituições Financeiras Não-Bancárias
    Já as instituições classificadas como não bancárias, de acordo com Assaf Neto (2006, p.52) são aquelas as quais não apresentam capacidade de emitir moeda ou meios de pagamento, como os bancos comerciais.Dentre os váriostipos de instituições não bancárias, podemos destacabancos de investimento, de desenvolvimento, sociedades de crédito direto aoconsumidor e de crédito imobiliário, além de sociedades de arrendamento mercantil.
     
  • A questão, capciosa, explora o conceito, de forma discreta, de instituições não-financeiras.
    A maioria das instituições do SFN são instituições financeiras, mas há exceções: administradoras de cartão de crédito, agências de fomento, agências de desenvolvimento, factoring (fomento comercial). 
    Já instituições financeiras não-bancárias são muitas, todas as que não têm carteira comercial. 

     

  • sociedades seguradoras 

     

    São entidades, constituídas sob a forma de sociedades anônimas, especializadas em pactuar contrato, por meio do qual assumem a obrigação de pagar ao contratante (segurado), ou a quem este designar, uma indenização, no caso em que advenha o risco indicado e temido, recebendo, para isso, o prêmio estabelecido.

     

    No Brasil, o fomento mercantil (também chamado de fomento comercial) - factoring - é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios - que seriam pagos a prazo - através de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto. É instituto do direito mercantil que tem por objetivo a prestação de serviços e o fornecimento de recursos para viabilizar a cadeia produtiva, de empresas mercantis ou prestadoras de serviços, notadamente pequenas e médias empresas. A operação é pactuada em contrato onde são partes a sociedade de fomento mercantil e a empresa-cliente.[1]

     

     

     

     


ID
470368
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A política monetária que adota a regra de um percentual anual constante de expansão da oferta de moeda, moeda esta definida como sendo um certo agregado monetário, NÃO leva à estabilização da renda da economia se

Alternativas
Comentários
  • O BACEN não pode controlar a tx. de juros e o estoque monetário. Ele só pode escolher uma combinação entre eles (dada pela demanda por moeda).

    Se a IS for instável, o BACEN deve centrar na meta monetária (curva LM inclinada), que é a Política Monetária adotada nessa questão.

    Já se a demanda por moeda for a principal fonte de instabilidade na economia, o BACEN deve centrar-se na meta inflacionária (ou seja, a LM seria horizontal).
  • A pergunta informa que haverá incremento de moeda, ou seja, um tipo de política monetária. Se existe aumento de oferta de moeda, o equilíbrio da economia virá conjuntamente se houver aumento do PIB, impostos elevados reduz a demanda e ajuda no controle dos preços. Preços e salários flexiveis promovem negociações para controle. câmbio flutuante tbm. Porém se a demanda por moeda ocorrer demaneira instável quer seja demanda por transação ou por especulação a igualdade entre Oferta e demanda pode gerar instabilidade na renda, com o desequilíbrio monetário entre oferta e demanda monetário.
  • Pelo que entendi, essa questão está relacionada à "Regra Monetária" do monetarismo tipo I de Friedman: Para os monetaristas tipo I, a Política Monetária deve ocorrer de forma a gerar expansões da oferta monetária do mesmo montante que as expansões do PIB, para que o nível de preços se mantenha como um bom indicador de escassezes relativas.  

    Dada a equação: MV = PY*, onde 

    M = Oferta Monetária, definida pelo BC; V = Velocidade de circulação da moeda, definida por fatores institucionais; P = Nível de preços (a tentativa da PM deve ser de mantê-lo constante); Y* = Produto (sempre de pleno emprego)

    Observando a equação, vemos que as únicas variáveis que podem ser alteradas pela PM via regra monetária são a Oferta Monetária e o nível de preços. Assim, a regra monetária sempre funcionaria como mecanismo de controlar a inflação, mas isso dependeria de uma velocidade de circulação da moeda constante ou ao menos previsível. 


ID
494614
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A demanda por moeda num determinado país NÃO é afetada

Alternativas
Comentários
  • A demanda por moeda num determinado país NÃO é afetada

    A) pela taxa de juros. Instrumento de política monetária do Banco Central.

    B) pela taxa esperada de inflação. Se se espera maior inflação, mais se quer se livrar da moeda que amanhã se imagina que não valerá o mesmo.

    C) pelo nível de renda. Se sua renda aumenta, é porque se tem algo a oferecer de valioso, pelo qual as pessoas pagam, ou seja, oferta-se algo e demanda-se moeda.

    D) pelo deficit orçamentário do setor público. Só se tal déficit estivesse ligado à emissão de moeda.

    E) pelos hábitos de freqüência de pagamentos da população. T da Teoria Quantitativa da Moeda. MxV=PxT. Mais transações, mais moeda circulando, mais oferta de moeda, mais esta demandada.

    Avisem-me qualquer erro.

    "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX

  • A fundamentação matemática é a seguinte:

    A demanda por moeda num determinado país NÃO é afetada

    A pela taxa de juros.

    DEPENDE SIM: L = kY - ni

    >>> como "i" é os juros e está na fórmula, o mesmo é elementar na mesma, de forma inversamente proporcional. Essa é a contribuição de Keynes para a demanda por moeda, pois os clássicos não previam a finalidade "especulação" em tal demanda.

    B pela taxa esperada de inflação.

    DEPENDE SIM: M.V = P.Y (reescrevendo temos que M = [1/V] . P . Y)

    >>> como se pode ver na fórmula clássica de demanda por moeda, quanto maiores os preços (ou a expectativa deles), maior será a demanda por moeda (M). Isso se explica na medida em que maiores preços exigirão maior quantidade de moeda na praça para que as operações sema efetivadas. Relação diretamente proporcional.

    C pelo nível de renda.

    DEPENDE SIM: L = kY - ni

    >>> como se pode observar na fórmula keynesiana acima, Y (renda) está incluído na equação, sendo a demanda por moeda diretamente proporcional a tal variável (na dimensão de seu coeficiente "k"). Isso se explica porque um maior nível de operações na economia exigirá maior quantum de moeda para perfectibilizá-las.

    D pelo deficit orçamentário do setor público.

    NÃO DEPENDE: o déficit orçamentário não é causa suficiente ou direta para que ocorra mudança na demanda por moeda. As variáveis da demanda por moeda não se encontram nas equações que definem o DP, como segue:

    DP = G - T = Igov - Sgov = Spriv - Ipriv + Sext

    E pelos hábitos de freqüência de pagamentos da população.

    DEPENDE SIM:

    L = kY - ni = (1/V).Y - n.i (versão keynesiana)

    ou

    M = [1/V] . P . Y (versão clássica)

    >>> como se pode observar nas fórmulas acima, V (velocidade) está incluída em ambas as equações, sendo a demanda por moeda INVERSAMENTE proporcional à velocidade nos dois casos. O motivo é racional: quando maior a frequência de trocas, maior a velocidade, e menos moeda será necessária para se satisfazer os negócios (pois as moedas existentes rodam rápido o suficiente para completar os valores).

    GABARITO: E

    Bons estudos!


ID
494632
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Se o Banco Central de determinado país aumentar substancialmente a oferta monetária, ou seja, adotar uma política monetária expansiva, tenderá a ocorrer, de imediato, um(a)

Alternativas
Comentários
  • Porque a "B" está incorreta?


ID
524200
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito dos agregados monetários, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta incorreta letra C

    Instituições depositárias: bancos múltiplos, bancos comerciais, caixas econômicas, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, agências de fomento, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, associações de poupança e empréstimo, companhias hipotecárias.
    As instituições financeiras não depositárias, como sociedades de arrendamento mercantil, corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários, nessas definições de agregados monetários são consideradas empresas do setor produtivo.

    Fonte: Bacen

    http://www.bcb.gov.br/ftp/infecon/NM-MeiosPagAmplp.pdf
  • Segundo Wikipédia:

    Meios de Pagamento Restritos:

    M1 = papel moeda em poder do público + depósitos à vista

    Meios de Pagamento Ampliados:

    M2 =M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias;

    M3 = M2 + quotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas registradas no Selic

    Poupança financeira:

    M4 = M3 + títulos públicos de alta liquidez


ID
524209
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito do mercado monetário, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra a

    Vamos solucionar este exercício por meio de fórmulas que nos auxiliarão comprender a relação entre oferta monetária (M1) e Base monetária (BM):

    M1 = Kb * BM
    Em que Kb = Multilplicador bancário

    Portanto a oferta monetária depende da base monetária.

    BM = PMPP + ET
    Kb =         1           
               1 - d(1-r)

    Kb = depende da fração de depósitos à vista no bancos comerciais (d) e da prorção total de encaixe que os bancos devem realizar, tais como o recolhimento compulsório feito pelo Bacen (RC) mais o Recolhimento Voluntário (RV) e existe uma parcela dos depósitos que devem ser mantidas sob o caixo do banco comercial. A Soma dos 3 entraves equivale a ET.

    d = DV/M1  e R = ET/ DV
    DV = Depósitos à Vista

    Portanto Kb depende de d e r, logo M1 depende de Kb
  • Alguém sabe qual é o erro da letra D ?
  • Letra D:

    Ocorre dimuição da oferta de encaixes reais.

  • Letra D:

    O aumento repentino da oferta monetária pelo Banco Central, supondo preços flexíveis,
    diminui a oferta de encaixes reais e diminui a taxa de juros de equilíbrio.
  • Se a expressão "criar moeda" fosse substituída por "emitir moeda", o item "e" estaria correto?
  • Caiobrasil,


    Não. O erro da alternativa "e" está em dizer que é capacidade exclusiva do BACEN.

    Observe:


    "1.  A coexistência da moeda do banco central e dos bancos comerciais nos sistemas de pagamento

     

    A moeda é fundamental para o funcionamento de uma economia moderna. Uma característica comum às economias desenvolvidas é a ampla variedade de meios de pagamentos e de formas de moeda utilizadas. Há também uma faixa ampla de agentes  econômicos cujos passivos funcionam como moeda. Os emissores de moeda mais comuns são os bancos centrais, que fornecem moeda na forma de papel-moeda e de seu passivo representado por depósitos, e os bancos comerciais, que geralmente emitem moeda privada (moeda de banco comercial) na forma de responsabilidades relacionadas com os depósitos neles efetuados."  

    "http://www.bcb.gov.br/htms/spb/O%20Papel%20do%20Dinheiro%20do%20Banco%20Central%20nos%20Sistemas%20de%20Pagamento.pdf"
  • A)correta por definição.

    b)a quantidade demandada de encaixes monetários reais é positivamente relacionada com a renda. Esta é a chamada demanda transacional por moeda.

    c) o equilíbrio de curto prazo no mercado monetário, supondo que a oferta de moeda possa variar, é atingido pela variação da oferta de moeda mesmo. O Banco central não pode interferir DIRETAMENTE na taxa de juros, o COPOM propõe a meta da SELIC e o BACEN altera a oferta monetária para adequar os juros.

    d)o aumento repentino da oferta monetária pelo Banco Central, supondo preços flexíveis, aumenta a oferta de encaixes NOMINAIS e diminui a taxa de juros de equilíbrio. A questão se refere a encaixes reais que na verdade diminuem.

    e) Banco comerciais, ou instituições que captem depósitos à vista também criam moeda. Não é exclusividade do BACEN.


ID
524212
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre o multiplicador monetário e a determinação da oferta de moeda, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra D

    Quanto maior o multilpicador monetário (Kb) maior serão os meios de pagamento da economia (M1).
    M1 é composto do papel-moeda na mão do público (PMPP) e títulos de alta líquidez. Quando se aumenta M1, se aproxima do caso "Armadilha da Liquidez", são os casos em que a curva LM apresentam elasticidade infinita (curva deitada ou horizontal). Isso ocorre, principalmente, quando as taxas de recolhimento (Rc) impostas pelo Bacen aos bancos comerciais são baixas.

    Letra a incorreta
    A relação Kb e r são inversalmente proporcionais:

    Kb =         1           
                 1 - d(1-r)

    Kb = depende da fração de depósitos à vista no bancos comerciais (d) e da prorção total de encaixe que os bancos devem realizar(r).

    d = DV/M1  e r = ET/ DV
    DV = Depósitos à Vista
    Kb = Multilplicador bancário

    letra b incorreta

    A velocidade da circulação da moeda rege sob a teoria clássica econômica

    letra c incorreta
    para d = 0,15
    r = 0,1

    Kb = 1,156

    Letra e incorreta
    O Bacen tem a competência exclusiva na emissão de moeda do páis.

  • Por que neste caso a definição de múltiplicador bancário se restringe aos Bancos Comerciais? Não seria mais correto dizer que todas as Instituições Financeiras Monetárias definem a expansão ou o limite do crescimento de liquidez da economia através do multiplicador?


ID
524215
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da política monetária, avalie as afirmativas a seguir:

I. Reduções da taxa de redesconto do Banco Central são um dos instrumentos da política monetária para expandir a oferta de moeda.

II. Quando o Banco Central vende títulos ao público, a quantidade de moeda corrente em circulação diminui, e, portanto, a base monetária também se reduz.

III. Estabelecida a relação entre a taxa de juros desejada e a taxa de juros prevalecente no mercado na ausência de intervenções, se o Banco Central liquida operações de compra de moeda estrangeira, tudo o mais constante, surge a necessidade de compensar o aumento da oferta monetária por meio, por exemplo, da compra de títulos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o gabarito definitivo divulgado no site da FGV, essa questão teve o gabarito trocado para B.
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "B", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Bons estudos!
  • Resposta do professor Alex Mendes:

    http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=mp5JcSpjSM04jLrMO-ttcTn2CCbrgln6ykuiPyMkAjE~

    Comentários:
    I - A taxa de redesconto é a cobrada pelo BC para empréstimos de curto prazo aos bancos comerciais. Assim a eventual redução da taxa, induz ao aumento da disponibilidade de moeda na economia, que atenderá a demanda de consumo e investimento, tendendo ao crescimento do produto e da renda. (correta).

    II - Quando o BC vende títulos públicos ele estará enxugando a liquidez do mercado, uma vez que, com a venda a juros convidativos, o custo de oportunidade de se manter encaixes monetários será maior, tendendo a reduzir a base monetária. (correto)

    III - Se o BC liquida operações de compra de moeda estrangeira, teremos uma ampliação da base monetária e caso compre títulos haverá ainda mais liquidez em moeda nacional no mercado, portanto o correto não seria a compra de títulos e sim sua venda. (incorreta)

    Gabarito B








  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof.  Amanda Aires

    I – Correto. Sem segredos. Reduções na taxa de redescontos tornam os bancos comerciais mais propícios a tomar empréstimos com o Bacen. Sendo assim, podem ser usadas como política monetária expansiva

    II  –  Correto.  A  venda  de  títulos  ao  público  retira  moeda  de  circulação.  Logo, pratica-se  política  monetária  contracionista  através  da  redução  da  base monetária. 

    III – Incorreto. Não há esta necessidade, quando se considera a não intervenção do  Bacen  no  mercado.  A  liquidação  de  operações  de  compra  de  moeda estrangeira não exige outra medida compensatória neste contexto.

    ===

    PRA AJUDAR:

    Q392823

  • "e, portanto, a base monetária também se reduz" -> mas a base monetária não se reduz! O dinheiro depositado no BCB faz parte da base monetária.


ID
539983
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Se o multiplicador dos meios de pagamento em certo país for igual a 2, isso significa que o(a)

Alternativas
Comentários
  • Os meios de pagamento são um multiplicador da base-monetária, da seguinte forma:

     

    M = k . B

     

    Desta forma conclui-se que, sendo k = 2, M é do dobro de B.

  • Se o multiplicador dos meios de pagamento em certo país for igual a 2, isso significa que o total de meios de pagamentos é o dobro da base monetária. RESPOSTA C.


ID
551314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando que bancos centrais normalmente têm o controle
monetário de seus países visando ao controle inflacionário e
equilíbrio fiscal, julgue os itens subsequentes.

Normalmente, quanto mais verticalizada é a economia, menos se tem meios de pagamento M1.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito questionável, salvo melhor juízo.

    Quanto mais verticalizada a economia, mais andares burocráticos, o que aumenta o número de transações necessárias ao fluxo monetário completo.

    Isso diminui a velocidade (pois o trajeto é mais extenso) (pense num chip de processamento: quanto mais longo o circuito, menor a velocidade e menor o processamento). (VASCONCELOS, 2001, p. 298-299) (SAMPAIO, 2018, p. 646)

    Ao diminuir a velocidade, teríamos aumento de M (e não redução, como afirma a questão).

    Segue a fórmula de TQM:

    M . V = P . Y

    M = (1 / V) . P . Y

    Algum colega poderia ajudar no esclarecimento desse gabarito?

  • Recapitulemos dois conceitos:

    • M1 = PMPP (papel-moeda em poder do público) + Depósitos à vista
    • Economia verticalizada = setor produtivo detém boa parte dos insumos que ele mesmo precisa, dispensando mais circulação de moeda na cadeia produtiva (o que gera menor velocidade da moeda)

    O M1 não se altera por causa de que o setor produtivo (majoritário nas transações nacionais) não precisa pagar a si mesmo, de maneira que há menos depósitos à vista e PMPP circulando por isso.

    A assertiva diz: "quanto mais verticalizada é a economia, menos se tem meios de pagamento M1."

    Haverá menos meios de pagamento do tipo M1, embora a velocidade da moeda diminua na verticalização da economia e, consequentemente (pela TQM: M = (1/V)*P*Y), a sua quantidade aumente.

    Penso ser isso, pois meios de pagamento difere de quantidade de moeda.

    Avisem-me qualquer erro.

    "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX


ID
551317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando que bancos centrais normalmente têm o controle
monetário de seus países visando ao controle inflacionário e
equilíbrio fiscal, julgue os itens subsequentes.

Estagflação ocorre quando há, paralelamente, taxas significativas de inflação e recessão econômica com desemprego.

Alternativas
Comentários
  • ESTAGFLAÇÃO = é uma situação típica de recessão, ou seja, com diminuição das atividades econômicas e aumento dos índices de desemprego.


ID
551320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando que bancos centrais normalmente têm o controle
monetário de seus países visando ao controle inflacionário e
equilíbrio fiscal, julgue os itens subsequentes.

Base monetária de um país consiste das reservas bancárias mais papel moeda emitido por este país.

Alternativas
Comentários
  • Mas em teoria as reservas bancárias não fazem parte do preparo moeda emitido por um país???  A questão não estaria correta se o termo emitido fosse substituído por "em circulação" ou "em poder do público"???

  • Tenho essa mesma dúvida abaixo...

  • Tenho essa mesma duvida. Porque base monetaria é Papel moeda em pode do público e as reservas bancarias. Minha duvida está sendo na palavra "emitido". Se formos pensar o PMP quem émite é o Banco Central( pais). 

  • A questão está CERTA, pelo Seguinte:

    PME= PMC + Caixa do Banco Central  --> o Caixa do Banco Central hoje em dia = 0.


    PMC= Papel Moeda em Poder do Público + Caixa dos Bancos Vejam que neste caso, PME=PMC.

    Base Monetária  = Reservas Bancárias + Papel Moeda em Poder do Público + Caixa dos Bancos, que é o mesmo que dizer:

    Base Monetária  = Reservas Bancárias + PME , pois PME = PMC .

    Bons estudos pessoal!
  • Segundo o Manual de Macroeconomia, o agregado monetário básico, do qual decorrem os demais é chamado Base Monetária (high powered Money). Este agregado inclui o papel-moeda emitido pelo governo em poder do público (PMPP) e o volume de reservas mantidos pelos bancos comerciais (R). (grifo nosso)

    B = PMPP +R

    A Base Monetária pode ser entendida como o dinheiro com poder de multiplicação. Corresponde a praticamente toda a moeda “física" disponível. (papel moeda e moeda metálica), exceto a que ficou retida no Caixa das Autoridades Monetárias. É esta variável que o Banco Central pode tentar controlar, por meio do controle do nível de emissão e pelo controle sobre o nível de reservas bancárias mantidos pelos bancos.

    A definição trazida pelo Manual de Macroeconomia é exatamente a definição da questão, portanto a mesma se encontra correta.

    Gabarito: Correto.


  • carlos vechi, bem explicado, mas a questão não faz menção especificamente ao brasil, e sim a um país qualquer, sendo assim é ERRADA a afirmação, mas fazer o quê?!? CESPE né?

  • Papel moeda emitido é o mesmo que papel moeda em poder público, pois é o papel moeda manual que será carregados pelos indivíduos 

  • Questão complexa.

    Vamos lá (comentário objetivo):

    PMPP = PME - CBCOM

    B = PMPP + Rv + Rc + CBCOM

    ou

    B = PME + Rv + Rc + CBCOM - CBCOM = PME + Rv + Rc (GABARITO: CERTO)

    Bibliografia:

    PAULANI, Leda Maria. A nova contabilidade social: uma introdução à macroeconomia. 4. Ed. São Paulo: Saraiva, 2012. Páginas 259 e 276

    Bons estudos!


ID
551326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando que bancos centrais normalmente têm o controle
monetário de seus países visando ao controle inflacionário e
equilíbrio fiscal, julgue os itens subsequentes.

Mesmo com uma taxa de reservas bancárias de 100%, bancos comerciais podem criar moeda em uma economia.

Alternativas
Comentários
  • Se os bancos utilizam 100% dos depósitos à vista para encaixes ( valor em caixa no banco + depósitos no BC voluntários ou não), então não sobra nada para emprestar. Com isso não há geração de moeda escritural.

    Matematicamente:

    m = 1 / 1 - d (1 - R), onde

    m = multiplicador bancário

    d = propensão dos depósitos à vista nos meios de pagamentos ( d = DV / M1)

    R = encaixes bancários (valor em caixa + depósito junto ao BC) / DV (Depósitos à Vista)

    Se R = 100%, o multiplicador bancário fica igual 1 ( m = 1 / 1 - d (1 -1)).

  • https://youtu.be/xPZ7yjHyhJ8


ID
555781
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em uma economia fechada, a política monetária expansiva

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    Em regra, a política monetária expansiva aumenta a demanda agregada. 

    ===

    ESCLARECENDO!!

    OBS.: a política monetária expansiva, também chamada de afrouxamento monetário, tem por resultado o deslocamento da curva LM para a direita. A política monetária restritiva, também chamada de aperto monetário, tem o efeito inverso: deslocamento da curva LM para a esquerda.

    O objetivo de uma política fiscal expansionista é aumentar a renda/produto agregado (a) via aumento dos gastos públicos (↑G). Contudo, isso tende a elevar a demanda por moeda, o que por sua vez aumenta a taxa de juros. Com juros maiores, as empresas tendem a diminuir seus gastos (↓I), posto que fica mais caro captar dinheiro e mais interessante aplicar o dinheiro em títulos. Por fim, há queda na renda/produto agregado (a), por causa da queda nos gastos das empresas.


ID
564052
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo os monetaristas, como Friedman por exemplo, uma substancial expansão da oferta monetária, numa certa economia, conduziria, no

Alternativas
Comentários
  • LETRA B.

     

    Uma expansão monetária desloca a curva LM para a direita. De fato, quando o banco central realiza uma expansão monetária, injetando dinheiro na economia, o nível de atividade econômica (a renda, o produto) aumenta, pois os agentes utilizarão esse dinheiro adicional para realizar transações, aumentando assim a demanda agregada e gerando emprego e renda. O deslocamento da curva LM para baixo, reduz os juros.


ID
564067
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma meta de política monetária para o Banco Central, fundamentada em determinado agregado monetário, depara-se com a dificuldade de

Alternativas
Comentários
  • LETRA D.

     

    O regime de "metas de crescimento da moeda", utilizado por muitos países até a década de 1990, consistia em estipular uma meta de taxa de crescimento da moeda nominal que correspondesse à taxa de inflação de desejada no médio prazo. Esse tipo de Política Monetária baseia-se na hipótese (errônea) que há uma relação muito estreita entre inflação e crescimento da moeda nominal no médio prazo. O problema é que, num sistema financeiro caracterizado por inovações financeiras e mobilidade de capitais, o comportamento da demanda por moeda é totalmente imprevisível. Exemplo: com a introdução dos cartões de crédito, as pessoas podem decidir reduzir o montante de moeda que retinham antes, isto é, a demanda real por moeda [YL(i)] cai. No médio prazo, o estoque real de moeda (M/P) também deve diminuir, pois: M/P = YL(i). Dado o estoque nominal de moeda (M), o nível de preços deverá subir. Citando Blanchard: "Deslocamentos frequentes e grandes da demanda por moeda criaram problemas sérios para os bancos centrais. Eles se viram divididos entre tentar manter uma meta estável de crescimento da moeda e manter-se dentro de bandas anunciadas (para manter a credibilidade) ou ajustar em resposta aos deslocamentos da demanda por moeda (para estabilizar o produto no curto prazo e a inflação no médio prazo"


ID
642862
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A questão refere-se a Microeconomia e Macroeconomia.   

O total de meios de pagamento em seu conceito estrito (M1) equivale ao produto da base monetária pelo multiplicador monetário. Tudo o mais constante e supondo-se que a oferta monetária seja exógena, esse multiplicador aumenta quando ocorre

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    O valor do multiplicador monetário dependerá dos coeficientes de comportamento:
    c = PMPP/M1
    d = DV / M1
    r = R / DV
    Obedecendo ao seguinte (e vice-versa):

     Quanto menor o “c”, maior o K;
     Quanto maior o “d”, maior o K;
     Quanto menor o “r”, maior o K.

    Assim, está correta a letra A, pois a diminuição da proporção dos encaixes bancários em relação aos depósitos à vista irá liberar mais dinheiro disponível para os bancos emprestarem, aumentando o processo de multiplicação da moeda.

    As letras D e E tratam de fatores que não influenciam o valor do multiplicador. A letra C, a princípio, não influencia o valor do multiplicador a menos que a alteração da taxa de redesconto altere, em um segundo momento, a relação R/DV (coeficiente “r”).

    bons estudos

  • Na questão anterior, fomos para o raciocínio mais teórico.

    Para treinarmos bem, resolvamos esta usando mais a matemática formal.

    O multiplicador monetário K é dado por:

    K= 1/(1-d.(1-r))  

    Onde c, d e r são:

    c = PMPP/M1

    d = DV / M1

    r = R / DV

    Lembre ainda que (c + d = 1)

    A proporção que os encaixes bancários representam do total de depósitos à vista é “r”!

    E note que quanto menor for o valor de “r”, maior será o valor de K.

    Por isso, está certa a alternativa A: quanto menor r, maior K. 

    A proporção de moeda em poder do público em relação ao total dos meios de pagamento é o coeficiente “c”. E quanto maior for “c”, menor será o multiplicador “K” porque menor será “d”. Logo, errada a alternativa B.

    O aumento da taxa de redesconto do Banco Central faz os bancos formarem mais reservas, de forma que “r” sobe e “K” cai. Logo, errada a alternativa “C”.

    Já as alternativas D e E não tem nada a ver com o multiplicador monetário. 

    Resposta: A


ID
642865
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A questão refere-se a Microeconomia e Macroeconomia.   

É uma medida de política monetária que objetiva reduzir os meios de pagamento:

Alternativas
Comentários


  • a) Incorreta. A redução da taxa de redesconto objetiva aumentar os meios de pagamento. 

    b) Incorreta. Assertiva difícil! 
    Para desvalorizar a moeda nacional, o Banco Central deve reduzir a oferta de moeda estrangeira US$ na economia. Assim, com a redução desta oferta de US$, a tendência é que o US$ se valorize e, por consequência, o R$ se desvalorize. 
    Pois bem, em um contexto de câmbio fixo, para reduzir a oferta de US$, o BACEN deve comprar US$ na economia. Então, ele entregará R$ ao mercado e retirará US$. Esta redução da oferta de US$ provocará a valorização do US$ e a desvalorização do R$. 
    Observe, por fim, que esta operação de entregar R$ e retirar US$ irá aumentar os meios de pagamento (M1) na economia. 

    c) Incorreta. A redução do compulsório objetiva aumentar os meios de pagamento na economia. 

    d) Correta. A venda de títulos públicos retira R$ do mercado e entrega títulos. Ocorre, portanto, redução de M1. 

    e) Incorreta. O pagamento de gastos públicos através de títulos públicos não aumenta nem diminui a quantidade de M1 na economia. Se o governo, por acaso, vendesse tais títulos ao mercado e utilizasse o dinheiro para financiar seus gastos, aí sim, teríamos redução de M1. 
    Mas, pelo que foi narrado na assertiva, o governo está utilizando os próprios títulos para pagar os gastos públicos.

    .

    Fonte: Prof. Heber Carvalho

  • a) Errado! A diminuição da taxa de redesconto é política monetária expansionista, que aumenta os meios de pagamento, já que aumenta a oferta monetária.

    b) Errado também! Questão de política cambial, mas vamos lá: para elevar a taxa de câmbio, o Banco Central precisa comprar moeda estrangeira e vender moeda nacional. Isso faz aumentar a quantidade de reais no mercado.

    c) Outra medida de política monetária expansionista.

    d) Aqui sim temos política monetária contracionista. Ao vender títulos públicos, o Banco Central “drena” moeda da economia, pois vende os títulos e recebe a grana!

    e) Isso não é política monetária, mas simplesmente o Tesouro Nacional tomando dinheiro emprestado do público.

    Resposta: D


ID
642871
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A questão refere-se a Microeconomia e Macroeconomia.   

A demanda de moeda, na teoria econômica contemporânea, é função

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C
     

    Teoria Quantitativa da Moeda – TQM (Clássico): MV = PT OU MV = PY

    M = oferta de moeda (base monetária ou volume de meios de pagamento).

    V = velocidade de circulação da moeda.

    P = nível geral de preços.

    T = quantidade de transações ocorrida no sistema econômico.

    Y = produto (ou renda) real da economia.

    PY = produto nominal da economia.

    quanto aos juros, no motivo especulação (ou portfólio): a demanda por moeda é em função inversa da taxa de juros (i). Ex: mercado de títulos públicos ou privados (debêntures).

    a demanda por moeda não depende (não é função) da propensão marginal a consumir nem da taxa de câmbio, é função apenas da renda e
    da taxa de juros.

    bons estudos

  • Sabemos que a demanda por moeda responde à renda e à taxa de juros.

    Então, as demais alternativas além da B e da D são “invenções” do examinador.

    Pois bem: a demanda por moeda varia inversamente com a taxa de juros e diretamente com a renda.

    Logo, a alternativa D está errada e a alternativa B é nosso gabarito!

    Resposta: B

  • A explicação do colega Renato não diz respeito ao que se cobrou na questão, pois ele informou a teoria quantitativa da moeda (clássica), enquanto que a matéria diz respeito à teoria de Keynes.

    Segue a fundamentação correta abaixo:

    Y = renda

    k = constante marshaliana (= 1/V)

    n = sensibilidade da moeda aos juros

    i = juros

    Demanda por moeda TOTAL: L = Lt + Ls

    Demanda por moeda TRANSACIONAL: Lt = k.Y

    Demanda por moeda para ESPECULAÇÃO: Ls = - n.i

    Como se vê, L é função tanto da renda (Y: diretamente) como dos juros (i: inversamente)

    GABARITO: C

    Bons estudos!


ID
642907
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A questão refere-se a Elementos de Finanças e Finanças Públicas.     

Considere as seguintes assertivas sobre a teoria de estrutura a termo de taxa de juros:
I.   Na teoria das expectativas, que conjectura que as taxas de juros de longo prazo devem refletir as taxas de juros de curto prazo no futuro, argumenta-se que a taxa de juro forward correspondente a determinado período de tempo no futuro é igual à taxa esperada para títulos zero-cupom naquele período.
II. Na teoria da segmentação, não há, necessariamente, relação entre as taxas de juro de curto, médio e longo prazos.
III. Na teoria da preferência pela liquidez, as taxas forward devem ser menores que as taxas esperadas para títulos zero- cupom. A hipótese de sustentação é que os investidores preferem preservar sua liquidez e investir seus recursos por curtos períodos de tempo.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A teoria das expectativas propõe basicamente que a taxa de juros de longo prazo constitua-se na capitalização geométrica das taxas de juros de curto prazo previstas para todo o horizonte de tempo. Em outras palavras, a teoria formula que a taxa de juros esperada para longo prazo seja formada elas expectativas de juros de curto prazo.

    De acordo com a teoria da segmentação de mercados, a  é determinada pela oferta e procura de títulos de cada um dos segmentos, sendo que considera o papel das  irrelevante. Uma vez que a oferta e a procura de títulos de uma determinada maturidade são pouco ou nada afetados pelo preço dos títulos das maturidades vizinhas, não há razão para os  crescerem com a maturidade dos títulos.

    teoria de preferência pela liquidez estabelece um prêmio de risco para títulos de longo prazo. Como os títulos de longo prazo estão sujeitos a um risco maior que os de curto prazo, deve haver uma compensação ao investidor para investir por um período maior. Títulos com prazos de vencimentos mais longos estão associados com juros também mais elevados, promovendo no mercado uma curva de rendimento com inclinação positiva (para cima).

    https://www.bussoladoinvestidor.com.br/abc_do_investidor/teoria-das-expectativas/

    https://knoow.net/cienceconempr/financas/teoria-da-segmentacao-mercados/

    https://www.bussoladoinvestidor.com.br/abc_do_investidor/teoria-de-preferencia-pela-liquidez/

  • Uma completa zona essa questão. Muito mal escrita.


ID
665941
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que diz respeito ao lado monetário da economia, leia as opções abaixo e marque a que NÃO corresponde às peculiaridades correspondentes a esse assunto.

Alternativas
Comentários
  • Errada letra C. A qauntidade de moeda (M1) não inclui as reservas do Bacen.
  • LETRA C
    A quantidade de moeda(oferta de moeda ou meios de pagamentos) pode ser definida como:
    M = PP + DV
    M = total dos meios de pagamentos
    PP = papel moeda em poder do público
    DV = Depósitos à vista nos bancos comercias
  • Letra b) traz o conceito de base monetária incompleto, porém correto.

    Base Monetária: é dada pela soma dos valores constantes do chamado passivo monetário do Banco Central que se compõe de:

    i) o papel-moeda em poder do público (PMP);

    ii) o caixa em moeda corrente dos bancos comerciais (R1);

    iii) os depósitos voluntários dos bancos comerciais junto ao Banco Central (R2); e,

    iv) os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais, também junto ao Banco Central (R3)

  • Concordo com o amigo acima, a questão "b" esta incompleta, o que pode levar ao erro. Mais se formos levar em consideração a mais errada a letra C assim como no gabarito.

  • AS reservas do Banco Central não é considerado moeda. Mesmo se tiver moeda la, não tem mero importancia.

  •  a) As contas que compõem o balanço do Banco Central podem ser reduzidas com base nas funções que este banco desempenha, isto é, tais funções correspondem a ser banco dos bancos, banqueiro do governo, emissor de papel-moeda e, incluindo nesse contexto, depositário das reservas internacionais do país.

    INCOMPLETA: as contas que compõem o balanço do BACEN são reduzidas nas funções que o banco desempenha + os instrumentos de política monetária ( títulos públicos, redesconto, compulsório) + outros (ex: aplicações, empréstimos externos...)

      b) O agregado monetário básico, do qual decorrem os demais agregados monetários, é chamado de base monetária. Este inclui o papel-moeda emitido pelo governo em poder do público e o volume de reservas mantidos pelos bancos comerciais.

    CERTO: BM = PMC (no caso do Brasil PMC = PME) + Reservas

      c) A quantidade de moeda (ou meios de pagamento) constitui-se tanto do papel-moeda emitido pelo governo e carregado pelos indivíduos (moeda manual), como dos depósitos à vista (moeda escritural) no sistema bancário, bem como da moeda que está nas reservas do Banco Central.

    ERRADO: as reservas do Banco Central não entram na conta dos meios de pagamento.

      d) Destacam-se, fundamentalmente, como funções da moeda em um sistema econômico, a moeda ser instrumento ou meio de trocas, denominador comum monetário e reserva de valor em uma dada economia.

    CERTO: exatamente a definição das funções da moeda

      e) Basicamente, a demanda de moeda para a realização de transações, a demanda de moeda por precaução e a demanda de moeda por especulação são as razões pelas quais o público retém moeda em uma economia.

    CERTO: razões para retenção de moeda.


ID
695308
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A taxa de reservas compulsórias dos bancos comerciais

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA E --> MEIO DE PAGAMENTO M1= PAPEL MOEDA EM PODER PÚBLICO  + DEPÓSITO A VISTA

    QUANTO MAIOR A TAXA DO COMPULSÓRIO , MAIOR VAI SER A QUANTIDADE DE MOEDA QUE OS BANCOS COMERCIAIS SERÃO OBRIGADADOS A DEIXAR NO BANCO CENTRAL QUE POR SUA VEZ LIMITA A OFERTA DA MOEDA.
  • Embora eu tenha acertado a questão, fiquei em dúvida de por que a alternativa C está errada. Alguém sabe? Obrigada.
  • Também fiquei com essa dúvida e achei algo sobre isso no Mankiw que parece justificar nossa dúvida.
    "... se estabelecermos a premsisa adicional de que a velocidade da moeda é constante, então a equação quantitativa passa a ser uma teoria útil sobre os efeitos da moeda, conhecida como teoria quantitativa da moeda..a premissa da velocidade constante é apenas uma aproximação da realidade.... proporciona uma boa simulaçao em muitas situações"
  • Gabarito letra E
     
    Seguem duas interpretações: 
     
    1)  O  agregado  monetário  M1  (meios  de  pagamento  da  economia)  tem 
    estreita  relação  com  o  multiplicador  monetário  da  economia,  valendo  a 
    seguinte relação: 
     
    M1 = BM.K 
     
    Onde BM=base monetária e K=multiplicador monetário. 
     
    Ao  mesmo  tempo,  sabemos  que,  quanto  maior  é  a  taxa  de  reservas 
    compulsórias  dos  bancos  comerciais,  maior  é  o  coeficiente  de 
    comportamento  “R”  do  multiplicador  monetário.  E  quanto  maior  o  “R”, 
    menor  o  multiplicador,  e  menor,  portanto,  será  a  quantidade  de  M1  na 
    economia.

    2)  Outra  interpretação  utilizada  é  que  o  aumento  da  taxa  de  reservas 
    compulsórias  reduz  a  quantidade  de  moeda  disponível  no  sistema 
    bancário.  Assim,  sobra  menos  dinheiro  para  os  bancos  realizarem  a 
    multiplicação  monetária.  Desta  forma,  o  aumento  da  taxa  de  reservas 
    compulsórias  é  relacionado  como  instrumento  de  política  monetária 
    restritiva (diminui a quantidade de M1 na economia). 
     
    Veja  que,  em  qualquer  dos  casos,  o  aumento  da  taxa  de  reservas 
    compulsórias  reduz  a  quantidade  de  M1  na  economia.  Ou  seja,  há  uma 
    relação inversa entre estas variáveis.

    Comentário prof Heber Carvalho
  • A C está errada pq ela só fala em papel moeda em poder do público (PMPP) e velocidade de moeda, quando que o M1 é composto de PMPP + depósitos a vista. Não dá pra dizer que a alteração na taxa do compulsório vai afetar com certeza a proporção do PMPP, pois pode acontecer de haver um aumento/diminuição na taxa de compulsórios e isso pode acabar afetando também os depóstios a vista e a velocidade de moeda de modo que a proporção do PMPP fique exatamente igual. Improvável, porém não impossível.

  • O M1 é o meio circulante. É o dinheiro corrente (PMPP E DV) que está na economia. Se a taxa de reserva compulsória aumenta, necessariamente o M1 vai diminuir.

     

    Resposta: Letra E

     

  • a) Correto! Quanto menor for a taxa de compulsório, maior é o volume dos meios de pagamento M1.

    b) Como o M2 abrange o M1, a relação entre M2 e compulsório também será inversa. Aliás, não só para o M2. Como M3 e M4 também abrangem o M1, a relação entre qualquer dos agregados monetários e compulsório será inversa. 

    c) Interfere em todos porque a taxa do compulsório é justamente o que inibe a multiplicação de moeda (multiplicação do M1).

    d) Errado! O tanto que as pessoas mantém de moeda em seu poder diz respeito apenas ao comportamento do público e não pode ser controlado pelo compulsório.

    e) Vimos que a relação é inversa para todos os agregados.

    Resposta: A

  • Comentário objetivo:

    Rc = reserva compulsória

    R = Rv + Rc + CBCOM

    -----------------------------------------

    d% = DV / M1

    R% = R / DV

    m = 1 / { 1 - d% ( 1 - R% ) }

    -----------------------------------------

    M1 = m . B

    -----------------------------------------

    Se Rc aumentar, m diminuirá, e M1 diminuirá idem.

    Rc tem relação inversa com M1.

    GABARITO: E


ID
695323
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre o equilíbrio no mercado monetário, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA E

    Pelo motivo portifólio, no fato em que não está redendo o suficiente (menor taxa de juros), leva o indivíduo a preferir (demandar) a liquidez da moeda.
  • Alguém poderia comentar as outras alternativas...

    obrigada!

    Bons estudos!
  • Alternativa E
    a)A demanda por moeda é função crescente da proporção do papel moeda mantido em poder do público.  Incorreta. A demanda por moeda é função crescente da renda, e decrescente dos juros. Ou seja, geralmente, dizemos que a demanda por moeda depende destas duas variáveis: renda e juros. Não depende, portanto, da proporção do papel moeda mantido em poder do público.

    b) Oferta e demanda de moeda somente se igualam quando o multiplicador da base monetária corresponde ao inverso da taxa de reservas compulsórias dos bancos comerciais. Incorreta. Assertiva absurda (é até difícil de comentar! ).

    c) A oferta monetária tem relação negativa com a taxa de juros, visto que quanto menor a taxa de juros, mais títulos públicos são ofertados pelo Tesouro Nacional e mais meios de pagamentos se encontram à disposição do público. Incorreta. A assertiva está errada em seu início, pois é a demanda monetária (não é a oferta) que possui relação inversa com a taxa de juros.
     
    d) O mercado monetário se encontra em equilíbrio sempre que a totalidade da base monetária se encontra em poder do público e destinada a suprir suas necessidades de transação. Incorreta. A base monetária é igual a:
    BM = PMPP + Reservas bancárias
    Desta forma, uma parte da base monetária se encontra em poder do sistema bancário e não totalmente em poder do público como afirma a assertiva.

    e) Quanto menor a taxa de juros, maior a demanda por moeda, visto que a taxa de juros representa um custo de oportunidade de manter o dinheiro fora do mercado financeiro. Correta. A demanda por moeda possui relação inversa com a taxa de juros, devido ao motivo especulação, ressaltado por Keynes.

    No mais, quanto menor a taxa de juros, maior será a oferta de títulos públicos (pois será interessante para o governo emitir títulos, se os juros que ele tiver que pagar estiverem baratos). No entanto, quanto maior a oferta de títulos, menor tenderá a ser a quantidade de meios de pagamento, já que a venda de títulos públicos reduz a quantidade de M1 na economia.
    Comentários prof. Heber Carvalho - EVP
  • L(r,y) = Ms 

    A demanda por moeda (L) é função inversa da taxa de juros (r) e direta da renda (y), que define a oferta de moeda. 

    Principio da preferência por liquidez: a taxa de juros é o custo de oportunidade de se ter liquidez.

  • a) É isso! Explicação perfeita para a relação entre demanda por moeda e juros. A relação é inversa porque quanto maior for a taxa de juros, maior será o prêmio pago a quem abre mão de liquidez (moeda) para obter títulos que pagam esses juros.

    b) Isso não faz sentido. O papel moeda em poder do público já seria a própria moeda demandada.

    c) Errado! Oferta e demanda por moeda se igualam qualquer que seja o multiplicador. A diferença se dará na taxa de juros que equilibra oferta e demanda.

    d) Que “salada” fez a banca aqui! Mas nada a ver. A oferta de moeda é exógena, ou seja, é determinada pelo Banco Central.

    e) Se a totalidade da base monetária está em poder do público, significa que os bancos não possuem qualquer reserva, o que é impensável, claro. Além disso, sabemos que o equilíbrio do mercado monetário se dá simplesmente com a igualdade entre oferta e demanda por moeda.

    Resposta: E


ID
695329
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em uma economia fechada, a eficácia da política monetária

Alternativas
Comentários
  • Uma política monetária expansionista consiste em colocar mais papel moeda em circulação. Isso causa a queda dos juros. Que por sua vez favorece os investimentos. Assim quanto menor a elasticidade dos investimentos, menor será a eficácia da política monetária. Ao passo que quanto maior a elasticidade de demanda por moeda, melhor será a eficácia da mesma política.
  • Eficácia da política monetária:

    Quanto menor a sensibilidade da demanda por moeda à taxa de juros.

    Quanto maior a sensibilidade do investimento à taxa de juros.

    Quanto maior o multiplicador.

  • Levando aos casos extremos:

    e) será tanto menor quanto menor a elasticidade dos investimentos(IS MAIS INCLINADA, TOTALMENTE INELÁSTICA) e quanto maior a elasticidade da demanda de moeda(LM MENOS INCLINADA, HORIZONTAL, INFINITAMENTE ELÁSTICA), ambas em relação à taxa de juros.

    Dessa forma, a política monetária é incapaz de produzir efeitos.

  • Por que a política monetária é ineficaz quando a elasticidade da demanda de moeda é alta em relação à taxa de juros?

  • "Questão simples. Quanto maior a sensibilidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros, menos inclinada é a curva LM (a curva será mais deitada, horizontal). Ademais, a política monetária será mais eficaz quanto menor a sensibilidade da demanda por moeda em relação aos juros (ou seja, quanto mais vertical a LM, mais eficaz é a política monetária)."

    Heber Carvalho, Estratégia Concursos.

    Simplificando: quanto mais sensísel a LM com relação à taxa de juros, MAIS DEITADA, MAIS HORIZONTAL ELA É. Dessa forma, a LM não possui eficácia. LM possui maior eficácia quanto mais VERTICAL/INCLINADA ela estiver. Não sei se fui muito claro, mas acho que dá pra entender.

    Abraço

    DEUS É FIEL.

  • a) Claro que depende! A elasticidade da demanda de moeda à taxa de juros é um dos fatores que afetam a inclinação da LM.

    b) Perfeito! A política monetária será tão menos eficaz quanto menor for a elasticidade do investimento aos juros. É uma relação direta. Já a relação com a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros é inversa. 

    c) Vimos que é o contrário. O poder da política monetária é exatamente alterar a taxa de juros. Se o investimento responde pouco às variações da taxa de juros, então a política monetária perde eficiência.

    d) Errado. A relação é inversa aqui. O que queremos para a eficiência da política monetária é uma LM bem inclinada. E se a elasticidade da demanda por moeda à taxa de juros é alta, teremos uma LM pouco inclinada (quase horizontal).

    e) Depende! E muito! No limite, se a elasticidade dos investimentos à taxa de juros for nula (IS vertical), a política monetária é inócua.

    Resposta: B


ID
708124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de noções de economia.

Uma política monetária restritiva só será eficaz mediante o controle da criação de moeda pelas autoridades monetárias.

Alternativas
Comentários
  • A política monetária, seja restritiva ou expansionista, será eficaz de acordo com a certa utilização dos instrumentos de política monetária, a saber: operações de mercado aberto, taxa de redesconto e recolhimentos compulsórios. O item versa a palavra só, tornando a questão claramente errada.

    Fonte: Prof. Marlos Ferreira - Ponto dos Concursos
  • Compulsórios e mercado aberto são formas também de criação de moeda. Este item deveria ter sido nulo.
  • Política monetária como o próprio nome diz é sempre em relação à moeda. Dessa forma, pelo contexto da questão, dá para entender que "criação de moeda" refere-se à "emissão de moeda" (seignorage). 
    A política monetária sempre visa a moeda, alterar a quantidade de moeda na economia, independente do instrumento.
    Como não é só por seignorage que se faz política monetária, a questão está errada.
  • JUSTIFICATIVA DO CESPE DE MANUTENÇÃO DE GABARITO  
    68 - E - Indeferido As entidades monetárias são a autoridade monetária e os bancos comerciais e ambos criam moeda. Desta forma, mesmo que a autoridade monetária controle a  emissão via casa da moeda os bancos comerciais precisam também ter um controle como, por exemplo, depósitos compulsórios. Desta forma, indefere-se o pedido de  mudança de gabarito ou mesmo da anulação do item. 
  • São vários os mecanismos das autoridades financeiras para realizar uma polítca monetária restritiva:

    i) operações no mercado aberto por meio da venda de títulos públicos;
    ii) aumento das taxas de redesconto, o que promove uma maior racionalidade do bancos na questão de controlar o binômio saques/empréstimos pelos clientes.
    iii) aumento dos recolhimentos compulsórios, visando a uma disponibilização menor de moeda circulante.


    Portanto, item incorreto.

    Fonte: Francisco Mariotti - Ponto dos concursos

    Avante, bons estudos!!!
  • Complementando:
    Instrumentos da Política Monetária: Recolhimento compulsório; Redesconto bancário; Operações com títulos públicos; Controle e seleção de crédito (quase não é usada); Persuasão moral (credibilidade do “çábio” que conduz a política macroeconômica); administração da taxa básica de juros da economia.


    Criação de moeda: por aumento das reservas internacionais; pelo resgate de depósitos a prazo; quando o BC compra títulos do Tesouro; desconto de uma duplicata. O que devemos considerar como entidades monetárias são a autoridade monetária (BC) e os bancos comerciais, e ambos criam moeda. Desta forma, mesmo que a autoridade monetária controle a emissão via casa da moeda, os bancos comerciais precisam também ter um controle como, por exemplo, através dos depósitos compulsórios.
  • A política monetária goza de quatro instrumentos, quais sejam:

    1) taxa básica de juros, conhecida com SELIC,

    2) taxa de redesconto que é quanto o governo cobra para fazer empréstimos a curto prazo para os bancos comerciais,

     3) Taxa de compulsório que é o valor cobrado pelo banco Central sobre os depósitos feito á vista,

    4) título público que tem como finalidade financiar o déficit público e controlar a liquidez da economia. 

    É sabido que a política monetária poderá ser de duas espécies:

    1)Política monetária expansionista que tem como objetivo o crescimento do PIB e a redução do desemprego. Para atingir tal finalidade o governo vai diminuir a taxa básica de juros, diminuir a taxa de redesconto,diminuir a taxa compulsória, bem como, irá comprar ou recomprar os títulos da divida pública. O efeito colateral dessa política é a possibilidade da procura de bens e serviços ser superior a capacidade de oferta,o que terá como consequência um aumento inflacionário.

    2) Política monetária contracionista, tem como objetivo o controle da inflação, sendo que nesse caso o governo vai aumentar a taxa básica de juros, aumentar a taxa de redesconto, aumentar a taxa compulsória, bem como, irá vender os títulos da divida pública. Tendo como risco a possibilidade de ter menor crescimento do PIB e aumento da taxa de desemprego.

    Diante do exposto, conclui-se que a política monetária restritiva não se resume somente no controle da criação de moeda.


  • "Quando a questão fala que a política SÓ será eficaz mediante o controle de criação de moeda pelas autoridades monetárias, está omitindo o poder dos outros instrumentos que podem ser utilizados na implementação da política monetária! Além disso, você deve lembrar que o instrumento mais utilizado pelos governos para a execução da política monetária no Brasil são as operações em mercado aberto. Dessa forma, a questão não pode, em nenhuma situação, estar correta!"

    (Estratégia Concursos)

  • Só para não passar em branco. Resumo dos Resumos:

    Impostos;

    Emissão de moedas;

    Venda de títulos públicos.

  • Muito mal formulada, ao meu entender estaria certo, visto que, mesmo que se controle a criação de moeda bancária pelo compulsório e pelo redesconto, se não forem tomadas as devidas medidas para controlar a emissão de moeda não vai adiantar nada a política monetária.

    Ex: Aumenta o Redesconto e o Compulsório mas continua rodando moeda que nem um louco, não vai adiantar nada.

    Concluindo, uma política monetária só será eficaz mediante o controle da criação de moeda pelas autoridades monetárias. 

    No mínimo está ambígua e deveria ser anulada.

  • gabarito - errada

    resumo da política fiscal:


    o governo praticando a política restritiva, pode:

    - diminuir os gastos públicos, aumentar os impostos e com isso diminui a produção e o emprego

    ou

    pratica a política fiscal expansionista:

    - aumenta os gastos públicos, diminui os impostos e com isso aumenta a produção e o emprego.

  • Política expansionista = + estoque de moedas

    Política Restritiva ( contracionista) = - estoque de moedas
  • As condições para eficácia da política monetária são:
    1) A elasticidade da demanda por moeda em relação a taxa de juros. Se a demanda por moeda for muito sensível à taxa de juros, uma pequena variação na taxa de juros induz a retenção de maior parte da expansão monetária pelo público, portanto uma pequena alteração no investimento e na renda. Ou seja, quanto maior a elasticidade da demanda de moeda em relação a taxa de juros, menor será a eficácia da política monetária.
    2) A elasticidade do investimento em relação à taxa de juros. Se esta elasticidade for baixa, mesmo que a ampliação da oferta de moeda gere uma grande mudança na taxa de juros, isso poderá resultar em uma pequena variação no investimento.
    Manual de Macroeconomia - USP
    Logo, os condicionantes para eficácia da política monetária são: elasticidade de demanda de moeda em relação à taxa de juros e elasticidade do investimento em relação à taxa de juro, não o controle de criação de moeda pelas autoridades monetária.
    Gabarito: Errado.

  • Cespe sendo Cespe !!!

    Bacen = Autoridade Monetária

    Se a emissão de papel moeda é de responsabilidade do Bacen.

    Se a regulação dos depósitos compulsórios é de responsabilidade do Bacen.

    Então, TODA a emissão de moeda, tanto a metálica, quanto a escritural, é sim controlada pela autoridade monetária, o Bacen !!!

    Ou o Cespe anula esta questão ou troca o gabarito para Certo.

    Lei nacional de concursos, já !!!

  • Política Monetária Restritiva: engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos. Instrumentos:


    • Recolhimento compulsório: consiste na custódia, pelo Banco Central, de parcela dos depósitos recebidos do público pelos bancos comerciais. Esse instrumento é ativo, pois atua diretamente sobre o nível de reservas bancárias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, a liquidez da economia.


    • Assistência Financeira de liquidez: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, sob determinado prazo e taxa de pagamento. Quando esse prazo é reduzido e a taxa de juros do empréstimo é aumentada, a taxa de juros da própria economia aumenta, causando uma diminuição na liquidez.


    • Venda de Títulos públicos: quando o Banco Central vende títulos públicos ele retira moeda da economia, que é trocada pelos títulos. Desta forma há uma contração dos meios de pagamento e da liquidez da economia.

  • Tipo de questão que você erra por pensar. -.-

  • uma das principais características de uma politica monetária restritiva é o controle da criação da moeda, logo se não existir este controle, não é uma politica monetária restritiva.

    ERRADO


ID
710836
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A política monetária enfatiza sua atuação sobre os meios de pagamento, os títulos públicos e as taxas de juros.

A política monetária é considerada expansionista quando

Alternativas
Comentários
  • A política monetária expansionista consiste em aumentar a oferta de moeda reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos majoritariamente no setor privado. Essa política é adotada em épocas de recessão visando aumentar a demanda agregada e gerar novos empregos. Com isso eleva a liquidez da economia, injetando maior volume de recursos nos mercados, elevando, em consequência, os meios de pagamentos.

  • Lembrando que o BACEN adota os seguinte Instrumentos de Política Monetária:

    - Controle das Emissões de Moeda
    - Reservas Obrigatórias dos Banco Comerciais (Recolhimento Compulsório)
    - Operações no Mercado Aberto (Open Market)
    - Política de Redescontos
    - Regulamentação e Controle do Crédito
  • CONSELHO MONETÁRI NACIONAL (CMN) É um órgão normativo e não executivo ,atua como sistema da política monetária e creditícia nacional .O CMN reúne-se ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente sempre que for convocada por seu presidente. CMN é a autoridade máxima do sistema financeiro.• CMN tem como objetivo: 1. Regular os valores internos e externos da moeda.( valor externo cambio) corrigindo os surtos inflacionários e deflacionários; O volume das moedas para se combater a inflação( aumento de preço) sem provocar a deflação(queda generalizada de preço).2. Adaptar o volume dos meios de pagamento as reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento.3. Zelar pela líquidez e solvência das intituições financeiras ,4. Coordenar as Políticas Monetária , creditícia ,orçamentária , fiscal da dívida Pública ,interna e externa.5. Atuar como órgão central do sistema financeiro de saneamento e conexos.
  • Letra E

    Quando um governo atua para controlar a quantidade de moeda que circula em seu país, os níveis de crédito, as taxas de juros e a liquidez da economia, são exemplos de algumas ações de uma política monetária em âmbito nacional.

    A política monetária  visa defender o poder de compra de uma moeda, sendo ela expansionista ou restritiva.

    Na política restritiva, o dinheiro em circulação é diminuído ou estabilizado para desaquecer a economia e manter os preços de mercado.

    Na política expansionista, o dinheiro em circulação aumenta de quantidade para aquecer a economia , a demanda de mercado e consequentemente o crescimento econômico do país. O aquecimento possui o risco de gerar efeito inflacionário na economia.


  • A política monetária expansionista visa aumentar a disponibilidade de moeda, ou seja, elevar a liquidez da economia, injetando volume monetário no mercado. São diversos os instrumentos utilizados pelo Estado para ampliar ou reduzir a política monetária, dependendo das necessidades e do momento econômico. A diminuição das taxas de juros é uma ferramenta para aumentar o volume de negócios, pois mais pessoas vão comprar, vão emprestar dinheiro; de modo contrário elevar as taxas de juros inibe o volume de compras e de empréstimos, reduzindo o volume de negócios. Os instrumentos mais adotados pelo BACEN são: Controle das Emissões de Moeda; Reservas Obrigatórias dos Bancos Comerciais (Recolhimento Compulsório; Operações no Mercado Aberto (Open Market); Política de Redescontos; Regulamentação e Controle do Crédito


  • política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos: 

    Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo. 

    Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez. 

    Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.

  • política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:

    Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.

    Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.

    Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.

  • O Banco Central, ao adotar uma política monetária expansionista, aumenta a liquidez e a oferta de moeda, estimulando o crédito, o consumo e o investimento.

    GABARITO: E

  • Uma questão que apenas com o conhecimentos de sinônimos dava pra acertar: expandir é sinônimo de elevar .


ID
737182
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na macroeconomia, o controle sobre a oferta monetária é chamado de Política Monetária. Com relação aos mecanismos de controle da quantidade de moeda disponível no sistema econômico, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
737191
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere uma economia caracterizada pelo modelo IS-LM em economia aberta (Mundell-Fleming). O público mantém uma fração "c" de sua moeda na forma de moeda manual; os bancos mantêm uma fração "r" dos depósitos à vista na forma de reservas (o restante é emprestado). Há livre mobilidade de capitais. Supondo tudo o mais constante, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
767557
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Quase Moeda

Alternativas
Comentários
  • Quase-moeda são ativos que têm alta liquidez – embora não tão imediata – e que rendem juros, como os títulos públicos, as cadernetas de poupança, os depósitos a prazo e alguns títulos privados, como letras de câmbio e letras imobiliária

  • Complementando...

     

    A designação de quase-moeda deriva precisamente da facilidade de transformação em moeda destes ativos e da ausência de risco a eles associada. 

     

    Fonte: https://www.infopedia.pt/$quase-moeda


ID
767560
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

É uma transação em que NÃO ocorre alteração no volume de meios de pagamento em seu conceito M1:

Alternativas
Comentários
  • M1: inclui o dinheiro (papel-moeda) em poder do público e os depósitos à vista (ou moeda escritural). Aqui a liquidez é plena;

    M2: M1 + fundos do mercado monetário + títulos públicos;

    M3: M2 + depósitos de poupança; e

    M4: M3 + títulos privados.

    Cabe destacar que tanto o papel-moeda quanto os depósitos à vista são considerados ativos monetários, ou seja, ativos que não rendem juros. Já os títulos públicos, cadernetas de poupança e certificados de depósitos bancários correspondem aos ativos não monetários, pois são ativos que rendem juros.


  • a) Aqui há destruição (redução) de M1, uma vez que a pessoa física “troca” seu dinheiro em conta corrente por ações.

    b) Aqui há criação de M1, já que a pessoa resgata o CDB e o dinheiro vai para sua conta corrente. Ou seja, aumenta o M1.

    c) Aqui há redução do M1 porque reduz o valor do depósito à vista que a pessoa mantinha no banco e esse recurso vai para a poupança, que não compõe o M1 (lembre que a poupança compõe o M2).

    d) Essa é a que buscamos! Note que aqui o total do M1 não muda porque o saldo que saiu da conta corrente da empresa vai para as contas correntes dos funcionários. Ou seja, houve troca de depósitos à vista por depósitos à vista.

    e) Aqui há também redução do M1 porque o recurso da conta corrente, que compõe o M1, é usado para adquirir cotas de investimento.

    Resposta: D


ID
767566
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O multiplicador dos meios de pagamento

Alternativas
Comentários
  • PMPP = saldo da moeda em poder do público

    RB = total das reservas bancárias

    DV = saldo dos depósitos à vista

    M1 = saldo dos meios de pagamento = PMPP + DV

    B = saldo da base monetária = P + R ou B = PMC + RB ou 

    então B = PMPP + CxBC + RB (são 2 formas de calcular) ; onde:

    PMC = Papel-moeda em circulação

    RB = Reservas bancárias (englobam os depósitos compulsórios e voluntários) = Depósitos compulsório dos bancos comerciais no BACEN 

    As reservas (RB) que os bancos constituem sobre os depósitos são de dois tipos:

    -as compulsórias, que os bancos são obrigados legalmente a depositar em suas contas junto ao BACEN

    -as voluntárias, que os bancos mantém junto ao BACEN por opção

    CxBC = Caixa dos bancos comerciais 

    O multiplicador da base monetária é extraído de:

    K = M1/B

    M1 = PMPP + depósitos à vista

    c = PMPP/ M1

    d = depósitos à vista/ M1

    c+ d = (PPP/M1) + (depósitos/M1) = ((PPP + depósitos)/M1) = 1

    r = (encaixes bancários/depósitos) = E/DV

    K = 1/( 1 – d ( 1 – r) )ou

    BM = PMPP + encaixes = papel em circulação + reservas voluntárias e compulsórias.

    A expansão dos meios de pagamento pode ocorrer sob três ângulos:

    a) incremento das operações ativas da autoridade monetária via mercado aberto;

    b) aumento da proporção dos depósitos à vista do público nos bancos comerciais face ao total dos meios de pagamento (d);

    c) redução da relação encaixes/depósitos à vista nos bancos comerciais. (r)


  • a) Perfeito! Quanto mais as pessoas estiverem dispostas a depositar seus recursos, maior será o multiplicador monetário porque é justamente o recurso depositado que tem o poder de multiplicar-se.

    b) É inversa! Quanto maior o compulsório, menor o multiplicador porque menor é a fatia dos depósitos à vista que os bancos podem emprestar.

    c) Errado! Quanto mais os bancos formarem reservas (voluntária ou involuntariamente), menor será o multiplicador monetário.

    d) A política de redesconto afeta o multiplicador. Porque quanto mais restrito for o acesso ao redesconto, mais cautelosos serão os bancos formando mais reservas para não precisarem do redesconto.

    e) Claro que afeta! E muito. Para uma mesma base monetária, a oferta de moeda será tanto maior, quanto maior for o multiplicador.

    Resposta: A