SóProvas


ID
1018729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A década de 80 do século XX foi marcada por diversos planos de estabilização ante um processo inflacionário progressivo. A esse respeito, julgue o item a seguir.

O Plano Cruzado, implementado durante o governo Sarney, foi criado com o objetivo de combater a inflação, admitida como predominantemente inercial. Com o congelamento de preços e salários, o plano obteve sucesso imediato, contudo, posteriormente, ocorreram problemas como desabastecimento, cobranças de ágio e maquiagem de produtos.

Alternativas
Comentários
  • Não houve congelamento de salários, apenas de preços.

    Houve a conversão salarial pela média real dos últimos seis meses, acrescida de abono de 8%, sendo 16,1% para o salário mínimo → geração de ganho real para os trabalhadores e busca por apoio popular; Os salários passaram a ser reajustados anualmente e “gatilho” seria disparado quando a inflação chegasse a 20% (contradição dentro do Plano);
  • Ainda que houvesse um gatilho salarial, e, de início, os salários tivessem obtido um ajuste a maior em relação à inflação, não acho correto dizer que os salários não foram congelados, afinal, os salários não poderiam ser aumentados até que o gatilho fosse disparado. Acredito que o erro da questão está em dizer que a inflação era admitida como "predominantemente" inercial, quando a suposição (a meu ver) era de que a inflação era exclusivamente inercial, tanto é que as políticas monetária e fiscal foram expansionistas, ou seja, não havia um preocupação em aplacar uma suposta inflação de demanda.

  • Iuri, acredito que não era proibido aumentar os salários, por isso, se diz que eles não foram congelados! O gatilho salarial se tratava apenas de um "reajuste automático" caso a inflação chegasse a 20%a.a., mas nada impedia que uma empresa qualquer desse um aumento ao seu funcionário...

  • Essa "pegadinha" de que houve congelamento de salários além do congelamento de preços já caiu mais de uma vez na CESPE. 

    Já deu CESPE, bora pra outra?