-
É justamente o contrário:
ROLAP
Vant: Escalável. Desvant: LENTIDÃO
*Multidimencionais - Cubo de dimensões Ex:. MOLAP
Vant: Alta performance, faz calculos complexos. Desvant: CARO
-
O que ele quiz dizer com nível estruturado organizacional do data warehouse?
A característica do OLAP é justamente a flexibilidade, por iss marquei certo, mas na vera talvez tivesse deixado em branco.
-
Parece que o CESPE pegou a questão desse trabalho da UFSC, ou ambos buscaram em uma fonte que não encontrei.
"Algumas características do nível OLAP de dados são:
- Tamanho reduzido: Em comparação ao nível de dados estruturados organizacionalmente, há muito menos dados residindo em OLAP.
- Flexibilidade: O processamento OLAP é muito mais flexível do que aquele que ocorre no nível estruturado organizacional do processamento do Data Warehouse.
- Histórico Limitado: O ambiente OLAP raramente contém tantos dados históricos no mesmo nível de detalhe quanto os mantidos no nível estruturado organizacional do Data Warehouse.
- Personalização: O ambiente OLAP é personalizado por departamento a fim de se adequar às necessidades especiais da função de negócios que o detém e gerencia."
Referência: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/83369/188542.pdf?sequence=1.
Bons estudos!
-
Creio que quando a banca diz "do que aquele que ocorre no nível estruturado organizacional do data warehouse." esteja se referindo ao processo ETL, que é um processo mais complicado, complexo e menos flexível. Alguém poderia tirar essa dúvida?
-
Me parece que a expressão "nível estruturado organizacional do data warehouse" não faz muito sentido.
Tenho impressão que a frase foi retirada de algum artigo em inglês, mal traduzido para o português. Para saber o que realmente quiseram dizer com isso, só tendo acesso ao original em inglês. O Sérgio postou abaixo a possível fonte consultada. Já vi alguns artigos acadêmicos, assim como traduções de livros técnicos, com problemas sérios de tradução.
Concordaria se afirmassem que o processamento OLAP é mais flexível em relação ao processamento dos dados estruturados nos bancos de dados transacionais corporativos (e não do próprio Data Warehouse como disse a questão).
Em todo caso, o gabarito da banca é "CERTO", do qual discordo.
-
nível estruturado organizacional do data warehouse, MENCIONOU O DATA MINING
“OLAP é uma ferramenta de consulta em bases de dados analíticas, ele visa extrair informações por meio de queries e utilizando as operações sobre os cubos de dados, mas não aplicam algoritmos específicos neste processo. Data Mining é bem mais complexo que OLAP, ele busca padrões em grandes volumes de dados por meio de técnicas estatísticas e de algoritmos de inteligência artificial, por exemplo.”
•Visão multidimensional
•Relatórios flexíveis
•Geralmente não permite modificação dos dados, só análise.
Comum uso em ERP, CRM, Sistemas contábeis e Data Warehouses.
FONTE: meu resumo.