SóProvas


ID
1019128
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, NBC TG 12 – Ajuste a Valor Presente, estão sujeitas ao Ajuste a Valor Presente:

I. Os direitos classificados no “Realizável a Longo Prazo”.

II. Adiantamento em dinheiro para recebimento de bens e serviços.

III. Imposto de Renda Diferido Ativo

Assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETO 

    Lei 6.404, Art. 183, VIII – os elementos do ativo decorrentes de operações de longo prazo serão ajustados a valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.


    II - ERRADO 

    CPC 12

    9. Ativos e passivos monetários com juros implícitos ou explícitos embutidos devem ser mensurados pelo seu valor presente quando do seu reconhecimento inicial, por ser este o valor de custo original dentro da filosofia de valor justo (fair value). Por isso, quando aplicável, o custo de ativos não monetários deve ser ajustado em contrapartida; ou então a conta de receita, despesa ou outra conforme a situação. A esse respeito, uma vez ajustado o item não monetário, não deve mais ser submetido a ajustes subseqüentes no que respeita à figura de juros embutidos. Ressalte-se que nem todo ativo ou passivo não-monetário está sujeito ao efeito do ajuste a valor presente; por exemplo, um item não monetário que, pela sua natureza, não está sujeito ao ajuste a valor presente é o adiantamento em dinheiro para recebimento ou pagamento em bens e serviços. 



    III - ERRADO

    CPC 12

    10. Quando houver Pronunciamento específico do CPC que discipline a forma pela qual um ativo ou passivo em particular deva ser mensurado com base no ajuste a valor presente de seus fluxos de caixa, referido pronunciamento específico deve ser observado. A regra específica sempre prevalece à regra geral. Caso especial é o relativo à figura do Imposto de Renda Diferido Ativo e à do Imposto de Renda Diferido Passivo, objeto de Pronunciamento Técnico específico, mas que, conforme previsto nas Normas Internacionais de Contabilidade, não são passíveis de ajuste a valor presente, o que deve ser observado desde a implementação deste Pronunciamento. 


    gab: b

  • Somente o item I esta correto, o II e III estão errados.

    Gabarito- B

  • Trata-se da aplicação do CPC 12: Ajuste a Valor Presente.

    Resolução: estão sujeitas ao Ajuste a Valor Presente:

    I- Correto- A Lei 11.638/07 passou a exigir a obrigatoriedade do ajuste a valor presente nos realizáveis e exigíveis a longo prazo e, no caso de efeito relevante, também nos de curto prazo.

    II- Incorreto- Conforme o item 9 do CPC 12, [...] nem todo ativo ou passivo não-monetário está sujeito ao efeito do ajuste a valor presente; por exemplo, um item não monetário que, pela sua natureza, não está sujeito ao ajuste a valor presente é o adiantamento em dinheiro para recebimento ou pagamento em bens e serviços.

    III- Incorreto- Conforme o item 10 do CPC 12. [...] Caso especial é o relativo à figura do Imposto de Renda Diferido Ativo e à do Imposto de Renda Diferido Passivo, [...], mas que, conforme previsto nas Normas Internacionais de Contabilidade, não são passíveis de ajuste a valor presente, [...].

    Por fim, somente o item I.

    Gabarito: Letra B.