-
Alcance
2. Esta Norma é aplicável às operações ou a outros eventos que atendam à definição de combinação de negócios. Esta Norma não se aplica:
(a) na formação de empreendimentos controlados em conjunto (joint ventures), sujeitos ao disposto na NBC TG 19 – Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture);
(b) na aquisição de ativo ou grupo de ativos que não constitua negócio nos termos desta Norma. Nesse caso, o adquirente deve identificar e reconhecer os ativos identificáveis adquiridos individualmente (incluindo aqueles que atendam à definição de ativo intangível e o critério para seu reconhecimento de acordo com a NBC TG 04 – Ativo Intangível) e os passivos assumidos. O custo do grupo deve ser alocado individualmente aos ativos identificáveis e aos passivos que o compõem com base em seus respectivos valores justos na data da compra. Operações e eventos desse tipo não geram ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill);
(c) em combinação de entidades ou negócios sob controle comum (os itens B1 a B4 contêm orientações adicionais).
Sendo assim, a opção correta é a letra "C".
-
Essa questão está desatualizada: na atual versão do CPC 15, onde se lê: "item 2: (a) na formação de empreendimentos controlados em conjunto (joint ventures), sujeitos ao disposto no Pronunciamento Técnico CPC 19 (R1) Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture)" leia-se: "(a) na contabilização da formação de negócios em conjunto em suas demonstrações contábeis; (Alterada pela Revisão CPC 06)".
Link: http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=46
-
O Pronunciamento Técnico CPC 15 não se aplica:
(a) na formação de empreendimentos controlados em conjunto (joint ventures);
(b) na aquisição de ativo ou grupo de ativos que não constitua negócio nos termos deste Pronunciamento. ;
(c) em combinação de entidades ou negócios sob controle comum.
Com isso, correta a alternativa C.
-
Atualmente, a assertiva I está revogada pois foi revisada. O CPC 15 passou a vigorar da seguinte maneira:
(a) na contabilização da formação de negócios em conjunto em suas demonstrações contábeis; (Alterada pela Revisão CPC 06)
(b) na aquisição de ativo ou grupo de ativos que não constitua negócio nos termos deste Pronunciamento
(c) em combinação de entidades ou negócios sob controle comum (os itens B1 a B4 contêm orientações adicionais).