- ID
- 152989
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Petrobras
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Contabilidade Geral
- Assuntos
Quais os derivativos classificados como de primeira geração?
Quais os derivativos classificados como de primeira geração?
Os valores a receber relativos a rendas auferidas decorrentes de operações de swap, avaliados pelo valor de mercado NÃO podem ser registrados em
A respeito de joint ventures, julgue o item subsequente.
Chama-se cláusula compromissória o pacto acessório dos contratos de joint venture pelo qual as partes concordam em submeter à jurisdição arbitral as disputas que possam surgir no transcorrer de sua relação jurídica.
Acerca dos investimentos em empreendimentos controlados em conjunto e desse tipo de associação, julgue os itens subsequentes.
O procedimento contábil exigido pelo CPC 19 para empreendimentos controlados em conjunto é a consolidação proporcional.
Acerca dos investimentos em empreendimentos controlados em conjunto e desse tipo de associação, julgue os itens subsequentes.
Empresas controladas em conjunto constituem associações de empresas, que podem ser definitivas, ou não, como empresas com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio(s), sendo, nesse caso, a personalidade jurídica atribuída somente à controladora.
Uma empresa da área de energia e uma empresa de biotecnologia especializada em enzimas anunciaram uma parceria. O plano tecnológico das duas companhias possui uma série de metas, que incluem aumento do desempenho das leveduras utilizadas atualmente na produção de etanol. A empresa de biotecnologia terá o direito sobre a patente do novo processo de produção, enquanto a empresa de energia terá prioridade comercial para o uso da patente. Os destinos dos resultados tecnológicos obtidos com a parceria também estão previstos.
Nesse caso, a estratégia formulada envolve
A combinação de negócios é uma operação ou outro evento por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, independentemente da forma jurídica da operação. O acordo contratual pelo qual duas ou mais partes empreendem uma atividade econômica,sujeita a um controle-conjunto, denomina-se
A NBC TG 15 – Combinação de Negócios NÃO se aplica:
I. À formação de empreendimentos controlados em conjunto (joint ventures), sujeitos ao disposto na NBC TG 19 – Negócios em Conjunto.
II. À combinações de entidades ou negócios, sob controle comum.
III. À aquisição de ativos que não constituem um negócio nos termos desta norma (NBC TG 15).
Assinale abaixo a opção correta:
A respeito da consolidação de demonstrações contábeis, julgue o item que se segue.
O grupo econômico de sociedades deve utilizar práticas contábeis uniformes, todavia caso este fato não se verifique na prática, em alguma sociedade controlada, esta deverá refazer suas demonstrações financeiras sujeitas ao processo de consolidação.
Para uma dada combinação de negócios, uma das entidades envolvidas na combinação deve ser identificada como o adquirente. Nesse caso, as Demonstrações Consolidadas devem ser utilizadas para identificar o adquirente, que é a entidade que obtém o controle da adquirida. Com relação à combinação de negócios, é correto afirmar:
Na indústria do petróleo, são comuns parcerias entre duas ou mais empresas que, através do compartilhamento de insumos, tecnologia, capital e conhecimento, se unem com o objetivo de se fortalecer no mercado, sem a necessidade de constituir nova personalidade jurídica.
No aspecto societário, esse tipo de aliança estratégica é chamada de
O Método da Equivalência Patrimonial (MEP) é adotado pela atual legislação societária para avaliar e contabilizar as aplicações em participações societárias em coligadas e controladas. Sobre a aplicação do método é correto afirmar que:
O Pronunciamento Técnico CPC 01(R1) do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, aprovado pela Deliberação CVM n° 639/2010, trata do valor recuperável de ativos.
Nesse contexto, esse pronunciamento CPC 01(R1) deve ser aplicado na análise de recuperação de ativos classificados como
O CPC 19 (R2), que trata de negócios em conjunto, aprovado pela Deliberação CVM n° 694/2012, no seu anexo A, quando diz que o negócio em conjunto, segundo o qual as partes que detêm o controle conjunto do negócio têm direitos sobre os ativos e obrigações pelos passivos relacionados ao negócio, refere-se à(ao)
Analise as afirmações a seguir com base no que prevê a NBC TG 15 – COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS.
I. A NBC TG 15 não se aplica à formação de empreendimentos controlados em conjunto (joint ventures).
II. O adquirente deve registrar os ativos identificáveis adquiridos e os passivos assumidos pelos respectivos valores contábeis da data da aquisição.
III. As incorporações e as fusões realizadas entre partes independentes são exemplos de combinação de negócios.
É CORRETO o que se afirma em:
De acordo com o item 10 do CPC 18 - Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em conjunto - , a contabilização correta da distribuição de dividendos pela coligada é:
Acerca da fusão, cisão e incorporação de empresas, bem como da consolidação das demonstrações contábeis, julgue o próximo item.
Duas entidades que constituam uma joint venture com parcelas
iguais de patrimônio devem reconhecer os resultados do
empreendimento, na consolidação proporcional,
necessariamente em proporções iguais.
De acordo com a legislação societária e os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, julgue o item a seguir.
O fato de o investidor ser organização de capital de risco
(como fundos de private equity e de venture capital), fundo
mútuo, truste ou entidade similar não constitui argumento
suficiente para excluir da consolidação uma controlada.
Entidades controladas em conjunto, também conhecidas como joint ventures, representam uma forma de reunir recursos detidos por investidores distintos, em prol da viabilização de um empreendimento comum.
Acerca da caracterização da figura do controle conjunto de uma entidade, é correto afirmar que
De acordo com a norma contábil relacionada a investimentos, o conceito “compartilhamento, contratualmente convencionado, do controle de negócio, que existe somente quando decisões sobre as atividades relevantes exigem o consentimento unânime das partes que compartilham o controle” é aplicado a