SóProvas


ID
1019581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A contabilização de componentes patrimoniais obedece à legislação societária e às resoluções do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Acerca da contabilização dos itens patrimoniais, julgue os itens subsequentes.

Mesmo que a companhia detentora de marca ou patente não tenha incorrido em custo, deve reconhecer contabilmente o valor da marca, caso tenha direito à exclusividade de sua exploração.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A companhia NÃO deve reconhecer contabilmente a marca ou a patente, segundo o CPC 04 (R1), "64".

    Os gastos incorridos com marcas, títulos de publicações, listas de clientes e outros itens similares gerados internamente não devem ser reconhecidos como ativos intangíveis, ainda que a entidade demonstre que esses gastos possam gerar benefícios econômicos futuros. (CERTO)

    Portanto, questão errada.


  • GABARITO:ERRADO

     

    Ativos gerados internamente( marcas, títulos de publicações, listas de clientes, pesquisa etc ) não devem ser reconhecidos como ativos.

     

    Sobre marcas e patentes têm-se duas situações.

    1.se a empresa DESENVOLVEU essa marca internamente(caso da questão):a marca não é reconhecida.EX:. a COCA-COLA é uma marca de bilhões,mas a empresa não reconhece contabilmente esses bilhões em suas contabilidades,reconhece apenas um valor de registro de marca.

     

    2.Se a empresa ADQUIRIU uma marca: a marca adquirida deverá ser contabilizada pelo seu custo de aquisição.EX:. Uma firma que compre a COCA-COLA deve reconhecer essa marca na sua contabilidade pelo seu custo de aquisição.

  • ERRADO,

    em relação aos demais comentários, marcas e patentes serão reconhecidos APENAS quando a entidade INCORRER em custos na aquisição.

  • Para a contabilidade:

    Somente serão reconhecidas as marcas e patentes quando INCORRER em CUSTOS NA AQUISIÇÃO.

    Isso significa que, se a empresa GANHAR uma marca ou patente, GRATUITAMENTE (o que é improvável e incomum, quase impossível), NÃO haverá o reconhecimento...

    Mesmo que se trate de uma superveniência ativa.

    É estranho? sim... mas ,,, Enfim,,, vamos que vamos.

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ALFACON fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

     Link do site:  https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • CPC 04

    63. Marcas, títulos de publicações, listas de clientes e outros itens similares, gerados internamente, não devem ser reconhecidos como ativos intangíveis.

  • Cuidado!

    No que tange à questão em análise, não deve ser reconhecido devido ao fato de não se poder fazer uma mensuração confiável, pois não houve custos.

    A regra de não reconhecer intangível gerado internamente não é absoluta. Pois, se puder ser mensurado com confiabilidade, poder ser reconhecido.

    A cespe ama trabalhar em cima desses "macetes" absolutos.