SóProvas


ID
1019602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem acerca de evidência e contabilização de operações típicas de entidades comerciais.

Os custos incorridos na produção, apurados na conta de ativos especiais em produção, devem ser transferidos para a conta de ativos especiais a partir do momento em que estiverem prontos para produzir receitas.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

  • Errado.

    Errei por não saber da existência dessa conta. Então pesquisei e achei isso:

    "Ativo Especial é aquele ativo que, ao ser transacionado, gera benefício econômico para a empresa sem que haja a sua respectiva baixa do  (ou de qualquer outra categoria de ativos), por manter ainda sua potencial capacidade de gerar futuros benefícios econômicos. Neste caso, invés de baixa do ativo, a empresa deverá proceder à amortização parcial do seu valor contábil como contrapartida à obtenção dos benefícios econômicos gerados.

    As principais características dos Ativos Especiais são que a sua transação não implica na sua respectiva baixa; estão diretamente relacionados à geração de benefícios econômicos futuros para a empresa; podem ser tangíveis ou intangíveis; deixam de ser classificados como ativos pela sua perda de capacidade de gerar benefícios econômicos para a empresa, e não necessariamente pela sua venda."

    Fonte: www.contabeis.com.br/artigos/3669/ativos-especiais/

  • Esses ativos podem ser ativos tangíveis ou não, porém a maioria é intangível. Eles proporcionam receitas sem se esgotarem, porém pode haver uma venda final.

    ATIVOS ESPECIAIS

    Serão transferidos para essa conta os custos incorridos na produção, apurados na conta de Ativos Especiais em Produção, a partir de quando estiverem prontos para produzir receitas.

    ATIVOS ESPECIAIS EM PRODUÇÃO

    São registrados nessa conta os gastos incorridos relativos à elaboração dos ativos que ainda não estão disponíveis para geração da receita. Posteriormente, serão transferidos para a conta Ativos Especiais todos esses custos relativos ao ativo produzido.

    https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Ativos-Especiais-e-Despesas/59152.html

  • CORRETO

    Detalhando o Ativo especial :

    Segundo Ludícibus et al. (2010), os ativos especiais se distinguiam dos ativos tangíveis no que se refere ao tratamento contábil. O ativo especial possuí algumas características particulares, tais como:

    (a) podem ser ou não tangíveis;

    (b) sua utilização não necessariamente implica o consumo integral;

    (c) deixam de ser ativos em função da perda da capacidade de gerarem novas receitas. Há casos em que os ativos especiais produzem receitas não somente pelo seu uso como também por sua venda final.

    Conforme Ludícibus et al. (2010), o registro contábil dos custos incorridos na produção dos ativos especiais é realizado na conta de “Ativos Especiais Produção” no ativo circulante, a partir do momento em que estiverem preparados para produzir receitas.

  • GABARITO: CERTO

    Os custos incorridos na produção, apurados na conta de ativos especiais em produção, devem ser transferidos para a conta de ativos especiais a partir do momento em que estiverem prontos para produzir receitas.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

    insta:@bizú.concurseiro

  • Tudo que eu gasto na produção entra como CUSTO e a partir do momento que os bens estiverem prontos para uso (gerar ando receita, registramos no ativo).