-
CERTO
Segundo o art. 178, §3 º da Lei 6.404/76, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
§ 3º Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.
O § 3º do art. 178 determina que os saldos devedores das contas devem figurar no ativo, e os credores no passivo, nas seguintes situações:
a) o saldo credor em um banco não deve estar como redução do saldo total devedor de bancos, mas como conta de passivo, como se fosse empréstimos a pagar (Exemplo: a empresa está utilizando o cheque especial e está com a conta bancária negativa, o que gera uma obrigação da empresa com o banco);
b) os saldos de contas correntes devem figurar no ativo para os casos das contas devedoras, e no passivo, para os das credoras;
c) os saldos devedores de fornecedores devem constar do ativo (Exemplo: Adiantamento a Fornecedores) assim como os credores de clientes, no passivo (Exemplo: Adiantamento de Clientes).
-
Os saldos devedores de fornecedores devem constar do ativo (pois representam direitos para com os fornecedores),
e os saldos credores de clientes, do passivo (pois representam deverem da entidade para com os clientes, um pagamento sem uma contraprestação)
Fonte: SQ estratégia
-
Gabarito: Certo
Segundo a escola italiana de contabilidade e a escola alemã de contabilidade, o débito representa algo que se tem ou se adquire, enquanto o crédito é a fonte do débito.
Se uma conta possuir mais débitos que créditos, terá saldo devedor, e se possuir mais créditos do que débitos, terá saldo credor.
Lei 6.404/76
Art. 178 - No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
§3º. Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.
-
Saldo devedor de fornecedor = A empresa paga antes de receber o produto ou antecipa pagamento antes de incorrer a despesa(é um ativo para a empresa, contabilizado como Adiantamento de material ou adiantamento de despesa.)
Saldo credor de clientes = adiantamento de pagamento do cliente à empresa, ou seja, pagamento antes da entrega do produto ou realização do serviço ao cliente ( é um passivo para empresa- Adiantamento de clientes)
os saldos devedores de fornecedores devem constar no ativo, e os saldos credores de clientes, no passivo.
GAB:C
-
Saldos que a Cia NÃO tem o direito de compensar -> DEVEM ser Classificados Separadamente
Saldos que a Cia possui o direito de compensar -> PODEM ser Classificiados Separadamente
Fonte: Prof. Gabriel Rabelo