-
por se tratar de dipteros, ovo, larva , pupa e adulto
-
Coleoptera - Besouros Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva pupa e adulto.
Lepidoptera - Borboletas e Mariposas Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva (lagarta), pupa(crisálida) e adulto.
Hymenoptera - vespa, formigas, abelhas, marimbondos Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva, pupa, adulto
Diptera - moscas, mosquitos, pernilongos, borrachudos Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva, pupa e adulto.
(Fonte: http://www.insecta.ufv.br/Entomologia/cien/sistematica/resumo/comuns.html)
-
Dipteros são holometábolos, e por isso apresentam metamorfose completa passando pelos estágios: ovo, larva, pupa (crisálida) e adulto (imago).
-
Conhecem essa espécie?? Trata-se de um mosquito (Nematocera) da família Psychodidae, ordem Diptera, da mesma família do mosquito-palha (ou birigui - gênero Lutzomyia), vetor responsável pela transmissão da leishmaniose. Dessa família, uma espécie bem conhecida que pode ser encontrada em nosso banheiro é a Clogmia albipunctata, chamada por muitos de “mariposa do banheiro”, mas que na verdade é então um “mosquito (chamado de mosca ou mosquinha) do banheiro”, estando associada a locais com material orgânico em decomposição e lugares úmidos no interior das habitações humanas, onde depositam seus ovos nas paredes dos ralos e canos, próximo à superfície da água, com imaturos apresentando hábito aquático.
A espécie citada no enunciado da questão, Pericoma marginalis, já foi observada associada a cadáveres, podendo ser um indicador forense. Mesmo não conhecendo esta espécie, você saberia responder facilmente a esta questão. Falou em Diptera (mosca e mosquito) você já sabe que possui desenvolvimento completo, independente da espécie: OVO -> LARVA -> PUPA -> ADULTO.
Gabarito: E