SóProvas



Questões de Artrópodes


ID
644077
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Mais de 4 mil e 400 índios das etnias Yanomami e Ye’Kuana, que habitam o norte do Amazonas e leste de Roraima até a fronteira com a Venezuela, sofrem de oncocercose, uma doença parasitária conhecida como “cegueira dos rios”. O parasita pode invadir o globo ocular, causando reações que podem levar à cegueira (Adaptado: IBICT, Canal Ciência).

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a família e o nome vulgar do inseto vetor desta filariose.

Alternativas

ID
650368
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O caranguejo-uçá é um crustáceo muito apreciado na culinária nordestina. Todavia, nos últimos anos, vem sendo observada, pelos “caranguejeiros”, uma redução no estoque dessa espécie nos manguezais. Isso se deve à degradação do mangue e à coleta excessiva de caranguejos que vem ocorrendo indiscriminadamente, sem se levar em conta o tamanho, o sexo e o período de reprodução do animal.

A queda excessiva do número de caranguejos pode ocasionar

Alternativas

ID
654751
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o vôo, os mosquitos necessitam de uma grande quantidade de energia, para realizar movimentos rápidos e exaustivos dos músculos de suas asas.

Apesar de apresentarem circulação aberta, os mosquitos conseguem movimentar suas asas com grande velocidade porque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

    Os insetos possuem o sistema respiratório traqueal. São 'canos' (traqueas) multibifurcadas que ligam todas as estruturas internas a espiráculos no exoesqueleto. Tal fato permite uma eficiente troca gasosa que confere alto suprimento a atividade muscular, excretória, circulatória e ganglionar nervosa.

  • Alternativa C

    O sangue dos insetos não tem função respiratória, é incolor. Não necessitam, portanto, do sistema circulatório para manterem o voo.
  • Túbulos de Malpighi grosso modo seriam os rins.
    A atividade celular produz continuamente uma série de substâncias inúteis, ou mesmo tóxicas, que devem ser eliminadas do corpo, substâncias estas que recebem o nome de excretas ou excreções. Para tanto, existem os sistemas excretores, como, por exemplo, os túbulos de Malpighi, presentes nos insetos, miriápodes e algumas espécies de aranhas.

    Os túbulos de Malpighi são sacos alongados e cilíndricos, localizados na parte posterior do corpo do animal, tendo uma de suas extremidades conectada ao tubo digestivo na faixa de transição entre os intestinos médio e posterior, e outra que finaliza em fundo cego. O número dos túbulos varia conforme a espécie, sendo, em geral, múltiplos de dois.

    Tais estruturas possuem uma extremidade livre que é mergulhada no hemocélio (uma cavidade originada do sistema circulatório), ocorrendo a filtração por meio de suas paredes. Esse tipo de sistema excretor não conta com uma unidade filtrante (como os néfrons são para os rins, por exemplo): nas células que formam as paredes do tubo acontece o transporte ativo de íons (principalmente sódio e potássio), ácido úrico e outras substâncias presentes na hemolinfa, e transporte passivo  de água por pressão osmótica. Em seguida, o filtrado é transportado até o reto com ajuda dos músculos dos tubos, onde algumas quantidades de sais e água são reabsorvidas. Por causa da diferença de pH nas diversas regiões do túbulo (quanto mais próximo do reto, mais alcalino), o ácido úrico precipita, sendo incorporado às fezes e eliminado posteriormente sob a forma de pasta semi-seca de cor esbranquiçada, extremamente concentrada.

    Em linhas gerais, o principal produto da excreção pelos túbulos de Malpighi são cristais sólidos de ácido úrico, substâncias praticamente insolúveis em água, o que minimiza as perdas desse líquido. A economia de água num processo de excreção é uma propriedade importante desses seres, uma vez que, facilita a adaptação dos mesmos ao meio terrestre.

  • O sistema respiratório dos Insetos é Traqueal, sistema de tubos que percorre o corpo, ramificando-se e difundindo o ar do interior das células, mas não tem nenhuma ligação com o sangue.

    LETRA C

    APMBB


ID
687076
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São considerados cuidados permanentes na proteção dos caranguejos:

I - Respeitar os períodos de defeso e de andadas dos animais.

II - Respeitar o tamanho mínimo de 6 cm da carapaça do Caranguejo Uçá.

III - Comercializar apenas caranguejos com abdômen largo e estufado, pois são fêmeas.

IV - Vender os caranguejos sempre inteiros, para que o tamanho mínimo da carapaça seja respeitado.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • O caranguejo uçá é encontrado em mangues desde o estado da Flórida (EUA) até o sul do Brasil, sendo muito apreciado na culinária. Por isso alguns cuidados devem ser considerados a fim de preservar a espécie. É necessário respeitar os períodos de defeso e andada do animal, que correspondem respectivamente ao período em que é proibido a captura, comercialização, transporte, armazenamento, industrialização e beneficiamento do crustáceo em todos os estados nordestinos e ao período reprodutivo (machos e fêmeas andam pelo manguezal para se acasalar). Também é necessário respeitar o tamanho mínimo de carapaça, o que evita a captura de indivíduos não adultos ou filhotes. Assim, é também necessário que a venda seja sempre dos animais inteiros a fim de que o tamanho da carapaça seja respeitado. Não é permitido comercializar caranguejos com abdômen largo e estufado, pois se trata de fêmeas em período de reprodução.


    Letra D correta.



ID
691204
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta em relação às características dos arthropodas.

Alternativas
Comentários
  • As Baratas, Blatódeos, são INSETOS e não ARACNÍDEOS

    LETRA D

    APMBB


ID
714076
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos insetos, de acordo com a presença de vitelo, são encontrados os óvulos do tipo

Alternativas

ID
715078
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os inoportunos carrapatos e ácaros são artrópodes que pertencem à classe

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    Ácaros e carrapatos são Arachnida, mais especificamente, pertencem à subclasse Acari, diferenciando-os de aranhas, escorpiões e outros aracnídeos. Seus corpos são divididos em cefalotórax e abdómen, e possuem quatro pares de patas.

    IMPORTANTE: Não confundir piolhos como sendo relacionados. Estes são insetos.

ID
801739
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma aquisição evolutiva chave do grupo dos insetos que contribuiu marcadamente para o seu sucesso é:

Alternativas
Comentários
  • Entre as principais características que garantem o sucesso dos insetos, está a presença de exoesqueleto, comum a outros artrópodes, presença de asas que garantem o voo, ovos resistentes e desenvolvimento indireto, o que garante que adultos e jovens não apresentem competição por recursos.


ID
819502
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os dípteros geralmente são associados ao grupo de animais vetores das principais endemias brasileiras. Porém, há espécies de dípteros que podem, ao longo do seu ciclo evolutivo, parasitar o homem e nele causar doenças conhecidas como miíases, entre as mais comuns, o berne. A larva de que espécie de mosca é responsável pelo desenvolvimento dessa doença?

Alternativas
Comentários
  • Berne ou dermatobiose é uma infecção produzida por um estágio larval, tipo de doença conhecida da mosca Dermatobia hominis, popularmente conhecida no Brasil como mosca-varejeira, que infecta diversos animais, principalmente bois.
  • Dermatobia hominis: causa a miliase cutanea, semelhante a furúnculos e feridas na pele.
  • Importante e curioso salientar que essa mosca é muito grande para conseguir pousar no animal e depositar seus ovos sem que seja espantada. Para isso ela se utiliza de outra mosca, a Mosca dos estábulos, com o corpo mais leve, agarrando-a e depositando os ovos em seu abdômen, para que esta pouse no couro do animal e possibilite a liberação das larvas.
  • A miíase ou berne como é mais conhecida a doença, acomete animais domésticos, silvestres e até mesmo o homem. É causado pela mosca Dermatobia hominis, onde a fêmea deposita seus ovos em outras moscas menores e mais leves que carregam esses ovos até a pele ou mucosa sadia dos animais. Esses ovos eclodem, dando origem a larvas que penetram na pele causando danos ao animal podendo levar a morte. Alternativa correta (D). 

ID
863203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção em que a relação entre o animal e o filo está correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ouriço-do-mar - Echinodermata 

    B) mosquito - Arthropoda

    C) esponja - Porifera

    D) minhoca- anelídeo

    E) peixe - Chordata

  • AS MINHOCAS TEM ANEL NOS CORPO, OU SEEJA, ANELIDEOS

  • Anelídeos: são os vermes conhecidos por ter o corpo segmentado com uma espécie de anel (o que originou o seu nome), como a minhoca. Têm um grande diferencial dos outros filos, porque podem viver em três tipos de habitat: áreas terrestres úmidas, água doce e água salgada.

    LETRA D


ID
865174
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cupins, baratas e formigas estão na lista dos animais que são considerados pragas na maioria das cidades. Além deles, mosquitos e escorpiões também povoam muitos centros urbanos. Uma característica comum a todos os animais citados e um fator ambiental que favorece o número elevado dessas pragas nas cidades são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Cupins, baratas, formigas, mosquitos e escorpiões são todos animais pertencentes ao filo Arthropoda. O escorpião é um aracnídeo, apresentando quatro pares de patas, enquanto o restante dos organismos citados são todos insetos e apresentam três pares de patas. A mandíbula está presente nos insetos e ausente nos aracnídeos. Já as quelíceras são observadas nos aracnídeos e não nos insetos. Todos apresentam metameria, porém os metâmeros podem se fundir formando tagmas de forma distinta em cada grupo. A característica comum a todos os aracnídeos é o exoesqueleto formado por quitina. A disponibilidade de alimentos nos grandes centros urbanos é o fator ambiental que favorece a presença dessas pragas.


    Letra E correta.


  • GABARITO - E

    Uma das características que os artrópodes adotaram e que revolucionou, foi a presença de um exoesqueleto quitinoso. É possível perceber que se você apertar uma cigarra, é bem diferente de você apertar um caramujo, que possui corpo mole.

    CAVEIRA!


ID
865615
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Se compararmos o comportamento de animais na busca por alimento, podemos observar que uma anêmona (cnidário) apresenta um comportamento mais restrito do que o camarão (artrópode). O camarão, muitas vezes, adquire seu alimento realizando caça e luta. Essa diferença comportamental se deve ao fato de os artrópodes possuírem

Alternativas

ID
888451
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma coleção de artrópodes é formada por 36 exemplares, todos eles íntegros e que somam, no total da coleção, 113 pares de patas articuladas. Na coleção não há exemplares das classes às quais pertencem o caranguejo, a centopeia e o piolho-de-cobra.

Sobre essa coleção, é correto dizer que é composta por exemplares das classes Insecta e

Alternativas
Comentários
  • No enunciado da questão, temos que a coleção de artrópodes exclui os caranguejos (crustáceos), a centopeia (quilópodas) e o piolho-de-cobra (diplópodas). Logo já podemos supor que a caixa é formada por representantes dos insetos e aracnídeos. Os insetos apresentam 3 pares de patas, enquanto os aracnídeos apresentam 4 pares. Se o número de aracnídeos fosse maior que o de insetos: 20 aracnídeos e 16 insetos, o número de pares de pata ultrapassaria o da coleção (113). 20 aracnídeos possuem 80 pares de pata e 16 insetos possuem juntos 48 pares de pata, o que dá um total de 128 pares de pata. Logo, é possível supor o número de insetos na caixa é maior que o número de aracnídeos.


    Letra D correta.


  • Excluímos os Crustáceos, e os Mirápodes, logo sobram aracnídeos e insetos.

    Aracnídeos são octópodes.= 8 pernas ( X )

    Insetos são hexápodes = 6 pernas (Y)

    X+Y=36

    8X+6Y= 113 pares x 2

    8x+6Y=226

    [...]

    x= 36-Y

    8(36-Y)+6Y=226

    288-8Y+6Y=226

    -2Y=-62 (-1)

    Y=31 exemplares

    X= 5 exemplares

    Insetos > Aracnídeos

    LETRA D

    APMBB

  • Isso que é questão interdisciplinar


ID
954190
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As moscas das espécies Hemilucilia semidiaphana e Hemilucilia segmentaria são necrófagas e de comportamento e morfologia muito similares, porém diferem em suas taxas de crescimento e maturação. Ambas as espécies podem se apresentar em simpatria, em ambientes florestais naturais, e desse modo ambas podem colonizar um mesmo corpo em decomposição.

Considerando a entomologia forense, pode-se afirmar corretamente que essas espécies serão úteis para

Alternativas
Comentários
  • Uma informação importante dada pela questão é de que as duas espécies de moscas são bem parecidas comportamental e morfologicamente, porém apresentam taxas de crescimento e maturação diferentes. Sabendo a taxa de maturação das fases larvais das diferentes espécies de moscas, quando encontradas no organismo em decomposição, é possível determinar o intervalo pós morte, fato que contribui para a investigação.


    Letra B correta.


  • Gabarito: B


    Durante as estações mais quentes do ano, a composição de espécies necrófagas coletadas em carcaças é diferente, e geralmente de maior variedade, em relação às estações mais frias, o que implica na necessidade de que os estudos de levantamento de entomofauna contemplem estas diferenças de sazonalidade, além de registrar com exatidão as condições de temperatura no ambiente e no interior da massa larval (CAMPOBASSO et al., 2001; OLIVEIRA-COSTA, 2008).


    SOUZA & LINHARES (1997) constataram um padrão sazonal definido para várias espécies em estudo no sudeste do Brasil, tendo observado que a maioria dos califorídeos tem preferência pela realização da oviposição nos meses mais quentes do ano, sendo que larvas de Hemilucilia segmentaria só foram encontradas durante as estações do verão e da primavera, enquanto, os sarcofagídeos Peckia intermutans, Lyopygia ruficornise Addiscochaeta ingens só se reproduziram durante os meses mais frios do ano (outono e inverno).


    […] a entomofauna pode variar em uma mesma região conforme se trate de uma zona urbana ou rural. Algumas espécies de insetos podem ser encontradas tanto em regiões urbanas, quanto em regiões rurais, enquanto outras espécies restringem sua distribuição a determinados habitats, estas últimas têm utilidade na determinação se houve ou não movimentação do corpo de um habitat para outro (CATTS & HASKELL, 1990).


    No Brasil, CARVALHO & LINHARES (2001) classificaram os dípteros califorídeos Hemilucilia semidiaphana e H. segmentaria e o sarcofagídeo P. intermutans como INDICADORES FORENSES DE REGIÕES FLORESTADAS. No entanto, o uso dessas informações isoladamente deve ser cauteloso,haja vista, a urbanização de algumas espécies antes consideradas restritas ao ambiente rural.


    Fonte: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2012a/biologicas/variaveis.pdf

  • a) se caracterizar o local onde o corpo foi encontrado, mas não o intervalo pós-morte, pois a semelhança morfológica e comportamental entre as espécies implica apresentarem, ao mesmo tempo, a mesma sequência de estágios imaturos até que cheguem à fase adulta, o que não permite estimar o intervalo de tempo transcorrido entre a morte e o encontro do corpo.Errado. Uma vez identificadas as espécies de insetos presentes no cadáver, é possível a determinação do intervalo-pós-morte. 

     

     b) a investigação, quando se puder identificar a qual ou quais espécies pertencem as formas imaturas presentes no corpo em decomposição, condição na qual se poderá estimar o intervalo pós-morte. Correto. 

     

     c) a investigação, quando ambas as espécies forem encontradas no mesmo corpo em decomposição, pois, ainda que não se identifiquem as espécies, a presença de diferentes estágios imaturos desse gênero permitirá estimar o intervalo pós-morte. Errado. A determinação do intervalo-pós-morte não depende do número de espécies de insetos encontrado, e somente uma espécie já seria suficiente para a determinação do intervalo pós-morte.

     

     d) se caracterizar o local onde o corpo foi encontrado, mas não o intervalo pós-morte, pois as diferenças nas taxas de crescimento entre as espécies não permitem que se façam estimativas sobre o intervalo de tempo transcorrido entre a morte e o encontro do corpo. Errado. Uma vez identificadas as espécies de insetos presentes no cadáver, é possível a determinação do intervalo-pós-morte. 

     

     e) a investigação, se no corpo em decomposição estiver se desenvolvendo somente uma das espécies do gênero, situação na qual as formas imaturas se apresentarão no mesmo estágio de desenvolvimento, permitindo estimar o intervalo pós-morte. Errado. Em um cadáver podem ser encontradas diversas espécies de dipteros (moscas) e por isso é necessário identificar as espécies encontradas. 

  • A identificação correta de uma das espécies será importante para a estimativa do intervalo pós-morte (IPM). A identificação da espécie é fundamental, uma vez que possuem desenvolvimentos distintos, apesar das características morfológicas similares.

    Gabarito: B


ID
1019839
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A composição da comunidade de artrópodes associada aos corpos modifica-se conforme progride o processo de decomposição. A sucessão das espécies constituintes dessa comunidade segue um padrão esperado que, habitualmente, é utilizado como comparativo com a lista de espécies encontradas em um corpo de intervalo pós- morte desconhecido, visando estimá-lo. O padrão de sucessão entomológica é o método mais acurado quando o processo de decomposição se encontra adiantado. Esse método possibilita analisar de acordo com:

Alternativas
Comentários


  • Ao longo das fases de decomposição do cadáver, a fauna entomológica varia sucessivamente. Essa sucessão segue um padrão conhecido pelos profissionais forenses. Sendo assim, o conhecimento do padrão configura-se um método para correlacionar os insetos encontrados com as fases de decomposição, o que possibilita estimar o tempo de morte. 


    RESPOSTA: (C)


  • Olá! Essa foi fácil para quem é formado em 15 temporadas de CSI Las Vegas, certo???

    Brincadeiras à parte, veja o comentário da professora Ellen Andrade - aqui do QC:

    "Ao longo das fases de decomposição do cadáver, a fauna entomológica varia sucessivamente. Essa sucessão segue um padrão conhecido pelos profissionais forenses. Sendo assim, o conhecimento do padrão configura-se um método para correlacionar os insetos encontrados com as fases de decomposição, o que possibilita estimar o tempo de morte. RESPOSTA: (C)"

    Bons estudos, Natália.

  • a) Cálculo de grau-dia acumulado e estado de putrefação. ErradoGrau-Dia Acumulado (GDA) é um conceito de tempo e temperatura. Como a idade dos espécimes coincide essencialmente com o calor acumulado durante o seu desenvolvimento, este conceito pode ser usado para estimativa de intervalo pós-morte (IPM).

     

     b) Rigidez cadavérica e tempo de desenvolvimento de imaturos. Errado. O rigor mortis se estabelece com 8h pós-morte e desaparece totalmente com 36h pós-morte, logo, não pode ser usado como indicador do tempo de morte em cadáveres em avançado estado de decomposição. 

     

     c) Correlação dos insetos encontrados com as fases de decomposição e análise de associação. Correto. 

     

    d) Desenvolvimento pós-embrionário e metamorfose. Errado: A questão se refere a sucessão entomológica que tem a ver com mudança no tipo de insetos encontrados em cima do cadáver (dípteros inicialmente e depois coleopteros), e nada tem a ver com a metamorfose. 

     

     e) Crioscopia do sangue e dados entomológicos. Errado: Crioscopia do sangue nada tem a ver com sucessão entomológica no cadáver. A crioscopia tem valor para afirmar a causa jurídica da morte na asfixia-submersão e indicar a natureza do meio líquido em que ela ocorreu. 

     


ID
1019842
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Tão logo a morte se dá, os insetos alcançam o cadáver: primeiros as moscas, e depois outros grupos que se sucedem de modo previsível. Levando em consideração o padrão de sucessão de insetos, assinale o item que cita as principais ordens de interesse forense:

Alternativas
Comentários
  • Necrófagos: São determinados insetos imaturos e/ou adultos na sua grande maioria moscas e besouros (Dípteros Muscóides e Colópteros) que se alimentam de tecido em decomposição;

     Ominívoros: Insetos com uma dieta alimentar ampla, tanto dos corpos quanto da fauna associada. Formigas e vespas (Himenópteros) e alguns besouros;

     Parasitas e Predadores: Os parasitas neste contexto utilizam a entomofauna cadavérica a qual retira os meios para o seu próprio desenvolvimento e os predadores são os indivíduos que se alimentam das formas adultas ou imaturas dos insetos cadavéricos. Nessas duas classificações podemos encontrar Himenópteros (parasitando ou predando), Coleópteros, Dípteros Muscóides e Dermápteros (vulgo tesourinha);

     Acidentais: São insetos que se encontram ao acaso no cadáver, explicado muitas vezes pela freqüência como ocorrem naturalmente em determinadas áreas ecológicas. Aranhas, centopéias, ácaros e outros artrópodes são exemplos de animais pertencentes a esta classificação.


  • Como visto na questão, os primeiros insetos que alcançam o cadáver são as moscas, que compreendem animais da ordem Diptera. As moscas têm preferência por cadáveres ainda úmidos para que suas larvas se alimentem dele. Os escaravelhos, que compreendem insetos da ordem Coleóptera, aparecem em cadáveres mais decompostos, em condições maias secas. Já as formigas (ordem Himenóptera) geralmente são visitantes acidentais, encontrando-se em cadáveres predando ovos, larvas e pupas das moscas. Letra B correta.

  • quando falou que primeiro vinham as mosca, já fui direto na opção que falava delas.

  • Primeiros a visitar o corpo: 

    - Calliphoridae e Sarcophagidae (Diptera);
    - Coleoptera e Hymenoptera: Geralmente associado aos dípteros;
    - Coleoptera: Os necrófagos podem realizar posturas no inÍcio do processo.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/36530/o-padrao-de-sucessao-cadaverica#ixzz479Wv9sjz


ID
1019848
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pericoma marginalis é um díptero nematócero da família Psychodidae, cujo indivíduo imaturo apresenta hábito aquático. Oliveira-Costa (2005) relatou sua presença em cadáveres humanos em área alagadiça na região metropolitana do Rio de Janeiro. Considerando a biologia da espécie, assinale o item que descreve os seus estágios de desenvolvimento, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • por se tratar de dipteros, ovo, larva , pupa e adulto

  • Coleoptera - Besouros Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva pupa e adulto.

    Lepidoptera - Borboletas e Mariposas Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva (lagarta), pupa(crisálida) e adulto.

    Hymenoptera - vespa, formigas, abelhas, marimbondos Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva, pupa, adulto

    Diptera - moscas, mosquitos, pernilongos, borrachudos Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva, pupa e adulto.


    (Fonte: http://www.insecta.ufv.br/Entomologia/cien/sistematica/resumo/comuns.html)

  • Dipteros são holometábolos, e por isso apresentam metamorfose completa passando pelos estágios: ovo, larva, pupa (crisálida) e adulto (imago). 

     

  • Conhecem essa espécie?? Trata-se de um mosquito (Nematocera) da família Psychodidae, ordem Diptera, da mesma família do mosquito-palha (ou birigui - gênero Lutzomyia), vetor responsável pela transmissão da leishmaniose. Dessa família, uma espécie bem conhecida que pode ser encontrada em nosso banheiro é a Clogmia albipunctata, chamada por muitos de “mariposa do banheiro”, mas que na verdade é então um “mosquito (chamado de mosca ou mosquinha) do banheiro”, estando associada a locais com material orgânico em decomposição e lugares úmidos no interior das habitações humanas, onde depositam seus ovos nas paredes dos ralos e canos, próximo à superfície da água, com imaturos apresentando hábito aquático.

    A espécie citada no enunciado da questão, Pericoma marginalis, já foi observada associada a cadáveres, podendo ser um indicador forense. Mesmo não conhecendo esta espécie, você saberia responder facilmente a esta questão. Falou em Diptera (mosca e mosquito) você já sabe que possui desenvolvimento completo, independente da espécie: OVO -> LARVA -> PUPA -> ADULTO.

    Gabarito: E


ID
1019851
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São besouros longos e delgados, distinguidos pelos élitros curtos, com seis ou sete ventritos visíveis. Asas posteriores bem desenvolvidas, dobrando-se sobre o élitro. São insetos ativos que correm e voam rapidamente, mantendo o ápice do abdome erguido. Cabeça prognata, às vezes defletida, têm mandíbulas longas, delgadas, geralmente cruzadas na frente da cabeça. Antenas filiformes ou moniliformes. Tanto larvas quanto adultos possuem hábitos predadores, sendo as larvas de dípteros o seu alimento preferido. Mas podem comer outros táxons que ocorrem no cadáver. Chegam ao cadáver, geralmente, no estágio de inchamento, quando são intensas as atividades das larvas de dípteros. O texto acima se refere à ordem Coleóptera. Assinale a família descrita:

Alternativas
Comentários


  • A família Scarabaeidae é mais conhecida como a família dos escaravelhos, coleópteros grandes, pesados e de formato arredondado. A Leiodidae também é uma família formada por insetos com corpo arredondado, logo, já eliminamos as alternativas A e E. A família Phengodidae, insetos conhecidos como pirilampos, é formada por fêmeas e larvas que apresentam órgãos luminescentes. São predadores de centopeias e outros artrópodes que ocorrem no solo. A família Carabidae é formada por insetos também com cabeça prognata, porém de élitro longo, cobrindo totalmente as asas posteriores. A família descrita é a Staphylinidae, besouros delgados, de élitro curto, antena filiforme ou moniliforme e predadores de larvas de dípteros.


    RESPOSTA: (B)


  • Os Dípteros --> A família Calliphoridae, é de especial importância em medicina legal, isto porque são os primeiros insetos a localizar o cadáver e a depositar os seus ovos.

    Os coleópteros (Staphylinidae e Silphidae) são hospedeiros do cadáver e, mais frequentemente, predadores das espécies necrófagas, alimentando-se apenas de tecidos em decomposição.

    Fonte: https://segurancaecienciasforenses.com/2013/01/15/entomologia-forense/ 

     

  • A questão abordou os besouros (coleópteros) então vamos lá: 

    Principais coleopteros de interesse médico-legal (forense): 

    Dermestidae

    Cleridae

    Histeridae

    Scarabaeidae

    Silphidae

    Staphylinidae

    Dentre os coleópteros citados acima, apenas os estafilínideos (staphylinidae) são besouros longos e delgados.

  • A família Scarabaeidae é mais conhecida como a família dos escaravelhos, coleópteros grandes, pesados e de formato arredondado. A Leiodidae também é uma família formada por insetos com corpo arredondado, logo, já eliminamos as alternativas A e E. A família Phengodidae, insetos conhecidos como pirilampos, é formada por fêmeas e larvas que apresentam órgãos luminescentes. São predadores de centopeias e outros artrópodes que ocorrem no solo. A família Carabidae é formada por insetos também com cabeça prognata, porém de élitro longo, cobrindo totalmente as asas posteriores. A família descrita é a Staphylinidae, besouros delgados, de élitro curto, antena filiforme ou moniliforme e predadores de larvas de dípteros.


ID
1023661
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre os invertebrados, existe um filo que pode ser considerado o mais bem sucedido do reino animal, tanto pelo critério de diversidade de espécies, quanto de distribuição e de números absolutos. Os animais deste filo apresentam corpos segmentados, exoesqueleto duro e apêndices articulados. Estamos nos referindo aos

Alternativas
Comentários
  • "O Criador, se Ele existe, tem uma predileção desmesurada por besouros". A frase é do biólogo escocês John Burdon Sanderson Haldane (1892-1964).


ID
1103980
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Filo Arthropoda é o filo animal mais diverso, com mais de um milhão de espécies descritas. Aracnídeos, crustáceos, insetos e miriápodos são representantes que integram esse filo.

Sobre esses grupos animais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • c) Os insetos possuem um par de antenas e três pares de pernas.




    Correção:


    * Quilópodos - São animais terrestres de corpo alongado, segmentado e achatado. Possuem o corpo dividido em cabeça e tronco, e há um par de patas em cada segmento do tronco. São carnívoros e peçonhentos. Exemplos: lacraia, centopeias ou escalopendras. Quilópodos não são exemplos de insetos.



    * Aracnídeos - São animais geralmente terrestres e como representantes podemos citar aranhas, escorpiões, ácaros, carrapatos e cravos. Possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdômen, há quatro patas, e não possuem antenas.



    * Insetos - Constituem o maior grupo do filo dos artrópodes. Possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. há três patas e um par de antenas. São exemplos de insetos gafanhotos, moscas, dentre outros.



    * Crustáceos - Possuem o exoesqueleto impregnado de material calcário que o torna rígido, daí o nome de crustáceo, que deriva da crosta. A maioria da especie é marinha como, por exemplo, siris, caranguejos e lagostas, mas há representantes em outros ambientes, como o tatuzinho de jardim que é terrestre. Possuem o corpo dividido cefalotórax e abdômen, possuem também cinco pares ou mais de patas, e dois pares de antenas.

  • A diferenciação desses grupos é feita , muitas vezes, pelos seus apêndice articulados

    Insetos são hexápodes ( tem 6 pernas ) e apenas um par de antenas .

    Aracnídeos são octópodes (8 pernas ) e não possuem antenas

    Crustáceos são , na maioria decápode ( 10 pernas ) e possuem 2 par de antenas sempre.

    Miriápode são muitas pernas e um par de antenas

    LETRA C

    APMBB


ID
1119844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à entomologia forense, julgue o item que se segue.

Os estudos em entomologia forense são exclusivamente voltados para a ordem díptera.

Alternativas
Comentários
  • Podemos encontrar na fauna cadavérica Brasileira, uma diversidade de insetos como Himenópteros (formigas, vespas, besouros), Coleópteros, Dípteros Muscóide (Besouros e moscas) e Dermápteros (tesourinhas).

  • Marcos, sua classificação está incorreta. Himenopteros (vespas, formigas e abelhas), Coleópteros (besouros), Dípteros (moscas e mosquitos).

  • Temos como classificação:

    Dípetros = moscas e mosquitos (caliphoridae - lucillia - sarcophaga)

    Coleópteros = besouros ( sthaphylinidae - silphidae)

    Hymeópteros = vespas, formigas e abelhas

    Lepdópteras = mariposas e borboletas

  • Entomologia Forense Urbana: Isópteros (cupins)

    Entomologia Forense de Produtos Estocados: pode variar. Ex: coleópteros

    Entomologia Forense Médico-legal: Dípteros, coleopteros e hymenópteros

    Entomologia Forense Ambiental: diversas famílias de insetos usados como bioindicadores de qualidade ambiental, em estudos de impacto ambiental (EIA). 

     

  • A resposta está Errada. Além de Dípteros, outras ordens de interesse forense também são de extrema importância na elucidação de crimes, como: Coleópteros e Himenópteros. 

     

     


ID
1119847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à entomologia forense, julgue o item que se segue.

Redes entomológicas do tipo Malayse podem ser utilizadas para a coleta de insetos.

Alternativas
Comentários
  • ARMADILHA DE MALAISE: esse tipo de armadilha é construído com tela de material sintético e lembra uma barraca de camping. No alto da armação existe uma gaiola que recebe os insetos coletados.

  • Complementando....

    É ótima para coletar moscas, abelhas e outros insetos que têm o hábito de subir quando aprisionados. Para aumentar o número de insetos coletados recomenda-se montar a armadilha transversalmente a caminhos naturais (sobre riachos) ou artificiais (picadas, estradas) onde os insetos com vôos mais fortes preferem voar. Em áreas abertas montar preferencialmente em sentido transversal ao do vento. Em áreas fechadas, de floresta, orientar o frasco coletor no sentido de maior luminosidade. 


ID
1119850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à entomologia forense, julgue o item que se segue.

A classificação dos insetos encontrados deve estar de acordo com o Código Internacional de Taxonomia Zoológica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito medonho, o correto seria Código Internacional de nomenclatura Zoológica. A taxonomia é a ciência que da nomes, e os nomes obedecem ao código.


ID
1146604
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No reino Animalia, o filo dos artrópodes é o mais diversificado do planeta, apresentando mais de 1 milhão de espécies catalogadas, das quais cerca de 900 mil são só de insetos.

Entre as características estruturais que garantiram a conquista e a adaptação dos insetos ao meio ambiente terrestre, destaca-se a presença de

Alternativas

ID
1152388
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Podemos afirmar que as borboletas, quanto ao I) desenvolvimento e II) divisão corporal, são classificadas, respectivamente, como animais

Alternativas
Comentários
  • Holometábolo é um animal que tem metamorfose completa durante o seu desenvolvimento. e todos insetos tem o corpo divido em cabeça, torax e abdome.

    Portanto letra D.

  • Holometábolo = metamorfose completa

    OVO>LARVA>PUPA>FASE ADULTA


ID
1152964
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UCB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Parque Olhos d’Água localiza-se no Plano Piloto, em Brasília. Foi inaugurado em 1994 e apresenta a vegetação típica do cerrado preservada, além de vegetação introduzida na época em que a área era utilizada por pequenas chácaras. A fauna é bastante diversificada, principalmente as aves e os insetos, além de mamíferos como gambás e preás, e uma série de lagartos e quelônios. É um excelente lugar para se ficar um pouco mais próximo da natureza.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

A reprodução dos insetos é caracterizada pela oviposição, seguida do surgimento da larva e posterior metamorfose completa.

Alternativas

ID
1173466
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os insetos, especialmente aqueles com modo de vida social, estão entre os animais mais abundantes na Terra. São insetos sociais, que vivem em colônias:

Alternativas

ID
1205422
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma produtora de cinema, entusiasmada com o sucesso das histórias do “Homem Aranha”, resolveu lançar o flme “A Liga dos Arachnida”. Nesta nova trama, o Homem Aranha tem três outros super-heróis da sua mesma classe para ajudá-lo a combater o crime. Seus parceiros são os Homens

Alternativas
Comentários
  • Os aracnídeos são animais pertencentes ao subfilo Chelicerata. Compreendem as aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. O corpo é dividido em cefalotórax e abdôme. O 1º par de apêndices são chamados de quelíceras  (por isso subfilo Chelicerata) e é utilizado como estrutura para alimentação. O 2º par de apêndices é chamado de pedipalpos e desempenha várias funções. A classe Arachnida compreende a mais importante dos quelicerados. Estão descritas cerca de 65.000 espécies, organizadas em onze ordens, tais como: Scorpiones (escorpiões), Opiliones (opiliões), Araneae (aranhas), Acari (ácaros e carraças) e Pseudoscorpiones (pseudoescorpiões).

  •   O Opilião é um aracnídeo, ou seja pertence a mesma classe das Aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros. É conhecido popularmente como aranha-alho, aranha-bolde, aranha-de-chão, bodum e giramundo.. E ele definitivamente Não é uma ARANHA!!!



ID
1235212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Grupo de Comunidades Bentônicas, da Universidade Federal de Alagoas, identificou organismos da fauna de invertebrados considerados, atualmente, endêmicos das áreas de recife brasileiras e novas espécies, cuja localidade-tipo é o litoral de Alagoas. Entre elas constam a esponja Mycale alagoana e os briozoários Vasigynella ovicellata, Beania correiae, Bugula alba, Bugula bowiei e Bugula gnoma. Briozoários são pequenos animais invertebrados que formam colônias em pedras e sedimentos no mar. A coordenadora da pesquisa destaca que, mesmo após duas décadas de estudos, apenas 50% da fauna dos invertebrados nos ecossistemas recifais foi identificada, o que comprova a vastidão da biodiversidade marinha em Alagoas. De acordo com a coordenadora, os principais invertebrados presentes nos recifes são esponjas, corais, moluscos, poliquetas, crustáceos, briozoários, equinodermos e ascídias. Internet:

< www.alagoas24horas.com.br > (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Os crustáceos, como lagostas e camarões, são animais invertebrados que apresentam segmentação corporal (metameria).

Alternativas
Comentários
  • Os Artrópodes são animais que, como os anelídeos, apresentam metameria (corpo segmentado), embora em aracnídeos e crustáceos haja uma tendência de diminuição desta metameria. http://www.infoescola.com/biologia/artropodes-arthropoda/

  • O termo mais correto seria tagmatização. Por isso, eu teria considerado o item como errado.

  • Resposta Certa

    Os crustácios são artrópodes e possuem a Metameria que é a segmentação do corpo.  

  • Esta aula é muito boa

    49- Zoologia - Equinodermos e cordados

    https://youtu.be/grlNwNZ7oX8

  • METAMERIA=SEGMENTAÇÃO

    CERTO


ID
1354321
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Conhecer as transformações por que passam os insetos que se desenvolvem sobre corpos em decomposição traz informações sobre o intervalo pós-morte. Dessa forma, é verdade que, nos insetos:

Alternativas
Comentários
  • holo = metamorfose total
    hemi = semimetamorfose
    a = nenhuma metamorfose

    holometábolo = do ovo eclode uma largarta, chegará no estágio final após metamorfose completa (borboletas, mosquito da dengue, mosca, etc)
    hemimetábolo = do ovo eclode uma ninfa, semelhante ao adulto, sem asas (gafanhoto, barata)
    ametábolo = do ovo eclode um jovem, semelhante ao adulto (traça-dos-livros)
     

  • a) ametábolos, os órgãos reprodutores e a genitália externa dos imaturos são como os dos adultos. Errado: nos imaturos ametabolos os órgão genitais não estão desenvolvidos. 

     

     b) hemimetábolos, faltam gônadas e genitália externa e as asas são tecas alares nos imaturos. Correto: genitália e as asas são as caracteristicas de diferenciação entre imaturos e adultos, além do tamanho. 

     

     c) hemimetábolos, os imaturos são conhecidos como larvas. Errado: os imaturos são conhecidos como ninfas. 

     

     d) holometábolos, os imaturos passam por instares de ninfa e pulpa até transformarem-se em adultos. Errado: não existe ninfa nos holometabolos.

     

     e) holometábolos, os imaturos passam por instares de náiades e pulpa até transformarem-se em adultos.  Errado: não existe náiades nos holometabolos. 


ID
1364413
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um inseto (ou grupo de insetos), cuja metamorfose seja incompleta.

Alternativas
Comentários
  • Os hemípteros apresentam um ciclo de vida caracterizado por hemimetabolia, o que significa que não sofrem metamorfose entre as fases de larva e de imago (adulto)

  • Esse tipo de questão dá pra resolver por interpretação: HEMI= meio.


ID
1364416
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É correto afirmar que, nos artrópodes, os túbulos de Malpighi têm, como função principal, a atividade

Alternativas
Comentários
  • Os túbulos de Malpighi são os principais órgãos excretores dos artrópodes. .

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%BAbulo_de_Malpighi


ID
1427578
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Combater fome no Brasil com insetos é ideia extrema, dizem cientistas:

As Nações Unidas recomendam: o consumo de insetos e a preservação das florestas onde eles vivem são ferramentas de combate à fome. O assunto está na pauta da Conferência da FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que começa neste sábado (15/06), em Roma.

Mas essa proposta esbarra em uma questão cultural e, no Brasil, a viabilidade é questionável. “O México vende gafanhotos em lata. Na China, tem churrasco de escorpião. Para nós (brasileiros) é difícil. Vai ser complicado. Vai demorar alguns anos”, comenta a bióloga Waleska Bretas, da Univale, em Minas Gerais. [...]

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/ 2013/06/1295073-combater-fome-no-brasil-com-insetos-e- ideia-extrema-dizem-cientistas.shtml -Acesso em15/10/2013).

Apesar do título da reportagem fazer referência a “insetos” como uma alternativa para a fome no Brasil, o escorpião não faz parte dessa classe de artrópodes, sendo um:

Alternativas
Comentários
  • Aracnídeo. Corpo dividido em Cefalotórax e Abdome! No primeiro tendo 4 pares de pernas laterais, 1 par de pedipalpos (pinças), 1 par de queliceras e na porção ventral 1 par de pentes (exclusivo dos Escorpiões). No abdome os 5 últimos segmentos formam a cauda (metassoma) onde na sua porção final está o Télson que inocula veneno. 

  • Gab. A - Aracnídeo

    É bom lembrar!

    Miriápodes são artrópodes:

    Quilópodes - centopeias

    Diplópodes - piolhos-de-cobra (embuá)

  • A classe dos aracnídeos inclui aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros. Esses possuem 4 pares de pernas, e o corpo dividido em cefalotórax e abdome.


ID
1531597
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A ecdise (ou muda) é uma característica comum entre animais das classes insecta e arachnida, por exemplo. Sua ocorrência deve-se:

Alternativas
Comentários
  • Muda ou ecdise é um processo que ocorre em  artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses  para garantir o seu crescimentoEsse processo é essencial, pois esses invertebrados apresentam um esqueleto externo, o que impossibilita um crescimento contínuo.

    brasilescola.uol.com.br


ID
1600063
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

"Denominado vulgarmente de tatuí ou tatuíra, o crustáceo Emerita brasiliensis Schmitt, 1935 (Decapoda: Anomura: Hippidae) é um dos principais representantes da macrofauna das praias arenosas do Rio de Janeiro, ocorrendo em densas populações e apresentando elevada produção secundária, principalmente durante a primavera e o verão" Adaptado de Veloso & Cardoso (1999).


Considerando o texto acima e as regras de nomenclatura zoológica, assinale a alternativa que contém a família na qual o tatuí ou tatuíra é classificado.

Alternativas
Comentários
  • Única que possui grafia de uma família é a letra A


ID
1600066
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os Túbulos de Malpighi são estruturas excretoras que possuem uma das extremidades em fundo cego, que filtra o sangue do amplo espaço corpóreo que corresponde à hemocele enquanto a outra extremidade abre-se na porção posterior do intestino onde ocorre a liberação da urina.


Assinale a alternativa cujo animal possui Túbulos de Malpighi.

Alternativas
Comentários
  • Os túbulos de Malpighi são os principais órgãos excretores dos insetos. Estão presentes em número de dois até várias centenas. Cada túbulo desemboca no intestino, entre as porções média e posterior, enquanto a outra extremidade termina em fundo cego e, na maioria dos insetos, situa-se na hemocele.

  • É de importância lembrar que, embora também pertençam ao grupo dos artrópodes, carangueijos possuem respiração branquial. Gabarito: alternativa "E".

  • Não é respiração Alisson, mas sistema excretor, cuidado para nao confundir. A respiração em Insetos pode ser traqueal (maioria) ou branquial.

    A - Minhoca (Annelida). Metanefrídeos segmentares; cada segmento da minhoca tem um conjunto de metanefrídeos.

    B - Caramujo (Mollusca). Metanefrídeos.

    C - Esponja (Porifera). Difusão, mas lembrem-se da função do ósculo que é a abertura principal por onde saem a água do interior do átrio.

    D - Caranguejo (Crustacea). Glândulas verdes

    E - Gafanhoto (Insecta). Gabarito

  • A excreção do caranguejo e por glândulas verdes.

ID
1605139
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Moscas podem dizer onde, quando e como uma pessoa morreu.

As moscas são as principais estrelas de uma área relativamente nova no Brasil, a entomologia forense. ... A presença de insetos necrófagos em um cadáver pode dar pistas valiosas sobre a hora da morte ou o local do crime...

(Insetos Criminalistas. Unesp Ciência, setembro de 2009. Adaptado.)


Três crimes foram cometidos, e os cadáveres foram encontrados pela polícia no mesmo dia. Assim que encontrados, sobre eles foram obtidas as seguintes informações:


Crime 1

O cadáver foi encontrado na zona rural, apresentava larvas, mas não ovos, de uma espécie de mosca que só ocorre na zona urbana. Apresentava também ovos e larvas de uma espécie de mosca típica da zona rural. No solo ao redor do cadáver, não havia pupas dessas espécies.


Crime 2

O cadáver foi encontrado na zona urbana, em um matagal. No corpo havia ovos e larvas de moscas comuns na região, e pupas estavam presentes no solo ao redor do cadáver.


Crime 3

O cadáver foi encontrado na zona urbana, em área residencial, em um terreno pavimentado. Sobre o cadáver, moscas e baratas, poucos ovos, mas nenhuma larva encontrada.


A partir dos dados disponíveis sobre esses três crimes, e considerando-se que nos três casos as moscas apresentam ciclos de vida de mesma duração, pode-se dizer que, mais provavelmente,


Alternativas
Comentários
  • CICLO DA MOSCA...  OVOS ---> LARVA ---> PUPA ---> MOSCA ADULTA

     

    CRIME 01 - SÓ LARVAS (2º A MORRER)

    CRIME 02 -  OVOS, LARVAS E PUPAS (1º A MORRER)

    CRIME 03 - SÓ OVOS (3º A MORRER)


ID
1607461
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia as informações e as afirmativas que seguem.

Foi noticiado recentemente o alerta preocupante sobre a perda na diversidade de abelhas; além disso, a quantidade de abelhas tem diminuído no mundo. Pragas e uso de pesticidas estão entre as principais causas desse fenômeno, que já afeta o Brasil. Apicultores relataram que 30% das abelhas de Santa Catarina desapareceram desde 2012.

Nesse contexto, afirma-se que

I. a presença de abelhas é essencial, pois polinizam flores presentes em plantações de frutas, legumes e grãos.

II. a abelha coleta o pólen, que adere aos pelos do seu corpo quando em contato com as anteras.

III. as monoculturas seriam vantajosas para a manutenção da diversidade das colmeias.

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)


Alternativas

ID
1612978
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existem registros científicos da existência dos escorpiões há mais de 400 milhões de anos. Segundo pesquisas, entre as adaptações que lhes permitiram conquistar o ambiente terrestre, lhes foi muito útil à carapaça de quitina que compõe o seu exoesqueleto e que evita a evaporação excessiva. Atualmente, já estão catalogadas cerca de 1.600 espécies e subespécies distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo. No Brasil, existem cerca de 140 espécies.


No jornal Estado de Minas, de 17 de agosto de 1990, foi publicado o seguinte texto: “Agosto e setembro são os meses em que mais aparecem escorpiões, pois é justamente nesses meses que eles têm seu período de reprodução. O inseto se refugia nos mais diferentes lugares, como amontoados de madeira, pedras, entulhos, fendas na parede ou atrás de móveis. Diariamente, pelo menos uma pessoa picada por escorpião é atendida no Centro de Toxologia do Hospital João XXIII.”


Essa matéria sobre o escorpião incorre em erro ao

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: 

    d)referir-se à sua classificação taxonômica. 

    Segundo pesquisas, os escorpiões foram os primeiros artrópodes a conquistar o ambiente terrestre.

  •  d)referir-se à sua classificação taxonômica.

    Os escorpiões fazem parte do grupo dos  aracnídeos que representam uma das classes pertencentes ao filo dos artrópodes. Os insetos, por sua vez formam uma outra classe distinta, também pertencente ao filo dos artropodes.


  • "Agosto e setembro são os meses em que mais aparecem escorpiões, pois é justamente nesses meses que eles têm seu período de reprodução. O inseto se refugia nos mais diferentes lugares, como amontoados de madeira, pedras, entulhos, fendas na parede ou atrás de móveis. Diariamente, pelo menos uma pessoa picada por escorpião é atendida no Centro de Toxologia do Hospital João XXIII.”

    Inseto não! O aracnídeo sim! 


ID
1612981
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, são conhecidas várias espécies de aranhas peçonhentas e de insetos vetores de doenças. Esses animais pertencem ao grupo dos artrópodes, que constituem mais de um milhão de espécies, das quais cerca de novecentas mil são de insetos, que surgiram há milhões de anos. Cientistas afirmam que os primeiros surgiram há cerca de 500 milhões de anos. Eles vivem espalhados por todo o mundo. Desde as regiões polares até as zonas tropicais, passando por rios, mares e oceanos.


O grande sucesso evolutivo dos insetos, quando comparados aos demais artrópodes, pode ser explicado pela seguinte adaptação: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:

    a) hábitos alimentares diversificados.

  • Entre as alternativas, hábitos alimentares diversificados distingue os insetos da maior parte dos outros membros do grupo dos artrópodes.  

    As outras características são comuns aos demais integrantes do filo e que não foram tão bem-sucedidos.  Atenção especial para a alternativa e) que fala do tipo de respiração (aeróbia) e não do "sistema respiratório" (traqueal).

     

     Sucesso a todos(as!

     

     

    Força, foco e fé.

     

  • GABARITO: A 

     

    Embora o comentário não traga a alternativa, acredito que pode valer a pena.

     

    O sucesso é evolutivo dos insetos poderia ser atribuído a evolução de 5 características:

     

    1-uma epicutícula cérea, que reduz a dessecação,

    2- asas, que potencializam o acesso ao alimento e a outras fontes, ajuda a fugir dos predadores.

    3- o dobramento das asas em repouso, que permite a utilização de micro-habitats confinados.

    4- uma casca de ovo resistente, que permite a exposição a condições ambientais mais extremas

    5- um desenvolvimento que inclui uma larva, permitindo que o inseto juvenil utilize recursos diferentes dos adultos.

     

    Fonte: Ruppert & Barnes. Zoologia dos Invertebrados.6ª edição.

     

    obs: não tenho o ano do livro.

     

     

    Bons estudos.

  • Todos os artropodos possuem exoesqueleto quitinoso que é um sucesso evolutivo mas a questão quer saber o fator diferencial que faz com que os insetos tenham um sucesso maior que os demais artropodos, nesse caso é a alimentação diversificada dos insetos.


ID
1640860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A entomologia forense aplica conhecimentos sobre a biologia dos insetos e outros artrópodes a processos criminais. Com a ajuda desses conhecimentos, é possível, por exemplo, determinar o local e o tempo da ocorrência de incidentes, de acordo com a fauna encontrada no cadáver. Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.


O desenvolvimento pós-embrionário dos dípteros é processado por metamorfose incompleta. Geralmente, as larvas sofrem três ou mais mudas de pele para chegar à fase adulta.

Alternativas
Comentários
  • O ciclo é: ovo - larva 1 - larva 2 - larva 3 - pré-pupa - pupa - adulto.

    ocorrem duas ecdíases, entre larva 1 e larva 2. A membrana da larva 3 vai se transformar na pupa.

  • Os dipteros possuem metamorfose completa...

  • Metamorfose completa com períodos de tempos relativos a cada fase

    Ovo = 14,4

    Larva 1 = 9,6

    Larva 2 = 24

    Larva 3 = 158,6

    Esses são os tempos em cada fase, poderão ser usados para estimar o GHA

     

     

  • Gabarito Errado.

    Os dipteros possuem metamorfose completa, ou seja, são holometábolos.

     


ID
1640863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A entomologia forense aplica conhecimentos sobre a biologia dos insetos e outros artrópodes a processos criminais. Com a ajuda desses conhecimentos, é possível, por exemplo, determinar o local e o tempo da ocorrência de incidentes, de acordo com a fauna encontrada no cadáver. Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.


A entomologia forense urbana é um estudo específico sobre infestação de pragas provocada por artrópodes, aplicado a litígios que envolvam prestação de serviços entre contratantes e contratados para limpeza em geral, como em shopping centers.

Alternativas
Comentários
  • Aplicações legais da entomologia forense Urbana

    Relativa às ações cíveis envolvendo a presença de insetos em bens culturais, imóveis ou estruturas. Um típico caso seria o do comprador de um imóvel que, pouco tempo depois da compra, descobre que ele se encontra infestado por cupins e responsabiliza o vendedor do imóvel pelo seu prejuízo. A pergunta a ser respondida pela Entomologia Forense é tempo de infestação e se ocorreu antes ou depois da compra do imóvel. 

    Créditos de Camila Santos de Santana e Daniel Siquieroli Vilas Boas, http://sites.unisanta.br/revistaceciliana/edicao_08/5.pdf

  • A entomologia Urbana está vinculada à atividade das pragas, pois elas causam transtorno ou prejuízo, direto ou indireto ao ser humano, na forma de dano a estruturas, produtos ou transmitindo doenças. Este ramo incluí ações de prevenção e controle destas pragas.

    Portanto, a questão esta errada ao afirmar que: A entomologia forense urbana é um estudo específico sobre infestação de pragas provocada por artrópodes, aplicado a litígios que envolvam prestação de serviços entre contratantes e contratados para limpeza em geral.

    Ela vai muito além disso

  • A entomologia forense urbana é um estudo específico sobre infestação de pragas provocada por artrópodes, aplicado a litígios que envolvam prestação de serviços entre contratantes e contratados para limpeza em geral, como em shopping centers.

    Não é específico, podemos usar a entomologia em estudos de tempo de morte encontrando inclusive a hora aproximada da morte pelo GHA ou GDA

     

    Atte.

  • kkkkkk

  • A Entomologia Forense se divide em três subáreas: 

    URBANA - inclui ações cíveis envolvendo a presença de insetos em imóveis, danificando-os, como, por exemplo, a presença de cupins. Essa modalidade é muito utilizada em ações envolvendo compra e venda de imóveis; 

    DE PRODUTOS ESTOCADOS - trata da contaminação em grande extensão de produtos comerciais estocados, como, por exemplo, o caruncho, que é uma espécie de besouro que ataca os cotilédones do feijão; 

    MÉDICO-LEGAL - é a categoria que mais nos interessa, visto que, envolve a área criminal, principalmente, com relação à morte violenta. E é a essa categoria que se dedica o presente trabalho. 


ID
1675087
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A classificação dos seres vivos é um dos artifícios que o ser humano desenvolveu para organizar seus conhecimentos. Nas Ciências Naturais, os animais recebem classificações específicas, decorrente suas características peculiares. Em uma determinada aula de ciências, quatro alunos chegaram, cada um, com exemplares de animais conhecidos, a saber: ARANHA, ESCORPIÃO, BORBOLETA, ABELHA. O professor para provocar a turma perguntou a que grupos (classes) dos artrópodes estes exemplos de animais pertenciam. Assinale a única alternativa que apresenta a classificação correta destes animais, seguindo a ordem anteriormente apresentada, de aranha para abelha.

Alternativas
Comentários
  • Aracnídeo, Aracnídeo, Inseto, Inseto.

  • Lagartídeo foi ótimo! rsrs


ID
1703299
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A internet (rede mundial de computadores) é uma ferramenta de extrema importância. A ferramenta de busca é fundamental para realizar pesquisas acadêmicas. No entanto, um dos problemas encontrados é a incerteza das informações disponíveis em alguns sites. Você necessita fazer uma pesquisa e utiliza termos ou palavras-chaves para encontrar determinados filos e classes de animais. Para auxiliar a sua pesquisa um de seus colegas fez o seguinte roteiro:

I. Para encontrar somente os artrópodes basta digitar a expressão corpo segmentado.

II. É possível encontrar equinodermos digitando-se a expressão sistema ambulacral.

III. Digitando-se enterocelomados e deuterostômios você encontrará somente os cordados.

IV. Para encontrar os poliquetas pode-se digitar a expressão anelídeos marinhos com parapódios.

Você avalia o roteiro elaborado pelo colega e chega à conclusão de que são corretas SOMENTE as informações:

Alternativas

ID
1704967
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Filo Arthropoda representa mais de metade da biodiversidade nominal já descrita. A sistemática de Arthropoda é dificultada pelos seguintes pontos, exceto:

Alternativas

ID
1721308
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os Pterygota são frequentemente divididos em dois clados, segundo a morfologia da asa. Das afirmações a seguir, identifique aquela que corretamente descreve a composição destes grupos.

Alternativas

ID
1721311
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os holometábolos consistem no grupo mais diversificado de Hexapoda, com mais de meio milhão de espécies descritas. O sucesso do grupo é frequentemente atribuído ao desenvolvimento com metamorfose completa. Nas alternativas a seguir, são listadas ordens de Hexapoda e somente uma delas consiste inteiramente de ordens holometábolas.

Alternativas

ID
1721314
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cada segmento do tórax do insetos é composto por escleritos que recebem nomes especiais. Assinale a alternativa com a correta identificação.

Alternativas

ID
1721320
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As asas dos insetos possuem veias que recebem nomes específicos e que são fundamentais para a identificação de determinados grupos. Essa nomenclatura muitas vezes é específica em determinados grupos, embora o sistema de Comstock-Needham seja o padrão mais amplamente utilizado. Nas alternativas a seguir, identifique aquela que corretamente denomina o nome das principais veias na seqüência anterior-posterior neste sistema.

Alternativas

ID
1721323
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A cabeça dos insetos é uma cápsula formada por diversos escleritos e apêndices. Identifique abaixo a alternativa que corretamente enumera os apêndices cefálicos, no sentido anterior-posterior.

Alternativas

ID
1721326
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diferentes linhagens de insetos se especializaram em utilizar fontes diversas de alimentos. O aparelho digestivo dos insetos é estruturalmente e funcionalmente dividido nas seguintes regiões:

Alternativas

ID
1721329
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema circulatório dos insetos segue o plano básico encontrado no filo Arthropoda. A seguinte afirmativa corretamente descreve a morfologia do sistema circulatório destes animais.

Alternativas

ID
1721332
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A biologia do sistema excretor dos insetos evoluiu para a vida no ambiente terrestre, onde o problema de perda hídrica é constante. A excreção nos insetos é realizada em órgãos que se localizam entre os intestinos médio e posterior. Identifique nas alternativas a resposta correta.

Alternativas
Comentários
  • sistema excretor dos insetos evoluiu para a vida no ambiente terrestre, onde o problema de perda hídrica é constante. A excreção nos insetos é realizada em órgãos que se localizam entre os intestinos médio e posterior. chamado túbulos de Malpigi

     

     

  • Sistema excretor nos artrópodes= túbulos de mapighi, salvo os aracnídeos que usa as glândulas coxais

    Coleta do santo > porção final do intestino > fezes.

    LETRA C

    APMBB


ID
1721335
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os insetos apresentam centralização de gânglios nervosos na região cefálica, formando um cérebro. Este órgão é composto por três regiões distintas que enervam os seguintes órgãos:

Alternativas

ID
1721338
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns grupos de insetos hemipteróides (Paraneoptera) apresentam importância médica. Em diversas linhagens independentes, os hemipteróides evoluíram para tamanho de corpo reduzido e perderam características neópteras. As seguintes ordens são frequentemente reconhecidas como insetos hemipteróides:

Alternativas

ID
1721341
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A subfamília Phlebotominae da família Psychodidae é composta por aproximadamente seis gêneros, dos quais três são hematófagos. Esses dípteros são vetores de leishmanioses, além de alguns vírus e bactérias. Nas alternativas a seguir, identifique a que corretamente caracteriza os insetos deste grupo.

Alternativas

ID
1721344
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas espécies da ordem Siphonaptera possuem importância médica por serem vetores de doenças bacterianas, como Yersinia pestis e Rickettsia typhi, e hospedeiros intermediários de cestódios. Com relação aos sifonápteros, analise as seguintes alternativas.

I. Nos Neotrópicos, o gênero Xenopsylla é o mais relevante em termos epidemiológicos.

II. Assim como em dípteros Culicidae, apenas as fêmeas são hematófagas.

III. A transmissão do tifo para humanos ocorre através da picada de insetos infectados.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • d)

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.


ID
1721347
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os hexápodos não são os únicos artrópodes vetores de endemias. Ácaros e carrapatos, aracnídeos da ordem Acari, também possuem importância médica. As famílias de carrapatos vetores são Argasidae e Ixodidae. Sobre essas famílias, analise as seguintes alternativas

I. Carrapatos Argasidade possuem um escudo quitinoso dorsal. O órgão mastigador, o capitulum, não é visível dorsalmente nos adultos. A ninfa passa por mais de um estágio de desenvolvimento.

II. Carrapatos da família Ixodidae apresentam um escudo quitinoso dorsal. O capitulum é visível dorsalmente na larva, na ninfa e no adulto. A ninfa apresenta apenas um estágio de desenvolvimento.

III. Carrapatos das famílias Argasidae e Ixodidae possuem órgãos coxais, responsáveis por osmorregulação e a oviposição é realizada em apenas uma postura com milhares de ovos.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721350
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Muitos artrópodes vetores de endemias são hematófagos. Destes, os dípteros da família Culicidae estão entre os animais mais importantes do ponto de vista epidemiológico. Os culicídeos apresentam capacidade variável de dispersão natural. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1721353
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As larvas de mosquitos apresentam alimentação bastante diversificada e podem procurar ativamente os alimentos ou não. Sobre os hábitos alimentares de dípteros Culicidae, analise as afirmativas a seguir.

I. As larvas de Aedes são passivas em relação à procura do alimento, realizando filtragem.

II. Algumas larvas de Culicidae vetores são predadoras ou canibais, como ocorre em espécies do gênero Psorophora.

III. As larvas de Anopheles se alimentam de microorganismos obtidos principalmente através de raspagem do fundo do criadouro.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721356
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os métodos de vigilância entomológica objetivam fundamentalmente estimar as características populacionais de insetos vetores em uma localidade. Assim sendo, métodos de amostragem de indivíduos são usados. Analise as seguintes afirmativas sobre estes métodos.

I. Estimativas da população de fêmeas grávidas podem ser feitas pelo uso de armadilhas para ovos.

II. Em áreas com criadouros, o método de quadrats pode ser usado para estimativa do tamanho da população de larvas.

III. Armadilhas com gelo seco são eficazes na captura de vetores hematófagos.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721368
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A família Culícidae contém espécies de interesse médico. Estes animais são vetores de grande parte das viroses noticiadas na mídia nos últimos anos. Sobre a taxonomia da família, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Reino:Animalia

    Filo:Arthropoda

    Classe:Insecta

    Ordem:Diptera

    Subordem:Nematocera

    Família:Culicidae

    Subfamílias: Toxorhynchitinae | Culicinae | Anophelinae

    Toxorhynchitinae: "
    são os unicos da familia Culicidae que não precisam sugar sangue para maturar seu ovários". 

    Culicinae: A subfamília Culicinae é um taxon de mosquitos denominados de os culicíneos, é a maior subfamília na família Culicidae, com 10 tribos, 38 gêneros e aproximadamente 3.000 espécies. Ex. Aedes aegypti

    Anophelinae:3 gêneros, os principais:
     
    Anopheles () Chagasia ().

    ****Anopheles : Gênero que é o agente transmissor da malária e, em alguns casos, da filariose. Os mosquitos-fêmea deste gênero são, para os humanos, os animais mais mortais do mundo, causando anualmente a morte de mais de 1 milhão de pessoas.




    https://pt.wikipedia.org/


ID
1721371
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A subfamília Culicinae possui cerca de 2.750 espécies distribuídas pelo mundo. Existem aproximadamente 38 gêneros nesta subfamília, dos quais os seguintes apresentam importância médica:

Alternativas

ID
1721377
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os ovos dos culicídeos vetores apresentam resistência diferenciada à dessecação e as larvas apresentam diferenças morfológicas que possibilitam a identificação ao nível de subfamília. A seguinte alternativa está correta acerca da morfologia das larvas.

Alternativas

ID
1721380
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os gêneros Aedes e Culex são vetores de viroses e parasitoses que afetam a população humana. Desta forma, a identificação destes animais é fundamental para o planejamento de políticas de saúde pública. As larvas de ambos os gêneros citados são semelhantes, entretanto elas podem ser diferenciadas pelas seguintes características.

Alternativas

ID
1721383
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os culicídeos são insetos holometábolos e a pupa das espécies de importância médica apresenta um formato virgulóide. Embora semelhantes, as pupas de Anopheles e Culex são diferenciadas pelas seguintes características:

Alternativas

ID
1721386
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo de vida dos Culicidae é caracterizado por estágios cuja duração média varia com relação a fatores físicos. Sobre este tema é correto afirmar.

Alternativas

ID
1721389
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas espécies da subfamília Culicinae são vetores de filariose bancroftiana e brugiana. No Brasil, a filariose bancroftiana é mais relevante epidemiologicamente e a maioria dos casos hoje ocorre na Região Metropolitana do Recife. Sobre o ciclo de vida de Wuchereria bancrofti nos culicídeos, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os mosquitos ingerem a larva microfilária de W. bancrofti e esta se aloja na musculatura torácica do animal e sofre mudas até o estágio infectivo. O mosquito é o hospedeiro intermediário.


ID
1721395
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O comportamento dos culicídeos relacionado ao local preferencial de hematofagia pode ser caracterizado da seguinte forma.

Alternativas

ID
1721398
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As fêmeas de Culicidae passam caracteristicamente pelo chamado ciclo gonotrófico (fases de Sella). Analise as seguintes etapas e identifique aquelas que corretamente descrevem este ciclo.

I. Após a cópula, a fêmea apresenta o abdome delgado, longo e sem sangue. Logo após o repasto sanguíneo, o abdome mostra-se dilatado, com tonalidade vermelha.

II. Conforme o sangue é digerido, observa-se o desenvolvimento ovariano, passando pela fase onde a fêmea é dita como subgrávida. No estágio onde a fêmea é denominada grávida, a tonalidade vermelha praticamente desaparece e os ovócitos encontram-se desenvolvidos.

III. Os ovócitos são fecundados por espermatozóides guardados na espermateca. Por fim, ocorre ovoposição.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721401
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre a hematofagia na família Culicidae.

I. Algumas espécies não são dependentes de repasto sanguíneo para desenvolvimento dos ovos. Este fenômeno é denominado autogenia.

II. O local preferencial de repouso durante a digestão é útil para classificar o comportamento das espécies de Culicidae. Fêmeas que repousam dentro das habitações humanas são chamadas de endofílicas. Anopheles gambiae é, por exemplo, uma espécie de hábito principalmente endofílico.

III. Os Culicidae utilizam a visão como o principal sentido para localização da fonte alimentar. Os olhos compostos são grandes e ocupam praticamente toda a região cefálica destes animais.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721407
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um mosquito, ao pousar num indivíduo para hematofagia, posicionou o seu corpo no mesmo ângulo da probóscide e observou-se que esse mosquito possuía palpos tão longos quanto a probóscide. Este culicídeo pertence ao seguinte gênero.

Alternativas
Comentários
  • Pousio interfere no Mosquito.

    Anópheles = probóscide está na diagonal para baixo,

    Culex= horizontal

    Aedes egypt = probóscide está diagonal para cima


ID
1721413
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à biologia das pupas de Culicidae, analise as seguintes afirmativas.

I. Todas as pupas de Culicidae são aquáticas e possuem forma virgulóide.

II. As trompas cefalotorácicas funcionam como órgãos de osmorregulação.

III. Durante o estágio de pupa, o animal não se alimenta.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Todas as pupas de Culicidae são aquáticas e possuem forma virgulóide.
    Durante o estágio de pupa, o animal não se alimenta.
     


ID
1721416
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à biologia da fase larvária de Culicidae, analise as afirmativas a seguir.

I. As larvas passam por quatro estágios e são necessariamente aquáticas.

II. As larvas apresentam uma região cefálica bem desenvolvida, apresentando um par de antenas e peças bucais.

III. As larvas de Culicidae precisam vir à superfície da água para respirar, com exceção dos gêneros Mansonia e Coquillettidia.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721419
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É possível identificar os Culicidae pela disposição dos ovos destes animais.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas

ID
1721422
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os criadouros de mosquitos podem ser classificados como permanentes e ou transitórios. A identificação de criadouros é evidentemente importante para o controle dos culicídeos vetores. Sobre os criadouros, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
1721425
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao local de ovoposição e à resistência à dessecação do ovo, analise as afirmativas a seguir.

I. A ovoposição de Aedes não é feita diretamente na massa aquática e os ovos possuem resistência à dessecação, podendo entrar em diapausa.

II. A ovoposição de Mansonia é feita preferencialmente em material vegetal e os ovos apresentam resistência à dessecação, não entrando em diapausa.

III. A ovoposição de Psorophora é feita diretamente na massa aquática e os ovos possuem resistência à dessecação, podendo entrar em diapausa.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721428
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O estabelecimento de populações de culicídeos em insetários requer condições especiais. Analise as alternativas seguintes e identifique aquelas que corretamente caracterizam um insetário de culicídeo.

I. A temperatura da sala de criação deve ser mantida estável.

II. A sala deve possuir luminosidade e umidade constantes e controladas.

III. A manipulação dos animais deve ser feita com luva de material não poroso e resistente.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721431
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A vigilância entomológica de culicídeos é fundamental para o controle das populações e para o planejamento das políticas públicas de saúde. Sobre os procedimentos de vigilância, o monitoramento de populações de culicídeos:

Alternativas

ID
1721434
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As medidas de controle químico de populações de culicídeos vetores, com o uso de inseticidas e larvicidas, são bastante difundidas. Entre estas, a aplicação de óleos minerais em criadouros é eficaz devido às seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • 3.778 pa pa pa, 3.779 pa pa pa...

  • 3.778 pa pa pa, 3.779 pa pa pa...

  • kkkkkkkkkkkkkkkkry


ID
1721437
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O uso de DDT foi bastante criticado a partir dos anos 60, principalmente após os estudos da bióloga americana Rachel Carson. Hoje, existem outros compostos utilizados no controle químico de culicídeos. Sobre estes compostos, analise as seguintes afirmativas:

I. O metoprene é um composto organofosforado que atua no sistema nervoso central dos insetos.

II. O temephos é um análogo do hormônio juvenil e atua impedindo o desenvolvimento das larvas.

III. A difluorbenzofurona é um inibidor de quitinização.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • I - errada - O metoprene é um análogo do hormônio juvenil e impede o desenvolvimento para a fase adulta.

    II - errada - o Temephós é um organofosforado que atua no SNC por inibição competitiva da acetilcolinesterase.

    III - correta - A difluorbenzofurona faz parte do grupo das benzoilureias e atua na inibição da síntese de quitina.


ID
1721440
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existem diversas estratégias de controle de culicídeos vetores. Entre estas, as ações de modificação do ambiente, a fim de torná-lo impróprio para a sobrevivência dos mosquitos, são comumente utilizadas. Sobre o tema, analise as seguintes alternativas.

I. Retirada de plantas aquáticas dos criadouros é eficaz no controle de espécies de Mansonia.

II. A eliminação de recipientes artificiais é particularmente eficaz para o controle de Ae. aegypti.

III. A eliminação de fossas abertas e outras políticas de saneamento seriam particularmente eficazes no controle de Culex quinquefasciatus.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721449
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um dos principais problemas associados ao controle dos culicídeos vetores é o desenvolvimento de resistência. A seguinte alternativa descreve corretamente o mecanismo de aparecimento da resistência em populações de insetos vetores.

Alternativas

ID
1721452
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante a manipulação experimental de culicídeos vetores, alguns procedimentos devem ser seguidos para evitar acidentes laboratoriais. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo.

I. Durante a manipulação de mosquitos experimentalmente, apenas um número pequeno de animais (10 a 15) deve ser utilizado e o pesquisador deve manter a contagem do número de animais durante o procedimento.

II. Durante a manipulação, os animais devem ser anestesiados. A anestesia é feita frequentemente por meio do resfriamento dos mosquitos.

III. A coleta de saliva da fêmea é feita pela extração das glândulas salivares.

Assinale: 

Alternativas

ID
1721455
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pesquisadores estavam interessados em infectar experimentalmente culicídeos vetores. Este procedimento é fundamental para estudar a biologia dos patógenos levados por esses animais. A seguir, identifique a alternativa que corretamente caracteriza a infecção experimental de mosquitos.

Alternativas

ID
1729801
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As seguintes alternativas indicam sintomas comuns em roedores com infestação de carrapatos, exceto:

Alternativas

ID
1747732
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual dos animais abaixo é celomado, possui exoesqueleto quitinoso e quatro pares de patas?

Alternativas
Comentários
  • O filo dos artrópodes apresenta animais triblásticos (três tipos de tecido), celomados (cavidade revestida) e simetria bilateral. O corpo é segmentado em regiões distintas e apresentam um exoesqueleto formado por quitina, proteína e cera, impedindo a desidratação nos artrópodes terrestres. Apresenta fases de muda, onde o esqueleto antigo é trocado por um novo e o sistema circulatório é aberto. Esse filo apresenta cinco classes:
    - Insetos: a mais numerosa, com três pares de patas e em geral, um ou dois pares de asas. Ex. besouro, mosca, formiga, borboleta, abelha.
    - Crustáceos: em geral são aquáticos, corpo dividido em cefalotórax e abdome, com cinco pares de pernas (grupos mais conhecidos). Ex. camarão, siri, caranguejo, lagosta, craca, tatuzinho-de-jardim. 
    - Aracnídeos: corpo dividido em cefalotórax e abdome em geral, apresentando quatro pares de pernas. Ex. aranha, escorpião, carrapato. 
    - Quilópodes: grande número de patas, com cabeça e tronco alongado com um par de patas por anel. Ex. lacraia ou centopeia. 
    - Diplópodes: apresentam cabeça e um tórax com quatro segmentos, dois pares de patas por segmento, podendo chegar até 400 patas. Ex. piolho-de-cobra ou embuá. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Analisando as alternativas:
    a) Aranha - aracnídeo, com quatro pares de patas. Correta.
    b) Formiga - inseto, com três pares de patas. Incorreta.
    c) Besouro - inseto, três pares de patas. Incorreta.
    d) Lacraia - quilópode, grande número de patas. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.

ID
1749532
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Tatuzinhos-de-jardim, escorpiões, siris, centopeias e borboletas são todos artrópodes. Compartilham, portanto, as seguintes características:

Alternativas
Comentários

ID
1758463
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um biólogo coletou exemplares animais em campo e ao observar os mesmos, sob magnificação em laboratório, fez as seguintes considerações:

I - Tagmatização do corpo em cefalotórax e abdômen;
II - Com patas articuladas (4 pares);
III - Antenas ausentes;
IV - Quelíceras e pedipalpos presentes.

Dentre os animais abaixo, o que pode ser caracterizado pelas considerações é:

Alternativas
Comentários
  • classe Arachnida -> Escorpião

  • ALTERNATIVA C - ESCORPIÃO

    O Escorpião faz parte do Subfilo Chelicerata (também conhecido como Aracnídeos, termo que está gradualmente em desuso par defininir o subfilo) e tem como características principais:

    --> Corpo dividido em: cefalotórax (prossoma) e abdome (opistossoma)

    --> Não possuem antenas

    --> 1º par de apêndices: – quelíceras (p/ alimentação)

    --> 2º par de apêndices: – pedipalpos (Modificados p/ executar funções diversas)


ID
1764913
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A partenogênese ocorre em óvulos de abelhas rainhas da espécie Apis mellifera e consiste em óvulos não fecundados que originam novos indivíduos, sempre machos, denominados zangões.

    As fêmeas são sempre operárias ou rainhas, formadas a partir da fecundação entre o espermatozoide do zangão e o óvulo da rainha, sendo esta a única fêmea da colmeia cujo sistema reprodutor é desenvolvido.

O ciclo reprodutivo das abelhas se caracteriza

Alternativas
Comentários
  • A geração de gametas sempre será associada por meiose. A resolução da questão poderia ser feita apenas com os conhecimentos de meiose e mitose.

    Pelo enunciado conseguimos identificar:

    1- Abelhas rainhas (diplóide) geram ovócitos não fecundados.

    2- Ovócito fecundado gera fêmea rainha ou operária diplóide.

    3- Ovócito que não for fecundado gera zangão haplóide.

    O raciocínio é que se ocorre fecundação o óvulo se torna diplóide, e se não ocorre permanece haplóide.

    A- Incorreta: Fêmeas são diplópides.

    B- Incorreta: Haplóide apenas nos machos.

    C- Incorreta: Já que os machos são haplóides, não existe meiose e sim mitose.

    D- Correta: Só as rainhas produzem gametas para reprodução.

    E- Incorreta: Nos zangões só ocorre mitose

    .


ID
1769395
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É um aracnídeo perigoso e venenoso costumeiramente encontrado em cemitérios:  

Alternativas
Comentários
  • São exemplos da classe Arachnida: aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões.


ID
1824319
Banca
EXATUS-PR
Órgão
CODAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É um aracnídeo venenoso, comumente encontrado em sobras de madeira, com o qual o Coletor de Lixo Reciclável deve tomar muito cuidado para não se acidentar:

Alternativas

ID
1873879
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A despeito do grande avanço científico descrito no texto, o combate ao vetor dessa patologia deve ser intensificado, pois outras doenças podem ser transmitidas pelo inseto. Além disso, sabe-se que a eficácia dessa vacina é de cerca de 60%.


Esse inseto é vetor das seguintes patologias, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.


    O mosquito Aedes aegypti é vetor das três doenças: Chikungunya (causada pelo vírus CHIKV); Dengue, (pelos vírus DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e Zika (cauada pelo agente Zyca Vírus).


    A malária, por sua vez, não é causado por vírus, mas por protozoários do gênero Plasmodium, e o mosquito é o Anopheles.


ID
1912162
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para responder o item, considere o texto a seguir: 


Eles estão em todo lugar. Na terra, no mar, no ar e na sua casa. O mel do café da manhã, o pijama de seda e o camarão que você come à beira-mar. Tudo coisas de artrópodos... Durante dois anos, 102 cientistas de 21 países trabalharam na captura de mais de 13 mil bichos na floresta tropical de San Lorenzo, no Panamá. Depois de oito anos de catalogação e contas, os pesquisadores contabilizaram 6.144 espécies diferentes em sua coleta e estimaram que, só nesta floresta, existem 25.000 espécies diferentes. No mundo inteiro, seriam cerca de 6 milhões. Você pode não gostar de mel, não usar seda e ser alérgico a camarão, mas não pode viver sem eles.

(Fonte: GALILEU, abril 2013, p. 13)


A partir do reconhecimento da importância dos artrópodos, refletido na expressão “você não pode viver sem eles”, analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


I. Os crustáceos, integrantes de comunidades marinhas, representam organismos que introduzem a energia nas redes tróficas em seus ecossistemas.

II. Artrópodos integram redes tróficas que excluem populações humanas.

III. Uma Classe do Filo Arthropoda inclui organismos polinizadores associados à manutenção da biodiversidade com reflexos na vida humana.

IV. Espécies de artrópodos se constituem em excelentes indicadores do impacto ambiental consequente de mudanças globais. 

Alternativas
Comentários
  • Dentre as várias espécies utilizadas como bioindicadores da qualidade ambiental os artrópodes são considerados bons elementos para o estudo de distúrbio ambiental devido ao fato de responderem rapidamente às mudanças ocorridas no ambiente, apresentarem ampla distribuição geográfica

  • porquê a I (1) está errada????


ID
1912165
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando aspectos da biologia dos artrópodos, analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

I. São organismos que exibem uniformidade em suas estratégias de locomoção, considerando suas diferentes Classes.

II. Entre os insetos, o sucesso reprodutivo é garantido pela fecundação externa com produção de pequeno número de gametas.

III. A existência de exoesqueleto quitinoso associado à ocorrência de mudas durante o curso de desenvolvimento caracteriza o grupo dos insetos.

IV. O desenvolvimento envolvendo fases e modos de vida distintos amplia o nicho ecológico dos mosquitos.

Alternativas
Comentários
  • exoesqueleto funciona como uma proteção contra atrito, patógenos, predadores e variações do meio ambiente. Além disso, dá suporte estrutural e forma ao corpo do animal. ... O exoesqueleto dos artrópodes é formado por quitina, um polissacarídeo composto por monômeros de N-acetilglicosamina.


ID
1912405
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Abaixo encontram-se descrições feitas por um estudante a respeito de dois artrópodes:

I. Tem um par de antenas, três pares de pernas e possui dois pares de asas;

II. Tem corpo dividido em cefalotórax e abdome, não tem antenas e possui quatro pares de pernas.

Em relação às categorias taxonômicas, os animais indicados por I e II pertencem

Alternativas
Comentários
  • O grupo I representa a classe dos insetos e o grupo II a classe dos aracnídeos, ambos pertencendo ao filo dos artrópodes.

     

    Alternativa B.


ID
1938307
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os primeiros artrópodes eram animais marinhos. Ao longo do processo evolutivo, alguns membros desse grupo sofreram transformações que possibilitaram a eles a conquista do meio terrestre.

Uma transformação que contribuiu para a permanência destes artrópodes nesse ambiente seco foi:

Alternativas
Comentários
  • Um dos fatores que permitiram aos artrópodes a conquista e permanência no ambiente seco foi a presença de uma respiração traqueal. Neste tipo de respiração, a troca gasosa é feita através de tubos ocos que se ramificam ao longo do corpo do animal, que se denomina traqueia.
    Sem esse fator de evolução, os artrópodes não teriam conquistado o ambiente seco, visto que anteriormente, eles faziam a respiração branquial.

    Alternativa correta: B

ID
1945183
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns inseticidas utilizam como alvo a enzima acetilcolinesterase do invertebrado. Mutações pontuais do gene desta enzima estão associadas à resistência de insetos a organofosforados e carbamatos.
(Proc. Natl. Acad. Sci. USA 91, 5922-5926, 1994)

A acetilcolinesterase é uma enzima que quebra a acetilcolina, quando esta é liberada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

     

    ACETILCOLINESTERASE é uma enzima que quebra a acetilcolina, neurotransmissor encontrado no cérebro que é responsável, entre outros, pelos impulsos nervozos. Quando a acetilcolina é liberada na fenda sináptica, imediatamente ela deve ser removida e é justamente aí que entra a ACETILCOLINESTERASE, hidrolizando-a.

     

    Fonte: https://pt.scribd.com/doc/134210605/ACETILCOLINESTERASE-e-uma-enzima-que-quebra-a-acetilcolina

  • "ACETILCOLINESTERASE é uma enzima que quebra a acetilcolinaneurotransmissor encontrado no cérebro que é responsável, entre outros, pelos impulsos nervozosQuando a acetilcolina é liberada na fenda sináptica, imediatamente ela deve ser removida e é justamente aí que entra a ACETILCOLINESTERASE, hidrolizando-a."

     Letra C

     

  • A acetilcolinesterase é uma enzima que quebra a acetilcolina, um neurotransmissor encontrado no cérebro que é responsável pelos impulsos nervosos. Essa acetilcolinesterase é liberada na fenda sináptica que efetua a hidrólise, quebrando a colinesterase em colina e ácido acético.

    Alternativa correta: Letra C

ID
1946545
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um animal foi encontrado e levado a um biólogo para identificação. O biólogo identificou o animal com base nas seguintes características:

1. Presença de quelíceras

2. Ausência de antenas

3. Seis pares de apêndices

4. Exoesqueleto quitinoso

Segundo as características listadas, sabe-se que o animal é um artrópode, podendo ser identificado como um(a)

Alternativas
Comentários
  • Quelíceras são estruturas relacionadas com veneno + ausência de antenas( não possuem antenas) = aracnídeos

    ESCORPIÃO

    LETRA D

    APMBB


ID
1952485
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A entomologia forense estuda a utilização de insetos para determinar a data e, se possível, a causa da morte dos seres humanos, tendo como objeto de estudo os artrópodes. Acerca da entomologia forense, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos ver se a banca IADES vai anular a questão após a chuva de recursos sobre os insetos NEGRÓFAGOS ou irá surgir um livro de entomologia do século XIX que utliza esse termo como sinônimo de necrófagos.

  • Qual o erro da letra B?? 

  • Negrófagos? Tentei achar no google esse termo mas não encontrei. Essa questão foi anulada?

  • Na letra b), fiquei em dúvida, mas pelo texto parece que ele sugere que larvas colocam ovos (ovos de larvas), todavia a fase larval pertence ao desenvolvimento destes insetos.