SóProvas


ID
1019941
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qualquer tipo de tecido ou fluido biológico pode ser utilizado como fonte de DNA, uma vez que são formados por células. Nas células, o DNA de interesse forense encontra-se tanto no núcleo como nas mitocôndrias. Os tipos de amostras mais comuns são:

I. sangue, sêmen e cabelo.

II. saliva, pele e unha.

III. urina, suor e fezes.

IV. ossos, fígado e músculo.

V. líquidos amnióticos e vilosidade coriônica.

São verdadeiros os seguintes itens:

Alternativas
Comentários
  • O suor em si é composto por água e sais minerais e compostos orgânicos diluidos,não tem DNA, porém, quando sai da glândula sudoripoda e escorre pela pele, carrega certa quantidade de partículas de pele morta que tem DNA. Essa quantidade é relativa a diversos fatores, mas, a partir delas é possível determinar o exame detalhado.

  • Qualquer tipo de tecido ou fluido biológico é qualquer tipo de tecido ou fluido biológico rsrs. Pra quem como eu ficou em dúvida quanto ao uso de urina e fezes como fonte de DNA, segue explicação:


    "Fezes e urina não têm DNA, no entanto, durante o seu trajeto pelo trato digestivo e urinário ocorrem escamações das células epiteliais da mucosa intestinal e urinária e assim, quando percorreram o caminho natural para serem expelidos, carregaram junto milhares de células que estavam sendo renovadas. Estas células, apesar de estarem sendo dispensadas pelo organismo, ainda possuem o DNA protegido dentro do núcleo."

  • Minha dúvida ficou no "amostras mais comuns"