SóProvas



Questões de Moléculas, células e tecidos


ID
169582
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Programas de computador analisam seqüências de DNA que foram geradas pelo projeto do Genoma Humano ou pesquisas similares. Eles indicam a localização dos prováveis genes no genoma, identificando quadros de leitura com sentido (ORFs ou open reading frames ). A confirmação de que um quadro de leitura corresponde a um gene verdadeiro

Alternativas
Comentários
  • A confirmação de que um quadro de leitura é mesmo um gene verdadeiro pode ser feita através da análise de RNAs mensageiros. Todo gene verdadeiro apresenta um RNA mensageiro correspondente, que é a molécula que leva a informação genética até o citoplasma, onde ocorrerá a tradução dessa informação em proteína. Letra B correta. 



ID
169588
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No caso de amostras biológicas antigas, que têm pouca quantidade de material genético ou que contêm material genético muito degradado, o conjunto de marcadores moleculares com maior chance de obtenção de resultados em estudos de identificação individual é o de

Alternativas
Comentários
  • No contexto da análise forense, o interesse pelo DNA mitocondrial surgiu por vários motivos: primeiro esse DNA também contém regiões polimórficas que permitem sua individualização; segundo, os descendentes recebem esse DNA apenas da mãe, o que permite traçar a linhagem materna de uma pessoa; e terceiro, esse DNA é mais resistente à degradação que o DNA nuclear. Assim, em grandes desastres (incêndios, explosões, queda de avião, etc.), quando é mais difícil identificar os corpos, analisa-se o DNA mitocondrial. Este é extraído dos restos mortais e a seqüência de interesse é comparada com seqüências obtidas de irmãos ou ascendentes maternos. 

    Fonte: 
    http://www.brasilescola.com/biologia/sintese-fragmentos-dna.htm

    Bons Estudos!
  • Gabarito está errado, pois no enunciado ele pede identificação INDIVIDUAL e mtDNA não dá pra fazer isso, só da pra saber a linhagem matrilinea..

  • Quem marcou letra C errou.

    mtDNA não tem poder de individualização.

  • " O DNA mitocondrial possui papel fundamental no contexto da análise forense e apresenta importantes vantagens quando comparado ao DNA nuclear por vários motivos: possui regiões polimórficas únicas que permitem sua individualização; os descendentes recebem esse DNA apenas da mãe, o que permite traçar a linhagem materna de uma pessoa; e é mais resistente à degradação que o DNA nuclear, além de estar presente em várias cópias por célula."

    Fonte: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/9040/1/21336028.pdf


ID
169594
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um pesquisador deseja isolar um gene de uma espécie de planta hipotética que codifica uma proteína capaz de inibir a proliferação de fungos que crescem sobre a superfície das suas folhas. O pesquisador tem disponível em seu laboratório uma biblioteca genômica, várias bibliotecas de cDNA, uma biblioteca de expressão dessa espécie de planta e a proteína purificada. O pesquisador encontrará mais rapidamente o gene desejado se

Alternativas
Comentários
  • As bibliotecas genômicas são coleções de clones de DNA representando o genoma de um organismo e servem como banco de dados de informação. Assim, a maneira mais rápida de encontrar o gene desejado seria produzir um anticorpo específico para essa proteína, que se ligaria a ela dessa forma. Posteriormente, então, seria necessário triar a biblioteca de expressão, e o anticorpo “encontraria” o pedaço equivalente à proteína e consequentemente ao gene.


ID
169609
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Plantas geneticamente modificadas acarretam acaloradas polêmicas, principalmente relacionadas aos seus possíveis impactos ambientais. No entanto, animais geneticamente modificados provocam menores reações por parte de ambientalistas. O motivo principal pelo qual transgênicos vegetais causam maiores preocupações ambientais é o fato de

Alternativas
Comentários
  • Observe-se que a questão pode ter feito leve confusão entre OGM e Transgênico.

    Na maior parte das vezes que se fala em Organismos Geneticamente Modificados, estes são organismos transgênicos. OGMs e transgênicos não são sinônimos: todo transgênico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo OGM é um transgênico.

    Um transgênico é um organismo que possui uma sequência de DNA, ou parte do DNA de outro organismo, pode até ser de uma espécie diferente. Enquanto um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente, mas que não recebeu nenhuma região de outro organismo. Por exemplo, uma bactéria pode ser modificada para expressar um gene bem mais vezes. Isso não quer dizer que ela seja uma bactéria transgênica, mas apenas um OGM, já que não foi necessário inserir material externo. Sempre que você insere um DNA exógeno em um organismo esse passa a ser transgênico. Podem haver vantagens e desvantagens.

    OGM é, segundo o art. 3º, inciso V, da Lei Federal brasileira nº 11.105, de 24 de março de 2005, organismo cujo material genético (DNA/RNA) tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética, excluídos desta classificação aqueles organismos "resultantes de técnicas que impliquem a introdução direta, num organismo, de material hereditário, desde que não envolvam a utilização de moléculas de DNA/RNA recombinante ou OGM, tais como: fecundação in vitro, conjugação, transdução, transformação, indução poliplóide e qualquer outro processo natural.


ID
169621
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O código de barras de DNA é um método no qual seqüências pequenas de DNA de uma região específica do genoma são utilizadas para identificar espécies. Em animais, por exemplo, a análise da subunidade I da enzima citocromo oxidase mitocondrial (COI) tem sido muito utilizada para caracterizar espécies de diversos filos. Embora com muitas aplicações, principalmente em estudos de biodiversidade, uma das maiores dificuldades na aplicação do COI é

Alternativas
Comentários


  • A análise da subunidade I da enzima citocromo oxidase mitocondrial (COI) contribui na caracterização de espécies e estudo de linhagens, uma vez que o DNA mitocondrial é de origem apenas materna. Assim, a aplicação desse método é dificultada em se tratando de espécies que surgiram por hibridação, ou seja, do cruzamento entre espécies distintas. 


    RESPOSTA: (A)


  • ALTERNATIVA A

    A enzima citocromo c oxidase ou complexo IV é um complexo proteico transmembranar que pode ser encontrado em bactérias e nas mitocôndrias, presente na cadeia transportadora de elétrons. A cadeia transportadora de elétrons é formada por quatro complexos, sendo o complexo IV o último. Uma vez que há o surgimento de uma espécie híbrida, o isolamento da enzima citocromo c é dificultado, pois não há individualização do material genética das espécies envolvidas na hibridização.


ID
169627
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns institutos de pesquisa desenvolvem coleções de sementes, que são denominadas de bancos de sementes, retiradas do ambiente natural ou de plantas cultivadas.

Dentre as orientações para a coleta de sementes para um banco de germoplasma, a única INCORRETA é

Alternativas
Comentários
  • Coleta de germoplasma ou simplesmente coleta é o termo aplicado para o conjunto de atividades que visam a obtenção de unidades físicas vivas que contenham a composição genética de um organismo. Uma das primeiras preocupações quando se planeja a coleta de sementes florestais nativas, por exemplo, visando à recuperação ambiental de áreas cujos ecossistemas estejam degradados, é definir as áreas a serem visitadas assim como a metodologia correta a ser empregada na colheita de sementes. Como estratégia geral, para espécies cultivadas sobre as quais haja pouca ou nenhuma informação disponível a respeito da estrutura genética da espécie-alvo pode-se adotar a recomendação que é coletar cerca de 50 populações por área geográfica durante uma expedição. 

    Alternativa correta: C
  • C. Para que haja variabilidade genética em minha amostra e não diminua a eficiência reprodutiva da espécie no ambiente, é melhor coletar poucas sementes de vários indivíduos dispersos.

  • "realizar coletas por vários anos quando uma espécie tem baixa reprodução." Alguém pode explicar a razão de isto ser recomendado?

  • Diana:

    Suponho que seja para que o banco de sementes tenha uma quantidade satisfatória de sementes de uma espécie com baixa taxa de reprodução, a fim de suprir essa "fraqueza natural".


ID
169630
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No caso da cana-de-açúcar, os programas de melhoramento visam o metabolismo da sacarose, a resistência da planta a pragas e doenças e a condições adversas de clima e solo. Uma metodologia bastante promissora para identificar os genes relacionados a esses processos é utilizada nos projetos de genoma funcional, nos quais são seqüenciados

Alternativas

ID
169648
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O diagnóstico ambiental é uma das atividades técnicas que deve ser contemplada em um estudo de impacto ambiental. Devem ser objeto de diagnóstico

Alternativas
Comentários
  • O diagnóstico ambiental é a caracterização da qualidade ambiental atual da área de abrangência do Estudo Ambiental, de modo a fornecer conhecimento suficiente para embasar a identificação e a avaliação dos impactos nos meios físico, biológico e socioeconômico.
    De acordo com o Art. 6º da Resolução CONAMA nº. 001/86 podemos definir os meios físico, biológico e socioeconômico da seguinte forma:
    Meio Físico: o subsolo, as águas, o ar e o clima, tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico;
    Meio Biológico e os Ecossistemas Naturais: a fauna e a flora, espécies de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;
    Meio Socioeconômico: o uso e ocupação do solo, os usos da água, sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos.
  • Resposta correta A



ID
176578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando uma região de membrana celular, que inclui a
bicamada lipídica e as demais biomoléculas que possam estar
interagindo com a mesma, julgue os itens que se seguem.

Os triacilgliceróis, componentes lipídicos predominantes da bicamada, são capazes de mantê-la devido à sua característica apolar.

Alternativas
Comentários
  • A principal função dos triacilgliceróis é a de reserva de energia, e são armazenados nas células do tecido adiposo, principalmente.
     

    Fonte: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/lipideos.htm

    Os lipídios presentes nas membranas celulares pertencem predominantemente ao grupo dos fosfolipídeos. Estas moléculas são formadas pela união de três grupos de moléculas menores: um álcool, geralmente o glicerol, duas moléculas de ácidos graxos e um grupo fosfato, que pode conter ou não uma segunda molécula de álcool.

    A estrutura das membranas deve-se primariamente a essa camada dupla de fosfolipídios. Esses lipídios são moléculas longas com uma extremidade hidrofílica (tem afinidade com a água) e a cadeia hidrofóbica (não tem afinidade com a água). O grupo fosfato está situado nas lâminas externas da estrutura trilaminar. A parte situada entre as lâminas fosfatadas é composta pelas cadeias hidrofóbicas.
     

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Membrana_plasm%C3%A1tica

  • Os componentes lipídicos predominantes da bicomada são os fosfolipídios. A cabeça é hidrofílica (por ser polar) e a cauda é hidrofóbica (por ser apolar).

  • Os fosfolipídeos são os lipídios mais abundantes da bicamada.

    Fonte: Capítulo 10 do livro ALBERTS, et all. Biologia molecular da célula. 6a edição


ID
176581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando uma região de membrana celular, que inclui a
bicamada lipídica e as demais biomoléculas que possam estar
interagindo com a mesma, julgue os itens que se seguem.

Carboidratos podem ser encontrados em membranas celulares ligados tanto a lipídios quanto a proteínas.

Alternativas
Comentários
  • Em condições fisiológicas normais, os carboidratos podem ser encontrados em membranas celulares ligadas às proteínas ou a lipídios. As cadeias de carboidratos (glicocálice) ligadas às proteínas (denominadas glicoproteínas) desempenham funções como proteção mecânica e reconhecimento entre células. Já quando estão ligadas aos lipídios, são chamados de glicolipídeos. Os glicolipídeos são encontrados na metade não citoplasmática da bicamada lipídica. Na membrana plasmática os seus grupos açúcar estão expostos na superfície celular, sugerindo que eles desempenham algum papel nas interações da célula com a sua vizinhança.

     Alternativa correta: Certo.
  • Formando glicolipídeos e glicoproteínas (peptidioglicanas), respctivamente.

  • Os carboidratos revestem a superfície das células eucarióticas e estão presentes em forma de oligossacarídeos e podem estar ligados covalentemente com proteínas (glicoproteínas) ou lipídeos (glicolipídeos)

    Fonte: Capítulo 10 do livro ALBERTS, et all. Biologia molecular da célula. 6a edição

  • carboidratos + proteínas (glicoproteínas)

    carboidratos + lipídeos (glicolipídeos)


ID
176584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando uma região de membrana celular, que inclui a
bicamada lipídica e as demais biomoléculas que possam estar
interagindo com a mesma, julgue os itens que se seguem.

Localizadas entre as superfícies interna e externa da bicamada, as proteoglicanas são moléculas formadas por um polímero de nucleotídeos ligados a ácidos graxos.

Alternativas
Comentários
  • Proteoglicanos são proteínas extracelulares ligadas a glicosaminoglicanos (estruturas que possuem um dos açúcares aminados e normalmente sulfatados).
    São os principais componentes das cartilagens , onde são abundantes. Sua função é atrair a água para o tecido. Sua baixa concentração causa redução no volume do tecido cartilaginoso, por ser incapaz de atrair suficientemente água.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Membrana_plasm%C3%A1tica

  • A questão está errada ao dizer que proteoglicanas são polímeros de nucleotídeos ligados a ácidos graxos. Como o próprio nome diz, proteoglicanas possuem uma parte protéica (proteo) e partes de polissacarídeos (glicana, de glicose).
  • Alguns proteoglicanos encontram-se associados à superfície celular. A proteína central desses proteoglicanos apresenta um domínio intracelular, um transmembrana e um extracelular. O intracelular e o transmembrana são bastante conservados e o extracelular é variável. Os principais representantes desses proteoglicanos são os sindecans que apresentam massa molecular aproximada de 33 cosaminoglicanos localizados em duas regiões específicas, além do sítio susceptível à ação de proteases. Esse último é fundamental para a liberação do proteoglicano na superfície celular, o que acontece em determinadas situações. Enquanto associado à membrana, o sindecam atua como co-receptor para o fator de crescimento de fibroblastos básico, aumentando a afinidade deste com seu receptor e diminuindo a sua sensibilidade à degradação proteolítica. 

  • Proteoglicanos: são longas cadeias de polissacarídeos encontrados no exterior da membrana ligados de forma covalente a uma proteína sendo considerado parte da matriz extracelular. Podem ser encontrados de 2 maneiras: se estendem até o centro através da bicamada ou se ligam a bicamada por meio de GPI (glicosil-fosfatidil-inositol)

    Fonte: Capítulo 10 do livro ALBERTS, et all. Biologia molecular da célula. 6a edição


ID
176587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando uma região de membrana celular, que inclui a
bicamada lipídica e as demais biomoléculas que possam estar
interagindo com a mesma, julgue os itens que se seguem.

Os carboidratos das glicoproteínas são um dos componentes de membrana associado a características informacionais de moléculas.

Alternativas
Comentários
  • O glicocálice ocorre externamente à membrana plasmática da maioria das células animais e de muitos protistas. Ele é formado por uma camada frouxa de glicídios (carboidratos/açucares), associados aos lipídios e às proteínas da membrana. 
  • Em condições fisiológicas normais, os carboidratos podem ser encontrados em membranas celulares ligadas às proteínas ou a lipídios. O termo glicocálix é freqüentemente utilizado para descrever a região rica em carboidratos na superfície celular. Se isolássemos uma célula de nosso corpo, notaríamos que ela esta envolta por uma espécie de malha feita de moléculas de glicídios (carboidratos) frouxamente entrelaçadas. Diversas funções têm sido sugeridas para o glicocálix. Acredita-se que, além de ser uma proteção contra agressões físicas e químicas do ambiente externo, ele funcione como uma malha de retenção de nutrientes e enzimas, mantendo um microambiente adequado ao redor de cada célula. Confere às células a capacidade de se reconhecerem, uma vez que células diferentes têm glicocálix formado por glicídios diferentes e células iguais têm glicocálix formado por glicídios iguais, ou seja, são capazes de detectar informações celulares. 

     Alternativa correta: certo.
  • O reconhecimento intercelular ocorre através das moléculas de carboidratos associadas a proteínas. Gabarito CERTO.


ID
176590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando uma região de membrana celular, que inclui a
bicamada lipídica e as demais biomoléculas que possam estar
interagindo com a mesma, julgue os itens que se seguem.

Os canais iônicos frequentemente encontrados na membrana celular são formados por fosfolipídeos que alteram sua estrutura em resposta a estímulos elétricos.

Alternativas
Comentários
  • Canais iônicos são formados por proteínas integrais da membrana plasmática das células. Por possuírem uma estrutura tridimensional, formam túneis de passagem a determinados íons através da bicamada de lipídios, que compõem a membrana das células. Pela sua carga elétrica, os íons não conseguiriam entrar, nem sair das células, se não existissem os canais iônicos.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_i%C3%B4nico

  • Os canais iônicos, como qualquer outro canal de membrana, são formados por PROTEÍNAS de membrana e não fosfolipidios. Questão errada.
  • São formados por proteínas integrais e estão presentes nas membranas plasmáticas das células. Formam poros responsáveis pelas trocas entre o meio extracelular e intracelular, os íons, a água e pequenas moléculas podem atravessar a bicamada lipídica das membranas celulares, graças a estes poros formados por proteínas transmembranares.

     Estes canais são proteínas compostas por várias subunidades (a quantidade pode variar de acordo com o subtipo de canal) dispostas de tal maneira, que se forma um poro central, por onde passam os íons. Os canais iônicos apresentam uma relativa seletividade, sendo assim, existem canais específicos para determinados íons (sódio, potássio, magnésio, cálcio, entre outros). A seletividade desses canais depende basicamente do diâmetro do poro e das cargas elétricas presentes no interior do canal, estas cargas são provenientes dos aminoácidos que compõem as subunidades proteicas do canal. 


  • Canais iónicos são proteínas de membrana que formam poros aquosos através da bicamada lipídica, pelos quais passam os iões entre o meio extracelular e intracelular. Ajudam a estabelecer e controlam a diferença de potencial elétrico (gradiente de voltagem) através da membrana da célula, permitindo o fluxo de iões pelo seu gradiente eletroquímico.[1] Estão presentes nas membranas celulares.

  • Os canais iônicos frequentemente encontrados na membrana celular são formados por proteínas transmembranares ou também chamadas de proteínas integrais que alteram sua estrutura em resposta a estímulos elétricos.

    Fonte: Capítulo 10 do livro ALBERTS, et all. Biologia molecular da célula. 6a edição.


ID
176593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando uma região de membrana celular, que inclui a
bicamada lipídica e as demais biomoléculas que possam estar
interagindo com a mesma, julgue os itens que se seguem.

Algumas proteínas de membrana envolvidas em processos de sinalização celular encontram-se associadas a nucleotídeos bifosfato ou trifosfato.

Alternativas
Comentários
  • Um exemplo de proteína de membrana associada a nucleotídeos bifosfato ou trifosfato é a ATP sintase, presente na membrana interna das mitocondrias ou cristas mitocondriais e que participa da cadeia respiratória ou fosforilação oxidativa.
  • Outros exemplos: ATPase na fenda sináptica, converte ATP em ADP, depois a ADPase ou apirase, convertem o ADP em AMP, seguindo de 5' nucleotidase que degrada o AMP and adenosina. 
  • GTP GDP


ID
176596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Linus Pauling, entre todos os sistemas naturais, a
matéria viva é a que, em face de grandes transformações, preserva
inscrita em sua organização a maior quantidade de sua própria
história pregressa. Essa afirmação deixa clara a importância das
biomoléculas relacionadas à conservação e à transmissão de
informações. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Como o material genético de uma célula é protegido por diversos mecanismos bioquímicos, as bases nitrogenadas não sofrem alterações químicas.

Alternativas
Comentários
  • Um processo comum, que leva a mutações e perda de infromação genética é a alquilação, que acaba por criar dímeros de pirimidina. Esses dímeros causam erros, como por exemplo o surgimento da ligação T-T, ao invés de A-T (Erro de Transverção).
    Se esse erro não for prontamente reparado, pode ocasionar da produção erronea de proteínas ou até silenciar o mecanismo de produção.

ID
176599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Linus Pauling, entre todos os sistemas naturais, a
matéria viva é a que, em face de grandes transformações, preserva
inscrita em sua organização a maior quantidade de sua própria
história pregressa. Essa afirmação deixa clara a importância das
biomoléculas relacionadas à conservação e à transmissão de
informações. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Genes identificados em espécies diferentes que apresentem similaridade de sequência e similaridade funcional são denominados ortólogos.

Alternativas
Comentários
  • "Os genes da hemoglobina de humanos, chimpanzés e golfinhos são ortólogos. Descendem de um gene ancestral e divergiram porque essa população ancestral se dispersou em linhagens diferentes, cada uma acumulando mutações diferentes. Mas os genes da hemoglobina e da mioglobina humana são parólogos. São diferentes porque a duplicação de genes formou várias linhagens de descendentes do mesmo gene ancestral que persistiram na mesma linhagem de organismos. Por isso a nível molecular temos duas árvores de evolução entrelaçadas pelas duplicações de centenas de milhares de genes e pela dispersão de milhões de populações."


    Fonte: 
    http://ktreta.blogspot.com/2010/07/evolucao-ortologos-e-parologos.html
  • Certa. Um gene ortólogo de um outro significa que eles são de espécies diferentes, (1) que possuem um ancestral comum e (2) a proteína codificada por este código genético manteve suas propriedades e funções.
    Você pode verificar isto, ao pegar um gene homólogo humano e colocá-lo em uma levedura com o gene homólogo inativado. Se por acaso, o gene humano restabelcer o comportamento normal da levedura, você saberá que aquele gene manteve sua função e pode ser considerado um ortólogo àquele gene homólogo de levedura.
  • Diferenciando alguns conceitos:

    O que são genes homólogos?

    Genes homólogos são aqueles segmentos de DNA que possuem a mesma origem, mas que podem ter funções idênticas ou não. Os genes homólogos são divididos em ortólogos, parálogo e xenólogos.

    O que é gene ortólogo?

    Os genes ortólogos são os genes que possuem a mesma função e uma origem em comum, tendo se separado no surgimento de uma nova espécie, ou seja, durante o processo de especiação. Assim, todo descendente terá sua própria cópia do gene.

    O que são genes parálogos?

    Os genes parálogos, ao contrário dos ortólogos, têm funções distintassão gerados dentro de uma mesma espécie quando ocorre uma duplicação no genoma. Aqui, os genes aparecem em mais de uma cópia.

    Em relação aos genes xenólogos, estes originam-se quando os genes homólogos são o produto da transferência horizontal de genes entre duas espécies e, dependendo do novo ambiente para o qual o gene foi movido, podem ter funções semelhantes ou distintas.


ID
176602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Linus Pauling, entre todos os sistemas naturais, a
matéria viva é a que, em face de grandes transformações, preserva
inscrita em sua organização a maior quantidade de sua própria
história pregressa. Essa afirmação deixa clara a importância das
biomoléculas relacionadas à conservação e à transmissão de
informações. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Moléculas de DNA podem ser clivadas em posições específicas por enzimas capazes de romper as ligações glicosídicas entre duas bases nitrogenadas.

Alternativas
Comentários
  • As nucleases são enzimas que cortam as cadeias de ADN mediante a catálise da hidrólise das ligações fosfodiéster. As nucleases que hidrolisam nucleótidos a partir dos extremos das cadeias de ADN denominam-se exonucleases, enquanto que as endonucleases cortam no interior das cadeias. As nucleases que se utilizam com maior frequência em biologia molecular são as enzimas de restrição, endonucleases que cortam o ADN em sequências específicas. Por exemplo, a enzima EcoRV, mostrada à esquerda, reconhece a sequência de 6 bases 5′-GAT|ATC-3′ e faz um corte em ambas as cadeias na linha vertical indicada, gerando duas moléculas de ADN. Outras enzimas de restrição geram, no entanto, extremidades coesivas, já que cortam de forma diferente as duas cadeias de ADN. Na natureza, estas enzimas protegem as bactérias contra as infecções de fagos, ao digerir o ADN do fago quando entra através da parede bacteriana, actuando como um mecanismo de defesa.[82] Em biotecnologia, estas nucleases específicas utilizam-se na clonagem molecular e na técnica de impressão de ADN ( fingerprinting, em inglês).
    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_desoxirribonucleico#Enzimas_que_modificam_o_ADN
  • Errado. Bases nitrogenadas são ligadas entre si por pontes de hidrogênio, e não ligações glicosídicas.

    "A proximidade destas bases nitrogenadas possibilita a formação de pontes de hidrogênio, sendo que adenina forma duas pontes de hidrogênio com a timina e a citosina forma três pontes com a guanina.
  • Caro colega Fernando,

    Sua afimação está correta. Porém, na clivagem do DNA em sítios específicos, o que é rompido são as ligações entre os grupos fosfatos (fosfodiéster), que mantem a cadeia de DNA integra.
    As pontes de hidrogênio são rompidas durante os processso de duplicação, transcrição e desnaturação do DNA.

ID
176605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Linus Pauling, entre todos os sistemas naturais, a
matéria viva é a que, em face de grandes transformações, preserva
inscrita em sua organização a maior quantidade de sua própria
história pregressa. Essa afirmação deixa clara a importância das
biomoléculas relacionadas à conservação e à transmissão de
informações. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Durante o processo de transcrição, a sequência genômica do transcrito primário é conservada de forma a não haver mais que uma possibilidade de sequência polipeptídica ao final da tradução.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, porque

    1) A sequência genômica do transcrito primário, em eucariotos, geralmente não é conservada, pois sobre splicing para retirada dos íntros.
    2) Muitos transcritos passam por splicings alternativos, podendo ocorrer a junção de diferentes éxons, formando diferentes sequências poliptídicas a partir de um mesmo transcrito primário original.
  • A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir. É principalmente durante a transcrição que a célula exerce o controle da expressão gênica. Os genes não são transcritos indiscriminadamente, pois esse processo é regulado por proteínas. Essa regulação ocorre pelas proteínas, podendo ocorrer cap, splicing ou outras alterações que faz com que a sequencia genômica do transcrito primário não seja conservada. Na maioria dos casos, o principal ponto de regulação da atividade de um gene é a decisão de iniciar ou não a sua transcrição. Os diferentes RNAs sintetizados no processo de transcrição são chamados de transcritos primários, RNA precursor ou pré-RNA. Na maioria das vezes, esses transcritos primários não representam uma molécula de RNA madura, ou seja, aquela cuja sequência e estrutura correspondem à forma final do RNA funcional.


    Alternativa correta: Errada


  • Comentario do Professor:  Daniele Duó , Mestra em Química (UERJ), Doutora em Química Ambiental (UERJ) e Doutoranda em Ecologia e Evolução (UERJ)

    A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir. É principalmente durante a transcrição que a célula exerce o controle da expressão gênica. Os genes não são transcritos indiscriminadamente, pois esse processo é regulado por proteínas. Essa regulação ocorre pelas proteínas, podendo ocorrer cap, splicing ou outras alterações que faz com que a sequencia genômica do transcrito primário não seja conservada. Na maioria dos casos, o principal ponto de regulação da atividade de um gene é a decisão de iniciar ou não a sua transcrição. Os diferentes RNAs sintetizados no processo de transcrição são chamados de transcritos primários, RNA precursor ou pré-RNA. Na maioria das vezes, esses transcritos primários não representam uma molécula de RNA madura, ou seja, aquela cuja sequência e estrutura correspondem à forma final do RNA funcional. 

    Resposta: Errada


ID
176608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Linus Pauling, entre todos os sistemas naturais, a
matéria viva é a que, em face de grandes transformações, preserva
inscrita em sua organização a maior quantidade de sua própria
história pregressa. Essa afirmação deixa clara a importância das
biomoléculas relacionadas à conservação e à transmissão de
informações. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O código genético de um ser vivo é definido como o conjunto de genes expressos na forma de proteínas.

Alternativas
Comentários
  • Campeões, troquem a palavra proteínas pelas palavras "ácidos nucleicos" (DNA ou RNA) e vocês obterão uma afirmação correta!

  • ERRADO, pois o código genético NÃO é o conjunto de genes.
    Código genético é o conjunto das 64 trincas (códons) de nucleotídeos que especificam os 20 aminoácidos e o início e término da cadeia polipeptídica. (Snustad e Simmons, 2006)
  • Nada a ver o que esse João falou.

    Ele tem que estudar mais biologia

  • O código genético é definido pela correspondência entre as trincas de bases nitrogenadas (códons) e os aminoácidos equivalentes. Essa correspondência vale para todos os seres vivos, uma vez que todos possuem genoma formado a partir das mesmas bases nitrogenadas (A, T, C, G). Logo, dizemos que o código genético é universal. Porém, enquanto temos 4 bases nitrogenadas, que em grupos de 3, podem formar 64 combinações, são vinte os aminoácidos existentes. Portanto, existem aminoácidos que são determinados por mais de um códon. Assim, também se diz que o código genético é degenerativo. Questão errada.


  • O código genético é sim um conjunto de genes, só que nem sempre esses genes formam uma proteína. 


ID
176611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Linus Pauling, entre todos os sistemas naturais, a
matéria viva é a que, em face de grandes transformações, preserva
inscrita em sua organização a maior quantidade de sua própria
história pregressa. Essa afirmação deixa clara a importância das
biomoléculas relacionadas à conservação e à transmissão de
informações. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Após o final do processo de síntese de proteínas no ribossomo, ainda podem ocorrer alterações na estrutura da proteína, denominadas modificações pós-traducionais.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Modificação pós-traducional, como o nome sugere, são modificação químicas de uma cadeia protéica depois de sua tradução. As modificações pós-traducionais conhecidas incluem fosforilação, acetilação, alquilação, metilação, sulfatação, isoprenilação, glicilação, ubiquitinação e formação de pontes dissulfeto. Essas mudanças estão associadas a estrutura terciária das protéinas.

ID
176614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Linus Pauling, entre todos os sistemas naturais, a
matéria viva é a que, em face de grandes transformações, preserva
inscrita em sua organização a maior quantidade de sua própria
história pregressa. Essa afirmação deixa clara a importância das
biomoléculas relacionadas à conservação e à transmissão de
informações. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Tanto moléculas de DNA quanto moléculas de RNA podem apresentar pareamentos entre bases nitrogenadas complementares.

Alternativas
Comentários
  • Tanto DNA quanto RNA apresentam pareamentos complementares:

    Ex.:                DNA  A=T                       RNA     A=U
                                    C=G                                   C=G

    A principal diferença está que no RNA a base Timina é trocado por Uracila.

    Macete das bases nitrogenadas.

    No DNA: Adenina e Timina (Agnaldo Timóteo)
                     Citosia e Guanina (Gal Costa)
  • Tanto moléculas de DNA quanto moléculas de RNA podem apresentar pareamentos entre as bases nitrogenadas complementares. As pirimidinas e as purinas fazem essa complementação, sendo no DNA, a adenina (A) com timina (T) e citosina (C) e guanina (G). Já no RNA, há uma troca da timina para a uracila (U), ficando assim, DNA: A-T e C-G e no RNA: C-G e A-U.
     
    Alternativa correta: certo.
  • RNA: Esse pareamento ocorre entre adenina e uracilas e citosinas e guaninas (A-U e C-G), sempre. (Lembrar que não tem timina no RNA)

    DNA: Esse pareamento ocorre entre adenina e timina e citosinas e guaninas (A-T e C-G), sempre. (Lembrar que não tem uracila no DNA)


ID
176617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Linus Pauling, entre todos os sistemas naturais, a
matéria viva é a que, em face de grandes transformações, preserva
inscrita em sua organização a maior quantidade de sua própria
história pregressa. Essa afirmação deixa clara a importância das
biomoléculas relacionadas à conservação e à transmissão de
informações. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Monocistrônico é a denominação de um ácido nucleico derivado de uma célula haploide.

Alternativas
Comentários
  • Cada mRNA corresponde a transcrição de um único gene, por isso é
    denominado RNA monocistrônico.

    http://docentes.esalq.usp.br/aafgarci/pub/genet10.pdf

  • Monocistrômico é o termo dado para descrever o RNA Mensageiro (mRNA). Significa dizer que o segmento de mRNA porta infromações referente apenas a uma única cadeia polipeptídica (proteína).
  • O mRNA de eucariotas é monocistrônico, ou seja, apenas contém informação para a síntese de uma proteína. Já o mRNA de procariotas pode ser policistrônico, o que significa que pode albergar informação para a síntese de várias proteínas.
  • Todos os RNAm eucarióticos são monocistrónicos, nomeadamente para conter uma única cadeia de polipeptídio, enquanto que em procariotas são frequentemente RNAm policistrónico, isto é, mais do que um de codificação da proteína. Portanto, significa dizer que o segmento do RNAm porta informações referentes a apenas uma única cadeia. 

     Alternativa correta: Errado.

  • Em eucariotos, o RNA mensageiro possui um promotor o qual define a transcrição de um gene que dará origem à tradução de apenas uma proteína (RNA mensageiro monocistrônico). Já em procariotos, um promotor pode definir a transcrição de mais de um gene que traduzirão cada qual uma proteína, ou seja, a partir de um único promotor várias proteínas podem ser formadas = RNA mensageiro policistrônico = sistema chamado OPERON.


ID
176641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um indivíduo que não é portador de nenhuma doença
prévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestão
regular de carboidratos se mantém por vários dias com
ingestão frequente de glicose em quantidade muito superior à
demanda diária de seu organismo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos
itens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação.

A oferta de glicose aumentada por longo prazo tem como consequência o aumento da transformação de glicose em piruvato nos hepatócitos e, deste, em acetil-coenzima A, que pode ser usado como precursor na síntese de triacilgliceróis.

Alternativas
Comentários
  • A palavra Hepatócito me confundiu por não lembrar mas depois pesquisando:

    "- Os hepatócitos são células encontradas no figado capazes de sintetizar proteínas, usadas tanto para exportação como para sua própria manutenção, por isso torna-se uma das células mais versáteis do organismo. O hepatócito também é responsável pela conversão de compostos não-glícidos (Lactato, Aminoacidos e Glicerol) em glicose, por meio de um processo enzimático chamado gliconeogênese."

    Pensa-se tambem em Ciclo de Krebs.

  • As moléculas de ácido pirúvico resultantes da degradação da glicose penetram no interior das mitocôndrias, onde ocorrerá a respiração propriamente dita. Cada ácido pirúvico reage com uma molécula da substância conhecida como coenzima A, originando três tipos de produtos: acetil-coenzima A, gás carbônico e hidrogênios.


ID
176644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um indivíduo que não é portador de nenhuma doença
prévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestão
regular de carboidratos se mantém por vários dias com
ingestão frequente de glicose em quantidade muito superior à
demanda diária de seu organismo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos
itens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação.

A situação de hiperglicemia pela qual esse indivíduo provavelmente passa deve levar a um aumento da concentração de lipoproteínas do tipo VLDL, liberadas pelos hepatócitos.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo não se alimentando de gordura, e sim de glicose, porém em excesso, ele acumulurá gordura, devido a grande versatilidade do metabolismo. O glicose em excesso, portanto, será convertida em gordura (o fosfato de diidroxiacetona gerado na glicólise, por exemplo, é um dos precursores das gorduras) e isso poderá consecutir  na aumento da concentração de VLDL.

    É por isso q pessoas q n ingerem gorduras, mas adorem doces, engordam.

  • LDL --> Lipoproteína de baixa densidade (Grande número de lipídios) "Colesterol ruim"

    HDL--> Lipoproteína de Alta densidade (baixo número de lipídios) "Colesterol bom"

  • O VLDL é um tipo de colesterol considerado como mau, assim como o LDL, porque os seus valores elevados no sangue levam ao acúmulo de gordura nas artérias e formação de placas de aterosclerose, aumentando o risco de doenças do coração. 

    O colesterol VLDL é produzido no fígado e a tem como função transportar os triglicerídeos pela corrente sanguínea, que são moléculas de gordura para produzir energia nas células. Assim, valores elevados desse colesterol ocorrem devido ao excesso de gordura e carboidratos na alimentação, além do excesso de peso e da falta de atividade física.

    https://www.tuasaude.com/colesterol-vldl/


ID
176647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um indivíduo que não é portador de nenhuma doença
prévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestão
regular de carboidratos se mantém por vários dias com
ingestão frequente de glicose em quantidade muito superior à
demanda diária de seu organismo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos
itens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação.

Enquanto o indivíduo mantiver a ingestão aumentada de glicose, as concentrações séricas de insulina e glucagon estarão aumentadas em relação aos valores anteriores à alteração da dieta.

Alternativas
Comentários
  • Errado.  Esses dois hormônios possuem efeitos antagônicos, ou seja, atividade fisiológica inversa.

    A insulina: tem sua atuação voltada para a absorção de glicose pelas células do fígado, músculos esqueléticos e tecido adiposo, diminuindo sua concentração em razão da retirada de glicose do sangue.

    O glucagon: atividade estimulante oposta, faz aumentar o teor de glicose na corrente sanguínea a partir da quebra do glicogênio (substância de reserva energética).

  • Errado!

    Glucagon age de maneira contrária, atuando em situações de hipoglicemia

  • Quando a INSULINA está alta, o GLUCAGON faz o caminho inverso, ou seja, está baixo.


ID
176650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um indivíduo que não é portador de nenhuma doença
prévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestão
regular de carboidratos se mantém por vários dias com
ingestão frequente de glicose em quantidade muito superior à
demanda diária de seu organismo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos
itens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação.

Caso esse indivíduo passe por uma situação de hipoglicemia imediatamente após o período de ingestão aumentada de glicose, as reservas de glicogênio muscular serão convertidas em glicose, que será lançada na circulação.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Primeiro ponto de reserva será o fígado!

  • O glicogênio muscular é usado na própria contração muscular.
  • O erro está na palavra "hipoglicemia". Deveria ser "hiperglicemia" já que houve a ingestão aumentada de glicose.
  • ERRADO - Primeira reserva a ser usada será o Glicogênio no fígado.

  • o Glicogênio muscular não lança glicose no sangue, sua cadeia termina na glicose-6-fosfato, ou seja, essa glicose permanece ligada ao fosfato dentro da célula, assim ela é somente utilizada no próprio músculo. Na verdade o fígado não é o primeiro, mas sim o unico ponto de reserva, depois disso o que ocorreria seria a sintese de glicose a partir de lipídeos e proteínas, principalmente o glicerol, lactato e aminoácidos.


ID
176653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um indivíduo que não é portador de nenhuma doença
prévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestão
regular de carboidratos se mantém por vários dias com
ingestão frequente de glicose em quantidade muito superior à
demanda diária de seu organismo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos
itens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação.

O aumento da atividade muscular durante o período de ingestão aumentada de glicose deve resultar em maior atividade de glicólise nas células musculares desse indivíduo, mesmo que a oferta de oxigênio seja baixa.

Alternativas
Comentários
  • Glicolise anaeróbica: é a degradação da glicose sem a necessidade de O2, tendo como produto final o acido lático, esta via é muito mais rápida que a glicolise aeróbica sendo utilizada quando exercícios rigorosos são realizados.

    http://www.fisiologia.kit.net/bioquimica/vias/1.htm

  • Por mais que a oferta de O2 seja pequena, o organismo continuará a quebrar a glicose, porém fará de forma anaeróbica, formando ácido lático. Isto acontece quando exercisamos muito e no final acabamos tendo câimbras.

  • Células musculares humanas produzem ATP por fermentação lática quando o oxigênio é escasso. Não tendo mais oxigênio, ás células mudam para fermentação.


ID
176656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um indivíduo que não é portador de nenhuma doença
prévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestão
regular de carboidratos se mantém por vários dias com
ingestão frequente de glicose em quantidade muito superior à
demanda diária de seu organismo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos
itens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação.

Na situação em apreço, a síntese de ácidos nucleicos deve estar estimulada, por regulação hormonal, pois nas sínteses das riboses e das desoxirriboses há consumo de glicose.

Alternativas
Comentários
  • A estimulação endócrina principal, neste caso, é a produção de insulina por parte das células das Ilhotas de Langerhans do pâncreas endócrino. Como ele passou vários dias em hipoglicemia, a insulina fará o ingresso da glicose nas células, principalmente nos hepaócitos, onde o excesso de glicose será convertido em glicogênio.

    Nesse caso, como o tempo de privação de carboidratos foi longo, provavelmente, o glicogêno restava totalmente consumido, sendo esse o principal destino da glicose em excesso: produção de glicogênio.

    O consumo de glicose para produção de ribose e desoxidoribose é infimo se comparada ao consumo desse monômero para produção de energia, calor e reservas nutricionais.

ID
176659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um indivíduo que não é portador de nenhuma doença
prévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestão
regular de carboidratos se mantém por vários dias com
ingestão frequente de glicose em quantidade muito superior à
demanda diária de seu organismo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos
itens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação.

Nesse indivíduo deve estar ocorrendo aumento da produção de corpos cetônicos durante o período de maior ingestão de glicose.

Alternativas
Comentários
  • Os corpos cetônicos são produzidos a partir do acetil-CoA principalmente na matriz mitocondrial das células do fígado quando os carboidratos estão tão escassos que a energia deve ser obtida através da quebra dos ácidos graxos.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpos_cet%C3%B4nicos

     

    Corpos cetônicos são produtos da transformação de lipídios em glicose, apresentam grupo funcional cetona, são sintetizados na matriz mitocôndrial dos hepatocitos (fígado) a partir de um excesso acetil-coA causado pelo excesso de lipólise causado por uma baixa glicemia, ou seja, jejum prolongado que aumenta a lipólise.

    http://www.fisiologia.kit.net/bioquimica/lipidios/5.htm

  • Corpos cetônicos tb são produzidos no catabolismo de aminoácidos.

ID
176662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um indivíduo que não é portador de nenhuma doença
prévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestão
regular de carboidratos se mantém por vários dias com
ingestão frequente de glicose em quantidade muito superior à
demanda diária de seu organismo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos
itens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação.

Caso haja diminuição da concentração de oxaloacetato nos hepatócitos desse indivíduo, o aumento da concentração de acetil-coenzima A induzirá a utilização de parte do piruvato como precursor da síntese de oxaloacetato.

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de Krebs gera precursores e produtos como dióxido de carbono e metabólitos, como citrato e glutamina. Há, portanto, uma perda contínua de esqueletos de carbono, perda essa que obviamente precisa ser reposta.

    A síntese de oxaloacetato é a etapa de inserção de novas moléculas no ciclo de Krebs.

    Os principais substratos utilizados na reposição dos intermediários do ciclo de Krebs como o oxalacetato)  são o piruvato e aminoácidos como aspartato, asparagina e glutamato.

     

  • Gliconeogênese é o processo através do quail precursores como lactato, piruvato, glicerol e aminoácidos são convertidos em glicose. Durante o jejum ou a baixa ingestão de carboidratos, toda a glicose deve ser sintetizada a partir desses precursores não-glicídicos. A maioria dos precursores deve entrar no Ciclo de Krebs em algum ponto para ser convertida em oxaloacetato. Nos organismos aeróbicos, a glicose e outros tipos de açúcares, ácidos graxos e a maioria dos aminoácidos são oxidados, em última instância, a CO2 e H2O por meio do ciclo de Krebs. No entanto, antes que possam entrar no ciclo, os esqueletos carbônicos dos açúcares e ácidos graxos precisam ser quebrados até o grupo acetil do acetil-CoA, a forma na pela qual este ciclo recebe a maior parte de sua energia. 

     Alternativa correta: Certo.

ID
176665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um indivíduo que não é portador de nenhuma doença
prévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestão
regular de carboidratos se mantém por vários dias com
ingestão frequente de glicose em quantidade muito superior à
demanda diária de seu organismo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos
itens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação.

Durante o período de alta ingestão de glicose, a neoglicogênese estará inibida nesse indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • A neoglicogênese só é ativada quando não há glicose para ser consumida na corrente sanguínea, então se a pessoa estiver ingerindo glicose a concentração no sangue estará alta, não necessitando da realização da neoglicogênese no corpo humano.

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
     
    Molécula da glicose

    Gliconeogênese ou neoglicogénese ou ainda neoglucogénese("formação de novo açúcar") é a rota pela qual é produzida glicose a partir de compostos aglicanos (não-açúcares ou não-carboidratos), sendo a maior parte deste processo realizado no fígado (principalmente sob condições de jejum) e uma menor parte no córtex dos rins. Em humanos, os principais precursores são: lactatoglicerol e aminoácidos, principalmente alanina. Exceto por três sequências específicas, as reações da gliconeogênese são inversas às da glicólise.Em mamíferos, a maioria dos tecidos é capaz de suprir suas necessidades energéticas a partir da oxidação de vários compostos, tais comoaminoácidos, açúcares e ácidos graxos, porém alguns tecidos dependem quase completamente de glicose como fonte de energia metabólica. Para o cérebro humano e o sistema nervoso, assim como os eritrócitos, testículos, medula renal e tecidos embriônicos, a glicose sanguínea é a única ou principal fonte de energia. Apenas o cérebro requer cerca de 120g de glicose a cada dia - mais do que metade de toda a glicose armazenada como glicogênio em músculos e fígado.2 A longo prazo, todos os tecidos também requerem glicose para outras funções, tais como a síntese da ribose dos nucleotídeos ou da porção carboidrato de glicoproteínas e glicoproteínas. Portanto, para sobreviver, os organismos precisam ter mecanismos para manutenção dos níveis sanguíneos de glicose.1 Quando a concentração de glicose circulante vinda da alimentação diminui, o glicogêniohepático e muscular é degradado (glicogenólise) fazendo com que a glicemia volte a valores normais. Entretanto, o suprimento de glicose desses reservatórios não é sempre suficiente; entre as refeições e durante longos jejuns, ou após exercícios vigorosos, o glicogênio é depletado (consumido), situação que também ocorre quando há deficiência do suprimento de glicose pela dieta ou por dificuldade na absorção pelas células. Nessas situações, os organismos necessitam de um método para sintetizar glicose a partir de precursores não-carboidratos. Isso é realizado pela via chamada gliconeogênese, a qual converte piruvato e compostos relacionados de três e quatro carbonos em glicose.2

    As modificações que ocorrem no metabolismo da glicose durante a mudança do estado alimentado para o estado de jejum são reguladas pelos hormônios insulina e glucagon

  • Correto! Não há necessidade de reserva energética, uma vez que o paciente faz ingestão de glicose todos os dias.


ID
176770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A seleção artificial de genótipos vem sendo utilizada há
séculos. Apesar de ser uma técnica que produz resultados com
relativa lentidão, é, ainda, a base do melhoramento genético
animal e vegetal. O sequenciamento de genomas, como o do
Bos taurus (boi doméstico), é hoje uma técnica bastante
difundida. Em abril de 2009, foi publicado o genoma completo do
boi, com participação de pesquisadores brasileiros. Espera-se que
esse conhecimento possa auxiliar na aceleração do melhoramento
genético dessa espécie - por exemplo, na produção de carne e
leite com qualidades desejáveis pelo homem. Com relação a esse
assunto, julgue os itens de 108 a 115.

A principal utilidade de se conhecer o genoma do boi e o de outros organismos de interesse econômico, assim como a variabilidade genética destes, está no auxílio que esse conhecimento traz para o processo seletivo de caracteres, em especial daqueles com baixo valor de herdabilidade ou de difícil mensuração.

Alternativas
Comentários
  • Genomaé umcódigo genético, que possui toda a informação hereditária de um ser, e é codificada no DNA.  O genoma é a soma de genes que define como vai se desenvolver e funcionar um ser vivo, é transmitido de geração em geração e determina a espécie do ser vivo. É nele que se encontram gravado características hereditárias encarregadas de dirigir o desenvolvimento biológico de cada indivíduo. As doenças hereditárias também estão escritas no genoma.O interesse de se estudar o genoma do boi está vinculado ao fato da bovinocultura ser de extrema importância. O projeto tem como objetivo identificar genes que possam ser utilizados para desenvolver produtos e tecnologias para aumentar a produção bovina, procurando melhorar a qualidade da carne, a eficiência reprodutiva dos animais e a resistência do rebanho. 


    Alternativa correta: certo.


  • a estranha habilidade que os professores do QC têm de fazer um gabarito que não responde os questionamentos levantados na questão.


ID
176773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam de fermentação, processo
envolvido na produção de diversos produtos de consumo diário
desde tempos muito remotos.

A fermentação é um processo aeróbico que ocasiona modificação dos componentes biológicos do organismo em que esse processo ocorre.

Alternativas
Comentários
  • a fermentacao e um processo anaerobico
  • Fermentação é um processo realizado para a obtenção de energia de forma ANAERÓBICA.

    Podemos citar como processos de fermentação:

    1. fermentação lática, onde as bactérias, denominadas de lactobacilos, produzem ácido lático - produção de iogurte;

    2. fermentação alcóolica, onde a fermentação é realizada por fungos (anaeróbicos facultativos), que produzem no final álcool -  produção de pão e cerveja

    3. fermentação acética, que consiste numa reação química, onde ocorre a oxidação parcial do álcool etílico, obtendo o ácido acético. As bactérias que realizam esse processo são as acetobactérias - produção de vinagre.

  • Fermentação é qualquer processo metabólico que libere energia de um açúcar ou outra molécula orgânica. Não requer oxigênio (mas algumas vezes pode ocorrer na presença dele) ou um sistema transportador de elétrons (cadeia transportadora de elétrons) e usa uma molécula orgânica como aceptor final de elétrons. 

    TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia. Ed. Artmed, 8 edição, 2005.

  • A questão ta toda errada, primeiro em falar que a fermentação é aeróbica,segundo pelo o que eu sei a fermentação não ocasiona modificação dos componentes básicos do organismo em que esse processo ocorre, já se fosse dito que modificaria em outros organismos, sim, por exemplo as células musculares produzem ácido lático e isso causa as famosas dores musculares, ou seja, causaria modificação no organismo já que o processo normal em células musculares seria aeróbico e não anaeróbico .se eu falei besteira por favor me corrijam!


ID
176776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam de fermentação, processo
envolvido na produção de diversos produtos de consumo diário
desde tempos muito remotos.

Um exemplo de fermentação é a transformação de açúcar em álcool, observada na produção de vinho.

Alternativas
Comentários
  • O álcool etílico ou etanol pode ser obtido a partir de vegetais ricos em açúcar, como a cana-de-açúcar, a beterraba e as frutas do amido, extrato da mandioca, do arroz e do milho, e da celulose extraída da matéria principalmente dos eucaliptos.

  • O vinho é uma bebida alcoólica que é produzida a partir do suco de uva. A produção do vinho é obtida através da fermentação por leveduras da uva. Em uma vinícola, a uva passa por um processo de seleção, lavagem, remoção da polpa e por uma primeira fermentação rápida. Com a presença de etanol no meio, o suco de uva permanece em toneis onde será feita a segunda e ultima fermentação, por um prazo maior, pois com a presença do álcool no meio, as leveduras começam a diminuir sua atividade, necessitando assim, de mais tempo para que ocorra a fermentação total do açúcar.

ID
176779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam de fermentação, processo
envolvido na produção de diversos produtos de consumo diário
desde tempos muito remotos.

O processo de fermentação utilizado na produção de alimentos depende da presença de organismos como bactérias e leveduras.

Alternativas
Comentários
  • A fermentação é um conjunto de reações químicas controladas por enzimas em que uma molécula orgânica é degradada em compostos mais simples, liberando energia. A glicose é uma das substâncias mais empregadas pelos micro-organismos como ponto de partida na fermentação. A fermentação é um processo utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas, pães e outros alimentos. Os processos fermentativos resultam da atividade de micro-organismos, como as leveduras e algumas bactérias. Diferentes organismos podem provocar a fermentação de diferentes substâncias. O gosto rançoso da manteiga, por exemplo, se deve a formação de ácido butírico causado pelas bactérias que fermentam gorduras. Já as leveduras fermentam a glicose e as bactérias que azedam o leite fermentam a lactose. Alternativa correta (certo).

  • Esse processo é realizado por algumas espécies de  fungos, bactérias, protistas, bem como por alguns tecidos animais e vegetais.


ID
176782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam de fermentação, processo
envolvido na produção de diversos produtos de consumo diário
desde tempos muito remotos.

Os alimentos que podem ser produzidos a partir da fermentação incluem os chocolates, os refrigerantes, o azeite de oliva e os sorvetes.

Alternativas
Comentários
  • A fermentação é um conjunto de reações químicas controladas enzimaticamente em que uma molécula orgânica é degradada em compostos mais simples, liberando energia. A glicose é uma das substâncias mais empregadas pelos micro-organismos como ponto de partida na fermentação. Alguns alimentos podem ser produzidos utilizando o processo de fermentação, como iogurtes, pães, cervejas, vinhos, entre outros. Porém, os alimentos citados na questão não são produzidos a partir do processo de fermentação. Alternativa correta (Errado).
  • Produção de iogurte, queijos, vinagre, vinho, cerveja, pão, na fabricação de antibióticos, etanol, acetona, butanol...


ID
176785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam de fermentação, processo
envolvido na produção de diversos produtos de consumo diário
desde tempos muito remotos.

A produção de cachaça é baseada na fermentação seguida de destilação, e a qualidade da cachaça depende da qualidade da fermentação.

Alternativas
Comentários
  • Bom descordo, embora a fermentação seja uma das etapas mais importantes, ocorrendo a produção do alcool etilico e outros produtos, e a remoção das impurezas que confere a qualidade à bebida. 

    Uma cachaça com alto teor de alcool mas ao mesmo tempo com alto teor de aldeído não é uma cachaça boa, visto que seu consumo levará a uma ressaca forte.
  • Gustavo, concordo com voce!! A qualidade da cachaça está também em sua destilação e não APENAS na fermentação.
  • Levando em consideração que quando falamos que a qualidade da cachaça está relacionada com o teor alcoólico da bebida, podemos sim confirmar a afirmação feita pelo enunciado, pois o teor de etanol produzido depende diretamente da qualidade e tempo de fermentação, afinal, se por exemplo, o caldo de cana, não for bem fermentado e a destilação não for correta, não teremos uma bebida com um alto teor alcóolico comum entre as cachaças que fica entre 38 e 54° GL. Alternativa correta (certo).
  • uma fermentação de boa qualidade produzirá alto teor alcoólico e baixo teor de aldeídos e outros subprodutos. De fato, não apenas a qualidade do produto depende da fermentação, depende sim de outros fatores. Mas a questão não restringiu, n disse que depende apenas da fermentação, e portanto só está fazendo uma afirmação a respeito de algo verdadeiro. Questão certa.

  • A destilação é a cereja do bolo. Marrapaz!!!!


ID
259780
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual a opção a seguir sintetiza as teorias de evolução de Lamark e Darwin, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Enquanto Lamarck defendia que o uso/hipertrofia e desuso/atrofia eram passados aos descendentes, Darwin propôs a seleção no meio ambiente, das características que melhor se adaptavam ao longo das gerações. Isso é a Seleção Natural, corroborada depois com ajuda dos estudos do pai da genética, Gregor Mendel.
  • A teoria de Lamarck baseia-se no princípio básico de uso e desuso, que  dizia, basicamente, que o que não é usado se atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para as gerações futuras. Ou seja, órgãos, membros e outras características dos seres vivos que fossem usadas acabariam se desenvolvendo e passando de geração para geração. Já Charles Darwin desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria de seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados. Portanto a alternativa correta é (E).
  • e) “A Lei do Uso e Desuso”; “A Seleção Natural”.

     

     

    Lamarkismo -  Evolução e necessidade, lei do uso e desuso, lei da herança e dos caracteres adquiridos. O organismo reage as mudanças ambientais.

     

    Darwinismo - O mecanismo da evolução, seleção natural.  O ambiente que reage ao organismo.


ID
259798
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dadas as seguintes afirmativas sobre Banco de Germoplasma,

I. Unidade conservadora de material genético de uso imediato ou com potencial de uso futuro.

II. Pode ser classificado em “Bancos de Base” ou em “Bancos Ativos”.

III. Banco de Germoplasma é utilizado somente para a conservação in situ.

IV. Um Banco de Germoplasma deve conter baixa variabilidade genética de cada acesso.

verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • Os Bancos de Germoplasma são unidades conservadoras de material genético de uso imediato ou com potencial de uso futuro, onde não ocorre o descarte de acessos.

    Podem ser classificados em "bancos de base" ou em "bancos ativos":
    - Os bancos de dados são aqueles em que se conserva o germoplasma em câmaras frias (conservação de 1ºC até -20ºC), in vitro (conservação de partes vegetais em meio de cultura de crescimento) ou em criopreservação (conservação em nitrogênio líquido a -196ºC), por longos prazos, podendo até mesmo ficar longe do local de trabalho do melhorista genético.
    - São considerados "ativos" aqueles que estão próximos ao pesquisador, nos quais ocorre o intercâmbio de germoplasma e plantios freqüentes para caracterização, o que proporciona a conservação apenas a curto e mediano prazos. Tais bancos ativos in vivo podem ser divididos em dois grupos: os bancos ativos de germoplasma in situ, que tratam do trabalho com germoplasma mantido no seu hábitat natural, e os ex situ, mantidos fora do seu hábitat natural, que são o objeto do presente texto. Apesar dos acervos de microbiologia serem também incluídos como bancos de germoplasma, estes não serão aqui considerados.

    Um banco de germoplasma deve conter uma variabilidade genética mínima que represente o acesso (tamanho efetivo e freqüência de alelos), seja cultivar elite ou primitiva, população, raça, espécie ou gênero. Tal número é discutível e varia de acordo com o tipo do germoplasma que compõe o banco.

  • Germoplasma pode ser definido como o conjunto de genótipos de uma espécie, considerada como um todo. De uma forma mais simples, germoplasma é o conjunto de genótipos que podem doar genes para determinada espécie. Portanto, germoplasma é a fonte de variabilidade genética disponível para o melhoramento de plantas. Pode ser classificada como Banco de Base, que agrupa a variabilidade possível das espécies alvo. O Banco de Base é utilizado para a preservação de sementes adequadamente armazenadas (baixa umidade e baixa temperatura). Há também o Banco Ativo que faz a conservação a curto e médio prazo, para gestão e distribuição. Alternativa correta (E).

ID
259825
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Denominação do tipo de microscópio onde os elétrons que colidem com a superfície externa do espécime são captados por detectores e a sua imagem aparece no monitor, com poder de resolução de 0,02 µm:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA C: O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é um equipamento capaz de produzir imagens de alta ampliação (até 300.000 x) e resolução. As imagens fornecidas pelo MEV possuem um caráter virtual, pois o que é visualizado no monitor do aparelho é a transcodificação da energia emitida pelos elétrons, ao contrário da radiação de luz a qual estamos habitualmente acostumados. O princípio de funcionamento do MEV consiste na emissão de feixes de elétrons por um filamento capilar de tungstênio (eletrodo negativo), mediante a aplicação de uma diferença de potencial que pode variar de 0,5 a 30 KV. Essa variação de voltagem permite a variação da aceleração dos elétrons, e também provoca o aquecimento do filamento. A parte positiva em relação ao filamento do microscópio (eletrodo positivo) atrai fortemente os elétrons gerados, resultando numa aceleração em direção ao eletrodo positivo. A correção do percurso dos feixes é realizada pelas lentes condensadoras que alinham os feixes em direção à abertura da objetiva. A objetiva ajusta o foco dos feixes de elétrons antes dos elétrons atingirem a amostra analisada.
  • Esta é a técnica de microscopia mais versátil hoje disponível no mercado, trata-se da microscopia eletrônica de varredura. A versatilidade do MEV se deve a diversidade de interações que ocorrem quando o feixe de elétrons atinge a amostra. Estas interações avaliadas por diferentes detectores fornecem informações como composição, topografia, cristalografia, potencial elétrico e campos magnéticos locais, entre outras.


    Alternativa correta: C



ID
259834
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As seguintes etapas constituem a reação em cadeia da polimerase (PCR), onde milhões de cópias do fragmento de DNA que se quer amplificar são gerados,

I. Desnaturação do DNA genômico (94ºC, 30s).

II. Anelamento dos iniciadores no DNA genômico (30-60ºC, 30s).

III. Desnaturação do DNA genômico (94ºC, 5min).

IV. Síntese do DNA pela polimerase (72ºC, 2-5 min).

a sequência correta da reação apresentada está na opção

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimentos acerca da técnica de PCR e suas etapas, colocando-as na ordem em que acontecem. Das fases citadas, o primeiro acontecimento é a desnaturação do DNA genômico por 5 minutos (III), para que as fitas se separem. Em seguida, acontece o anelamento dos iniciadores (ou primers) no DNA genômico, o que dura cerca de 30 segundos (II). Depois do anelamento com os primers é hora da extensão: a Taq polimerase age, sintetizando o DNA a partir da fita molde, o tempo estimado é de 2 a 5 minutos (IV). Por último, temos a desnaturação rápida (30 segundos) do DNA formado para servir de molde para o próximo ciclo (I). Esse ciclo de três etapas (III-II-IV) se repete várias vezes, aumentando assim o número de fragmentos de DNA de interesse.


    Letra C correta.


  • Gab. C

     

    O processo de PCR é utilizado para amplificar determinado trecho do DNA. Para  esta construção é preciso alguns " assessórios" importantes como primers ( extensões de oligoncleotídeos, de sequência conhecida, para conjugar a determidada parte do DNA), solução tampão, TAQ polimerase ( enzima decontrole de temperatura).

    Inicia a reação com  a desnaturação da dupla fita de DNA ( 94°c) ; em seguida o anelamento dos primers com as fitas simples ( 30-60ºC, 30s); Síntese do DNA pela polimerase, promovendo a expansão do seguimento que se deseja (72ºC, 2-5 min); Desnaturação do DNA genômico para realização de um novo ciclo, que gira em torno de 30 a 40 vezes (94ºC, 30s).

  • Gab. C

    Ciclo da PCR:

    - Desnaturação - 94ºC

    - Anelamento (hibridação) - cerca de 50ºC (temperatura crítica), 30s

    - Extensão - 72ºC (temperatura ótima da DNA polimerase), 2-5min

    - Desnaturação para novo ciclo - 94ºC, 30s


ID
259837
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A parede celular típica é uma estrutura que envolve as células de muitos seres vivos, conferindo rigidez, forma e proteção, porém, ela é ausente em

Alternativas
Comentários
  • Uma das caracteristicas que aproximam os protozoários filogeneticamente dos animais é o fato de serem eucariones e a ausencia de parede celular.
    As Mycoplasmas, gênero peculiar de bactérias, são conhecidas por serem as menores bactérias  conhecidas (possuem apenas 10% do volume da E. coli)  e por não possuirem parede celular.





    fonte:
    Regula JT, Ueberle B, Boguth G, Görg A, Schnölzer M, Herrmann R, Frank R (November 2000). "Towards a two-dimensional proteome map of Mycoplasma pneumoniae".Electrophoresis 21 (17): 3765–80
  • A parede celular é uma estrutura externa à membrana plasmática, porém mais resistente e rígida do que esta última. A parede celular está presente em todo reino vegetal, na maioria das bactérias e nos fungos. Logo, está ausente nos animais, nos protozoários e em espécies de Mycoplasma, uma das menores bactérias conhecidas.


    Letra B correta. 


  • LETRA: B


ID
266689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Parte do metabolismo energético executado pela maioria das células
eucarióticas ocorre através do ciclo de Krebs ou ciclo do ácido
cítrico. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O ciclo de Krebs inicia-se quando a acetil-coenzima A transfere seu grupo acetila de dois carbonos para o oxaloacetato de quatro carbonos, formando, assim, um composto de seis carbonos denominado citrato.

Alternativas
Comentários
  • Este ciclo inicia-se quando o piruvato que é sintetizado durante a glicólise é transformado em acetil CoA (coenzima A) por acção da enzima piruvato desidrogenase. Este composto vai reagir com o oxaloacetato que é um produto do ciclo anterior formando-se citrato. O citrato vai dar origem a um composto de cinco carbonos, o alfa-cetoglutarato com libertação de NADH2, e de CO2. O alfa-cetoglutarato vai dar origem a outros compostos de quatro carbonos com formação de GTP, FADH2 e NADH e oxaloacetato.
  • C2H3O COA (ACETIL COA) + OXALOACETATO 4C = ACIDO CITRICO 6C

  • Certo!

    O complexo Acetil – coenzima interage com o Ácido oxalacético (4C), formando um complexo de 6 carbonos e assim inicia-se o processo de quebra. Ocorre a descarboxilação, com isso, a liberação de íons de H+ que são capturados por FAD, formando FADH ou por NAD, formando NADH. Chamamos de “ciclo” pois, no final há a formação de Ácido oxalacético, com ele, a Coenzima A também é reaproveitada. 


ID
286657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Parte do metabolismo energético executado pela maioria das células
eucarióticas ocorre através do ciclo de Krebs ou ciclo do ácido
cítrico. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A principal função do ciclo de Krebs é fazer a fotólise da água liberando elétrons que serão transportados pelas moléculas NAD e FAD.

Alternativas
Comentários
  • O processo descrito diz respeito a fase clara da fotossíntese:

  • A finalidade do ciclo de krebs é oxidar a acetil-CoA (acetil coenzima A) - que se obtém da degradação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos - a duas moléculas de CO2.

    Bom estudo a todos.
  • A função de fotólise com a liberação de elétrons que pulam de citocromo para citocromo através oxidação do hidrogênio, até esse encontrar seu aceptor final,  oxigênio, combinando o próton H+ com o mesmo (O2) para produção de H2O é  um processo desencadeado pela fosforilação oxidativa ou cadeia respiratória, e não pelo ciclo de krebs
  • A principal função do ciclo de Krebs ou ciclo acido cítrico é terminar de oxidar a glicose.

    Resposta ERRADA.

    Espero ter ajudado!

    Bons estudos!

    Fique com Deus!

  • A fotólise é componente do processo fotossintético.


ID
286660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Parte do metabolismo energético executado pela maioria das células
eucarióticas ocorre através do ciclo de Krebs ou ciclo do ácido
cítrico. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O ciclo de Krebs ocorre na matriz das mitocôndrias das células eucarióticas.

Alternativas
Comentários
  • O ciclo é executado na matriz da mitocôndria dos eucariotes e no citoplasma dos procariontes. Trata-se de uma parte do metabolismo dos organismos aeróbicos (utilizando oxigênio da respiração celular); organismos anaeróbicos utilizam outro mecanismo, como a fermentação lática, onde o piruvato é o receptor final de elétrons na via glicolítica, gerando lactato.

  • O ciclo de Krebs, também conhecido como ciclo do ácido cítrico ou ciclos dos ácidos tricarboxílicos, é uma região central do metabolismo, com vias degradativas chegando até ele e vias anabólicas começando nele, que ocorre na matriz mitocondrial dos organismos eucariontes e no citoplasma dos procariontes. Embora o ciclo de Krebs tenha um papel central nos mecanismos metabólicos de obtenção de energia, seu papel não está limitado a conservação da energia. Alternativa correta (certo).
  • Boa tarde! Essa vai para os amigos que não manjam muito de biologia (assim como eu)!

    É um macete bobo só para fins de decorar os conceitos mesmo. A quem servir:

    - mitocôndria: eucélulas.

                        DNA mitocôndrial: haplóide e uniparental materno.

    Mnemônico baseado na grafia das palavras (grifos): 

    na matrIZ ocorre o ciclo de KreBS

    na CRISta ocorre a CAdeia respiratória.

    Estamos, ao menos, tentando! Persista, Natália.

     

  • Exato!

    1 – Glicólise – Citosol

    2 – Ciclo de Krebs – Matriz

    3 – Cadeia Respiratória – Crista


ID
286663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à gametogênese humana.

Os gametas são as células responsáveis pela transmissão da informação imunológica para células efetoras, de forma que diversos agentes patológicos sejam eliminados dos organismos hospedeiros, sendo esse um evento de ocorrência exclusiva em mamíferos.

Alternativas
Comentários
  • Essa foi de doer na alma... Gametas são células do sistem imune... Foi isso mesmo?

    Os gâmetasPEou gametasPB (chamados ainda de células sexuais) são as células dos seres vivos que, na reprodução sexual, se fundem no momento da fecundação ou fertilização (também chamada concepção, principalmente nos seres humanos) para formar um ovo ou zigoto, que dará origem ao embrião, cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma espécie.

  • Comentário desnessário, mas não acreditei quando li a questão!!
  • concordo com o amigo acima.

  • Ate doi ler isso!!! Os macrófagos que sao responsaveis por apresentar o antígeno as celulas efetoras (linfocitos tcd4)  

  • kkkkkk dói mais é saber que 9% erraram a questão... Jesus!!

  • ERRADA

    Questão com erros gritantes...

  • Que maconha foi essa???? hahahahaha

  • Nesse concurso, quem zerou, merecia uns aplausos! hehe


ID
286666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à gametogênese humana.

Durante a gametogênese, são formados exclusivamente os espermatozoides; a formação dos óvulos ocorre por um processo diferenciado, denominado de ovulogênese.

Alternativas
Comentários
  • Gametogênese é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.

    O evento fundamental da gametogênese é a meiose, que reduz à metade a quantidade de cromossomos das células, originando células haplóides. Na fecundação, a fusão de dois gametas haplóides reconstitui o número diplóide característico de cada espécie.

    Em alguns raros casos, não acontece meiose durante a formação dos gametas. Um exemplo bastante conhecido é o das abelhas: se um óvulo não for fecundado por nenhum espermatozóide, irá se desenvolver por mitoses consecutivas, originando um embrião em que todas as células são haplóides. Esse embrião haplóide formará um indivíduo do sexo masculino. O desenvolvimento de um gameta sem que haja fecundação chama-se partenogênese. Se o óvulo for fecundado, o embrião 2n irá originar uma fêmea.

    Em linhas gerais há a gametogênese masculina (ou espermatogênese) e a gametogênese feminina (ovogênese ou ovulogênese).
  • A gametogênese é o processo responsável pela formaçao dos gametas sexuais.  A espermatogênse é o processo que irá formar exclusivamente os espermatozóides (local do sistema reprodutor masculino: no testículo)  e a Ovogênse ou Ovulogênese, irá formar os óvulos.  Processo esse que inicia na vida embrionária da menina. local de formaçao dos óvulos no sistema reprodutor feminino: ovário.
  • ERRADA

    A gametogênese é o processo responsável pela formaçao dos gametas sexuais.  A espermatogênse é o processo que irá formar exclusivamente os espermatozóides (local do sistema reprodutor masculino: no testículo)  e a Ovogênse ou Ovulogênese, irá formar os óvulos.  Processo esse que inicia na vida embrionária da menina. local de formaçao dos óvulos no sistema reprodutor feminino: ovário.

  • Analisando as afirmativas:

    1- Certo!

    2- Errado! A gametogênese é o processo de formação de gametas, tanto masculinos quanto femininos. Portanto, não forma exclusivamente espermatozoides. A ovulogênese é um tipo feminino de gametogênese, responsável pela formação de óvulos.

  • gabarito e

    gametogênese forma ambos gametas.

    fases espermatogênese:

    célula germinativa do testículo (2n) espermatogônia

    célula germinativa do testículo (2n) realiza meiose1 (reducional)(da interfase até telófase) espermatócito 1

    célula germinativa do testículo pós meiose 1 (haploides) espermatócito 2

    célula germinativa do testículo haploide realizando meiose 2 (equacional) espermatócito 2

    células germinativas pós meiose 2 haploides espermátide

    haverá um processo chamado espermiogênese em que a espermátide ganhará corpo e forma, e se chamará espermatozoide.


ID
286669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à gametogênese humana.

Durante a gametogênese em humanos, células germinativas primordiais diploides se dividem por meiose, produzindo células haploides denominadas gametas, contendo um cromossomo de cada parte dos cromossomos homólogos encontrados na célula germinativa diploide.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito esta como errado. Questiono! Note o esquema das gametogêneses abaixo. Após a meios forma-se na espermatogênese espermátides, células PRÉ-GAMÉTICAS. No caso da ovulogênese formam-se ovócitos (pré-gaméticas) e polócito que nem sequer classifica-se como pré-gamética.  

  • CERTO: Durante a gametogênese, as células germinativas primordiais diploides sofrem meiose, produzindo os gametas - células haploides que contêm um cromossomo de cada par de homólogos (cromossomos com características semelhantes, agrupados com a fusão dos núcleos germinativos parentais no momento da fecundação).

    Fonte: 
    http://www.brasilescola.com/biologia/gametogenese.htm
  • Eu discordo pelo fato de serem separados ao final da divisão 2 da meiose os cromossonos irmãos. A questão diz que são os homólogos.
  • A gametogênese é o processo que ocorre nas gônadas dos animais que se reproduzem sexuadamente. Esse processo permite a formação de células sexuais chamadas de gametas, onde nas espécies do gênero masculino é chamado de espermatogênese, que geram os espermatozoides e no feminino, ovulogênese, dando origem ao ovulo. Durante a gametogênese, as células germinativas primordiais diploides sofrem meiose, produzindo os gametas - células haploides que contêm um cromossomo de cada par de homólogos (cromossomos com características semelhantes, agrupados com a fusão dos núcleos germinativos parentais no momento da fecundação). 


     Alternativa correta: certo.


  • :) Queira! (Queira!) Basta ser sincero E desejar profundo Você será capaz De sacudir o mundo Vai! Tente outra vez Humrum! Rs... Bons estudos!!!
  • Sim, para todos nós. Rumo à Posse Ysla.
  • A questão está mal ecrita, não é um cromossomo de cada célula e sim uma cópia, já que houve duplicação de material genético. 

  • Essa palavra "parte" era para ser "par"

  • OCORREM DOIS PROCEESOS DE DIVISAO CELULAR: O PRIMEIRO É MITOTICO E O SEGUNDO É MEIOTICO. AS CELULAS GERMINATIVAS PRIMEIRO SOFREM MITOSE E NAO MEIOSE;

  • Estranho... O gabarito está como correto, entretanto, a questão deveria estar incorreta, pois ele diz que as células haplóides irá conter 1 cromossomo de cada parte dos cromossomos homólogos! Entretanto, está mal escrito. Pois cada célula haplóide tem 23 cromossomos. Não faz o menor sentido essa questão estar correta.

    O

  • gab certo

    Durante a gametogênese em humanos, células germinativas primordiais diploides se dividem por meiose, produzindo células haploides denominadas gametas, contendo um cromossomo de cada parte dos cromossomos homólogos encontrados na célula germinativa diploide.

    correto. essas células germinativas, localizadas nos testículos por exemplo. São 2n.

    FASES:

    resultam primeiro em duas haploides (reducional) (fase 1 da meiose)

    depois:

    essas duas haploides resultam em duas haploides. (equacional) (fase 2 da meiose. idêntica a mitose)


ID
324073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito de microrganismos, julgue os itens a seguir.

Os microrganismos heterotróficos obtêm ATP por meio de respiração aeróbica ou anaeróbica e fotossíntese.

Alternativas
Comentários
  • Questão:    ERRADA

    Os mrcrorganismos que fazem fotossíntese são autotróficos, e não, heterotróficos como diz a questão.
  • Os seres heterotróficos dependem de uma fonte externa de matéria orgânica e com isso desenvolveram uma grande gama de estratégias para obtenção de alimento. Uns organismos predam, outros parasitam e alguns são saprófitos, decompondo e absorvendo os resíduos dos corpos de outros seres vivos. Qualquer que seja o caso, todos visam a obtenção de substâncias básicas – água, minerais, aminoácidos, monossacáridos e lipídios simples. Tais substâncias e consequentemente, a energia (ATP) podem ser adquiridas por meio da respiração aeróbia ou anaeróbia, porem não por fotossíntese, onde apenas os organismos autótrofos realizam esse processo.


     Alternativa errada.


  • Errado! Os seres que fazem fotossíntese são seres autotróficos, são capazes de produzir seus próprios alimentos.

  • Os seres heterotróficos (do grego heteros, “outro”, e trophos, “alimentador”) são aqueles que não são capazes de produzir seu próprio alimento, necessitando de matéria orgânica já previamente produzida.

    Autotróficos: Organismos capazes de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese ou quimiossíntese.


ID
401917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando que determinado indivíduo encontra-se em hipoglicemia prolongada, de forma que a concentração de beta-hidroxibutirato circulante é superior ao valor encontrado quando a glicemia é normal, julgue os itens que se seguem.


Nesse indivíduo, os hepatócitos obtêm energia preferencialmente a partir de betaoxidação.

Alternativas
Comentários
  • pq certo? não seria cetogênese?

     

  • Certo, pois o hidroxibutirato também é proveniente da cetogênese como segunda escolha.

  • O BHB ou beta-hidroxibutirato é um dos corpos cetônicos formados endogenamente através da beta oxidação dos ácidos graxos pelo fígado durante períodos de restrições alimentares (jejum) ou de carboidratos (dietas low carb), para serem usados como fonte de energia.


ID
401923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando que determinado indivíduo encontra-se em hipoglicemia prolongada, de forma que a concentração de beta-hidroxibutirato circulante é superior ao valor encontrado quando a glicemia é normal, julgue os itens que se seguem.


O tecido muscular desse indivíduo libera, na circulação, compostos nitrogenados, cuja cadeia carbônica é utilizada para síntese de glicose no fígado.

Alternativas
Comentários
  • Na realidade ocorre uma mobilização geral do organismo. o figado faz gliconeogenese a partir de outras fontes, o tec muscular entra em catabolismo liberando corpos nitrogenados para q o figado na fabricação de uma nova glicose


ID
401926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando que determinado indivíduo encontra-se em hipoglicemia prolongada, de forma que a concentração de beta-hidroxibutirato circulante é superior ao valor encontrado quando a glicemia é normal, julgue os itens que se seguem.


Os adipócitos desse indivíduo liberam grande quantidade de triacilgliceróis na circulação, cujo produto final de degradação é a glicose.

Alternativas
Comentários
  • o produto final, final mesmo é água metabólica, mas acredito que a questão refere-se ao glicerol


ID
401959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à biologia molecular e a organismos geneticamente modificados (OGMs), julgue os próximos itens.


Plasmídeo é o nome dado a um mecanismo de transferência de material genômico de ocorrência natural em mamíferos.

Alternativas
Comentários
  • Plasmídeos ou plasmídios são moleculas circulares duplas de DNA capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossómico.

  • Plasmídeo está presente em bacterias, não em mamíferos.

    Gabarito: ERRADO

  • Dna extra cromossômico, presente a em bactérias


ID
401962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à biologia molecular e a organismos geneticamente modificados (OGMs), julgue os próximos itens.


Uma planta que tenha recebido, por enxertia, material genético de outra espécie vegetal é considerada, segundo a legislação brasileira, um OGM.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me ajudar com esta questão?

    Sempre aprendi que um organismo que recebeu enxerto de material genético de outra espécie é classificado como TRANSGÊNICO - o que não deixa de ser um OGM.

     

    Decidi verificar as leis que tratam de OGM para tentar esclarecer o motivo do gabarito constar como ERRADO.

    * Lei 11.105 de 2005

    Art. 3° item V – organismo geneticamente modificado - OGM: organismo cujo material genético – ADN/ARN tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética;

    * Decreto 5591 de 2005

    Art. 2° item VII - organismo geneticamente modificado - OGM: organismo cujo material genético - ADN/ARN tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética;

     

    Portanto, ainda não consigo enxergar por que o item está ERRADO.

  • Quando a questão fala de enxertia, ela está se referindo a uma introdução direta que origina um transgênico que é diferente de ser só OGM.

  • Em termos gerais, um OGM é um ser biológico (semente, planta, inseto, animal) que sofreu alguma mudança artificial em seu material genético, mediante manipulação da engenharia genética. Se esta alteração consistiu apenas em mudanças na estrutura ou na função do próprio material genético do organismo, mas não introduziu nenhum material genético de outra espécie no material genético original, então esse organismo é considerado somente um OGM. Mas, caso tenha havido, durante essa alteração, a introdução de material genético de uma espécie biológica diferente no material genético original do organismo, então esse organismo passa a ser um organismo transgênico.

    Assim, todo organismo transgênico é um OGM, já que sofreu alterações genéticas artificiais. Porém, um OGM só se torna um transgênico se houver recebido uma transferência genética de uma outra espécie nesse processo de manipulação .

  • Para responder essas questões é so ler o que diz a lei 11.105/05, suas definições e o conceito de enxertia (capturado do wikipedia).

     enxertia é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (cavaleiro) e o porta-enxerto (cavalo). A reprodução da enxertia é assexuada. 

    III – moléculas de ADN/ARN recombinante: as moléculas manipuladas fora das células vivas mediante a modificação de segmentos de ADN/ARN natural ou sintético e que possam multiplicar-se em uma célula viva, ou ainda as moléculas de ADN/ARN resultantes dessa multiplicação; consideram-se também os segmentos de ADN/ARN sintéticos equivalentes aos de ADN/ARN natural;

    IV – engenharia genética: atividade de produção e manipulação de moléculas de ADN/ARN recombinante;

    V – organismo geneticamente modificado - OGM: organismo cujo material genético – ADN/ARN tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética;

    Ou seja pelo conceito enxertia por si só não gera um OGM, não é feita por engenharia genetica e  visto que seus dna/rna não se recombinam.


ID
401983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à biologia molecular e a organismos geneticamente modificados (OGMs), julgue os próximos itens.


Os microrganismos capazes de realizar a fermentação alcoólica transformam glicose em etanol e CO2 por um mecanismo que não produz piruvato como intermediário.

Alternativas
Comentários
  • A fermentação alcoólica utiliza ATP para quebrar a molécula de glicose (6C) em duas moléculas de ácido pirúvico ou piruvato (3C). Estas moléculas de piruvato liberam um carbono na forma de CO2, resultando em uma molécula de 2C, o álcool etílico.


ID
476302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos aos elementos
citoplasmáticos e nucleares de uma célula.

As células que produzem grandes quantidades de proteína para uso interno apresentam basofilia citoplasmática devido à presença de numerosos ribossomos ligados às membranas do retículo endoplasmático granular.

Alternativas
Comentários
  • neste tipo de célula, os ribossomos encontram-se preferencialmente "livres" no hialoplasma ou na forma de polissomos

  • Quando mergulhados diretamente no hialoplasma os ribossomos podem estar presos a uma fita de RNA; nesse caso, são chamados polissomos ou polirribossomos. Os polirribossomos do hialoplasma também são unidades produtoras de proteínas. As proteínas produzidas nos polissomos do hialoplasma geralmente permanecem no interior da célula. Já as proteínas feitas no retículo rugoso, à medida que estão sendo fabricadas, penetram no interior das cisternas por poros da membrana do retículo. Essas proteínas se destinam normalmente à exportação" e são mais tarde secretadas pela célula para serem usadas fora dela. (César e Sezar)

  • Basofilia citoplasmática

    Na basofilia citoplasmática, os neutrófilos apresentam citoplasma na cor azul ou acinzentada, que pode ser homogênea ou não, e que pode se manifestar também nas formas jovens. A basofilia citoplasmática dos neutrófilos dos animais é considerada equivalente às granulações tóxicas presentes nos eritrócitos dos seres humanos.

  • Ribossomos livres: encontram-se dispersos no citosol, e as proteínas produzidas por eles atuarão dentro do citosol;

    Ribossomos ligados: encontram-se presos ao  e ao , sendo que suas proteínas poderão ser inseridas em membranas para serem utilizadas por alguma organela ou então secretadas para o exterior da célula.

    Gabarito : E


ID
476305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos aos elementos
citoplasmáticos e nucleares de uma célula.

Em uma célula do pâncreas humano existem várias cópias do genoma mitocondrial.

Alternativas
Comentários
  • Em algumas células, há apenas algumas mitocôndrias, enquanto em outras há milhares. Geralmente, as células que precisam de mais energia para a função, tais como as do cérebro, coração e músculo esquelético possuem um número maior de mitocôndrias.


ID
476308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos aos elementos
citoplasmáticos e nucleares de uma célula.

Em uma célula bacteriana, a molécula de DNA nuclear é constituída de 15% de timina; conseqüentemente, essa molécula contém 35% de citosina.

Alternativas
Comentários
  • DNA nuclear? Desde quando a bactéria tem núcleo?
  • Questão ta errada, DNA nuclear??

  • As bactérias também podem apresentar DNA extracromossomal: os plasmídios. Talvez esse seja o porque do termo DNA Nuclear.

  • Sim, tem nucleo. Nao tem é revestimento,envoltorio nuclear.

  • Se tem 15% de timina, entao tem 15% de adenina. Assim, restam 35+35 para citosina+guanina, totalizando 100% das bases nitrogenadas.

    Quanto à expressão DNA nuclear, abactérias não possuem material genético envolvido por membrana nuclear, como nos eucariontes, porém possui o nucleóide, região onde está localizado o material genético dos organismos procariontes.


ID
476329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cientistas coreanos confirmaram a possibilidade de se obterem
células-tronco pluripotentes a partir da técnica de clonagem
terapêutica. A pesquisa foi realizada com a participação de
dezesseis mulheres voluntárias que doaram, ao todo, 242 óvulos
e células cumulus. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

As células cumulus são células diferenciadas.

Alternativas

ID
476332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cientistas coreanos confirmaram a possibilidade de se obterem
células-tronco pluripotentes a partir da técnica de clonagem
terapêutica. A pesquisa foi realizada com a participação de
dezesseis mulheres voluntárias que doaram, ao todo, 242 óvulos
e células cumulus. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O conjunto de genes expressos nas células cumulus também é expresso nos gametas.

Alternativas

ID
476443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações a respeito de fotossíntese.

I Na fotossíntese, a clorofila fixa a energia luminosa e
transforma substâncias inorgânicas (água e sais minerais) em
substância orgânica.

II A fotossíntese é um conjunto de reações que ocorrem em
plantas, tendo como conseqüência a produção direta e
imediata de componentes orgânicos — carboidratos, lipídeos
e proteínas.

III A fotossíntese é uma reação bioquímica oposta à respiração,
sendo que a primeira é feita pelas plantas e a segunda, pelos
animais.

Considerando essas afirmações a respeito da fotossíntese, julgue
os itens que se seguem.

A afirmativa I relaciona corretamente todos os elementos necessários para a ocorrência da fotossíntese.

Alternativas
Comentários
  • É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais. Outro produto importante da fotossíntese é o oxigênio (substância inorgânica), o qual é indispensável para a vida dos seres aeróbicos.

    Fonte: 
    http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/3_identidade/3-identidade_funcoes_fotossintese2.htm
  • I. No processo de fotossíntese produz substâncias orgânicas e inorgânicas.

    II. Não acontece a produção direta e imediata, pois a Face Clara fornecera elementos como: ATP, H e elétrons para Fase Escura, nesta pode acontecer no claro ou escuro, e é nela onde ocorre a produção de fotossíntese, ou seja, produção de glicose.

    III. A fotossíntese é uma reação fotoquímica (fase clara), bioquímica ou enzimatica (fase escura). E as plantas também respiram, processo feito pelas mitocôndrias.

    Resposta: Errada.

    Espero que gostem!

    Bons estudos!

    Fica com Deus!

  • A clorofila é responsável pela absorção de luz. O processo de fotossíntese converte energia luminosa, a partir de moléculas inorgânicas, em energia química (moléculas orgânicas). A respiração também pode ocorrer em vegetais e este processo ocorre nas mitocôndrias.


ID
476446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações a respeito de fotossíntese.

I Na fotossíntese, a clorofila fixa a energia luminosa e
transforma substâncias inorgânicas (água e sais minerais) em
substância orgânica.

II A fotossíntese é um conjunto de reações que ocorrem em
plantas, tendo como conseqüência a produção direta e
imediata de componentes orgânicos — carboidratos, lipídeos
e proteínas.

III A fotossíntese é uma reação bioquímica oposta à respiração,
sendo que a primeira é feita pelas plantas e a segunda, pelos
animais.

Considerando essas afirmações a respeito da fotossíntese, julgue
os itens que se seguem.

A afirmativa II está correta ao relacionar os três tipos de produtos orgânicos derivados diretamente da fotossíntese.

Alternativas
Comentários
  • Errado


    A fotossíntese realizada pelas bactérias fotossintetizantes difere em muitos aspectos da realizada pelos demais organismos fotossintetizantes, como veremos a seguir.
    A fórmula geral da produção de glicose pela fotossíntese dos eucariotos e cianobactérias é:

    6 CO2 + 12 H2O      C6H12O6 + 6 O2 + H2O

     

    Essa equação mostra que, na presença de luz e clorofila, o gás carbônico e a água são convertidos em uma hexose – neste exemplo, a glicose -  havendo liberação de oxigênio.




    Ou seja, os produtos derivados diretamente da fotossíntese é a glicose (carboidrato), o oxigênio e a água.

    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica9.php
  • Fonte incorreta. O que é obtido da fotossíntese são trioses-fosfato. Essas podem entrar na via de síntese de um monte de coisas, inclusive glicose, alguns a.a, ou ácidos graxos.


ID
476449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações a respeito de fotossíntese.

I Na fotossíntese, a clorofila fixa a energia luminosa e
transforma substâncias inorgânicas (água e sais minerais) em
substância orgânica.

II A fotossíntese é um conjunto de reações que ocorrem em
plantas, tendo como conseqüência a produção direta e
imediata de componentes orgânicos — carboidratos, lipídeos
e proteínas.

III A fotossíntese é uma reação bioquímica oposta à respiração,
sendo que a primeira é feita pelas plantas e a segunda, pelos
animais.

Considerando essas afirmações a respeito da fotossíntese, julgue
os itens que se seguem.

Pode-se inferir a realização de fotossíntese pelos organismos por meio do acompanhamento da evolução de um terrário.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Conforme o Wikipedia:

    Um terrário é recipiente onde se reproduzem as condições ambientais necessárias para diferentes seres vivos total ou parcialmente terrestres.

    Fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Terr%C3%A1rio
  • Um terrário é um espaço fechado e controlado que pretende reproduzir as características do ambiente onde habitam certos seres vivos. Deste modo, procura-se facilitar a sobrevivência dos animais neste tipo de cativeiro.

  • Essa relação posta pela banca foi totalmente inesperada e inédita.


ID
476452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações a respeito de fotossíntese.

I Na fotossíntese, a clorofila fixa a energia luminosa e
transforma substâncias inorgânicas (água e sais minerais) em
substância orgânica.

II A fotossíntese é um conjunto de reações que ocorrem em
plantas, tendo como conseqüência a produção direta e
imediata de componentes orgânicos — carboidratos, lipídeos
e proteínas.

III A fotossíntese é uma reação bioquímica oposta à respiração,
sendo que a primeira é feita pelas plantas e a segunda, pelos
animais.

Considerando essas afirmações a respeito da fotossíntese, julgue
os itens que se seguem.

Tomando por base a afirmativa I, é correto dizer que a fotossíntese ocorre dentro da clorofila.

Alternativas
Comentários
  • Apenas alguns tipos de organismos (plantas, algas e algumas bactérias) possuem clorofila, o pigmento essencial para promover a fotossíntese. O processo fotossintético tem início quando uma partícula de luz choca-se com uma molécula do pigmento verde (clorofila).  A fotossíntese acontece numa organela celular chamada cloroplasto.

    Fontes: 
    http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/3_identidade/3-identidade_funcoes_fotossintese2.htm
    http://www.biologados.com.br/botanica/fisiologia_vegetal/fotossintese_cloroplastos.htm
  • Errado

    A fotossíntese não ocorre dentro da clorofila (é uma molécula), mas no interior dos cloroplastos, que contém a clorofila!!!

     

  • A fotossíntese ocorre no cloroplastos, sendo a fase clara nos tilacóide e a fase escura no estroma. A clorofila é um pigmento que acontece nos tilacóide quando o magnésio (sais minerais) absorve a luz solar.

     

    Resposta ERRADA.

    Espero ter ajudado!

    Bons estudos!

    Fique com Deus!


ID
476455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações a respeito de fotossíntese.

I Na fotossíntese, a clorofila fixa a energia luminosa e
transforma substâncias inorgânicas (água e sais minerais) em
substância orgânica.

II A fotossíntese é um conjunto de reações que ocorrem em
plantas, tendo como conseqüência a produção direta e
imediata de componentes orgânicos — carboidratos, lipídeos
e proteínas.

III A fotossíntese é uma reação bioquímica oposta à respiração,
sendo que a primeira é feita pelas plantas e a segunda, pelos
animais.

Considerando essas afirmações a respeito da fotossíntese, julgue
os itens que se seguem.

A afirmativa III está errada porque a respiração é feita também pelas plantas.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Pois, parte dos glicídios da fotossíntese é utilizada pelas mitocôndrias na respiração celular, produzindo energia para o organismo realizar suas funções vitais.


ID
516778
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem conseqüência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de seqüenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não-codificante. Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não-codificante do DNA.

S. B. Carroll et al. O jogo da evolução. In: Scientific American Brasil, jun./2008 (com adaptações).

A região não-codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém

Alternativas
Comentários
  • As regiões do DNA que contêm informações para a síntese de proteínas são chamadas de regiões codificantes. Já as regiões que não apresentam essas informações diretas são ditas regiões não codificantes. Estudos mostram, porém, que as diferenças entre regiões codificantes de diferentes espécies (como ser humano e chimpanzé, por exemplo) não são suficientemente expressivas como as diferenças fenotípicas entre elas. Dessa forma, conclui-se que as regiões não codificantes do DNA podem conter informações, que, apesar de não serem traduzidas em proteínas, tem influência no fenótipo do organismo. Letra D correta.
  • não tem erro.

     

  • Transcrição; leitura do gene no núcleo e produção do RNA mensageiro.

  • Kkkkk a questão deu a resposta de graça

  • Parece estar falando dos íntrons. Acertei pensando neles.

  • o enem cumprindo a função de facilitar a entrada nas universidades finalmente com essa quest


ID
517717
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A utilização de células-tronco do próprio indivíduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regeneração de tecidos e órgãos cujas células perdidas não têm capacidade de reprodução, principalmente em substituição aos transplantes, que causam muitos problemas devidos à rejeição pelos receptores.

O autotransplante pode causar menos problemas de rejeição quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivíduos. Isso porque as

Alternativas
Comentários
  • A rejeição a um transplante deve-se basicamente a um não reconhecimento, pelas células do receptor, de proteínas presentes na membrana das células do órgão/tecido doado. No caso do autotransplante, como as células doadas são do próprio paciente, possuem material genético igual ao das células do receptor. Dessa forma, suas proteínas de membrana também são iguais às do paciente, não sendo reconhecidas como antígenos. 

     Resp.: C


  • Letra C

    As células-tronco são unidades de vida que possuem capacidade de autorrenovação.

    Normalmente, o processo de autotransplante da medula óssea consiste em retirar células saudáveis do organismo do paciente antes do tratamento e depois injeta-las novamente quando os tratamentos terminarem, permitindo que o organismo produza mais células saudáveis.

  • Gabarito C

    A. células-tronco se mantêm indiferenciadas após sua introdução no organismo do receptor. → Elas se diferenciam após a introdução no organismo, pois são estimuladas a função específica

    B. células provenientes de transplantes entre diferentes indivíduos envelhecem e morrem rapidamente. → Coletadas e armazenadas de forma correta, para posterior uso em um receptor, não ocorre isso.

    C. células-tronco, por serem doadas pelo próprio indivíduo receptor, apresentam material genético semelhante. → Por ter células semelhantes, causam menos problemas de rejeição no transplante. 

    D. células transplantadas entre diferentes indivíduos se diferenciam em tecidos tumorais no receptor. → As células se diferenciam em outras que precisam ser substituídas através de estímulos em genes.

    E. células provenientes de transplantes convencionais não se reproduzem dentro do corpo do receptor. → Se reproduzem e se diferenciam normalmente no receptor.


ID
517765
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Jeffrey M. Smith, pesquisador de um laboratório que faz análises de organismos geneticamente modificados, após a introdução de soja transgênica no Reino Unido, aumentaram em 50% os casos de alergias. "O gene que é colocado na soja cria uma proteína nova que até então não existia na alimentação humana, a qual poderia ser potencialmente alergênica", explica o pesquisador.

                                                                  Correio do Estado MS 19 abr. 2004 (adaptado).



Considerando-se as informações do texto, os grãos transgênicos que podem causar alergias aos indivíduos que irão consumi-los são aqueles que apresentam, em sua composição, proteínas


Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!


    Essa questão não foi alterada pela Banca. O Enunciado está de correto, como descrito na prova publicada no site!

    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • Que explicação ruim da professora...

  • Ao serem consumidas, essas proteínas, até então nunca ingeridas, podem ser reconhecidas como antígenos (famosos corpos estranhos), pelo sistema himunolóico humano, o que causaria as reações alérgicas.

    Sendo assim, resposta correta é da letra A

  • Letra A, no entanto, a letra B errada não está...

  • Letra A

    O que causa alergia todo mundo sabe: partículas de polen, picadas de abelha, pelos de animais, certos tipos de alimentos (como frutos do mar, amendoim, etc).

    Quando essas partículas ou comidas entram no nosso corpo, são chamadas de antígenos. Porem, se você ingerir uma substancia da qual seu organismo tem sensibilidade, ela será confundida com um elemento invasor perigoso - nesse caso, embora inofensiva, ela se tornará o que chamamos de alérgeno.

  • Gabarito A

    a) Essas proteínas são agentes estranhos (antígenos), ativando o sistema imunológico para defesa do organismo.

    b) Elas são reconhecidas como antígenos pelo organismo, desenvolvendo anticorpos a partir desse reconhecimento.

    c) Não possuem estrutura idêntica, se assim fosse, o sistema imunológico não reconheceria a proteína como antígeno e não causaria alergia.

    d) A sequência não é igual, pois o reconhecimento alérgico que ocorre é por identificar a proteína como antígeno, um agente externo. Incorreta.

    e) Não possuem estrutura idêntica, se assim fosse, o sistema imunológico não reconheceria a proteína como antígeno e não causaria alergia.

    Fonte: QC


ID
518548
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os seres vivos apresentam diferentes ciclos de vida, caracterizados pelas fases nas quais gametas são produzidos e pelos processos reprodutivos que resultam na geração de novos indivíduos. Considerando-se um modelo simplificado padrão para geração de indivíduos viáveis, a alternativa que corresponde ao observado em seres humanos é:

Alternativas
Comentários
  • Na questão é necessário compreender e identificar os diferentes tipos de ciclo de vida dos seres vivos. No caso é necessário reconhecer o ciclo de vida do ser humano.  No ciclo da letra A, que acontece em vegetais, existe alternância de gerações com fase haploide (n) e diploide (2n), onde a meiose dá origem a esporos, que se desenvolvem em gametófitos. Estes produzem gametas, que se fundem gerando novo indivíduo (2n) por fecundação. O ciclo das letras B e C são incorretos, pois a mitose de um organismo diploide (2n) não geraria gametas haploides (n). No ciclo da letra E, um zigoto haploide (n) não geraria um organismo adulto diploide (2n). Letra C é o ciclo correto, e que acontece em humanos, em que a meiose em um organismo adulto diploide (2n) gera gametas haploides (n), que se fundem gerando um zigoto diploide (2n). Este, por mitose, se desenvolve em organismo adulto, diploide (2n). 
  • Correção: "O ciclo das letras B e D são incorretos..." ao invés de "O ciclo das letras B e C são incorretos"

  • Na questão é necessário compreender e identificar os diferentes tipos de ciclo de vida dos seres vivos. No caso é necessário reconhecer o ciclo de vida do ser humano.  No ciclo da letra A, que acontece em vegetais, existe alternância de gerações com fase haploide (n) e diploide (2n), onde a meiose dá origem a esporos, que se desenvolvem em gametófitos. Estes produzem gametas, que se fundem gerando novo indivíduo (2n) por fecundação. O ciclo das letras B e C são incorretos, pois a mitose de um organismo diploide (2n) não geraria gametas haploides (n). No ciclo da letra E, um zigoto haploide (n) não geraria um organismo adulto diploide (2n). Letra C é o ciclo correto, e que acontece em humanos, em que a meiose em um organismo adulto diploide (2n) gera gametas haploides (n), que se fundem gerando um zigoto diploide (2n). Este, por mitose, se desenvolve em organismo adulto, diploide (2n). 

  • Resolução;https://www.youtube.com/watch?v=czVpRlblIO8

  • Antes da fecundação do ovócito II pelo espermatozoide eles são "N".

    O zigoto (após a fecundação) é 2n (Elimina-se a E)

    O primeiro estágio de divisão celular é a Meiose. (Elimina-se a De B)

    "A" Acontece em vegetais

  • Letra C

    Seres humanos apresentam meiose gamética em seu ciclo de vida, ou seja, um individuo diploide (2n) realiza meiose para gerar seus gametas haploides. A junção de gametas (n) de dois indivíduos forma um zigoto 2n, que se multiplica por mitose ate chegar na fase adulta.


ID
519688
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os transgênicos vêm ocupando parte da imprensa com opiniões ora favoráveis ora desfavoráveis. Um organismo ao receber material genético de outra espécie, ou modificado da mesma espécie, passa a apresentar novas características. Assim, por exemplo, já temos bactérias fabricando hormônios humanos, algodão colorido e cabras que produzem fatores de coagulação sangüínea humana.
O belga René Magritte (1896 – 1967), um dos pintores surrealistas mais importantes, deixou obras enigmáticas. Caso você fosse escolher uma ilustração para um artigo sobre os transgênicos, qual das obras de Magritte, abaixo, estaria mais de acordo com esse tema tão polêmico?

Alternativas
Comentários
  • A tecnologia dos transgênicos consiste em um indivíduo receber material genético de um organismo de outra espécie ou material modificado da mesma espécie. Assim, tal indivíduo apresentará características diferenciadas. Entre os desenhos apresentados, o que melhor representaria o tema em questão seria aquele que mostra um ser aparentemente “peixe”, mas também com características humanas (pernas). Letra B correta.
  • Acertei a questão, porém, interpretação de arte é algo EXTREMAMENTE subjetivo!

  • Não tem absolutamente nada de subjetivo nessa questão.

    "Temos bactérias fabricando hormônios humanos, algodão colorido e cabras que produzem fatores de coagulação sangüínea humana."

    Na alternativa B temos um peixe com pernas humanas.

    Basta fazer a associação.

    Se a questão fosse sobre clonagem, seria a A.

    Se a questão fosse sobre reprodução, seria a E.

  • Questão bem tranquila, acertei sem ler o texto, só lendo a pergunta(ação) dá pra responder.

  • Um peixe com pernas humanas morrendo na praia, hoje, não seria uma boa escolha. A transgenia está aí, veio para ficar; imagino que em 2005, no entanto, estivesse no imaginário da população como algo negativo, criador de quimeras. Não havia muito tempo da clonagem da Dolly, então havia bastante especulação sobre os limites da ciência genética. Questão ficou um pouco datada.

    Gabarito : (B)

    Nível de Dificuldade : Fácil


ID
521560
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em certas localidades ao longo do rio Amazonas, são encontradas populações de determinada espécie de lagarto que se reproduzem por partenogênese. Essas populações são constituídas, exclusivamente, por fêmeas que procriam sem machos, gerando apenas fêmeas. Isso se deve a mutações que ocorrem ao acaso nas populações bissexuais. Avalie as afirmações seguintes, relativas a esse processo de reprodução.
I Na partenogênese, as fêmeas dão origem apenas a fêmeas, enquanto, nas populações bissexuadas, cerca de 50% dos filhotes são fêmeas.
II Se uma população bissexuada se mistura com uma que se reproduz por partenogênese, esta última desaparece.
III Na partenogênese, um número x de fêmeas é capaz de produzir o dobro do número de descendentes de uma população bissexuada de x indivíduos, uma vez que, nesta, só a fêmea põe ovos.
É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • A partenogênese é uma forma de reprodução assexuada.  Nesses casos, fêmeas de algumas espécies dão origem a embriões sem a participação de um parceiro sexual.  Esse fenômeno acontece naturalmente em alguns seres invertebrados, como pulgas d’água, abelhas, escorpiões e determinados vertebrados como lagartos e salamandras. Na afirmação I, é correto dizer que apenas em alguns casos de partenogênese sejam originados apenas fêmeas. Além disso, em populações bissexuais, espera-se que 50% dos filhotes sejam fêmeas e 50% sejam machos. A afirmação II é incorreta, pois a população que se reproduz por partenogênese não desaparecia pelo fato de se misturar com uma população bissexual. A afirmação III está correta se considerarmos que numa população em que ocorra a partenogênese todos os indivíduos ovulam, já em populações bissexuais apenas metade da população ovula.  Letra C correta.
  • ESSA QUESTÃO DEVE ESTAR ERRADA, UMA VEZ QUE NA PARTENOGENESE DA ABELHA A ABELHA RAINHA PRODUZ ZANGÃO QUANDO NÃO HÁ FECUNDAÇÃO.E QUANDO HA FECUNDAÇÃO PRODUZ ABELHAS OPERARIAS.

  • Questões desse tipo nem caem mais no novo modelo adotado, desde 2009, pelo ENEM 

  • Resolução:https://www.youtube.com/watch?v=NtxDjahbqdA

  • Vamos lá seus ciscadores de questões... 
    Prontos para entender essa questão cabulosa? Então booooora lá!!! 
    Olhou a questão e bateu o desespero? 
    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não... 
    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    A afirmação II está incorreta porque, nesse caso, o encontro de duas populações não levaria nenhuma à extinção, uma vez que a reprodução por partenogênese é uma importante possibilidade para a perpetuação da espécie na ausência de machos, sendo uma característica vantajosa.

     

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: 

     

     

    apenas em I e III.

     

     

    Errou? Acertou? 
    Tem algum macete para resolver mais rápido?
    Curti aqui e me fala... 

     

    E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistencia é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz."  - Bill Gates.

     

     

     

  • Obrigado por esses comentarios, me ajudaram bastante.

  • Gabarito do professor:

    A partenogênese é uma forma de reprodução assexuada. Nesses casos, fêmeas de algumas espécies dão origem a embriões sem a participação de um parceiro sexual. Esse fenômeno acontece naturalmente em alguns seres invertebrados, como pulgas d’água, abelhas, escorpiões e determinados vertebrados como lagartos e salamandras. Na afirmação I, é correto dizer que apenas em alguns casos de partenogênese sejam originados apenas fêmeas. Além disso, em populações bissexuais, espera-se que 50% dos filhotes sejam fêmeas e 50% sejam machos. A afirmação II é incorreta, pois a população que se reproduz por partenogênese não desaparecia pelo fato de se misturar com uma população bissexual. A afirmação III está correta se considerarmos que numa população em que ocorra a partenogênese todos os indivíduos ovulam, já em populações bissexuais apenas metade da população ovula. Letra C correta.

  • Muito mau formulada a questão, afirma umas paradas que se encaixam apenas de forma genérica.


ID
522241
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todas as reações químicas de um ser vivo seguem um programa operado por uma central de informações. A meta desse programa é a auto-replicação de todos os componentes do sistema, incluindo-se a duplicação do próprio programa ou mais precisamente do material no qual o programa está inscrito. Cada reprodução pode estar associada a pequenas modificações do programa.

M. O. Murphy e l. O’neill (Orgs.). O que é vida? 50 anos depois — especulações sobre o futuro da biologia. São Paulo: UNESP. 1997 (com adaptações).

São indispensáveis à execução do “programa” mencionado acima processos relacionados a metabolismo, auto- replicação e mutação, que podem ser exemplificados, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • O trecho dado faz uma comparação dos sistemas de replicação do DNA com um programa que se replica, podendo conter pequenas alterações. Para a execução esse “programa” são necessários processos relacionados ao metabolismo, auto replicação e mutação. Um exemplo de cada um desses processos seria: a respiração celular no caso do metabolismo, a duplicação do DNA no caso da auto replicação do programa e alterações na sequencia de bases nitrogenadas no caso da mutação. Letra D correta. 
  • O RNA tem uma capacidade de transcritas e reversa..

    Quando ele é dna se transforma em RNA e sempre será esse processo!

  • Metabolismo poderia ser respiração ou fermentação, no caso só havia opção de respiração, só ai já matava a questão. Completando a sequência, a auto-replicação está relacionado a duplicação de material genético (DNA ou RNA) e por último os processos de mutação poderia falar sobre crossing over ou outro processo de alteração na cadeia do DNA.

  • Quando a questão tratar de "mutação" pode saber que alterou alguma coisa nas base nitrogenadas.

  • Metabolismo: conjunto de transformações tanto como desassimilação(catabolismo) ou sintese(anabolismo)

    autoreplicação: construção de uma cópia idêntica de um sistema, seja biologico ou nao

    Mutação é uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico

  • Fotossíntese também pode ser considerado um processo relacionado a metabolismo, nesse caso de anabolismo, já que é através do processo de fotossíntese que ocorre a síntese de moléculas complexas (glicose).

  • Que questão mal feita! O ENEM tem questões q nao medem conhecimento

  • que questão mal formulada

ID
588619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando se faz um esforço muscular intenso, a quantidade de oxigênio que chega ao músculo não é suficiente para fornecer toda a energia necessária para a atividade desenvolvida. Então, as células musculares passam a realizar fermentação láctica, na qual o ácido láctico acumula-se no interior da fibra, produzindo dores, cansaço e cãibras. Considerando a fermentação lática, assinale a opção que apresenta a sua equação correta.

Alternativas
Comentários
  • resposta certa: d,
    somente ela que mostra a formacao de um composto organico com 3 atomos de Carbono,
    pois cada molécula do ácido pirúvico é convertido em ácido lático, que também contém três átomos de carbono, a partir da gliose com 6 Carbonos e sem oxigenio, por isso, fermentacao.
  • A equação da fermentação lática é:

    Glicose = 2 moleculas de acido lático e 2 moleculas de ATP

    Esta equação está representada na alternativa D
  • Em condições em que a oxigenação muscular é baixa, ou seja, em casos de esforço físico intenso, o organismo opta por um artifício metabólico de prazo mais curto que a respiração celular completa: é a fermentação lática. Nesse processo, cada molécula de glicose é quebrada em duas moléculas com 3 carbonos cada (ácido pirúvico) e formando 2 moléculas de ATP.

    Essa equação está representada em letra D. 


  • Gab D.

     

     

    É  a única alternativa que representa o rendimento energético de um processo fermentativo , com a geração  de 2 ATP. 3 tipos de fermetação: lática, acética e etílica. Umas das diferenças entre elas são a presença de carbono, onde 2C ( ac. acetico e etílico, devido ao efeito de descarbonização), 3C ( lático).

    Na letra D, temos um produto lático com esses 3 carbonos ( C3H6O3) mais produção de ATP.

  • A questão não se trata de memorizar a fórmula, e sim, de raciocinar.

    1 – a fermentação lática não consome oxigênio, é anaeróbica.

    2 – não tem liberação de CO2, somente a alcóolica.

    Portanto, letra D. 


ID
637918
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“A perpetuação da espécie humana, assim como de toda espécie sexuada, é garantida pela reprodução gâmica, na qual as células especializadas – os gametas – são formados pelo processo de meiose. Tal processo assegura, também, a variedade da espécie e a manutenção do número cromossomial da mesma.”
(Gomes, Manuel in Sistema de Ensino GPI)

Sobre o processo de formação dos espermatozoides humanos, analise:

1. No período de maturação, cada espermatócito I, pela divisão I da meiose, produz dois espermatócitos II, os quais, pela divisão II da meiose, originam quatro células denominadas espermátides.
2. Para cada espermatogônia – células diploides germinativas – são formadas quatro espermátides que são células haploides, mas não funcionam como gametas.
3. No período germinativo, as espermatogônias dividem-se, ativamente, por mitose e, durante a anáfase desse processo as células apresentam, momentaneamente, 92 cromossomos.
4. O processo de diferenciação das espermátides em espermatozoides denomina-se espermiogênese.
5. Na soma de todos os cromossomos encontrados nos espermatozoides, a partir de mil espermatogônias, são esperados noventa e dois mil cromossomos.
6. No período de crescimento, a espermatogônia transforma-se em espermatócito I.

Julgando a veracidade dessas afirmativas, temos:

Alternativas
Comentários
  • Processo pelo qual se formam os gametas masculinos, os espermatozóides, a partir de células germinativas primordiais, as espermatogônias:

    Fase de multiplicação/periodo germinativo: Espermatogônia (2n) – se multiplica por mitose

    Fase de crescimento : espermatogonia se transforma em Espermatócito I (2n) –

    fase de maturação: Espermatócito I  se multiplica por meiose  e se transforma em espermatócito II (n) -resulta da meiose I

     Espermátide (n) – resulta da meiose II - um espermatócito 1 origina em 4 espermatides

     Espermatozóide (n) – gameta masculino Se forma pelo processo de citodiferenciação da espermátide -Espermiogênese:

  • a) Todas estão corretas.

  • Interrompendo a mitose na anáfase, os cromossomos duplicados já foram separados, mas a mitose não foi completada, e, portanto, todos continuaram dentro da mesma célula (não ocorreu a telófase, a célula não se dividiu em 2). Assim, teremos 46 cromossomos duplicados separados, ou seja, 92 cromossomos, sendo que metade é redundante (repetida, só 46 são únicos entre si). 


    Parece um tipo de pegadinha, por causa da diferença entre o conceito de CROMÁTIDE e o de CROMOSSOMO. 

  • Na espermatogênese existem gametas que não funcionam?! Isso não é característica da ovogênese?!

  • As espermatides tem de entrar no processo de diferenciação para funcionarem como gametas. Chama-se de espermiogênese.

  • Questão bem elaborada


ID
644104
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os estudos de evolução humana utilizam freqüentemente como alvo para análise molecular o DNA mitocondrial, devido a sua herança exclusivamente materna.

Assinale a alternativa que descreve o papel do DNA mitocondrial na fisiologia da célula.

Alternativas

ID
647050
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Após o anúncio histórico da criação de vida artificial no laboratório do geneticista Craig Venter o mesmo responsável pela decodificação do genoma humano em 2001 , o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia para analisarem as consequências e as implicações da nova técnica.” (O Globo on line, 22/05/2010)
A experiência de Venter ainda não explica como a vida começou, mas reforça novamente que, sob determinadas condições, fragmentos químicos são unidos para formar a principal molécula responsável pelo código genético da vida.

Para a síntese de uma molécula de DNA em laboratório, a partir de uma fita molde de DNA, além do primer, deve-se utilizar

Alternativas

ID
650350
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A produção agrícola teve um grande aumento ao longo dos últimos 50 anos. Uma parte significativa desse crescimento deveu-se à seleção de variedades de vegetais com características mais adequadas tanto à produtividade quanto à aceitação pelos consumidores. Uma alternativa que possibilita acelerar a obtenção de novas variedades do vegetal é expor os exemplares a uma fonte de radiação gama antes de se realizar a polinização.

O aumento da ocorrência de novas variedades nessas amostras de vegetais expostas à radiação gama é decorrente

Alternativas

ID
650353
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando uma amostra de carne é colocada dentro de um recipiente esterilizado, mesmo que não seja possível a existência de microrganismos decompositores, ainda assim a amostra sofre decomposição. Tal processo é decorrente da atuação de substâncias que, normalmente encontradas na célula, estão armazenadas no interior do

Alternativas
Comentários
  • Responsável pela digestão intracelular = Lissosomo.

    LETRA A

    APMBB


ID
650791
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando uma amostra de carne é colocada dentro de um recipiente esterilizado, mesmo que não seja possível a existência de microrganismos decompositores, ainda assim a amostra sofre decomposição. Tal processo é decorrente da atuação de substâncias que, normalmente encontradas na célula, estão armazenadas no interior do

Alternativas

ID
655153
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O uso de vinagre e sal de cozinha em uma salada de alface, além de conferir mais sabor, serve também para eliminar microorganismos causadores de doenças, como as amebas, por exemplo. O inconveniente do uso desse tempero é que, depois de algum tempo, as folhas murcham e perdem parte de sua textura. Esses fenômenos ocorrem porque

Alternativas
Comentários
  • O vinagre e o sal, quando em contato com amebas e as folhas do vegetal irão induzir o processo de osmose. A osmose é a passagem natural da água (ou solvente) de uma região menos concentrada em soluto para outra mais concentrada em soluto. No caso, a região interior às células (tanto da ameba quanto do vegetal) são menos concentradas em soluto se comparadas à região externa, tendo em vista o vinagre e o sal. Dessa forma, a ameba morreria rapidamente por perda excessiva de água. Já as folhas murcham somente após um período maior devido à presença da parede celular, que confere maior rigidez às células dos vegetais. Letra A correta.
  • Na osmose, ocorre a troca de solventes (nesse caso, a água)

    Na difusão, ocorre a passagem de soluto (vinagre e sal).

    A alface perde água por osmose, por isso ela murcha.


ID
655183
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com a finalidade de bloquear certas funções celulares, um pesquisador utilizou alguns antibióticos em uma cultura de células de camundongo. Entre os antibióticos usados, a tetraciclina atua diretamente na síntese de proteína, a mitomicina inibe a ação das polimerases do DNA e a estreptomicina introduz erros na leitura dos códons do RNA mensageiro.
Esses antibióticos atuam, respectivamente, no:

Alternativas
Comentários
  • A síntese protéica consiste na produção do
    RNAm a partir da fita molde de DNA, por ação
    das polimerases presentes no núcleo e posterior
    leitura de códons deste RNA e síntese de proteí-
    nas pelo processo de tradução nos ribossomos.
    Portanto, os antibióticos tetraciclina, mitomicina e
    estreptomicina atuam, respectivamente, no ribossomo, no núcleo e no ribossomo.
    Obs.: vale citar que as funções relativas aos antibióticos citados no texto são corretas, porém, esses medicamentos atuam em células bacterianas
    Letra B

ID
663202
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As membranas celulares são estruturas que delimitam todas as células vivas, estabelecendo uma interface entre os meios intra e extracelulares. No caso de pessoas portadoras de diabetes tardio, ou tipo II, as membranas de algumas células possuem poucos receptores para a insulina, diminuindo o transporte de glicose. Esses receptores têm característica de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

    Glicoproteínas são as principais receptoras de substâncias externas.

    CAVEIRA!


ID
666967
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Três lâminas de tecido animal foram deixadas num laboratório após uma aula. Como não apresentavam anotação alguma, um estudante decidiu observá-las ao microscópio a fim de identificá-las. Durante sua observação, fez as seguintes anotações.

Lâmina I – Células justapostas, pouco material intercelular e presença de filamentos de queratina.

Lâmina II – Abundante matriz extracelular, diferentes tipos celulares e presença de fibras colágenas.

Lâmina III – Células alongadas, pouca substância intercelular e citoplasma rico em fibras contráteis.

Qual das alternativas apresenta a seqüência exata dos tecidos observados em cada lâmina, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Lãmina I - Células justapostas, pouco material intercelular e presença de filamentos de queratina.TEC. EPIELIAL

    Lâmina II – Abundante matriz extracelular, diferentes tipos celulares e presença de fibras colágenas. TEC.CONJUNTIVO

    Lâmina III – Células alongadas, pouca substância intercelular e citoplasma rico em fibras contráteis. TEC. MUSCULAR


ID
666982
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1980, Umberto Eco publicou o livro O nome da rosa, romance ambientado em um mosteiro medieval, onde vários crimes aconteceram. Os mortos eram encontrados com a língua e os dedos escuros, indicando que folhearam livros com páginas envenenadas por cianureto (cianeto de potássio). Essa substância é extremamente tóxica, pois compromete a produção do ATP feita na célula, ligando-se ao citocromo a3.

A alternativa que indica a etapa inibida pelo cianureto e o local onde ocorre, respectivamente, é:

Alternativas
Comentários
  • resumo

    GLICOLISE: acontece no hialoplasma

    Cliclo de Klebs: acontece na matriz mitocondrial ( onde são produzidos ac piruvico , ac acético

    cadeia respiratória: ocorre na crista mitocondrial

  • cianeto assim como o monóxido de carbono (co) são inibidores da respiracao celular.

    no fato descrito na pergunta o cianeto inibe a fosforilação oxidativ ao conter a ação dos citocromo.

  • Cadeia respiratória ocorre na crista mitocondrial (membranas externa e interna da mitocôndria).


ID
668524
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A massa corporal dos seres vivos é constituída de aproxima­damente 75% de água. A solução que preenche todas as célu­las vivas consiste em uma mistura aquosa. Qual a propriedade da água e a função biológica a ela associada, respectivamen­te, que se relaciona a esse contexto?

Alternativas
Comentários
  • Por ser uma molécula dipolo, a água se relaciona com outras moléculas HIDROFÍLICAS, as quais são dissolvidas.


ID
673009
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, travaram-se, recentemente, intensos debates a respeito das pesquisas que envolvem o uso de células-tronco para fns terapêuticos e da legislação que regulamenta esse uso.

assinale, entre os seguintes argumentos mais freqüentemente apresentados nesses debates, aquele que, do ponto de vista biológico, é INCORRETO.

Alternativas

ID
673942
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os seres vivos necessitam de diversos tipos de sais minerais para o funcionamento eficaz das células. Na espécie humana, por exemplo, os íons de cálcio, dentre outras funções, participam da:

Alternativas
Comentários
  • Tem alguma relação com uma assim do Enem 2019.


ID
673954
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na espécie humana, assim como em outros vertebrados, alguns indivíduos são portadores de uma característica denominada ¨albinismo¨. Tal característica impede o processo de formação do pigmento melanina, responsável pela cor da pele e dos cabelos. Na forma mais comum de albinismo, não há produção de melanina em decorrência de uma alteração no gene para uma determinada enzima. Mediante tais informações, marque a alternativa abaixo que possui o nome da enzima em questão.

Alternativas

ID
674743
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O tecido conjuntivo encontrado nos tendões que unem os músculos aos ossos é classificado como

Alternativas

ID
674755
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as proposições abaixo sobre a replicação e a transcrição do DNA e marque a alternativa CORRETA.

I - O modelo de replicação é semiconservativo.

II - A principal enzima envolvida na replicação é a RNA polimerase.

III - A partir da transcrição do DNA, é sintetizada uma molécula de RNA de fita simples.

IV - A replicação do DNA produz duas moléculas de DNA idênticas.

Alternativas

ID
675577
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A composição de bases nitrogenadas do DNA total isolado de células de tecido epitelial de um vertebrado apresenta estes percentuais:

A = 20%;
T = 20%;
G = 30%;
C = 30%.

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afrmar que essa composição de bases nitrogenadas

Alternativas
Comentários
  • A composição de bases nitrogenadas no genoma de um indivíduo é constante para os diversos tipos de células, já que todas apresentam as mesmas informações. O que difere uma célula de outra são quais genes estão atuando ou não em cada tipo celular.  Entre indivíduos diferentes de uma mesma espécie e entre indivíduos de espécies diferentes essa porcentagem irá variar.  Já nos gametas, o que ocorre é a redução de moléculas de DNA, e não mudanças na porcentagem das bases.

    Resposta letra C.



ID
675583
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fotossíntese e a respiração são processos fundamentais para a manutenção da biodiversidade na Terra.

Considerando-se esses dois processos, é CORRETO afrmar que ambos

Alternativas
Comentários
  • Participam do ciclo do carbono

  • A fotossíntese participa do ciclo de Calvin Benson ( ciclo da pentoses/ carbono ) e a respiração celular participa do ciclo do ácido cítrico ( ciclo de Krebs/ ciclo do carbono )
  • A fotossíntese e a respiração ocorrem em simultâneo!

  • A forma de energia se resume ao ATP.


ID
682771
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Certos fármacos, como a colchicina, ligam-se às moléculas de tubulina e impedem que elas se associem para formar microtúbulos. Quando células em divisão são tratadas com essas substâncias, a mitose é interrompida na metáfase. Células contendo dois pares de cromossomos homólogos foram tratadas com colchicina, durante um ciclo celular. Após o tratamento, essas células ficaram com:

Alternativas
Comentários
  • Durante a metáfase da mitose, a carioteca já se desfez e os cromossomos se encontram na região equatorial da célula. Os cromossomos estão duplicados e muito condensados, tornando-os bem visíveis. É nessa fase que a divisão celular é interrompida pelo uso de fármacos como a colchicina. Essa fase é a preparação para que as cromátides irmãs dos cromossomos sejam separadas, o que não ocorre. Assim, células com 2 pares de cromossomos homólogos, nesse estágio, terão quatro cromossomos duplicados, ou seja, 8 cromossomos.



    Letra E correta.



ID
682795
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O mapeamento de toda a seqüência de nucleotídeos existente nos 23 pares de cromossomos humanos

Alternativas
Comentários
  • O mapeamento de toda a sequência de nucleotídeos dos cromossomos humanos fez parte do Projeto Genoma Humano, que reuniu esforços internacionais para chegar a esse objetivo. Esse projeto, que se iniciou em 1990, com a iniciativa de James Watson, contou com a colaboração de diversos grupos de pesquisa e laboratórios, sendo planejado para durar 15 anos. O projeto foi considerado concluído em 2003, quando foi anunciado que sequenciaram com sucesso cerca de 99% do genoma humano. Entretanto, ainda existem lacunas, sendo esse apenas um passo na direção de conhecer o nosso genoma e entender seus mecanismos de funcionamento. Afinal, estima-se que apenas 2% do material genético humano é composto por genes, sendo a maior parte não codificante para proteínas.



    Letra D correta.



ID
682798
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os códons AGA, CUG e ACU do RNA mensageiro codificam, respectivamente, os aminoácidos arginina, leucina e treonina. A seqüência desses aminoácidos na proteína correspon- dente ao segmento do DNA que apresenta a seqüência de nucleotídeos GAC TGA TCT será, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Se sabemos que os códons AGA, CUG e ACU do RNAm codificam, respectivamente, os aminoácidos arginina, leucina e treonina, isso irá acontecer em qualquer RNAm em que estiverem presentes. Tomando o segmento da molécula de DNA dado (GAC, TGA, TCT), o RNAm produzido a partir daí será CUC, ACU, AGA. Usando os dados sobre os códons, essa sequência irá codificar na proteína os aminoácidos leucina (CUG), treonina (ACU) e arginina (AGA), nessa ordem.


    Letra E correta.



ID
685777
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fotossíntese e a respiração são processos biológicos fundamentais na manutenção metabólica dos organismos. Esses processos envolvem a redução e a oxidação complementar do carbono e do oxigênio:

ENERGIA + 6CO2 + 6H2O  ⇋ C6H12O6 + O2

Sobre esses processos, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
686242
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A membrana plasmática ou celular é considerada uma das barreiras que separa o meio intracelular do extracelular e também é responsável pelo controle de todas as substâncias ou partículas que entram ou saem da célula. A respeito da Membrana Plasmática é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    Essa alternativa está incorreta pelo fato da osmose apresentar uma passagem da maior concentração para a menor concentração, e o excerto diz o contrário. No caso, a menor concentração para a maior concentração ocorre na bomba de sódio e potássio, uma forma de transporte ativo.

  • Osmose é passagem de solvente, não soluto.


ID
686485
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A membrana celular é responsável pela formação do potencial de repouso. Pode-se imaginar a membrana celular como um capacitor de placas paralelas, no qual duas soluções condutoras estão separadas por uma delgada camada isolante. Desta forma, a superfície interna da membrana é coberta pelo excesso de ânions, enquanto, na superfície externa, há o mesmo excesso de cátions. Em uma análise envolvendo a membrana celular de uma célula, o potencial de repouso e o modelo de um capacitor de placas paralelas são garantidos porque:

Alternativas

ID
686977
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1961, o cosmonauta Yuri A. Gagarin, primeiro homem a orbitar a Terra, exclamou ao observá-la do espaço: “A Terra é azul!”. A cor azul da Terra deve-se à composição atmosférica e ao fato de cerca de três quartos da superfície planetária estarem cobertos por água. Nos seres vivos ela representa cerca de 75% das substâncias que compõem seus corpos. Sobre a água, analise as proposições apresentadas, colocando V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) A quantidade de água pode variar entre indivíduos de espécies diferentes, e entre indivíduos da mesma espécie pode variar em razão de fatores como idade, sexo e estado fisiológico.

( ) Em um indivíduo, analisando determinada etapa de seu desenvolvimento, podemos afirmar que a variação no teor de água entre seus tecidos ou entre seus órgãos está relacionada à atividade metabólica; sendo que a quantidade de água é inversamente proporcional à atividade metabólica.

( ) As moléculas de água são polares, isto é, apresentam zonas positivas e negativas, o que propicia o estabelecimento de pontes de hidrogênio, decorrendo daí as propriedades da água, como solidificação, calor de vaporização e calor específico, poder de dissolução, coesão e adesão, capilaridade.

( ) Graças ao alto calor específico da água, a temperatura dentro da célula mantém-se equilibrada, sem variações bruscas que afetariam o metabolismo celular.

( ) O poder de dissolução da água é importante, pois a maioria dos reagentes químicos existentes na célula estão dissolvidos em água e as reações do metabolismo celular quase sempre ocorrem em meio aquoso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • A porcentagem de água nos seres vivos corresponde a cerca de 75% do seu corpo. Essa taxa, entretanto, pode variar para diferentes espécies ou mesmo em razão de sexo, idade ou tipos de célula do corpo para indivíduos da mesma espécie (item I verdadeiro). A quantidade de água está ligada sim à atividade metabólica da célula, sendo medidas diretamente proporcional. Quanto maior sua atividade metabólica, maior necessidade água (item II falso). Devido a sua geometria, as moléculas de água são polares porque apresentam zonas positivas e negativas. Isso contribui para o estabelecimento das ligações de hidrogênio, o que determina diversas propriedades da água (item III verdadeiro). Uma dessas propriedades é o alto calor específico, o que significa que para alterar a temperatura de 1g da substância em 1°C é necessário uma quantidade grande de energia. Isso faz com que as temperaturas da água não mudem bruscamente em meio natural e dentro da célula (item IV verdadeiro). Uma outra propriedade importante da água é a sua capacidade de dissolução. A água é considerada um solvente universal porque é capaz de dissolver grande parte das substâncias. Essa característica é fundamental, pois os reagentes químicos estão dissolvidos em água e todas as reações do metabolismo ocorrem em meio aquoso (item V falso).


    Letra A correta.



ID
686989
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os pesquisadores Leland Hartwell, Paul Nurse e Timothy Hunt dividiram o Nobel de Medicina ou Fisiologia em 2001. Eles foram contemplados pela descoberta de genes e moléculas envolvidos na regulação da divisão celular. Esse processo faz parte do ciclo celular e qualquer alteração pode levar à reprodução desordenada das células, que caracteriza o câncer.

Analise as assertivas abaixo:

I - No ciclo celular devemos considerar dois momentos: a interfase, etapa em que a célula apresenta intensa atividade metabólica, e a divisão.

II - Os períodos da interfase são denominados G1 , S e G2 . Nos períodos G1 e G2 o crescimento celular é acentuado e são ativados mecanismos celulares que verificam as condições da célula antes de prosseguir de uma fase para outra; no período S ocorre síntese de DNA nuclear.

III - No período G2 a célula verifica se o DNA sofreu alterações em suas sequências de bases; caso tenham ocorrido mutações a célula não entra na fase seguinte e o DNA danificado não será replicado.

Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):

Alternativas
Comentários
  • A maior parte da vida de uma célula compreende o período em que ela não está dividindo, chamado de interfase. Logo, consideramos duas fases da vida celular: a interfase (em que a célula apresenta intensa atividade metabólica) e a divisão – item I verdadeiro. A interfase, por sua vez, pode ser dividida em três fases: a fase G1, em que não há atividade relacionada à divisão, mas a célula cresce, se preparando para uma possível divisão (gap =intervalo); a fase S, na qual ocorre a duplicação do DNA; e a fase G2, em que a duplicação do DNA já se completou e a célula se prepara para a divisão – item II verdadeiro. Não há verificação de mutações no DNA durante a fase G2, isso acontece durante a própria replicação pelo sistema de reparo de DNA (composto principalmente por proteínas) – item III falso.


    Letra B correta.


  • III - No período G2 a célula verifica se o DNA sofreu alterações em suas sequências de bases; caso tenham ocorrido mutações a célula não entra na fase seguinte e o DNA danificado não será replicado.

    Gene p53 atua em todo o processo independente das fases do ciclo, promovendo apoptose se necessário