SóProvas


ID
1019950
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A antropologia recebeu um grande impulso com o estudo do DNA mitocondrial, que tornou possível analisar a migração de populações humanas. Assinale o item que não corresponde às características do mtDNA para utilização forense:

Alternativas
Comentários
  • por ser EXCLUSIVAMENTE MATERNO, o mtDNA não poderá ser utilizado na investigação de paternidade.


  • http://www.cpgls.pucgoias.edu.br/8mostra/Artigos/SAUDE%20E%20BIOLOGICAS/Potenciais%20de%20uso%20forense%20do%20DNA%20mitocondrial.pdf

  • DNA mitocondrial ou mtDNA

    As mitocôndrias seguem o padrão de transmissão materno pois são transmitidas à prole através do óvulo. Diferentemente dos cromossomos autossômicos e do cromossomo Y, o mtDNA não possui marcadores do tipo STR. A análise do mtDNA, assim como a análise dos Y STRs, não permite individualização, pois os indivíduos de uma mesma linhagem materna possuem o mesmo mtDNA.

    ·  Os polimorfismos observados entre diferentes mtDNAs são os SNPs encontrados em regiões hipervariáveis.

    ·  Os laboratórios de Genética Forense geralmente analisam duas dessas regiões para o exame de mtDNA, as regiões 1 e 2 (HV1 e HV2).

    ·  As mitocôndrias apresentam uma vantagem: em cada célula existe muitas cópia do mtDNA, então é possível usar o mtDNA em casos onde o DNA nuclear está muito degradado. E a análise do mtDNA é útil quando se deseja estabelecer vínculos maternos distantes.

     

    Bons estudos.