SóProvas


ID
1020328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

Com relação às normas contábeis específicas aplicáveis ao setor público para as demonstrações contábeis, julgue os próximos itens.

A redução do valor recuperável de um ativo ou passivo corresponde à reavaliação de elementos patrimoniais para torná-lo compatível com o valor justo.

Alternativas
Comentários
  • Redução ao valor recuperável (impairment): o ajuste ao valor justo ou valor em uso, quando esses forem inferiores ao valor líquido contábil

    Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para

    bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil

  • A redução do valor recuperável de um ativo ou passivo corresponde à reavaliação de elementos patrimoniais para torná-lo compatível com o valor justo OU VALOR DE MERCADO, dos dois o de maior valor.

  • A análise de recuperabilidade visa a assegurar que os ativos não estejam registrados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado por seu uso ou por venda. Assim, caso existam evidências claras de que os ativos estão sendo avaliados por valor não recuperável no futuro, deve-se imediatamente reconhecer a desvalorização por meio da constituição de provisão para perdas (impairmente). 



    Ex1: Se um ativo tem valor contábil de 1.000, valor em uso de 900 e valor líquido de venda de 1.100, seu valor recuperável será o maior valor entre o valor em uso (900) e  o valor líquido de venda (1.100). Como o valor recuperável (1.100) é superior ao valor contábil (1.000), nenhum ajuste deve ser feito.


    Ex2: Se um ativo tem valor contábil de 1.000, valor em uso de 700 e valor líquido de venda de 800, seu valor recuperável será o maior entre o valor em uso (700) e o valor líquido de venda (800). Como o valor recuperável (800) é inferior ao valor contábil (1.000), deve-se constituir provisão para perdas no valor de 200.


    D - Despesa com Provisão para Perdas   200
    C - Provisão para Perdas com Desvalorização   200  (ret. do Ativo)



    Fonte: Ricardo J. Ferreira, Contabilidade Básica, p . 1.015 - 1.017
  • ERRADO,

    O objetivo é torna-lo compatível com o valor recuperável (seria o maior valor desses dois valores: (i) valor de venda menos
    os custos; (ii) valor de uso.

  • No meu entendimento, a afirmativa também está incorreta pois fala de valor recuperável de ATIVO ou PASSIVO, quando deveria se aplicar apenas para ATIVOS.

    Não?

  • Redução ao valor recuperável é uma coisa e reavaliação é outra, vejamos:

     

    Reavaliação é a adoção do valor de mercado ou do valor de consenso entre as partes para os bens do ativo.

     

    Redução ao valor recuperável (impairment) é o reconhecimento de uma perda dos benefícios econômicos futuros ou potenciais de serviço de um ativo, adicional e acima do reconhecimento sistemático das perdas de benefícios econômicos futuros ou potenciais de serviço que se efetua normalmente.

     

    Portanto, A redução ao valor recuperável não corresponde a reavaliação e também não existe a redução ao valor recuperável de passivos.

  • Redução ao valor recuperável (impairment): é a redução nos benefícios econômicos futuros ou no potencial de serviços de um ativo que reflete o declínio na sua utilidade, além do reconhecimento sistemático por meio da depreciação.

    Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil. Logo, verifica-se que redução ao valor recuperável e reavaliação são termos que não se confundem.

    Gabarito: Errado 

  • 1o) Recuperabilidade SOMENTE para Ativos.

    2o) Impairment (perda - sempre diminuição) X Reavaliação (pode ser aumento/diminuição).

    Entre outros.

    Bons estudos.