SóProvas


ID
1020829
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nos inventários florestais, a escolha do tipo de parcela deve fundamentar-se em vários aspectos, entre os quais a precisão, a natureza das informações requeridas e o custo relativo das mesmas. A maioria dos trabalhos publicados tem demonstrado a dependência entre a variância da média de parcelas e o tamanho das mesmas. Essa dependência se reflete no decréscimo da variância em função do aumento do tamanho da parcela. Igualmente, observa-se que o mesmo ocorre para os coeficientes de variação. Para responder a questão considere o texto a seguir, dividido em três segmentos, identificados por I, II e III.

I. Em síntese, os trabalhos relacionados a diversos tamanhos de parcelas têm confirmado a maior eficiência das parcelas pequenas. De modo geral os coeficientes de variação decrescem como função inversa do tamanho da parcela, e em consequência o número de parcelas necessárias para o mesmo grau de precisão é mais elevado quanto menores sejam as parcelas.

II. Entretanto, o número de árvores mensuradas sempre tem sido menor do que em parcelas maiores, o que vem corroborar a maior eficiência das primeiras.

III. A maior eficiência de pequenas parcelas foi comprovada e exemplificada, tendo por base de comparação a informação relativa por árvore, que decresceu sensivelmente com o aumento do número de árvores por parcela.

Com respeito à determinação do tamanho das parcelas em um inventário florestal, está(ão) correto(s):


Alternativas
Comentários
  • essa questão demonstra como complicar algo fácil pelo enunciado... Gabarito letra E, marquei "a"

  • Mas, de fato, só faz sentido para mim se tomar o item 3 como verdade e aí sim, pois o final do item 2, no meu ponto de vista, não estaria correto se não fosse pelo explicativo do item 3.

  • Gab E

    O tema não é difícil, mas os caras deram um jeito de dar voltas e complicar o enunciado.

  • Trabalho da onde tiraram a questão: https://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr13/cap02.pdf