-
A escarlatina é uma doença causada pela bactéria Estreptococo beta hemolítico do grupo A, também conhecida como Streptococcus pyogenes. O S. pyogenes é a mesma bactéria que provoca outras infecções, tais como:
– Faringite ou amigdalite bacteriana (leia: DOR DE GARGANTA – FARINGITE E AMIGDALITE).
– Erisipela (leia: ERISIPELA | CELULITE | Sintomas e tratamento).
– Impetigo (leia: IMPETIGO COMUM e IMPETIGO BOLHOSO | Sintomas e tratamento).
– Glomerulonefrite pós-infecciosa aguda (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE?).
– Febre reumática (leia: FEBRE REUMÁTICA | Sintomas e tratamento).
Na verdade, a escarlatina é uma reação do organismo a toxinas produzidas pela bactéria Streptococcus pyogenes,
geralmente durante um episódio de faringite ou amigdalite bacteriana.
Mais raramente, a escarlatina pode desenvolver-se devido a um quadro de
impetigo ou erisipela.
Toxinas produzidas pelo Estreptococo beta hemolítico do grupo A
desencadeiam uma reação inflamatória na pele, que manifesta-se
tipicamente com exuberantes manchas vermelhas por todo o corpo, sinal
mais típico da escarlatina.
A escarlatina, porém, só ocorre em cerca de 10% das faringites por Streptococcus pyogenes, porque nem todas as pessoas apresentam sensibilidade às toxinas produzidas pela bactéria.(http://www.mdsaude.com/2009/09/escarlatina.html)
-
A difteria é uma infecção causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, transmitida de pessoa para pessoa através de contato físico e respiratório. Ela forma placas amareladas frequentemente nas amígdalas, laringe e nariz.
-
a)A escarlatina é uma doença causada pela bactéria S. pyogenes sendo uma forma de amigdalite que se apresenta também com manchas na pele,
b) Difteria é causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, que se hospeda na própria pessoa doente ou no portador, ou seja, aquele que tem a bactéria no organismo e não apresenta sintomas. A via respiratória e a pele são os locais preferidos da bactéria.
c) Correta. Causa diarreia grave e desidratação, normalmente transmitida pela água contaminada. provocada pela bactéria Vibrio cholerae
d) Brucelose - transmitida de animais para pessoas, principalmente por produtos lácteos não pasteurizados. Os sintomas podem incluir dores articulares e musculares, febre, perda de peso e fadiga.