Com relação às substâncias capazes de clivar os fatores V e VIII, tornando-os ativos na cascata de coagulação, marque a opção correta:
Com relação às substâncias capazes de clivar os fatores V e VIII, tornando-os ativos na cascata de coagulação, marque a opção correta:
A coagulação é desencadeada in vivo pela via extrínseca. Nesta via quem inicia a cascata de ativação é o fator:
O sangramento constitui a principal preocupação dos anticoagulantes orais. As doses terapêuticas da warfarina diminuem a quantidade total de cada um dos fatores de coagulação dependentes da vitamina K sintetizados no fígado. Estes fatores são:
A biodisponibilidade das preparações orais da morfina é de apenas 25%. Isso acontece devido ao metabolismo hepático significativo. A principal via metabólica da morfina é:
A cocaína é frequentemente usada junto com outras drogas. Parte da cocaína é transesterificada em cocaetileno quando é usada junto com a seguinte droga:
Dentre os sinais da síndrome de abstinência da heroína destaca-se:
Os receptores nicotínicos, cujo ligante endógeno é a acetilcolina e o exógeno é a Nicotiana tabacum, são canais iônicos que:
O termo benzodiazepínico refere-se à porção da estrutura composta de um anel benzênico (anel A) fundido a um anel diazepínico de sete membros (anel B). Todos os benzodiazepínicos apresentam atividade sedativo-hipnótica de graus variáveis por promoverem a ligação:
Dois fármacos são aprovados pelo FDA para o tratamento do alcoolismo: o dissulfiram e a naltrexona. Os mecanismos pelos quais eles atuam é, respectivamente:
A introdução de antipsicóticos atípicos trouxe como vantagem a pouca ação extrapiramidal quando comparados com os típicos. São representantes dos antipsicóticos atípicos usados na clínica:
A cafeína, um estimulante suave do sistema nervoso central, está presente em diversas bebidas e é considerada a droga psicoativa mais utilizada no mundo. Muitos dos efeitos da cafeína parecem ser devidos ao antagonismo:
Em doses altas os efei tos do MDMA (metilenodioximetanfetamina = ecstasy) são:
O pKa é o pH no qual metade do fármaco está ionizada. A proporção de fármaco não-ionizado/ionizado de um fármaco ácido fraco de pKa 4,4 no plasma (pH 7,4) calculada pela equação de Henderson-Hasselbalch é:
No tratamento da intoxicação farmacológica a excreção de alguns fármacos pode ser acelerada por uma alcalinização ou acidificação da urina. Assinale a afirmativa que mostra qual fármaco abaixo é mais rapidamente excretado quando o pH urinário é alterado de 6,4 para 8,0.
É provável que muitos homens que necessitam de tratamento para a disfunção erétil já possam estar recebendo terapia anti-anginosa. Porém, existe uma interação significativa e potencialmente perigosa entre o sildenafil e os nitratos. Isto ocorre pelo aumento do GMPcíclico em decorrência do sildenafil atuar:
Todos os fármacos antihipertensivos apresentam como característica comum a diminuição da resistência vascular periférica. Porém, alguns alteram significativamente os efeitos hemodinâmicos. Aqueles que mais aumentam a frequência cardíaca e debito cardíaco são os:
A dose necessária do fármaco para produzir um efeito específico em 50% da população é conhecida como DE50. Em estudos pré-clínicos de fármacos a dose letal determinada em animais de laboratório é representada pela DL50. A razão entre a DL50 e a DE50 é uma indicação de:
A representação gráfica sigmóide da curva dose-resposta (ou dose-efeito) de um agonista pleno na presença de um antagonista competitivo reversível é vista:
A sequência de aminoácidos de uma proteína é denominada estrutura primária. Esse esqueleto polipeptídico não assume uma estrutura tridimensional aleatória devido às características apresentadas pela cadeia lateral dos aminoácidos que o compõem. Em uma solução aquosa, as proteínas globulares apresentam as seguintes características:
A maioria das enzimas são proteínas que dependem da integridade de sua conformação nativa para seu desempenho catalítico, possuem um extraordinário poder catalítico e alto grau de especificidade para seus substratos. De acordo com a cinética enzimática, pode-se afirmar que:
Os nucleotídios são os constituintes dos ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico (DNA) e ácido ribonucléico (RNA), sendo esses os depósitos moleculares de informação genética . Uma célula normalmente possui muitos milhares de genes, onde as moléculas de DNA têm como função o armazenamento e a transmissão da informação biológica. De acordo com a estrutura e função dos ácidos nucléicos, pode-se afirmar que:
Dentre as alternativas a seguir, marque a opção correta em relação a um exemplo de microrganismo utilizado como arma biológica.
Na classificação dos laboratórios segundo o nível de biossegurança, a classe de elevado risco individual e elevado risco para a comunidade, que manipula patógeno que representa grande ameaça para o ser humano e animais, para os quais normalmente não existem medidas preventivas e de tratamento é:
É uma doença de veiculação hídrica:
As principais formas de atomizar uma amostra a ser analisada por espectrofotometria de absorção atômica são através do uso da chama ou do forno de grafite (atomização eletrotérmica). Sobre as vantagens e desvantagens destas técnicas é incorreto afirmar que:
A primeira etapa na análise de uma amostra por espectrometria de massas, após sua introdução no aparelho, é a ionização. Sobre esta etapa é incorreto afirmar que:
Um dos aspectos que garante a versatilidade da cromatografia com fase gasosa é a variedade de seus detectores. Indique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta detectores não destrutivos à amostra.
A cromatografia com fase gasosa vem, ao longo dos anos, evoluindo no sentido de oferecer opções ao analista. Sobre esta técnica, selecione a alternativa verdadeira.
Em cromatografia líquida de alta eficiência, alguns problemas de ocorrência comum em uma análise são de detecção e interpretação relativamente fácil. Sobre alguns dos mais comuns, indique a alternativa incorreta.
Após o desenvolvimento de uma metodologia analítica, deve-se proceder à sua validação, que significa fazer com que ela atenda às exigências das aplicações analíticas, assegurando a confiabilidade dos resultados. Para tanto, alguns parâmetros devem ser satisfeitos. Analise as afirmativas abaixo, que descrevem alguns destes parâmetros.
I. A precisão, em validação analítica, abrange a repetibilidade, precisão intermediária e reprodutibilidade.
II. O limite de quantificação é o menor valor determinado, em confiabilidade de precisão e exatidão aceitáveis, para aquela condição analítica; já o limite de detecção é calculado, na prática, como sendo correspondente à concentração que produziria um valor do sinal medido 10 vezes maior que o nível de ruído médio medido com a solução de controle ou branco.
III. A exatidão de um método expressa a concordância entre o valor encontrado na medição e o valor aceito como verdadeiro ou referência; a precisão representa o grau de dispersão de resultados entre ensaios independentes, repetidos de uma mesma amostra, amostras semelhantes ou padrões, sob condições definidas.
IV. A reprodutibilidade representa a máxima diferença aceitável entre duas repetições – dois resultados independentes – do mesmo ensaio e no mesmo laboratório, sob as mesmas condições; já a repetibilidade é a máxima diferença aceitável entre dois resultados individuais, um em cada um de dois laboratórios, para um mesmo processo e com demais condições de acordo com o especificado.
Selecione a alternativa que representa o conjunto de afirmativas corretas.
A cromatografia instrumental em coluna, seja CLAE ou CG, é utilizada não apenas na identificação de substâncias como também para sua determinação quantitativa. Para isso, diversos métodos estão disponíveis. Sobre estes métodos, selecione a afirmativa incorreta dentre as opções abaixo.
Sobre os parâmetros cromatográficos abaixo, selecione a alternativa correta.
As determinações espectrofotométricas são fundamentadas na teoria ondulatória, que relaciona a energia da radiação eletromagnética, sua frequência e seu comprimento de onda. Sobre estas grandezas é correto afirmar que:
As duas leis que regem as absorções moleculares, separadamente, são conhecidas como Lei de Lambert e Lei de Beer; na forma combinada, são conhecidas como Lei de Lambert-Beer. Sobre estas leis, analise as afirmativas abaixo a assinale a verdadeira.
Sobre o uso de padrões primários e secundários em análise volumétrica (ou titrimétrica), selecione a opção correta.
Os compostos organofosforados e os carbamatos são amplamente utilizados na agricultura, residências e prática veterinária para o controle e combate de pragas. Sobre a toxicocinética e toxicodinâmica desses praguicidas é incorreto afirmar que:
Os casos de intoxicação por solventes, geralmente, estão associados à exposições ocupacionais. Sobre a toxicologia dos solventes, avalie cada uma das alternativas abaixo e marque a opção incorreta.
No tratamento de amostras para análise de metais, geralmente utiliza-se a mineralização por via seca ou por via úmida. Sobre este método para a extração de metais, analise as afirmativas a seguir e marque a opção verdadeira.
I. Na mineralização de uma amostra por via úmida podem ser utilizados três tipos de reagentes, isolados ou em combinação: agentes oxidantes, solubilizantes e neutralizantes.
II. A mineralização por via seca é a mais indicada para a análise de chumbo e mercúrio.
III. Os cadinhos de quartzo e as cápsulas de platina são geralmente utilizados para a mineralização por via úmida pela resistência à maioria dos ácidos como, por exemplo, os ácidos nítrico, clorídrico e fluorídrico.
IV. Na escolha do processo de mineralização deve-se considerar três fatores: a natureza da matriz, o metal a ser determinado e a técnica de identificação a ser utilizada.
Estão corretas as afirmativas:
Em análises forenses e em outros ramos da toxicologia, a técnica de headspace é largamente empregada para a extração de analitos voláteis. Sobre o procedimento para extração de agentes tóxicos gasosos e voláteis utilizando está técnica, marque a alternativa correta:
A extração de substâncias orgânicas não voláteis é uma prática rotineira nos laboratórios de análises toxicológicas. Fármacos, praguicidas, produtos naturais, drogas ilícitas, dentre outras, fazem parte desse grupo. Sobre os métodos para extração dessas substâncias, avalie as afirmativas a seguir e marque a opção correta:
I. A extração em fase sólida permite a realização simultânea dos processos de purificação (clean-up) e pré-concentração do analito em matrizes complexas.
II. Uma das desvantagens da extração líquido-líquido é a formação de emulsão.
II. Na extração líquido-líquido, o coeficiente de partição é estabelecido entre a fase aquosa e a fase orgânica e é influenciado pelo solvente extrator, pelo pH da fase aquosa e pela proporção do volume das fases.
IV. A extração em fase sólida apresenta baixa seletividade e alta sensibilidade.
Estão corretas as opções:
Em uma amostra onde havia suspeita de conter derivados anfetamínicos, a extração líquido-líquido foi a escolha para a separação destas substâncias. As condições adequadas para a eficiência desta extração, que partiu de uma solução aquosa contendo os analitos de interesse, incluiu:
De acordo com o Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas), em 2010, foram registrados 10.349 casos de intoxicação humana por agrotóxicos de uso agrícola e doméstico, incluindo também os raticidas. Este número, entretanto, pode ser bem maior se forem considerados os possíveis casos não notificados. Analise as afirmativas e marque a alternativa verdadeira.
I. Muitos dos raticidas tiveram seu uso proscrito devido à sua alta toxicidade, dentre eles o aldicarb, um inibidor da colinesterase e o fluoroacetato de sódio que, através do seu metabólito fluorocitrato, inibe a enzima aconitase mitocondrial.
II. O paraquat, uma das substâncias mais tóxicas dentre os herbicidas, é bem absorvido por vias digestiva, dérmica e inalatória, atingindo rapidamente altos níveis séricos.
III. O brodifacum e o difenacum pertencem à classe das 4- hidroxicumarinas, raticidas anticoagulantes de ação prolongada e alta potência.
IV. O DDT, um pesticida organoclorado, e seus metabólitos o DDE e ppDDE, distribuim-se por todos os tecidos e depositam-se em maiores proporções no tecido adiposo.
Das afirmações acima são corretas, somente:
A cromatografia em camada delgada (CCD) é amplamente usada em análise toxicológica como método presuntivo ou de triagem na detecção de agentes tóxicos. Sobre a CCD assinale a alternativa incorreta.
A Agência Mundial Antidoping - AMA (World Anti-Doping Agency - WADA) libera, a cada dia 1º de janeiro, uma lista atualizada de substâncias e métodos proibidos no esporte. Esta lista relaciona substâncias proibidas durante todo o tempo (dentro e fora das competições), substâncias proibidas durante as competições e substâncias proibidas em determinados esportes. Em relação ao doping no esporte, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta.
I. Os esteroides androgênicos anabolizantes, usados para aumento da massa muscular, são substâncias proibidas todo o tempo, ou seja, dentro e fora das competições.
II. As anfetaminas são proibidas apenas em determinadas modalidades de esportes.
III. “Dopagem é o uso de um expediente – substância ou método – que pode ser potencialmente prejudicial à saúde dos atletas, capaz de aumentar seu desempenho e que resulta na presença de uma substância proibida ou na evidência do uso de um método proibido no organismo do atleta.”
IV. Os diuréticos e outros agentes mascarantes, como a furosemida, expansores de plasma (administração intravenosa de albumina e manitol, por exemplo) são proibidos apenas durante as competições.
Estão corretas as afirmativas:
Cada matriz biológica possui vantagens e desvantagens devido a uma série de fatores como complexidade, quantidade e dificuldade de coleta, dentre outros. Avalie as afirmativas a seguir e marque a opção correta.
I. A concentração de um xenobiótico na saliva reflete a sua fração livre no plasma, resultando em uma janela de detecção bem ampla.
II. A urina é um fluido biológico extensamente utilizado em análises toxicológicas, pois é uma das matrizes com menor número de interferentes endógenos por ser constituída principalmente por água.
III. A grande vantagem de se usar o humor vítreo é a sua localização bastante isolada da cavidade tóraco-abdominal, sendo por isso muito pouco propenso a sofrer difusão post mortem.
IV. O sangue é de especial importância nas análises toxicológicas, pois por intermédio dos níveis sanguíneos é sempre possível fazer correlações com os efeitos das substâncias sobre o organismo e a concentração no meio ambiente.
Estão corretas as afirmativas:
A escolha correta da matriz biológica e a colheita das amostras são fundamentais para o sucesso da análise toxicológica. Por esta razão, em um laboratório de análise forense, o perito responsável seguiu determinadas orientações para a colheita de amostras biológicas. Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que contém a alternativa incorreta sobre os procedimentos a serem observados por um perito forense.
Os avanços tecnológicos e científicos são fundamentais para melhorar a capacidade de reunir evidências utilizadas na solução de processos criminais ou civis no âmbito das ciências forenses. Entretanto, estes avanços, por si só, não representam garantia que estas evidências serão aceitas como prova pericial em juízo, razão pela qual a cadeia de custódia deve ser implementada nas análises forenses. Sobre a cadeia de custódia é correto afirmar que:
A cromatografia com fase gasosa acoplada à espectrometria de massas é uma ferramenta importante nas análises toxicológicas. Sobre esta técnica, é incorreto afirmar que:
Um indivíduo foi detido em um aeroporto com pequenos sacos contendo um material branco, que foi devidamente encaminhado para o perito analisar. A suspeita era de que este material seria cocaína, o que levou o perito a realizar testes preliminares para emissão do laudo, relatando a constatação da natureza e quantidade da droga apreendida. Sobre testes preliminares para a detecção de cocaína, é correto dizer que:
A escolha da metodologia adequada para a extração de metabólitos secundários ou especiais, biologicamente ativos, é dependente da natureza química da substância de interesse. Assinale a opção que relaciona os métodos mais adequados para extração de substâncias voláteis de um vegetal:
A presença de glicosídeos cianogênicos, metabólitos tóxicos presentes em várias espécies vegetais como a mandioca- brava (Manihot esculenta), são os responsáveis por casos de intoxicação após ingestão de refeições preparadas com esta planta. Sobre os glicosídeos cianogênicos é correto afirmar que:
A caracterização de grupos químicos de substâncias encontradas em plantas pode ser realizada através de reações químicas que resultem no desenvolvimento de coloração e/ou precipitação. Com relação aos principais reagentes utilizados para a caracterização de substâncias, avalie as afirmativas a seguir e assinale a opção incorreta.
As principais moléculas que compõem as bases do arsenal terapêutico mundial de medicamentos há décadas são de origem ou inspiração natural. Vários fitofármacos, de natureza alcaloídica, são encontrados no mercado com atividades farmacológicas marcantes. Dentre os fitofármacos relacionados abaixo, é incorreto afirmar que:
O reino vegetal é repleto de espécies que acumulam metabólitos com potentes propriedades farmacológicas e toxicológicas. Sobre o princípio ativo dessas espécies vegetais, avalie as afirmativas a seguir:
I. Hiosciamina, principal alcaloide da Atropa belladonna L., tem ação depressora sobre o sistema nervoso central.
II. A (-) -fisostigmina é um inibidor reversível da acetilcolinesterase, sendo encontrada em Physostigma venenosum Balfour.
III. A cocaína exerce seu efeito através do bloqueio da receptação de dopamina nas fendas sinápticas.
IV. A heroína, obtida de Papaver somniferum, é um opioide com capacidade de causar tolerância rapidamente.
Estão corretas as afirmativas.
Os alcaloides são substâncias com potentes atividades farmacológicas e estão presentes em várias plantas de interesse na área de toxicologia, devido aos efeitos de dependência que provocam, como a morfina, a heroína e a cocaína. Para a extração de alcaloides o procedimento geral mais utilizado é:
O tratamento prévio de uma amostra muitas vezes se faz necessário para se obter um enriquecimento em relação aos analitos de interesse. Avalie as afirmativas a seguir e marque a opção incorreta.
Um teste preliminar por imunoensaio, realizado com a urina de um indivíduo que atestou nunca ter usado drogas, revelou a presença de MDMA (metilenodioximetanfetamina). Na etapa de confirmação, feita por cromatografia com fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM), a presença da substância em questão não se confirmou. É incorreto dizer que esta incompatibilidade de resultados pode ser devido à/ao:
O consumo abusivo de álcool no Brasil o coloca como um dos principais responsáveis pelos casos de acidentes no trânsito. Mesmo com as legislações restringindo seu uso, o fato de ser uma substância lícita, de fácil aquisição, preço baixo e ampla divulgação pela mídia, faz com que um número cada vez maior de pessoas, principalmente os jovens, o consumam. A associação de bebidas alcóolicas com drogas ilícitas em festas e clubes, tem aumentado. Em relação à colheita das amostras mais adequadas para análises forenses, para detecção do etanol, marque a opção correta:
Vários fatores interferem na análise dos canabinoides. O Δ9-THC (Δ9-trans-tetraidrocanabinol) é o principal canabinoide com efeito psicoativo encontrado em Cannabis sativa L. Com relação à análise toxicológica de seu metabólito, o ácido 11-nor-9-carbóxi-Δ9-THC, avalie as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.
I. Considerando que este metabólito apresenta-se conjugado ao ácido glicurônico, previamente realiza-se uma hidrólise básica ou com a enzima ß-glicuronidase.
II. Após reação de hidrólise para a liberação da aglicona, procede-se à extração liquido-líquido, em meio ácido (pH 5,0) com hexano.
III. Procede-se à extração liquido-líquido, em meio ácido (pH 4,6) com hexano, sem necessidade de hidrólise prévia, pois este metabólito não se encontra na forma conjugada.
IV. Após reação de hidrólise para a liberação da aglicona, procede-se à extração liquido-líquido, em meio básico (pH 9,0) com hexano.
Marque a resposta correta.
A confiança em um resultado analítico é dependente de uma amostragem correta e adequada. Dentre as opções abaixo, qual não se aplica nos procedimentos indicados para a coleta de amostras:
A exposição crônica ao benzeno resulta em efeito mielotóxico, sendo classificado pela International Agency for Research on Cancer (IARC), como agente carcinogênico do grupo A1. A compreensão do metabolismo do benzeno é fundamental para que se possa compreender os mecanismos de sua toxicidade. Assinale a opção que inclui apenas metabólitos envolvidos na hematotoxicidade do benzeno.
Um agricultor deu entrada no setor de emergência com um quadro clínico de dor e queimação na boca, garganta e abdômen, tontura, cefaleia e letargia, tendo evoluído ao óbito por insuficiência respiratória progressiva e falência múltipla dos órgãos. O quadro clínico sugeriu uma intoxicação por paraquat. A confirmação foi realizada através de análise toxicológica da urina, utilizando-se as seguintes etapas:
Em caso de exposição aos vapores de tolueno, o procedimento analítico mais indicado é a determinação de :
Para a extração e identificação de pesticidas organoclorados por técnicas cromatográficas são feitas as afirmativas abaixo:
I. Os inseticidas organoclorados são solúveis na maioria dos solventes orgânicos.
II. Para análise por cromatografia com fase gasosa acoplada a espectrometria de massas recomenda-se a extração com clorofórmio.
III. Para análise por cromatografia com fase gasosa acoplada a espectrometria de massas recomenda-se a extração com água basificada.
IV. Para análise por cromatografia com fase gasosa acoplada a espectrometria de massas recomenda-se a extração com água acidificada e derivatização com diazometano.
Estão corretas as afirmativas:
A análise de substâncias voláteis exige cuidados especiais na tomada de amostras biológicas. Indique, dentre as alternativas abaixo, a que apresenta o procedimento mais adequado para a coleta de substâncias voláteis em amostras biológicas.
I. Quando as substâncias voláteis presentes na amostra são o acetato de metila ou de etila, recomenda-se a adição de fluoreto de sódio a 1%, objetivando inibir a atividade de enzimas esterases presentes no sangue.
II. O volume de sangue coletado deverá ser suficiente para preencher apenas metade do frasco, para não haver perda de material.
III. As amostras de sangue devem ser colhidas e armazenadas em frascos de vidro e bem vedados.
IV. Os tubos contendo as amostras devem ser mantidos a 10ºC, e não poderão ser abertos até o momento da análise.
Marque a alternativa correta.
O Sarin, o Soman e o Tabun, conhecidos como “gases dos nervos”, foram utilizados durante a Segunda Guerra Mundial como arma química. Sobre estes agentes é correto afirmar que:
Uma criança, com quadro infeccioso apresentando febre, indisposição, tosse e dificuldades respiratórias, foi levada a um posto de saúde. O receituário indicava o consumo de medicamento líquido oral para uso infantil de ação antipirética, analgésica e anti-inflamatória. Após ingerir a primeira dose deste medicamento, produzido por empresa pública nacional e fornecido no próprio posto de saúde, relatou sua ação cáustica de mucosa oral e esofágica. Uma denúncia foi feita e a análise sanitária comprovou adulteração do medicamento com produtos alcalinos de limpeza. Considere as Leis, Portaria e Resolução relacionadas nos itens I a IV, abaixo.
I. Lei 6360/76.
II. Lei 5991/73.
III. Portaria SVS 344/1998.
IV. Resolução RDC 81/2008 (ANVISA).
A alternativa que apresenta as regulamentações que não podem ser consideradas para tratar do caso apresentado é representada pela opção:
Um fitoterápico, preparado por maceração de uma planta medicinal, deve, obrigatoriamente, atender a requisitos específicos para contaminantes microbiológicos, segundo a RDC 10/2010, da ANVISA. Dentre as opções abaixo, escolha a que representa a alternativa verdadeira.