SóProvas


ID
1021990
Banca
IBFC
Órgão
PM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Castor contém vazamento de óleo – Um dique de castor contribuiu para evitar que um derramamento de petróleo se agravasse na província de Alberta (Canadá) no fim de abril. Vazaram de um oleoduto, perto do vilarejo de Little Buffalo, 28 mil barris que quase chegaram a um rio – foram contidos pelo dique e por alguns corpos de água parada.
Com o isolamento do trecho problemático do duto, o derramamento pôde ser resolvido”.
(Revista Planeta, jun/2011, Ano 39, Edição 465, pg. 16)

No texto acima, foi mencionada uma medida mitigadora que deve ser valorizada por ter evitado um impacto ambiental.
No entanto, caso semelhante já foi notícia na cidade do Rio de Janeiro, em que toneladas de óleo cru vazaram da Refinaria de Duque de Caxias, resultando na poluição da Baía de Guanabara e dos manguezais. Portanto, NÃO se pode mencionar como consequência:

Alternativas
Comentários
  • O vazamento de óleo cru, como o que aconteceu na Baía de Guanabara, gera diversas consequências desastrosas para o meio ambiente. Dentre elas, temos que devido ao acúmulo de óleo na superfície da água, a luz solar fica impedida de entrar no ambiente aquático, comprometendo o processo de fotossíntese pelas algas. Como consequência disso, a cadeia alimentar marinha fica afetada e alguns seres morrem. Em relação aos manguezais, que também foram atingidos, a locomoção dos caranguejos é prejudicada pelo óleo. A impregnação de óleo nas asas das aves resulta na diminuição do colchão de ar retido entre as penas, dificultando ou mesmo impossibilitando seu voo.


    Resposta letra A.


  • Alternativa A.

     A impregnação de óleo nas asas das aves resulta na diminuição do colchão de ar retido entre as penas, dificultando ou mesmo impossibilitando seu voo.