SóProvas



Questões de Problemas ambientais e medidas de conservação


ID
153001
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A United Nations Conference On Trade And Development (UNCTAD) apresentou, em 2000, uma proposta para a elaboração de indicadores de eco-eficiência Environmental Performance Indicators (EPI) para que o desempenho econômico- financeiro de uma empresa, em termos ambientais, pudesse ser avaliado.

O problema ambiental da depleção de recursos energéticos não renováveis pode ser medido pelo indicador de performance ambiental, através da relação entre

Alternativas
Comentários
  • Vou compartilhar o meu entendimento, já que acertei a questão.

    Se o caboclo se referiu à depleção de recursos energéticos não renovávies, só restou como certa a uso de energia fóssil. Como sabemos, a energia fóssil (petróleo) é um recurso energético não renovável.

    Agora, como essa questão é de princípios contábeis, eu não sei.
  • Aqui tem uma figura explicativa:

    http://www.unifemm.edu.br/PtVista/arq/GEST%C3%83O%20FINANCEIRA%20AMBIENTAL%20DAS%20EMPRESAS%20POTENCIALMENTE%20GERADORAS%20DE%20PASSIVO%20AMBIENTAL.pdf

ID
169639
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere que um agroecossistema, baseado em monocultura, será implantado próximo à zona de amortecimento de uma unidade de conservação. Com o objetivo de avaliar os impactos deste empreendimento sobre ambientes naturais próximos, devem ser monitorados prioritariamente a

Alternativas
Comentários
  • Gab.E

    A zona de amortecimento é uma região próximo a unidades de conservação para impedir os impactos de fora da unidade para o ecossistema da unidade. A presença de uma monocultura próxima poderia alterar a diversidade de fauna e flora, já que a plantação pode atrair novos animais ou mesmo acabar havendo a polinização e dispersão dos produtos agrícolas para a área da unidade de conservação.

    https://d3uyk7qgi7fgpo.cloudfront.net/lms/modules/materials/medicina-biologia2-Agroecossistemas-12-04-2019-8a930364b355b078ba51014208e45c73.pdf


ID
169657
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entre as unidades integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação pertencem ao grupo das unidades de proteção integral e de uso sustentável, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • UNIDADES DE PROTEÇÃO INTEGRAL - São 5: Estação Ecológica; Reserva Biológica; Parque Nacional; Monumento Natural; Refúgio da Vida Silvestre. DE USO SUSTENTÁVEL - São 7: Área de Poteção Integral; Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva da Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; Reserva Particular do Patrimônio Natural.
  • Corrigindo o comentário de Nicole, o correto seria Área de Proteção Ambiental e não Área de Proteção Integral.


ID
169660
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o protocolo de Quioto que criou o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) como uma possibilidade de promover o desenvolvimento sustentável foram feitas as afirmações:

I. Pequenos produtores poderão ter benefícios econômicos ao participarem de projetos envolvendo MDL.

II. Projetos que utilizam o MDL garantem maior disponibilidade de recursos naturais para as gerações futuras.

III. A criação do MDL permite que países menos desenvolvidos atinjam o desenvolvimento sustentável independentemente dos países desenvolvidos.

Está correto o que se afirmou em

Alternativas
Comentários
  • O item III está errado, pelo fato dos países do Anexo I (Industrializados e em economia de transição) da Convenção-Quadro terem de investir em projetos que visem reduzir emissão de gases poluentes em países fora no Anexo I - os países em desenvolvimento.


ID
169663
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, o conceito de conservação inclui a preservação e a

Alternativas
Comentários
  • Segundo a lei 9985/00, em seu art 2º, conservação da natureza consiste em:
    ...
    "o manejo do uso humano da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras, e garantindo a sobrevivência dos seres vivos em geral;"
    Portanto, alternativa correta: e
  • Na Lei 9985/00 que institui sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, no Art. 2º, está apresentado o que caracteriza essa unidade. Item II - conservação da natureza: o manejo do uso humano da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras, e garantindo a sobrevivência dos seres vivos em geral; 

    Alternativa correta: E
  • Art. 2o Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

    II - conservação da natureza: o manejo do uso humano da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras, e garantindo a sobrevivência dos seres vivos em geral;

    XIII - recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original;

    XIV - restauração: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original;



ID
169687
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Senhor Fulano de Tal possui uma área florestal na Amazônia Legal, que é cortada por um rio com 80 metros de largura. Recentemente, foi acusado de desmatar áreas de reserva legal e de proteção permanente, além de permitir a caça em sua propriedade. Em sua defesa, apresentou os seguintes argumentos:

I. A propriedade conta com uma área de vegetação natural, que será brevemente averbada em cartório, que corresponde a 60% da área total da propriedade.

II. Uma vez que houve manutenção adequada da mata ciliar, não ocorreu desmatamento da reserva legal.

III. Durante o corte da vegetação original, foi mantida uma extensão de mata ciliar com 100 metros de largura.

IV. Por tratar-se de área privada, a caça é permitida sem restrições.

Do ponto de vista legal são argumentos válidos de sua defesa SOMENTE

Alternativas
Comentários
  • Do ponto de vista legal e de acordo com o Código Florestal, Lei nº 12651, de 25 de maio de 2012, a única afirmativa que o Senhor Fulano poderá utilizar em sua defesa é o fato de que durante o corte da vegetação original, foi mantida uma extensão de mata ciliar com 100 metros de largura. Em seu artigo 4º, lê-se:

    Art. 4o  Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:

    I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de: 

    a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;

    b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;

    c) 100 (cem) metros, para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;

    d) 200 (duzentos) metros, para os cursos d’água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;

    e) 500 (quinhentos) metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;


    Alternativa correta: C


  • Lei 12651/12, Art. 4o  Considera-se ÁPP, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:

    I – as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:     

    a) 30 m, para os cursos d’água de menos de 10 m de largura;

    b) 50  m, para os cursos d’água que tenham de 10 a 50  m de largura;

    c) 100 m, para os cursos d’água que tenham de 50 a 200 m de largura;

    d) 200 m, para os cursos d’água que tenham de 200 a 600 m de largura;

    e) 500 m, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 m


ID
191572
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares nos centros urbanos

Alternativas
Comentários
  • A coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares nos centros urbanos é uma atividade mais onerosa que a coleta convencional de lixo, pois necessita da participação e sensibilização da população para que apoiem e participem ativamente da separação do lixo, podendo facilitar a reciclagem dos materiais, porem, deve envolver e incluir ativamente os catadores, pois eles facilitam o trabalho promovendo a geração de trabalho e renda para muitas famílias de classe baixa. Alternativa correta (B).

     

  • Gabarito: "b".

    Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.

    Art. 7º  São objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: 

    XII - integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.


  • A) A Coleta Seletiva é mais onerosa que a convencional, porém os ganhos ambientais são maiores.

     

    B) A Política Nacional de Resíduos Sólidos, vários momentos em seu texto, estimula a inclusão dos catadores de materias na gestão de resíduos. Por isso, questão correta!

     

    C) A coleta não é realizada num centro de Triagem, como o próprio nome diz, lá é realizada a triagem, ou seja, a separação dos materiais coletados de acordo com suas características para posterior destinação.

     

    D) A sensibilização da população é fundamental para a eficiência de um sistema de coleta seletiva urbano.

     

    E) A coleta seletiva não garante a reciclagem. O resíduo coletado pode passar por outros processos, como: reaproveitamento, incineração e disposição final em aterros.

     

  •  a)é menos onerosa que a convencional. (PELO CONTRÁRIO, EXIGE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS MAIS TÉCNICOS QUE A CONVÊNCIONAL, COM ISSO SE TORNA MAIS ONEROSA)

     b)deve envolver os catadores. (ESSENCIAL)

     c)deve ser feita num centro de triagem. (O PROCESSO DE SEPARAÇÃO COMEÇA NOS DOMICÍLIOS E DEPOIS VAI PARA O CENTRO DE TRIAGEM)

     d)não depende de programa de sensibilização da população. (ESSENCIAL PARA CONSCIENTIZAÇÃO)

     e) garante a reciclagem dos materiais. (A RECICLAGEM É UM DOS OBJETIVOS, MAS A COLETA NÃO GARANTE, POIS ALGUNS MATERIAIS POSSUEM OUTRA DESTINAÇÃO)


ID
191575
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A incineração de resíduos sólidos gerados nos centros urbanos

Alternativas
Comentários
  • A incineração de resíduos sólidos realizados nos centros urbanos nem sempre produz dioxinas e furanos. Essas substâncias podem ser geradas livremente na natureza dentro de organismos, inclusive nos humanos, ainda pode ser gerada em incêndios, erupções vulcânicas e decomposição de matéria orgânica. A incineração não elimina o resíduo, apenas o transforma em outro estado, por exemplo em poluição atmosférica com a geração de gases., portanto, esse processo necessita de uma fiscalização eficiente para não emitir gases tóxicos na atmosfera. Alternativa correta (E).

  •  Tratamento dos Gases de Combustão O tratamento desses gases envolve processos físicos e químicos, havendo uma grande variedade de opções de conformação e equipamentos. A primeira etapa consiste em resfriar os gases que saem entre 1000°C e 1200°C da câmara secundária. Nessa etapa, além de resfriarem-se os gases de combustão gera-se vapor d'água que pode ser utilizado na conversão em energia elétrica, sistema de aquecimento ou mesmo sistema de refrigeração. Em seguida, os gases são neutralizados com a injeção de hidróxido de cálcio (dry scrubber), altamente eficiente na neutralização e captura de SOX e HCI. Os gases já resfriados e neutralizados passam então por um sistema de filtros (filtros-manga) que retiram o material particulado (fuligem, sais e hidróxido de cálcio) de dimensão de até 0,3 jom. Em algumas conformações utilizam-se outros sistemas, como precipitadores eletrostáticos, lavadores venturi, ciclones, etc. Finalmente, os gases passam por um leito absorvente, à base de carvão ativado (leito fixo ou fluidizado), de alta área superficial que possui tripla ação: Retenção de óxidos nitrosos: evita-se picos de geração de NOX, eventualmente formados por distúrbios na câmara secundária, inibindo que sejam emitidos abruptamente para a atmosfera; Retenção de organoclorados: ação preventiva quanto à emissão de dioxinas por algum problema na câmara secundária; Retenção de metais voláteis: O material absorvente atua como uma "peneira molecular" retendo metais voláteis. Tanto por injeção, como através de um leito fixo,

  •  a)sempre produz dioxinas e furanos.

     b)elimina o resíduo. (O RESÍDUO NÃO É ELIMIDADO, O OBJETIVO DA INCINERAÇÃO É REDUZIR O VOLUME DOS RESÍDUOS E A ESCÓRIA É ENCAMINHADA PARA ATERROS SANITÁRIOS)

     c)necessita de um grande número de operadores. ERRADO, EXIGE POUCA MÃO DE OBRA, POIS O PROCEDIMENTO É FEITO POR MEIO DE INCINERADORES

     d)não gera água residuária. (O PROCESSO GERA  águas residuais, gases, cinzas e escórias)

     e)necessita de controle das emissões gasosas. (CORRETO,Necessidade de instalação de filtros destinados à retenção de material particulado e sistemas de lavagem de gases que promovem a remoção de SOx, NOx e HCl)


ID
191596
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qualquer ocupação urbana gera impactos sobre o meio
de diferentes formas e graus, que se refletem na poluição do ar,
das águas e dos solos. Em particular, como se observa nas
Regiões Metropolitanas das grandes capitais brasileiras, a
combinação das atividades típicas de cidades, como moradia,
indústria e comércio, demanda facilidades de energia, transporte,
vias de acesso e etc, que acentuam os problemas de
contaminação dos solos, enchentes, doenças respiratórias e
outros. O gerenciamento das grandes metrópoles exige da
engenharia o conhecimento dos fatores causadores destes
problemas, das tecnologias disponíveis para prevenção, manejo
e remediação e ainda a existência de um arcabouço legal e
institucional para sua efetivação.

O abastecimento de água potável nas grandes metrópoles exige a construção de sistemas complexos, que são constituídos dos seguintes sub-sistemas:

Alternativas
Comentários
  • O abastecimento de água potável nas grandes metrópoles é constituído de um sistema complexo que se inicia com a captação de água bruta do meio ambiente. Após essa etapa a água é transportada por adutoras (adução) e levadas até uma estação de tratamento de água (ETAs). Depois de realizado o tratamento, a água é levada para um reservatório e de lá é distribuída aos consumidores da cidade. Alternativa correta (B).
     
     

ID
191602
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qualquer ocupação urbana gera impactos sobre o meio
de diferentes formas e graus, que se refletem na poluição do ar,
das águas e dos solos. Em particular, como se observa nas
Regiões Metropolitanas das grandes capitais brasileiras, a
combinação das atividades típicas de cidades, como moradia,
indústria e comércio, demanda facilidades de energia, transporte,
vias de acesso e etc, que acentuam os problemas de
contaminação dos solos, enchentes, doenças respiratórias e
outros. O gerenciamento das grandes metrópoles exige da
engenharia o conhecimento dos fatores causadores destes
problemas, das tecnologias disponíveis para prevenção, manejo
e remediação e ainda a existência de um arcabouço legal e
institucional para sua efetivação.

As grandes cidades estendem-se até ocupar as margens de represas e as áreas dedicadas à conservação dos mananciais produtores de água. Esta ocupação, por uso residencial, causa o principal problema de poluição de lagos e reservatórios que é a

Alternativas
Comentários
  • O principal problema de poluição de lagos e reservatórios se devem ao lançamento indiscriminado de produtos nitrogenados, detergentes, esgoto doméstico sem tratamento prévio, adubos e fertilizantes que aumentam a concentração de nutrientes na água, promovendo a proliferação de algas microscópicas na superfície. Essa densa massa de alga impede a entrada de luz, impossibilitando a realização de fotossíntese pelos outros organismos produtores, levando a morte dos animais consumidores, pela falta de alimento e pela baixa concentração de oxigênio na agua. Alternativa correta (A).
  • Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.

ID
191605
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qualquer ocupação urbana gera impactos sobre o meio
de diferentes formas e graus, que se refletem na poluição do ar,
das águas e dos solos. Em particular, como se observa nas
Regiões Metropolitanas das grandes capitais brasileiras, a
combinação das atividades típicas de cidades, como moradia,
indústria e comércio, demanda facilidades de energia, transporte,
vias de acesso e etc, que acentuam os problemas de
contaminação dos solos, enchentes, doenças respiratórias e
outros. O gerenciamento das grandes metrópoles exige da
engenharia o conhecimento dos fatores causadores destes
problemas, das tecnologias disponíveis para prevenção, manejo
e remediação e ainda a existência de um arcabouço legal e
institucional para sua efetivação.

Numa grande região metropolitana, com forte predominância de comércios e serviços, pode-se indicar como uma das principais fontes de contaminação do solo

Alternativas
Comentários
  • Uma das principais fontes de contaminação do solo nas grandes cidades são os postos de gasolinas, pois se não forem fiscalizados regularmente e feita toda a manutenção necessária, o combustível pode percolar pelo solo, contaminando áreas adjacentes e até atingir lençóis freáticos, contaminando e colocando em risco toda a população que consomem e necessitam da água para sua sobrevivência. Os outros itens também geram uma preocupação com contaminação, porém de menor escala que os postos, por exemplo, se o aterro sanitário for construído de acordo com as normas, dificilmente ele apresentará problemas de contaminação se estiver devidamente impermeabilizado.
     

ID
259696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo aos resíduos sólidos.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o poder público pode instituir medidas indutoras e linhas de financiamento para atender às iniciativas de descontaminação de áreas contaminadas, incluindo as áreas denominadas órfãs, entendidas estas últimas como o local onde a contaminação foi causada pela disposição de quaisquer substâncias ou resíduos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA
    Política Nacional de Resíduos Sólidos: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm
     
    Art. 8º  São instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros:
    IX - os incentivos fiscais, financeiros e creditícios; 
  • Lei 12.305/10 - Resíduos Sólidos:

    Art. 41. Sem prejuízo das iniciativas de outras esferas governamentais, o Governo Federal deve estruturar e manter instrumentos e atividades voltados para promover a descontaminação de áreas órfãs.

    Parágrafo único. Se, após descontaminação de sítio órfão realizada com recursos do Governo Federal ou de outro ente da Federação, forem identificados os responsáveis pela contaminação, estes ressarcirão integralmente o valor empregado ao poder público.

    Art. 42. O poder público poderá instituir medidas indutoras e linhas de financiamento para atender, prioritariamente, às iniciativas de:

    VI - descontaminação de áreas contaminadas, incluindo as áreas órfãs;

    Bons estudos !
  • no meu entender a questão está errada, segundo a a Lei no 9.605:

    "Art. 3o  Para os efeitos desta Lei, entende-se por: 

    III - área órfã contaminada: área contaminada cujos responsáveis pela disposição não sejam identificáveis ou individualizáveis; "

  • "De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o poder público pode instituir medidas indutoras e linhas de financiamento para atender às iniciativas de descontaminação de áreas contaminadas, incluindo as áreas denominadas órfãs,..." esta parte esta certa como ja foi comentado pelos colegas acima. Mas... 
    "...entendidas estas últimas como o local onde a contaminação foi causada pela disposição de quaisquer substâncias ou resíduos." Esta errado, pois segundo o inciso III, Art 3 da lei 12.305/2010 "
    Área órfã contaminada: área contaminada cujos responsáveis pela disposição não sejam identificáveis ou individualizáveis;"
  • Gente,


    Vi que o gabarito foi modificado. Antes era falso e foi corrigido para correto. Vejam: http://www.questoesdeconcursos.com.br/concurso/justificativa/1252/mma-2010-justificativa.pdf. (questão 45)


    A
    credito que a lógica foi a seguinte: a questão quis diferenciar os conceitos de ÁREA ÓRFÃ e ÁREA CONTAMINADA. Antes da correção do gabarito, a questão quer dizer que ÁREA ÓRFÃ é apenas uma região contaminada, o que não é verdadeiro. ÁREA ÓRFÃ é uma ÁREA CONTAMINADA, cujos responsáveis pela contaminação não são identificados ou individualizáveis. Portanto, nesta lógica, a resposta é ERRADO.


    Porém, acredito que muita gente interpretou que, como ÁREA ÓRFÃ é uma ÁREA CONTAMINADA, então está CERTO dizer que a ÁREA ÓRFÃ é uma área que sofreu contaminação. 


    Complicado, eu sei. Ainda mais se forem pensar no conceito de Contaminação. Para ser considerada correta a banca deve interpretar que contaminação seria a destinação de todo e qualquer substância e resíduos. Se haver apenas papel espalhado em uma área, a banca deve considerar esta área como contaminada.


    Eu marcaria esta questão como ERRADA.


    Qualquer dúvida ou discordância é só comentar.


    Abraços!
  • De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o poder público pode instituir medidas indutoras e linhas de financiamento para a descontaminação de áreas contaminadas, como segue abaixo:
    Art. 42.  O poder público poderá instituir medidas indutoras e linhas de financiamento para atender, prioritariamente, às iniciativas de: 
    VI - descontaminação de áreas contaminadas, incluindo as áreas órfãs; 
    Levando em consideração aos questionamentos gerados em torno dessa questão pela dúvida quanto à definição de áreas órfãs, fica esclarecido que independente da denominação dada, ainda é uma área contaminada, portanto, a alternativa correta (CERTO).
  • Também discordo da questão pelo fato de está incompleta.

    De acordo com a definição contida no art. 3º da PNRS, as Áreas Órfãs Contaminadas são aquelas cujos responsáveis pela disposição de resíduos e/ou rejeitos não sejam identificáveis ou individualizáveis.

  • área órfã tem a ver com responsabilidade, não tem nada a ver com o que está nela ou se está contaminada ou não

     

    área órfã é um lugar que muita gente joga lixo ou entulho de construção, por exemplo. Não tem como responsabilizar todo mundo. "Filho feio não tem pai", em outras palavras ninguém responsabiliza

     

    na minha opinião, o enunciado erra ao dizer que áreas órfãs são entendidas como locais de contaminação de qualquer composto/resíduo


ID
259792
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os Princípios da Educação Ambiental (EA) foram estabelecidos em 1977, na Conferência de Tibilisi. Analisando os princípios expostos a seguir,

I. A EA deve considerar o meio ambiente em sua totalidade.

II. A EA deve aplicar um enfoque interdisciplinar.

III. A EA deve examinar as principais questões ambientais, do ponto de vista local, regional, nacional e internacional.

IV. A EA deve destacar a complexidade dos problemas ambientais e, em consequência, a necessidade de desenvolver o senso crítico e as habilidades necessárias para resolver tais problemas.

verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • A Conferência Intergovernamental de Tbilisi, na Geórgia, é considerada um dos principais eventos sobre Educação Ambiental do Planeta. Esta conferência foiorganizada a partir de uma parceria entre a UNESCO e o Programa de Meio Ambiente da ONU - PNUMA e, deste encontro, saíram as definições, os objetivos, os princípios e as estratégias para a Educação Ambiental no mundo. Entre os princípios da Educação Ambiental, sete pontos fundamentais traduzem o pensamento dessa Conferência:

    • Processo dinâmico integrativo:  processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente;
    • Transformadora: a Educação Ambiental possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de induzir mudanças de atitudes.
    • Participativa: a Educação Ambiental atua na sensibilização e conscientização do cidadão, estimulando a participação individual nos processos coletivos.
    • Abrangente: a importância da Educação Ambiental extrapola as atividades internas da escola tradicional.
    •  Globalizadora: a Educação Ambiental deve considerar o ambiente em seus múltiplos aspectos e atuar com visão ampla de alcance local, regional e global.
    • Permanente: tem um caráter permanente, pois a evolução do senso crítico e a compreensão da complexidade dos aspectos que envolvem as questões ambientais se dão de modo crescente e continuado.
    • Contextualizadora: a Educação Ambiental deve atuar diretamente na realidade da comunidade, sem perder de vista a sua dimensão planetária.

    Alternativa correta: A


  • Princípios Básicos de Tbilisi: 
    a) considerar o meio ambiente em sua totalidade, ou seja, em seus aspectos naturais e criados pelo homem (tecnológico e social, econômico, político, histórico-cultural, moral e estético); 

    b) constituir um processo contínuo e permanente, começando pelo pré-escolar e continuando através de todas as fases do ensino formal e não-formal; 

    c) aplicar em enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada; 

    d) examinar as principais questões ambientais, do ponto de vista local, regional, nacional e internacional, de modo que os educandos se identifiquem com as condições ambientais de outras regiões geográficas; 

    e) concentrar-se nas situações ambientais atuais, tendo em conta também a perspectiva histórica; 

    f) insistir no valor e na necessidade da cooperação local, nacional e internacional para prevenir e resolver os problemas ambientais; 

    g) considerar, de maneira explícita, os aspectos ambientais nos planos de desenvolvimento e de crescimento; 

    h) ajudar a descobrir os sintomas e as causas reais dos problemas ambientais; 

    i) destacar a complexidade dos problemas ambientais e, em conseqüências, a necessidade de desenvolver o senso crítico e as habilidades necessárias para resolver tais problemas; 

    j) utilizar diversos ambientes educativos e uma ampla gama de métodos para comunicar e adquirir conhecimentos sobre o meio ambiente, acentuando devidamente as atividades práticas e as experiências pessoais. 

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/27425/conferencia-de-tbilisi-1977

  • A Conferência Intergovernamental de Tbilisi, na Geórgia, é considerada um dos principais eventos sobre Educação Ambiental do Planeta. Esta conferência foiorganizada a partir de uma parceria entre a UNESCO e o Programa de Meio Ambiente da ONU - PNUMA e, deste encontro, saíram as definições, os objetivos, os princípios e as estratégias para a Educação Ambiental no mundo. Entre os princípios da Educação Ambiental, sete pontos fundamentais traduzem o pensamento dessa Conferência:

    >Processo dinâmico integrativo: processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente;

    >Transformadora: a Educação Ambiental possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de induzir mudanças de atitudes.

    >Participativa: a Educação Ambiental atua na sensibilização e conscientização do cidadão, estimulando a participação individual nos processos coletivos.

    >Abrangente: a importância da Educação Ambiental extrapola as atividades internas da escola tradicional.

    >Globalizadora: a Educação Ambiental deve considerar o ambiente em seus múltiplos aspectos e atuar com visão ampla de alcance local, regional e global.

    >Permanente: tem um caráter permanente, pois a evolução do senso crítico e a compreensão da complexidade dos aspectos que envolvem as questões ambientais se dão de modo crescente e continuado.

    Contextualizadora: a Educação Ambiental deve atuar diretamente na realidade da comunidade, sem perder de vista a sua dimensão planetária.

    Alternativa correta: A


ID
259822
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O texto seguinte,

“Fenômeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio, normalmente causado pela descarga de efluentes agrícolas, urbanos ou industriais) num corpo de água”.

refere-se

Alternativas
Comentários
  • Em ecologia, chama-se eutrofização ou eutroficação ao fenômeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas. Estas, por sua vez, fomentam o desenvolvimento dos consumidores primários e eventualmente de outros elementos da teia alimentar nesse ecossistema. Este aumento da biomassa pode levar a uma diminuição do oxigênio dissolvido, provocando a morte e consequente decomposição de muitos organismos, diminuindo a qualidade da água e eventualmente a alteração profunda do ecossistema.[1] O excesso de nitratos lixiviados também promove a ocupação por plantas superiores onde estas geralmente não ocorriam e dessa forma também sufocando ambientes anteriormente equilibrados.

  • A descrição do fenômeno causado explicitado no enunciado da questão nos leva a concluir que se trata de um processo de eutrofização, pois com o aumento de nutrientes, principalmente com o aumento de fosforo e nitrogênio, há uma proliferação de algas, impedindo assim a entrada da luz solar, ocasionando a morte de alguns organismos.

ID
323980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A influência que o período chuvoso pode ter nas características dos
rios é uma das principais preocupações nas regiões com rios de
pequeno volume de água, submetidos a regime de precipitação com
perfil biestacional. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Em uma visão sistêmica, coleta e análise da água de chuva são importantes para compreender o ingresso de poluentes no rio.

Alternativas
Comentários
  • Atravéz da coleta diereta água da chuva podem entrar poluentes atmosféricos, como enxofre e oxidos nitrosos.

    A influencia das águas pluviais também é verificada na percolação de materiais orgânicos e no carreamento de sedimentos advindos de margens desmatadas.

ID
323992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A influência que o período chuvoso pode ter nas características dos
rios é uma das principais preocupações nas regiões com rios de
pequeno volume de água, submetidos a regime de precipitação com
perfil biestacional. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Para averiguar a poluição hídrica, a coleta de amostras de água do rio deve ser feita quando ocorrem as chuvas torrenciais e na primeira hora subsequente.

Alternativas
Comentários
  • A coleta tem que ser realizada em horas subsequentes após a chuva. Nas primeiras horas a concentração de poluentes fica mais diluida, mascarando o resultado da análise.

  • segundo norma para fins de análsie de poluição da água não se coleta em período de chuva

     


ID
324001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em determinado lago, observou-se a ocorrência de
mortandade de peixes, que afetou somente peixes grandes e
predadores. À primeira vista, observando-se da margem do lago, a
água aparentava normalidade.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, a respeito
da atividade de pesquisa.

A poluição orgânica no lago, seguida de eutrofização, é a provável causa da mortandade dos peixes.

Alternativas
Comentários
  • Item errado

    O processo de eutrofização ocorreria depois, com os peixes mortos retroalimentando a carga orgânica do lago.
    O aspecto de um lago eutrofizado é a notável (olho nú) carga orgânica e lodosa, principalmente nas margens. O próprio texto mostra:

    "À primeira vista, observando-se da margem do lago , a água aparentava normalidade"
  • O fato de terem sido atingidos apenas peixes grandes e predadores é forte indício da ocorrência de biomagnificação de poluentes químicos na cadeia trófica aquática.
  • Augusto Wiler, não concordo com a parte que você fala sobre a eutrofização da Água ocorrer depois da morte dos peixes, pois o processo de eutrofização ocorre com liberação de dejetos ou rejeitos quimicos ou biologicos no rio/mar etc, onde surgem as bacterias aeróbias AUMENTANDO A RESPIRAÇÃO dimunuindo a taxa de O2, e na decomposiçao DESSES REJEITOS libera nutrientes na agua onde aumenta a ploliferação das algas e vegetais, com esse aumento as algas formam uma tela NAS MARGENS que vai impedir a passagem de luz, onde a Fotossíntese  dentro do rio vai diminuir ocasionando UMA ALTA diminuição do oxigênio, levando a morte dos animais e vegetais, E AGORA SIM SURGEM AS BACTÉRIAS ANAEROBICAS QUE VÃO FAZER A DECOMPOSIÇÃO DESSES E VÃO LIBERAR NA DESOMPOSIÇÃO O ENXOFRE, CAUSANDO O MAU CHEIRO NAS ÁGUAS. SEI QUE AS QUESTÃO FALA DA NORMALIDADE MAS SÓ FALEI DO PROCESSO DE EUTROFIZAÇÃO.

  • No caso de uma eutrofização todos os peixes expostos estariam mortos.

  • Hiago Brito, muito bem falado. Estava eu tentando achar espaço para opnar enquanto lia, mas vc foi completo. 

    Maas, somente no contexto do que seja Eutrofização, porém, eu nao entendi onde esta o erro da qustão. Me ajuda?

  • Pelo comentário de Mariana RIbeiro fui pesquisar o quer Biomagnificação, e achei super plausível:

    Como Surge a Biomagnificação

    É lançada uma substância química sobre uma planta, contaminando a mesma com uma pequena quantidade desta substância.

    A planta é comida por animais herbívoros. Visto que cada animal herbívoro come uma grande quantidade de plantas contaminadas, os níveis de concentração dessa substância química nos herbívoros torna-se superior.

    Um animal carnívoro come o herbívoro. Visto que o carnívoro come vários animais herbívoros, os níveis dessa substância no carnívoro são superiores aos níveis que existiam no herbívoro.

    Esse animal carnívoro é comido por outro carnívoro que come vários animais dessa espécie, aumentando ainda mais os níveis dessa substância no seu organismo.

    https://www.emforma.net/119610-biomagnificacao


ID
332998
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Igarapé-Miri - PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O lançamento de esgotos em corpos d’água pode causar o crescimento excessivo de plantas aquáticas, em níveis tais que sejam consideradas como causadores de interferências com os usos desejáveis do corpo d’água, fenômeno conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Por conta do excesso de nitrogênio e fósforo disponível no meio aquático, as cianobactérias proliferam-se de maneira crescente, chamado também de "Boom" desse gênero e outros que produzem toxinas aos peixes, outras algas, animais silvestres e até mesmo ao ser humano que entrar em contato com essa água. Para complementar, a eutrofização também pode ser ocasionada por excesso de produtos agrícolas(fertilizantes, por exemplo), lançados nos corpos hídricos.
  • O lançamento de esgotos nos corpos d´água promovem um aumento das concentrações de nitrogênio e fósforo, principalmente e esse incremento dos nutrientes na água colabora para o crescimento das algas na água. Com esse bloom, esse crescimento desordenado faz com que o oxigênio dissolvido na água diminua, prejudicando assim seu uso e levando muitos organismos vegetais e animais a morte. O processo é chamado de eutrofização. 

    Alternativa correta: B

ID
402019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca da economia ambiental e do desenvolvimento sustentável, julgue o próximo item.


A economia ambiental e a economia ecológica são correntes metodológicas que visam interpretar o problema ambiental e determinar ações que busquem resultados eficientes, partindo de considerações acerca das características dos recursos naturais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    ECONOMIA AMBIENTAL Atribuição de valor monetário a bens ambientais, favorável ao crescimento econômico, preservação de recursos naturais suficientes para manter a Economia. Busca a eficiência de mercado, baseada na tecnologia e na substituição dos bens.

    ECONOMIA ECOLÓGICA Subsistema dentro do sistema maior, o meio ambiente, não aceitação do crescimento econômico como desenvolvimento. Visão holística, transdisciplinar.

    Fonte: http://www.ibeas.org.br/conresol/conresol2020/XV-014.pdf

  • Gámba Correto

    ECONOMIA AMBIENTAL X ECONOMIA ECOLÓGICA

    Há duas principais correntes dentro das linhas de pensamento relacionadas à economia

    do meio ambiente: a economia ambiental e a economia ecológica.

    A economia ambiental é conhecida como neoclássica e seus seguidores consideram que

    os recursos naturais não representam limitação ao crescimento econômico no longo

    prazo.

    Embora a visão da escola sobre os recursos naturais tenha modificado ao longo do tempo,

    grande parte dos trabalhos de hoje considera que as limitações de disponibilidade de

    recursos naturais podem ser superadas pelo progresso da ciência e da tecnologia,

    sobretudo por meio da regulamentação que preveja mecanismos de mercado. Trata-se,

    portanto, de uma visão que considera menos outras dimensões, como a moral, a ética e a

    sustentabilidade.

    Já a economia ecológica possui um caráter transdisciplinar, pois, além da dimensão

    econômica, leva em consideração o ponto de vista ecológico. Segundo essa visão, o

    sistema econômico está inserido no sistema ecológico, o qual impõe restrições à

    economia.

    Assim como a economia ambiental, a economia ecológica também reconhece a

    importância dos avanços tecnológicos para aumentar a eficiência da utilização dos

    recursos naturais, mas essa vertente não crê em uma capacidade indefinida de superação

    as restrições ambientais, delineando limites ao crescimento.

    Alguns dos fundamentos básicos da economia ecológica são:

    → a economia é incorporada na natureza, havendo limites para o crescimento;

    →o trabalho transdisciplinar é essencial para enfrentar os problemas ambientais, uma vez

    que nenhuma disciplina isolada fornece uma perspectiva suficiente para a magnitude e

    complexidade da problemática ambiental do planeta;

    → diante da incerteza sobre as consequências das ações atuais, o princípio da precaução

    deve ser assumido;

    a questão social e da distribuição de riqueza faz parte da discussão ambiental, pois a economia está integrada em sistemas culturais e sociais.

    fonte: pdf do Estrátegia. Economia ambiental

    Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

    salmo 126:6


ID
402022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca da economia ambiental e do desenvolvimento sustentável, julgue o próximo item.


A valoração econômica de ativos ambientais constitui um conjunto de métodos e técnicas cuja finalidade é estimar valores monetários para bens ambientais.

Alternativas

ID
402025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca da economia ambiental e do desenvolvimento sustentável, julgue o próximo item.


Os valores monetários calculados para os recursos ambientais constituem uma ferramenta útil na implementação de políticas públicas ambientais.

Alternativas
Comentários
  • gambá Correto


ID
402028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca da economia ambiental e do desenvolvimento sustentável, julgue o próximo item.


A perícia de constatação do dano ambiental, sempre que possível, fixará o montante do prejuízo causado para efeito de prestação de fiança e cálculo de multa.

Alternativas
Comentários
  • Lei de crimes Ambientais - Art. 19. A perícia de constatação do dano ambiental, sempre que possível, fixará o montante do prejuízo causado para efeitos de prestação de fiança e cálculo de multa.


ID
402040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todo manejo deve ser sustentável, sobretudo do ponto de vista ambiental, e deve pressupor conhecimento, controle e monitoramento. Sem esses requisitos, que devem ser estabelecidos pelo poder público em regras e normas, não há manejo. A ética no manejo e no acesso aos recursos a serem manejados é fundamental para que ele seja bem sucedido.

Internet: <www.ibama.gov.br> (com adaptações).

No que concerne às questões ambientais no Brasil, julgue os itens de 42 a 47.

O manejo faunístico científico visa agir diretamente sobre espécimes ou populações animais em vida livre ou em cativeiro para delas se obter informações, dados e material genético imprescindível para a sua conservação ou para delas se obter produtos a serem utilizados em benefício do homem, de outras espécies ou no desenvolvimento de outras pesquisas específicas.

Alternativas

ID
402043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todo manejo deve ser sustentável, sobretudo do ponto de vista ambiental, e deve pressupor conhecimento, controle e monitoramento. Sem esses requisitos, que devem ser estabelecidos pelo poder público em regras e normas, não há manejo. A ética no manejo e no acesso aos recursos a serem manejados é fundamental para que ele seja bem sucedido.

Internet: <www.ibama.gov.br> (com adaptações).

No que concerne às questões ambientais no Brasil, julgue os itens de 42 a 47.

Os órgãos e entidades da administração pública, direta, indireta e fundacional, integrantes do sistema nacional do meio ambiente, ficam obrigados a permitir o acesso público aos documentos, expedientes e processos administrativos que tratem de resultados de monitoramento e auditoria nos sistemas de controle de poluição e de atividades potencialmente poluidoras.

Alternativas

ID
402046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todo manejo deve ser sustentável, sobretudo do ponto de vista ambiental, e deve pressupor conhecimento, controle e monitoramento. Sem esses requisitos, que devem ser estabelecidos pelo poder público em regras e normas, não há manejo. A ética no manejo e no acesso aos recursos a serem manejados é fundamental para que ele seja bem sucedido.

Internet: <www.ibama.gov.br> (com adaptações).

No que concerne às questões ambientais no Brasil, julgue os itens de 42 a 47.

O cadastro técnico federal de atividades e instrumentos de defesa ambiental é optativo para pessoas físicas que se dedicam à consultoria técnica sobre problemas ecológicos e ambientais, uma vez que estas práticas visam à conservação de recursos naturais.

Alternativas
Comentários
  • O Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental (CTF/AIDA) é o registro obrigatório de pessoas físicas ou jurídicas que se dedicam à consultoria técnica sobre problemas ecológicos e ambientais e à indústria e comércio de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.

    O CTF/AIDA foi criado em 1981 como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente e é normatizado pela Resolução Conama nº 1/1988 e pela Instrução Normativa Ibama nº 10/2013.

     

    http://www.ibama.gov.br/cadastro-tecnico-federal-ctf?id=528


ID
402049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todo manejo deve ser sustentável, sobretudo do ponto de vista ambiental, e deve pressupor conhecimento, controle e monitoramento. Sem esses requisitos, que devem ser estabelecidos pelo poder público em regras e normas, não há manejo. A ética no manejo e no acesso aos recursos a serem manejados é fundamental para que ele seja bem sucedido.

Internet: <www.ibama.gov.br> (com adaptações).

No que concerne às questões ambientais no Brasil, julgue os itens de 42 a 47.

Por meio do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO) devem ser obtidas autorizações para atividades com finalidade científica ou didática de coleta e transporte de material biológico, captura ou marcação de animais silvestres in situ, manutenção temporária de espécimes de fauna silvestre em cativeiro para experimentação científica e realização de pesquisa em unidade de conservação federal ou em cavernas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º Fixar norma sobre a realização das seguintes atividades, com finalidade científica ou didática no território nacional, na plataforma continental, no mar territorial e na zona econômica exclusiva:

    I - coleta de material biológico;

    II - captura ou marcação de animais silvestres in situ;

    III - manutenção temporária de espécimes de fauna silvestre em cativeiro;

    IV - transporte de material biológico;

    V - recebimento e envio de material biológico ao exterior; e,

    VI - realização de pesquisa em unidade de conservação federal ou em cavidade natural subterrânea. 


ID
402052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todo manejo deve ser sustentável, sobretudo do ponto de vista ambiental, e deve pressupor conhecimento, controle e monitoramento. Sem esses requisitos, que devem ser estabelecidos pelo poder público em regras e normas, não há manejo. A ética no manejo e no acesso aos recursos a serem manejados é fundamental para que ele seja bem sucedido.

Internet: <www.ibama.gov.br> (com adaptações).

No que concerne às questões ambientais no Brasil, julgue os itens de 42 a 47.

O CONAMA inclui entre suas competências a homologação de acordos, visando a transformação de penalidades pecuniárias na obrigação de executar medidas de interesse para a proteção ambiental, entre as quais o reflorestamento de áreas degradadas.

Alternativas
Comentários
  • Lei 6938/81 

    Art. 8 Compete  ao Conama:

    IV -  o enunciado da questão consiste em um inciso VETADO 

    GAB errado 

  • Lei nº 6.938 de 31 de Agosto de 1981

    Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

    Art. 8º Compete ao CONAMA: (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    - estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluídoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pelo IBAMA; (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989)

    II - determinar, quando julgar necessário, a realização de estudos das alternativas e das possíveis conseqüências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estaduais e municipais, bem como a entidades privadas, as informações indispensáveis ao exame da matéria;

    II - determinar, quando julgar necessário, a realização de estudos das alternativas e das possíveis conseqüências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estaduais e municipais, bem como a entidades privadas, as informações indispensáveis; o Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA apreciará os estudos de impacto ambiental, e respectivos relatórios de impacto ambiental, no caso de obras ou atividades de significativa degradação ambiental, nas áreas consideradas Patrimônio Nacional pela Constituição Federal; (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989)

    II - determinar, quando julgar necessário, a realização de estudos das alternativas e das possíveis conseqüências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estaduais e municipais, bem assim a entidades privadas, as informações indispensáveis para apreciação dos estudos de impacto ambiental, e respectivos relatórios, no caso de obras ou atividades de significativa degradação ambiental, especialmente nas áreas consideradas patrimônio nacional. (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    III - decidir, como última instância administrativa em grau de recurso, mediante depósito prévio, sobre as multas e outras penalidades impostas pelo IBAMA; (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989)

    (Revogado pela Lei nº 11.941, de 2009)

    IV - homologar acordos visando à transformação de penalidades pecuniárias na obrigação de executar medidas de interesse para a proteção ambiental; (VETADO);

    - determinar, mediante representação do IBAMA, a perda ou restrição de benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público, em caráter geral ou condicional, e a perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito; (Redação dada pela Vide Lei nº 7.804, de 1989)

     

  • - determinar, mediante representação do IBAMA, a perda ou restrição de benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público, em caráter geral ou condicional, e a perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito; (Redação dada pela Vide Lei nº 7.804, de 1989)

    VI - estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios competentes;

    VII - estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos.

    Parágrafo único. O Secretário do Meio Ambiente é, sem prejuízo de suas funções, o Presidente do Conama. (Incluído pela Lei nº 8.028, de 1990)

  • CLARO QUE NÃO PRECISA LER TUDO, O NECESSÁRIO ESTA GRIFADO, EU TROUXE APENAS A TITULO DE CURIOSIDADE PARA QUEM QUISER LER TODAS AS SUAS COMPETÊNCIAS. ASSIM COMO EU QUIS.

    Lei nº 6.938 de 31 de Agosto de 1981

    Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

    Art. 8º Compete ao CONAMA: (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    - estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluídoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pelo IBAMA; (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989)

    II - determinar, quando julgar necessário, a realização de estudos das alternativas e das possíveis conseqüências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estaduais e municipais, bem como a entidades privadas, as informações indispensáveis ao exame da matéria;

    II - determinar, quando julgar necessário, a realização de estudos das alternativas e das possíveis conseqüências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estaduais e municipais, bem como a entidades privadas, as informações indispensáveis; o Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA apreciará os estudos de impacto ambiental, e respectivos relatórios de impacto ambiental, no caso de obras ou atividades de significativa degradação ambiental, nas áreas consideradas Patrimônio Nacional pela Constituição Federal; (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989)

    II - determinar, quando julgar necessário, a realização de estudos das alternativas e das possíveis conseqüências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estaduais e municipais, bem assim a entidades privadas, as informações indispensáveis para apreciação dos estudos de impacto ambiental, e respectivos relatórios, no caso de obras ou atividades de significativa degradação ambiental, especialmente nas áreas consideradas patrimônio nacional. (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    III - decidir, como última instância administrativa em grau de recurso, mediante depósito prévio, sobre as multas e outras penalidades impostas pelo IBAMA; (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989)

    (Revogado pela Lei nº 11.941, de 2009)

    IV - homologar acordos visando à transformação de penalidades pecuniárias na obrigação de executar medidas de interesse para a proteção ambiental; (VETADO);

     


ID
402055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todo manejo deve ser sustentável, sobretudo do ponto de vista ambiental, e deve pressupor conhecimento, controle e monitoramento. Sem esses requisitos, que devem ser estabelecidos pelo poder público em regras e normas, não há manejo. A ética no manejo e no acesso aos recursos a serem manejados é fundamental para que ele seja bem sucedido.

Internet: <www.ibama.gov.br> (com adaptações).

No que concerne às questões ambientais no Brasil, julgue os itens de 42 a 47.

O ordenamento territorial é a regulação das ações que têm impacto na distribuição da população, das atividades produtivas, dos equipamentos e de suas tendências, assim como a delimitação de territórios de populações indígenas e populações tradicionais, e áreas de conservação no território nacional ou supranacional procurando integrar corretamente as pretensões à utilização do solo disponível.

Alternativas
Comentários
  • Ordenamento territorial

    Instrumentos de ordenamento territorial, como Planos Diretores Municipais, Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, Planos de Manejo de Unidades de Conservação, e Planos de Bacia Hidrográfica, visam organizar a ocupação e o uso do solo, além de orientar a gestão da área sobre a qual incidem. Esses instrumentos devem considerar múltiplos fatores que fazem parte ou têm influência sobre suas áreas, para estabelecerem as ações necessárias aos seus objetivos e à adequada gestão de seu território.

    http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atl%C3%A2ntica_emdesenvolvimento/ordenamento-territorial

  • Supranacional?


ID
402058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca do monitoramento ambiental, julgue o item a seguir.


Atualmente, o IBAMA conta com a Coordenação de Monitoramento Ambiental (COMAM), e com o Centro de Monitoramento Ambiental (CEMAM), visando à promoção, estímulo, execução e implementação das ações referentes ao monitoramento ambiental no Brasil, como forma de prevenir os impactos gerados pela atividade humana.

Alternativas
Comentários
  • http://www.mma.gov.br/informma/item/1831-ministros-inauguram-centro-de-monitoramento-ambiental-do-ibama

     


ID
402061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca do monitoramento ambiental, julgue o item a seguir.


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) vem contribuindo no combate ao desmatamento do bioma Amazônico através de sistemas de detecção de desmatamentos.

Alternativas
Comentários
  • Gab CERTO

     

    Desde 1988, a cobertura florestal na Amazônia brasileira vem sendo monitorada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. O Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes) foi o primeiro sistema a ser implantado. Os satélites de observação possuem câmeras, que registram imagens da Terra e transmitem os dados para as estações de recepção de imagens. Após a recepção, as imagens são geradas e processadas, para que possam ser analisadas pelos algoritmos computacionais e por especialistas. Conforme a textura da vegetação ou terreno que aparece na imagem, é possível identificar o tipo de cobertura daquela área e, assim, estabelecer se há floresta, outro tipo de vegetação, ou terra totalmente descoberta (desmatada).

     

    fonte: http://www.mma.gov.br/florestas/controle-e-preven%C3%A7%C3%A3o-do-desmatamento


ID
402064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca do monitoramento ambiental, julgue o item a seguir. 


O monitoramento das emissões de CO2  consiste em observações repetidas com um propósito definido de acordo com um planejamento prévio ao longo do tempo e do espaço, utilizando métodos comparáveis e padronizados.

Alternativas

ID
476395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O cerrado da região do Distrito Federal sofre, anualmente, com
as constantes queimadas, especialmente nos meses de agosto e
setembro. A respeito dessas queimadas e de seu impacto na
vegetação nativa, julgue os itens que se seguem.

As queimadas ocorrem nessa época do ano influenciadas pelo regime climático, com período de seca bem demarcado.

Alternativas
Comentários
  • "O clima, do tipo tropical sazonal, pode ser dividido em duas estações bem definidas: uma seca, que tem início no mês de maio, terminando no mês de setembro, e outra chuvosa, que vai de outubro a abril. Durante o período chuvoso, é comum a ocorrência de veranicos, ou seja, períodos sem chuva. Durante a estação seca, a umidade relativa é baixa e a evaporação alta, sendo que a precipitação pode ser zero em alguns meses. A temperatura média anual fica em torno de 22-23 °C. As condições climáticas do Bioma contribuem significativamente para o aumento da ocorrência de incêndios florestais, que podem ser de origem natural ou antrópica".

     (PUC-SP- Plano de ação para prevenção e controle do desmatamento e das queimadas no cerrado-conservação e desenvolvimento,2010. Brasília, Setembro  de 2010)


ID
476398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O cerrado da região do Distrito Federal sofre, anualmente, com
as constantes queimadas, especialmente nos meses de agosto e
setembro. A respeito dessas queimadas e de seu impacto na
vegetação nativa, julgue os itens que se seguem.

Os incêndios têm origem exclusivamente por intermédio da ação humana, como o lançamento de pontas de cigarro pela janela dos carros nas rodovias.

Alternativas
Comentários
  • Pode ocorrer por relâmpagos, muito comum no Brasil


ID
476401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O cerrado da região do Distrito Federal sofre, anualmente, com
as constantes queimadas, especialmente nos meses de agosto e
setembro. A respeito dessas queimadas e de seu impacto na
vegetação nativa, julgue os itens que se seguem.

Os incêndios contribuem para liberar na atmosfera o carbono incorporado na biomassa.

Alternativas

ID
476404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O cerrado da região do Distrito Federal sofre, anualmente, com
as constantes queimadas, especialmente nos meses de agosto e
setembro. A respeito dessas queimadas e de seu impacto na
vegetação nativa, julgue os itens que se seguem.

A ocorrência de queimadas, sobretudo em áreas de campo sujo, pode tornar o local atrativo para herbívoros terrestres, como veados, posteriormente à passagem do fogo.

Alternativas
Comentários
  • Porque herbívoros se interessariam por uma área queimada recentemente...?!


ID
476407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O cerrado da região do Distrito Federal sofre, anualmente, com
as constantes queimadas, especialmente nos meses de agosto e
setembro. A respeito dessas queimadas e de seu impacto na
vegetação nativa, julgue os itens que se seguem.

O principal combustível do fogo, as herbáceas, não possuem periderme, visto que esta é característica de plantas lenhosas.

Alternativas
Comentários
  • periderme ocorre em plantas herbáceas e lenhosas, geralmente nas partes mais velhas das raízes e caules. Ocorre, também, em superfícies após a abscisão de parte da plante (como folhas e ramos) e ainda se desenvolve como proteção a vários tipos de injúrias.

    Fonte: 
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/periderme/periderme.php

ID
476470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma professora, ao levar seus estudantes para uma visita
orientada ao jardim zoológico, mostrou o lago de água doce onde
estavam as capivaras. Pediu, inicialmente, que os alunos
observassem o ambiente, o lago, a vegetação na beira do lago, e,
posteriormente, que observassem uma capivara que se avistava a
distância. Os alunos observaram uma vegetação lenhosa
mergulhada na água junto às margens, além de água esverdeada
em algumas partes do lago.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A água esverdeada indica a possibilidade de eutrofização e a presença de grande quantidade de algas.

Alternativas
Comentários
  • Água esverdeada é rica em fitoplânctos.


ID
516628
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária — cerca de 35% do rebanho nacional está na região — e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.

Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Através do trecho retirado da revista, conclui-se que a maior causa do desmatamento, em números, é a pecuária. As áreas de pastagens demandam a retirada de árvores e a maioria se apresenta pouco produtiva. Além disso, é mais caro aumentar a produtividade de 1 hectare de área de pasto do que desmatar uma nova área.  Logo, o que pode contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia seria a recuperação de áreas que já foram desmatadas bem como o aumento da produtividade das pastagens, evitando novos desmatamentos. Letra E correta.
  • Produtividade se refere ao que é produzido(produção) por uma certa área.Matematicamente um é o inversamente proporcional ao outro.Logo aumentar a produtividade implica em produzir com a área bem aproveitada(menor).Isso é eficiente pois reduz o desmatamento de longas faixas de terra.

  • Através do trecho retirado da revista, conclui-se que a maior causa do desmatamento, em números, é a pecuária. As áreas de pastagens demandam a retirada de árvores e a maioria se apresenta pouco produtiva. Além disso, é mais caro aumentar a produtividade de 1 hectare de área de pasto do que desmatar uma nova área. Logo, o que pode contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia seria a recuperação de áreas que já foram desmatadas bem como o aumento da produtividade das pastagens, evitando novos desmatamentos. Letra E correta.

    gabarito professora

  • E são terras improdutivas, em essência. Ou seja: o cara desmata e coloca boi para pastar. Lá na frente, alegará usucapião ou alguma outra manobra jurídica/notarial para incorporar a terra ao seu patrimônio.

    Daí o erro da (D).

    Gabarito : (E)


ID
516679
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista ecológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco originário da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991. A disseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema. Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie.

GTÁGUAS, MPF, 4.ª CCR, ano 1, n.º 2, maio/2007 (com adaptações).

De acordo com as informações acima, o despejo da água de lastro

Alternativas
Comentários
  • Como mostrado no texto, a introdução de espécies exóticas em ambientes naturais pode causar diversos impactos ambientais. O exemplo dado foi o do mexilhão dourado, que apresentou crescimento populacional exagerado devido à falta de predadores naturais no Brasil. Para conter a reprodução desse animal foi utilizado cloro, um agente químico que reduz em 50% a taxa de reprodução da espécie, segundo trecho fornecido. Letra E correta.
  • A ausência de predadores naturais das espécies invasoras favorece seu crescimento descontrolado. Nesse caso, motivou o uso de um agente químico para diminuir a taxa de reprodução da espécie e, consequentemente, o problema causado por ela.


ID
517726
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários.

Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, o

Alternativas
Comentários
  • Compostos orgânicos são compostos que apresentam o carbono em cadeia, ou seja, compostos que apresentam em sua fórmula mais de um átomo de carbono. e geralmene são mais complexas. 
    já os inorgânicos são o resto, ou seja, o que não é orgânico, podendo apresentar o carbono, contudo, um único átomo na fórmula. 
    Ex: 
    CO2 = inorgânico, porque só tem um carbono 
    C6H12O6 = orgânico, pois tem mais de um carbono na fórmula 
    NO2 = inorgânico, porque não em carbono em cadeia 

    A regra prática é essa...

    Fonte: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070206131615AA0Iggz
  • Toda molécula que contém carbono é considerada orgânica. As exceções são:

    -carbetos(elementos que o carbono é o mais eletronegativo);

    -carbonatos;

    -óxidos de carbono(como é o caso do CO2);

    Letra D

  • Letra D

    Podemos pensar corretamente que o carbono inorgânico é o contido na molécula de gás carbônico - CO2. Este será transformado em materia orgânica na fotossíntese.


ID
517789
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os oceanos absorvem aproximadamente um terço das emissões de CO2 procedentes de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e as queimadas. O CO2 combina-se com as águas dos oceanos, provocando uma alteração importante em suas propriedades. Pesquisas com vários organismos marinhos revelam que essa alteração nos oceanos afeta uma série de processos biológicos necessários para o desenvolvimento e a sobrevivência de várias espécies da vida marinha.

A alteração a que se refere o texto diz respeito ao aumento.

Alternativas
Comentários
  • CO2 + H2O ----> HCO3 (ácido carbônico)  

  • resposta letra A

    ACIDO CARBONICO

  • Letra A

    A acidificação oceânica é a designação dada à diminuição do PH nos oceanos, significando aumento da acidez, causada pelo aumento do gás carbônico atmosférico, que se dissolve na água alterando o seu equilíbrio químico.

  • O CO2 (gás carbônico) é um oxiácido, quando ele entra em contato com rios/lagos aumenta a acidez do meio (diminuição do pH)


ID
518587
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

     O lixo orgânico de casa – constituído de restos de verduras, frutas, legumes, cascas de ovo, aparas de grama, entre outros –, se for depositado nos lixões, pode contribuir para o aparecimento de animais e de odores indesejáveis. Entretanto, sua reciclagem gera um excelente adubo orgânico, que pode ser usado no cultivo de hortaliças, frutíferas e plantas ornamentais. A produção do adubo ou composto orgânico se dá por meio da compostagem, um processo simples que requer alguns cuidados especiais. O material que é acumulado diariamente em recipientes próprios deve ser revirado com auxílio de ferramentas adequadas, semanalmente, de forma a homogeneizá-lo. É preciso também umedecê-lo periodicamente. O material de restos de capina pode ser intercalado entre uma camada e outra de lixo da cozinha. Por meio desse método, o adubo orgânico estará pronto em aproximadamente dois a três meses. 

                                  Como usar o lixo orgânico em casa? Ciência Hoje, v. 42, jun. 2008 (adaptado).

Suponha que uma pessoa, desejosa de fazer seu próprio adubo orgânico, tenha seguido o procedimento descrito no texto, exceto no que se refere ao umedecimento periódico do composto. Nessa situação,

Alternativas
Comentários
  • Questão de nível fácil. O processo descrito é o de compostagem, relativamente fácil de se reproduzir em casa e ainda possível obter adubo orgânico através da decomposição de material de sobra da cozinha. O artigo da revista explicita os pontos necessários para o bom controle e manutenção da composteira, entre eles, umedecer o material e revirá-lo para que fique homogeneizado e oxigenado ao mesmo tempo. Caso uma pessoa tente reproduzir e siga os passos descritos, exceto o umedecimento periódico, a decomposição ficaria comprometida, afinal os microrganismos decompositores necessitam de água para desempenhar o processo. Logo, marcamos letra C correta. 
  • A água é importante para diversos mecanismos em organismos vivos, incluindo os organismos decompositores de matéria. Portanto, Letra C

  • Letra C

    A agua é fundamental para a proliferação de microrganismos, sendo então fundamental para a decomposição.


ID
519595
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diretores de uma grande indústria siderúrgica, para evitar o desmatamento e adequar a empresa às normas de proteção ambiental, resolveram mudar o combustível dos fornos da indústria. O carvão vegetal foi então substituído pelo carvão mineral. Entretanto, foram observadas alterações ecológicas graves em um riacho das imediações, tais como a morte dos peixes e dos vegetais ribeirinhos. Tal fato pode ser justificado em decorrência

Alternativas
Comentários
  • O carvão mineral, diferentemente do carvão vegetal, apresenta enxofre em sua composição

    Dessa forma, ao reagir com o oxigênio atmosférico, se transforma em óxido de enxofre.

    A partir daí, pode se combinar com o vapor de água do ar, levando à formação de ácido sulfúrico, culminando na chuva ácida, de grande impacto ambiental.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/6467161#readmore

  • A questão aborda o uso de carvão mineral em substituição ao carvão vegetal em uma indústria, para evitar o desmatamento, porém, ocorreram algumas mortes de peixes e vegetais em um riacho próximo. Pede-se a justificativa dessas mortes. O carvão vegetal é um elemento obtido a partir da queima de madeiras, e seu uso ajuda no desmatamento, mesmo não sendo a causa principal. Aproximadamente 90% do carvão vegetal produzido é a partir de florestas plantadas e vem sendo associada ao desmatamento ilegal e a desertificação. Já o carvão mineral, combustível fóssil não renovável, oriundo de rocha sedimentar encontrada em subsolos. Ele é capaz de gerar energia a partir da combustão, possuindo uma elevada eficiência energética e um ótimo custo benefício, além de ser facilmente encontrado. Por outro lado, é o combustível fóssil que mais polui o meio ambiente e causa impactos, liberando gases poluentes na sua queima. Na combustão, ocorre a liberação de gases como H2O, CO2, CO, NO2, SO2 , que poluem a atmosfera e a água, podendo comprometer a sobrevivência de espécies. Esse combustível queimado libera minúsculas partículas sólidas ou líquidas que cai na forma de chuva ácida, ameaçando o equilíbrio dos ecossistemas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    A morte dos peixes e de vegetais ribeirinhos se deve ao fato:
    a) da diminuição de resíduos orgânicos na água do riacho, reduzindo a demanda de oxigênio na água. A substituição pelo carvão mineral libera gases poluentes no ar e na água, mas não diminui os resíduos orgânicos lançados no riacho. Incorreta.
    b) do aquecimento da água do riacho devido ao monóxido de carbono liberado na queima do carvão.
    O aquecimento global é aumentado pela maior emissão de gases como CO2, e não de CO, mesmo assim não aumentam a temperatura de rios. As mortes não decorrem desse composto. Incorreta.
    c) da formação de ácido clorídrico no riacho a partir de produtos da combustão na água, diminuindo o pH. A combustão do carvão mineral não libera ácido clorídrico. Incorreta.
    d) do acúmulo de elementos no riacho, tais como, ferro, derivados do novo combustível utilizado. O sulfeto de ferro é um rejeito que se acumula nas águas, mas não causa as mortes. Incorreta.
    e) da formação de ácido sulfúrico no riacho a partir dos óxidos de enxofre liberados na combustão. A combustão libera diversos gases, dentre eles o SO2, responsável pela formação do ácido sulfúrico que contamina a água, contaminando também os peixes e vegetais próximos. CORRETA.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • Gabarito E

    A. A substituição pelo carvão mineral libera gases poluentes no ar e na água, mas não diminui os resíduos orgânicos despejados no riacho, se fosse para reduzir o oxigênio na água teria que AUMENTAR os resíduos no riacho.

    B. O aquecimento global ocorre pela maior emissão de gases como CO2 (dióxido de carbono), e não de CO (monóxido de carbono), mesmo assim não aumentam a temperatura de rios.

    C. A combustão do carvão mineral não libera ácido clorídrico.

    D. O sulfeto de ferro é um rejeito que se acumula nas águas, mas não causa as mortes.

    E. A combustão libera diversos gases, dentre eles o SO2 (dióxido de enxofre) que forma o ácido sulfúrico o qual contamina a água e, consequentemente, os peixes e vegetais próximos.


ID
519649
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os plásticos, por sua versatilidade e menor custo relativo, têm seu uso cada vez mais crescente. Da produção anual brasileira de cerca de 2,5 milhões de toneladas, 40% destinam-se à indústria de embalagens. Entretanto, este crescente aumento de produção e consumo resulta em lixo que só se reintegra ao ciclo natural ao longo de décadas ou mesmo de séculos.
Para minimizar esse problema uma ação possível e adequada é

Alternativas
Comentários
  • Os plásticos cada vez mais têm substituído diversos outros materiais, principalmente no setor de embalagens. Como dito na questão, tal fato gera grande poluição ambiental, uma vez que esse material demora a se degradar na natureza. Uma forma possível de minimizar esses impactos seria estimular a produção do plástico reciclável a fim de reduzir a demanda por mais matéria prima (que é não renovável) e o acúmulo de lixo. A ideia é de que o plástico já existente possa voltar à produção e novamente ser utilizado nos processos necessários. Letra D correta. 
  • A resposta tem que conter uma solução que não interfira no desenvolvimento da sociedade, mas que, ao mesmo tempo, não cause prejuízos ao meio ambiente. Essa é a ideia de sustentabilidade. Além disso, precisa ser algo de baixo custo de implantação.

    A queima de lixo produziria substancias indesejáveis, logo você já pode excluir a B e a C. 

    A letra A esta errada, pois é uma medida extremista e impraticável.

    A letra é esta incorreta, pois a reciclagem não altera a qualidade do produto.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/6901359#readmore

  • Comentário da professora:

    Os plásticos cada vez mais têm substituído diversos outros materiais, principalmente no setor de embalagens. Como dito na questão, tal fato gera grande poluição ambiental, uma vez que esse material demora a se degradar na natureza. Uma forma possível de minimizar esses impactos seria estimular a produção do plástico reciclável a fim de reduzir a demanda por mais matéria prima (que é não renovável) e o acúmulo de lixo. A ideia é de que o plástico já existente possa voltar à produção e novamente ser utilizado nos processos necessários. Letra D correta. 


ID
521548
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com base em projeções realizadas por especialistas, prevê-se, para o fim do século XXI, aumento de temperatura média, no planeta, entre 1,4 ºC e 5,8 ºC. Como conseqüência desse aquecimento, possivelmente o clima será mais quente e mais úmido bem como ocorrerão mais enchentes em algumas áreas e secas crônicas em outras. O aquecimento também provocará o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretará o aumento do nível dos oceanos e a inundação de certas áreas litorâneas. As mudanças climáticas previstas para o fim do século XXI

Alternativas
Comentários
  • Como as projeções indicam, com o aumento da temperatura, o clima será mais quente e mais úmido. Isso porque, aumentando-se a temperatura, aumenta-se a evaporação de água, o que provocará mais chuvas e enchentes em determinadas áreas. Além disso, haverá o derretimento de geleiras e aumento do nível do mar. Todas essas consequências são alterações diretas no ciclo da água, com mudanças no estado físico. Letra B correta. 
  • Questão meio tendenciosa, mas por eliminação é letra b

     

  • Comentário da professora:

    Como as projeções indicam, com o aumento da temperatura, o clima será mais quente e mais úmido. Isso porque, aumentando-se a temperatura, aumenta-se a evaporação de água, o que provocará mais chuvas e enchentes em determinadas áreas. Além disso, haverá o derretimento de geleiras e aumento do nível do mar. Todas essas consequências são alterações diretas no ciclo da água, com mudanças no estado físico. Letra B correta. 

  • Os estados físicos da matéria correspondem às formas pela qual a matéria pode se apresentar na natureza.

    Esses estados são definidos de acordo com a pressão, temperatura e sobretudo, pelas forças que atuam nas moléculas. A matéria, constituída de pequenas partículas (átomos e moléculas), corresponde a tudo aquilo que possui massa e que ocupa determinado lugar no espaço. Podendo se apresentar em três estados: sólidolíquido gasoso.

    "O aquecimento também provocará o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretará o aumento do nível dos oceanos e a inundação de certas áreas litorâneas."

    • => Água do estado sólido (gelo) -> líquido (aumento do nível dos oceanos).

ID
521557
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta, por meio do chamado seqüestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a floresta amazônica é capaz de absorver até 300 milhões de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle

Alternativas
Comentários
  • De acordo com dados fornecidos pelo enunciado da questão, as florestas tropicais úmidas, como por exemplo, a Floresta Amazônica, são responsáveis pelo sequestro de até 300 milhões de toneladas de carbono da atmosfera por ano. Dessa forma essas áreas verdes tem papel fundamental no controle do efeito estufa uma vez que absorve enormes quantidades de carbono (gás estufa) da atmosfera, contribuindo, assim para a redução dos efeitos desse fenômeno. Letra D correta.
  • Bem que o enem poderia volar a fazer questoes assim rs mas fica dificil a cada ano

  • Comentário da professora:

    De acordo com dados fornecidos pelo enunciado da questão, as florestas tropicais úmidas, como por exemplo, a Floresta Amazônica, são responsáveis pelo sequestro de até 300 milhões de toneladas de carbono da atmosfera por ano. Dessa forma essas áreas verdes tem papel fundamental no controle do efeito estufa uma vez que absorve enormes quantidades de carbono (gás estufa) da atmosfera, contribuindo, assim para a redução dos efeitos desse fenômeno. Letra D correta.

  • Galera, pq não pode ser C?

  • Juliana, o erro está ao dizer que o dióxido de carbono está contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos. A sigla CFC é usada para se referir aos clorofluorcarbonetos, que, como o próprio nome indica, são compostos que possuem os átomos de cloro e flúor ligados a cadeias carbônicas, em geral, pequenas, como ao metano e ao etano. Portanto, eles fazem parte do grupo funcional dos haletos orgânicos.

    O Co2 é inorgânico.


ID
522100
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Se a exploração descontrolada e predatória verificada atualmente continuar por mais alguns anos, pode-se antecipar a extinção do mogno. Essa madeira já desapareceu de extensas áreas do Pará, de Mato Grosso, de Rondônia, e há indícios de que a diversidade e o número de indivíduos existentes podem não ser suficientes para garantir a sobrevivência da espécie a longo prazo. A diversidade é um elemento fundamental na sobrevivência de qualquer ser vivo. Sem ela, perde-se a capacidade de adaptação ao ambiente, que muda tanto por interferência humana como por causas naturais.
Iinternet: www.greenpeasce.org.br(com adaptações).

Com relação ao problema descrito no texto, é correto afirmar que


Alternativas
Comentários
  • A questão traz um texto sobre a possibilidade da extinção do mogno, que vem sendo escassa em alguns locais e a sobrevivência a longo prazo pode estar comprometida. O texto afirma que a diversidade genética e biológica é fundamental e que sem ela, pode-se perder a adaptação ao ambiente.
    A extração clandestina do mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla), árvore nativa da Amazônia, é uma das suas principais ameaças de extinção, pois possui um alto valor comercial e é bastante usada na produção de móveis. "A exploração, o transporte e a comercialização do mogno brasileiro estão suspensos no Brasil desde outubro de 2001", (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).  A derrubada ilegal afeta outras 30 árvores próximas, aumentando ainda o problema do desmatamento. (Portal WWF. Mogno: a poucos passos da extinção. Acesso em julho de 2020)


    De acordo com o texto, é correto afirmar que:
    a) a baixa adaptação do mogno ao ambiente amazônico é causa da extinção dessa madeira. O mogno possui uma alta adaptação ao ambiente, e a causa de sua extinção são as derrubadas ilegais. Incorreta.
    b) a extração predatória do mogno pode reduzir o número de indivíduos dessa espécie e prejudicar sua diversidade genética. Reduzindo o número de indivíduos, a diversidade genética é prejudicada, pois perdem a capacidade de adaptação ao ambiente. CORRETA.
    c) as causas naturais decorrentes das mudanças climáticas globais contribuem mais para a extinção do mogno que a interferência humana.
    A interferência humana contribui mais para a extinção que as mudanças climáticas. Incorreta.
    d) a redução do número de árvores de mogno ocorre na mesma medida em que aumenta a diversidade biológica dessa madeira na região amazônica.
    Reduzindo o número de árvores (indivíduos da espécie), diminui-se, também, a diversidade genética e biológica. Incorreta.
    e) o desinteresse do mercado madeireiro internacional pelo mogno contribuiu para a redução da exploração predatória dessa espécie. O mogno tem alto valor comercial e possui um grande interesse pelo mercado internacional, o que aumenta a exploração dessa espécie, aumentando o risco de extinção. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Gabarito B

    A extração predatória


ID
522193
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos últimos 50 anos, as temperaturas de inverno na península antártica subiram quase 6 o C. Ao contrário do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve.
Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pingüins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram.

Scientific American Brasil, ano 2, n.º 21, 2004, p.80 (com adaptações).

A partir do texto acima, analise as seguintes afirmativas.

I O aumento da temperatura global interfere no ciclo da água na península antártica.

II O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espécies típicas de região de clima polar.

III A existência de água em estado sólido constitui fator crucial para a manutenção da vida em alguns biomas.

É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • O efeito estufa é um fenômeno natural, que nas últimas décadas, tem se intensificado devido à ação humana. Como explicado no trecho fornecido pela questão, o aquecimento global interfere no ciclo da água nas regiões polares. Isso porque com a elevação da temperatura ocasiona maior derretimento do gelo que antes cobria a água, dessa forma possibilitando maior evaporação, que volta à região através da neve. O ciclo de vida de espécies típicas da região também é alterado, como exemplo, a espécie de pinguim que precisa de solo nu para botar seus ovos. Além disso, a presença de gelo é fator crucial para a manutenção de vida em alguns biomas. Todas as afirmações são verdadeiras, letra E correta.
  • O efeito estufa é um fenômeno natural, que nas últimas décadas, tem se intensificado devido à ação humana. Como explicado no trecho fornecido pela questão, o aquecimento global interfere no ciclo da água nas regiões polares. Isso porque com a elevação da temperatura ocasiona maior derretimento do gelo que antes cobria a água, dessa forma possibilitando maior evaporação, que volta à região através da neve. O ciclo de vida de espécies típicas da região também é alterado, como exemplo, a espécie de pinguim que precisa de solo nu para botar seus ovos. Além disso, a presença de gelo é fator crucial para a manutenção de vida em alguns biomas. Todas as afirmações são verdadeiras, letra E correta.

  • O Efeito Estufa»»» é um efeito natural, responsável por manter a temperatura na Terra constante, porém, com a emissão de gases estufas, como o gás carbônico e o metano, essa função de reter calor tem se agravado, aumentando a temperatura do planeta.

  • e


ID
522253
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

Alternativas
Comentários
  • A utilização de óleo diesel, gasolina, carvão mineral e gás natural como fonte de produção de energia é promovida a partir da queima desses compostos, o que contribui diretamente com os gases causadores do fenômeno do efeito estufa. Portanto, a única fonte que não necessidade de queima como produtora de energia é o vento (Opção E), sendo dessa maneira, a fonte mais recomendável para a diminuição dos gases contribuintes do aquecimento global.
  • A maior porcentagem da energia produzida e utilizada pelo ser humano hoje provêm da queima de combustíveis fósseis.  Entretanto, sabe-se que esse processo causa poluição atmosférica à medida que libera gases que intensificam o efeito estufa, causando o tão falado “aquecimento global”. O óleo diesel, gasolina, carvão mineral e gás natural estão entre eles. Pensando na diminuição da emissão de tais gases na atmosfera a fonte mais recomendada seria o vento, energia eólica, que não liberaria poluentes. Letra E correta.
  • Energia eólica (vento) é considerada uma fonte de energia limpa. Todas as outras opções são provenientes de combustíveis fósseis, liberando CO2 na atmosfera, aumentando o aquecimento global.

  • Há pessoas que erram. RSRSRSRSR

  • Uma questão fácil dessas nunca mais cai no Enem!!

  • Essas provas do ENEM antigas são muito estranhas...

  • 13% das pessoas erraram... Galera, imagino que marcaram gás pelo nome "gás natural".

    O gás natural é um combustível fóssil encontrado em bacias sedimentares marinhas e terrestres associado ou não, ao petróleo. É composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves, com predominância de metano, e permanece em estado gasoso em condições normais de temperatura e pressão do ambiente.

    Esse gás pode passar por tratamentos termodinâmicos para ser tornar líquido e assim é chamado de gás natural liquefeito (GNL), sendo mais facilmente transportado. É uma das fontes de energia mais importantes do mundo, atrás apenas do petróleo e do carvão.

  • Se toda prova de natureza fosse assim kkkk


ID
544054
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A presença de corpos de água lênticos nas proximidades de aeroportos tem o potencial de causar riscos à operação de aeronaves se aqueles ecossistemas forem receptores de descargas domésticas. Tais efluentes têm potencial de causar (I) que, por sua vez, pode resultar em crescimento excessivo de (II) cujos agregados tornam o ambiente atrativo para aves como local de (III) e (IV).

Os itens I, II, III e IV do texto acima são correta e respectivamente substituídos por:

Alternativas
Comentários
  • Os corpos lenticos possuem muita sedimentação de minerais e decomposição orgânica de compostos carbonados. Isso torna o propício o surgimento de macrófitas aquáticas. Algumas das quais se comportam como praga e tendem a crescer eutróficamente, como a Salvinia auriculata e Typha domingens. 

    A massa vegetal é um ambiente ótimo para ovoposição de invertebrados e amfíbios. A presença desses seres  atrai aves, que pela abundanca de alimentos e disponibilidade de água, preferem ali depositar seu ninhos.
  • mas, a eutrofização não é concequencia de uma poluição organica e inorganica??????????? Como pode causar uma eutrofização sem haver uma causa que é essa?????????????????? muito mal elaborada essa questão, sempre FCC querendo complicar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  •                         A questão deveria ser anulada, pois existem duas respostas corretas, a alternativa B e E. Pois, a presença de corpos de água lênticos realmente tem o potencial enorme para o desenvolvimento de macrófitas aquáticas (plantas aquáticas), mas também de fitoplântos (algas unicelulares aquáticas). Esses dois tipos de organismos vivos, que constituem a base da cadeia alimentar, sendo organismos produtores; servem de alimento para passaros, que por sua vez podem construir ninhos nas proximidades de tais ecossistemas aquáticos, causando riscos a operação de aeronaves.
  • Ecossistemas lóticos ou corpos d’água lóticos são aqueles cujas águas são correntes, como rios e riachos. Já os corpos d’água lênticos são aqueles cuja água é parada na maior parte do tempo e existe um acúmulo de sedimento minerais e de decomposição do próprio ecossistema. É comum já existir macrófitas aquáticas nesses ambientes, uma vez que esses organismos tem habilidade em assimilar nutrientes no sedimento. Se por acaso, um corpo d’água lêntico receber descargas do esgoto doméstico, isso resultará num aumento brusco de nutrientes na água, iniciando um processo de eutrofização (I). Com esse boom de matéria orgânica tem-se o crescimento excessivo de macrófitas aquáticas (II). O que pode atrair aves para alimentação (III) e construção de ninhos (IV) sob as plantas aquáticas.


    Letra E correta. 


  • Fitoplâncton analisado pela banca, é algo bem subjetivo, direcionando a resposta para macrófitas aquáticas ( folhas, que crescem pra fora da agua, folhas que flutuam sobre a mesma), sendo consonante com a construção de ninhos, último complemento do texto!

  • Zooplanctons e fitoplanctons acabam morrendo devido à eutrofização, com isso as alternativas "b"e "d" ja sao excluidas

     

  • A eutrofização pode causar o crescimento excessivo de fitoplâncton e de macroalgas, porém as aves só conseguirão fazer ninhos sobre os agregados de macroalgas.


ID
544057
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando-se os impactos decorrentes da implantação de um aeroporto, é correto afirmar:

I. Colisão de aves com aeronaves, produção de ruído e poluição atmosférica são impactos negativos diretos sobre a biota durante a fase de operação do empreendimento.

II. Colisão de aves com aeronaves, produção de ruído e poluição atmosférica são impactos negativos diretos sobre a biota durante a fase de construção do empreendimento.

III. A criação de empregos é um impacto positivo direto ou indireto nas fases de construção e operação do empreendimento.

É certo o que consta em

Alternativas
Comentários
  • A assertiva "II" diz que os eventuais impactos surgirão ainda na fase de construção do aeroporto, o que não pode ser verdade, pois é impossível o trânsito de aeronaves antes do término das obras.
  • I. Colisão de aves com aeronaves, produção de ruído e poluição atmosférica são impactos negativos diretos sobre a biota durante a fase de operação do empreendimento.
    Correto.


    II. Colisão de aves com aeronaves, produção de ruído e poluição atmosférica são impactos negativos diretos sobre a biota durante a fase de construção do empreendimento.
    Incorreto, os impactos são na fase de operação do empreendimento.


    III. A criação de empregos é um impacto positivo direto ou indireto nas fases de construção e operação do empreendimento. 
    Correto.
     
    Impacto direto

    Quando resulta de uma simples relação de causa e efeito, também chamado impacto primário ou de primeira ordem.


    Impacto indireto

    Quando é uma reação secundária em relação à ação ou quando é parte de uma cadeia de reações; também chamado impacto secundário ou de enésima ordem (segunda, terceira, etc), de acordo com a sua situação na cadeia de reações.

  • Eu marquei só a I pois na 3, ele fala:
    III. A criação de empregos é um impacto positivo direto ou indireto nas fases de construção e operação do empreendimento.
    Dessa forma, o impacto posotivo ou vai ser direto, ou vai ser indireto, não podendo ser os dois. Assim o certo seria e.
    Esse pensamento faz sentido e tem que dar um desconto porque é a FCC ou vocês deixariam isso passar?
  • Dentre as alternativas dadas pela questão, podemos concluir que apenas as afirmativas I e II estão corretas, pois não tem como haver colisão de aves com aeronaves antes da finalização da construção do empreendimento, ou seja, esses impactos só ocorrerão na fase de funcionamento do aeroporto. A criação de empregos é um impacto direto causado pelo empreendimento, que tem a relação de causa e efeito.


    Alternativa correta: B


  • Bom dia amigos...

    As vezes pelo receio das pegadinhas das bancas de concurso, principalmente banca CESPE, erramos...

    No meu ponto de vista não há erro na opção III, é apenas uma questão de interpretação: é logico imaginar que a criação de postos de emprego pode repercutir positivamente, direto ou indiretamente, a medida que o pessoal pode ser diretamente empregado para construir e operar no estabelecimento, ou pode ter a oportunidade de trabalho indiretamente, em consequência da construção e/ou operação do empreendimento.

    _/\_ 

  • André Santos creio eu, salvo engano, que o impacto positivo direto seria com os empregados do empreendimento de fato, e o indireto seria o comerciante que recebe débitos desse empregado, ex.: comerciante, dono de mercado, açougueiro da região... não é empregado direto mas se beneficia com o empreendimento. Bons estudos!


ID
544060
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As chamadas “espécies guarda-chuva” podem ser usadas como indicadoras em biologia da conservação e ações de manejo ambiental porque são

Alternativas
Comentários
  • Espécies guarda-chuva são aquelas que requerem uma área muito extensa. Estas espécies podem ser usadas como espécies indicadoras no planejamento e monitoramento da conservação, sob a perspectiva de que, se formos capazes de preservar populações viáveis destas espécies, iremos preservar habitat suficiente para inúmeras outras espécies com necessidades de área menor. São portanto relacionadas a sobrevivência de outras espécies.
  • Espécies guarda-chuva são espécies que possuem demandas ambientais maiores que as demais e cuja conservação confere um guarda-chuva de proteção para as espécies que co-ocorrem. Sendo assim, espécies de aves guarda-chuvas são indicadores ideais para a avaliação de qualidade de fragmentos ecológicos, por se tratar de um grupo bastante conhecido e ter uma taxonomia relativamente estável. Portanto, preservando tais espécies, consequentemente, está preservando uma área maior e outros organismos que necessitam de uma área menor para a sobrevivência.


    Alternativa correta: E


  • Espécie indicadoras são aquelas que fornecem uma informação sobre o ecossistema local. Existem algumas espécies de algas que só há em ambientes despoluídos.

  • Para leitura: http://old.knoow.net/ciencterravida/biologia/especie-guarda-chuva.htm

  • Mutualismo : Define um tipo de interação entre duas especies que se beneficiam reciprocamente da associação entre elas de forma obrigatoria (simbiose) ou facultativa (protocooperação), dentre outras classificações da interação biologica.

    Especies Bandeiras: É um termo dado para as especies mais carismaticas, onde são usadas de simbolo, para a atenção com a preservação ambiental.

    ESPECIE GUARDA-CHUVA: É um termo usado para as especies que precisam de preservação ambiental, na qual por sua preservação, outras especies de animais estão sendo beneficiados.


ID
544066
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Oito meses após o início da operação de um aeroporto de grande porte e com alto fluxo de aeronaves, foram observadas alterações na diversidade e na composição da
comunidade de insetos de um fragmento de mata contíguo ao aeroporto. Inicialmente, os insetos voadores adultos eram representados por 32 espécies, com uma equitatividade (índice de Pielou) igual a 0,94. Após os oito meses, o número de espécies caiu para 28 e o índice de equitatividade para 0,62. Com base nessas informações, pode-se admitir que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O índice de Pielou expressa a equitabilidade, ou seja, indica se as espécies apresentam uma abundância (número de indivíduos) semelhantes ou não.

    A equitabilidade é o inverso da dominância.

    Com a implantação do aeroporto a equitabilidade passou de 0,94 para 0,62, ou seja, diminuiu e favoreceu a dominância.

    E o número de espécies também diminuiu.

    Assim, favoreceu a dominância de poucas espécies resistentes.

  • A equitatividade diz respeito à uniformidade ou homogeneidade na distribuição do número de indivíduos de uma mesma espécie, ou seja a abundância. É expressa em número variando de 0 a 1. Quanto mais próximo do 1 for o número, significa maior homogeneidade. Na prática, significa que o número de indivíduos de cada espécie é aproximadamente igual. Se antes da implementação do aeroporto existiam 32 espécies de insetos com índice de 0,94, isso significa que existia certa uniformidade. Após os 8 meses o número de espécies caiu, ou seja, algumas desapareceram do ambiente. Além disso, a equitatividade também diminui, passando para 0,62, o que indica que agora a homogeneidade é menor, com dominância de algumas espécies mais adaptadas.



    Letra D correta.



ID
544078
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As características determinantes para o risco de extinção de uma espécie de animal são:

Alternativas
Comentários
  • As características que determinam o risco de extinção de uma espécie de animal são: Baixo número populacional, área de distribuição geográfica pequena, especificidade no uso de habitat. Por possuir um baixo número populacional, a chance de se adaptar e se reproduzir fica cada vez mais escassa e o mesmo acontece com a distribuição geográfica, fato este que não colabora para o prosseguimento da vida desse organismo, dificultando assim sua reprodução e dispersão. Com a especificidade no uso do habitat os animais tem maior dificuldade de se adaptar a uma nova área e de desbravar novos locais para sobrevivência.
  • c)

    Baixo número populacional, área de distribuição geográfica pequena, especificidade no uso de habitat.

  • GAB C

     

    Embora as ameaças atuais  às espécies sejam em sua maioria ligadas a ações  antropogênicas, características da biologia e ecologia  das mesmas determinam quão bem elas conseguem  resistir a estes distúrbios (Cardillo et al. 2004).

    Segundo Laurence 1991, Gaston & Blackburn 1996, Bennett & Owens 1997, Purvis et al.2000, algumas características intrínsecas das espécies foram consideradas importantes para o seu risco de extinção, como:

     

    1-    tamanho de corpo,

    2-    dieta,

    3-    densidade populacional,

    4-    nível trófico,

    5-     uso de habitat,

    6-    Fecundidade,

    7-    tamanho de área de distribuição.

     


ID
544105
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Reserva Biológica é uma categoria de unidade de conservação caracterizada por

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a lei federal 9.985/2000, em seu art. 8º, inciso II classifica a Reserva Biológica como Unidade de proteção Integral e combinado com o art. 10º observa-se sua definição:

    Art. 10. A Reserva Biológica tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

    Analisando cada alternativa:

    a) A Reserva Biológica por ser um ambiente natural de proteção integral, vedada a visitação pública, teoricamente contendo todos os recursos necessários para a manutenção das espécies proporciona maior proteção do que um Jardim Zoológico, no qual tenta-se simular o habitat natural dessas espécies.

    b) Como já foi dito, essa unidade é de proteção integral e não de uso sustentável (diferença está no art. 7º, §§ 1º e 2º)

    c) art.10, §2º : É vedada a visitação pública.

    d) O Parque Nacional apesar de também ser classificado como unidade de Proteção Integral apresenta algumas características que permitem menor proteção como visitação pública, recreação, etc. (art. 11 e seus parágrafos)

    e) alternativa correta, pois está de acordo com a própria definição de Reserva Biológica.

    Bons Estudos !!


     




     
  • Reserva Biológica é uma unidade de conservação ambiental estabelecida pela legislação do Brasil. São áreas protegidas, onde não pode ocorrer nenhum tipo de agressão ou exploração do meio ambiente. Geralmente são áreas extensas de grande importância ecológica, com ecossistemas ricos e complexos. O Artigo 10 da Lei do SNUC define a reserva biológica como sendo uma área de preservação com o objetivo de preservação … integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural. Alternativa correta (E).
  • GABARITO: E

    Art. 10. A RESERVA BIOLÓGICA tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

    § 1o A RESERVA BIOLÓGICA é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei.

    § 2o É proibida a visitação pública, exceto aquela com objetivo educacional, de acordo com regulamento específico.

    § 3o A pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas, bem como àquelas previstas em regulamento


ID
544108
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Espécies como o javali africano (Sus scrofa) e o caramujo- gigante (Achatina fulica), também africano, foram introduzidas no Brasil e acabaram tornando-se invasoras. Essa classificação de “espécies invasoras” que lhes foi atribuída se deve ao fato de serem

Alternativas
Comentários
  • temos que considerar, que a especie que náo faz parte da fauna, ela vai ser capaz de disputar alimentos e espaco.
  • As espécies invasoras são organismos que são introduzidos em locais que não existiam, conseguem se adaptar facilmente, onde se reproduzem com facilidade e começam a competir com os organismos nativos por espaço e recursos. ALTERNATIVA CORRETA (A).
  • Meio estranha a questão, talvez por ser de 2011, pois muitas espécies nativas podem se tornar invasoras, consequência de perturbações no ambiente.


ID
544120
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, considere:

I. Uma estação ecológica tem, entre seus objetivos, a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

II. Uma unidade de conservação é, em resumo, um espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, com objetivos de conservação e limites definidos, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

III. Os limites da unidade de conservação, em relação ao espaço aéreo, são estabelecidos no Plano de Manejo, embasados em estudos técnicos realizados pelo órgão gestor da unidade de conservação, consultada a autoridade aeronáutica competente e de acordo com a legislação vigente.

IV. Ao órgão executor proponente de uma nova unidade de conservação compete elaborar os estudos técnicos preliminares e realizar, quando for o caso, a consulta pública e os demais procedimentos administrativos necessários à criação da unidade.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Segundo consta na lei 9.985/00 que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação-SNUC, a Estação Ecológica não admite o turismo ecológico. Em regra, é proibida o acesso público nas unidades de conservação integral, da qual a Estação Ecológica figura o primeiro tipo.
    As unicas exceções a essa proibição são a visitas para fins educacionais (quando permitidas no plano de manejo) e as pesquisas científicas autorizadas. 



    Art. 9
    o A Estação Ecológica tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

    § 2o É proibida a visitação pública, exceto quando com objetivo educacional, de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo da unidade ou regulamento específico.

    Sendo assim, não há possibilidades de turismo ecológico em uma Estação Ecológica.
  • Afirmativa I: errada - pelo o que o colega já colocou - o desenvolvimento de atividades de recreação ou turismo ecológico não é permitido na estação ecológica. As intervenções humanas permitidas são:
            I - medidas que visem a restauração de ecossistemas modificados;
            II - manejo de espécies com o fim de preservar a diversidade biológica;
            III - coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas;

    Afirmativa II: correta - Lei 9985/00, art. 2º - definição quase que identica ao que consta na lei.
    Afirmativa III: correta - Decreto 4340/02, art. 7º. definição idêntica a do decreto.
    Afirmativa IV: correta - Decreto 4340/02, art. 4º -  definição idêntica a do decreto.

    Alternativa correta: a
  • Em unidade de conservação como a Estação Ecológica o objetivo é de preservação integral, om limites bem definidos e garantias adequadas de proteção, sendo permitido apenas a realização de pesquisa científica autorizada ou visita para fins educacionais. Fica vetado atividades de recreação e o turismo ecológico nessas áreas, I falso e II verdadeiro. Segundo o Decreto 4340/02, artigo 7º, os limites do espaço aéreo são estabelecidos no Plano de Manejo, item III verdadeiro. No artigo 19º, temos que ao órgão executor que propõe uma nova unidade de conservação elaborar os estudos técnicos preliminares e realizar consulta pública quando for o caso, item IV verdadeiro.


    Letra A correta.



ID
549691
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Amplificação biológica é o nome dado ao aumento da concentração de determinados elementos e compostos químicos, notadamente os poluentes da água, à medida que se avança na cadeia alimentar. Nesse contexto, analise os fatores a seguir.
I - Deve haver um grande número de elementos de nível trófico anterior para alimentar um posterior, pela segunda lei da termodinâmica.
II - O poluente deve ser biodegradável.
III - O poluente deve ser lipossolúvel.
IV - O poluente deve ser considerado recalcitrante.
Levam à ocorrência do fenômeno da amplificação biológica APENAS os fatores

Alternativas
Comentários
  • Amplificação biológica, magnificação biológica ou ampliação biológica é o aumento de concentração de determinados elementos químicos ao longo da cadeia alimentar (DDT e mercúrio entre outros). Este fenômeno ocorre em função de três fatores:

    *Segunda Lei da Termodinâmica – é necessário um grande número de elementos do nível trófico anterior para alimentar um determinado elemento do nível trófico seguinte;

    *o poluente considerado deve ser recalcitrante ou de difícil degradação;

    *o poluente deve ser lipossolúvel.


ID
555949
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A comunidade científica tem se concentrado, também, no desenvolvimento de aplicações de sensoriamento remoto no controle, fiscalização e conservação das florestas da Amazônia. (...). Além disso, há um esforço para se antecipar ao desmatamento por meio do mapeamento de estradas não-oficiais com imagens Landsat. As estradas não-oficiais são abertas ilegalmente por forças econômicas locais(...).

Martins, Walfir et al. Disponível em http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v58n3/a16v58n3.pdf Acessado em 14 mar. 2010.



Conforme o texto, o sensoriamento remoto tem possibilitado avanços na localização e identificação da criação das descontinuidades da Amazônia. Tendo em vista o problema da fragmentação na Amazônia, qual dos conceitos/dinâmicas ecológicos(as), a seguir, é INCORRETO?

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar?


ID
555952
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A comunidade científica tem se concentrado, também, no desenvolvimento de aplicações de sensoriamento remoto no controle, fiscalização e conservação das florestas da Amazônia. (...). Além disso, há um esforço para se antecipar ao desmatamento por meio do mapeamento de estradas não-oficiais com imagens Landsat. As estradas não-oficiais são abertas ilegalmente por forças econômicas locais(...).

Martins, Walfir et al. Disponível em http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v58n3/a16v58n3.pdf Acessado em 14 mar. 2010.


Uma das aplicações importantes do sensoriamento, como indica o texto, é a conservação da Amazônia. Além disso, os biomas circundantes também podem-se beneficiar com esse monitoramento, pois entre a Amazônia e esses biomas há uma região de transição com características ecológicas especiais. Trata-se das(os)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    Um ecótono é uma região resultante do contato entre dois ou mais biomas fronteiriços. São áreas de transição ambiental, onde entram em contato diferentes comunidades ecológicas – isto é, a totalidade da flora e fauna que faz parte de um mesmo ecossistema e suas interações. Por isso, os ecótonos são ricos em espécies, sejam elas provenientes dos biomas que o formam ou espécies únicas (endêmicas) surgidas nele mesmo.

    Fonte: https://oeco.org.br/dicionario-ambiental/28830-o-que-sao-ecotonos/#:~:text=Um%20ec%C3%B3tono%20%C3%A9%20uma%20regi%C3%A3o,mesmo%20ecossistema%20e%20suas%20intera%C3%A7%C3%B5es.


ID
555958
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No RIMA “Atividade Perfuração Marítima nos Blocos BM-C-26 e XBM-C-27, Bacia de Campos” é caracterizada a ressurgência que ocorre na região. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - Durante a ressurgência, a piscosidade é diminuída devido ao deslocamento da água fria para cima.
II - A massa d’água conhecida como Água Tropical (AT) sobe do fundo durante a ressurgência, alterando a piscosidade da área de influência.
III - Água Central do Atlântico Sul possui maiores concentrações de nutrientes e seu deslocamento é um dos fatores responsáveis pela ressurgência.
É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
555967
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No contexto da avaliação de impacto ambiental, é necessário construir uma estrutura em que planejadores selecionem critérios e metodologias claramente expressos. O primeiro passo da metodologia é identificar o tipo de dano e o agente causador, enquadrando-se em conceitos adequados de ação humana, processo natural e impacto ambiental.
Considerando-se os conceitos mencionados, é um exemplo de impacto ambiental a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E


ID
555988
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A avaliação de impactos ambientais causados por atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural leva em conta vários critérios, como os citados abaixo, EXCETO o(a)

Alternativas
Comentários
  • Qual a ótica da questão?

    Segundo a ótica do órgão licenciador ou segundo a ótica do empreendedor ?

    Pq se eu for o empreendedor sem dúvida vou escolher o orçamento mais barato dentro do escopo de estudo para avaliação de impactos ambientais.

    Dessa forma a alternativa "A" pode ser considerada válida.


ID
555991
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A presença, em regiões oceânicas, de plataformas flutuantes, durante os processos de exploração ou perfuração de petróleo, implica a possibilidade de bioincrustação dessas estruturas, as quais atuam como atratores de organismos bentônicos. A presença da fauna bentônica incrustante nas plataformas pode fazer com que as mesmas acabem por agir como pontos de atração para organismos nectônicos, que vão até elas em busca de alimento. Esse impacto é avaliado como

Alternativas

ID
555994
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural (E&P) são licenciadas e fiscalizadas por órgãos ambientais que buscam fazer com que os empreendedores mitiguem ou compensem de forma eficaz os impactos negativos gerados pelas atividades. Adicionalmente, alguns impactos gerados pelas atividades de E&P podem ser classificados como positivos. Analise alguns dos impactos gerados por atividades de E&P relacionados abaixo.
I - Aumento das atividades comerciais gerado pela maior procura por produtos durante a implantação e a operação das atividades.
II - Aumento do tráfego marítimo devido à movimentação de embarcações que dão apoio às atividades.
III - Geração de empregos trazida pela procura de trabalhadores para a implantação e operação das atividades.
IV - Arrecadação de royalties por municípios, estados e união.
Dentre estes impactos, é(são) considerado(s) positivo(s)

Alternativas

ID
556006
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para subsidiar a avaliação dos possíveis impactos de um acidente com derramamento de óleo no mar durante uma atividade de produção em um poço na Bacia de Campos, obteve-se a informação de que a amostra do óleo presente no poço apresentou uma densidade de 0,92. Diante desse dado, pode-se calcular o grau API (American Petroleum Institute) deste óleo.
Considere que o grau API é calculado segundo a seguinte fórmula:
ºAPI = (141,5 ÷ densidade da amostra) - 131,5
Com a densidade informada, conclui-se que o grau API do óleo é de, aproximadamente,

Alternativas

ID
556051
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Há um crescente aumento da deposição de sedimentos e o consequente assoreamento do Pantanal e de rios da região hidrográfica do Paraguai.

PORQUE

A expansão da fronteira agrícola no estado do Mato Grosso teve, como consequência, o desmatamento das florestas ciliares e a erosão das margens de rios da região.

Analisando as afirmativas acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


ID
556066
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O reservatório de uma usina hidrelétrica foi enchido sem que houvesse a supressão e a remoção da vegetação da região. Caso esse reservatório passe por um periodo prolongado de estratificação térmica, qual será a consequência disso para a ictiofauna?

Alternativas

ID
556069
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A construção de barragens de hidrelétrica nos rios afeta os ciclos reprodutivos dos peixes.

PORQUE

A migração de peixes a montante é interrompida pela construção de barragens.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro da segunda afirmação seria em dizer que a migração de peixes é interrompida à MONTANTE quando na verdade seria à JUSANTE.

     


ID
556072
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A construção de uma hidrelétrica pode causar profundas alterações na composição de espécies de comunidades de peixes no Brasil, devido, principalmente, à (ao)

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada, passível de anulação. TODAS as alternativas citadas são responsáveis pelas alterações nas comunidades de peixes devido a construção de barragens hidrelétricas.


    Veja o que se está descrito no livro do professor Agostinho A. A, et al. (2007): "com o barramento de um rio, a hidrologia local é severamente alterada, passando de um estado lótico para um condição lêntica ou semilêntica. Isso significa que AS CONDIÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS DA ÁGUA SÃO MODIFICADAS , assim como a qualidade e quantidade de hábitats... ...tais alterações, aliadas às modificações na disponibilidade de recursos alimentares, terminam por reestruturar a composição de toda a biota" ... pg 69 - capítulo que trata sobre a ictiofauna de reservatórios.


    ..."após certa estabilização do meio abiótico, a fauna pode ainda ser bastante modificada, em decorrência do tipo de uso ou impactos recebidos pelo corpo d´água, destacando-se a eutrofização, ALTERAÇÕES DE NÍVEL HIDROMÉTRICO, OPERAÇÃO DA BARRAGEM, variações de macrófitas aquáticas, proliferação de espécies exóticas, entre outras." .... pg 70.... vide Ecologia e Manejo de Recursos Pesqueiros em Reservatórios do Brasil


ID
556075
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

anto hidrelétricas quanto hidrovias fluviais são dependentes do represamento de cursos d’água para seu funcionamento. Comparando o impacto destas atividades sobre as comunidades de peixes, verifica-se que o impacto de

Alternativas

ID
556078
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na Bacia Amazônica a ictiofauna é pressionada de diversas formas. Pelas evidências até o momento, quais das perturbações ambientais abaixo representam a maior pressão sobre os estoques pesqueiros?

Alternativas

ID
556081
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A sobrepesca é caracterizada como uma situação em que a pesca

Alternativas

ID
561487
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise o texto a seguir.


“ A Essência mesma do ser humano é a transformação da natureza mediante o trabalho. Essa relação física e social da espécie humana com seu entorno foi sempre dialética.”

FALADORI, G. Limites do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Unicamp, 2001, p.107 


Nesse contexto, considere as afirmações abaixo.

I - A dialética da relação citada se fundamenta na modificação que a sociedade impunha ao seu meio ambiente e no dever de adequar-se a um entorno permanentemente modificado.

II - Sociedades de caçadores e coletores não exploram a natureza, pois possuem uma relação de trabalho diferente da sociedade urbana.

III - A relação do homem com o meio ambiente não pode ser idealizada, já que a dialética referida no texto é necessária à manutenção do modelo socioeconômico atual.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
561505
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Segundo o Programa de Controle de Poluição do ar por veículos automotores (Proncove), a cada ano as montadoras brasileiras deveriam apresentar ao mercado modelos com índices decrescentes de emissão de poluentes.”

DIAS, G.F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004, p.307. (Adaptação)


Ainda que as montadoras atinjam as metas propostas indicadas pelo texto, uma das razões para que NÃO se consiga melhorar a qualidade do ar nos centros urbanos, atualmente, seria em virtude de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


ID
561508
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Caso seja viável economicamente, a plantação para geração do biodiesel em áreas degradadas é vantajosa, diminuindo o avanço da fronteira agrícola.

PORQUE

O avanço da fronteira agrícola ameaça os biomas circundantes, além de contribuir para o aquecimento global.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas

ID
561511
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São importantes indicadores de recuperação/restauração de áreas degradadas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


ID
561517
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Se não for feita com cuidado, a expansão da área plantada para elevar a produção nacional de biocombustível até 2020 pode forçar criadores de gado a avançar sobre o Cerrado e a Amazônia.”

Disponível em: www.estadao.com.br/.../vidae,expansao-dobiocombustivel-pode-aumentar-emissao-de-co2,508178,0.htm. Acesso em 8. fev. 2010.

A expansão da fronteira não é a única grande ameaça à biodiversidade. Outra importante ameaça causada pelo aumento da agricultura, conforme o texto, é o(a)

Alternativas

ID
561523
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Os principais insumos utilizados para a produção de bioenergia no país são a cana-de-açúcar e o óleo de soja. Esses insumos são produzidos em sistemas produtivos (...) com alta intensidade de capital e de agroquímicos (em especial no caso do biodiesel)”.

Disponível em: http://www.eumed.net/libros/2009d/610/ O%20BRASIL%20E%20OS%20BIOCOMBUSTIVEIS.htm

Tendo em vista o sistema produtivo e as características apontadas no texto, quanto à irrigação, nesse sistema,

Alternativas

ID
595018
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A poluição é considerada como uma externalidade quando seus efeitos sobre terceiros não são apropriados, isto é, privatizados pelo agente gerador, considerados, portanto “externos” ao processo produtivo. Ainda com relação a aspectos econômicos envolvendo dano e poluição ambiental, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
595036
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os cursos d'água naturais constituemomelhor exemplo de condutos livres.Alémde rios e canais, funcionam como condutos livres os coletores de esgoto e as galerias de águas pluviais. Com relação a características de escoamento dessas canalizações pode-se afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Como o raio hidráulico e a razão entre a área molhada e o perímetro molhado.

    Dividido a área e o perímetro por 2, a razão mantem-se a mesma.

    Rh = A/P

    Rh = (A/2)/(P/2) = A/2*2/P = A/P

    Geralmente os condutos retangulares são abertos, mas considerando um fechado, acredito que funcione da mesma forma.


ID
595039
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Boa parte dos municípios brasileiros, por problemas de caixa, priorizam o setor de coleta domiciliar e ainda não dispõem de destinação adequada de resíduos sólidos urbanos. De uma maneira geral, se utilizam de vazadouros a céu aberto, gerando problemas de saúde pública e grande impacto ambiental. Avalie as afirmativas sobre esse tema, com relação à adoção de medidas paramitigar os danos.
I. A transformação desses lixões em aterros “controlados” pode numa 1ª etapaminimizar os impactos através da adoção de medidas de engenharia sanitária que incluem, entre outras, o cercamento da área, a implantação de sistemas de captação dos gases e de drenagem de chorume e o controle de vetores/roedores através da cobertura diária das frentes de trabalho.

II. Como forma de se viabilizar o aporte de recursos financeiros pode-se executar um sistema de tratamento de chorume e monitoramento das águas subterrâneas, pleiteando-se a obtenção de créditos de carbono por atender aos critérios de adicional idade e, em alguns estados, incentivos fiscais como o retorno do ICMS Ecológico.

III. A poluição atmosférica pode ser controlada de forma eficaz através do plantio de uma barreira/cinturão verde no entorno do empreendimento e através da implantação de um sistema de coleta seletiva que intercepte o material combustível, amontante do aterro.

IV. Na ausência de jazidas de solos argilosos próximos, resíduos de construção civil previamente selecionados e de boas características de impermeabilidade podem ser utilizados como cobertura diária dos resíduos, minimizando a formação/vazão de chorume.

V. A captação e reuso das águas pluviais podem ser utilizados como fator de diluição dos efluentes líquidos, de forma a reduzir a agressividade do chorume tratado sobre o corpo receptor, se o mesmo for enquadrado comoClasse II.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I e IV


ID
595042
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cons iderado como um dos c i c los biogeoquímicos mais importantes, o ciclo hidrológico é afetado pelas mudanças climáticas em cur so bem como por al terações antropogênicas na paisagem e na geomorfologia natural.Apesar da denominação de Planeta Água, na realidade a parcela dos recursos hídricos disponíveis para uso pelo Homem em relação ao volume total é muito reduzida e gradativamente vem escasseando. Ainda no que se refere ao recurso água, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas

ID
595048
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sistemas de esgotos são compostos por canalizações, elevatórias, poços de visita e demais órgãos acessórios construídos com o objetivo de afastar os efluentes sanitários das proximidades da população e encaminhá-los a tratamento e/ou destino final adequado. Com relação a critérios de projeto de redes coletoras de esgoto pode ainda se afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra C INCORRETA

    5.1.4 Cada trecho deve ser verificado pelo critério de tensão trativa média de valor mínimo σt = 1,0 Pa, calculada para

    vazão inicial (Qi), para coeficiente de Manning n = 0,013.

    FONTE: NBR 9649:1986 - Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário


ID
655195
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos acidentes com derramamento de petróleo em grandes extensões no mar, alguns dos principais impactos negativos estão relacionados à formação de uma camada de óleo sobre a área atingida. Sobre tais acidentes, pode-se dizer que

Alternativas
Comentários
  • Em tais acidentes, a camada de óleo impede a
    penetração de luz afetando diretamente o fitoplâncton (algas flutuantes), que é a principal fonte
    de produção primária para o ambiente marinho e
    configura-se como a base da cadeia trófica oceâ-
    nica.
    Letra D
  • A camada de óleo que se forma na superfície da água impede a entrada normal de luz no ambiente aquático. Dessa forma, atingindo, então, o plâncton, principal fonte de produção primária, base da cadeia alimentar marinha. Letra D correta.
     
  • O petróleo é composto principalmente de vários hidrocarbonetos e, em porcentagens menores, também nitrogênio, enxofre e oxigênio. Assim, acidentes em que há vazamento de petróleo no mar, fazem com que estes compostos afetem plantas, peixes, mamíferos e toda a vida animal e vegetal de determinado ecossistema.

    O petróleo mata primeiro o plâncton, ou seja, os microrganismos vegetais e animais dos quais os peixes se alimentam.

    Dessa forma, ocorre uma reação em cadeia:

    Os peixes do fundo do mar que se alimentam de resíduos acabam sendo envenenados, e morrem;

    A luz do sol é bloqueada, assim as algas não realizam mais a fotossíntese (reação em que se retira o gás carbônico (CO2) e libera-se oxigênio (O2) para o ambiente). O resultado é que os peixes da superfície morrem por falta de oxigênio ou morrem intoxicados pelo óleo vazado;

    Substâncias tóxicas se acumulam nos tecidos de mamíferos, tartarugas e peixes, causando distúrbios reprodutivos e cerebrais;

    As penas das aves ficam impregnadas de óleo e elas acabam afundando e morrendo afogadas; 

    Mangues próximos têm as raízes de suas árvores impregnadas pelo petróleo e assim elas morrem. Peixes, crustáceos e outros animais, que vivem próximo ao mangue, morrem pela falta destas árvores.


ID
667222
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No estado de Goiás, bem como em outros estados brasileiros, o ano de 2010 foi marcado por alto índice de queimadas. Elas ocorreram não apenas em áreas particulares, mas também em áreas públicas de preservação ambiental como, por exemplo, no Parque Estadual das Emas, Parque Estadual da Serra dos Pirineus, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco. Uma consequência socioambiental, a curto prazo, desse tipo de impacto é

Alternativas

ID
668536
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A partir da revolução técnico-científica, que ocorreu na segun­da metade do século XX, na década de 1970, a facilidade de acesso aos bens de consumo gerou o aumento, cada vez mais crescente, do consumo mundial de energia elétrica. Atu­almente, o tipo de energia que supre a maior parte desse con­sumo e o impacto da sua utilização são, respectivamente:

Alternativas

ID
674749
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A maior parte dos esgotos brasileiros não recebe tratamento, o que ocasiona grande número de casos de doenças de veiculação hídrica.

Analise as proposições abaixo e marque, a seguir, a alternativa CORRETA.

I - A água sem tratamento, quando ingerida, pode transmitir algumas verminoses, como ascaridíase, oxiuríase e ancilostomose.

II - A amebíase é causada por um protozoário chamado Entamoeba hystolitica e é contraída por ingestão de água contaminada ou alimentos indevidamente lavados.

III - O risco de contrair leptospirose nas enchentes aumenta devido ao contato com a água e o solo contaminados.

Alternativas

ID
682810
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a relação existente entre o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa, é correto dizer:

Alternativas
Comentários
  • A camada de ozônio, formada pelo gás ozônio (O3) protege a Terra da radiação solar de efeitos nocivos (raios UV). Essa camada absorve, então, os raios ultravioletas, minimizando os danos que eles podem causar aos animais e vegetais, como por exemplo câncer de pele, catarata e alterações do funcionamento celular. Algumas regiões dessa camada são comprometidas, ficando menos espessa pela ação de gases CFCs, muito utilizados no final do século XX como refrigeradores e gás propulsor de aerossóis. Com o aumento do buraco na camada de ozônio, o efeito estufa (fenômeno natural de manutenção da temperatura terrestre) é também agravado, afinal os gases que comprometem a camada de ozônio também intensificam o efeito estufa (porém em menor grau).



    Letra A correta.



ID
686455
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um dos efeitos da poluição atmosférica é o acúmulo de alguns poluentes provenientes, por exemplo, da queima de combustíveis fósseis, os quais liberam substâncias que reagem com a água e ocasionam as chuvas ácidas. Sobre a chuva ácida, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
686461
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As condições climáticas, o tipo de solo, a disponibilidade de água e de nutrientes, as características atmosféricas, a distribuição da fauna e da flora não são as mesmas em todas as regiões brasileiras, que apresentam uma grande variedade de espécies biológicas. Para que um animal sobreviva é necessário que o ambiente possua as características de um hábitat adequado. Em consequência da degradação desses hábitats, várias espécies estão ameaçadas de extinção. Um exemplo é o Chrysocyon brachyurus, conhecido como lobo-guará, canídeo nativo da América do Sul e com distribuição no bioma Cerrado. Visando à manutenção do equilíbrio ecológico, o procedimento considerado mais CORRETO para evitar sua extinção é o seguinte:

Alternativas

ID
688246
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A energia é essencial para o desenvolvimento social e econômico do mundo. No entanto, sua produção e consumo provocam danos ambientais consideráveis. O uso crescente de combustíveis fósseis é apontado como a principal causa do aumento nas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera e do cada vez mais evidente aquecimento global, mas outras formas de geração de energia também contribuem para esse problema. Entre elas estão as usinas hidrelétricas. A noção de que as hidrelétricas – responsáveis, no Brasil, por 77% da eletricidade produzida – fornecem uma energia “limpa” vem sendo revista. (Ciência Hoje, vol. 41, 2008).

A principal contribuição das usinas hidrelétricas na produção e emissão de gases estufa é

Alternativas
Comentários
  • Através de estudos recentes, a ideia de que as usinas hidrelétricas são fonte de energia limpa e não contribuem para a intensificação do efeito estufa está sendo desconsiderada. A construção de uma usina causa grandes impactos ambientais pelo fato de ser necessário alagar uma extensa área, geralmente com cobertura vegetal. Ao alagar uma grande área verde, promove-se a decomposição da matéria orgânica submersa, o que produz e libera para a atmosfera grandes quantidades de gases estufa, como o metano e gás carbônico.

    Letra A correta.



ID
690574
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A mudança global do clima é um problema bastante complexo e que traz conseqüências possivelmente catastróficas. Este problema vem sendo causado pela intensificação do efeito estufa que, por sua vez, está relacionado ao aumento da concentração, na atmosfera da Terra, de gases que possuem características específicas.

Sobre o tema acima exposto, analise as afirmativas:

I. Estes gases permitem a entrada da luz solar, mas impedem que parte do calor no qual a luz se transforma volte para o espaço;

II. Esses gases são chamados de “gases de efeito estufa” (GEE), sendo o mais importante deles o dióxido de carbono – CO2 , motivo pelo qual o seqüestro de Carbono, através da manutenção de florestas e da implementação de fontes de obtenção de energia limpa, confere aos países a emissão dos créditos de carbono, de acordo com o Protocolo de Kioto.

III. Sem o efeito estufa, o sol não conseguiria aquecer a Terra o suficiente para que ela fosse habitável, a temperatura média global cairia dos 32 ºC atuais para algo em torno de –17 ºC;

V. O aumento dos GEE provoca a intensificação do efeito estufa e o conseqüente aumento do calor aprisionado na atmosfera; esse calor adicional, que é o delta de energia térmica, tem influência determinante sobre o funcionamento do clima planetário, já que essa energia é a responsável pela circulação dos ventos e dos oceanos, pela evaporação e pela precipitação.

Assinale a alternativa que indique a(s) afirmativa(s) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • A principal característica dos gases estufa é justamente dificultar que o calor obtido pela luz solar se dissipe para o espaço – item I correto. Ao prender esse calor na Terra, os gases de efeito estufa (GEE) contribuem para o aquecimento global. O principal gás estufa é o gás carbônico produzido naturalmente no meio ambiente, mas também em diversas atividades humanas. A fim de minimizar o impacto causado pela liberação desse gás, foi proposto o acordo sobre créditos de carbono, em que os países precisam incentivar e realizar formas de sequestrar esse elemento da atmosfera (reflorestamento, manutenção de florestas, uso de erngia de fontes limpas, etc) – item II correto. É importante ressaltar que o efeito estufa é um fenômeno natural, pois os gases responsáveis por esse acontecimento estão naturalmente presentes na atmosfera. Sem eles o Sol não aqueceria a Terra de maneira suficiente para possibilitar a vida, ou seja, as temperaturas no planeta seriam abaixo de zero – item III correto.  As atividades humanas são prejudiciais no sentido de que intensificam o efeito estufa quando elevam consideravelmente os níveis desses gases na atmosfera. Esse delta de temperatura é o causador da maioria das alterações climáticas observadas nas últimas décadas – item IV correto.

    Letra A correta.



ID
691219
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O monóxido de carbono e o dióxido de carbono, que resultam da queima dos combustíveis fósseis, podem causar alguns problemas à população urbana.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
691486
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (conhecida como ECO-92), ocorrida no Rio de Janeiro, estabeleceu que os países pobres devem ser compensados na proteção de suas florestas e que os recursos financeiros obtidos não precisam ser usados diretamente nas áreas florestais, podendo ser utilizados para acabar com as causas da devastação.
Assinale a alternativa correta, em relação à informação.

Alternativas

ID
714052
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Espécies exóticas invasoras são seres vivos que se encontram fora da sua área natural de distribuição, introduzidos por dispersão acidental ou intencional. Esses organismos são uma ameaça à biodiversidade dos diversos ecossistemas, pois se apropriam dos recursos naturais disponíveis para as espécies nativas, em meio a uma competição ferrenha. Com relação aos bioinvasores, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    • a) as chances de se estabelecer em um determinado ecossistema são proporcionais à baixa capacidade de dispersão.
    •  ERRADO - Apresentam grande capacidade de invadir ecossistemas naturais ou antropizados.
    • b) esses seres apresentam ciclos reprodutivos com períodos juvenis curtos.
    • CORRETO
    • c) normalmente produzem poucas estruturas reprodutivas e, consequentemente, pequeno número de descendentes.
    • ERRADO - Existem inúmeros exemplos de espécies exóticas invasoras que causaram desequilíbrios, pois tem grande capacidade de se proliferar devido a falta de inimigos naturais
    •  d) esses organismos só se reproduzem em momentos favoráveis, uma vez que são muito exigentes e não toleram variações ambientais.

           ERRADO - São pouco exigentes apresentam  baixa demanda nutricional, ciclo reprodutivo rápido



ID
716203
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A 10a Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica aconteceu recentemente em Nagoya, no Japão, e teve como objetivo avaliar o que foi feito nos últimos 10 anos para salvar milhares de espécies que correm risco de desaparecimento, além de fixar novas metas para a conservação da Biodiversidade. Infelizmente os dados preliminares sobre o tema indicam que poucos compromissos assumidos pelos países há uma década se transformaram em realidade, e que a natureza nunca esteve tão ameaçada.

Com relação à BIODIVERSIDADE, é correto afirmar que

Alternativas

ID
716209
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A qualidade da água disponível tem sido uma preocupação constante por parte de diferentes setores da sociedade, uma vez que todos os organismos vivos dependem desse recurso para sobreviver. Assim, a poluição é um dos fatores que fazem com que esta temática seja motivo de ampla discussão no que diz respeito à existência da vida no planeta. Com relação à poluição das águas, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas

ID
716221
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Frequentemente a mídia divulga a mortalidade de peixes em várias lagoas de Fortaleza, fenômeno relacionado a desequilíbrios ambientais que podem levar à eutrofização de reservatórios existentes na cidade. A sequência que melhor explica a eutrofização dos lagos e lagoas é:

Alternativas

ID
720337
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em algumas áreas brasileiras, incluindo a região Sul, é possível observar um fenômeno que pode causar a diminuição das terras férteis, em função do empobrecimento dos solos, que pode ser relacionado às mudanças naturais e atividades humanas predatórias.

Nessa frase está implícito o conceito de:

Alternativas