SóProvas


ID
1021993
Banca
IBFC
Órgão
PM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Nozes para a saúde – A noz é bem mais poderosa do que outras frutas secas no combate aos radicais livres, assegura um estudo norte-americano divulgado em março, Walnuts Are Not for Heart-Healthy Antioxidants. Os polifenóis, antioxidantes contidos na noz, estabilizam os radicais livres e os impedem de danificar as células do corpo. “Um punhado de nozes contém quase o dobro de antioxidantes encontrados numa quantidade equivalente de outras frutas secas normalmente consumidas”, disse o profesor de química joe Vinson, coautor do estudo que sugere a ingestão de sete nozes por dia”
(Revista Planeta, jun/2011, Ano 39, Edição 465, pg. 18)

A dieta da harmonia
Recém-convertida em patrimônio imaterial da humanidade, a dieta mediterránea serve como exemplo para os povos afirmarem suas tradições e seus valores num mundo cada vez mais padronizado por Maria da Paz Trefaut
“Em creta não se come nada muito diferente do que em outros países banhados pelo Mediterraneo: azeite extravirgem (rico em ácidos monossaturados que ajudam a reduzir o colesterol); cereais, verduras e hortaliças in natura, tomate (rico em licopeno, substância que combate os radicais livres que danificam as células); frutas e proteínas de carne e peixe (com elevado teor de ácidos graxos da familia ômega 3, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes)”.
(Revista Planeta, jun/2011, Ano 39, Edição 465, pgs. 43 e 44)

No que se refere aos radicais livres NÃO se pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Os radicais livres são moléculas ou mesmo átomos ionizados, ou seja, com elétrons desemparelhados. Assim, são muito reativos, buscando sempre se tornar estáveis. Para isso é necessário que ganhe elétrons. Quando há essa transferência de elétrons, a molécula que perdeu esse elemento é agora um radical livre, e o ciclo se repete, gerando reações em cadeia. Os radicais livres tem então, alto poder oxidante e a sua ação no organismo pode gerar diversos efeitos colaterais, desde envelhecimento precoce ao câncer.


    Letra B correta.


  • São de grande poder oxidante, geralmente com números ímpares de átomos na última cama de valência que estão doidos a fazer redação de oxi-redução. Vitaminas como C e E, ajudam a controlá-los.