-
NÃO É SOCIALIZAÇÃO. É COMBINAÇÃO.A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito, como modelos mentais e habilidades técnicas compartilhadas. Um indivíduo pode adquirir conhecimento tácito diretamente de outros indivíduos, sem usar a linguagem. A combinação é um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento. Esse modo de conversão do conhecimento envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito. Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos através de meios como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizadas. :)
-
O erro da questão está em falar que a socialização está relacionada a diversos tipos de conhecimento o que implicaria afirmar que seria também parte disso o conhecimento explícito, o que não é verdade.
A Socialização é a transformação de conhecimento TÁCITO em TÁCITO
-
-
Só para complementar, os expoentes das espiral do conhecimento são os autores Nonaka e Takeuchi. O Cespe já cobrou isso em prova.
-
Questão errada:
Socialização: Tácito x Tácito
-
Os quatro modos da conversão do conhecimento:
Tácito x Tácito = SOCIALIZAÇÃO
Tácito x Explícito = EXTERNALIZAÇÃO
Explícito x Explícito = COMBINAÇÃO
Explícito x Tácito = INTERNALIZAÇÃO
-
Socialização é o processo de compartilhamento de experiências entre pessoas. A classificação e sintetização (sistematização) de diferentes tipos de conhecimentos é o modo de conversão do conhecimento chamado combinação.
Portanto, a afirmativa está ERRADA!
Bons estudos
-
ESPIRAL SECI
Socialização - É a conversão do conhecimento TÁCITO em conhecimento TÁCITO. Um indivíduo pode adquirir este conhecimento de outro, mesmo sem usar alguma linguagem, pois pode ser adquirido através da observação, imitação.
Externalização - É a conversão do conhecimento TÁCITO em conhecimento EXPLÍCITO. Ou seja, busca-se transformar o conhecimento do indivíduo em um conhecimento articulado e transmissível. A ideia é que o indivíduo transmissor expresse o seu conhecimento tácito em uma linguagem escrita ou alguma representação (por exemplo: gráficos, símbolos ou outros recursos) de forma que se consiga passar este seu conhecimento a outro indivíduo dito receptor.
Combinação - É a conversão do conhecimento EXPLÍCITO em conhecimento EXPLÍCITO. É possível quando os conhecimentos explícitos existentes podem ser combinados para gerar um novo conhecimento. Isto pode acontecer quando indivíduos combinam ou trocam conhecimentos através de e-mails, reuniões, documentos e até em conversas informais.
Internalização - É a conversão do conhecimento EXPLÍCITO em conhecimento TÁCITO. Ele é criado através da interpretação dos conhecimentos explícitos que estão em manuais, livros, normas, comunicados e diversos tipos de documentos que estão na empresa. Desta forma quando um novo conhecimento é disponibilizado para todos da organização muitos outros indivíduos ampliam ou reformulam o seu conhecimento tácito, ou seja, passam a internalizá-los. Aplicando ao mundo do concurseiro temos como exemplo : ler depoimentos de aprovados para saber quais as técnicas que eles utilizaram e etc.
-
ERRADO
Diferentes tipos de conhecimento não ! Isso é muito abrangente.....
A socialização envolve apenas o CONHECIMENTO TÁCITO, este por sua vez, não é sintetizado, e sim, informal, intangível, de difícil representação.
-
Em 28/09/2018, às 18:25:16, você respondeu a opção C.Errada!
Em 21/09/2018, às 02:49:51, você respondeu a opção C.Errada!
Em 19/09/2018, às 16:55:58, você respondeu a opção C.
kkkkkk
#Vou aceitar essa questão 'um dia'
-
O que exemplifica o processo de socialização é o compartilhamento de experiências, que resulta na criação do conhecimento tácito.
O conhecimento tácito é representado pela formação de modelos mentais e o aprendizado de habilidades técnicas.
Para isso, não é necessário utilizar a linguagem, pois, em uma organização, um indivíduo pode adquirir conhecimento tácito de outros indivíduos.
Quando um funcionário em fase de aprendizado trabalha junto com outro mais experiente, ele aprende o trabalho não por meio da linguagem, mas sim por meio da observação, imitação e prática.
O segredo para a aquisição do conhecimento tácito é a experiência.
Sem experiência compartilhada, é extremamente difícil para uma pessoa projetar-se no processo de raciocínio do outro indivíduo.
A simples transferência de informações muitas vezes fará pouco sentido se estiver desligada das emoções associadas e dos contextos específicos nos quais as experiências compartilhadas são embutidas.
A classificação e sintetização de diferentes tipos de conhecimento faz parte do modo de conversão do conhecimento chamado de combinação, e não socialização.
Daí o erro do item!
A combinação é um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento.
Esse modo de conversão do conhecimento envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito.
Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos por meio de canais como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizadas.
A reconfiguração das informações existentes por meio da classificação, do acréscimo, da combinação e da categorização do conhecimento explícito (como realizado em bancos de dados de computadores) pode levar a novos conhecimentos.
A criação do conhecimento realizada por meio da educação e do treinamento formal nas escolas normalmente assume esta forma.
by neto..
-
Errado!
-Tácito para Tácito: Socialização (sistêmico)
-Tácito para Explícito: Externalização (conceitual)
-Explícito para Explícito : Combinação (compartilhado)
-Explícito para Tácito : Internalização (operacional)
-
Gabarito - Errado.
Socialização é relação de conhecimento tácito - tácito e não de diferentes tipos.