SóProvas


ID
1024264
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Muitas transformações de fases que ocorrem nas ligas metálicas envolvem difusão atômica no estado sólido. Considere as afirmativas I, II e III apresentadas a seguir, relativas aos mecanismos de difusão no estado sólido em ligas metálicas:

I. Os átomos, em geral, têm maior facilidade de difusão no ferro CFC do que no ferro CCC, devido ao fato deste ultimo apresentar menor fator de empacotamento atômico.

II. Solutos intersticiais se movimentam por difusão com maior facilidade que os substitucionais. No ferro a difusão do carbono é mais fácil do que a dos elementos substitucionais.

III. A difusão ocorre mais facilmente pelo interior dos grãos do que pelos seus contornos, pois a região do contorno de grão possui menor nível de energia disponível para a ativação da difusão.

É correto afirmar que APENAS a afirmativa:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é um samba do criolo doido. A II é verdadeira, mas a I é falsa ou verdadeira. No caso falsa, portanto a letra b também é resposta. essa questão tinha que ser anulada.


  • Raciocinei da mesma forma e cometi o mesmo erro. Porém para que a "b" fosse correta, deveria indicar a "c" como falsa também.

    b) I e III são falsas

    Logo concordo com a questão não ter sido anulada.

  • I- falsa: A difusão do carbono é maior no CCC do que no CFC, uma vez que o F.E.A do CCC é menor do que o CFC, oferecendo mais espaço para a difusão;

    II - VERDADEIRA: O carbono, por ser um atomo pequeno, entra no ferro como impureza intersticial, ao invés de substitucional (quando a impureza é um átomo grande), assim tem um maior espaço para a difusão.

    III - FALSA: A região de maior energia é a do contorno de grão, ocorrendo mais facilmente a difusão;

  • Renan, discordo do argumento I.

    Apesar do CFC ter um maior fator de empacotamento a difusão nesta estrutura cristalina é mais fácil, pois apesar do CCC ter um volume maior de vazios total sobrando, a distribuição dos vazios não é tão boa, dificultando a difusão do carbono por exemplo na ferrita alpha (basta olhar o diagrama ferro-carbono e ver que esta estrutura absorve menos carbono).

    O pouco volume vazio do CFC é distribuído em menores quantidades, o que faz com que a comparação de um vazio unitário CFC seja maior do que uma unidade de volume não preenchido por átomo CCC. Isso é facilmente visualizado na austenita do diagrama ferro-carbono, o qual esta estrutura consegue ter mais carbono difundido do que a ferrita alpha.

    O que torna a questão errada é informar que difunde menos por causa do fator de empacotamento.

    Dá para verificar a informação no Callister e no Chiaverine

  • não foi anulada, por causa da palavra APENASSSS.


  • É uma questão bem complexa, pois a velocidade de difusão na CCC parece ser maior por haverem espaço útil maior, entretanto, a solubilidade na CFC é maior e isso pode ser comprovado visualizando o diagrama Fe-C, pois o fator de empacotamento CFC permite a existência de um número maior de intertícios. Por isso, acho que o que torna a questão errada é o EM GERAL, pois dependeria do parâmetro velocidade ou solubilidade. Uma boa questão para discutirmos mais e buscarmos mais conhecimentos nos livros.