-
Gabarito: CERTO
Arquivo de 3ª Idade ou Permanente
Constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que conservam em razão de seu valor histórico (probatório e informativo) os meios de conhecer o passado e sua evolução. Estes são os arquivos propriamente ditos. A cada uma dessas fases, corresponde uma maneira diferente de conservar e tratar os documentos e, consequentemente, uma organização adequada.
NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA - PROFª ÉLIDA MENEZES
FONTE: http://biblioteca.planejamento.gov.br/biblioteca-tematica-1/textos/biblioteconomia-e-arquivologia/texto-27-slide-sobre-arquivologia.pdf
-
ACHO QUE O GRANDE LANCE DA QUESTÃO É O "ESSENCIALMENTE"(QUE DA A IDEIA DE REGRA GERAL, NORMALMENTE) PQ É POSSÍVEL QUE NA INDADE PERMANENTE HAJA DOCUMENTOS COM VALOR ADMINISTRATIVO EXEMPLO: PLANTAS E MAPAS!
ESPERO TER AJUDADO
-
Também chamado de arquivo mnemônico ou arquivo morto.
-
Os arquivos permanentes são aqueles que guardam documentos que não tem mais valor administrativo, mas pelo seu conteúdo ou pelo assunto de que tratam, tem grande relevância para a História ou para a Cultura, e por isso devem ser guardados por tempo indeterminado. A Lei de Arquivos define assim os documentos de arquivo permanente: “conjuntos de documentos de valor
histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados”.
Professor: Mayko Gomes
-
Esse "todo", é pra nos induzir ao erro, mas tenhamos atenção. Questão certa.
-
Os documentos permanentes os quais se encotram na terceira fase na teoria das idades possuem valor secundário, pois seu função documental passa ter valor histórico e informativo, já durante as fases correntes e intermediárias os documentos tem valor administrativo, probatório e até mesmo fiscal.
-
O arquivo permanente ou de 3ª idade é constituído de documentos que já cumpriram as finalidades de sua criação, mas são preservados em razão de seu valor histórico, probatório, informativo, cultural, ou de pesquisa.
-
TABELA DAS TRÊS IDADES
------------------------------------------------------------------------------------------> RECOLHIMENTO
░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░
░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░
░█▄▄▄█░ ⇒ TRANFERÊNCIA ⇒ ░█▄▄▄█░ ⇒ RECOLHIMENTO ⇒ ░█▄▄▄█░
░█████░ ░█████░ ░█████░
░█████░ ░█████░ ░█████░
⇩ ⇩
X ELIMINAÇÃO X ELIMINAÇÃO
VALOR PRIMÁRIO VALOR PRIMÁRIO VALOR SECUNDÁRIO
1º FASE/IDADE 2ª FASE/IDADE 3º FASE/IDADE
CORRENTE INTERMEDIÁRIO PERMANENTE
-
Perderam valor administrativo?
-
O valor secundário do arquivo ´permanente, é inerente ao seu valor histórico, probatório e informativo.
A questão é enfática ao afirmar a perda total de valor administrativo. De fato, no que tange ao administrativo, sim,
Se a questão, afirmasse que na fase permanente perde todo o seu valor, estaria incorreta, pois possui valor secundário. No entanto, o termo administrativo, valida a afirmação.
-
Questão no mínimo esquisita, quando o documento perde TODO seu valor admnistrativo deveria ser eliminado, se a admnistração o mantém nos arquivos permanente é pq há algum valor, uma das caracterísitcas do arquivo permanente é seu valor informativo, e na minha opinião, se há valor informativo também há valor de natureza admnistrativa,por conseguinte não perderia TODO seu valor admnistrativo. Meu raciocínio foi esse! caso aparecesse uma questão dessa na minha prova eu erraria.
-
Gabarito: CERTO.
Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.
RENATO VALENTINI - ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS - 4ª EDIÇÃO.
-
Arquivo corrente/intermediário: Valor administrativo, legal e fiscal.
Arquivo permanente: Valor informativo,probatório e histórico.
-
GAB:C