-
"O controle de cravação em campo deve ser feito pela “nega” que corresponde a penetração permanente da estaca causada pela aplicação de 1 golpe do martelo. Em geral é medida por uma série de 10 golpes, sendo a nega dada por 1/10 do deslocamento obtido. O valor da “nega” deve ser fornecida pelo projetista geotécnico."
Fonte: http://site.sanepar.com.br/sites/site.sanepar.com.br/files/informacoes-tecnicas/mos-4a-edicao/modulo_8_4ed_v00_-_fundacoes_e_estruturas.pdf
"5.4.1 Na execução das estacas, o operador não deverá limitar-se, rigorosamente, à profundidade prevista no projeto, realizando, porém, a cravação até onde a nega da estaca e o material extraído indicarem a presença de camada suficientemente resistente para suportar a obra a ser executada.
5.4.2 Quando não definido em projeto, a nega admitida será de 2,0 cm para 10 golpes do martelo, obtida na terceira tentativa consecutiva."
Fonte: http://ipr.dnit.gov.br/normas/DNER-ES345-97.pdf
-
5.4.2 Quando não definido em projeto, a nega admitida será de 2,0 cm para 10 golpes do martelo, obtida na terceira tentativa consecutiva."
Os 2,0 cm serão para a soma total dos 10 golpes do martelo, ou para a nega (1/10) ? Acho que seria para a nega...
-
A nega consiste na penetração da estaca, em milímetros, e corresponde a 1/10 da penetração para os últimos dez golpes.
-
6122
3.25
nega
medida da penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe de martelo
ou pilão, sempre relacionada com a energia de cravação. Dada a sua pequena grandeza, em geral é
medida para uma série de dez golpes
-
6122/2019
3.34 nega medida da penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe de martelo ou pilão, sempre relacionada com a energia de cravação. Dada a sua pequena grandeza, em geral é medida para uma série de dez golpes
Na norma atual não encontrei essa informação de 1/10, acho que esta questão pode estar desatualizada