-
Alternativa errada.
Motivo: a estaca tipo Strauss não é executada por escavação mecânica, mas sim por um tripé de madeira ou de aço, um guincho acoplado a motor a explosão ou elétrico, uma sonda de percussão munida de válvula em sua extremidade inferior para retirada de terra, um soquete com aproxima damente 300 quilos, linhas de tubulação de aço, com elementos de 2,00 a 3,00 metros de comprimento, rosqueáveis entre si, um guincho manual para retirada da tubulação, além de roldanas, cabos e ferramentas.
-
Estaca strauss é uma estaca de concreto moldada in loco, executada através da escavação, mediante emprego de uma sonda (piteira), com a simultânea introdução de revestimento metálico em segmentos rosqueados, até que se atinja a profundidade projetada.
-
Sem lama betonítica, ja que temos que ir molhando para desgregar o material com maior facilidade
-
NBR 6122
3.16 estaca Strauss
estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se o lançamento do concreto e retirada gradativa do revestimento com simultâneo apiloamento do concreto.
-
STRAUSS
Seca Concretagem
Sem lama bentonítica
Só acima do nível d´água (Não é recomendável abaixo do nível d´água).
Sonda (Piteira)
Sem vibração (p/ memorizar já que strauss pode ser utilizada quando é preciso executar: estacas próximas às divisas do terreno, locais com restrições a vibrações, locais confinados ou terrenos acidentados).
-
Geralmente, em estacas escavadas, não se usa lama bentonítica.