SóProvas


ID
1029298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca da execução de revestimento e de pintura em paredes em obras de edificações, julgue os itens subsequentes.

Os azulejos deverão permanecer imersos em água limpa durante, no mínimo, 48 horas antes do assentamento. Além disso, os níveis e prumos deverão ser verificados, a fim de se obterem arremates perfeitos e uniformes de piso e teto, especialmente na concordância dos azulejos com o teto.

Alternativas
Comentários
  • Antes de serem aplicados, os azulejos devem ficar imersos em água durante um mínimo de 24 horas para a saturação, pois do contrário retirariam água da massa quando da aplicação.
  • Em assentamento de azulejos não há verificação de prumo.

  • É importante ressaltar que nos casos em que a argamassa colante é empregada, este procedimento de saturação (durante 24 horas, e não 48 horas) não é necessário!

  • Goku

     

    A verificação de prumo em assentamentos de azulejos está previsto na NBR 8214 (corrigido... Obrigado @concurseiro cerrado), e deve ser inferior a H/600.

    Tem que ter cuidado para não confundir com o desvio de prumo de argamassas inorgânicas. na qual deve ser inferior a H/900.

     

     

  • Iara Souza, 23 de Maio de 2018, às 15h43...

     

    Complementando....

    Vc quis dizer NBR 8214

     

  • ERRADO

     

    24 h, se usar argamassa colante industrializada esse tempo é dispensado

  • Fiquei perdido agora. kkkkkkkkk Alguem ajuda

     

     

     

    5.1.3 Preparação dos azulejos
    5.1.3.1 Antes do assentamento, os azulejos devem ser
    imersos em água limpa, utilizando-se um recipiente não
    metálico, por um período compreendido entre 15 min e

    2 h; após a imersão os azulejos devem ser encos-tados
    em uma superfície vertical, de modo a permitir o escorrimento
    da água em excesso.

    NBR 8214

  • Em algumas literaturas, como o Manual Prático de Materiais de Construção, de Ernesto Ripper (1995), recomenda-se que o azulejo fique imerso em água limpa durante 24 horas antes da sua aplicação, quando utilizada argamassa convencional (misturado em obra). Nos casos em que a argamassa colante é empregada, este procedimento de saturação não é necessário.

  • 5.1.3 Preparação dos azulejos

    5.1.3.1 Antes do assentamento, os azulejos devem ser

    imersos em água limpa, utilizando-se um recipiente não

    metálico, por um período compreendido entre 15 min e

    2 h; após a imersão os azulejos devem ser encos-tados

    em uma superfície vertical, de modo a permitir o escor-

    rimento da água em excesso

    conforme nbr 8214

  • nbr 13755 substituiu a 8214

  • A NBR 8214 continua vigente sim. 

     

    NBR 8214 "  ASSENTAMENTO DE AZULEJOS"

    5.1.3 Preparação dos azulejos
    5.1.3.1 Antes do assentamento, os azulejos devem ser imersos em água limpa, utilizando-se um recipiente não metálico, por um período compreendido entre 15 min e 2 h; após a imersão os azulejos devem ser encos-tados em uma superfície vertical, de modo a permitir o escorrimento da água em excesso.

     

    Antigamente se usava mais argamassa convencional e era recomendado molhar a placa cerâmica. Hoje com argamassa colante não é mais necessário a não ser em locais sujeitos à insolação e/ou ventilação (NBR 13754 - revestimento de paredes internas com argamassa colante)

  • Fui pesquisar melhor e temos uma polêmica:

    No escopo da NBR 13755 (2017)  -Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas "  consta a informação que ela cancelou e substituiu a NBR 8214.

    Mas ao consultar no site da ABNT a  NBR 8214 continua vigente...

  • Nessa época a Cespinha adorava o Manual de Obras Públicas do SEAP:

     

    b.1) Azulejos

     

    Antes do assentamento dos azulejos, serão verificados os pontos das instalações elétricas e hidráulicas, bem como os níveis e prumos, a fim de obter arremates perfeitos e uniformes de piso e teto, especialmente na concordância dos azulejos com o teto.

     

    Os azulejos deverão permanecer imersos em água limpa durante 24 horas, antes do assentamento. As paredes, devidamente emboçadas, serão suficientemente molhadas com mangueira, no momento do assentamento dos azulejos. Será insuficiente o umedecimento produzido por sucessivos jatos de água, contida em pequenos recipientes, conforme prática usual.

     

    Para o assentamento das peças, tendo em vista a plasticidade adequada, deverá ser utilizada argamassa de cimento e areia no traço volumétrico 1:4, quando não especificado pelo projeto ou Fiscalização. Desde que especificados pelo projeto ou Fiscalização, poderão ser utilizadas argamassas pré-fabricadas, ou cimentos adicionados com cola adequada ao assentamento de azulejos.