SóProvas


ID
1029655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No século XVIII, a fundação de missões jesuíticas espanholas, na margem esquerda do rio Guaporé, foi uma clara ameaça à soberania de Portugal nas bacias dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira. Por isso, houve ações da metrópole portuguesa com o intuito de proteger o território na margem direita da Bacia do Guaporé, atual estado de Rondônia. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O governo português construiu a fortaleza militar do Príncipe da Beira às margens do rio Guaporé, o que originou os primeiros núcleos colonizadores que se desenvolveram no século XIX nessa região.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Paralelamente à exploração de ouro por portugueses e paulistas, os espanhóis procuravam o mesmo objetivo, estabelecendo missões jesuítas ao longo do Guaporé e seus afluentes, gerando uma série de conflitos. Em virtude destes atritos e para garantir a soberania portuguesa na região, foi construído, em 1769, o Presídio de Nossa Senhora da Conceição, que posteriormente tornou-se Forte Príncipe da Beira.

  • Corrigindo o colega abaixo: O Presídio de Nossa Senhora da Conceição foi rebatizado Forte de Bragança, que foi inundado por uma cheia do Guaporé e então abandonado.
    O Forte Príncipe da Beira foi construído após o abandono do primeiro, em localização próxima, mas não se trata do mesmo forte, e isso é importante pois pode ser ponto de pegadinha em futuros concursos.

     

  • Ressalto que os primeiros núcleos já haviam sindo instaurados por Dom Rolim de Moura, bem como a criação da Vila de Belíssima Trindade. Considero errôneo considerar que os núcleos se formaram tão somente após a construção do Forte, sendo que o Tratado de Madri por si só foi firmado em 1750 sob o princípio uti possi detis, ou seja, os portugueses já ocupavam décadas antes da construção do Forte que foi iniciada apenas em 1775-77.