No século XVIII, a fundação de missões jesuíticas espanholas, na margem esquerda do rio Guaporé, foi uma clara ameaça à soberania de Portugal nas bacias dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira. Por isso, houve ações da metrópole portuguesa com o intuito de proteger o território na margem direita da Bacia do Guaporé, atual estado de Rondônia.
O período a que se refere o enunciado ^^ da questão é:
"(...)
Contudo, não só os portugueses visavam à exploração do ouro na região. Os espanhóis também pretendiam explorar essas riquezas, e para marcar presença no local, estabeleceram missões jesuítas ao longo do rio Guaporé e de seus afluentes, gerando uma série de conflitos. Para garantir a soberania portuguesa na região, foi construído, em 1769, o Fortim de Nossa Senhora da Conceição (ou Bragança) cuja fragilidade levou os espanhóis a tentar sua conquista, só não obtendo êxito em virtude de terem sido vítimas de diversas doenças. Posteriormente, esse Forte seria destruído pelas águas da enchente de 1771".
E alguns anos depois o Real Forte Príncipe da Beira ( "A pedra fundamental da construção foi lançada em 20 de junho de 1776 e as obras foram concluídas em agosto de 1783")
AS CONSTRUÇÕES DOS FORTES QUE FORAM AS AÇÕES DA COROA PORTUGUESA PARA PROTEGER O TERRITÓRIO E NÃO O TRATADO DE PETRÓPOLES, QUE FOI, INCLUSIVE, EM OUTRA ÉPOCA.
Fonte:
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=909:forte-do-principe-da-beira-costa-marques-rondonia
https://www.webartigos.com/artigos/real-forte-principe-da-beira/124975#ixzz4zgOPDuBm