Requisitos permanentes (estáveis)
? Derivados da atividade principal da
organização. Exemplo: em um hospital
sempre haverá requisitos relativos aos
médicos, aos pacientes, aos tratamentos,
etc. Derivados do modelo de domínio
Requisitos Voláteis
? Requisitos que se modificam durante o
desenvolvimento ou quando o sistema
está em uso. Exemplo: Requisitos
resultantes de políticas governamentais
Prof. Fernando Pedrosa
Complementando...
Do ponto de vista de evolução os requisitos se dividem em duas classes:
1. Requisitos Permanentes. São requisitos relativamente estáveis derivados da atividade central da organização e que se relacionam diretamente ao domínio do sistema.
2. Requisitos Voláteis. São requisitos que provavelmente irão mudar durante o processo de desenvolvimento do sistema ou depois que o sistema estiver em operação. Esses requisitos são divididos em:
- Requisitos Mutáveis: requisitos que mudam devido a mudanças no ambiente no qual a organização está operando.
- Requisitos Emergentes: requisitos que surgem à medida que a compreensão do sistema pelo cliente progride durante o desenvolvimento do sistema.
- Requisitos Consequentes: requisitos que resultam da introdução do sistema de computador. A introdução do sistema de computador pode mudar os processos da organização e criar novas formas de trabalho que geram novos requisitos.
- Requisitos de Compatibilidade: requisitos que dependem de sistemas ou processos de negócios específicos dentro de uma organização. À medida que eles mudam, os requisitos de compatibilidade do sistema encomendado ou entregue podem também evoluir.
(Fonte: Engenharia de Software, Sommerville, 8ed, pag 106, http://ifs.host.cs.st-andrews.ac.uk/Books/SE9/Web/Requirements/EnduringReq.html)
Logo, essa descrição está errada. Requisitos Permanentes e Voláteis não estão relacionados com a fase em que os requisitos são gerados. Eles só estabelecem se os requisitos são estáveis ou não.