-
Depois da identificação dos requisitos não é feito a análise para enfim fazer a modelagem?
-
"Após a identificação, os requisitos devem ser modelados para se obter uma melhor compreensão do produto a ser desenvolvido. O modelo dos requisitos deve focar naquilo que o produto deve fazer, não em como ele o faz. Geralmente, usa-se uma notação gráfica para descrever as informações transformadas pelo produto, o processamento das informações, o comportamento do produto e outras características [PRESSMAN, 2005]. Os principais paradigmas de modelagem de requisitos são: Análise Estruturada e Análise Orientada a Objetos.
Na Análise Estruturada são criados modelos que representam o fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle), o produto é dividido em participações funcionais e comportamentais e a essência daquilo que deve ser construído é descrita. Os seguintes modelos são geralmente elaborados:
- Diagramas de fluxo de dados (DFDs);
- Diagrama de Transição de Estado (DTE);
- Dicionário de Dados.
Na Análise Orientada a Objetos o objetivo é modelar os conceitos (objetos) do domínio do produto, seus relacionamentos e comportamentos. Esse modelo é refinado continuamente até se obter um modelo com detalhe suficiente para sua implementação na forma de código executável. Dentre os modelos elaborados estão:
- Modelo de Casos de Uso e Cenários;
- Modelo de Classes;
- Diagramas de Sequência e de Atividade;
- Diagramas de Estados."
http://www.softex.br/wp-content/uploads/2013/07/MPS.BR_Guia_de_Implementacao_Parte_4_2013.pdf
-
Pensei da mesma forma que o Rafael Nascimento. De acordo com o Pressman seria Elicitação (Identificação) -> Análise de Negociação -> Especificação -> Modelagem...
-
Pessoal,
Se foi usada a classificação do Pressman, após a fase de Levantamento, segue-se para fase de Elaboração. Nessa fase são produzidas modelagens de cenários de interação do usuário com o
sistema e modelagens das classes envolvidas (e a relação entre elas).
-
O livro do Pressman, capítulo 7, 6ª Edição, trata da Engenharia de Requisitos, que busca a identificação dos requisitos conforme cita a questão. Já o capítulo 8, trata da modelagem de Requisitos. No tópico 8.2, Abordagens de modelagem e Análise, ele cita:
Uma visão de modelagem de analise, chamada de análise estruturada, considera os dados e os processos que transformam os dados entidades separadas. Objetos de dados são modelados para que definam seus atributos e relacionamentos.
Uma segunda abordagem para modelagem de análise, chamada de análise orientada a objetos focaliza a definição de classes e o modo pelo qual elas colaboram umas com as outras para atende aos requisitos do cliente.
-
Decoreba a parte.
Citar "paradigma de modelagem de requisitos...como sendo OO ou Estruturada" me casou uma certa duvida sobre a existencia de pegadinha na questao. Analise OO ou Estruturada com relacao a Analise/Modelagem de SISTEMA ou SOFTWARE me parece mais adequado.
Questoes como esta me deixam mais motivados a querer ganhar do CESPE, banca fraca.
-
Pelo amor de deus...1-descoberta de requisitos 2- classificação 3- resolução de conflito 4- priorização 5- descarte 6- verificação, por ultimo modelagem.
Pensando por outro enfoque...primeiro vc identifica os requisitos, depois vc os REFINA...por ultimo os modela!
Identificar é como fazer a descoberta dos requisitos de sistema, tanto os funcionais como os nao funcionais...após isto é feito um detalhamento destes requisitos que vão virar os requisitos do sistema...depois vem a fase de análise que utiliza muito diagramas de caso de uso e UML...depois vem a fase de projeto, que aí sim utiliza os modelos estruturados e OO.
Raiva desses professores que nunca trabalharam!