SóProvas


ID
1029889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de teste de software, julgue os itens subsecutivos.

No teste de software, defeitos em um produto podem provocar falhas, gerando erros, que são comportamentos inesperados em um software

Alternativas
Comentários
  • Corrijam-me, se eu estiver errado:
    Falhas, realmente, são comportamentos inesperados em um software.
    Mas, o erro da questão está na ordem dos fatos, isso é, no nível entre os termos.
    Defeitos são inconsistências em níveis específicos, como o código.
    Erros são manifestações concretas dos defeitos e gera resultados inesperados.
    Falhas são comportamentos operacionais inesperados.

    Os DEFEITOS podem provocar ERROS e os ERROS podem provocar FALHAS.
  • Falta x Erro x Falha   Falta (Fault): Causa de uma falha (aspecto físico). Exemplo: código incorreto ou faltando, defeito de hardware  Erro (Error): Estado intermediário, de instabilidade (aspecto de informação). Pode resultar em falha, se propagado até a saída. Falha (Failure): Incapacidade do software de realizar a função requisitada (aspecto externo). Manifestação observável.  Exemplo: terminação anormal, restrição temporal violada. Alternativa: Errada
  • Causas de defeito de software:

    Causas de defeito de software (em ordem):

    Erro ou Engano

       Defeito ou Bug ou Falta

           Falha (sistema em operação)


  • Defeito -> erro -> falha

  • Pessoal, discordo de quem colocou que fluxo é Defeito -> Erro - > Falha. Estou mais com a colega Cristina, que pôs: Erro -> Defeito -> Falha!

    Segundo Sommerville e Emerson Rios:       - Erro: resultado de uma falha humana.      - Defeito: resultado de um erroexistente num código ou num documento.      - Falha (Emerson Rios): resultado ou manifestação de um ou mais defeitos.   - Falha (Sommerville): são as falhas, e não seus defeitos, que afetam a confiabilidade de um sistema.Acredito que esse embasamento de autores renomados dê uma certa credibilidade para essa visão.Mas, a questão está errada de qualquer forma!Bons estudos!

  • Nem todas as falhas causarão erros no programa ou software.

    Item errado

  • As falha é que são comportamentos inesperados do sistema e não erros, erros geram falhas.

  • Povo, segundo as bibliografias, é o que cai nos concursos independente de o que acharem a sequencia é Falta(Fault)->Erro(error)->Falha(Failure).

    Falta = código incorreto ou faltando, defeito de hardware.
    Erro=Estado intermediário de instabilidade, Pode ocorrer erro mas se o software ou hard é tolerante a falha tipo redundância, A falha não ocorre.
    Falha=Incapacidade do software de realizar a função requisitada (aspecto externo). Manifestação observável, Exemplo: terminação anormal, restrição temporal violada

  • Defeito -> Erro -> Falha

  • FALTAS PROVOCAM ERROS QUE POR SUA VEZ GERAM FALHAS

    CICLO

    FALTA - ERRO - FALHA


  • (1a parte) Não coube todo o texto em um único comentário então resolvi dividi-lo. Hoje (21/3/15), corrigi algumas informações que estavam erradas.

    ---

    Olá pessoal, essa questão parece bem discutido, porém acho importante condensar todas as informações. Depois vou abordar sob a ótica redacional da questão.

    Os termos DEFEITO, ERROS e FALHAS diferem de acordo com o autor ou especificação. Caberá na prova contarmos com a sorte para saber de qual autor ou especificação está sendo tratando.

    Pressman - é o mais simples, trata apenas sobre a ótica do momento que o "problema" foi descoberto. 

    a) Se antes de entregar ao usuário => ERRO (problema de qualidade interno)

    b) Se após entre ao usuário => DEFEITO (problema de qualidade externo)

    Observação 1: anteriormente, uma colega disse que para o Pressman entende que DEFEITO = FALHA (não pude confirmar, mas acho que faz sentido)

    IEEE

       •Erro: engano, alguma coisa feitapor humanos. Como por exemplo, um desenvolvedor que não teve o corretoentendimento do problema ao verificar os requisitos de umaaplicação; 

       •Defeito: o resultado de um erro.O desenvolvedor criou uma aplicação com base nos requisitos de software, mas deforma diferente do que fora especificando no documento;

       • Falha:   diferença indesejável entre oobservado e o esperado, software diferente do que é esperado pelo usuário.(Defeito encontrado). O usuário ao executar a aplicação, percebeu que osresultados esperados não batem com os resultados retornados.

    * Sommerville e Emerson Rios (pelo que entendi ambos diferem apenas em relação a FALHA)

        • Erro - Resultado de uma falha humana

        • Defeito - Resultado de um erro existente

    Falha - P/ Sommerville => afetam a confiabilidade (usuários veem); P/ Emerson Rios => manifestação dos defeitos

    Observação 2: O importante é que guardar a informação que os ERROS geram os DEFEITOS que por sua vez geram as FALHAS

    Uma das fontes: http://www.galitezi.com.br/2012/02/conceito-erro-defeito-e-falha.html

    -----

    T+ e boa sorte aos que estão mais bem preparados!!!   :-)))

  • (2a parte) Não coube todo o texto em um único comentário então resolvi dividi-lo. Hoje (21/3/15), fiz algumas correções.

    -----

    Já em relação a redação da questão está bem complexa, acertei a questão por entender que a questão queria dizer que erros são comportamentos inesperados em um software e isto está errado. Há um sequência entre os 3 conceitos que é a seguinte: Erros geram Defeitos e estes geram Falhas.

    Percebi somente depois que "gerando erros" está entre vírgulas, ou seja, está deslocada na oração, podendo ir para qualquer outro lugar do texto. Tentando encontrar uma ordem direta para esta oração, somente foi possível assim:

    "No teste de software, defeitos em um produto podem provocar falhas, que são comportamentos inesperados em um software, gerando erros."   Se assim for, realmente, o erro da questão está em dizer que erros ocorrem a partir das falhas, quando o correto, seria as falhas decorrerem dos defeitos que decorrem dos erros.

    Bem pessoal, acho que foi isso que consegui extrair dos materiais que possuo e comentários dessa questão. Por favor, caso algo não tenha ficado claro ou exija correção, fiquem à vontade para fazê-las.

    T+ e boa sorte aos que estão mais bem preparados!!!   :-)))

  • Pessoal isso é problema de tradução. http://www.softwaredevelopment.ca/bugs.shtml existe confusão entre "error" "mistake" "fault" "failure". 

    Eu estou com galera do E -> D -> F


    E -> Humano
    D -> No Sw
    F - > Qdo rodamos o SW

    Assim, defeitos podem existir e  levar ou não falhas. Só dá pau, qdo roda o código que tá com defeito. Além disso, esse sequência é a do IEEE e do CTFL. Tem muito site aí com tradução errada.Por fim, de fato para pressman falha=defeito. E ele só diferencia qto ao momento. Qdo é antes de entrar  em produção, ele chama de erro, qdo entra em produção falha(defeito). Contudo, me parece que o CESPE adotou o IEEE.

    Fonte: www.meubizu.com.br

  • Defeito ou Falta gera Erro que gera a Falha!