SóProvas


ID
1029952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.

O uso do padrão Builder tem a vantagem de permitir acesso controlado à instância de uma classe, uma vez que ele encapsula a classe, criando um ponto global único de acesso.

Alternativas
Comentários
  • "Builder é um padrão de projeto de software que permite a separação da construção de um objeto complexo da sua representação, de forma que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações." Wikipedia
  • O padrão é Singleton que garante que uma classe tem apenas uma instância e provê um ponto de acesso global

    Bons Estudos

  • Acredito que a questão esteja se referenciando ao padrão de projetos Composite

  • Acredito que a questão está falando de dois padrões combinados.

    "permitir acesso controlado à instância de uma classe" e "encapsula a classe" se referem ao padrão Proxy

    "criando um ponto global único de acesso" se refere ao Singleton


  • O que seria o padrão builder, o que ele faz?
    Seu foco está voltado para a montagem de tipos complexos, tornando possível formar a instância em passos simples, abrindo a possibilidade de o mesmo processo gerar diferentes representações, o q nao tem nada a ver com o q afirma a questão.
    A questão define o padrão singleton.


  • é claro que é o singleton, padrão que possibilita a criação de uma única instancia para a classe. O construtor obrigatoriamente tem que ser privado para isso.

  • Builder: separa a construção de um objeto complexo de sua representação, de forma que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações

    Singleton: garante que para uma das classes específicas só possa existir uma única instância


  • Erro da Questão: criar único Ponto.

    Correto seria: Criar diferentes tipos de representações.