SóProvas


ID
103099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em algum momento, daqui a um ou dois anos, uma mulher vai dar à luz na favela de Ajengunle, em Lagos, na Nigéria; um rapaz
fugirá de sua aldeia, no oeste de Java, para as luzes brilhantes de Jacarta ou um fazendeiro partirá com a família empobrecida para
um dos inumeráveis pueblos jovenes de Lima. O fato exato não importa e passará totalmente despercebido. Ainda assim, representará
um divisor de águas na história humana, comparável ao Neolítico ou às revoluções industriais. Pela primeira vez, a população urbana
da Terra será mais numerosa do que a rural.

Mike Davis. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006, p. 13.

A partir desse texto e no que concerne à dinâmica de urbanização observada, no mundo, nas últimas décadas, julgue C ou E.

A urbanização dos países pobres, a partir da segunda metade do século XX, ocorreu de maneira mais intensa que o processo de urbanização ocorrido na Europa Ocidental, no século XIX, o que explica a inclusão de cidades das regiões mais pobres do mundo entre as maiores cidades do planeta.

Alternativas
Comentários
  • Ou pensar no processo de desmetropolização evidente na última década do século XX

  • Urbanização é diferente de crescimento urbano.

  • Segundo Demétrio Magnoli (Geografia para o Ensino Médio, 2012), "A urbanização avança em todo mundo. Nos países desenvolvidos cresce lentamente, pois a imensa maioria da população já vive nas cidades. Nos países em desenvolvimento, avança rapidamente (...) De modo geral, as metrópoles dos países desenvolvidos apresentam baixo crescimento ou até mesmo regressão populacional desde a década de 1970 (...). Entretanto, o fenômeno mais importante é o ritmo frenético da urbanização e a emergência de novas megacidades no mundo em desenvolvimento. A ONU classificou como megacidades as aglomerações com mais de 10 milhões de habitantes. Em 2010, existiam 21 megacidades no mundo, entre as quais apenas cinco nos países desenvolvidos." (p. 124 a 126)


  • O problema todo está no sentido de intensa. Pode-se pensar em velocidade, ou seja, em um período de tempo mais curto, ou pode-se pensar em porcentagem de população vivendo nas cidades. Nesse caso, eu deixaria em branco. 

  • Deixaria em branco pois  a intesidade do ritmo de urbanização ocorrido nos paises periféricos não "explica a inclusão de cidades das regiões mais pobres do mundo entre as maiores cidades do planeta.", pois os paises de industrialização e urbanização originárias também possuem grandes centros populacionais. A intensidade não explica a inclusão.

  • e o Fernando abordou no mesmo século... a questão fala em séculos diferentes... deixaria a questão em branco tb...

  • Curiosidade

    Lista das dez maiores cidades do mundo:

    1. Tóquio (Japão)

    2. Deli (Índia)

    3. São Paulo (Brasil)

    4 Munbai (Índia)

    5. Cidade do México (México)

    6. Nova Iorque (EUA)

    7. Xangai (China)

    8. Calcutá (Índia)

    9. Daca (Bangladesh)

    10. Los Angesles (EUA)

  • CERTO.

     

    O fenômeno da urbanização é o crescimento da população urbana em um ritmo superior ao crescimento da população rural, de forma que, ao pensarmos na urbanização de países como a Inglaterra – onde a população urbana demorou mais de 150 anos para ultrapassar a rural – e a compararmos com a de países do sudeste asiático – onde em menos de 50 anos a população urbana já ultrapassou em muito a rural –, fica fácil perceber a celeridade do processo nos países pobres que começaram seu projeto desenvolvimentista na segunda metade do século XX. Nota-se ainda que, entre as cidades mais populosas do mundo, figuram principalmente cidades do terceiro mundo (Bombaim, Xangai, Istambul, Nova Déli, Karachi, São Paulo, Moscou, Pequim, Jacarta e outras).

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • Eu nem consegui interpretar a questão.