SóProvas


ID
103102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em algum momento, daqui a um ou dois anos, uma mulher vai dar à luz na favela de Ajengunle, em Lagos, na Nigéria; um rapaz
fugirá de sua aldeia, no oeste de Java, para as luzes brilhantes de Jacarta ou um fazendeiro partirá com a família empobrecida para
um dos inumeráveis pueblos jovenes de Lima. O fato exato não importa e passará totalmente despercebido. Ainda assim, representará
um divisor de águas na história humana, comparável ao Neolítico ou às revoluções industriais. Pela primeira vez, a população urbana
da Terra será mais numerosa do que a rural.

Mike Davis. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006, p. 13.

A partir desse texto e no que concerne à dinâmica de urbanização observada, no mundo, nas últimas décadas, julgue C ou E.

Nos países pobres, a migração para as cidades deve-se à grande oferta de empregos formais em indústrias realocadas pelo processo de globalização, evidência de que o setor secundário da economia rapidamente suplanta, nos países de intensa migração interna, os setores primário e terciário.

Alternativas
Comentários
  • Devido a baixa qualificação o trabalho formal não é o destino comum dessa população.

  •  

    Nos países periféricos a urbanização não se deu, necessariamente por um excedente produtivo ou pela abertura de empregos nas cidades, mas sim por verdadeiros processos de expulsão das populações do campo promovidos pela concentração de terras e outros fatores como a desassistência, assim, gerando um excesso populacional nos centros urbanos que convergem na formação de favelas.

  • O setor que mais emprega é o terciário e o trabalho informal é a regra

  • Emprego com carteira assinada perde para o emprego informal.

    http://www.suacidadeemrevista.com.br/emprego-com-carteira-assinada-perde-para-o-emprego-informal/

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: ERRADO

  • ERRADO.

     

    Nos países pobres, a migração para as cidades é feita, em geral, por indivíduos pouco qualificados para atuar no setor secundário, que costuma exigir um conhecimento técnico específico. Portanto, nesses países, o destino inicial da maioria dos migrantes que deixam suas atividades no setor primário em direção à cidade é o setor terciário do trabalho informal.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • gab: errado

    --------

    motivo: mecanização do campo (setor primário); automação industrial (setor secundário); assim, o pessoal excedente desses setores migram para o terciário, o qual está ocorrendo uma "hipertrofia terciaria"; é o setor que mais emprega.

  • GABA: ERRADO.

    COMPLEMENTANDO...

    SUPLANTA vem do verbo suplantar. O mesmo que: sobrepuja, supera, ultrapassa, humilha, derrota, vence, pisa, excede, abate.

    BONS ESTUDOS!

  • ERRADO

    Pois com a mecanização do setor primário e a automação do setor secundário, houve a necessidade de ter mão de obra qualificada, fato que não se observa no setor terciário.

  • parei no "formais"

  • Nos países pobres, a migração para as cidades é feita, em geral, por indivíduos pouco qualificados para atuar no setor secundário, que costuma exigir um conhecimento técnico específico. Portanto, nesses países, o destino inicial da maioria dos migrantes que deixam suas atividades no setor primário em direção à cidade é o setor terciário do trabalho informal.

  • informais