SóProvas


ID
1032166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação aos estudos utilizados em farmacoepidemiologia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A - correta. Ensaios clínicos randomizado (ECR) produzem evidências clínicas de eficácia terapêutica dos medicamentos.

    B - Uma das maiores desvantagens da coorte é seu alto custo, devido à sua longitudinalidade e necessidade de pessoal para acompanhamento.

    C - os observacionais podem ser descritivos OU analíticos.

    D - No caso-controle faz-se um estudo retrospectivo, portanto seleciona-se pessoas que já têm ou tiveram determinado agravo. É útil para estudar agravos e RAMs raras ou raríssimas, no entanto, por ser retrospectivo, está sujeito ao viés de memória.

    E - Os estudos transversais não medem causalidade, pelo contrário, essa é a maior variável de confundimento nesses estudos, tendo em vista que esses medem causa e efeito simultaneamente.

  • SÓ UMA CORREÇÃO NA RESPOSTA DA COLEGA EVELLYN: A LETRA C ESTA ERRADA POIS OS ESTUDOS OBSERVACIONAIS É QUE SÃO DESCRITIVOS OU ANALITICOS.

  • A) CORRETA - Experimentos clínicos aleatórios (ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS) são usados para testar efeitos de fármacos e prover evidências em estudos de pesquisa clínica.

    B) ERRADA - Como DESVANTAGEM dos estudos de coorte em perspectiva podem- se citar seu ALTO custo e o LONGO período de tempo para sua realização.

    C) ERRADA -Os estudos farmacoepidemiológicos OBSERVACIONAIS podem ser classificados como analíticos e descritivos.

    D) ERRADA - No estudo de casos controlados (CASO-CONTROLE), um grupo de pacientes com uma exposição em comum, ou seja, que utilizam o mesmo medicamento, os casos devem ser acompanhados até que apresentem um evento específico. NOS ESTUDOS DE CASO-CONTROLE, NÃO HÁ ACOMPANHAMENTO, ESSA É UMA CARACTERÍSTICA DE ESTUDOS DE COORTE

    E) ERRADA - O método de coleta de dados relativo ao estudo de corte transversal auxilia o pesquisador em inferências do tipo causa e efeito. ESSE TIPO DE ESTUDO NÃO PERMITE INFERÊNCIAS TIPO CAUSA-EFEITO, POIS NÃO É POSSÍVEL AFIRMAR Q A EXPOSIÇÃO FOI ANTECEDIDA DO EFEITO.