SóProvas


ID
1032412
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Consoante aos tipos de licenças de softwares a GNU (General Public Licence ou Licença Pública Geral) é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: Letra D

    "GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Mattew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).
    A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux." 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License



     
    "Essa seria uma questão que poderia dar algum problema, mas basta prestar atenção, pois a letra "C" refere-se a Direitos Autorais que é o que significa copyright, mesmo não sabendo disso, observem que a alternativa diz que as condições para cópias, modificações e redistribuições são explicitamente definidas, ou seja, não há liberdade de alteração pelo usuário.
    Diferente da questão "D" que simplesmente diz que
    é a licença referente ao projeto GNU, incluído o kernel (núcleo) do sistema operacional Linux, ou seja, todo software livre pode ser alterado." http://profmardelj.blogspot.com.br/2013/05/prova-soldado-pmmg-2013-comentada.html
     
     

     

  • Letra D

    Mas que coisa engraçada... Olha o que o cara que fez a questão escreveu logo no começo: Consoante aos tipos de licenças de softwares a GNU (General Public Licence ou Licença Pública Geral)..., oxi, do jeito como está parece que o significado de GNU é General Public Licence, e não é nada disso!!!

    GNU é uma sigla. Mas não uma sigla comum. É uma sigla recursiva. E o que isso significa? Bom, acho melhor contar uma pequena história...

    Lá em meados da década de 1980 um camarada chamado Richard Stallman queria desenvolver um Sistema Operacional totalmente composto por softwares livres. Sua ideia era criar um sistema que fosse compatível com um outro já existente na época e muito famoso, chamado UNIX, mas que não pudesse ser confundido com ele, afinal, tratava-se de um sistema novo, poxa vida! Pois bem, essa diferenciação, para Stallman, deveria ficar clara logo no nome do negócio. Deveria ser algo como Não UNIX (em inglês Not UNIX) e ele deve ter ficado matutando essa ideia por algum tempo até que o termo GNU lhe ocorresse! Tudo bem, mas o que é GNU, então? GNU is Not UNIX (GNU Não é UNIX), olha só que "fácil"!

    Bom, "fácil" é um tanto exagerado, até porque, depois de todo esforço de Stallman pra encontrar esse nome tão "sugestivo", nosso amigo autor da questão achou que GNU fosse... General Public Licence (Hã?!) - Ou pelo menos foi isso que pareceu pra mim.

    Seja como for, já que chegamos até aqui, vamos completar logo a história. O Sistema Operacional GNU acabou se transformando em um projeto GNU, cujo objetivo se voltou não apenas ao desenvolvimento de um Sistema Operacional livre, mas também ao desenvolvimento de softwares livres como um todo: aplicativos, utilitários, kernels, interfaces... enfim, softwares livres em geral. E para garantir essa liberdade, Stallman concebeu um tipo de Licença que todos os softwares do seu projeto deveriam adotar: A GPL (General Public Licence).

    Agora, de volta ao mundo dos concursos... se olharmos a afirmativa D: General Public Licence... É a licença para os pacotes distribuídos pelo projeto GNU, incluído o kernel (núcleo) do sistema operacional Linux. ;)
  • Quem entende sobre o funcionamento de seu smartphone Android sabe dessa '-' 

  • Prezados,
    A GNU General Public License, ou GPL é a designação da licença de software livre idealizada por Richard Stallman. Em termos gerais a GPL se baseia em alguma liberdades :
    - Liberdade de executar o programa para qualquer proposito
    - Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo a sua realidade.
    - Liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo
    - Liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie dele.

    Vemos que a letra A está errada pois é possível haver modificação em seu código fonte, a letra B está errada pois a licença não possui parte de contrato com a Debian, a C está errada pois a GPL não é definida pela copyright.

    Portanto a alternativa correta é a letra D.