SóProvas



Questões de Software Livre


ID
56815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

A respeito de software livre, julgue os itens seguintes.

A licença BSD é compatível com a licença GPL.

Alternativas
Comentários
  • LICENÇA BSD (Berkeley Software Distribution): licença de software livre que garante as 4 liberdade ao usuário, mas é mais permissiva do que a GLP, pois permite utilizar o Código-Fonte em desenvolvimento de Software Proprietário. Ex: Google Chrome; Free BSD.
  • Parecer: ANULADO

    Justificativa: por não especificar a que licença BSD fazia referência, o item permite mais de uma interpretação.


ID
283717
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IPHAN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta apenas nomes de sistemas operacionais para computadores com base em software livre.

Alternativas
Comentários
  • Questão capciosa! O SUSE é uma distribuição Linux, este software livre, entretanto aquela é comercializada pela Novell.
  • Pois é fui de B, mas a mais certa ou a menos errada seria C afinal todos os Unixes citados são em parte BASEADOS no BSD.

     

    O problema é que a definição de sistema operacional é longe de ser clara e no caso é melhor dar um desconto pra banca. Inclusive Stallman diz que o sistema operacional é GNU/Linux ao invés de Linux visto que Linux é só o Kernel. Mas isso vai contra a definição de Tanembawn que se refere ao sistema operacional como o Kernel.


ID
319753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Com relação a softwares livres no formato de licenciamento GPL (general public license), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA A

     

    Quando um programa é licenciado através da licença GNU / General Public License (GPL):

     

    Você tem o direito de utilizar o programa para qualquer finalidade.

    Você tem o direito de modificar o programa, e ter acesso aos códigos fonte.

    Você tem o direito de copiar e distribuir o programa.

    Você tem o direito de melhorar o programa, e liberar as suas próprias versões.

     

    Exemplo: Linux, Br Office, Mozilla Firefox, etc.


ID
319756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O CACIC, o primeiro software público disponibilizado pelo portal do software público, funciona como

Alternativas
Comentários
  • Questão E, para quem não é assinante!
     

    Cacic é um sistema baseado em agentes que é capaz de obter um diagnóstico preciso do parque computacional e fornecer informações de diversos tipos de dispositivos e softwares presentes em um computador.

    Como exemplo de levantamento de dados computacionais temos unidades de CDROM, memória RAM, placas de rede, discos rígidos, softwares instalados e outras funcionalidades

    Características e principais funcionalidades:

    1 - Suporte a inventário em plataformas Windows e GNU/Linux;

    2 - Obtenção automatizada de dados e hardware e software;

    3 - Controle de patrimônio;

    4 - Alertas relativos às alterações de hardware e inserção de dispositivos USB;

    5 - Suporte ao controle de licenças;

    6 - Controle de softwares adquiridos versus inventariados

    FONTE: https://softwarepublico.gov.br/social/cacic


ID
332791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Com relação aos fundamentos de software livre, julgue os itens seguintes.


Shareware é o mesmo que software de domínio público, ou seja, software que não é protegido por direitos autorais e pode ser usado ou alterado sem nenhuma restrição.

Alternativas
Comentários
  • Freeware é o mesmo que software de domínio público, ou seja, software que não é protegido por direitos autorais e pode ser usado ou alterado sem nenhuma restrição.
  •    Entende-se por software shareware um programa que é disponibilizado aos usuários gratuitamente, mas com limitações. As limitações podem ser de ordem do tempo de uso, restrições de funções comparadas às plenas funções da versão paga. Nos casos em que as limitações referem-se ao tempo de uso, no final do período liberado, o editor envia mensagens alerta contínuas avisando a iminência do bloqueio do software se o usuário não efetivar a compra.
  • shareware, por ex. office starter do windows, versão limitada quanto às funções, e gratuita.
  • O freeware diferencia-se do shareware em que o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.

    Leia mais no Oficina da Net: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1278/freeware_e_shareware_o_que_sao#ixzz0xo90qVXY
  • Errado. Um software pode ser classificado de diferentes formas, segundo as restrições. Por exemplo: código aberto e gratuito = open source, código fechado e gratuito = freeware, código fechado+gratuito+avaliação = shareware, código fechado+pago = proprietário, etc.

    A descrição da questão aponta para um software 'abandonware'

  • Gabarito errado

    Shareware é um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação. Sharewares geralmente possuem funcionalidades limitadas e/ou tempo de uso gratuito do software limitado, após o fim do qual o usuário é requisitado a pagar para acessar a funcionalidade completa ou poder continuar utilizando o programa. Um shareware está protegido por direitos autorais.

    Esse tipo de distribuição tem como objetivo comum divulgar o software, assim os usuários podem testá-lo antes da aquisição.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     

     

     

  • Shareware é o mesmo que software de domínio fechado+gratuita+validação

  • Gabarito: Errado

    Entende-se por software shareware um programa que é disponibilizado aos usuários gratuitamente, mas com limitações. As limitações podem ser de ordem do tempo de uso, restrições de funções comparadas às plenas funções da versão paga. Nos casos em que as limitações referem-se ao tempo de uso, no final do período liberado, o editor envia mensagens alerta contínuas avisando a iminência do bloqueio do software se o usuário não efetivar a compra

  • Shareware é um software comercial distribuído gratuitamente aos usuários, seja em um formato limitado ou como uma avaliação, que expira após um determinado número de dias.

  • SHAREWARE: Tempo limitado!! "GRATUITO PARA TESTAR".

  • shareware é distribuído com baixo custo, mas geralmente exige o pagamento e registro para utilização legal e complet

  • GAB.: E

    O Shareware é um software comercial distribuído gratuitamente aos usuários, seja em um formato limitado ou como uma avaliação, que expira após um determinado número de dias. 

    Esse formato permite que os desenvolvedores de software disponibilizem seus produtos a usuários potenciais para uma execução de teste, na esperança de que decidam adquirir a versão totalmente funcional do programa.

    O shareware é frequentemente confundido com o freeware, mas eles têm finalidades diferentes.

    O freeware é um software protegido por direitos autorais que está disponível sem nenhum custo para uso ilimitado. O desenvolvedor mantém todos os direitos sobre o programa e controla sua distribuição. Às vezes, os usuários podem comprar serviços ou opções adicionais.

  • (E)

    Tipos de Licenciamento:

    Proprietário: Todos os direitos reservados ao autor (Copyrigth), implica a aquisição de uma licença e o pagamento de royalties.

    Comercial: Aquele que é pago para obter a licença de uso Ex: Office / Windows. 

    Freeware: Programa gratuito, mas proprietário Ex: Whats app. 

    Shareware: Você pode usar por tempo limitado (Gostou Compra) Ex: Anti-vírus. (Limitação de tempo) 

    -Beta: Software inacabado para usuários testarem.

    -Demo: Programa incompleto.


ID
332794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Com relação aos fundamentos de software livre, julgue os itens seguintes.

Software livre é aquele que pode ser livremente executado, copiado, distribuído, estudado, modificado e aperfeiçoado pelos usuários.

Alternativas
Comentários
  •    Software livre é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.

     ATENÇÃO: Software Livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante os direitos autorais do programador/organização. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.
  • Gabarito Certo

    Software livre é uma forma de manifestação de um software que, resumidamente, respeita a liberdade e o censo de comunidade do usuário. Não confundir com a iniciativa Open Source. Seus objetivos concedem aos usuários a liberdade de controle na execução e adaptação a sua computação e processamento de dados às suas necessidades (concessão plena liberdade de controle e independência, através da disponibilidade de código fonte para análise e alterações); bem como permitindo-lhes a liberdade social, para ser capaz de cooperar ativamente com todos os usuários e desenvolvedores de sua escolha. Os usuários de software livre estão livres dessas atividades, porque eles não precisam pedir qualquer permissão, eles não estão restritos nas atividades por meio de licenças proprietárias restritivas (por exemplo, cópia restrita), ou requisitos de ter de concordar com as cláusulas restritivas dos outros (por exemplo, acordos de não divulgação), e eles não estão restritos desde o início (por exemplo, através deliberada a não disponibilidade de código fonte).

    Os objetivos do software livre são atingidas por concessão dos seguintes direitos de liberdade: os usuários são livres para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software, estas liberdades são explicitamente concedidas e não suprimidas (como é o caso do software proprietário). Assim, o software livre é uma questão de liberdade, não de preço (os usuários são livres – o que inclui a liberdade de redistribuir o software, que pode ser feito gratuitamente ou por uma taxa). Software livre garante as liberdades dos usuários: estudar e modificar software, pela disponibilidade do código fonte, bem como a liberdade de copiar e distribuir.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  •   Gabarito: Certo

      Software livre é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.

     ATENÇÃO: Software Livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante os direitos autorais do programador/organização. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.


ID
332797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Com relação aos fundamentos de software livre, julgue os itens seguintes.

Um software é denominado freeware se o autor optar por oferecê-lo gratuitamente a todos, mas mantiver a sua propriedade legal, do que se conclui que ele pode impor restrições de uso a esse software.

Alternativas
Comentários
  • No caso de um freeware, o código fonte não está disponível; ele é distribuído na sua forma binária (programa executável) e não pode ser modificado. Entretanto, pode ser copiado e distribuído gratuitamente.

    Exemplos: plugins e leitores como Adobe Acrobat Reader e Real Player.

  • Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free defreeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como freeware não é necessariamente umsoftware livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. O freeware diferencia-se do shareware, no qual o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.
  • Gabarito Certo

    Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free de freeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como freeware não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. O freeware diferencia-se do shareware, no qual o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Freeware: é o mesmo que gratuito. Sua utilização não necessita de cobrança e todas as funções do programa podem ser acessada pelo usuário

    Shareware: O software possui algumas limitações de relação ao acesso de funcionalidades ou limite de tempo de sua utilização, geralmente contado em em dias ou quantidade de execuçõe, a partir do momento em que o software é instalado. Para ter acesso a essa ferramentas bloqueadas ou usar por tempo indetermidado o usuário terá qeu pagar pelo produto

    Adware: O formato de comercialização adware consistem em inserir uma publicidade no programa, de forma que o usuário é obrigado a ter contato com aquele anúncio todas as vezes que utiliza o software, a propaganta só é retirada mediante a um pagamento por parte do cliente. Softawares de conversão de formatos para serem instalados no computador do usuário, é ume exemplo.

    Open Source: os programas open source, alem de serem totalmente gratuitos e sem nenhum tipo de restrição aos usuários, possuem código fonte de programação acoplados a eles. Isso significa que qualquer pessoa pode modificar as funções do software sem a necessidade de nenhum tipo de pagamento aos desenvolvedores. E se além dessas características, ainda ele permitir modificações, teremos os software livre.

  • Gabarito: Certo

    No caso de um freeware, o código fonte não está disponível; ele é distribuído na sua forma binária (programa executável) e não pode ser modificado. Entretanto, pode ser copiado e distribuído gratuitamente.

    Exemplos: plugins e leitores como Adobe Acrobat Reader e Real Player.

  • Gab: certo

    código fechado+gratuito+avaliação = shareware

    código fechado e gratuito = freeware

    código fechado+pago = proprietário

    código aberto e gratuito = open source

    Autor: Fernando Nishimura

  • CERTO

    Licença freeware pode restringir o tipo de uso, como para uso não comercial, não lucrativo ou somente para uso acadêmico.

  • Só lembrar dos aplicativos de celular gratuitos, que permitem o uso de diversas funcionalidades, mas que ao se aprofundar oferece opções que só podem ser compradas.


ID
358513
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Software Livre ou Free Software, conforme a definição criada pela Free Software Foundation, é o software que pode ser usado nas seguintes condições:

Alternativas
Comentários
  • letra A

     

    Como sei que os software livres podem ser executados, copiado, modificado e sem restrições, fui por eliminação e acertei.

     

    =)

  • O entendimento da banca cespe é que existem sim restrições! Porém, acertei, pois não havia outras alternativas possíveis...

  • oi pessoal

  • GABARITO: A

    Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço.

    BONS ESTUDOS!


ID
439978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca dos conceitos de software livre divulgados e defendidos
pela Free Software Foundation (FSF) e pelo projeto Gnu, julgue
o item seguinte.

São liberdades ou direitos pertinentes ao conceito de software livre, como estabelecidos pela FSF, entre outros: o estudo do funcionamento do software, em seu formato de código fonte; a modificação desse código; a execução do programa para qualquer propósito, independentemente de solicitação ou consulta ao detentor da licença; a redistribuição de cópias do software livre ou trabalhos derivados livres, inclusive com cobrança de dinheiro por tal ação.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito como eu e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    errei a questão devido a este trecho "...inclusive com cobrança de dinheiro por tal ação." pensei que a cobrança de dinheiro poderia ser feita pelas alterações em um SF livre, tipo vc incluiu coisas novas e poderia vender devido a estas mudanças. 

  • VOCÊ NÃO COBRA PELO USO DO SO, E SIM PELO SUPORTE AO USUÁRIO.


ID
439981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca dos conceitos de software livre divulgados e defendidos
pela Free Software Foundation (FSF) e pelo projeto Gnu, julgue
o item seguinte.

Uma das diferenças entre as licenças GNU general public license GPL v3 e GNU lesser general public license (LGPL) version 2.1 é que a última não apresenta conceito forte de copyleft, ao permitir que trabalhos derivados façam ligação com módulos que não são software livre.

Alternativas
Comentários
  • A principal diferença entre a GPL e a LGPL é que esta permite também a associação com programas que não estejam sob as licenças GPL ou LGPL, incluindo Software proprietário.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License

    https://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_Lesser_General_Public_License

     

    Gabarito: Certo


ID
439993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca dos conceitos de software livre divulgados e defendidos
pela Free Software Foundation (FSF) e pelo projeto Gnu, julgue
o item seguinte.

São atos que constituem violações de licença de software livre: a distribuição de software com licença GNU GPL v2 que faça uso de módulos de assinatura digital ligados a controles de hardware que impeçam a execução de softwares modificados nesse mesmo hardware, característica denominada tivoisation; e a ausência de código fonte em distribuição que contenha os binários.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito como eu e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

  • wtf?

  • Basicamente, a meu entender, o Software Livre não pode ter restrições quanto a sua distribuição

  • Sabe aquela questão que fica em branco ? entao...

  • só na primeira frase já coloquei errado!!

    objetivo desta Licença (GNU) é tornar um manual, livro didático ou outro documento funcional e útil "gratuito" no sentido de liberdade: garantir a todos a liberdade efetiva de copiá-la e redistribuí-la, com ou sem modificá-la, comercialmente ou não comercialmente . Secundariamente, esta Licença preserva para o autor e o editor uma maneira de obter crédito por seu trabalho, embora não seja considerada responsável por modificações feitas por terceiros


ID
440680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca dos conceitos de software livre divulgados e
defendidos pela Free Software Foundation (FSF) e pelo
projeto Gnu, julgue os itens seguintes

A licença GNU free documentation license (FDL) impede a distribuição comercial de documentos que a utilizem.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito como eu e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

  • Me Corrijam se estiver errado.

    Mas acho que o GNU não impede a comercialização de documentos. Somente do softwares em si.

  • The purpose of this License is to make a manual, textbook, or other functional and useful document "free" in the sense of freedom: to assure everyone the effective freedom to copy and redistribute it, with or without modifying it, either commercially or noncommercially. Secondarily, this License preserves for the author and publisher a way to get credit for their work, while not being considered responsible for modifications made by others.

    Tradução do Google

    O objetivo desta Licença é tornar um manual, livro didático ou outro documento funcional e útil "gratuito" no sentido de liberdade: garantir a todos a liberdade efetiva de copiá-la e redistribuí-la, com ou sem modificá-la, comercialmente ou não comercialmente . Secundariamente, esta Licença preserva para o autor e o editor uma maneira de obter crédito por seu trabalho, embora não seja considerada responsável por modificações feitas por terceiros.

    Fonte:https://www.gnu.org/licenses/fdl-1.3.pt-br.html

  • ERRADO

    Permissões:

    Desde que haja uma cópia de si mesma, a GFDL permite explicitamente a qualquer usuário do item sob ela licenciado copiá-lo literalmente e distribuir essas cópias, inclusive recebendo compensação monetária por elas; permite ainda locá-las e exibi-las publicamente. Impõe, porém, uma série de exigências e obrigações, como a de disponibilizar uma cópia transparente do item, acima mencionada. Ela proíbe que se utilizem meios técnicos para impedir que pessoas que tenham acesso a qualquer cópia do item usufruam dos mesmos direitos que quaisquer outros.

    Versões modificadas do item também podem ser incluídas, desde que o autor da modificação concorde em também licenciar a versão modificada pela GFDL.7

    quer ver mais : https://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_Free_Documentation_License


ID
571828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca dos conceitos de software livre divulgados e defendidos
pela Free Software Foundation (FSF) e pelo projeto Gnu, julgue
os itens seguintes.

Todo programa que possui licença de copyleft é programa que possui copyright.

Alternativas
Comentários
  • O copyleft denomina genericamente uma ampla variedade de licenças que permitem, de diferentes modos, liberdades em relação a uma obra intelectual. Seu nome se origina do trocadilho com o termo "copyright".

  • Discordo do gabarito, no meu entendimento está ERRADO, ou talvez eu não esteja interpretando da maneira correta.

    O Que é Copyleft?

    Copyleft é um método geral para tornar um programa (ou outra obra) livre (free, em inglês, no sentido de liberdade, e não de “preço zero”) e exigir que todas as versões modificadas e extensões do programa também sejam livres.

    O modo mais simples de tornar um programa livre é colocá-lo em domínio público, sem copyright. Isto permite que as pessoas compartilhem o programa e suas melhorias, se elas estiverem dispostas a tal. Mas isto também permite que pessoas não cooperativas transformem o programa em software proprietário. Elas podem fazer modificações, poucas ou muitas, e distribuir o resultado como um produto proprietário. As pessoas que receberem esta forma modificada do programa não têm a liberdade que o autor original havia lhes dado; o intermediário eliminou estas liberdades.

    No Projeto GNU, nosso objetivo é dar a todos os usuários a liberdade de redistribuir e modificar o software GNU. Se algum intermediário fosse capaz de retirar a liberdade, nosso código poderia “ter muitos usuários”, mas ele não os daria liberdade. Então, em vez de colocar o software GNU em domínio público, nós o tornamos “copyleft”. O copyleft diz que qualquer um que distribui o software, com ou sem modificações, deve passar adiante a liberdade de copiar e modificar novamente o programa. O copyleft garante que todos os usuários tenham liberdade.

    Fonte direto do site da GNU: https://www.gnu.org/licenses/copyleft.html

    Em resumo,

    O copyright é o regime padrão de direito autoral, com a criação de monopólios, limitação de acesso ao código fonte e obstáculos à inovação;

    O copyleft é o regime de livre acesso ao código fonte, tendo, como agentes, programadores insatisfeitos com o direito autoral tradicional. Como consequências individuais, o copyleft ajuda no engajamento e empreendimento coletivo – sobretudo pelo compartilhamento que há no desenvolvimento dos aplicativos – e, como consequências econômicas, traz uma maior eficiência, sofisticação, estabilidade e hospitalidade dos programas, com subversão, transformação e criação de instituições jurídicas e diferentes formas de associação e perspectivas.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito como eu e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    CESPE é meio orgulhosa, diante disto ela cria suas proprias regras e se acha a doutrina máxima, então se ela fala que 2+1= 4 é verdade! vale mais vc acreditar nisso e garantir 1 ponto do que bater de frente com ela e PERDER 2 pontos. 

     

     

    copyright - direito sobre algo "autorais";

    copyleft - codigo fonte livre;

    ou seja, alguem criou algo "dono" (copyright) mas decidiu tornar público(copyleft), com codigo aberto. 

     

  • GALERA SOLICITEM COMENTÁRIO DO PROFESSOR


ID
610162
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Um dos softwares livres mais utilizados como plataforma para educação em ambiente virtual compatível com sistemas operacionais Linux, Mac OS, Unix e Windows é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem.

    Fonte de pesquisa: http://aprender.rosana.unesp.br/mod/resource/view.php?id=254
  • MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual (ver ambiente virtual de aprendizagem). A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através da Internet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.

    Ref: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle.
    Bons estudos!
  • Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem.

     

    MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual (ver ambiente virtual de aprendizagem). A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através da Internet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.

  • a-

    moodle é um gerenciador de aulas gratuito, oferecendo possibilidade de aprendizado e ensino cooperativo, sendo necessarios php e mysql ou postgree.


ID
662125
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Os usuários de bibliotecas de software que tenham a licença GNU Lesser General Public License (L-GPL) podem utilizá-la livremente,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    FSF (Fundação Software Livre) que organiza, controla e faz as regras para utilizar software livre. A principal é a:

    GPL (Licença Pública Geral): 1. Executa programa para qualquer propósito. 2. Estuda como o programa funciona e adapta a suas necessidades. 3. Redistribui cópias do programa de modo que você possa ajudar a seu próximo. 4. Modificar o programa e distribuir estas modificações de modo que toda comunidade se beneficie.

  • A) desde que o programa seja disponibilizado apenas como software livre.

    B) desde que o programa não seja para fins comerciais.

    C)não importando se o programa for para fins comerciais. GABARITO

    D)programas desenvolvidos apenas na plataforma Linux.

    E)desde que somente para programas livres e com código aberto (open source).


ID
786328
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O software livre atende à liberdade

Alternativas
Comentários
  • Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:

    * A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade n.º 0);

    * A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade n.º 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

    * A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade n.º 2);

    * A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n.º 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;


ID
853486
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

São razões para adoção do software livre:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • (D)

    Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:

    * A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade n.º 0);

    A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade n.º 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

    * A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade n.º 2);

    * A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n.º 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;


ID
853507
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Software Livre é o software

Alternativas
Comentários
  • Software livre: não é necessariamente de graça, não tem limitações, não tem data de vencimento, pode ser alterado (acesso ao código fonte).

    Gabarito letra A.

  • a) disponibilizado, gratuitamente ou comercializado, com as premissas de liberdade de instalação; plena utilização; acesso ao código fonte; possibilidade de modificações/aperfeiçoamentos para necessidades específicas; distribuição da forma original ou modificada, com ou sem custos.

    b) comercializado gratuitamente sem premissas de liberdade de instalação; utilização personalizada; acesso ao código objeto; possibilidade de modificações/ aperfeiçoamentos para fins comerciais; distribuição da forma original ou modificada, com ou sem custos. (Acesso ao código-fonte!)

    c)disponibilizado, gratuitamente ou comercializado, com as premissas de gerenciamento personalizado; plena utilização; restrição de acesso ao código fonte; possibilidade de modificações/aperfeiçoamentos para programas complexos; distribuição da forma modificada, com ou sem custos(Para ser software livre deve dar acesso ao código-fonte!).

    d) disponibilizado, gratuitamente ou comercializado, com as premissas de liberdade de instalação; plena consistência; acesso ao código fonte; possibilidade de modificações/aperfeiçoamentos para necessidades específicas; recuperação da forma original ou modificada, sem custos. (pode haver custos)

    e) disponibilizado simultaneamente com tokens e liberdade de comunicação; utilização autorizada; acesso a processos e programas; possibilidade de modificações/comercialização para fins específicos; distribuição da forma conceitual e modificada, com ou sem custos. (Se a maioria é livre o uso para que entregar um token?)


ID
885067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

A respeito de software livre, julgue os itens que se seguem.

Um modelo de negócio com o uso de software livre é a consultoria e suporte, com a implantação e a manutenção de software livre sem custo nenhum de licenciamento para o cliente, sendo pagos somente os serviços prestados.

Alternativas
Comentários
  • Que redação tosca!
  • Os objetivos do Software Livre (controle na própria computação e cooperação livre) são atingidas por concessão do seguinte-direitos de liberdade: os usuários são livres para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software,2 3 estas liberdades são explicitamente concedidos e não suprimidas (como é o caso do software proprietário). Assim, o software livre é uma questão de liberdade, não de preço (os usuários são livres - o que inclui a liberdade de redistribuir o software, que pode ser feito gratuitamente ou por uma taxa5 ). Software livre garante as liberdades dos usuários: estudar e modificar software, pela disponibilidade do código fonte, bem como a liberdade de copiar e distribuir.

    fonte: wiki


    Bons estudos.
  • "Selling professional services:

    The financial return of costs on open-source software can also come from selling services, such as training, technical support, or consulting, rather than the software itself."


    Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Business_models_for_open-source_software#Selling_professional_services

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

  • Questãozinha de lógica.

    Você trabalha com uma empresa que "VENDE" um software livre, que teoricamente é de graça.
    Como capitalizar?

    Vendendo serviço né...

    Resposta: Certa

  • CORRETO!!

    ESSA É A IDEIA UTILIZADA, POR EXEMPLO, NO LINUX. PODEMOS CITAR AQUI A DISTRIBUIÇÃO RED HAT; VOCÊ PODE UTILIZAR O SO GRATUITO, MAS PAGA PELO SUPORTE.


ID
885070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

A respeito de software livre, julgue os itens que se seguem.

Arquivos com a extensão .odt criados em editores de texto são considerados de padrão fechado e somente podem ser visualizados em um editor de texto proprietário.

Alternativas
Comentários
  • É um formato de arquivo usado para armazenamento e troca de documentos de escritório, como textos, planilhas, bases de dados, desenhos e apresentações. Este formato foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e baseia-se na linguagem XML. O ODF é um formato aberto e público e foi aprovado como norma ISO/IEC em 8 de Maio de 2006 (ISO/IEC 26300).

    O formato ODF foi desenvolvido por uma grande variedade de organizações, sendo possível aceder livremente às respectivas especificações. Isto significa que o ODF pode ser implementado em qualquer sistema, seja ele de código aberto ou não, sem ser necessário efetuar qualquer tipo de pagamento ou estar sujeito a uma licença de uso restrito. O ODF constitui-se como uma alternativa aos formatos de documentação que são propriedade de empresas privadas, sujeitos a licença de uso restrito ou onerosas, permitindo a organizações e indivíduos escolherem o software que mais lhes convém para lidar com os arquivos guardados neste formato. O formato é independente de plataforma e fornecedor tornando-o adequado para a armazenagem de documentos a longo prazo. 
    (fonte: http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2010/07/o-que-e-o-formato-odt/)
  • Só complementando, com as extensões para tipos de OpenDocuments

    The most common filename extensions used for OpenDocument documents are:

  • ERRADA
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

    O formato ODF foi desenvolvido por uma grande variedade de organizações, sendo possível aceder livremente às respectivas especificações. Isto significa que o ODF pode ser implementado em qualquer sistema, seja ele de código aberto ou não, sem ser necessário efetuar qualquer tipo de pagamento ou estar sujeito a uma licença de uso restrito.

     

     

    #sheldon Querino obrigado pelo gabarito.

     

  • No tempo da internet... Nada é restrito... nada é impossível... só precisa de um pouco de esforço.

    Resposta: Errada

  • Por que muitos estão comentando "ODF" se na questão está "odt." ???

  • Gabarito: Errado

    É um formato de arquivo usado para armazenamento e troca de documentos de escritório, como textos, planilhas, bases de dados, desenhos e apresentações. Este formato foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e baseia-se na linguagem XML. O ODF é um formato aberto e público e foi aprovado como norma ISO/IEC em 8 de Maio de 2006 (ISO/IEC 26300).

  • odt - linux - software livre

  • .ODT. MUITO UTILIZADO NO LIBREOFFICE WRITER.


ID
885073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

A respeito de software livre, julgue os itens que se seguem.

O portal do Software Público Brasileiro disponibiliza software considerado livre, que pode ser utilizado, sem custo, por pessoas físicas e órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Entretanto, para pessoas jurídicas da iniciativa privada, há a cobrança pela utilização do software.

Alternativas
Comentários
  • O portal do Software Público Brasileiro disponibiliza software livre (CÓDIGO FONTE ABERTO) e free (GRATUITO) e qualquer pessoa pode utilizar independente se física ou jurídica, pública ou privada.
  • Gabarito: ERRADO

    ...empresas públicas e privadas em administrar, gerenciar, controlar e auditar configurações em ambientes de TI a partir de um único ponto de vista.


    fonte: <http://www.softwarepublico.gov.br/ListaSoftwares>
  • Orgãos públicos federais, estaduais e municipais são pessoas jurídicas.

  • Gabarito: Errado

    O portal do Software Público Brasileiro disponibiliza software livre (CÓDIGO FONTE ABERTO) e (GRATUITO) e qualquer pessoa pode utilizar independente se física ou jurídica, pública ou privada.

  • Portaria N° 46 de 28 de setembro de 2016

    Dispõe sobre a disponibilização de Software Público Brasileiro e dá outras providências.

    Art. 8º O Portal do Software Público Brasileiro é a plataforma tecnológica pública oficial para a disponibilização, compartilhamento e o desenvolvimento de Software Público Brasileiro e Projetos de Software.

    Art. 9º Todo Software Público Brasileiro deve ser disponibilizado no Portal do Software Público Brasileiro de forma gratuita, na intenção de que possa ser útil à administração pública e à sociedade.


ID
885076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

A respeito de software livre, julgue os itens que se seguem.

Considere que determinada empresa comercialize um software cujo código fonte é fechado, sem cobrar pelo licenciamento, mas cobrando pelos serviços de instalação, configuração e treinamento dos utilizadores do software. Nesse caso, o software é considerado um software livre de acordo com a FSF (Free Software Foundation).

Alternativas
Comentários
  • Este software não pode ser considerado livre pois possui CÓDIGO FONTE fechado.
    Software livre pode ser pago, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
  • "Free software is a matter of liberty, not price. To understand the concept, you should think of free as in free speech, not as in free beer."
      —Richard Stallman
  • Pra ser considerado software livre, há que se antender às 4 liberdades básicas:
    A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0) A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2). A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. fonte: http://br-linux.org/faq-softwarelivre
  • tirou algumas dúvidas


     

  • Para ser considerado Livre o código fonte tem que ser aberto obrigatoriamente.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    Este software não pode ser considerado livre pois possui CÓDIGO FONTE fechado.
    Software livre pode ser pago, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

     

    Pra ser considerado software livre, há que se antender às 4 liberdades básicas:
    A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0) A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2). A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. fonte: http://br-linux.org/faq-softwarelivre

  • Gabarito: Errado

    Este software não pode ser considerado livre pois possui CÓDIGO FONTE fechado.


ID
900487
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Software livre se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modifcarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a 4 tipos de liberdade para os usuários do software:

- a liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.
- a liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades.
- a liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.
- a liberdade de aperfeiçoar, modifcar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se benefcie (Mota Filho, 2006).

Com base no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os objetivos do Software Livre (controle na própria computação e cooperação livre) são atingidas por concessão do seguinte-direitos de liberdade: os usuários são livres para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software, estas liberdades são explicitamente concedidos e não suprimidas (como é o caso do software proprietário). Assim, o software livre é uma questão de liberdade, não de preço (os usuários são livres - o que inclui a liberdade de redistribuir o software, que pode ser feito gratuitamente ou por uma taxa ). Software livre garante as liberdades dos usuários: estudar e modificar software, pela disponibilidade do código fonte, bem como a liberdade de copiar e distribuir.
    [...]Do ponto de vista econômico, o software livre promove o estabelecimento de vários fornecedores com base no mesmo software. A competição entre fornecedores traz vantagens aos usuários, como melhorias nos serviços de suporte e redução nos preços de pacotes (manuais, CDs, etc). Cerca de 80% do dinheiro gasto com software pelas empresas são voltados para aplicações personalizadas e treinamento . Esse modelo de negócio (suporte e venda de pacotes) incentiva o surgimento de pequenas empresas que podem atender os mercados locais e consequentemente redução da dependência de empresas estrangeiras.

    Fonte: Wikipedia
  • Comentários:

    a) O software não deverá ser obrigatoriamente gratuito, tanto é que temos atualmente versões do SO Linux pagas.
    b) As cópias não são ilegais. Podemos baixar (copiar) da internet normalmente.
    c) A cobrança do suporte técnico é devida pois o profissional irá vender seu serviço (intelectuo). Ninguém trabalha de graça, mesmo que a ferramenta seja livre / grátis etc.
    d) Um dos itens que conceituam o software livre é a permissão para modificarem. Para isso, é preciso ter acesso ao fonte, e não ao compilado.
    e) Para mim, esta é a correta. Justifica o item d. Para modificar algo, precisa de acesso ao código fonte.

ID
917278
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Software Livre é o software disponibilizado, gratuitamente ou comercializado, com as seguintes premissas:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    O detalhe da questão é que os Softwares Livres dão acesso ao código fonte e não apenas ao código objeto. As demais premissas são as normalmente associadas aos Software Livres:
    • liberdade de instalação;
    • plena utilização;
    • acesso ao código fonte;
    • possibilidade de modificações/ aperfeiçoamentos para necessidades específicas; distribuição da forma original ou modificada, com ou sem custos.
    Uma última observação apenas em relação ao fato do Software Livre não implicar de forma alguma em gratuidade obrigatória. Em outras palavras, Software Livre não é necessariamente software gratuito.
  • Identifiquei a alternativa correta por ver os erros das outras, porém erros maiores, pois dependendo da licença do software livre não pode modificar e repassar adiante com custo. Como a questão não identificou qual a licença a B é a mais correta. 

  • Para quem não sabe o que é código objeto, citado nas alternativas, segue a explanação:

    Código objeto ou arquivo objeto é o nome dado ao código resultante da compilação do código-fonte. Normalmente, o código fonte é formado por uma sequência de instruções no formato especificado por alguma Linguagem de Programação, por exemplo Python, Java, Ruby. Para cada arquivo de código fonte é gerado um arquivo com código objeto, que posteriormente é "ligado" aos outros, através de um linker, resultando num arquivo executável ou biblioteca.

    Exemplo:
    COM do DOS, que é apenas um arquivo com bytes sempre carregados na mesma posição da memória.

    Fonte: Wikipédia


ID
945472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O GIMP (GNU Image Manipulation Program), o Scribus e o Blender são exemplos de softwares livres desenvolvidos para uso no design gráfico, animações, artes gráficas e outras áreas que utilizam manipulação de imagens, vídeos e desenvolvimento de gráficos vetoriais. Com relação a software livre, julgue os itens a seguir.

O GIMP possibilita o tratamento de imagens vetoriais, sendo compatível com os sistemas operacionais Linux, Windows e Mac.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O GIMP é um software para edição de imagens e fotos em bitmap, podendo ser utilizado nos sistemas operacionais Linux, Windows e Mac.

  • GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial.

    Sistema operacional Linux, Mac OS X, Microsoft Windows, FreeBSD, Solaris, AmigaOS 4


    http://pt.wikipedia.org/wiki/GIMP


    Não entendi por que é errado


  • Aí depois querem chamar o Serpro de "nata da TI", com umas questõezinhas bosta destas...

  • Queria entender o erro também!

  • Não tem relação com vetor. Vejam a introdução e procurem.

    https://docs.gimp.org/2.8/pt_BR/introduction.html

  • Início do capítulo sobre vetores no GIMP (para saber mais, só ir clicando nas setas):

    https://docs.gimp.org/2.10/pt_BR/gimp-using-paths.html

    Não é o programa ideal para esta tarefa mas isso não significa que não seja compatível.

  • 1. Bem-vindo ao GIMP

    O GIMP é uma ferramenta multi-plataforma de manipulação de fotos. GIMP é um acrônimo para GNU Image Manipulation Program (Programa de Manipulação de Imagens GNU). O GIMP é adequado para várias tarefas de manipulação de imagens, incluindo retocar fotos, composição e construção de imagens.

    O GIMP tem muitos recursos. Ele pode ser usado como um programa de pintura simples, um programa de retoques fotográficos de qualidade profissional, um sistema de processamento de lote online, um processador de imagens para produção em massa, um conversor de formato de imagem, etc.

    O GIMP é expansível e extensível. Ele foi projetado para ser aumentado com plug-ins e extensões para fazer praticamente qualquer coisa. A interface de programação avançada permite tudo, desde a execução da tarefa mais simples até os procedimentos de manipulação de imagem mais complexos: tudo pode ser facilmente automatizado por meio de scripts.

    Um dos pontos fortes do GIMP é a sua disponibilidade livre para vários sistemas operacionais. A maioria das distribuições GNU/Linux incluem o GIMP como um aplicativo padrão. O GIMP está disponível também para outros sistemas operacionais como o Microsoft Windows™ ou o Mac OS X™ da Apple (Darwin). O GIMP é um aplicativo de Software Livre coberto pela Licença Pública Geral [GPL]. A GPL oferece aos usuários a liberdade para acessar e alterar o código-fonte que compõe os programas de computador.

    1.3. Características e Capacidades

    A lista a seguir é um breve resumo de alguns dos recursos e capacidades que o GIMP lhe oferece:

    -Um conjunto completo de ferramentas de pintura, incluindo pincéis, um lápis, um aerógrafo, clonagem, etc.

    -Gerenciamento de memória baseado em pedaços da imagem (tiles), assim o tamanho da imagem é limitado apenas pelo espaço disponível em disco

    -Amostragem de sub-pixel para todas as ferramentas de pintura, obtendo uma alta qualidade de anti-serrilhamento

    -Suporte total a canal Alfa para trabalhar com transparência

    -Camadas e canais

    -Um banco de dados procedural para chamar funções internas do GIMP a partir de programas externos, como Script-Fu ou Python-fu

    -Pode ser automatizado de forma avançada por scripts e plug-ins

    -Múltiplos níveis de desfazer/refazer (limitado apenas pelo espaço em disco)

    -Ferramentas de transformação incluindo rotacionar, redimensionar, inclinar e espelhar

    -Suporte para uma ampla gama de formatos, incluindo GIF, JPEG, PNG, XPM, TIFF, TGA, MPEG, PS, PDF, PCX, BMP e muitos outros

    -Ferramentas de seleção, incluindo retângulo, elipse, livre, fuzzy, bezier e tesouras inteligentes

    -Plug-ins que permitem a fácil adição de novos formatos de arquivo e novos filtros de efeitos.

    Fonte: https://docs.gimp.org/2.10/pt_BR/introduction.html


ID
984028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O Scribus é um aplicativo de desktop publishing de código aberto. Versões nativas do programa estão disponíveis para Linux, Unix, Mac OS X , OS/2 e Windows. Com relação a esse software livre, julgue os itens a seguir.


No Scribus, a importação e a exportação de arquivos com quatro separações de cores são permitidas.

Alternativas
Comentários
  • Na original tem 12 cores, mas podemos add mais cores.


ID
984031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O Scribus é um aplicativo de desktop publishing de código aberto. Versões nativas do programa estão disponíveis para Linux, Unix, Mac OS X , OS/2 e Windows. Com relação a esse software livre, julgue os itens a seguir.


O Scribus é uma ferramenta para editoração gráfica.

Alternativas
Comentários
  • O Scribus foi desenvolvido para um layout flexibilizado e para o controle de caracteres, com a habilidade de preparar arquivos para equipamentos de qualidade profissional de imagem, sendo disponível em mais de 24 idiomas. O Scribus também pode criar apresentações e formulários PDF animados e interativos. Os exemplos de uso incluem jornais, brochuras, cartazes e livros.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Scribus


ID
984034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O Scribus é um aplicativo de desktop publishing de código aberto. Versões nativas do programa estão disponíveis para Linux, Unix, Mac OS X , OS/2 e Windows. Com relação a esse software livre, julgue os itens a seguir.


Manipulação e formatação de objetos, espaçamento de palavras, inserção de imagens, textos e tabelas são exemplos de recursos oferecidos por esse aplicativo.

Alternativas
Comentários
  • Scribus é um Software Livre, equivalente ao PageMaker e InDesign

    fonte: wiki.softwarelivre.org/Scribus/Sobre

     

     


ID
984037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O Scribus é um aplicativo de desktop publishing de código aberto. Versões nativas do programa estão disponíveis para Linux, Unix, Mac OS X , OS/2 e Windows. Com relação a esse software livre, julgue os itens a seguir.


O aplicativo em questão pode ser utilizado na criação de apresentações e formulários animados em formato pdf.

Alternativas
Comentários
  • A fim de ajudar:

    O Scribus suporta uma grande quantidade de formatos gráficos, além do SVG. Também oferece recursos profissionais como CMYK, gerenciamento de perfis ICC e cores por separação (spot colors). Um interpretador Python foi incluso dentro do programa para criação de scripts que auxiliam no processo de criação do documento automatizando tarefas comuns.

    A impressão é alcançada através do próprio interpretador de Postscript de nível 3, com suporte à incorporação ou apenas à referência (sub-lista) de fontes Truetype, Type 1 e OpenType. O driver interno também suporta a criação de PS de nível 2 e uma grande parte do subset de nível 3.

    O suporte a PDF inclui transparência, criptografia e uma grande quantidade das especificações do PDF 1.4 e X/3. Objetos interativos como campos, anotações, botões e marcadores também são suportados.

    O formato de arquivo usado no Scribus basea-se no XML, sendo totalmente documentado. Documentos tipo OpenDocument podem ser importados, assim como RTF, Microsoft Word .doc e HTML (com algumas limitações em certos casos).


ID
984040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O Scribus é um aplicativo de desktop publishing de código aberto. Versões nativas do programa estão disponíveis para Linux, Unix, Mac OS X , OS/2 e Windows. Com relação a esse software livre, julgue os itens a seguir.


O Scribus não permite a geração de documentos em formato pdf.

Alternativas
Comentários
  • A fim de ajudar:

    O Scribus suporta uma grande quantidade de formatos gráficos, além do SVG. Também oferece recursos profissionais como CMYK, gerenciamento de perfis ICC e cores por separação (spot colors). Um interpretador Python foi incluso dentro do programa para criação de scripts que auxiliam no processo de criação do documento automatizando tarefas comuns.

    A impressão é alcançada através do próprio interpretador de Postscript de nível 3, com suporte à incorporação ou apenas à referência (sub-lista) de fontes Truetype, Type 1 e OpenType. O driver interno também suporta a criação de PS de nível 2 e uma grande parte do subset de nível 3.

    O suporte a PDF inclui transparência, criptografia e uma grande quantidade das especificações do PDF 1.4 e X/3. Objetos interativos como campos, anotações, botões e marcadores também são suportados.

    O formato de arquivo usado no Scribus basea-se no XML, sendo totalmente documentado. Documentos tipo OpenDocument podem ser importados, assim como RTF, Microsoft Word .doc e HTML (com algumas limitações em certos casos).

  • Scribus é um paginador utilizado por, entre outros, profissionais gráficos.

    Trata-se de um programa de qualidade que é usado na edição de livros e revistas na Europa e nos EUA(1).

    Além da exportação para o formato PDF (com bookmarks), permite a criação de formulários interactivos nesse formato e a geração e inclusão de códigos de barras no documento


ID
1032412
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Consoante aos tipos de licenças de softwares a GNU (General Public Licence ou Licença Pública Geral) é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: Letra D

    "GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Mattew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).
    A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux." 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License



     
    "Essa seria uma questão que poderia dar algum problema, mas basta prestar atenção, pois a letra "C" refere-se a Direitos Autorais que é o que significa copyright, mesmo não sabendo disso, observem que a alternativa diz que as condições para cópias, modificações e redistribuições são explicitamente definidas, ou seja, não há liberdade de alteração pelo usuário.
    Diferente da questão "D" que simplesmente diz que
    é a licença referente ao projeto GNU, incluído o kernel (núcleo) do sistema operacional Linux, ou seja, todo software livre pode ser alterado." http://profmardelj.blogspot.com.br/2013/05/prova-soldado-pmmg-2013-comentada.html
     
     

     

  • Letra D

    Mas que coisa engraçada... Olha o que o cara que fez a questão escreveu logo no começo: Consoante aos tipos de licenças de softwares a GNU (General Public Licence ou Licença Pública Geral)..., oxi, do jeito como está parece que o significado de GNU é General Public Licence, e não é nada disso!!!

    GNU é uma sigla. Mas não uma sigla comum. É uma sigla recursiva. E o que isso significa? Bom, acho melhor contar uma pequena história...

    Lá em meados da década de 1980 um camarada chamado Richard Stallman queria desenvolver um Sistema Operacional totalmente composto por softwares livres. Sua ideia era criar um sistema que fosse compatível com um outro já existente na época e muito famoso, chamado UNIX, mas que não pudesse ser confundido com ele, afinal, tratava-se de um sistema novo, poxa vida! Pois bem, essa diferenciação, para Stallman, deveria ficar clara logo no nome do negócio. Deveria ser algo como Não UNIX (em inglês Not UNIX) e ele deve ter ficado matutando essa ideia por algum tempo até que o termo GNU lhe ocorresse! Tudo bem, mas o que é GNU, então? GNU is Not UNIX (GNU Não é UNIX), olha só que "fácil"!

    Bom, "fácil" é um tanto exagerado, até porque, depois de todo esforço de Stallman pra encontrar esse nome tão "sugestivo", nosso amigo autor da questão achou que GNU fosse... General Public Licence (Hã?!) - Ou pelo menos foi isso que pareceu pra mim.

    Seja como for, já que chegamos até aqui, vamos completar logo a história. O Sistema Operacional GNU acabou se transformando em um projeto GNU, cujo objetivo se voltou não apenas ao desenvolvimento de um Sistema Operacional livre, mas também ao desenvolvimento de softwares livres como um todo: aplicativos, utilitários, kernels, interfaces... enfim, softwares livres em geral. E para garantir essa liberdade, Stallman concebeu um tipo de Licença que todos os softwares do seu projeto deveriam adotar: A GPL (General Public Licence).

    Agora, de volta ao mundo dos concursos... se olharmos a afirmativa D: General Public Licence... É a licença para os pacotes distribuídos pelo projeto GNU, incluído o kernel (núcleo) do sistema operacional Linux. ;)
  • Quem entende sobre o funcionamento de seu smartphone Android sabe dessa '-' 

  • Prezados,
    A GNU General Public License, ou GPL é a designação da licença de software livre idealizada por Richard Stallman. Em termos gerais a GPL se baseia em alguma liberdades :
    - Liberdade de executar o programa para qualquer proposito
    - Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo a sua realidade.
    - Liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo
    - Liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie dele.

    Vemos que a letra A está errada pois é possível haver modificação em seu código fonte, a letra B está errada pois a licença não possui parte de contrato com a Debian, a C está errada pois a GPL não é definida pela copyright.

    Portanto a alternativa correta é a letra D.


ID
1035196
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Sobre licenciamento de software, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. As demais afirmações são imperativas, e não existem.

    B = nem todo software gratuito é software livre (por exemplo, os freewares).
    C = os softwares gratuitos (freeware) se distribuídos, caracteriza a pirataria.
    D = os softwares de domínio público podem ser livres, mas não é regra, tampouco suas versões modificadas.
  • -a==A

  • -a==A


ID
1101307
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Por intermédio do projeto GNU foram desenvolvidas diversas ferramentas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • gcc(antigo Gnu C Compiler, agora Gnu Compiler Collection), emacs, gimp e Gnome, são todos frutos do esforço do projeto GNU(mesmo que alguns deles não estejam mais embaixo da árvore GNU).

    O servidor Apache, é desenvolvido pela Apache Software Foundation - http://www.apache.org/

  • Apesar de o Apache também ser Software Livre, ele não usa a licença GNU, mas, uma própria licença chamada "Apache Licence" (que também é livre).


ID
1152157
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Qual das alternativas a seguir apresenta um dos mais populares servidor de impressão do mundo do software livre?

Alternativas
Comentários
  • CUPS (Sistema Comum de Impressão Unix) é um gerenciador de impressão para sistemas tipo *nix, ou seja, um ambiente de sistemas operacionais de software Livre / open source inspirado pelo Unix. 

     

    https://www.vivaolinux.com.br/artigo/CUPS-Gerenciador-de-impressoes

  • NUNCA VI ESSE TROÇO !

  • LDAP = serviço de diretório;

    Cups = Gabarito;

    Openoffice = uma suite de ferramentas similar ao office, com a diferença de ser gratuita;

    Synaptic.= é um programa com uma interface gráfica que gerencia pacotes apt;

    Bind = é o servidor de DNS mais popular do Linux.


ID
1202035
Banca
OBJETIVA
Órgão
CBM-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Em relação aos softwares livres e às suas licenças de uso, de distribuição e de modificação, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Erros em negrito.

    • a) A principal característica de todos os softwares livres é que são totalmente grátis, sempre, inclusive suas atualizações/modificações feitas pelo seu desenvolvedor. 
    • b) Os softwares livres são conhecidos principalmente por serem programas de qualidade inferior. 
    • c) Há custos para o desenvolvimento de softwares livres, assim como em qualquer outra atividade; porém, a diferença está na filosofia do software livre, que visa à dependência dos usuários e ao lucro para o desenvolvedor


ID
1493107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca de licença de software, software livre e código aberto, além de acesso remoto, em plataformas Linux e Windows, julgue os itens subsequentes.

Todo pacote de distribuição de software livre ou software de código aberto deve incluir ou apontar para um local onde seja possível obter cópias do código fonte do software, mesmo que este também contenha uma versão do software previamente compilado.

Alternativas
Comentários
  • http://www.infowester.com/freexopen.php

  • A disponibilidade do código-fonte não é condição suficiente para que ele seja considerado de código aberto. É necessário satisfazer dez critérios, inspirados nas Orientações sobre Software Livre do projeto Debian:

    1 - Livre redistribuição: sua licença não pode restringir ninguém, proibindo que se venda ou doe o software a terceiros;

    2 - Código-fonte: o programa precisa obrigatoriamente incluir código-fonte e permitir a distribuição tanto do código-fonte quanto do programa já compilado;

    3 - Obras derivadas: a licença deve permitir modificações e obras derivadas que possam ser redistribuídas dentro dos mesmos termos da licença original;

    4 - Integridade do código do autor: a licença pode proibir que se distribua o código-fonte original modificado desde que a licença permita a distribuição de patch files com a finalidade de modificar o programa em tempo de construção;

    5 - Não discriminação contra pessoas ou grupos: a licença não pode discriminar contra pessoas ou grupos;

    6 - Não discriminação contra áreas de utilização: a licença não pode restringir os usuários de fazer uso do programa em uma área específica;

    7 - Distribuição da licença: Os direitos associados ao programa através da licença são automaticamente repassados a todas as pessoas às quais o programa é redistribuído sem a necessidade de definição ou aceitação de uma nova licença;

    8 - Licença não pode ser específica a um produto: os direitos associados a um programa não dependem de qual distribuição em particular aquele programa está inserido. Se o programa é retirado de uma distribuição, os direitos garantidos por sua licença continuam valendo;

    9 - Licenças não podem restringir outro software: a licença não pode colocar restrições em relação a outros programas que sejam distribuídos junto com o software em questão; e

    10 - Licenças devem ser neutras em relação as tecnologias: nenhuma exigência da licença pode ser específica a uma determinada tecnologia ou estilo de interface.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    1 - Livre redistribuição;

    2 - Código-fonte: o programa precisa obrigatoriamente incluir código-fonte e permitir a distribuição tanto do código-fonte quanto do programa já compilado;

    3 - Obras derivadas;

    4 - Integridade do código do autor;

    5 - Não discriminação contra pessoas ou grupos;

    6 - Não discriminação contra áreas de utilização;

    7 - Distribuição da licença;

    8 - Licença não pode ser específica a um produto;

    9 - Licenças não podem restringir outro software;

    10 - Licenças devem ser neutras em relação as tecnologias.

  • Pessoal, como encontrar questões exclusivas do Linux pelo QC?

     

    Grata!


ID
1493110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca de licença de software, software livre e código aberto, além de acesso remoto, em plataformas Linux e Windows, julgue os itens subsequentes.

Para uma licença ser considerada de software livre, ela deve permitir ao usuário o direito de ler, modificar e redistribuir o código fonte, isso é, ser de código aberto, bem como deve impedir o usuário de cobrar quaisquer valores, royalties ou taxas para redistribuição de software modificado.

Alternativas
Comentários
  • Software livre NÃO é sinônimo de software gratuito.

    As liberdades são no que se refere a compreender, modificar e, se for o caso, distribuir o fonte.
    Não há problema em um software livre ser vendido.

  • Re-licensing under a proprietary license

    If a software product uses only own software and open-source software under a permissive free software licence, a company can re-license the resulting software product under a proprietary license and sell the product without the source code or software freedoms.[47] For instance, Apple Inc. is an avid user of this approach by using source code and software from open-source projects. For example, the BSD Unix operating system kernel (under the BSD license) was used in Apple's Mac PCs that were sold as proprietary products


    Selling professional services

    The financial return of costs on open-source software can also come from selling services, such as training, technical support, or consulting, rather than the software itself


    Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Business_models_for_open-source_software

  • Para uma licença ser considerada de software livre, ela deve permitir ao usuário o direito de ler, modificar e redistribuir o código fonte (CORRETO), isso é, ser de código aberto, bem como deve impedir o usuário de cobrar quaisquer valores (ERRADO), royalties ou taxas para redistribuição de software modificado.

    ERRO: Generalizou ao dizer "quaisquer valores". Pois existe a cobrança pela prestação de serviço agregado, por exemplo. Não se pode cobrar pelo S.O. modificado, mas pode cobrar por um eventual suporte e coisas do tipo. 

  • Se for feito download do software livre não é cobrado nada, mas caso eu solicite uma cópia via CD será pago uma taxa pelo envio e CD!?

  • O Ubuntu é um exemplo dessa questão. Você consegue ele de graça via download, mas pode pagar para obter cópia física e também oferecer doação para a equipe mantenedora. 

  • Red Hat é um sistema Linux (Código aberto) pago.

    Resposta: Errado

  • Ser software livre não garante que seja gratuito.

  • GABARITO: ERRADO

    Quando dizemos que um software é “livre”, queremos dizer que ele respeita as : a liberdade de executá-lo, de estudá-lo e mudá-lo, e redistribuir cópias com ou sem mudanças. Isso é uma questão de liberdade, não de preço – pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”.

    Código aberto não significa apenas acesso ao código fonte. Os termos de distribuição do software de código aberto devem obedecer aos seguintes critérios:

    REDISTRIBUIÇÃO LIVRE

    TRABALHOS DERIVADOS

    INTEGRIDADE DO CÓDIGO FONTE DO AUTOR

    NÃO DISCRIMINAÇÃO CONTRA PESSOAS OU GRUPOS

    NENHUMA DISCRIMINAÇÃO CONTRA OS CAMPOS DE ATUAÇÃO

    DISTRIBUIÇÃO DE LICENÇA

    A LICENÇA NÃO DEVE SER ESPECÍFICA PARA UM PRODUTO

    A LICENÇA NÃO DEVE RESTRINGIR OUTRO SOFTWARE

    A LICENÇA DEVE SER NEUTRA EM TERMOS DE TECNOLOGIA

  • As distribuições comerciais de Enterprise não são gratuitas...

    Software livre não é sinônimo de gratuidade.

  • PODE COBRAR PELO SUPORTE AO USUÁRIO; E NÃO PELO USO DO SISTEMA OPERACIONAL.

  • Software livre não é sinônimo de ser sempre gratuito.

  • Gab: ERRADO

    Software Livre (Free Software): disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, estudá-lo, copiá-lo e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, gratuitamente ou com custo.

  • ERRADO, pois o software livre não impede a cobrança de valores. É importante lembrar que software livre é o que possui código-fonte aberto e não é só gratuito, ele também pode ser pago.


ID
1630459
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Durante vários anos, a área de geotecnologias esteve dominada por soluções de elevado custo e formatos proprietários até que importantes movimentos passaram a definir padrões que visam à interoperabilidade de ambientes. Esses movimentos foram a criação do consórcio internacional Open Geospatial e a revolução do software livre, os quais possibilitaram que diferentes sistemas proprietários e/ou livres passassem a interagir de maneira transparente. No que diz respeito à classificação de softwares, que favorece a inserção do software livre na área de geotecnologias, identifique a classificação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica no pagamento de licenças de uso ou royalties. Fonte: Wikipedia https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Software_gratuito
  • software gratuito > sem necessidade de pagamento para uso do software.

    software código aberto ou software livre > código para aberto para fazer tudo de acordo com o projeto GNU, copiar, modificar e etc.. NÃO QUER DIZER QUE ELE É GRATUITO.


ID
1711369
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Das opções seguintes, aquela que contém apenas tipos de licença de software livre é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    Alguns conceitos para fazer por eliminação:

     

    a) Kerberos - protocolo de autenticação

    b) Debian - distro do Linux

    c) UML - linguagem de modelagem

    d) NTFS - sistema de arquivos

  • EXEMPLOS DE SOFTWARE LIVRE:

    linux (GNU/Linux)

    The GiMP ( editor de imagens)

    MOilla firefox (  navegador)


ID
1726714
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Sobre as licenças de softwares livres, leia cuidadosamente as afirmações a seguir. 

I. As licenças Creative Commons, quando aplicadas a softwares, diferenciam-se das licenças GPL e BSD por não incluírem necessariamente, dentre os direitos disponibilizados ao público, a possibilidade de manipulação do conteúdo por meio de código aberto.

II. A licença GPL requer que trabalhos derivados sejam licenciados sob a mesma licença, ou seja, sob a GPL.

III. A licença BSD requer apenas o reconhecimento dos autores e outras pequenas restrições. Como resultado os códigos BSD podem ser utilizados em projetos livres com outras licenças como Linux (GPL) ou softwares proprietários como pilha IP do Windows e o Mac OS X

Está correto o que se afirma em:


Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    I. As licenças Creative Commons, quando aplicadas a softwares, diferenciam-se das licenças GPL e BSD por não incluírem necessariamente, dentre os direitos disponibilizados ao público, a possibilidade de manipulação do conteúdo por meio de código aberto.
    Item correto. As licenças creative commons se diferenciam das licenças GPL, OPL e BSD por não incluírem dentre os direitos disponibilizados ao público a possibilidade de alteração do conteúdo. Tais licenças, nessas hipóteses, acabam permitindo a livre manipulação, distribuição, compartilhamento e replicação destes conteúdos.
    II. A licença GPL requer que trabalhos derivados sejam licenciados sob a mesma licença, ou seja, sob a GPL. 
    Item correto.A GPL requer que trabalhos derivados sejam licenciados sob a mesma licença, ou seja, sob a GPL. Já a licença BSD requer apenas o reconhecimento dos autores e outras pequenas restrições.
    III. A licença BSD requer apenas o reconhecimento dos autores e outras pequenas restrições. Como resultado os códigos BSD podem ser utilizados em projetos livres com outras licenças como Linux (GPL) ou softwares proprietários como pilha IP do Windows e o Mac OS X

    Item correto. A GPL requer que trabalhos derivados sejam licenciados sob a mesma licença, ou seja, sob a GPL. Já a licença BSD requer apenas o reconhecimento dos autores e outras pequenas restrições. Como resultado os códigos BSD podem ser utilizados em projetos livres com outras licenças como Linux (GPL) ou softwares proprietários como pilha IP do Windows e o Mac OS X.

    Os 3 itens dessa questão foram retirados da página wikipedia das licenças BSD e GPL.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Licen%C3%A7as_BSD_e_...

    Portanto a alternativa correta é a letra D

  • http://www.infowester.com/freexopen.php

    Indico esse link!

     Conteúdo de  Software livres completo .

    Bons estudos 

  • Copiou e colou da wikipedia kkkk. Poderia se basear em referências mais sérias. Acho isso meio amador. No mínimo um romantismo fundado em acessibilidade ou vai saber o que. Enfim, o jeito é ficar esperto e aprender com esse comportamento...


ID
1832917
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Qual, das seguintes condições, não está incluída nos conceitos de software livre da Free Software Foundation?

Alternativas
Comentários
  • Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”. Por vezes chamamos de “libre software” para mostrar que livre não significa a grátis, pegando emprestado a palavra em francês ou espanhol para “livre”, para reforçar o entendimento de que não nos referimos a software como grátis.

     

    Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:

    - A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).

    - A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

    - A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).

    - A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

     

    https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html


ID
1951333
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O Software Livre, um movimento usado para compartilhamento do conhecimento tecnológico, surgiu no começo dos anos 80, espalhando‐se por todo o mundo, principalmente, após o crescimento da Internet. Alguns Sistemas Operacionais são baseados em Software Livre, como o Linux, por exemplo. Richard Stallman, presidente da Free Software Foundation – FSF (Fundação do Software Livre), em várias ocasiões compara o Software Livre a uma receita de bolo. Sabendo que um Software Livre é baseado em quatro liberdades, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Uma característica do software livre é o acesso ao código-fonte!

  • Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:

     

    A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).

    A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

    A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).

    A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

     

    Fonte: https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html

  • 4 liberdades do Software Livre:

    0: executar o programa;

    1: estudar o programa;

    2: redistribuir cópias;

    3: distribuir versões;

     

    gabarito D

    @papirobizurado


ID
2228845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Julgue o item seguinte, referente ao uso e à implementação de softwares livres.

Em softwares livres, o uso de copyleft é obrigatório.

Alternativas
Comentários
  • o software livre distribuído sob copyleft, permite que o software seja recompilado (modificado ou não) e depois distribuido como software proprietário,

    ou seja, não é obrigatório.

  • No caso explicado pelo colega Marcelo, quando ele se torna proprietário já deixou de ser livre, ai tudo bem utilizar copy right. Mas enquanto ele está sob a condição de software livre, não deveria ser copy left obrigatoriamente??? 

     

  • Luiz Filho

    Existe uma diferença entre software livre e copyleft, nem todo software livre é copyleft. Copyleft é nada mais que um método legal de tornar um programa Sotware Livre, exigindo que qualquer modificação desse programa receba o mesmo licenciamento. Em outras palavras, significa que qualquer um pode copiar, alterar e distribiur esses programas, mas qualquer trabalho derivado somente poderá ser distribuido como software livre, obedecendo as regras da licença GNU GLP.

    .

    Por exemplo, o Linux tradicional , é um software livre e possui copyleft, ou seja, pode ser modificado e redistribuido como software proprietario.

    .

    Já o Linux Red Hat por exemplo, é derivado do linux mas é pago. (Red Hat não é pago tipo windows,onde se paga pelo Sistema Operacional e outras coisas,no RedHat se paga pelo suporte usado no Sistema Operacional , meio confuso mas deu pra entender né? kkk)

  • Aqui vai uma explicação que achei mais didática:

    Copyleft, ou livre direito de cópia é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas depropriedade intelectual, exigindo que as mesmas liberdades sejam preservadas em versões modificadas.

    copyleft denomina genericamente uma ampla variedade de licenças que permitem, de diferentes modos, liberdades em relação a uma obra intelectual.

    Uma obra, seja de software ou outros trabalhos livres, sob licença copyleft requer que suas modificações, ou extensões, sejam livres, passando adiante a liberdade de copiar e modificar novamente. 

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft

  • Para evitar confusões:

    Vamos pensar que exitem 3 Formas:

    Copyright(proprietário): Dispensa explicações.

    Domínio Publico(livre): a primeira versão, qualquer um pode usar, modificar, copiar. mas se eu fazer alguma modificação e quiser aplicar copyright, posso, tornando assim a minha versão proprietária.

    Copyleft(livre): a primeira versão é livre, e obriga quem fizer modificações posteriores a disponibilizar de forma livre tambem.

     

  • Copyleft é uma forma de tornar o programa livre, no sentido de liberdades.


    4 Liberdades dos Softwares livres são: EEMC (EXECUTAR/ ESTUDAR/ MODIFICAR/ DISTRIBUIR).


  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

     

    É importante destacar que quando se fala em software livre, muitos pensam que este é sinônimo de gratuito, devido a sua origem etmológica do inglês free pode ser traduzido tanto como gratuito e como livre. Assim, software livre não significa software gratuito. Muitos são gratuitos. Por exemplo, o wordpress é um software de criação de blogs, que é livre, mas não é gratuito. Qualquer pessoa pode criar um blog gratuitamente, mas se desejar algumas outras funcionalidades, precisaria pagar para ter acesso (é opcional). Mas não impede de possuir o blog. Por exemplo o WordPress.com (gratuito), mas existe o wordpress.org (com mais funcionalidades, por exemplo alterar as fontes que é pago).

  • não necessariamente, pois existem softwares livres pagos! (assim, copyright)

     

    oq quer dizer que , softwares livres não é sinonimo de softwares gratuitos no geral!.

  •  

    Não há obrigatoriedade que um software seja distribuído por copyleft (assegurado o direito de cópia), pois ele pode ser distribuído por copyright quando o criador desejar protegê-lo e cobrar uma licença para tanto.

  • O Copyleft surgiu para ser aplicado à documentação do software livre, mas pode ser também aplicável a qualquer tipo de documento ou obra.

    Copyleft , assim como o Copyright, é um tipo de licença para definir as regras sobre os direitos autorais. Mas o que difere o Copyleft do Copyright, é que o Copyleft visa estabelecer o direito de copiar e redistribuir um trabalho determinado.

    Significa "direito de cópia".

    O Copyleft permite a livre circulação da obra intelectual e visa favorecer a expansão do conhecimento.

    Este tipo de licença permite a livre modificação e distribuição de determinada obra, seja para fins lucrativos ou não.

  • Copyleft: É a característica do software livre que diz respeito à livre distribuição do software. Existem licenças de software livre que não incluem a clausula copyleft na licença. Por exemplo, a licença X-MIT permite que versões modificadas possam ser redistribuídas de forma não livre

    • Software livre = software que vem com permissão para qualquer um copiar, usar e distribuir, com ou sem modificações, gratuitamente ou por um preço (é uma questão de liberdade, não preço). Em suma, o código fonte deve estar disponível!

    • Copyleft = método geral para tornar um programa livre (mais uma vez, no sentido de liberdade, e não de "preço zero") e exigir que todas as versões modificadas e extensões do programa também sejam livres. O modo mais simples de tornar um programa livre é colocá-lo em domínio público.

    • Software de domínio público = é o software não sujeito a copyright (direito de cópia). Isto permite que as pessoas compartilhem o programa e suas melhorias, se elas estiverem dispostas a tal. Em alguns casos, um programa executável pode estar no domínio público, mas o código-fonte não estar disponível. Isso não é software livre, porque este requer acessibilidade ao código-fonte. No entanto, também é possível que pessoas não cooperativas transformem o programa em software proprietário, quando o código fonte fica disponível no domínio público, o que configura um caso especial de software livre sem copyleft. Dessa forma, as pessoas que receberem esta forma modificada do programa não têm a liberdade que o autor original havia lhes dado, de redistribuição, cópia e modificação; visto que o intermediário eliminou estas liberdades.

    Fonte: https://www.gnu.org/philosophy/categories.html#PublicDomainSoftware

    (Qualquer erro, avisem-me por direct)

  • Só lembrar da licença BSD, que diz que pode fechar o código.

    Ou to viajando?

  • Gab. ERRADO!

    Há vários tipos de licenças, cada uma delas com características diferentes. Por exemplo:

    Software Protegido com Copyleft: trata-se de um software livre cujos termos de distribuição não permitem que distribuidores incluam restrições adicionais quando eles redistribuem ou modificam o software. Isso significa que toda cópia do software, mesmo que tenha sido modificada, precisa ser software livre.

    A principal função do copyleft não é colocar proibições, esta regra não entra em conflito com as liberdades; na verdade, ela as protege (garante as liberdades nativas do software livre).

    Fonte: Patrícia Quintão.


ID
2228848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Julgue o item seguinte, referente ao uso e à implementação de softwares livres.

O acesso ao código-fonte pelos usuários é uma condição dispensável no contexto de software livre.

Alternativas
Comentários
  • éééé....maaaaaaais ou menos... mais ou menos! Posso ser usuário de software livre e não ter interesse em fuçar o código fonte; ou não?!

  • Concordo

  • A questão está ERRADA. Confunde um pouco se você pensar no que você quer ou não fazer com o software livre, mas a questão não é bem essa. Ela quer saber na verdade se a definição de software livre prevê o livre acesso ao código-fonte. Nesse caso temos que buscar a definição de contexto de software livre que se baseia em QUATRO liberdades essenciais:

     

    A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).

    A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

    A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).

    A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

     

    Resumindo, como diz a definição, são liberdades, você pode fazer se quiser. Porém o "O acesso ao código-fonte pelos usuários NÃO é uma condição dispensável no contexto de software livre.", ou seja, software livre tem código aberto e você usa se desejar.

     

    Fonte: https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html

  • Erro em vermelho: O acesso ao código-fonte pelos usuários é uma condição dispensável no contexto de software livre.

     

    É indispensável!!! Pois o Contexto de software livre engloba o acesso ao código fonte.

  • GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux. Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

    A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0). Significa que software livre pode ser usado domestica ou comercialmente, sem restrições.
     

    A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
     

    A liberdade de redistribuir cópias de modo que o usuário possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
     

    A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

    GNU Lesser General Public License (LGPL) é uma licença de software livre, concebida com o objetivo de ser um meio-termo entre a GPL e licenças mais permissivas, como por exemplo a BSD ou a MIT. A principal diferença entre a GPL e a LGPL é que esta permite também a associação com programas que não estejam sob as licenças GPL ou LGPL, incluindo software proprietário. Além disso, os trabalhos derivados, que não estejam sob a LGPL, devem estar disponíveis em bibliotecas.

  • Essa questão é discutível. Eu posso criar um software e disponibilizá-lo livremente sem, no entanto, dar acesso ao código fonte.

  • Questão ERRADA!!

    O acesso ao código-fonte pelos usuários é uma condição dispensável no contexto de software PROPRIETÁRIO.

  • é imprescindível

  • GAB. ERRADO

    O acesso ao código-fonte pelos usuários é uma condição dispensável no contexto de software livre.

    CORRETO = INDISPENSÁVEL.


ID
2256733
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Quanto às ferramentas de software livre para monitoramento e diagnóstico de ambientes computacionais, identifique a única alternativa que somente apresenta esses tipos de software:

Alternativas
Comentários
  • kanban -  é um método de desenvolvimento de software, sabendo isso, nos resta a alternativa D

  • O KANBAN não é um software. Apesar da Atlasian vender um módulo de seus serviços, um software de gestão com o mesmo nome. O Kanban é uma metodologia de gerenciamneto de projetos de software, mais especificamente voltado para equipes de desenvolvimento de software.


ID
2312149
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

No que diz respeito à licença GNU General Public License (GPL), analise as proposições a seguir:
I. Há liberdade para negociar o programa, para qualquer propósito, mantendo o sigilo do autor.
II. A GPL é a licença para software livre com maior utilização.
III. Há liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades.
IV. Há liberdade de redistribuir cópias com a intenção de arrecadar fundos, de modo que você possa ajudar a causa do software livre.
V. Há liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar suas modificações para a venda, de modo que a comunidade só possa ter acesso após o pagamento.
Estão INCORRETAS as proposições

Alternativas
Comentários
  • E

    I, IV e V.

  • A GPL é a licença para software livre com maior utilização.

    Acredito que essa afirmação não esteja errada.


ID
2383162
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Existem diversas soluções de segurança baseadas em software livre. Um exemplo é o software SNORT (snort. org). Assinale a alternativa que indica a categoria em que o software SNORT se enquadra adequadamente:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra B. 

     

    SNORT é um sistema open-source, gratuito, de detecção de intrusão em rede, para Linux e Windows, com o objetivo de proteger contra ameaças emergenciais. 

  • Porque a questão foi anulada?

  • Ele também analisa pacotes


ID
2402638
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

São características de um software do tipo freeware:

Alternativas
Comentários
  • Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica no pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free de freeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre.

  • Software Livre: qualquer programa que tem a liberdade de ser usado, copiado, modificado e redistribuído. Opõe-se ao conceito de software proprietário. Pode ser vendido ou disponibilizado gratuitamente. Um caso é o da Red Hat que comercializa o Red Hat Enterprise Linux. A possibilidade de modificações implica na abertura de seu código fonte. A maioria dos softwares livres é licenciada como GNU GPL ou BSD.



    GPL: a Licença Pública Geral GNU acompanha os pacotes distribuídos pelo Projeto GNU (General Public License). É a mais utilizada, sendo adotada pelo Linux. Ela impede que o software seja integrado em um software proprietário e garante os direitos autorais. Não permite que as liberdades originais sejam limitadas, nem que sejam impostas restrições que impeçam a distribuição da mesma forma que foram adquiridos.



    BSD: a licença BSD foi inicialmente utilizada nos softwares da Berkeley Software Distribution. Ela impõe poucas restrições sobre as formas de uso, alterações e redistribuição do software e, por isso, é chamada de copycenter. O programa pode ser vendido e não precisa incluir o código fonte.



    Software em Domínio Público: o autor do software relega a propriedade do programa e este se torna bem comum, ou seja, não possui copyright. Entretanto, o autor pode restringir que modificações sejam feitas. 



    Copyleft: retira barreiras à utilização, difusão e modificação do software, mas impedem a utilização não-autorizada. Ele requer que as alterações sejam livres, passando adiante a liberdade de copiá-lo e modificá-lo novamente. 



    Software proprietário: é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidos pelo autor em determinado grau. É necessário solicitar permissão ou pagar para utilizar. Pode ser freeware, shareware, trial ou demo.



    Freeware: software proprietário que é disponibilizado gratuitamente, mas não pode ser modificado.



    Shareware: é o software disponibilizado gratuitamente por um período de tempo ou com algumas funções abertas, mas que implica no posterior pagamento pela sua licença. 



    Trial: versão de teste de vários softwares. É disponibilizada algumas funções, geralmente por 30 dias, para que o usuário experimente o programa para saber se ele atende às suas necessidades.



    Demo: versão de demonstração, semelhante ao Trial. É possível usar o programa por um tempo ou com apenas algumas funções disponíveis.



    Software Comercial: é o software desenvolvido com o objetivo de lucrar.



    Open Source: o software de código aberto é aquele que disponibiliza seu código fonte e restringe-se aos termos técnicos da questão. Pode ser livre, ou proprietário. Algumas empresas como IBM, HP, Intel e Nokia investem em software de código aberto.

     

    https://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/12/20/ult4213u266.jhtm

  • Por que a resposta é a B e não a C ???

  • Priscila Martins os Software Freeware  não disponibilizam seu codigo fonte. por isso a respota é a letra C

  • Freeware é um software gratuito que é distribuído sem custo, porém sem disponibilizar o código fonte. Ex: antivírus

  • QUESTÃO COMPLETAMENTE ABSURDA!

    A menos errada é a C. 

    As únicas características definitivas para o freeware são: completude e gratuidade. Ele PODE ser software propietário, e quando isso acontece, NÃO PODE SER REDISTRIBUÍDO E O SEU CÓDIGO FONTE É FECHADO (NÃO É DISPONIBILIZADO).

    Por isso, todas as questões que misturam software proprietário com disponibilização de código fonte e redistribuição estão ERRADAS! 

    A letra C é a única que não mistura isso, ela considera o software gratuito e completo, com características de um software livre (código fonte aberto e que permite redistribuição). E isso é totalmente possível! PORQUE É FACULTATIVO O SOFTWARE SER LIVRE OU PROPRIETÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Ser completo??? Como assim!!! Se ele pode ser melhorado/ aperfeiçoado...

    Já vi erro aí... 

  • FreeWare não é software livre !

    A questão é ruim, mas de cara pode eliminar tudo somente com uma condição: Software livre é que disponibiliza o código fonte, o FreeWare não. FreeWare é gratuito para usar mas é software de código proprietário.

    pelo item "disponibilizar o código fonte" riscamos as letras A,C,D e E.

    Sobra a letra B. Porém a redistribuição pode ser restringida. A redistribuição pode ser incentivada no ShareWare.

    Letra B.

    fontes:

    https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/shareware

    http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL394800-15524,00.html


ID
2409667
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Em relação às licenças de software, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I Os programas do tipo freeware não exigem pagamento de licenças e não são protegidos por direitos autorais.

II Os programas do tipo shareware são gratuitos e, geralmente, disponibilizados por tempo limitado ou com funcionalidades limitadas.

III O software livre permite fazer distribuições e cópias para a instalação em outras máquinas, podendo ser exigido o pagamento devido ao serviço de distribuição, caso o distribuidor exija.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • II Os programas do tipo shareware são gratuitos e, geralmente, disponibilizados por tempo limitado ou com funcionalidades limitadas.

    III O software livre permite fazer distribuições e cópias para a instalação em outras máquinas, podendo ser exigido o pagamento devido ao serviço de distribuição, caso o distribuidor exija.

  • Não entendi o item III, pois:


    "Segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador

    que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de

    tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao

    software que é vendido almejando lucro (software comercial e ou proprietário). A maneira usual de

    distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte

    do programa disponível"


  •  Os programas do tipo freeware não exigem pagamento de licenças e não são protegidos por direitos autorais.ERRADO, pois eles não podem ser modificados, ou seja, são protegidos por direito autorais.

    As demais afirmativas estão corretas!!

    FOCO, FORÇA E FÉ;

    DEUS NO COMANDO!!

  • Magno,

    Eu também achei estranho o item III, mas acredito que quem criou a questão devia estar pensando em como a Canonical (A empresa por trás do Ubuntu Linux) faz. Além de haver serviços em nuvem que eles cobram, a distribuição de mídia (CD, DVD etc) também pode incidir cobrança financeira, dai a parte sobre distribuição da questão.

  • Freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free de freeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como freeware não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições.

    O freeware diferencia-se do shareware, no qual o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.


ID
2447065
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O Moodle é um software livre de apoio a aprendizagem, que simula as funções de uma sala de aula presencial. Dentre estas ferramentas temos algumas equivalências corretas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra B.

     

    Rótulo é o texto situado em cada tópico que tem a função de descrever, organizar, permitir uma estrutura lógica, para a apresentação dos demais recursos e atividades. Estes rótulos podem conter textos, imagens, animações, links (para arquivos ou sites).

  • Atenção para o EXCETO.


ID
2457919
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Selecione a única alternativa que apresenta corretamente ferramentas famosas de software livre, que fazem monitoramento e diagnóstico de ambientes computacionais:

Alternativas
Comentários
  • Eu só conhecia o "Nagios" que é bem famoso. Já tinha certeza que "checking e Diagnosis " não poderia ser de jeito nenhum.

     

  • Gabarito:B


    Ntop: É uma ferramenta de software livre que monitora e gera relatórios sobre o tráfego e suporte dos hosts...


    Nagios: É uma ferramenta popular para aplicação de monitoramento de rede de código aberto. Ele pode monitorar tanto hosts quanto serviços, alertando quando ocorrerem problemas e também quando os problemas são resolvidos…


    Cacti: É uma ferramenta software livre administrativa de rede, que recolhe e exibe informações sobre o estado de uma rede de computadores através de gráficos, permitindo o monitoramento e gerenciamento de redes simples até redes complexas…


ID
2458015
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

São softwares livres para monitoramento e diagnóstico de ambientes computacionais:

(1) Ntop

(2) Nagios

(3) Cacti

(4) ERwin

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


    Ntop: É uma ferramenta de software livre que monitora e gera relatórios sobre o tráfego e suporte dos hosts...


    Nagios: É uma ferramenta popular para aplicação de monitoramento de rede de código aberto. Ele pode monitorar tanto hosts quanto serviços, alertando quando ocorrerem problemas e também quando os problemas são resolvidos…


    Cacti: É uma ferramenta software livre administrativa de rede, que recolhe e exibe informações sobre o estado de uma rede de computadores através de gráficos, permitindo o monitoramento e gerenciamento de redes simples até redes complexas…


     Erwin: É uma ferramenta de software utilizada para a modelação de sistemas de informação. Pertence ao conjunto de programas de apoio ao desenvolvimento de software...


    Fonte: Wikipédia.


ID
2473246
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um software livre de virtualização para as arquiteturas x86.

Alternativas
Comentários
  • Xen (pronuncia-se Zêin) é um software livre de virtualização para as arquiteturas x86, x86-64, IA-32, IA-64 e PowerPC. Xen permite a execução de vários sistemas operacionais, simultaneamente, sobre um mesmo hardware. Versões modificadas de Linux e NetBSD podem ser usadas como base. Diversos sistemas Unix modificados podem ser executados. Desde a versão 3.0, o Microsoft Windows e outros sistemas operacionais podem ser executados sobre o Xen.

    Xen foi originalmente desenvolvido como um projeto de pesquisa na Universidade de Cambridge, liderado por Ian Pratt, fundador da XenSource, Inc. Em 15 de agosto de 2007, a XenSource foi adquirida pela Citrix System Inc. pelo valor de 500 milhões de dólares. A Citrix agora suporta o desenvolvimento do projeto open source e vende também uma versão "empresarial" do software. O primeiro lançamento público do Xen foi disponibilizado em 2003.

     

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Xen

  • Gabarito B

    Xen 

    O Xen é um dos mais populares exemplos de para-virtualização. Na virtualização total, o sistema operacional visitante tenta executar tarefas protegidas e, por estarem no espaço de aplicação do sistema operacional hospedeiro, não podem ser executadas. No entanto, o VMM intervem e executa ou simula a execução dessas, o que reduz o desepenho da virtualização total. Já a para-virtualização apresenta-se como uma alternativa a isso, na medida em que o sistema operacional visitante é modificado para não tentar executar diretamente na CPU as tarefas protegidas, mas entregar essas ao VMM. Este tipo de virtualização tem um ganho de desempenho significativo frente à total.

    Uma das maiores vantagens do uso do Xen como VMM na para-virtualização é o fato de que este apresenta um desempenho melhor do que os produtos de virtualização total, quando a máquina física hospedeira não tem instruções de hardware de suporte a virtualização. No entanto, há a necessidade de que o sistema visitante seja portado para o Xen, o que não chega a ser uma desvantagem, já que os sistemas operacionais mais comuns no mercado têm versões para o Xen. Alguns dos sistemas suportados pelo Xen são Linux, FreeBSD e Windows XP.

    A tecnologia de virtualização provida pelo Xen difere da tecnologia do VMWare. O Xen segue o conceito da para-virtualização, que fornece um conjunto de abstrações (processador virtual, memória virtual, rede virtual etc.) sobre o qual diferentes sistemas podem ser portados [7]. As abstrações não são necessariamente similares ao hardware da máquina física hospedeira.

    Para entender como o Xen implementa a para-virtualização, é importante salientar dois conceitos: o de domínio e o de hypervisor. Os domínios são as máquinas virtuais do Xen. Essas podem ser de dois tipos, privilegiadas (domínio 0) e não-privilegiadas (domínio U). O hypervisor é o responsável por controlar os recursos de comunicação, de memória e de processamento das máquinas virtuais, mas não possui os drivers para manipular os dispositivos diretamente.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2503471
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Quanto ao software livre, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Software livre é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades.

     

    A definição de software livre apresenta os critérios utilizados para definir se um programa de computador em particular se qualifica como software livre ou não. De tempos em tempos nós revisamos essa definição, para esclarecê-la ou para resolver questões mais sutis.

     

    Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:

    A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).

    A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

    A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).

    A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

     

     

    https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html

  • Porque a letra E está errada? alguém ajuda!!

  • Roberto Sanatana, a letra E está errada porque está fazendo referência à licença GPL. Esta licença autoriza a redistribuição do programa e necessariamente inclui a obrigatoriedade da disponibilização dos códigos-fonte, o original e o modificado.

  • Pessoal, não entendi esse pedaço aqui:

    "O software livre pode ser utilizado por qualquer pessoa, em quantas máquinas quiser, em qualquer tipo de sistema computacional, sem nenhuma restrição imposta pelo fornecedor."

    Me fez entender como se o software livre tivesse que ser multiplataforma? Imaginei que a alternativa C estivesse errada por causa disso. Por exemplo, um programa de código aberto feito para Windows pode não funcionar no Linux...

     

  • Garito: C


ID
2524906
Banca
FGV
Órgão
AL-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Com relação ao software livre de inventário OCS (Open Computer and Software Inventory Next Generation), analise as seguintes afirmativas.


I. O servidor OCS recebe inventários que são enviados pelos agentes no formato XML e armazenados em uma banco de dados MySQL.

II. Os protocolos utilizados para a comunicação entre os agentes e o servidor OCS são o HTTP e HTTPS.

III. O agente OCS pode ser instalado apenas em clientes com sistema operacional Linux.


Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Open Computer and Software Inventory Next Generation (OCS Inventory NG) é um software livre que permite aos usuários inventariar ativos de TI. O OCS-NG coleta informações sobre o hardware e o software das máquinas conectadas, executando um programa cliente do OCS ("OCS Inventory Agent").

    O OCS pode visualizar o inventário por meio de uma interface web. Além disso, o OCS inclui a capacidade de implantar aplicações em computadores de acordo com critérios de busca. O IpDiscover do lado do agente possibilita descobrir a totalidade de computadores e dispositivos em rede.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/OCS_Inventory


ID
2532850
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Segundo a Fundação para o Software Livre, é considerado “software livre” qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Um exemplo de software livre é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

     

    MS-Office, PowerPoint e Windows 10 são softwares proprietários, todos da empresa Microsoft e não são distribuidos de forma gratuita e não seguem os 4 princípios de liberdade:

    Liberdade 1: A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;

    Liberdade 2: A liberdade de estudar o software;

    Liberdade 3: A liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo;

    Liberdade 4: A liberdade de modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.

     

    Ubuntu é um sistema operacional ou sistema operativo de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd e é um dos principais softwares livres do mercado. 

  • UBUNTU>>>>LINUX


ID
2549179
Banca
AOCP
Órgão
DESENBAHIA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Um software é um produto do intelecto humano. Em relação aos conceitos associados a software livre, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (B)

    Fonte:https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt_BR

  • Dá para acertar por eliminação, como eu fiz.

  • A GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux.
    Em termos gerais, a GPL baseia-se em quatro liberdades:
    LIBERDADE NRO 0 – Executar o programa, para qualquer propósito.
    LIBERDADE NRO 1 – Estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades.
    LIBERDADE NRO 2 – Redistribuir cópias de modo que o usuário possa ajudar ao seu próximo.
    LIBERDADE NRO 3 – Aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade
    se beneficie deles.
    Software livre é o software que vem com permissão para qualquer um copiar, usar e distribuir, com ou sem modificações, gratuitamente ou por um preço. Em particular, isso significa que o código fonte deve estar disponível.

  • O que é Creative Commons?


    Creative Commons (CC) é uma entidade sem fins lucrativos criada para promover mais flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais. A ideia é possibilitar que um autor ou detentor de direitos possa permitir o uso mais amplo de suas obras por terceiros, sem que estes o façam infringindo as leis de proteção à propriedade intelectual.

    Com uma licença Creative Commons, um compositor pode permitir que outros artistas utilizem algumas de suas composições criando uma mistura de ritmos, por exemplo; um escritor pode disponibilizar um artigo e permitir que outros autores o utilizem, seja publicando o material em outros meios, seja aplicando parte do conteúdo em um novo texto, seja utilizando o original com algumas mudanças, enfim.


    Fonte :https://www.infowester.com/creativecommons.php


ID
2568133
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Um Técnico do Tribunal foi solicitado a instalar o pacote de aplicativos LibreOffice em um computador. Ele fez uma busca na internet para saber como fazer e em outubro de 2017, usando seu e-mail institucional, entrou no site https://ptbr.libreoffice.org/ajuda/instrucoes-de-instalacao/ e no site https://ptbr.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/. Dentre as orientações corretas para a instalação encontra-se:

Alternativas
Comentários
  • Sacanagem saber a versão de pré-lançamento.

  • A questão do pré-lançamento é pegadinha, se já está disponível a versão 7.4.2 não tem como está pré lançando a versão 7.3.7 que é anterior. Pegadinha bem bolada é só ter atenção.

  • errei.  gab E

     

  • wtf? pra quê isso? pqp pode isso arnaldo?

  • https://pt-br.libreoffice.org/ajuda/instrucoes-de-instalacao/windows/

  • Que questão m**da.

  • Mother foca!!!!


ID
2572843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca de softwares livres, julgue o item a seguir.

Um requisito para que um software seja tipificado como livre é o usuário ter acesso ao código-fonte para aperfeiçoar o programa e liberar os aprimoramentos realizados, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Alternativas
Comentários
  • O Software Livre caracteriza-se pela oferta de 4 liberdades básicas:

    A liberdade de usar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0).

    A liberdade de estudar como o programa trabalha, podendo adaptá-lo às necessidades próprias (liberdade 1). Acesso ao código fonte é precondição para tanto.

    A liberdade de redistribuir cópias, para que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade 2).

    A liberdade de melhorar o programa, e lançar suas melhorias para o público em geral, para que assim toda a comunidade se beneficie (liberdade 3).Acesso ao código fonte é precondição para isto.

     

    fonte: opensuse.

  • Linux é um exemplo de software livre

  • CERTO

    A principal característica dos Softwares Livres é a presença do código fonte aberto. Além disso, os softwares livres oferecem 4 tipos de liberdade que garantem, entre outros aspectos, que o usuário possa aperfeiçoar o programa e liberar os aprimoramentos realizados, de modo que toda a comunidade se beneficie. 

    Fonte: estratégia

  • Gabarito''Certo''.

    Os softwares livres concedem ao usuário a permissão de modificar seu código-fonte, por tanto, são de código fonte aberto. Assim, o usuário poderá fazer as modificações que achar necessário.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
2572846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca de softwares livres, julgue o item a seguir.

Para ser considerado livre, um software não pode ser comercial nem sua cópia pode ser oferecida mediante pagamento.

Alternativas
Comentários
  • Essas não fazem parte dos requisitos.

    O Software Livre caracteriza-se pela oferta de 4 liberdades básicas:

    A liberdade de usar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0).

    A liberdade de estudar como o programa trabalha, podendo adaptá-lo às necessidades próprias (liberdade 1). Acesso ao código fonte é precondição para tanto.

    A liberdade de redistribuir cópias, para que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade 2).

    A liberdade de melhorar o programa, e lançar suas melhorias para o público em geral, para que assim toda a comunidade se beneficie (liberdade 3).Acesso ao código fonte é precondição para isto.

     

     

    fonte: opensuse

     

  • Gabarito: Errado.

     

    O sistema operacional Linux RedHat é um software livre, entretanto, pago, isto é, não é porque é livre que não se pode cobrar por ele.

  • ERRADO

    Não existe a regra descrita pela premissa do enunciado. Tanto os Softwares Proprietários quanto os Softwares Livres podem ser distribuídos de forma gratuita ou mediante pagamento.

  • Gabarito''Errado''.

    " LIVRE NÃO SIGNIFICA GRÁTIS".

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
2572849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca de softwares livres, julgue o item a seguir.

GNU Lesser GPL e GNU GPL são exemplos de licenças de software livre.

Alternativas
Comentários
  • Item: CORRETO

    GNU Lesser General Public License, escrita em 1991 (e atualizada em 1999), é uma licença de software livre aprovada pela FSF e escrita como um meio-termo entre a GPL e licenças mais permissivas, tais como a licença BSD e a licença MIT.

    GNU General Public License (Licença Pública Geral GNU), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença de software para softwareidealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF). Richard Stallman originalmente criou a licença para o Projeto GNU de acordo com as definições de software livre da Free Software Foundation.

    Sendo uma licença copyleft, trabalhos derivados de um produto originalmente licenciado pela GPL só podem ser distribuídos se utilizarem a mesma licença. Isso é diferente das licenças permissivas como a licença BSD e a licença MIT, que possuem exigências mais simples.

    Historicamente, as licenças GPL são utilizadas por projetos de software livre e de código aberto. Além dos programas de software produzidos pelo Projeto GNU, o núcleo Linux é um exemplo de usuário da licença, que utiliza a versão 2 da GPL.

    Fonte: Wikipedia.

  • Essa é a questão que tira ponto do chutador, ou tu sabe ou tu não sabe.

  • SÓ É LEMBRAR QUE GNU É DISTRIBUIÇÕES LINUX... E O LINUX É UM CARA SUPER DE BOA... COM ELE PODE TUDO..

  • Esse tipo de questão separa os "Homens " dos "Meninos "... ☠
  • Para que um software seja classificado como Software Livre, ele deve obedecer a quatro liberdades de software do projeto GNU - General Public License (Licença Pública Geral) - idealizado por Richard Matthew Stallman.

    A GPL (CopyLeft) é um reforço a essas quatro liberdades, garantindo que o código fonte de um programa software livre não possa ser apropriado por outra pessoa ou empresa,


ID
2572852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca de softwares livres, julgue o item a seguir.

A liberdade de executar o programa para qualquer propósito, desde que não seja para fins ilícitos e(ou) militares, é uma das denominadas quatro liberdades essenciais do software livre.

Alternativas
Comentários
  • Qualquer propósito.

  • A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).

    A liberdade de executar o programa significa que qualquer tipo de pessoa ou organização é livre para usá-lo em qualquer tipo de sistema computacional, ou para qualquer tipo de trabalho e propósito, sem que seja necessário comunicar ao desenvolvedor ou qualquer outra entidade específica. Nessa liberdade, é o propósito do usuário que importa, não aquele do desenvolvedor; você, como usuário, é livre para rodar o programa para seus propósitos e, caso você o distribua a outra pessoa, ela também será livre para executá-lo com os propósitos dela, mas você não é intitulado a impor seus propósitos sobre ela.

    A liberdade de executar o programa como você deseja significa que você não está proibido ou impedido de executá-lo. Isso não tem nada a ver com qual funcionalidade o programa possui, se ele é tecnicamente capaz de funcionar em qualquer ambiente dado ou se ele é útil para alguma atividade computacional específica.

     

    Creio que o erro seja "desde que não seja para fins ilícitos e(ou) militares", pois nada menciona no referido conceito das 4 liberdades.

    Alguem pode me consertar se eu estiver errada.

     

    https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html

  • As 4 liberdades básicas associadas ao software livre são:

    -> A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)

    -> A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

    -> A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).

    -> A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

     

    Fonte: http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/conceito-quatro-liberdades-b%C3%A1sicas-associadas-ao-software-livre

  • ERRADO

    No que se refere as 4 liberdades essenciais do Software Livre, é importante destacar que a liberdade de executar o programa para qualquer propósito é ampla. Dessa forma, o fim pretendido pelo usuário, nesse caso específico, interessa somente a ele mesmo, não havendo regra, entre as 4 liberdades essenciais, que especifique qualquer tipo de fim relacionado a execução do programa

    Fonte: estratégia

  • Quantas questões fáceis meu Deus.

    Ou é eu que estou aprendendo

    , ou sei-la o quê!

    Acho que minha hora está chegando...

    Obrigado MEU DEUS

  • Gabarito''Errado''.

    No que se refere as 4 liberdades essenciais do Software Livre:

    1. Liberdade 0: Liberdade de executar o programa para qualquer propósito.

    2.Liberdade 1: Liberdade de estudar o programa e adaptá-lo às suas necessidades.

    3.Liberdade 2: Liberdade de redistribuir cópias do programa para ajudar ao próximo.

    4.Liberdade 3: Liberdade de modificar o programa e distribuir as modificações com o intuito de beneficiar toda a comunidade.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Liberdade 0 : a liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;

    • Liberdade 1: a liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades;

    • Liberdade 2: a liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo;

    • Liberdade 3: a liberdade de modificar o programa e distribuir essas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.

ID
2573062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

A respeito do Microsoft Word 2007 e dos softwares livres, julgue o item a seguir.

Mediante o acesso ao código-fonte de um software livre, um desenvolvedor poderá modificar esse software e distribuir cópias da versão modificada a outros indivíduos, sem restrição de propósito de uso. 

Alternativas
Comentários
  • código fonte é o arquivo escrito em uma linguagem de alto nível, ou seja, uma linguagem de programação que pode ser facilmente compreendida por um programador. Como se tem acesso a este arquivo, é possível alterar funcionamento do programa.

     

    Software livre caracteriza-se por ter o código é aberto, ou seja, qualquer pessoa tem acesso ao código fonte do sistema, e é de livre distribuição, o que significa que qualquer pessoa pode obter o software gratuitamente, copiá-lo e distribuí-lo.

     

    Assim sendo, de fato, o acesso ao código fonte de um software livre permite que o software seja modificado. Como software livre é de livre distribuição, pode ter cópias distribuídas livremente (seja para propósitos domésticos ou comerciais - Q857613)

     

    Código aberto é a mesma coisa que open source: trata-se de um software que permite o acesso ao código fonte do programa; este acesso permite que o código seja estudado e modificado, para se adequar às necessidades de um usuário. Esta é uma característica dos programas denominados software livre, ou seja, se um programa for software livre, o seu código fonte estará disponível, como é o caso do Linux, por exemplo.

     

    GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux. Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades: (sem restrição de propósito de uso - Q857615).

     

    A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0). Significa que software livre pode ser usado domestica ou comercialmente, sem restrições.
     

    A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
     

    A liberdade de redistribuir cópias de modo que o usuário possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
     

    A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

     

    Professor Maurício Bueno (ADAPTADO).

  • Gabarito''Certo''.

    Software livre é um aplicativo que pode ser desenvolvido através de um código fonte aberto. Ele respeita a liberdade e o senso de comunidade dos usuários.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
2583973
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

São ferramentas GNU:

Alternativas

ID
2583976
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Dados os seguintes fatos sobre compilação e distribuição de programas GPL,


I. Sempre que distribuir software GPL em formato executável você deve disponibilizar o código fonte correspondente completo.

II. Código fonte completo significa todo o código fonte para todos os módulos, além de arquivos de definição de interface associados, e scripts usados para controlar a compilação e a instalação do executável.

III. O compilador usado para compilar o código fonte para sistemas operacionais de propósito geral deve ser distribuído também.

IV. No caso de compilação cruzada para sistemas embarcados específicos, se o compilador for baseado no GCC, este não precisa ser distribuído junto com o código fonte.

V. Para um programa C típico deve ser distribuído todo o código fonte (arquivos .c), arquivos de cabeçalho (arquivos .h) e scripts usados para controlar a compilação e instalação.


verifica-se que estão corretos

Alternativas

ID
2612695
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Sobre a escolha de licenças de software livre mais comuns na plataforma GitHub, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAba E

    na verdade o GitHub ajuda a escolher uma licença para que o usuario possa trabalhar com seu codigo-fonte


ID
2631754
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Com relação às licenças de software, é lícito e correto

Alternativas
Comentários

  • A e B) Erradas. não é licito copiar software protegido por direitos autorais.


    C) Errada. Sharewares geralmente possuem funcionalidades limitadas e/ou tempo de uso gratuito do software limitado, após o fim do qual o usuário é requisitado a pagar para acessar a funcionalidade completa ou poder continuar utilizando o programa. Um shareware está protegido por direitos autorais.


    D) Errada. Abandonware - conceito: software cujo desenvolvimento, distribuição e comercialização foi, por algum motivo, descontinuado.

    Por que não posso fazer download do abandonware?  Na maioria dos casos, softwares classificados como abandonware não estão em domínio público, já que não tiveram seus direitos autorais revogados e algumas empresas podem ainda possuir direitos exclusivos sobre os mesmos. Sendo assim, o download do abandonware é geralmente considerado violação desses direitos autorais, embora os detentores de direitos autorais na prática raramente fazem valer os seus direitos autorais sobre abandonware.


    E) Correta. Se eu vou redistribuir um software que é derivado de um outro software livre, tenho obrigatoriamente que disponibilizar o código fonte. Posso cobrar por isso, porém nao posso deixar de disponibilizar o código.

    Explicação: É permitido vender software livre, entretanto as mesmas liberdades são válidas para o comprador. A liberdade de redistribuir o programa executável necessariamente inclui a obrigatoriedade de disponibilizar seus códigos-fonte. Caso o software venha a ser modificado e o autor da modificação queira distribuí-lo, gratuitamente ou não, será também obrigatória a distribuição do código fonte das modificações, desde que elas venham a integrar o programa. Não é necessária a autorização do autor ou do distribuidor do software para que ele possa ser redistribuído, já que as licenças de software livre assim o permitem.


ID
2670730
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

No que se refere aos conceitos de Software Livre e afins, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Software Livre.

2. Software Proprietário.

3. Copyright.


( ) O Sistema Operacional Linux é um exemplo de software deste tipo.

( ) É o conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual.

( ) O Sistema Operacional Windows é um exemplo de software deste tipo.

( ) Implanta quatro liberdades conhecidas como de “uso”, “cópia”, “modificações” e “redistribuição”.

( ) É licenciado com direitos exclusivos para o produtor.

Alternativas
Comentários
  •  

    1. O Sistema Operacional Linux é um exemplo de software deste tipo. – O Linux é exemplo de Software Livre.

     

    3. É o conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual. – Esta é a definição de copyright. Ela não se mistura com o software livre ou proprietário, pois diz respeito à pessoa física ou jurídica que é “dona” da obra.

     

    2. O Sistema Operacional Windows é um exemplo de software deste tipo. – O Windows é exemplo de Software Proprietário.

     

    1. Implanta quatro liberdades conhecidas como de “uso”, “cópia”, “modificações” e “redistribuição”. – Estas são liberdades do Software Livre.

     

    2. É licenciado com direitos exclusivos para o produtor. – É o software proprietário.

     

    Comentários retirados do site Estratégia.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-informatica-itep-rn-comentarios-as-questoes-aocp/

  • Gabarito: D

  • Trata-se de uma questão sobre software livre.

    O comando da questão coloca alguns itens, e pede que os enquadremos em 1 - Software Livre, 2 - Software Proprietário ou 3 - Copyright.

    Vamos aos itens.

    (1) O sistema operacional Linux é um exemplo de software livre, você pode copiar, usar, modificar e redistribuir.
    (3) O conjunto de prerrogativas conferidas a pessoa criadora é o copyright.
    (2) O sistema Windows é um exemplo de software proprietário, você paga para poder utilizá-lo .
    (1) O software livre é livre por garantir 4 liberdades, a liberdade de usar, copiar, modificar e redistribuir.
    (2) Um software proprietário é licenciado com direitos exclusivos para o produtor.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Essa é pra não zerar a prova.


ID
2821702
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Segundo a Free Software Foundation, um programa de computador que se qualifica como software livre NÃO fornece a liberdade para:

Alternativas
Comentários
  • (A) Incorreta.

    Software livre é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. ... A filosofia da FSF - Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre) tem em conta a liberdade de expressão e não o lucro.

  • O software livre propõe 4 liberdades para o usário:

    1 - Executar: utilizar o programa da forma que quiser;

    2- Estudar: analisar o seu funcionamento, podendo modificá-lo de acordo com suas necessidades.

    3- Redistribuir: fazer cópias livremente, desde que inclua o código fonte

    4- Modificar / melhorar: fazer melhorias e torná-las públicas para beneficiar outras pessoas.

  • GABARITO LETRA A

    A melhor aula sobre Software livre é a do prof Leonardo Gabriel, desse link

    https://www.youtube.com/watch?v=K3wkhgbiozM

  • Questão clonada da FCC. kkkkkkkk


    Q236359

  • SEMPRE para qualquer propósito????? Não pode vender ou lucrar!!!

    Letra B tbm está errada. A sorte é que, de cara, nos deparamos com a letra A!!!!


ID
2891524
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Constitui-se em característica essencial do software livre, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Stallman, software livre é aquele que permite ser livremente executado, estudado, redistribuído e aperfeiçoado. Ou seja, ele deve prover as 4 liberdades principais:

    Liberdade 0 - A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.

    Liberdade 1 - A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades.

    Liberdade 2 - A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.

    Liberdade 3 - A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

    Fonte:https://pt.wikibooks.org/wiki/Linux_Essencial/Li%C3%A7%C3%A3o_Conceitos_e_Caracter%C3%ADsticas_do_Linux

  • Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.

  • Gabarito: E

  • qualquer finalidade, até as com objetivo criminoso?

  • "a liberdade de executar o programa para qualquer finalidade;"

    acredito que seja verdeira no contexto do tema: Informática

    se fosse dentro do estudo do Direito, poderia ser falsa

  • GAB: E 

    e) a gratuidade na distribuição e redistribuição do programa. - Normalmente é gratuito, mas pode ser pago também.


ID
2939818
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

São exemplos de licenças ou direitos de permissão relacionados com softwares proprietários:

Alternativas
Comentários
  • Freeware: software proprietário que é disponibilizado gratuitamente, mas não pode ser modificado.

    Shareware: é o software disponibilizado gratuitamente por um período de tempo ou com algumas funções abertas, mas que implica no posterior pagamento pela sua licença. Trial: versão de teste de vários softwares

  • Gabarito: A

  •  a) freeware e shareware.

     b) copyleft e open source. 

     c) software livre e copyright.

     d) copyright e opensource.

     e) freeware e software livre.


ID
2940889
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O software livre possui liberdade de execução, liberdade de redistribuição, liberdade para estudar e modificar e liberdade para aprimoramento. Contudo, para que todas essas liberdades sejam válidas é necessário:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E ,a pessoa precisa ter acesso ao codigo fonte para ser livre, nao necessariamente e gratis

  • Gabarito E.

    Acesso ao código de Fonte, gratuito ou não.

  • Software livre != Open Source, só falta avisar a banca

ID
2945623
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O movimento de software livre tem apoiado fortemente os projetos relacionados ao desenvolvimento de ferramentas e recursos mais acessíveis à população. As comunidades de prática funcionam como verdadeiras disseminadoras de códigos-fonte, o que repercute diretamente na velocidade dos avanços da plataforma Web 2.0.

(Tomael, M.I. Fontes de informação na internet. Londrina: Eduel, 2008.)

Acerca desse movimento, considere as seguintes afirmativas:

1. Software Livre são programas de computador que podem ser utilizados, copiados, distribuídos e aperfeiçoados.

2. Softwares Livres podem ser adaptados de acordo com a necessidade de seususuários.

3. Software Livre são programas de código aberto (do inglês open sources).

4. Software Livre são sempre gratuitos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Existem duas principais organizações internacionais responsáveis pela proteção e promoção do software livre: a Free Software Foundation (FSF) e a (OSI), que atuam para garantir que os termos Free Software e Open Source sejam utilizados de forma correta. De acordo com a FSF (ou, em português, Fundação para o Software Livre), é considerado livre o programa que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com as necessidades de cada usuário. Ou seja, o software é considerado livre quando se enquadra nessas liberdades definidas pela fundação. Mas isso não impede que um desenvolvedor cobre algum valor pelas modificações feitas; vale lembrar que há custos na programação, como em qualquer outra atividade, porém a diferença está na filosofia do software livre, a qual visa ao espírito de liberdade e não ao lucro. Com isso fica claro que livre não é gratuito e sim disponível a todos.

    canaltech.com.br

  • Software livre pode ser: Copiado, usado, redistribuído, alterado, estudado.

    Nao pode ser: Apropriado e transformado em proprietário (pegar o software, alterar e falar que é seu)

    Normalmente gratuito, mas podendo ser pago. Porém, sempre pago pelo serviço, NUNCA pode ser cobrada pela licença de uso.

    E ah, sempre, sempre SEMPRE codigo fonte ABERTO

    Alfartano!!! Bora pra cima moçada!

  • "sempre não combina com concurso público", como diria o poeta.

  • Descordo da questão, pois o que é cobrado é o serviço em si, e não o software, é cobrado o serviço de aperfeiçoamento para determinado usuário.


ID
2991121
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Uma das principais filosofias do movimento software livre é disponibilizar o acesso ao código fonte do programa. Nesse sentido, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.


( ) Nem todo software livre possui acesso ao código fonte.

( ) O software que não é livre é denominado software aplicativo.

( ) O software de sistema composto pela BIOS (Basic input/output system) é o responsável pelas principais rotinas do computador.

( ) Código fonte é a sequência de instruções escritas pelo programador de forma ordenada e lógica para serem executadas pelo computador.

( ) Software é uma aplicação ou programa de computador que utiliza uma determinada linguagem de programação para realização de tarefas preestabelecidas.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas

ID
2991127
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Segundo Cunha Filho (2014), o copyleft é uma extensão das quatro liberdades básicas definidas pela Free Software Foundation para garantir os direitos autorais do desenvolvedor tornando um programa livre para que assim todas as versões modificadas e as extensões do programa também sejam livres.

A respeito da importância do software livre e a liberdade de acesso aos códigos fonte do programa, avalie as afirmativas a seguir.



I. A licença GNU LGPL é o maior exemplo de software proprietário.

II. O copyleft garante a liberdade de qualquer usuário utilizar o software de forma livre.

III. A redistribuição de um software copyleft garante a manutenção da licença para o próximo desenvolvedor.

IV. O copyleft garante ao desenvolvedor a redistribuição do software sem necessidade de citação dos autores anteriores.


É correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
2991136
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

A relevância e a abrangência do assunto software livre implicavam também em revisar conceitos tradicionais, como os de direitos autorais, direitos de citação, direitos do setor público versus privado, patentes, licenciamento e restrições da propriedade intelectual, previstas, conservadoramente, em legislação há muitos anos. O software livre traz no bojo preocupações como ordenar o desenvolvimento futuro do software para que este seja desimpedido, garantido, produtivo e, ao mesmo tempo, justo e lucrativo, em que cada programador ou participante tenha o seu reconhecimento, seja este financeiro, acadêmico ou de realização profissional.

Considere seus conhecimentos acerca do software livre e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre estes programas.


( ) Nem todo software livre possui acesso ao código fonte.

( ) Código fonte é a chave para que o programador altere o programa.

( ) O software livre pode ser considerado como software de código aberto.

( ) O software proprietário possui código aberto.

( ) Software é uma aplicação ou programa de computador que utiliza uma determinada linguagem de programação para realização de tarefas pré-estabelecidas.


A sequência correta é

Alternativas

ID
2998564
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O Moodle é uma plataforma de aprendizagem projetada para fornecer aos educadores, administradores e estudantes um sistema robusto, seguro e integrado para criar ambientes de aprendizagem personalizados, sendo um software livre. Qual é o tipo de licença aplicável ao Moodle?

Alternativas
Comentários
  • GPL = General Public License

  • GNU General Public License (Licença Pública Geral GNU), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da  para  idealizada por  em 1989, no âmbito do projeto  da  (FSF). Richard Stallman originalmente criou a licença para o  de acordo com as  da Free Software Foundation.


ID
3006298
Banca
BIO-RIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O uso de software livre tornou-se uma alternativa para viabilizar as atividades das bibliotecas digitais. Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir:

I - O software livre pode ser utilizado, copiado e distribuído livremente.
II - Alterações, melhorias, otimizações ou correções efetuadas no software livre são obrigatoriamente distribuídas gratuitamente na nova versão.
III - O uso de software livre permite a extração e a importação de dados em XML.

Dessas afirmativas, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • XML - Seu propósito principal é a facilidade de compartilhamento de informações por intermédio da internet

    O que não se confunde com software livre

  • O "obrigatoriamente" da II a mantém como correta?

  • Sávio Carneiro a II fala obrigatoriamente distribuídas gratuitamente na nova versão, quer dizer que não poderá cobrar pelas atualizações ou melhorias, por ser tratar de um software livre, por isso o obrigatoriamente deixa correta a alternativa.

  • A meu ver, questão sem gabarito!

    Retirada deste arquivo:

    https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/anais_anterior/13snbu/Com_Oral/Red_Rec_Inf/A%20web%20e%20os%20Acervos%20Dig/Luiz%20A%20Vicentini%20-%20Biblioteca%20digital%20da%20UNICAMP.pdf

    Pagina 3

    SACANAGEM/1


ID
3041719
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Assinale a alternativa que esteja em desacordo com os conceitos de Software Livre.

Alternativas
Comentários
  • b)Alterações no código-fonte devem ser comunicadas ao desenvolvedor do software.

    Não precisa ser comunicado ao autor do software

  • Complementando a resposta do Wanderson, CASO você efetue alguma modificação para distribuir / vender, você (na maioria dos casos) deve fazer menção ao autor da primeira versão (criador)


ID
3042484
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Vilhena - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Quando se fala em Software Livre se quer dizer programa:

Alternativas
Comentários
  • Questão deveria ser anulada, pois ser Gratuito não é a essência de software livre. Nao acostume com essa terminologia, bancas mais conceituadas nao usa esse conceito.

  • Livre não quer dizer gratuito...
  • Software Livre tem como requisito mínimo, o código fonte aberto. Eles NORMALMENTE (via de regra) são gratuitos. Até podem ser pagos, mas se houver alguma cobrança, não é pela licença de uso, mas por alguma manutenção / atualização / recurso que há de se incrementar / melhorar.

  • GAB: C

    NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS É GRATUITO, MAS PODE SER PAGO.


ID
3054160
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Segundo a definição criada por Richard Stallman, fundador da FSF - Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre), software livre é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Software livre é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades.

    FONTE: WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR

  • Correta A

    As Bancas costumam querer confundir entre:

    Software Livre: Qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.

    Software Aberto: simples fato do programa estar com seu código aberto não garante absolutamente nada sobre a sua distribuição, modificação e comercialização. Na verdade, o termo “código aberto” somente afirma que qualquer pessoa pode ter acesso ao código do programa, mas que seu desenvolvedor determina a suas condições de uso.


ID
3094258
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Paulistana - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Diz respeito aos tipos de liberdade que caracterizam um software livre, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:

    → A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade n.º 0);

    → A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade n.º 1).

    → A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade n.º 2);

    → A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n.º 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • O Licenciamento pode ser para uso perpétuo ou para uso temporário entre o fabricante e a pessoa ou a empresa que utilizará e nele existem algumas restrições para segurança e integridade através de mecanismos de regulação. então a questão correta letra B de acordo com as informações para software livre.


ID
3254899
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Sobre as licenças de código aberto com livre direito de cópia, Copyleft, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3255019
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Tim Berners-Lee sugeriu um esquema de implementação das 5 estrelas para Dados Abertos. Qual das alternativas abaixo trata de uma definição que não representa uma dessas 5 estrelas?

Alternativas
Comentários
  • dados precisam ser completos e nao consolidados

  • Tim Berners-Lee sugeriu um esquema de implementação das 5 estrelas para Dados Abertos. Qual das alternativas abaixo trata de uma definição que não representa uma dessas 5 estrelas?

    1.     Torne seus recursos disponíveis na Web (tanto faz o formato) sob uma licença aberta.

    2.  Tornar seus recursos disponíveis como dados consolidados na forma de relatórios para que o acesso seja universal (humanos e máquinas).  ( Torne seus recursos disponíveis como dados estruturados (ex. excel no lugar de imagem escaneada)).

    3.     Utilize formatos não-proprietários (ex. CSV e não excel).

    4.     Utilize URIs para identificar recursos. Isso vai ajudar as pessoas a apontarem para eles.

    5.     Conecte seus dados com dados de outras pessoas para prover contexto (dados linkado).

    B

  • a) Essa é logo a primeira estrela dos dados abertos. Os dados devem estar disponíveis na internet, sem que estejam sob uma licença que restrinja seu acesso pelo público amplo. CERTA

    b) Essa não é uma das estrelas dos dados abertos. Os dados abertos devem estar na mais fina granularidade possível, ou seja, no maior nível de detalhe, não agregados e consolidados em um relatório. ERRADA

    c) Correto! No lugar de usar formatos proprietários, que exigem a aquisição de ferramentas ou pagamento de algum tipo de licença, é interessante disponibilizar os dados em formatos não proprietários. Por exemplo, fornecer os dados no formato CSV no lugar do formato XLS, do Excel. Essa é terceira estrela. CERTA

    d) A utilização de URIs auxilia no referenciamento aos recursos dos seus dados abertos a partir de outras localizações. É a quarta estrela. CERTA

    e) A ligação dos dados a outras localidades, algo que ocorre com o auxílio dos URIs, permite que o usuário tenha contexto e agrega valor aos dados abertos pelo efeito de rede. É a quinta e última estrela. CERTA

  • Letra B

    OS DADOS ABERTOS NÃO PODEM SER CONSOLIDADOS (Algo que foi unido, ou combinado, mas não somado, formando algo novo), NEM AGREGADOS E NEM SUMARIZADOS - DEVEM SER COMPLETOS.

    Além de COMPLETOS, devem ser PRIMARIOS, ATUAIS, ACESSIVEIS, PROCESSAVEIS POR MÁQUINA, DE ACESSO NÃO DISCRIMINATÓRIO, DE FORMATO NÃO PROPRIETARIO E LIVRE DE LICENÇA.


ID
3260671
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O software open source que permite a integração do sistema Unix ao ambiente de rede da Microsoft é o:

Alternativas
Comentários
  • Linux + Windows = Samba 

  • O Samba é um "software servidor" para Linux (e outros sistemas baseados em Unix) que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows. Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse servidores Windows (NT, 2000, XP, Server 2003). https://www.infowester.com/linuxsamba.php

ID
3312193
Banca
IBFC
Órgão
Câmara de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Assinale, das alternativas abaixo, a única que identifica corretamente softwares livres populares para monitoramento e diagnóstico de ambientes computacionais:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    MRTG - Ntop - Cacti


ID
3344788
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

São Sistemas Operacionais e ferramentas de escritório classificados como software livre

Alternativas
Comentários
  • A Linux e LibreOffice.

    para os não assinantes

  •  a) Linux e LibreOffice. - CORRETO

     b) Android e Microsoft Office. - ERRADO

     c) Linux e Microsoft Office. -ERRADO

     d) Windows e OpenOffice. - ERRADO

  • LINUX, LIBRE OFFICE e FIREFOX são exemplos de software livre!!!


ID
3344818
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre conceitos de Software Livre.
I. O Software Livre pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrições.
II. Um software, para ser distribuído livremente, deve ir acompanhado de uma licença GPL (General Public License), BSD (Berkeley Software Distribution) ou algum outro modelo de licença livre, além da disponibilização do código fonte.
III. O autor do software deve renunciar à propriedade do programa, tornando este um bem comum, ou seja, um software livre.
Considerando V como afirmativa verdadeira e F como falsa, a sequência que expressa corretamente o julgamento das afirmativas é

Alternativas
Comentários
  • a III está errada pois o autor do software não DEVE renunciar a propriedade, mas o correto é que ele pode renunciar, bem como pode não renunciar, mas, mesmo assim, continuar a distribui-lo de maneira livre, com código fonte inclusive. Vale lembrar que um dos itens importantes quando falamos de software livre é a cláusula copy left. valew.

  • II. Um software, para ser distribuído livremente, deve ir acompanhado de uma licença GPL (General Public License), BSD (Berkeley Software Distribution) ou algum outro modelo de licença livre, além da disponibilização do código fonte.

    Esse item está ok,porque o software com a licença BSD é open source,ou seja,tem o código fonte liberado.Lembrando que a licença garante as quatro liberdades do software livre(mas não é software livre) ,mas parte/todo o código pode ser usado em softwares proprietários.

  • A letra "e" está incorreta, pois afirma que agente público não pode ser estatutário ou empregado público...


ID
3345655
Banca
IBADE
Órgão
IF-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Além do Moodle, existem várias outras plataformas similares que são utilizadas em ensino a distância(EaD), nem todas necessariamente baseadas em software livre.
Uma dessas plataformas é a:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Balckboard.

  • GABRITO A

    Mas porém entretanto todavia, esta escrito errado, o certo seria "Blackboard Learn"

  • GAB: A

    • Blackboard Inc. é uma empresa americana de tecnologia educacional com sede corporativa em Reston, VA. É conhecido pelo Blackboard Learn, um sistema de gerenciamento de aprendizagem.
    • SmartScreen é um componente anti-phishing e anti-malware baseado na nuvem, incluído em vários produtos da Microsoft, incluindo Windows 8 e mais tarde, Internet Explorer, Microsoft Edge e Outlook.com.
    • Adobe Acrobat é um software desenvolvido pela Adobe, que permite a conversão de documentos de diversos formatos em um arquivo de formato PDF.
    • A ferramenta FRP Hijacker é um programa utilitário gratuito desenvolvido pela Gsm Hagard que funciona especialmente para contornar o bloqueio de FRP dos telefones Samsung Galaxy em algumas etapas
    • O Active Directory é uma implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores desta rede. É um software da Microsoft utilizado em ambientes Windows, presentes no active directory.

ID
3348805
Banca
IBADE
Órgão
IF-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Além do Moodle, existem várias outras plataformas similares que são utilizadas em ensino a distância (EaD), nem todas necessariamente baseadas em software livre. Uma dessas plataformas é a:

Alternativas
Comentários
  • Blackboard, não?
  • RESPOSTA : A

  • BALCKBOARD eu não conheço. Eu conheço BLACKBOARD

  • GAB: A

    • Blackboard Inc. é uma empresa americana de tecnologia educacional com sede corporativa em Reston, VA. É conhecido pelo Blackboard Learn, um sistema de gerenciamento de aprendizagem.
    • SmartScreen é um componente anti-phishing e anti-malware baseado na nuvem, incluído em vários produtos da Microsoft, incluindo Windows 8 e mais tarde, Internet Explorer, Microsoft Edge e Outlook.com.
    • Adobe Acrobat é um software desenvolvido pela Adobe, que permite a conversão de documentos de diversos formatos em um arquivo de formato PDF.
    • A ferramenta FRP Hijacker é um programa utilitário gratuito desenvolvido pela Gsm Hagard que funciona especialmente para contornar o bloqueio de FRP dos telefones Samsung Galaxy em algumas etapas
    • O Active Directory é uma implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores desta rede. É um software da Microsoft utilizado em ambientes Windows, presentes no active directory.

ID
3358225
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Qual recurso GIMP deve ser utilizado para desfocar a imagem?

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Na sua Tradução "Borrão"


ID
3360661
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Vilhena - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Existem portais que disponibilizam softwares públicos livres muito úteis para prefeituras. Um deles é o softwarepublico.gov.br. Dentre os softwares abaixo, o único que NÃO é considerado livre é:

Alternativas
Comentários
  • TOTVS (Lê-se TÓTUS) é uma empresa brasileira de desenvolvimento de software. A alternativa está errada por dois motivos:

    1- A TOTVS não é um software, é uma empresa, ela PRODUZ softwares.

    2- Como é uma empresa, deveria-se deduzir que os softwares produzidos por ela - pelo menos a maior parte deles - não são livres, eles precisam lucrar de alguma forma né.

  • Douglas, a questão pede: "Não é considerado livre"


ID
3375781
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Para um computador (seja ele da categoria que for) funcionar, ele necessita de programas. Em relação a conceitos básicos sobre Linux e Software Livre, Ambientes operacionais e conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

O software livre exige o pagamento da licença, contudo pode ser utilizado em mais de um computador sem adição de valores. O uso do produto é livre e está assegurado em contrato que é distribuído junto com a ferramenta.

Alternativas
Comentários
  • Software livre é o software que concede liberdade ao usuário para executar, acessar e modificar o código fonte, e redistribuir cópias com ou sem modificações. Errado

  • GAB: E

    O software livre exige o pagamento da licença, contudo pode ser utilizado em mais de um computador sem adição de valores. O uso do produto é livre e está assegurado em contrato que é distribuído junto com a ferramenta.

     

    O CORRETO É QUE PODE EXIGIR, POIS EM POUCOS CASOS É COBRADO. NA MAIORIA DAS VEZES É GRATUITO.

  • GABARITO: ERRADO.

  • O software livre concede liberdade ao usuário para executaracessar e modificar o código fonte, e redistribuir cópias com ou sem modificações. Não DEVE exigir, mas PODE exigir!.

    Gabarito: Errado.

  • ERRADO

    Software Livre é apenas uma das classificações de software. Eles não são sempre gratuitos, podem ser pagos, porém, precisam manter as características de acesso ao código-fonte e de livre utilização e distribuição.


ID
3375793
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Para enviar mensagens por e-mail, é necessário que o remetente esteja conectado à Internet. Em relação à Transferência de arquivos pela internet, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

Quando é realizado um download de um programa da categoria Opensource, quer dizer que esse programa é distribuído sob o regime da licença de uso GPL (GNU Public License). Além de o programa ser de livre uso, como são os freewares, ele permite o acesso do usuário ao código-fonte.

Alternativas
Comentários
  • Freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free de freeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como freeware não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições.

  • GABARITO: CERTO.

  • Saber inglês ajuda DEMAIS na programação, pois diversos códigos são auto explicativos, porém estão em inglês

  • Opensource é o mesmo que dizer Software livre, ou seja, é um software com código-fonte aberto. 


ID
3379306
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Software livre é uma expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Referente aos Conceitos básicos sobre Linux e Software Livre, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

“A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros” é uma das liberdades essenciais que caracterizam o software livre.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: certo

     

    Razões: O principal diferencial dos softwares livres consiste justamente nessa possibilidade de redistribuir cópias de forma livre e sem qualquer cominação legal. Para tanto, não poderá haver patentes sobre o mesmo que impeçam tal redistribuição.

     

     > Qualquer desacerto, por gentileza, comunique-me para que eu possa o corrigir perfeitamente.

  • GABARITO: CERTO.

  • Há 4 liberdades do Software Livre, dentre elas está a liberdade de redistribuir cópias.

  • Gab: CERTO

    4 Liberdades do software livre:

    Liberdade 0: A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito;

    Liberdade 1: liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito;

    Liberdade 2: liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros;

    Liberdade 3: liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

    GNU GPL (ou GPL): licença criada para preservar as 4 liberdades inerentes ao Software Livre.


ID
3415339
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Sobre Software Livre, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    Softwares livres e softwares de código aberto representam a mesma filosofia.

  • O software livre tem como objetivo permitir que as pessoas possam usar, estudar, modificar e redistribuir programas de computador ou somente seus códigos fonte (que são como receitas para criar outros programas). A única exigência é que, ao redistribuir o programa, ele permaneça livre para ser novamente alterado por outros usuários.

    Segundo a Free Software Foundation (Fundação do Software Livre), o software livre deve garantir quatro tipos de liberdade aos usuários:

    1 – Liberdade de executar o programa para qualquer propósito; 2 – Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para suas necessidades; 3 - Liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar outros usuários; 4 – Liberdade de modificar o programa e distribuir essas alterações, de modo que toda a comunidade se beneficie.

    Um dos exemplos de software livre mais conhecido é o sistema operacional Linux.

    Já o programa em código aberto, ou open source (em inglês), é aquele no qual o usuário pode modificar o código, de acordo com o que deseja usar. Porém, o desenvolvedor original do programa determina as condições de uso e de distribuição. Por exigir mais conhecimentos técnicos, os códigos abertos são geralmente manipulados por programadores.

    O conhecido navegador Firefox, por exemplo, tem seu código aberto para modificação e redistribuição.

    FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/4593/voce-sabe-a-diferenca-entre-software-livre-e-codigo-aberto

  • Softwares livres e softwares de código aberto não representam a mesma filosofia.

    O software livre tem como objetivo permitir que as pessoas possam usar, estudar, modificar e redistribuir programas de computador ou somente seus códigos fonte. A única exigência é que, ao redistribuir o programa, ele permaneça livre para ser novamente alterado por outros usuários.

    Já o programa em código aberto, ou open source, é aquele no qual o usuário pode modificar o código, de acordo com o que deseja usar. Porém, o desenvolvedor original do programa determina as condições de uso e de distribuição.


ID
3417979
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Para ser considerado um Software Livre, este deve conceder liberdade ao usuário para que ele possa executar, copiar, distribuir, estudar, alterar e melhorar o software. Assinale a alternativa que apresenta uma das liberdades essenciais que um usuário do Software Livre possui.

Alternativas
Comentários
  • Enfiar um Spy no meio do Software tá liberado galera!

  • Opção (B), qualquer usuário pode fazer modificações e deixar disponível para outros usuários.

  • B- Desde que beneficie outras pessoas.

  • Assertiva b

    Um usuário pode distribuir cópias de suas versões modificadas para outros, assim toda uma comunidade pode se beneficiar de suas alterações.


ID
3418123
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um software livre.

Alternativas
Comentários
  • Libre Office - software livre

  • WinRar é quase um software livre, não conheço um que paga por ele... hauhuhaa

  • SOFTWARE LIVRES: Libreoffice, Linux, Firefox...

  • Software Livre: qualquer programa que pode ser executado, copiado, modificado, usado para qualquer fim e redistribuído gratuitamente ao ter acesso ao código-fonte. Libreoffice e VLC media player, Linux, Firefox, VLC media player. O Linux é pela licença GNU GPL

     

    Open Source (código aberto): É aquele no qual o usuário pode modificar o código, de acordo com o que deseja usar. Porém, o desenvolvedor original do programa determina as condições de uso e de distribuição


ID
3424027
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

De acordo com a Free Software Foundation, a definição de software livre apresenta os critérios utilizados para definir se um programa de computador se qualifica como software livre ou não. Esta definição está baseada em um número de características essenciais que a licença do programa deve ter.

Dentre elas:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi anulada?

  • O software livre pode ser distribuído gratuitamente,

    pode ser pago também, mas não a licença e sim o serviço.

  •  a) ser executado somente no seu formato padronizado.  ERRADO - Software livre tem várias versões modificadas, que podem ser distribuidas.

     b) ter seu código-fonte acessível somente a tecnólogos credenciados. ERRADO - Qualquer pessoa pode acessar o código fonte

     c) ter seu funcionamento estudado por instituições qualificadas. ERRADO - Não está completamente errado, mas pode ser estudado por qualquer um

     d) ser distribuído gratuitamente, de forma não-comercial. CERTO - Não é pago

     e) ter cópias compartilhadas através de contrato de permissão de uso. ERRADO - Não precisa de contrato de permissão de uso

  • Não entendi porque o gabarito é D, de acordo com o GNU:

    “Software livre” não significa “não comercial”. Um programa livre deve estar disponível para uso comercial, desenvolvimento comercial e distribuição comercial. Desenvolvimento comercial de software livre deixou de ser incomum; tais software livre comerciais são muito importantes. Você pode ter pago dinheiro por suas cópias de software livre, ou você pode tê-las obtido a custo zero, mas independentemente de como você conseguiu suas cópias, você sempre deve ter a liberdade para copiar e mudar o software, ou mesmo para vender cópias. 

    “Comercial” e “proprietário” não são a mesma coisa! Software comercial é software desenvolvido por uma empresa como parte de seu negócio. A maior parte dos softwares comerciais é proprietária, mas existem softwares livres comerciais, e softwares não comerciais e não livres. Por favor, ajude-nos a divulgar o fato de que software comercial livre é possível. Você pode fazer isso através de um esforço de não dizer “comercial” quando quer dizer “proprietário”.

    Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais: 

    A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).

    A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

    A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros (liberdade 2).

    A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

    https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html

    https://www.gnu.org/philosophy/categories.pt-br.html

  • Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais: 

    A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).

    A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

    A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros (liberdade 2).

    A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.


ID
3431644
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Seringueiras - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Um software é considerado livre quando atende a quatro tipos de liberdades definidas pela Free Software Foundation. Qual alternativa abaixo contém todas as liberdades necessárias para caracterizar um software como livre?

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Liberdade para uso em qualquer finalidade / liberdade para estudar e adaptar o software / liberdade para redistribuir cópias / liberdade para modificar e distribuir o código

  • Questão com todas as alternativas muito parecidas, só nos resta ver que é a A por eliminação, é a que melhor se encaixa

  • Liberdade para uso em qualquer finalidade...e se for pra algo ilícito (ilegal)? Tudo certo também!?

  • 4 LIBERDADES:

     

    - Executar para qualquer propósito

    - Distribuir cópias

    - Modificar

    - Estudar e adaptar às necessidades

     

    De nada, bons estudos.