SóProvas


ID
1032874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

No que se refere à Organização Internacional do Trabalho (OIT), julgue os seguintes itens.

As normas da OIT, compostas de convenções e recomendações, possuem natureza jurídica de tratados internacionais, vinculando os Estados que as ratifiquem.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    as Convenções da OIT são tratados internacionais multilaterais, de caráter normativo, que estão abertos à assinatura e ratificação por qualquer Estado interessado. Além das Convenções, a OIT edita também recomendações, que têm por objetivo auxiliar e orientar os Estados nas políticas e práticas nacionais protetivas do trabalhador. Em razão disso, as recomendações não possuem natureza imperativa e não necessitam de ratificação. 

    FONTE:http://concurseiro24horas.com.br/site/upload/artigos_arq/166_33.pdf

    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • Recomendações: são Softs Law, não são vinculantes.

    Convenções: são hard law, são vinculantes.

    Bons Estudos

  •      Em 1919, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi criada em decorrência do Tratado de Versalhes que pôs fim à 1ª Guerra Mundial. Naquele momento, vigorava um verdadeiro reconhecimento da importância da justiça social para fomentar uma cultura de paz, assim como maior compreensão da crescente interdependência econômica do mundo.

        A OIT realiza seu trabalho por meio de três órgãos fundamentais: 1) a Conferência Internacional do Trabalho; 2) o Conselho de Administração ; e 3) o Escritório Internacional do Trabalho. Todos esses órgãos contam com representantes dos governos, empregadores e trabalhadores (tripartismo).

          Segundo a Constituição da OIT, também conhecida como Declaração da Filadélfia, as normas da Organização podem tomar duas formas: a de uma convenção internacional e a de uma recomendação (art. 19º, I).  Em ambos os casos, para que sejam aceitas em votação final, tanto a Convenção como a recomendação devem obter dois terços dos votos presentes (art. 19º, II). Porém, o art. 20 exige que apenas a convenção passe por procedimento (descrito no art. 102 da Carta da ONU) referente aos tratados internacionais, no intuito de vincular juridicamente os Estados -membros que a assinaram. As recomendações, por outro lado, são apenas orientações da OIT aos Estados, não os obrigando internacionalmente.

    Gabarito: Errado




  • Isso mesmo, em se tratando de recomendações não há efeito vinculante.

  • As recomendações não possuem natureza imperativa e não necessitam de ratificação. 

    Apenas as Convenções são vinculantes.

  • recomendaçoes --> soft law (nao vinculam)

    convençoes --> hard law. Vinculam 

  • recomendaçoes --> soft law (nao vinculam)

    convençoes --> hard law. Vinculam 

    BIZU: conVenções = Vincualam

    recomendaçÕes = nÃo vinculam