SóProvas


ID
1032961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, a respeito da gestão pública e de assuntos correlatos a esse tema.

A etapa de planejamento descrita no ciclo PDCA (plan, do, check, act), que é uma das ferramentas essenciais para o conceito de aprendizagem do MEG®, destaca quatro critérios fundamentais para sua formulação: clientes, sociedade, liderança e estratégia.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Modelo de Excelência da Gestão


    Modelo de Excelência da Gestão®
    Uma visão sistêmica da gestão organizacional


     

    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 13 fundamentos e oito critérios. Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios. São eles:

    Fundamentos: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.
    Critérios: liderançaestratégias e planosclientes; sociedade; informações e conhecimento;pessoas; processos e resultados.
    A figura representativa dos Critérios de Excelência simboliza a organização, considerada como um sistema orgânico adaptável ao ambiente.
    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do Exterior.
    No Modelo de Excelência da Gestão®(MEG), os Fundamentos da Excelência são expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais propostas na forma de questões e de solicitações de resultados.
    As questões, em alguns casos, solicitam complementos importantes para a excelência da gestão. O entendimento dessas questões e seus complementos, bem como das solicitações de resultados, é apoiado por meio de orientações e inclui evidências que deveriam existir para sustentar uma avaliação utilizando os Critérios. O Sistema de Pontuação possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados organizacionais.

    http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
  • A questão poderia ser contestada com o Cespe, pois o MEG não contempla apenas 4 critérios fundamentais, mas sim 8: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.
    O MEG ainda possui 13 fundamentos em sua aplicação:  pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.

    Mais uma questão do Cespe que induz o candidato ao erro e tira pontos de quem realmente estudou.
  • Bem,

    Eu entendo que em momento algum a questão restringe o número de critérios, mas apenas descreve quatro e por isso o item está certo...

    Bons estudos!
  • A questão está correta gente. Olha o que diz o Instrumento para Avaliação da Gestão Pública

    O Modelo de Excelência em Gestão Pública é a representação de um sistema gerencial constituído de oito partes integradas, que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão com a finalidade de levar as organizações públicas brasileiras a padrões elevados de desempenho e de excelência em gestão.

    O primeiro bloco – Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade - pode ser denominado de planejamento.
    Por meio da liderança forte da alta administração, que focaliza as necessidades dos cidadãos- usuários, os serviços, os produtos e os processos
    são planejados conforme os recursos disponíveis, para melhor atender esse conjunto de necessidades.

    O segundo bloco – Pessoas e Processos - representa a execução do planejamento.
    Nesse espaço, concretizam-se as ações que transformamobjetivos e metas em resultados. São as pessoas, capacitadas e motivadas, que operam esses processos e fazem com que cada um deles produza os
    resultados esperados.

    O terceiro bloco – Resultados – representa o controle, pois serve para acompanhar o atendimento à satisfação dos destinatários dos serviços e da ação do Estado, o orçamento e as finanças, a gestão das pessoas, a gestão de suprimento e das parcerias institucionais, bem como o desempenho dos serviços/produtos e dos processos organizacionais.

    O quarto bloco – Informações e Conhecimento – representa a inteligência da organização.
    Nesse bloco, são processados e avaliados os dados e os fatos da organização (internos) e aqueles provenientes do ambiente (externos), que não estão sob seu controle direto, mas, de alguma forma, influenciam o seu desempenho. Esse bloco dá à organização a capacidade de corrigir ou melhorar suas práticas de gestão e, conseqüentemente, seu desempenho.

    Fonte: Instrumento para Avaliação da Gestão Pública - Ciclo 2010
    http://www.gespublica.gov.br/projetos-acoes/pasta.2010-04-26.8934490474/Instrumento_ciclo_2010_22mar.pdf
  • Lembre-se que no CESPE o incompleto PODE estar correto. Há um grande número de questões neste modelo, portanto não acho prudente questionar a questão

  • Lembrando que em 2014 houve uma alteração no MEG, resultando em 11 fundamentos e 8 critérios (mudanças dos critérios apenas nos de planejamento). Entendo que hoje a questão estaria desatualizada (errada).



    http://www.gespublica.gov.br/pasta.2014-06-12.8013949452/Modelo%20de%20Excelencia%20em%20Gestao%20Publica%202014%20vs%2005062014.pdf

  • No meu entendimento essa questão estaria errada porque foi mal escrita, vejamos:

     

    A etapa de planejamento descrita no ciclo PDCA (plan, do, check, act), que é uma das ferramentas essenciais para o conceito de aprendizagem do MEG®, destaca quatro critérios fundamentais para sua formulação: clientes, sociedade, liderança e estratégia.

     

    A parte entre virgulas (sublinhada), seguindo as regras da língua portuguesa, é uma oração subordinada adjetiva explicativa. Ela apenas diz que o PDCA é uma das ferramentas do MEG. Mas isso faz com que a oração final (em negrito) seja subordinada a oração inicial e tenha relação somente com a etapa de planejamento do ciclo PDCA, ela não tem relação com a oração no meio do periodo que fala sobre o MEG.

     

    Considerando isso, eu desconheço qualquer ponto da teoria do PDCA que foi criada por Shewhart e aplamente divulgada por Deming que fale sobre a fase do planejamento conter esses 4 critérios. Em todos os outros comentarios os colegas retiraram esses critérios do MEG, mas a afirmativa, da forma como foi escrita, não se referia ao MEG.

     

     

  • Rodrigo, a questão está correta, conforme consta no livro do prof. Renato Fenili, o funcionamento do MEG é dado por meio do conceito de PDCA( planejar- executar--monitorar-agir). De acordo com o sítio da FNQ na internet: O MEG é representado pelo diagrama que utiliza o conceito de aprendizado segundo o ciclo de PDCA( plan, do, check, action). Consta também 8 critérios que representa o MEG, são eles: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e ,por fim, resultados. 

  • Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: CPRM

    O MEG é operacionalizado de acordo com o conceito de aprendizado segundo o ciclo do PDCA. CORRETO

  • O link que eu coloquei abaixo não está mais vigente.

    Os novos criterios de planejamento são governança, estratégias e planos, público-alvo e interesse público e cidadania.

  • Ciclo PDCA

     

    Plannig                       Planejamento

    Do it                           Execução

    Check                         Controle

    Action                        Ação corretiva

     

    Assim, o ciclo PDCA, também chamado de ciclo de melhoria continuada, corresponde a uma ferramenta da qualidade utilizada para controlar e melhorar os processos de trabalho.

     

  • O MEG aborda o PDCL não o PDCA

  • Pra mim ainda esta errada pois o MEG aborda o PDCL e não o PDCA