SóProvas


ID
1035442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de protocolos e tecnologias de roteamento, ATM e TCP/IP.

No modo de transferência assíncrono (ATM), o canal não é identificado pela posição fixa de seus slots em uma estrutura no tempo. A banda passante é dividida em segmentos fixos de informação — intitulados células —, em que cada célula possui um cabeçalho e um campo de informação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

     A seguir é apresentado um texto sobre as características básicas do modo de transferência assíncrono - ATM, que é o modo de transferência utilizado pelas Redes Digitais de Serviços Integrados - Faixa Larga.

     

    Características:

    O que é o ATM?

    É a tecnologia baseada na transmissão de pequenas unidades de informação baseada em células, que são transmitidas em circuitos virtuais, onde a rota é conhecida no momento da conexão.

    Este modo de tranferência de informações independe do meio de transporte na camada física e é classificado como orientado a conexão.

    O ATM é baseado no conceito de comutação por células (pacotes de comprimento fixo) e na multiplexação por divisão de tempo assíncrona (ATDM), onde não há alocação fixa de intervalos de tempo a subcanais (conexões). A ocupação do canal é feita sob demanda de acordo com o tráfego de cada conexão, sendo cada canal identificado através do rótulo no cabeçalho.

    As células de ATM consiste:

    A ITU-T padronizou as células ATM com 53 octetos (48 de informação e 5 de cabeço;alho).

    - O cabeçalho possui um campo denominado VCI (Virtual Chanel Identifier), utilizado para identificar o circuito virtual e VPI (Virtual Path Identifier), utilizado para identificar o caminho virtual.

    - E os demais octetos são as informações propriamente dita.

    O seu encaminhamento é baseado na informação do cabeçalho contido em cada uma das células.

    Vantagens da tecnologia ATM

    Umas das vantagens da tecnologia ATM, é que ela não utiliza a alocação e nem a monopolização de canais. Os mesmos comutadores podem ser utilizados para chaveamento de todos os serviços de forma transparente.

    As redes ATM podem ser projetadas de forma a aproveitar melhor os meios de comunicação na presença de tráfego em rajadas e ao mesmo tempo, garantir o retardo máximo para serviços que suportam fontes de tráfego contínuo.

    A característica de tamanho fixo e reduzido das células de ATM trazem outras vantagens como:

    - diminui o grau de complexidade dos comutadores da rede;

    - menor tempo de empacotamento;

    - proporciona um menor atraso de transferência.

    Desvantagem da tecnologia ATM

    A única desvantagem que as células de ATM proporcionam é o grande overhead que o cabeçalho apresenta, que diminui a capacidade efetiva de transmissão na rede.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • PF cai uma dessa
  • Nishimura neles!!

  • a rede ATM divide os dados a serem transmitidos em pacotes muito pequenos (conhecidos como células). Uma célula ATM tem exatamente 53 Bytes, dos quais 5 são para cabeçalho (informações de endereçamento e caminho para a entrega dos dados) e 48 são de dados propriamente ditos (pay load).

    As redes ATM distribuem datagramas em canais de conexão virtual (VCC) que necessitam ser estabelecidos entre as extremidades interessadas antes do início do envio dos pacotes.

  • Redes ATM

    • Os pacotes são células (pequenos + tamanho fixo)
    • Payload = 48 bytes + cabeçalho = 5 bytes ==> 53 bytes ou 53 octetos (tamanho da célula é fixo)
    • Estabelece um canal virtual antes de transmitir, isto é, é uma rede orientada a conexão
    • Evoluiu da Frame relay
    • Alta velocidade (utiliza para isso fibra óptica)
    • A transmissão é bidirecional, os dois lados poderão enviar
    • Tem modelo de referência próprio.

    Extrai essa parte do comentário de Ibsen:

    O ATM é baseado no conceito de comutação por células (pacotes de comprimento fixo) e na multiplexação por divisão de tempo assíncrona (ATDM), onde não há alocação fixa de intervalos de tempo a subcanais (conexões). A ocupação do canal é feita sob demanda de acordo com o tráfego de cada conexão, sendo cada canal identificado através do rótulo no cabeçalho.

    Algumas questões:

    CESPE, EMBASA, 2010) Diferentemente do modelo OSI e do TCP/IP, o ATM possui modelo próprio de referência, em três camadas: física, ATM e adaptação ATM. (CERTO)

    CESPE, DETRAN-DF, 2010) São características das redes ATM: multiplexação no tempo; células com tamanho fixo de 53 bytes, sendo 5 bytes cabeçalho de controle; provisão de serviços da camada 2; suporte a circuitos virtuais e QoS. (C)

    CESPE, TRT, 2013) O protocolo ATM, um modelo de comunicação de dados de alta velocidade, interliga, em modo assíncrono, os diversos tipos de redes pelas quais os pacotes são enviados em tamanhos fixos. (CERTO)

    CESPE, TRE, 2012) O protocolo ATM funciona por alocação de banda, com o uso da técnica de comutação por células, criando canais virtuais, conforme a demanda dos usuários. (CERTO)

    CESPE, MPU, 2010) A atribuição de um de um canal virtual entre cada emissor e receptor de um pacote que utiliza o identificador de circuito virtual como endereço é uma característica do endereçamento utilizado pelas redes ATM. Nesse tipo de tecnologia, os endereços permanentes não são utilizados. (CERTO)

    CESPE, PREVIC, 2011) A tecnologia de transmissão de dados ATM é considerada uma evolução das redes de comutação de pacotes do tipo X.25, operando a velocidades maiores do que esse tipo. (E)

    CESPE, BANCO DA AMAZÔNIA, 2012) Uma vez estabelecido o circuito virtual no ATM, quaisquer lados podem iniciar a transmissão das células, cujo tamanho é de 53 bytes. (CERTO)