-
certo
Segundo Sousa (2009,p.102),"Os switches fazem comutação ou encaminhamento dos frames da seguinte forma:
-Comutação store-and-foward: o switch recebe o frame,armazenaó em sua memória(buffer),verifica se ocorreram erros na transmissão verificando o CRC,localiza o endereço de destino na tabela MAC,identifica a porta de saída e o encaminha. Se for detectado erro de transmissão no frame,ele é descartado.
-Comutação cut-through: ao receber o frame, o switch armazena em sua memória apenas o endereço de destino,localiza-o na tabela MAC e encaminha-o para a porta de destino. Vê-se que essa forma de comutação é mais rápida que a anterior.
-Comutação fragment-free."
Bibliografia:
SOUSA, L. B. Projetos e implementação de redes: fundamentos, soluções, arquiteturas e planejamento. 2. ed. São Paulo: Érica, 2009.
-
Métodos de switching:*Cut-through-> começa a encaminhar o quadro no momento em que o recebe, por isso não pode checá-lo para verificar se há defeitos. Dessa forma, acaba encaminhando os quadros defeituosos. Latência baixa. *Store-and-forward-> armazena todo o quadro no buffer antes de iniciar o seu encaminhamento. Como todo o quadro está presente no buffer, ele pode verificar se há defeitos. Se houver, o quadro não será encaminhado. Latência alta, se comparada à do método anterior. *Fragment-Free-> intermediário entre os dois primeiros. Armazena e checa somente os 64 bytes primeiros do quadro no buffer, pois há pesquisas indicando que a grande maioria dos defeitos em quadros ocorre nos primeiros 64 bytes. Latência intermediária.
-
Conforme vimos na parte teórica, o cut-through inspecionará o cabeçalho para obter apenas a informação do endereço MAC de destino, sendo extremamente rápido na comutação, enquanto o store-and-forward armazena todo o pacote antes de reenviar.
Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)
-
Gabarito: Certo.
A título de contribuição:
Tipos de Encaminhamento com Switch:
Store-and-Forward: Esse tipo de switch aceita e analisa o pacote inteiro antes de encaminhá-lo para a porta de saída, guardando cada quadro em um buffer. Este método permite detectar alguns erros, evitando a sua propagação pela rede. Os switches store-and-forward são projetados para redes corporativas, onde a verificação de erros e um bom throughput são desejáveis.
Cut-Through: Os switches cut-through apenas examinam o endereço de destino antes de re-encaminhar o pacote. Eles foram projetados para reduzir a essa latência, minimizando o atraso (delay) lendo apenas os 6 primeiros bytes de dados do pacote (que contém o endereço de destino) e logo encaminham o pacote. Contudo, esse switch não detecta pacotes corrompidos causados por colisões, conhecidos como "runts", nem erros de CRC. Um segundo tipo de switch cut-through, chamado "fragment free", foi projetado para eliminar esse problema. Nesse caso, o switch sempre lê os primeiros 64 bytes de cada pacote, assegurando que o quadro tem pelo menos o tamanho mínimo, evitando o encaminhamento de runts pela rede. Switches cut-through são mais bem utilizados em pequenos grupos de trabalho e pequenos departamentos. Nessas aplicações é necessário um bom throughput e erros potenciais de rede ficam no nível do segmento, sem impactar a rede corporativa.
Adaptative-Cut-Through: São switches híbridos que processam pacotes no modo adaptativo, suportando tanto o modo store-and-forward quanto cut-through. Qualquer dos modos pode ser ativado pelo gerente da rede ou o switch pode ser inteligente o bastante para escolher entre os dois métodos, baseado no número de quadros com erro passando pelas portas.Quando o número de quadros corrompidos atinge um certo nível, o switch pode mudar do modo cut-through para store-and-forward, voltando ao modo anterior quando a rede se normalizar.
Bons estudos!
-
GABARITO CORRETO!
.
.
NO STORE-AND-FORWARD TODO O BUFFER É PREENCHIDO PARA SÓ ENTÃO COMEÇAR A ENVIAR OS QUADROS; JÁ NO CUT-THROUGH, NÃO PRECISA ESPERAR TODO O QUADRO CHEGAR.
-
Nishimura neles!!
-
cut-through: >>armazena apenas o endereço de destino
store-and-foward: >>armazena todo o quadro antes de transmiti-lo
indo além:
Cut - Though : ->a medida que recebe, encaminha não espera o quadro chegar completamente. encaminha quadros defeituosos
Store and Forward ->processa todos quadro e verifica integridade, estando tudo ok, faz a decisão de comutação mais lento, usado pelas PONTES
Fragment Free : ->aguarda 64 bytes para verificar se haverá colisão, ou seja, não armazena o quadro inteiro
Adaptive Switching : ->combinação dos 3 métodos anteriores
-
Tipos de comutação
-> A latência na comunicação de um frame no switch dependerá do switching Mode "modo de comutação"
-> Store and forward
- Frame é completamente recebido e armazenado em buffer.
- Feita a Checagem de erros é realiza CRC
- Endereço de destino localizado na tabela CAM
- Frame será descartado " se muito curto 64 bytes / se muito longo maior de 1518 bytes"
- Maior latencia dos tres modos.
-> Cut-Through " tempo Real"
- Swithes de alta performance
- Examina apenas o endereço MAc destino
- Vantagem> Baixa latência
- Desvantagem> não calcula CRC.
-> FragmentFree (Cut-through modificado)
- Aguarda a passagem da janela de colisão
- Verificação dos primeiros 64 bytes
- Pouca latência devida a checagem apenas dos primeiros 64 bytes.