-
O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.
O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações.
O roteador é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino.
-
Não entendi "e o terceiro nó age passivamente, capturando a comunicação". Para mim, o switch não permitiria isso, visto que só entrega para o host correto.
-
Errei a questão, mas acho que com o modo promíscuo o switch permitiria tal acontecimento...
Já o hub acho que nem precisa comentar...
-
Eu errei mas a questão está realmente correta. O hub captura a comunicação e envia para todos os hosts. O switch captura a comunicação e envia apenas para o host interessado.
-
O switch mapeia endereços MAC em portas do switch através da CAM table. Caso a quantidade de entradas nessa tabela seja maior que a memória destinada a ela (CAM table overflow). Se isso ocorrer, o switch para de processar os quadros e interliga todas as portas entre si, ou seja, se comporta de forma semelhante a um hub.
Dois possíveis motivos para isso ocorrer:
1 - Ligar hubs em portas do switch, assim o switch mapearia vários MAC numa mesma porta.
2 - Endereços MAC serem forjados para causar o overflow da CAM table.
-
Se não estou enganado exite um caso em que o SWITCH vai se comportar como um HUB. Por exemplo, suponha que o host A envia um pacote para o host B que acabou de ser conectado ao SWITCH, logo, como a tabela ARP do SWITCH está vazia ele é obrigado a enviar o pacote para todos as portas assim como um HUB faria.
Não tenho certeza se esse é o comportamento correto mas pelo menos justificaria o caso do SWITCH enviar o pacote para o host C.
-
Não concordei com a resposta pelo seguinte:
Se um host envia um frame unicast para o outro, o elemento de interconexão não poderia ser um hub, pois este age logicamente como broadcast, portanto os hosts se comunicam por broadcasting.
alguém pode me tirar essa dúvida ?
-
O hub distribuirá o frame para todos os host, pois não filtra os dados recebidos, apenas redistribui para todas as pontas.
O switch possui um modo chamado promíscuo, onde é feita a leitura que todas as informações que por ele passam. Para melhor entendimento segue definição retirada do Wikipedia:
Modo promíscuo (ou ainda comunicação promíscua) em relação à Ethernet, é um tipo de configuração de recepção na qual todos os pacotes que trafegam pelo segmento de rede ao qual o receptor está conectado são recebidos pelo mesmo, não recebendo apenas os pacotes endereçados ao próprio. Uma importante aplicação para esta configuração são os sniffers. Vários sistemas operacionais exigem privilégios administrativos para ativar o modo promíscuo da rede. Um nó que não faz roteamento de pacotes em modo promíscuo pode somente monitorar o tráfego de rede dos nós no mesmo domínio de colisão. Computadores conectados por um HUB atendem tal requisito.
Existem programas que utilizam essa técnica para mostrar os dados sendo trafegados pela rede. Alguns protocolos como FTP e Telnet transferem conteúdo e senhas em modo texto, sem criptografia, sendo possível assim capturar tais dados em modo promíscuo a partir de outros computadores. Por isso é encorajado utilizar protocolos mais seguros de comunicação, como o SSH - Secure Shell
-
Não concordo com a questão. O terceiro host só irá receber o sinal se se tratar de um hub. Se for um switch ele não receberá a informação, nem passivamente.
-
Existe uma funcionalidade no switch chamada Port Mirroring que simplesmente copia o tráfego de uma porta para outra. Esta funcionalidade é desejável na instalação de equipamento IDS e também para análise, diagnóstico e debug de tráfego de rede. Portando, o switch com port mirroring valida esta questão
-
Acho que assim seria a forma correta para se ler.
"Um equipamento de interconexão de redes com três hosts a ele conectados, em que um host envia um frame unicast para o outro capturando a comunicação, e o terceiro nó age passivamente é um hub ou um switch."
A resposta seria um SWITCH já que ele possui uma tabela mac onde informa em qual porta o mac solicitado está.
Lembrando que o switch caso não conheça o MAC solicitado vai fazer o broadcast para saber em qual porta o MAC solicitado está e assim adicionar em sua tabela.
-
Prezados,
O funcionamento padrão
de um HUB, ao conectar 3 hosts, é de apenas gerar novamente o sinal e o transmitir
para todas as portas, exceto a porta de origem, ou sejam, mesmo enviando um
frame unicast, o HUB o trataria como Broadcast
O funcionamento padrão
de um Switch, ao conectar 3 hosts, é de criar segmentos de rede dedicados, ou
seja, enlaces porta a porta, aumentando a largura de banda, onde o frame é
enviado apenas para a porta de destino, e as outras portas podem estar se
comunicando simultaneamente.
Entretanto, há algumas
possibilidades de atuação do Switch que o fariam trabalhar de forma diferente,
uma delas é o espelhamento de porta, onde determinada porta do Switch passa a
receber todos os frames, essa implementação é utilizada muito em auditorias.
Existe também a situação onde o Switch está sofrendo um ataque de MAC flooding,
dessa forma ele passaria a trabalhar como um HUB.
Portanto, questão
correta.
-
Unicast é um endereçamento para um pacote feito a um único destino (switch).
Broadcasting enviada para muitos receptores ao mesmo tempo ( hub ) .
Parece que a
pegadinha esta no contexto “é um hub ou um switch”, em nenhum
momento da questão se afirma que é um hub ou um switch, podendo então a
operação ser realizado em qualquer um
dos dois ou em ambos .
-
Nem todo switch possui espelhamento de porta...
-
Acho que HUB e unicast não combinam.
-
Perfeito cenário para a implementação de IDS e IPS. O Terceiro Host é um computador com a placa de rede em modo promíscuo, enquanto a porta do switch está com o modo espelhamento ligado.
-
Até a sua tabela CAM não estar completamente preenchida, o switch age como um hub, ou seja, transmitindo o sinal para todas as portas(menos a emissora).
-
Deveria ser anulada, posso ter um computador que age passivamente em sua placa de rede, recebendo os pacotes...
-
Não entendi a diferença entre essa questa que deu resposta CERTA para esta aqui: Q722505
Ano: 2013, Banca: CESPE, Órgão: FUB, Prova: Técnico de Tecnologia da Informação
Considere um equipamento de interconexão de redes ao qual estão conectados apenas três nós: A, B e C. Acerca desses nós, julgue o próximo item.
Se A envia uma mensagem unicast para B e C é capaz de captar essa mensagem, é correto afirmar que o comportamento do equipamento é compatível com o de um switch. ERRADO
-
Temos 3 computadores (hosts) A, B e C. O A manda uma parada pro B e o C recebe também. Mas pq? O HUB é um ''repetidor burro'' quando chega uma mensagem que era pra ser pra um caboco só (unicast), ele toca o foda-se e manda pra todos (broadcast).
Por outro lado o switch no mesmo exemplo que eu citei, vai pegar a mensagem do A e vai mandar somente pro B; o C nem vai ficar sabendo de nada, pq o switch é inteligente e só manda pro computador interessado. Dá um grau na questão agora e veja se clareou.
Questão: Um equipamento de interconexão de redes com três hosts a ele conectados, em que um host envia um frame unicast para o outro, e o terceiro nó age passivamente, capturando a comunicação, é um hub ou um (switch).
Gabarito: ERRADO
''Tentei ser o mais simples possível, caso haja algum erro por favor me avise por mensagem, estou em constante evolução.''
-
Gabarito: Certo
Unicast é um endereçamento para um pacote feito a um único destino (switch).
Broadcasting enviada para muitos receptores ao mesmo tempo ( hub ) .
-
De fato a parte q ele fala do switch e' possivel ocorrer, nao e' padrao, e, em alguns casos especificos, depende de configuracao, pelos motivos expostos:
1) Switches repassam mensagens de broadcast quando esta preenchendo sua tabela CAM;
2) Posso espelhar o trafego de uma porta em outra
3) Outras gambiarras q nao lembro agora.
Porem, o q nao engulo de forma nenhuma eh a parte q ele fala de unicast e depois vem falar q pode ser um HUB.
Isso pra mim ta errado(a parte especifica do Unicast).
Nem vou atras de ler livros pra justificar q eh so pra ter RAIVA!!!
Se eu fizer um prova dessas, mesmo lembrando dessa reposta, faco questao de errar so de RAIVA!!!
OBS: 47 anos atuando na área de TI, c/ ampla experiencia em furar (apenas cartões, ok?) e me vem 1 k*** desses pra me tirar do śerio!!! Dá ou não dá vontade de cair no soco???
Bem, mas passada a raiva (tudo passa nessa vida, exceto a flecha lançada, a prova perdida e a palavra dita - proverbio chines com adaptação de concurseiro). Vamos trazer umas fontes ai!!!
Segundo este honorável autor[1], "quando a interface de um switch recebe um frame e o endereço do hardware (MAC address) de destino é desconhecido, o switch propaga esse frame para todos os dispositivos conectados a cada uma de suas portas (esse processo é conhecido como broadcast)".
E Unicast seria a comunicação de uma máquina para apenas outra máquina (1-to-1).
Esse outro [2] afirma q "Um endereço unicast define um único computador. O pacote enviado a um endereço unicast deve ser entregue àquele computador específico".
Então é isso aí!!!...tirem suas proprias conclusoes!!!
[1] Filipefti
[2] Forouzan
-
GABARITO CORRETO!
.
.
O espelhamento de portas, também conhecido como SPAN (Switched Port Analyzer), é um método de monitoramento do tráfego de rede. Com o espelhamento de porta habilitado, o switch envia uma cópia de todos os pacotes de rede vistos em uma porta (ou uma VLAN inteira) para outra porta, onde o pacote pode ser analisado.
-
Essa só da para engolir na base do RLM , 3 hosts conectados , podem enviar um unicast ( 1-1) é um HUB ou um SWITCH [F + V = V ] certo é um switch , mas um HUB não seria nunca porque este enviaria a mensagem para os outros dois, e não para apenas um.
Gaba: CERTO
-
GABARITO: CERTO
Essa questão tem várias nuances:
1- Hub reconhece bits e, não, frames porque ele trabalha na camada física e, não, na camada de enlace;
2- Como o terceiro nó capturou a comunicação, faz sentido ser um hub - ele recebeu dados que seriam unicast, mas como ele trabalha apenas em broadcast, todos os outros nós receberam;
3- Em princípio, não faz sentido ser um switch porque o switch isola o tráfego nas portas, portanto o terceiro nó não receberia o frame;
4- Agora vem o grande lance da questão: enquanto o switch ainda não identificou os nós, isto é, sua tabela que armazena os endereços físicos dos equipamentos ainda não possui dados que identificam os dispositivos conectados a ele, é possível que o terceiro nó receba o frame (justamente para ajudar a montar a tabela de endereçamento).
Fonte: Estratégia Concursos - questões comentadas.