SóProvas


ID
1036321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Se é possível criticar a teoria da cidadania por prestar excessiva atenção aos programas sociais institucionais — crítica similar à que se faz à perspectiva dos serviços sociais —, tal teoria também pode ser julgada por definir a noção de igualdade como parâmetro de avaliação dos programas sociais.

À luz da afirmação acima, julgue os itens subseqüentes.

O preceito constitucional de que saúde é um direito de todos e um dever do Estado, e que, como tal, ela tem de ser universal e equânime, vai de encontro aos princípios da cidadania e da ordem democrática, que pressupõem a igualdade.

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião a questão está errada pelo termo vai de encontro aos princípio, o que significa dizer que colide, há um embate com os princípios da cidadania.

    Ao passo, que se a expressão fosse trocada por ao encontro, significaria que se aproxima dos princípios, dando aí, um tom de consonância com os princípios de cidadania e igualdade.Espero te ajudado!!!
  • OBRIGADA GABRIELA LOSS PELO ESCLARECIMENTO !! REALMENTE PASSOU DESPERCEBIDO POR MIM E VOCE TEM RAZÃO..

  • Caraca, nessa o CESPE jogou muito baixo. Parabéns Gabriela por decifrar este enigma. Brincadeira mesmo.Depois dessa vou até tomar um café.

  • Observe as frases abaixo:

    - O Diretor foi de encontro ao que o funcionário disse

    - O Diretor foi ao encontro do que o funcionário disse.

    Ambas expressões estão corretas. No entanto, apresentam significados opostos. Enquanto a primeira expressa oposição entre a atitude do Diretor e a fala do funcionário, a segunda mostra concordância entre elas

  • GABARITO: ERRADO

    → misturou português nessa questão:

    → O preceito constitucional de que saúde é um direito de todos e um dever do Estado, e que, como tal, ela tem de ser universal e equânime, vai de encontro aos princípios da cidadania e da ordem democrática, que pressupõem a igualdade. → o termo representa algo que colide (ideias contrárias); o correto seria: vai AO ENCONTRO (ideias que se completam, que possuem a mesma matiz semântica, mesmo sentido).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Além da questão do português, é importante perceber que ele menciona a constituição e na CF não fala sobre equidade.